Projeto cria a Fundação de Apoio à Extensão Universitária


09/11/2015 12:55 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato
Mauro Bragato


Mauro Bragato (PSDB) apresentou PL 1448/15, na Assembleia Legislativa, que cria a Fundação de Apoio à Extensão Universitária (FAEx), vinculada à Casa Civil do governo do Estado de São Paulo.

A principal função da FAEx é custear, total ou parcialmente, atividades e projetos de extensão universitária, individuais ou institucionais, oficiais ou particulares, julgados aconselháveis por seus órgãos competentes no Estado de São Paulo.

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável. O deputado afirma no PL que a ação viabiliza a relação transformadora da universidade com a sociedade.

"Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a extensão universitária deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades", pontua Bragato.

São consideradas como atividades de extensão universitária a educação continuada, eventos técnico-científicos, organização de congressos, encontros, seminários, ciclos de debates, simpósios, mesas redondas, conferências e similares, atividades desportivas, oficinas e workshops, eventos artísticos e culturais.

Para a orientação e execução das atividades da FAEx será criado o Grupo Gestor, composto por pró-reitores de Extensão Universitária das universidades estaduais, mais representantes do Centro Paula Souza, das entidades do sistema estadual de ensino, de instituições privadas e da comunidade.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp