Confira a lista dos alunos que serão deputados jovens na Alesp


17/04/2018 14:22 | Da Redação
Imagem ilustrativa


A Assembleia Legislativa divulgou a relação dos 47 estudantes selecionados para o Parlamento Jovem Paulista. O programa foi criado para estimular a participação dos jovens na política. Nesta edição, os estudantes alinharam suas ideias a oito partidos temáticos. Foram escolhidos seis projetos de Agricultura e Meio Ambiente, 21 de Cultura e Educação, um de Defesa do Consumidor, sete de Direitos Humanos, um de Esportes e Turismo, sete de Saúde, dois de Segurança Pública e dois de Transportes e Urbanização.

Os selecionados vivenciarão uma série de atividades no Parlamento estadual, como a eleição dos membros da Mesa Diretora, a votação de projetos de lei e a tramitação das propostas nas diversas comissões temáticas. Eles também poderão dirigir uma sessão especial do Legislativo.

As inscrições foram abertas para alunos das redes pública e privada, com idade entre 14 e 21 anos, dos 645 municípios do Estado de São Paulo. A Assembleia recebeu 266 projetos, a maioria deles para o partido da Educação e Cultura.

"O processo legislativo é desconhecido de grande parte da população. Assim, os alunos conhecem a estrutura e os deputados, além de participarem de uma iniciação política efetiva. Os estudantes discutirão as propostas, o que os aproximará da realidade sobre os temas. Em seguida, participarão das atividades no plenário da Casa", destacou Rodrigo Tritatepe, um dos coordenadores do projeto.

Ex-aluna da rede estadual de ensino, Raphaele Godinho participou do Parlamento Jovem Paulista em 2016, quando tinha 16 anos. A estudante da região de Mairinque interessou-se tanto pelas atividades que, em seguida, integrou o Parlamento Jovem Brasileiro e hoje é parlamentar jovem no Mercosul, cargo bianual em que representa as delegações nacional e de São Paulo. "Foi minha primeira experiência com o processo legislativo. Gostei muito de conhecer os jovens de outras regiões paulistas, além de aprender a escrever leis e entender sobre as votações", disse.

O próximo passo dos estudantes se­lecionados será participar dos trabalhos na Casa nos dias 26 e 27/4. No dia 26, os deputados jovens serão recebidos para diplomação e posse no plenário Juscelino Kubitschek. Em seguida, assistirão a palestras sobre a condução dos trabalhos. Na sexta-feira (27/4) haverá a eleição da Mesa e serão formadas as comissões. Os projetos serão deliberados nas comissões e depois votados em Plenário.

Confira no link a seguir os 47 deputados jovens selecionados: http://bit.ly/pjovem2018

alesp