Dia do Mediador e Conciliador é lembrado na Alesp


24/09/2019 11:38 | Evento | Amanda Nascimento

Compartilhar:


No dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Conciliador e Mediador no Estado de São Paulo. Com o apoio do deputado Campos Machado (PTB), o evento na Assembleia Legislativa do Estado destacou o papel desses profissionais para a sociedade e chamou atenção para a categoria que ainda não é remunerada.

O presidente da OAB de Guarulhos, Eduardo Ferrari, abordou o trabalho desempenhado pelos mediadores e conciliadores. "Evidente, que muitas vezes nas ações as pessoas, advogados e advogadas confundem um pouquinho, mas na sua grande maioria buscam a solução e resolver o problema. Ter o profissional da mediação ou mesmo da conciliação ali para auxiliar ao fim da questão é muito bom, todo mundo esclarece os problemas, resolve, recebe o seu dinheiro, toca a sua vida e vai para o próximo caso".

Márcia Cambiaghi, presidente do Sindicato dos Mediadores e Conciliadores Judiciais e Extrajudiciais do Estado de São Paulo, menciona a necessidade de reconhecimento da profissão. "O nosso maior desafio é realmente a efetivação da remuneração. Existe legislação que determina o pagamento, define a forma de pagamento, mas infelizmente esse pagamento ainda não está concretizado de forma completa. O que nós precisamos e o que a gente enxerga que seria importante é a sensibilização das autoridades, que elas enxerguem a importância desse profissional, a atuação e o resultado porque a mediação e a conciliação é uma política pública e é desenvolvida por profissionais capacitados. Existe requisito para a atuação e como toda atuação profissional precisa ser remunerada", concluiu.

alesp