Danos ambientais causados por agrotóxicos serão discutidos na Alesp


08/08/2017 16:51 | Da Redação - Foto: Maurício G. de Souza
Reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Roberto Tripoli, presidente da comissão


Promotores e especialistas em meio ambiente deverão reunir-se em audiência pública para debater os impactos do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana. O evento foi sugerido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8/8).

Serão convidados o promotor Gabriel Lino de Paula Pires, coordenador-geral do Fórum Paulista de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fpciat), o deputado federal Nilto Tatto, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Deputados, e outras autoridades. A data da audiência ainda não foi definida. A deputada Ana do Carmo (PT) foi a autora do requerimento propondo o evento e os convites.

Os membros da comissão acordaram discutir na audiência os temas: danos ambientais, sociais e econômicos causados pela pulverização de agrotóxicos; e desrespeito a normas e orientações técnicas de aplicação de agrotóxicos nas áreas de preservação ambiental, de habitação, escolas e apiários.

Sustentabilidade Ambiental

Os parlamentares também emitiram parecer favorável ao Projeto de Lei 889/2016, do deputado Chico Sardelli (PV), que trata da criação do "Programa de Sustentabilidade Ambiental", uma ferramenta para o governo elaborar metas que colaborem efetivamente com o meio ambiente. "Seria um instrumento de gestão estratégica, fundamental para o planejamento das ações do Estado, com melhor aproveitamento de seus recursos e características. As ações visam a conscientizar os gestores e servidores públicos de sua responsabilidade com as políticas sustentáveis", afirmou Sardelli.

Além do presidente da comissão, deputado Roberto Tripoli (PV), estiveram presentes na reunião os deputados Fernando Capez e Welson Gasparini (ambos do PSDB), Ana do Carmo e Luiz Turco (ambos do PT), Celso Nascimento (PSC), Ed Thomas (PSB) e Sebastião Santos (PRB).

alesp