Ministério da Infraestrutura planeja criar empregos com planos para obras públicas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
27/04/2020 16:24 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:


Em live organizada pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), na segunda-feira, 20/4, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, confirmou que avalia um projeto de obras públicas para gerar 1 milhão de empregos e aquecer a economia no pós-pandemia.

Segundo Tarcísio, o programa governamental contaria com investimentos em logística de transporte e também em obras de habitação popular e segurança hídrica, que estão sob a responsabilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional. Disse ainda que só com as obras listadas por sua pasta e com uma "pequena suplementação" ao orçamento atual, seria possível investir quase R$ 30 bilhões nos próximos três anos e gerar até um milhão de novos empregos no curto prazo.

O deputado Itamar Borges falou sobre as aflições do setor, que esperava um 2020 promissor, com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, em reunião on-line realizada no fim de março.

"Estávamos vivendo um momento de retomada econômica no setor da construção civil, que é um dos que mais emprega no país, mas com a pandemia da Covid-19, inevitavelmente tivemos novamente uma baixa", disse Itamar, ao lembrar que a cadeia da construção civil tem mais de 60 setores atrelados.

O parlamentar também falou da necessidade de liberar linhas de crédito e ainda sobre obras públicas de infraestrutura e mobilidade urbana para a construção civil, o que for possível agora, e em grande escala, após a retomada normal, pois o setor tem um poder de empregabilidade grande e com rápidas respostas.


alesp