CPI ouvirá auditores responsáveis por estudar a pílula anticâncer


07/11/2017 20:47 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro
Deputados em reunião da CPI Fosfoetanolamina

Deputados em reunião da CPI Fosfoetanolamina

Deputados em reunião da CPI Fosfoetanolamina

Roberto Massafera preside a reunião da CPI Fosfoetanolamina


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como "pílula anticâncer", aprovou na última terça-feira (7/11) o convite de nove autoridades para prestar esclarecimentos sobre a substância.Dentre eles, foram convocados três auditores responsáveis pela avaliação da substância no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp): Durvanei Augusto Maria, Roberto Jun Arai e Salvador Claro Neto. Para o deputado Ricardo Madalena (PR), relator da CPI, o objetivo da convocação é verificar se os "testes no Icesp cumpriram o protocolo exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", diz.

O presidente da CPI, deputado Roberto Massafera (PSDB), relembrou que a comissão investiga os motivos da pesquisa no instituto ter sido interrompida. Segundo ele, os auditores que participaram da avaliação da pílula apontaram diversas falhas nos procedimentos do Icesp que não foram corrigidas.

Especialistas

Os membros da CPI também aprovaram convite a especialistas no setor de saúde e ciência para prestar esclarecimentos sobre a fosfoetanolamina sintética. A requerimento do deputado Cezinha de Madureira (DEM), presidente da Comissão de Saúde, os parlamentares ouvirão o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Jorge Alberto Costa, e o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich.

O professor de química da Universidade de São Paulo, Gilberto Chierice, um dos pesquisadores que desenvolveu a substância, foi reconvocado pelos parlamentares. Ele esteve presente na última reunião, realizada em 31/10, para explicar aos deputados o funcionamento da pílula.

Estiveram presentes, além dos citados, os parlamentares Ed Thomas (PSB), Gileno Gomes (PSL), Márcio Camargo (PSC), Rafael Silva (PDT) e Wellington Moura (PRB).

alesp