Frente Parlamentar da Defesa Civil na Assembleia


07/08/2019 08:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:


A Frente Parlamentar da Defesa Civil, coordenada pelo deputado Mauro Bragato, será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 8/8, às 10h, no plenário "José Bonifácio", na Alesp.

O objetivo é auxiliar as Defesas Civis do Estado de São Paulo no trabalho e nas ações para gestão de riscos e desastres naturais. Serve também como alerta aos gestores públicos das características de resiliência. O secretário estadual da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, participarão do evento.

Bragato explica que a ideia da composição é mobilizar os municípios para mudar a cultura da não-prevenção, que, de acordo com o parlamentar, vai além dos aspectos técnicos e precisa ter na educação uma parceria fundamental. "Em um município "resiliente", muitos desastres são evitados, ou seus efeitos são minimizados, porque a população vive em residências e bairros providos de infraestrutura e serviços básicos adequados", destacou.

Bragato ressalta que por meio de uma gestão eficiente, administradores e comunidade passam a entender os riscos específicos do município e desenvolvem trabalhos de educação e prevenção com base nas ameaças e vulnerabilidades a que estão expostos.

Além disso, a frente parlamentar ajudará o governo a desenvolver políticas públicas de defesa civil eficiente, auxiliando os municípios a garantir mais segurança ao povo paulista.


alesp