No Dia Nacional do Bombeiro, trotes à corporação são lembrados em encontro


02/07/2019 20:51 | Evento | July Stanzioni

Compartilhar:


Dia 2 de julho é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro. A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954. Na Assembleia paulista, a homenagem, realizada na segunda-feira (1º/7), serviu também para denunciar a prática do trote aplicado à corporação. Segundo dados divulgados, nove em cada 10 ligações ao 193 (número que atende todas as localidades do país) são trote ou alguma brincadeira de mau gosto.

"A situação é muito grave porque pode morrer alguma pessoa em virtude disto", disse Ivan Campos, presidente do Conselho Nacional de Bombeiros Civis (CNBC). Segundo ele, quase 85% dos municípios de São Paulo não tem serviço de bombeiro ou é insuficiente para atender as demandas. Em uma realidade como essa em que às vezes o socorro vem de uma cidade vizinha ou quando você tem uma cobertura maior " como aqui na capital " mas com um trânsito muito caótico, situações em que você aciona o serviço de bombeiro e desloca uma viatura para um local não emergencial, acaba por colocar em risco a vida de outras pessoas, explicou.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL), propositor da homenagem, é também autor do PL 360/2018, que torna obrigatória a presença de equipes de prevenção e resposta a emergências nas empresas prestadoras de serviços contratadas pelo Estado.

"Esse projeto foi construído coletivamente com vários segmentos dos bombeiros e obriga as concessionárias e as empresas que prestam serviços para o Estado a manter o bombeiro civil dentro das suas instalações, por motivo de segurança", justificou o parlamentar.

Para Ivan Campos, a medida auxiliará na disponibilização de novos empregos na área.

"Um projeto muito importante, pois irá ajudar no mercado de trabalho para o bombeiro civil. Hoje só no Estado de São Paulo estima-se que mais de 300 mil pessoas fizeram o curso e estão aptas para trabalhar, porém apenas uma pequena fração está empregado e a falta de segurança é muito grande", finalizou.


alesp