Mostra de Ikebana comemora os 550 anos no Japão


24/09/2012 14:30 | Emanuel von Lauenstein Massarani
Emanuel von Lauenstein Massarani e convidados da amostra de Ikebana

Obra da mostra "Com Ikebana... a primavera chegou"


A fim de comemorar os 550 anos da Escola Ikenobo no Japão, em parceria com a Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatebana da América Latina, dirigida pela Senhora Emília Tanaka foi inaugurada na última sexta-feira, dia 21, a mostra "Com Ikebana... a primavera chegou".



A exposição que permanecerá aberta no Espaço Cultural V Centenário até a próxima sexta-feira, dia 28 de setembro foi inaugurada com a presença do Cônsul Yusube Nakayama, representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, o vereador Aurélio Nomura, parlamentares e centenas de visitantes.



Em nome da Mesa Diretora abriu o evento o Superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani que homenageou a senhora Tanaka pelos 50 anos de ensino de Ikebana no Brasil e há 28 anos fundadora da Associação que preside.



Na ocasião recebeu ainda uma benção especial de Sua Santidade o Papa Bento XVI e uma homenagem do vereador Aurélio Nomura que ressaltou que a arte de Ikebana chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes que aqui aportaram e encontrou em Emília Tanaka uma dedicada divulgadora.



Após a entrega de diplomas de graduação assinado pelo Grão-Mestre Sen"ei Ikenobo-45 à 35 alunas da Associação e do agradecimento emocionado da homenageada houve uma apresentação de Koto (tipo de um violão horizontal) e Shakuhachi (tipo de flauta japonesa) interpretados pelos artistas Tamie Kitahara e Shen Ribeiro.

alesp