Projeto obriga profissional e equipamento específico em áreas de lazer e ginástica


28/06/2019 12:37 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:


O deputado Marcos Damasio teve mais um projeto de sua autoria aprovado na Alesp na terça-feira (25/6): o PL 548/2016, que propõe a presença de profissionais de educação física capacitados em treinamento de Emergências Cardiovasculares Básico (TECA B) e de Desfibrilador Externo automático (DEA) em locais públicos com equipamentos de ginástica.

"O projeto visa colocar nos locais públicos com grande movimento, profissionais capacitados para ajudar os usuários a se exercitarem de forma correta e, mais do que isso, educadores físicos com cursos que permitirão que façam os primeiros socorros em eventuais ocorrências", disse o parlamentar.

Damasio destacou ocorrências registradas pela imprensa de pessoas que morreram em parques públicos enquanto se exercitavam e não tiveram acesso rápido ao primeiro atendimento, bem como de pessoas que sobreviveram por terem tido a sorte de ter um médico ou outro profissional por perto para prestar o primeiro socorro.

"Creio que o primeiro socorro é fundamental entre a vida e a morte, por isso propomos que este serviço, incluindo o desfibrilador portátil, esteja mais perto da população, principalmente daquela que se exercita nos parques e grandes áreas de lazer do Estado", complementou.

O documento segue agora para sansão do governador. Se aprovado, o PL 548/2016 será convertido em lei e se somara às outras cinco leis existentes oriundas de projetos de Marcos Damasio.


alesp