Convenção nacional do PSDB


07/12/2017 06:27 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O presidente reeleito por aclamação do Diretório Estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, estará neste sábado, dia 9, em Brasília, prestigiando a 14ª convenção nacional do partido, que será realizada das 9 às 14 horas, no Centro de Convenções Brasil 21. 

Participarão da festa tucana membros do Diretório Nacional, delegados dos Estados, assim como deputados e senadores do PSDB. No evento, serão eleitos os membros do Diretório Nacional e do Conselho Nacional de Ética e Disciplina. Em seguida, o novo diretório nacional escolherá a Comissão Executiva do PSDB, que deverá ser presidida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato à presidência da República em 2018. "Além de pacificar e unir o nosso PSDB, Geraldo Alckmin irá liderar o processo de pensar o presente e planejar o futuro. Gente capacitada para isso o PSDB tem de sobra e caberá ao novo presidente tucano a articulação de pessoas e propostas em um grande pacto nacional pelo desenvolvimento sustentável e de longo prazo", ressalta Pedro Tobias.

O líder do PSDB paulista acredita plenamente na capacidade de Geraldo Alckmin para assumir as duas funções. "Conheço a personalidade aglutinadora dele e sua capacidade de trabalho. Estaremos ao lado de Geraldo Alckmin agregando pessoas de bem que acreditam que com honestidade, decência e muito trabalho é possível colocar o Brasil definitivamente no mapa dos países desenvolvidos do século 21", salienta Pedro Tobias.

Na avaliação do líder tucano, o Brasil não pode mais esperar para crescer sua economia e gerar novos empregos no país. "Milhões de brasileiros sofrem com o desemprego e com a falta de perspectivas decorrentes de um país incapaz de pensar e colocar em prática políticas públicas de longo prazo e de ter um plano de investimentos sociais que torne o cidadão autônomo do estado brasileiro. Para promover esta justiça social, é preciso acabar com privilégios e corporativismos públicos e privados existentes hoje no país", alerta Pedro Tobias.

Além da definição da nova direção nacional do PSDB, propostas de mudanças no Estatuto da sigla também deverão ser votadas na convenção deste sábado. Está em debate um novo código de conduta do partido, inclusive com a instituição de um sistema de compliance, que busca dar mais transparência aos atos do PSDB. "É um trabalho elaborado por várias mãos e que será um grande avanço para nos sintonizar com os anseios e expectativas da sociedade", destaca o secretário-geral da legenda, deputado Silvio Torres.

Segundo ele, outro tema em discussão é o anteprojeto sobre primárias no PSDB, para definir como os tucanos deverão proceder em escolhas futuras de seus candidatos a cargos majoritários, como prefeitos, governadores e presidente da República.

Em comunicado aos presidentes de diretórios estaduais do PSDB, o presidente em exercício da sigla, Alberto Goldman, informou que a formação da chapa única do Diretório Nacional obedecerá ao critério de representação proporcional de cada estado na convenção. São Paulo, por exemplo, tem 86 delegados titulares com direito a voto e mais 86 suplentes. "Vamos discutir e aprovar importantes mudanças estatutárias e novas diretrizes programáticas do nosso PSDB. Sinto-me honrado em representar nossa região em mais uma convenção", afirmou João Carlos Francisco da Silva, delegado titular eleito pela base partidária pelas regiões de Bauru, Jaú e Lins.

alesp