Alunos da rede pública e privada podem inscrever-se no Parlamento Jovem Paulista


05/02/2018 17:56 | Da Redação - Foto: Maurício G. de Souza
Plenário Juscelino Kubitschek


Os estudantes que queiram aproximar-se da rotina do Poder Legislativo podem inscrever-se no Parlamento Jovem Paulista a partir de hoje até o dia 9/3. O programa foi idealizado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para estimular a participação dos jovens na política, tornando-os deputados durante um período. Cerca de 2,5 milhões de alunos de escolas públicas e privadas dos 645 municípios do Estado poderão participar do projeto, realiza­do há vinte anos pela Alesp.

Nesta edição do concurso serão selecionados 47 projetos de alunos com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental, o ensino médio ou o técnico. Para inscrever-se, o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato (disponível no link: https://www.al.sp.gov.br/parlamento-jovem-paulista/2018/ ) e procurar a diretoria da escola em que estuda. A Alesp divulgará os selecionados em 2/4.

Nos dias 26 e 27/4, os estudantes poderão vivenciar toda a rotina de uma Casa Legislativa, desde a eleição dos membros da Mesa Diretora, a discussão e a votação projetos de lei e a tramitação nas comissões, até o momento em que a proposta torna-se lei. Ao final do evento, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida por 47 jovens parlamentares.

alesp