Comissão realizará encontro sobre aterro sanitário em Guarulhos


15/05/2018 14:44 | Leonardo Battani - Fotos: Carol Jacob
(Fonte: freepik.com)

Mesa da comissão

Parlamentares na comissão

Parlamentares na comissão e público presente

Roberto Tripoli preside a comissão

Mesa da comissão

Parlamentares na comissão


Os membros da Comissão de Meio Ambiente e De­senvolvimento Sustentável definiram na terça-feira (15/5) realizar uma audiência pública sobre a implantação de novos aterros sanitários na região do Cabuçu, em Guarulhos. Atualmente, o aterro do município ocupa 413 mil metros quadrados e recebe em média mil toneladas de lixo por dia. Segundo o site da prefeitura, a vida útil do local é de 2 anos e meio.

O requerimento do deputado Alencar Santana Braga (PT) alerta para os impactos que os novos aterros, em área de proteção permanente, poderão ter sobre o meio ambiente e os moradores da região.

Serão convidados à audiência pública o secretário estadual de Meio Ambiente Maurício Brusadin, o diretor presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) Carlos Roberto dos Santos e o representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Estado, José Edilson Marques Dias.

Autoridades locais também serão convidadas, como o secretário municipal de Meio Ambiente de Guarulhos, Abdo Mazloum e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Jorge Taiar.

O encontro poderá contar com representantes das empresas responsáveis pela ampliação ou implantação de aterros, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de movimentos sociais e associações de proteção ao meio ambiente.

Entre os presentes estavam os deputados Celso Nascimento (PSC), Célia Leão, Roberto Massafera e Welson Gasparini (todos do PSDB), Luiz Turco e Marcos Martins (ambos do PT), Milton Leite Filho (DEM) e Roberto Tripoli (PV).

alesp