Workshop Outubro Rosa oferece informações e serviços gratuitos neste domingo na Alesp


18/10/2019 09:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Damaris Moura

Compartilhar:


Neste domingo, dia 20/10, das 9h às 12h, será realizado no Auditório Paulo Kobayashi da Alesp, o "Workshop Outubro Rosa", uma iniciativa da deputada Damaris Moura (PHS). O objetivo é destacar a importância da prevenção ao câncer de mama, com a palestra da psicóloga especializada nas áreas clínica, jurídica e de neuropsicologia, dra Veruska Ghendov.

Acontecerá também a feira de serviços gratuitos às mulheres, com corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, orientações para prevenção ao diabetes, hipertensão arterial e obesidade, entre outras atividades.

"A OMS estima que no mundo ocorram 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo que mais incide sobre a população feminina, e portanto, a causa mais frequente de morte por esta doença. Por isso, a importância da prevenção e da informação. Quanto mais cedo o problema é detectado, mais chances de cura", explicou a deputada.

O movimento é comemorado no mundo todo, e começou nos Estados Unidos. Todas as ações, desde desfiles, corridas de rua, desfiles de moda, entre outras, eram e são até hoje, voltadas à prevenção ao câncer de mama e o incentivo aos exames periódicos.

A primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do soldado constitucionalista, mais conhecido como o "Obelisco do Ibirapuera", situado em São Paulo.

alesp