AS TRÊS FACES DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SÃO TEMA DISCUTIDO NO CURSO SOBRE A ONU

A segunda aula ocorreu na última sexta-feira, 4 de junho.
07/06/2021 11:16 | on-line | Otávio Gusmão

Compartilhar:

Apresentação da 2ª aula<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-06-2021/fg268283.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A segunda aula do curso "A Organização das Nações Unidas: instituição para a paz?" referiu-se aos aspectos econômicos que constituem a instituição, o papel do Conselho Econômico e Social e sua relação com a Segunda Guerra Mundial. O evento foi apresentado pela analista legislativa Any Ortega, e lecionado pelo professor Thiago Dias, advogado, e mestrando em ciências aeroespaciais.

Em meio ao cenário político mundial, a Organização das Nações Unidas, instaurada ao fim da Segunda Guerra, é um órgão originalmente responsável pela proliferação de ações pacíficas e prevenção de conflitos bélicos. O conferencista Thiago Dias reitera a relevância das organizações contribuintes para a harmonia entre os países da ONU, e menciona a criação de dois órgãos instituídos em 1944 com a finalidade de manter a assistência econômica em esfera global: O Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional).

O especialista interliga o contexto das guerras mundiais com a instituição de órgãos preventivos e adjutores. No decurso da palestra, mencionam-se pontos de vista expostos por dois economistas responsáveis pela idealização dos programas: Harry Dexter White e John Maynard Keynes. A teoria de Keynes baseia-se na disponibilização de aportes financeiros para investimento na infraestrutura dos países, e define o estado como agente indutor do bom desenvolvimento econômico, além de sugerir o resgate de recursos durante crises. A teoria de Harry Dexter White se opõe, e define que o investimento deveria ser redirecionado à União Soviética, e demais nações da Europa oriental e ocidental.

Algumas organizações contribuintes para a definição da face econômica são: OMI, OACI, OMM e OMPI. Todos os programas fazem parte da Organização das Nações Unidas, e formam um conjunto de órgãos em prol da adequação de decisões. No decurso da aula, o professor define a ONU como uma rede, devido aos laços mantidos com outras organizações. O Conselho Econômico e Social é responsável pela elaboração de recomendações relacionadas a sustentabilidade, prevenção e combate à violência e direitos humanos, dentre outras pautas.

O evento pode ser acessado pelo nosso canal do YouTube, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=O1__nERVVq8&t=4065s

alesp