Proposta de álcool em gel para população de baixa renda


17/03/2020 16:18 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


A deputada Beth Sahão (PT) apresentou, na sexta-feira (13/3), um projeto de lei que autoriza o Governo de São Paulo a fornecer, de maneira gratuita, álcool etílico em gel antisséptico 70º INPM para as populações de baixa renda do Estado, durante períodos em que o território paulista for acometido por surtos epidêmicos de doenças respiratórias, como o COVID-19.

A deputada aponta que o pânico surgido por conta dessa situação tem provocado a disparada no preço do produto no mercado. De acordo com levantamento feito em sites brasileiros, um frasco de álcool em gel de marca popular subiu de R$ 16,06 em 27/2 para R$ 41,99 em 4/3 deste ano. Isto representou um aumento de 161% em menos de uma semana.

"Tal situação torna proibitivo o acesso das pessoas de baixa renda a um método eficaz de prevenção não só ao coronavírus, mas a outras doenças respiratórias igualmente mortais, como a gripe", explicou Sahão.

A deputada Beth Sahão também solicitou ao governador João Doria a criação de um Fundo Estadual Emergencial de Combate a Epidemias, para garantir recursos para ações voltadas a conter o avanço de doenças epidêmicas em municípios que se enquadrarem comprovadamente no estado de epidemia de doenças infecciosas, conforme critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.


alesp