Conferências no ILP comemoram 30 anos da Constituição Federal


12/04/2018 14:58 | Henrique Spatuzzi - Fotos: Marco Antonio Cardelino
Imagem ilustrativa (fonte: Direito Diário)

Rodrigo Martiniano Tardeli

Público presente

Público presente

Rodrigo Martiniano Tardeli

Silvio Gabriel Serrano Nunes e público presente


A Constituição Federal de 1988 (CF/88), conhecida como a Constituição Cidadã, completa 30 anos. Para comemorar a data, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) oferece um clico de conferências sobre as Cartas Magnas brasileiras.

A primeira palestra ocorreu na última quinta-feira (12/4). O professor adjunto da Universidade Nove de Julho (Uninove) Rodrigo Martiniano Tardeli abordou a Constituição de 1824. A Carta do Brasil Im­pério, promulgada por Dom Pedro I, foi a mais longeva até hoje: esteve vigente durante 65 anos.

Para Tardeli, aquela constituição serviu de base para todas as posteriores. "O principal avanço da CF/88 é que busca proteger muito mais os direitos humanos, porém ainda apresenta t muitas lacunas."

Em continuação ao ciclo, a próxima palestra será sobre a Constituição de 1891 (Brasil República), no dia 20/4. O palestrante será o advogado Silvio Gabriel Serrano Nunes, especialista em direito administrativo.

Ciclo de Conferências 30 anos da Constituição Federal e a História

A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891 e as expectativas de Rui Barbosa na Edificação do Federalismo Brasileiro

Data: sexta-feira (20/4)

Horário: das 14h às 16h

Local: Sala de aula do ILP

Av. Mario Kozel Filho, sem número. Ibirapuera

70 vagas

Informações: www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4005

alesp