Voto impresso nas eleições municipais


21/11/2019 08:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:


Os constantes escândalos envolvendo o processo eleitoral brasileiro nos leva a uma reflexão importante. Será que a votação por urna eletrônica garante a segurança que os eleitores precisam para que a vontade deles seja respeitada? Como garantir que a votação eletrônica não seja falsificada? Como auditar o processo eletrônico? São dados que não podem ser revistos, uma vez que não existe prova para recontagem dos votos aferidos pelas urnas eletrônicas.

Face aos questionamentos acima, para os quais não encontramos respostas, entendo que um passo importante precisa ser dado, no sentido de garantir aos eleitores brasileiros a segurança eleitoral, para que o escrutínio realmente represente a vontade da maioria: a adoção do sistema de voto impresso.

Entendemos que a medida objeto desta Moção garantirá uma contraprova com relação aos votos digitados nas urnas brasileiras. Além disso, a impressão do voto contribuirá sobremaneira para os processos de recontagem dos votos aferidos pelos equipamentos eletrônicos.

Quando o Brasil optou pelo voto eletrônico, um passo importante foi dado em prol da modernização do sistema, inclusive pelo fato de que muitas cédulas eleitorais eram falsificadas.

Por fim, esclarecemos que não somos contra a urna eletrônica, apenas, entendemos que o processo pode ser aprimorado. A impressão do voto constitui um avanço que a sociedade brasileira almeja neste momento.


alesp