Criação de aplicativo de socorro às mulheres vítimas de violência


11/07/2017 17:40 | Da assessoria do deputado Luiz Turco

O deputado Luiz Turco protocolou indicação ao governo do Estado para criar um aplicativo gratuito que possibilite às mulheres vítimas de violência o pedido de socorro por meio de um "botão do pânico", acionando a polícia de forma rápida em caso de emergência.

O aplicativo busca facilitar o pedido de socorro sem que a vítima precise digitar ou falar. Com apenas um clique, ela fornece sua localização exata, além de acionar familiares e amigos selecionados pela usuária, quando necessário.

Alguns Estados brasileiros já adotaram essa prática e provaram que é uma ferramenta eficaz no combate a esse tipo de crime. É possível também o encaminhamento de denúncias anônimas, com a gravação de imagens e sons, que podem ser usados como provas contra o agressor.

Existem outros aplicativos de atendimento às mulheres vítimas de violência, com auxílio de mulheres que orientam, acompanham aos serviços de apoio e à delegacia, oferecem ajuda psicológica, além de fornecer informações sobre direitos, atendimento próximos, e permitirem ligação para serviços de "disque-denúncia".

É fundamental que o Estado de São Paulo busque se modernizar no combate à violência contra a mulher, adotando o aplicativo para celular como mais uma ferramenta que poderá ajudar o trabalho das autoridades policiais, ao mesmo tempo em que oferecerá maior possibilidade de defesa para as vítimas.

alesp