Parlamentar questiona governo sobre tratamentos cardiológicos e oncológicos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
17/04/2020 15:42 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


No dia 14/4, o deputado Carlos Cezar (PSB) protocolou um requerimento de informação dirigido ao governador João Doria. O documento questiona a qualidade do atendimento nas áreas da saúde, que não estão sendo priorizadas em razão do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e do decreto de calamidade pública que vigora no Estado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, já são 1.300 mortes por COVID-19 e a taxa de letalidade do vírus vem crescendo e chegou a 5,5%. O estado de São Paulo ainda concentra o maior número casos e de mortes pela doença. Apesar da gravidade do problema, o direcionamento de recursos para combatê-la não pode prejudicar as outras áreas da saúde pública, como as citadas áreas de cardiologia e oncologia.

Segundo levantamento feito pelo Datasus, as áreas de cardiologia e oncologia lideram o ranking das 10 Causas de Morte no Brasil. Em 2018, o número de mortes por doenças do aparelho circulatório totalizaram 356.178, enquanto o número de mortes por tumores chegou a 227.150.

O deputado Carlos Cezar, desde o seu primeiro mandato, é um defensor da saúde pública e trabalha incessantemente na ajuda a hospitais de alta complexidade, principalmente os hospitais do câncer, por isso, continuará cobrando o governo para que os pacientes cardiopatas e oncológicos recebam o tratamento adequado a que têm direito.


alesp