Alesp recebe exposição com a cena urbana de São Paulo, Londres e Chicago


10/10/2019 08:00 | Cultura | Da Redação

Compartilhar:


Na próxima terça-feira (15/10) a Assembleia Legislativa de São Paulo receberá a mostra fotográfica "Inflexão", dos artistas Arthur Dassan, Jürgen Reichel e Rosa Trombetta.

Ao entrar na floresta amazônica se tem a sensação de fazer parte de um organismo vivo onde tudo se integra. Da forma das nuvens à matéria orgânica que está se decompondo na água dos rios, tudo compõe um sistema vivo e interdependente. E nessa integração nasce a proposta dessa exposição que busca fazer uma reflexão sobre a interdependência entre a qualidade de vida urbana com a sobrevivência da Amazônia.

As fotografias da floresta do fotógrafo Arthur Dassan e seus reflexos perfeitos revelam esse sistema orgânico em delicados e intrincados contornos e formas. Esse complexo sistema tem fragilidades que podem colocá-lo em um processo de degeneração ao ser atingido o ponto de inflexão que pode ser compreendido como o limite de desmatamento crítico a partir do qual a floresta não será mais capaz de se recuperar.

E é a partir dessa hipótese que a fotógrafa Rosa Trombetta e o artista digital alemão Jürgen Reichel reconstroem a cena urbana de três grandes cidades: São Paulo, Londres e Chicago.

Nesse desafio, as interferências nas paisagens urbanas são sutis e se norteiam pelo questionamento: Como a vida urbana pode ser afetada?

SERVIÇO

Mostra Inflexão

Período: 14/10 a 25/10

Horário: 8h às 20h

Espaço Villas Boas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 São Paulo

alesp