Medalha Theodosina Rosário Ribeiro


13/03/2018 15:38 | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Da ciência às artes, a premiação que leva o nome da primeira deputada negra do Parlamento paulista homenageia grandes mulheres em São Paulo. Dentre elas, está a cientista Joana D"Arc e Bernadete, intérprete da Escola de Samba Unidos do Peruche.

Iniciativa da deputada Leci Brandão, a medalha já está na sua sexta edição e integra o calendário anual da Assembleia Legislativa. O evento será transmitido, ao vivo, pela página da deputada Leci Brandão no Facebook.

"A medalha tem por obje­tivo recon­hecer o trabalho e as ações de mulheres que empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade." Em 2017, 10 mulheres foram homenageadas, entre elas a cantora Fabiana Cozza e a jornalista Adriana Couto.

A medalha foi instituída em 2015 após aprovação de um projeto de resolução de sua autoria. Ao ser instituído sob a forma de resolução, a outorga da medalha passou a ter caráter permanente.

Leci Brandão realizará uma sessão solene para entrega da medalha, no próximo dia 23/3, às 9h30, no plenário Juscelino Kubitschek da Alesp.

Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. A filósofa, advogada e ex-deputada tornou-se uma referência e um estímulo para negras e negros.

alesp