Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes


28/08/2019 09:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Aprígio

Compartilhar:


A principal causa da morte de crianças entre zero e 14 anos no Brasil são os acidentes. Essas ocorrências foram responsáveis por 3.733 mortes e 113,358 mil hospitalizações de crianças, em 2017. Acidentes de trânsito, que incluem atropelamentos e atingem passageiros de veículos, motos e bicicletas, representaram 33% das mortes, seguidos de afogamento (23%) sufocamento (23%), queimaduras (7%) e quedas (6%). Os atendimentos em hospitais passam a contar a partir de 24 horas de internação, ou seja, não são típicos de prontos-socorros, aumentando o custo hospitalar.

Especialistas alertam que 90% dos casos poderiam ser evitados com atitudes simples. Alguns estão ligados ao aumento da exposição das crianças aos riscos de acidentes. Entre eles, está a falta de informação, de espaços de lazer, creches e escolas e de políticas públicas de prevenção. Fatores como a pobreza, baixo nível de educação e as habitações precárias, além das famílias numerosas, também estão associados aos riscos de acidentes.

Preocupado em diminuir essa estatística, o deputado Aprígio protocolou na Alesp a criação do Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial do Estado de São Paulo, o dia 30 de Agosto como "Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes". O projeto tem o intuito de alertar e diminuir as principais causas de acidentes infantis no Estado.


alesp