Entrevista com o deputado Cássio Navarro


12/06/2017 18:35 | Por Mateus Lima Foto: Raphael Montanaro
Cássio Navarro


Esportista desde a infância, o deputado Cássio Navarro (PMDB) é um dos representantes da Baixada Santista no Legislativo paulista. Nesta edição do Mandato em Pauta o parlamentar apresenta seu trabalho voltado para a área educacional e esportiva.

Com mais de 14 acidentes causados em diversos esportes e múltiplas fraturas "desde o crânio até o dedão pé", Navarro destaca, com orgulho, a sua tendência para esportes radicais. Ele defende que é necessário que o Governo trabalhe em parceria com as escolas para um incentivo maior na área. "O envolvimento da população é essencial para que no futuro existam mais campeões", diz.

Navarro ingressou na carreira política como vereador do município de Praia Grande e presidiu a Câmara dos Vereadores da cidade. "A presidência no Legislativo é o momento em que o legislador experimenta a função do Executivo".

Em 2014, foi eleito novamente deputado estadual. "Por algumas ações liminares de outros parlamentares tive de aguardar um ano para poder assumir a cadeira", explica.

O deputado aponta que as obrigações de um vereador se confundem com a do parlamentar estadual. Segundo ele, o vereador é líder do seu bairro, daquela região onde ele faz a manutenção dos serviços e propõe algumas melhorias para o executivo municipal. "Já na Assembleia Legislativa, você deixa de ajudar alguns bairros para defender as cidades e regiões", destaca.

No seu segundo mandato na Assembleia, o deputado afirma que realiza, em prol da sociedade, trabalhos voltados para área da saúde. Ele aponta que, por meio de emendas parlamentares, foi possível ampliar os leitos de internação e também a compra de equipamentos para tratamento de câncer na região da Baixada Santista.

Outra bandeira que o deputado defende é a segurança. Segundo ele, o número de policiais em relação à década de 90 diminuiu, por isso são necessários mais policiais para dar suporte e fornecer segurança à população.



Projetos

"Se em toda legislatura cada deputado quiser aprovar, por exemplo, 10 projetos, quantas leis nós vamos criar no nosso Estado?". Cássio Navarro defende que cada deputado deve trabalhar para realizar um projeto que realmente tenha consistência e seja necessário para população.

Segundo ele, é comum encontrar na Assembleia propostas que ficaram em tramitação por muitos anos. "Elas acabaram perdendo o seu sentido, e até mesmo seus autores já não fazem mais parte do Colegiado", diz.

Navarro já teve projetos vetados pelo governador, mas isso para ele é um motivo para melhorar e embasar as propostas. "Os deputados poderiam discutir mais, para que, independente de aprovar um projeto de deputado a, b, c, trabalhássemos em prol de uma proposta que realmente tivesse efeito para discussão e aprovação do Governo", frisa.



Conscientização

Uma das propostas apresentadas pelo deputado quer instituir o curso de culinária saudável aos pais dos alunos matriculados nas unidades da rede estadual. O objetivo é conscientizar a população sobre uma melhor alimentação. "A culinária saudável muitas vezes é vista pela população mais carente como uma despesa maior, e que possui um custo elevado e impossível de realizar. O Projeto de Lei 853/2016 traz uma orientação nas escolas para os pais dos alunos entenderem que nem sempre é um aumento de custo, mas sim a qualidade da alimentação", explica.

O deputado também pretende conscientizar a sociedade sobre as ressacas que atingem o litoral do Estado. O Projeto 211/2017, busca criar um Plano de Ação de Emergências contra os efeitos desse fator climático. "As regiões litorâneas sofrem com a variação climática, entretanto não há uma cobertura midiática eficiente. O intuito é criar um modelo informativo de prevenção das pessoas que moram no entorno dessas áreas, fornecendo um ganho para população, no sentido de preservá-las", diz.

Outra proposta do parlamentar busca minimizar o tempo para até 48 horas no reparo ou troca dos leitores de cartão em estabelecimentos comerciais. O objetivo é garantir ao contratante um serviço de assistência mais ágil, sem a interrupção da atividade.

Navarro afirma que o mau funcionamento da máquina causa constrangimento aos consumidores, "as pessoas têm o crédito e às vezes elas são punidas por um erro da máquina".



Frente Parlamentar

O deputado é coordenador da Frente Parlamentar em Prol da Segurança no Sistema Anchieta-Imigrantes, criada depois da morte de um rapaz que sofreu uma pedrada lançada sobre seu veículo. "Outros casos similares estavam ocorrendo nas estradas. Por conta disso, a Frente vem atuando desde o final do ano passado, buscando melhorar as condições de segurança pra quem utiliza as vias", destaca.

A Frente tem como objetivo articular ações junto a todos os órgãos do Estado, desde a polícia rodoviária e a concessionária do sistema, Ecovias, até as autoridades reguladoras. "Dentre os trabalhos realizados, foi possível um aumento do efetivo da polícia rodoviária, implantação de câmeras inteligentes que identificam objetos estranhos na via".



Balsa

Para Cássio Navarro, "a função de deputado é muito mais ampla e precisa trazer melhorias para a população". Como exemplo, ele cita o caso dos contratos de balsas no Estado.

"Fui garantir a travessia de balsa para um município (Ilhabela), quando me deparei com um contrato único que serve a todo sistema de balsa do Estado", explica. Segundo ele, não havia um entendimento das empresas responsáveis para realização dos trabalhos.

"Atuei junto à Secretaria de Transportes, à Dersa, e a outros deputados que enxergaram essa dificuldade e conseguiram colocar mais duas balsas em funcionamento, dando um suporte melhor aos usuários", diz.



Futuro político

O deputado pretende continuar o trabalho nos municípios, mais especificamente na região da Baixada Santista. Para ele, há pouca representatividade dos deputados. "Precisamos continuar desenvolvendo as transformações necessárias. Tendo condições e o reconhecimento da população, quero continuar nesta Casa Legislativa", apontando seu interesse na reeleição de 2018.

alesp