A CONFECÇÃO DE FANZINES FOI TEMA DA SEGUNDA AULA DA OFICINA SOBRE A ARTE E DIDÁTICA DESTE TIPO DE REVISTA.

A oficina teve início na terça-feira, dia 27 de abril, e foi concluída neste segundo encontro.
03/05/2021 14:25 | on-line | Rafael Ferreira de Sousa

Compartilhar:


Nesta quinta-feira, dia 29 de abril, na segunda parte da oficina ministrada pelo quadrinista e professor Gazy Andraus, a confecção de fanzines, revista que não visa o lucro e que tematiza assuntos de grande apreciação por parte de seus autores, foi contemplada. Andraus ensinou o passo-a-passo de como se elaborar um fanzine, mostrando a sua produção de baixo custo e fácil acesso. Os participantes puderam exercitar a sua criatividade e também tiveram a oportunidade de publicar os seus trabalhos por meio da conta do professor na rede social Flickr, plataforma especializada na publicação e compartilhamento de imagens. O evento foi transmitido pelo canal oficial do ILP no YouTube.

Não foi necessária, por parte dos alunos, uma excepcional capacidade de desenhar, visto que esse tipo de revista prioriza a criatividade em detrimento de um padrão gráfico. O autor de um fanzine pode, por exemplo, lançar mão do uso de colagens para elaborar a sua publicação. O quadrinista também apresentou alguns vídeos de colegas mostrando os diferentes tipos de fanzines, que variam em tamanho, formato e escolha de tema ou imagens.

Andraus também produziu um fanzine por meio do reaproveitamento de seus antigos desenhos. Por fim, os participantes puderam relatar a sua experiência em relação a esse tipo de publicação, pontuando quando tomaram conhecimento deste tipo de revista e desde quando passaram a produzir o seu próprio conteúdo.

A última parte da oficina foi mediada pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider, e pode ser assistida por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=oxMGUbY5rWg.

alesp