Personalidades recebem homenagem na Semana da Cidadania e Segurança


15/05/2018 14:20 | Léo Martins - Fotos: Marco Antonio Cardelino
Mesa do evento

3ª Semana da Cidadania e Segurança

3ª Semana da Cidadania e Segurança

Ana Giulia

José Roberto Rodrigues Oliveira

Dawton Roberto Batista

Evaldo Roberto Coratto

Sandra Santana

Aline Cardoso

Público Presente


A Semana da Cidadania e Segurança foi comemorada com solenidade e homenagens a personalidades, em 11/5, no plenário Juscelino Kubitschek. Instituída pela Lei Estadual 16.086/2016, ocorre anualmente na segunda semana do mês de maio, com eventos e palestras sobre o tema. "A ideia é conscientizar a população de que a segurança é um dever do Estado e um direito do cidadão. Por meio de uma semana educativa, mostramos à população a importância da responsabilidade de cada um nos casos de segurança pública", disse o deputado Celino Cardoso (PSDB), autor da lei e organizador da solene.

A data foi escolhida pelo aniversário dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de São Paulo (Consegs). Esses grupos de pessoas do mesmo bairro ou município reúnem-se para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolvendo campanhas educativas e estreitando laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

"Trazer ideias e propostas para melhorar a qualidade de vida em relação à segurança pública em sua comunidade é o que acontece nos Consegs", disse o coordenador estadual do conselho Evaldo Roberto Coratto, um dos homenageados na solenidade.

"Quando participei do Conseg em Santo André, criamos o projeto Vizinhança Solidária, que se transformou em um programa do governo e foi expandido para todo o Estado", destacou Coratto, sobre a importância de a sociedade opinar sobre a segurança pública.

Outra homenageada foi a tia Lurdes, fundadora da creche Imaculada Coração de Maria do Jardim Princesa, localizada na zona norte da capital. Inaugurada em 1983, a entidade cuida de crianças de famílias que não têm com quem deixar seus filhos para trabalhar. "Hoje a creche tem o apoio da prefeitura e possui cinco unidades, atendendo mais de 700 crianças. Também conta com o apoio de voluntários e doações", disse Wellington Pereira Silva, filho de Lurdes, falecida há pouco mais de três meses, que recebeu a homenagem em seu nome.

A campanha, com seus eventos, palestras e debates, cria a oportunidade para que surjam propostas e ideias a partir das quais poderão ser elaboradas leis que influenciem diretamente o comportamento da sociedade para a construção de um cotidiano mais seguro.

alesp