Alteração de data da Festa Junina de Gavião Peixoto


13/04/2020 15:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


O Projeto de Lei 99/2020, de autoria da deputada Márcia Lia, está propondo a alteração da lei estadual 16.974/2019, que insere a festa junina de Gavião Peixoto no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. A lei original diz que a festa é realizada tradicionalmente todo ano, no último fim de semana de junho. Essa redação limita as datas do evento.

A pedido do prefeito Gustavo Piccolo, o mandato apresentou um novo PL que altera o texto da lei estadual, propondo o artigo 1º com a seguinte redação: "Fica incluída no Calendário Turístico do Estado a Festa Junina que se realiza, anualmente, no mês de junho, em Gavião Peixoto".

A proposta da nova redação é ampliar a possibilidade do calendário para que a festa seja realizada em qualquer dia do mês de junho e tenha como se ajustar, oportunamente, às datas comemorativas dos santos juninos católicos - Santo Antônio (celebrado no dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).

"A cidade entende, e nós concordamos, que do ponto de vista turístico, socioeconômico e cultural é de grande importância para Gavião Peixoto que a data seja modificada, abrangendo mais dias, a fim de que as festividades sejam estendidas e contemplem os três santos católicos homenageados no mês junino", comentou Márcia Lia.

O número de visitantes da festa aumenta a cada ano e essa elasticidade do calendário ajudaria a atrair ainda mais público. Em 2019, a festa recebeu mais de 20 mil pessoas de toda a região.


alesp