Representação na PGR contra filiação obrigatória ao Conselho de Educação Física


24/10/2019 10:46 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Carlos Giannazi (PSOL) ingressou com representação na Procuradoria-Geral da República denunciando abusos cometidos pelo Conselho Regional de Educação Física de São Paulo contra professores do ensino fundamental e médio. "Os fiscais do Cref têm assediado professores de educação física, entrando nas escolas públicas e privadas e exigindo filiação ao órgão, com a ameaça de processos que levariam à demissão."

Para o deputado, a motivação do Cref, nesse caso, é meramente econômica. "Não se pode exigir que os professores tenham de pagar para trabalhar". Giannazi explicou que o exercício do magistério é regido exclusivamente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que exige unicamente licenciatura plena na área de atuação.

O acionamento da PGR, em Brasília, é necessário porque há interpretações diferentes nos vários tribunais regionais federais. Em São Paulo, o Cref saiu vitorioso no processo movido contra o Estado, por isso a Secretaria da Educação está obrigada a exigir o registro profissional nos próximos concursos. Mas quem já é concursado tem direito adquirido e não precisa se filiar.

O líder do PSOL, que é autor do PL 378/13, que proibe essa cobrança no Estado de SP, também cobra celeridade do Supremo Tribunal Federal no julgamento da Adin 3.428/2005, por meio da qual a PGR alega vício de iniciativa na lei que criou o Sistema Confef/Crefs (o projeto teria de ser apresentado pelo presidente da República, não por deputado federal).

alesp