Campanha de conscientização sobre o suicídio


13/09/2017 14:16 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

A cada 40 segundos uma pessoa se mata. São quase 800 mil vítimas de suicídio por ano no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os jovens de 15 a 29 anos o suicídio é a segunda causa de morte. No Brasil, as estatísticas também são assustadoras: a cada 45 minutos, um brasileiro comete suicídio. São 32 vidas perdidas por dia, segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV). Mais: 90% dos suicídios poderiam ser evitados.

Sobre o assunto, tramitam na Alesp dois projetos de lei de autoria do deputado Gil Lancaster. São eles o que institui o Programa de Combate e Conscientização sobre o jogo "Baleia Azul" nas escolas do Estado (PL 247/2017) e o que cria o Plano Estadual de Combate ao Suicídio (PL 1542/2015).

"Devemos dar total atenção aos temas. São dois assuntos sérios que merecem muita reflexão. Se os atos suicidas parecem violentos para quem está observando de fora, imaginem a intensidade do desespero de quem optou por essas atitudes prejudiciais à própria vida", afirma o deputado.

A fim de conscientizar pais e profissionais da área de saúde, o parlamentar quer realizar uma campanha no Estado para discutir sobre os dois problemas, além de promover palestras sobre como identificar pacientes com quadro de depressão e outros transtornos, entre outras atividades. "Conto com a ajuda de vocês para, juntos, revertermos essa triste realidade no nosso país", disse.

alesp