Opinião - Uma conquista a ser aprimorada


12/03/2018 11:31 | Vitor Sapienza

Sempre participei de Audiências Públicas do Orçamento. A criação dessa ferramenta, à época, foi uma grande conquista para todos nós, cidadãos. Mas hoje, vejo que necessita ser atualizada.

Quando propostas, o objetivo principal era informar junto aos municípios paulistas, por meio das Câmaras Municipais, o que era o orçamento estadual e como a participação dos municípios poderia aperfeiçoá-lo.

Acredito que o despertar foi positivo, porém é chegada a hora de rever essas audiências, com algumas modificações para aperfeiçoar a participação de todos.

O relatório apresentado pelo atual presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, deputado Roberto Engler, permite que façamos as adaptações.

Diante do exposto, nossa sugestão é que, aproveitando a divisão regional do Estado de São Paulo, se façam debates com os municípios de cada região, funcionando em rodízio as sedes de cada uma delas. Os deputados com interesse nas regionais poderiam participar dos debates.

Cada uma das regiões apresentaria o seu relatório. Os relatórios seriam debatidos em evento central promovido pela Alesp. Sem dúvida alguma seria uma grande contribuição à proposta a ser enviada pelo Governo à Alesp e uma nova vitória da população, com maior eficiência e efetividade na participação. A sociedade precisa de resultados!

Vitor Sapienza é deputado pelo PPS

alesp