Cauê Macris assume presidência da Assembleia e promete inovação, transparência e austeridade


15/03/2017 20:15 | Keiko Bailone - Fotos: Vera Massaro e José A. Teixeira
Cauê Macris no momento em que é declarado presidente da Assembleia

Cauê recebe os cumprimentos de seu pai, deputado federal Vanderlei Macris

Já eleito presidente, Macris conduz a votação do 1º secretário

Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019


O deputado Cauê Macris (PSDB) foi eleito, nesta quarta-feira, 15/3, com 88 votos, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para o biênio 2017/2019. Os outros dois parlamentares postulantes ao mesmo cargo, Carlos Neder (PT) e Raul Marcelo (PSOL), receberam dois votos cada um.

Em seu discurso, Macris agradeceu aos familiares e ao governador Geraldo Alckmin. Na sequência, disse que a inovação, transparência, austeridade e o resgate da confiança do cidadão na classe política serão a marca de sua gestão no Parlamento paulista.

"Vamos valorizar a produção legislativa que tenha impacto social", adiantou, creditando a valorização do Legislativo à maior participação da sociedade para debater os problemas do Estado. "O trabalho do Parlamento não se resume à produção de leis; temos que restabelecer a relação de convivência com a população", avaliou.

Macris prometeu inovar na comunicação institucional, valendo-se das novas tecnologias para explicar à sociedade, em palavras simples, o que vêm a ser os procedimentos, atos, pautas, projetos de lei que compõem o que chamou de "complexo legislativo".

Ao final, disse que continuará o trabalho iniciado pelo então presidente Fernando Capez, de aumentar a competência legislativa das assembleias, para desafogar o Senado e a Câmara dos Deputados.

Biografia

O novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB) já foi líder do Governo no Parlamento paulista, quando articulou a votação de projetos de interesse da gestão junto às bancadas da Casa. Entre as propostas aprovadas nesse período destaque para empréstimos junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para beneficiar municípios paulistas; Parcerias Público Privadas para habitação; criação de quatro novas frentes do programa Via Rápida do Emprego; e criação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

A política na vida de Cauê Macris vem de berço. Seu pai, Vanderlei Macris (PSDB-SP), foi eleito para 7 mandatos consecutivos como deputado estadual, além de presidir o Parlamento paulista de 1999 a 2001. Vanderlei também foi eleito deputado federal e atualmente é o 1º vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

Cauê entrou na política aos 16 anos. Com a ajuda de Lila Covas, esposa de Mário Covas, ingressou no Projeto Tucaninhos, destinado a formar futuras gerações do seu único partido em toda a trajetória política, o PSDB.

Em 2002 o tucano chega à presidência da Juventude do PSDB de Americana, sua cidade natal, e também assumiu a vice-presidência da Juventude do PSDB do Estado de São Paulo. Aos 21 anos foi eleito como o oitavo vereador mais votado de Americana e, aos 24, assumiu, eleito por unanimidade, a presidência da Câmara Municipal de sua cidade para o período de 2010 e 2011. Neste tempo, Macris foi o autor da primeira lei do Brasil a proibir o tabaco em locais de uso coletivo e também criador do Estatuto de Defesa e Proteção dos Animais, que defende a posse responsável de bichos de estimação.

Eleito deputado estadual pelo PSDB aos 27 anos, Cauê Macris apresentou o projeto de lei que pune com multa e até fechamento os estabelecimentos que comercializarem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

Durante os mandatos na Alesp, o deputado foi escolhido, por dois anos consecutivos (2013 e 2014), como relator do Orçamento estadual, o qual garante os investimentos realizados pelo Executivo nos 645 municípios paulistas. Em 2014, foi eleito líder da bancada do PSDB, tornando-se o mais jovem deputado a comandar a maior bancada do Parlamento.

Agora aos 33 anos, Cauê Macris, assume a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp