Opinião - Em defesa da Embraer e da indústria nacional

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
29/04/2020 15:38 | Atividade Parlamentar | Leticia Aguiar*

Compartilhar:


Manifesto publicamente meu repúdio à Boeing, por rescindir unilateralmente o Acordo Global de Operação (MTA), firmado com a Embraer em 2019. O fim desse acordo resultará em grande prejuízo, não só à empresa, mas a toda indústria brasileira.

Em razão desse fato reafirmo meu apoio à indústria aeroespacial e de defesa, colocando-me ao lado da direção da Embraer, de seus funcionários e de todas as empresas do Cluster Aeroespacial-RMVale, sediado em São José dos Campos-SP.

A Embraer é uma das maiores e mais importantes indústrias de aviões do mundo, criada a partir do pioneirismo da Força Aérea Brasileira, sob o comando o Cel Ozires Silva, com o investimento de recursos públicos do país a partir do conhecimento que foi gerado no DCTA e no ITA.

Os 50 anos de sua história de sucesso, período em que desenvolveu o perfil industrial e tecnológico de São Jose dos Campos, transformou a cidade na Capital da Indústria Aeroespacial e do Avião, destacando-a mundialmente.

Não posso deixar de lado a importância da sobrevivência de nossas pequenas e médias Indústrias do Setor Aeroespacial, cuja totalidade se localiza no Estado de São Paulo e que há muitos anos, estão investindo no seu parque industrial para acompanhar as necessidades de produção e da evolução tecnológica, necessárias à manutenção da competitividade, principalmente, para atender às exigências de novo mercado potencial que seria criado pela cooperação entre a Boeing e a Embraer.

Este é um momento de extrema gravidade por que passa o mundo, com a crise causada pelo Covid-19. Não é difícil imaginar o quanto as pequenas e médias empresas precisam contar com o apoio, principalmente, de seus governos - na forma da Lei - como importante meio de preservar as empresas, os empregos, e a tecnologia desenvolvida.

Por todos esses motivos já estou atuando junto ao Governo do Estado de São Paulo e ao Governo Federal em busca de apoio e incentivo neste momento de crise.

Assumo com firmeza e empenho o compromisso público de trabalhar incansavelmente em busca de soluções, aos problemas advindos da crise que se avizinha, em defesa de São José dos Campos, de São Paulo e do Brasil!

* Leticia Aguiar é deputada estadual pelo PSL


alesp