Política estadual de redução de agrotóxicos é defendida em Brasília


31/10/2019 11:09 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A deputada Márcia Lia foi uma das palestrantes do Seminário "Agrotóxicos, Políticas Públicas e Legislação", na sede da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), na quarta-feira (30/10).

A parlamentar participou da atividade para falar sobre a experiência da construção do projeto de lei da Política Estadual de Redução de Agrotóxicos (PERA) do Estado pelas bancadas do PT, PSOL, PCdoB e Rede com ambientalistas, pesquisadores, produtores rurais, engenheiros, sociólogos, médicos e nutricionistas, na Alesp.

"Nós, deputados, com especialistas em saúde, nutrição e meio ambiente e produtores de alimentos, nos unimos em um comitê para debater essa proposta, nos debruçamos sobre o Plano Nacional de Redução de Agrotóxicos e vamos, no dia 7/11, lançar a nossa proposta para o Estado de São Paulo conter o uso de agrotóxicos na produção rural", comentou a deputada Márcia Lia.

Além de propor a diminuição do uso de insumos químicos na produção de alimentos, o PL propõe indicadores de contaminação dos recursos naturais, dos animais e do próprio ser humano, de forma a garantir a segurança alimentar, a saúde da população e a produtividade dos agricultores.

Desde o início do ano, o Governo Federal liberou o uso de mais de 400 diferentes agrotóxicos, muitos dos quais banidos há anos da União Europeia, e colocou o país na liderança internacional de consumo de agrotóxicos em termos absolutos. "Não podemos colocar veneno na mesa do brasileiro," reforçou.

alesp