Padre quer população de rua acolhida em hotéis durante pandemia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
15/04/2020 15:25 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


O deputado Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi, ambos do PSOL, iniciaram na segunda-feira (13/4) gestões junto às secretarias de Assistência Social da prefeitura e do Estado solicitando o alojamento da população em situação de rua na rede hoteleira ociosa. A medida, que vem sendo adotada por várias cidades no mundo, inclusive algumas brasileiras, seria destinada preferencialmente a idosos, a famílias com crianças e aos mais vulneráveis. Seria também uma forma de garantir a sobrevivência econômica dos pequenos hotéis, pousadas e albergues, que seriam remunerados pelo poder público. A ação foi um pedido do padre Júlio Lancellotti em live realizada pelos parlamentares na sexta-feira, 10/9.

Famoso por seu trabalho na coordenação da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, o pároco da igreja de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, também relatou a dificuldade que essa população vem encontrando para ter acesso aos R$ 600 do programa de renda básica emergencial. Além de muitos não terem inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) nem o CPF regularizado, o sistema da Caixa Econômica Federal exige um número de celular diferente para cada beneficiário, a ser confirmado pelo envio de SMS. Na prática, a exigência exclui justamente os mais excluídos.

Sua sugestão é que as entidades sociais conveniadas com as prefeituras, que já são auditadas pelos tribunais de contas, recebam fé pública para realizar esse cadastro apenas com o nome, a data de nascimento e o nome da mãe dos interessados.


alesp