http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

15 DE MARÇO DE 2013

SESSÃO PREPARATÓRIA PARA ELEIÇÃO DA MESA

 

Presidência: BARROS MUNHOZ, SAMUEL MOREIRA e CHICO SARDELLI

 

Secretários: RUI FALCÃO, ALDO DEMARCHI, ALEX MANENTE, LUCIANO BATISTA, ENIO TATTO, EDMIR CHEDID e CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

 

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Registra e saúda os familiares do Deputado Samuel Moreira, bem como as demais autoridades presentes.

 

002 - RUI FALCÃO

1º Secretário, faz agradecimentos ao Presidente Barros Munhoz. Discorre sobre as ações e atribuições do cargo de 1º Secretário. Comenta projeto elaborado por comissão de funcionários, para reestruturar o organograma funcional da Casa. Destaca os reajustes salariais e benefícios concedidos aos servidores do Legislativo durante sua gestão. Agradece o apoio da bancada petista. Enfatiza as ações pluralistas e consensuais, referindo-se às tomadas de decisões com o 2º Secretário, Aldo Demarchi, do DEM, e o Presidente Barros Munhoz, do PSDB. Sugere a união nacional dos partidos, em defesa de um processo de crescimento contínuo para o País.

 

003 - ALDO DEMARCHI

2º Secretário, cumprimenta os presentes. Fala de sua satisfação em compor a Mesa Diretora que se finda. Faz considerações acerca da gestão no período, a qual considerou harmônica. Agradece aos funcionários da Casa pela colaboração dispensada a este Parlamentar, no desempenho do cargo. Cita a necessidade de trocar a frota de veículos, por conta dos altos custos com manutenção. Faz agradecimentos ao Deputado Barros Munhoz e Rui Falcão pelo apoio. Deseja sucesso aos novos membros da Mesa.

 

004 - Presidente BARROS MUNHOZ

Discorre sobre as ações de seu mandato. Agradece a Deus pela oportunidade de conduzir os trabalhos do Legislativo por quatro anos. Informa que apenas outros cinco Deputados haviam presidido esta Assembleia por igual período. Tece elogios aos Deputados Rui Falcão e Aldo Demarchi. Reitera a convivência harmoniosa e consensual com ambos. Destaca o valor da democracia. Desculpa-se por eventuais contratempos. Faz agradecimentos gerais, inclusive aos Deputados Celso Giglio e Jooji Hato. Cita funcionários da Casa, a quem reconhece a excelência do trabalho. Agradece aos demais servidores e aos Srs. Raí e Toninho, os dois copeiros da Presidência. Saúda e agradece o apoio do Deputado Campos Machado. Informa ao Plenário que a presente sessão tinha como finalidade eleger os membros da Mesa Diretora e seus substitutos nesta 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura, para o biênio 2013/2015. Dá conhecimento dos termos regimentais que disciplinam a matéria.

 

005 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, sugere a defesa das candidaturas apresentadas.

 

006 - Presidente BARROS MUNHOZ

Responde que a solicitação não encontrava amparo no Regimento Interno.

 

007 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, manifesta concordância com resposta da Presidência, quanto à solicitação do Deputado Carlos Giannazi.

 

008 - Presidente BARROS MUNHOZ

Convida os Srs. Secretários Rui Falcão e Aldo Demarchi para ocupar seus lugares; bem como os Deputados Alex Manente e Luciano Batista para acompanhar a apuração. Anuncia a eleição para o cargo de Presidente.

 

009 - CARLOS GIANNAZI

Indica o seu nome para o cargo, como líder singular do PSOL.

 

010 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra o comunicado.

 

011 - CARLOS BEZERRA JR.

Indica para o cargo o nome do Deputado Samuel Moreira, em nome do PSDB.

 

012 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a indicação. Solicita ao 1º Secretário que inicie o processo de votação com a chamada dos Srs. Deputados. Dá conhecimento do resultado da votação, e proclama eleito para o cargo de Presidente, para o próximo biênio, o Deputado Samuel Moreira.

 

013 - CAMPOS MACHADO

Tece elogios ao Deputado Barros Munhoz. Afirma que o mesmo presidiu esta Casa por oito anos, com coragem, dignidade e respeito. Lembra que ele enfrentou os inimigos em ambas as eleições. Ressalta que o Deputado Barros Munhoz deixa, hoje, após sua saída da Presidência deste Legislativo, um grande legado de atuação democrática. Considera o Deputado como um dos maiores Presidentes que este Parlamento já teve. Refere-se ao Deputado Barros Munhoz como correto e sério. Pede que todos fiquem de pé para saudar o ex-Presidente Barros Munhoz.

 

014 - Presidente BARROS MUNHOZ

Compara a eleição do primeiro Papa da América Latina, com a eleição do primeiro Presidente desta Casa vindo do Vale do Ribeira. Recorda que o novo Presidente Samuel Moreira representa uma região querida e importante do Estado, o Vale do Ribeira. Anuncia o resultado da votação e proclama eleito Presidente o Sr. Deputado Samuel Moreira, a quem convida para assumir o cargo.

 

015 - SAMUEL MOREIRA

Assume a Presidência. Saúda o ex-Presidente desta Casa, Barros Munhoz, a quem tece elogios. Agradece ao Governador pela oportunidade de ser líder. Saúda sua família e amigos. Agradece os Deputados, o PSDB e as legendas que o apoiaram. Lembra o esforço de cada Deputado na viabilização de investimentos em todo o Estado. Afirma ser o Legislativo fundamental para a modernização do Estado. Cita algumas das ações implementadas no Estado de São Paulo. Firma o compromisso de fortalecer a agenda legislativa, abordando temas que hoje preocupam os paulistas. Ressalta a busca da convivência harmônica com os demais poderes do Estado. Informa que o Estado, hoje, é subrepresentado no plano nacional. Anuncia o processo de eleição para o cargo do 1º Secretário.

 

016 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Indica, em nome da Bancada do PT, para concorrer à 1ª Secretaria o Deputado Enio Tatto.

 

017 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a candidatura. Solicita ao Sr. 1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada dos Srs. Deputados. Anuncia o resultado da votação, proclama eleito 1º Secretário o Deputado Enio Tatto.

 

018 - ENIO TATTO

Agradece a todos pela votação, especialmente ao ex-Presidente Barros Munhoz. Diz ser um grande desafio substituir o Deputado Rui Falcão. Agradece ao Deputado Edinho Silva, sua família e companheiros de bancada. Menciona a firme condução desta Casa pelo ex-Presidente Barros Munhoz e os avanços proporcionados pelas duas Secretarias. Informa que buscará a defesa dos valores democráticos, fortalecendo o papel do Parlamento. Destaca a necessidade de transparência, reconhecimento das necessidades da sociedade, continuidade ao trabalho de valorização dos servidores e adequada infraestrutura dos mandatos. Considera um dos desafios a melhora da comunicação entre a Casa e a sociedade. Tece comentários sobre os avanços do Brasil nos últimos anos.

 

019 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Anuncia o processo de eleição para o cargo de 2º Secretário.

 

020 - ESTEVAM GALVÃO

Indica, em nome da Bancada do DEM, para concorrer à 2ª Secretaria o Deputado Edmir Chedid.

 

021 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a candidatura. Solicita ao 2º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada dos Srs. Deputados. Anuncia o resultado da votação, proclama eleito 2º Secretário o Deputado Edmir Chedid.

 

022 - EDMIR CHEDID

Cumprimenta os Deputados, Presidente e os Secretários. Agradece, especialmente, o apoio dos Deputados Estevam Galvão, Campos Machado e Célia Leão. Afirma que dará continuidade ao trabalho da última gestão. Informa que, hoje, faz 50 anos que a família Abi Chedid está presente neste Legislativo, sendo o ex-Deputado Nabi Abi Chedid o primeiro a ser eleito. Registra que deseja que os servidores da Casa possam ser reconhecidos e que o Parlamento Paulista faça um bom trabalho. Deseja sucesso para a nova Mesa Diretora.

 

023 - WELSON GASPARINI

Para comunicação, apresenta sugestão para abreviar o processo de votação.

 

024 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Anuncia a votação para o cargo de 1º vice-Presidente.

 

025 - REGINA GONÇALVES

Em nome do PV, indica o Deputado Chico Sardelli, da mesma bancada, para o referido cargo.

 

026 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Solicita ao Sr. 1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Anuncia o resultado da votação, proclama eleito e declara empossado como para o cargo de 1º vice-Presidente o Deputado Chico Sardelli.

 

027 - CHICO SARDELLI

Para comunicação, faz agradecimentos pela sua eleição. Enaltece as pessoas que aprendeu a admirar. Destaca Parlamentares de sua região. Faz agradecimentos gerais.

 

028 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a presença do Secretário de Estado José Anibal. Anuncia a votação para o cargo de 2º vice-Presidente.

 

029 - CARLOS BEZERRA JR.

Como Líder do PSDB, informa que a bancada indica o Deputado Fernando Capez, do mesmo partido, para o referido cargo.

 

030 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Solicita ao Sr. 1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação, proclama eleito e empossado para o cargo de 2º vice-Presidente o Deputado Fernando Capez.

 

031 - FERNANDO CAPEZ

Para comunicação, faz agradecimentos pela sua eleição. Manifesta a sua gratidão. Agradece as palavras de carinho, amizade e estima. Elogia a nova Mesa Diretora. Agradece ao líder de sua bancada, Deputado Carlos Bezerra Jr.. Considera a composição correta e inteligente, que atende disposição regimental sobre a proporcionalidade partidária. Oferece o seu trabalho, lealdade e companheirismo em prol desta Casa. Cumprimenta a Deputada Maria Lúcia Amary e o Deputado Roberto Engler que, também, postulavam o cargo.

 

032 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Anuncia a votação para o cargo de 3º vice-Presidente.

 

033 - CAMPOS MACHADO

Como líder do PTB, informa que a bancada indica o Deputado Edson Ferrarini, do mesmo partido, para o referido cargo.

 

034 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados.

 

035 - CHICO SARDELLI

Assume a Presidência.

 

036 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Assume a Presidência. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 3º vice-Presidente o Deputado Edson Ferrarini.

 

037 - EDSON FERRARINI

Para comunicação, elogia a assunção do, agora, Presidente Samuel Moreira e a nova Mesa eleita. Agradece seu líder e à bancada. Oferece o seu trabalho em benefício deste Poder.

 

038 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Anuncia a votação para o cargo de 4º vice-Presidente.

 

039 - ITAMAR BORGES

Como líder do PMDB, informa que a bancada indica o Deputado Jooji Hato, do mesmo partido, para o referido cargo.

 

040 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Solicita ao Sr. 1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados.

 

041 - CHICO SARDELLI

Assume a Presidência.

 

042 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Assume a Presidência. Informa o resultado da votação, proclama eleito e empossado para o cargo de 4º vice-Presidente o Deputado Jooji Hato.

 

043 - JOOJI HATO

Para comunicação, agradece a todos sua eleição, em especial a bancada de seu partido e seu líder, Itamar Borges e ao ex-Presidente Barros Munhoz.

 

044 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Anuncia a votação para o cargo de 3º Secretário.

 

045 - CARLOS CEZAR

Como líder do PSB, informa que a bancada indica o Deputado Adilson Rossi, do mesmo partido, para o referido cargo.

 

046 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Solicita ao Sr. 1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação, proclama eleito e empossado para o cargo de 3º Secretário o Deputado Adilson Rossi.

 

047 - ADILSON ROSSI

Para comunicação, faz agradecimentos gerais pela sua eleição. Agradece em especial o líder de seu partido, Deputado Carlos Cezar e toda a bancada do PSB.

 

048 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Anuncia a votação para o cargo de 4º Secretário.

 

049 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Como líder do PT, informa que a bancada indica o Deputado Marcos Martins, do mesmo partido, para o referido cargo.

 

050 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Solicita ao Sr. 1º Secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação, proclama eleito e empossado para o cargo de 4º Secretário o Deputado Marcos Martins.

 

051 - MARCOS MARTINS

Para comunicação, faz agradecimentos pela sua eleição. Cumprimenta todos os eleitos à Mesa. Agradece em especial a sua bancada.

 

052 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 18/03, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra a realização da sessão solene do dia 18/03de março, às 10 horas, para comemorar os "30 anos da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo". Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Rui Falcão para, como 1º Secretário, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - RUI FALCÃO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhores e senhoras que nos honram com suas presenças, esta Presidência quer agradecer e saudar a família do nobre Deputado Samuel Moreira: sua esposa dona Sandra, seus filhos Diogo e Vitor, sua mãe dona Déia, seu irmão Saulo, seu tio Dan, seu primo Gustavo. Também quer saudar o ex-Prefeito e ex-Deputado Estadual, Luiz Gonzaga Vieira, de Tatuí; o José Carlos Pagliuca, vice-Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo; e quer saudar com muita alegria os prefeitos: Eduardo, de Barra do Chapéu; Henrique, de Barra do Turvo; Luiz Henrique Koga, de Cajati; Valmir da Silva, de Iporanga; Regiane, de Itariri; Macedo, de Jacupiranga; Mercê, de Juquiá; Miashiro, de Pedro de Toledo; Gilson, de Registro; Alex, de São Luiz do Paraitinga; e o sempre Deputado Vinícius Camarinha, Prefeito da cidade de Marília, é uma alegria tê-lo aqui.

Srs. Deputados e Sras. Deputadas, esta é a Sessão Preparatória da 3ª Sessão Legislativa, da 17ª Legislatura.

Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão, 1º Secretário desta Casa.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, Srs. Prefeitos, Srs. Vereadores, público que assiste os nossos trabalhos nas galerias, senhores telespectadores e telespectadoras da TV Assembleia, senhores funcionários e funcionárias, não tive a oportunidade em uma das últimas sessões que V. Exa., ainda sem se despedir já que seu mandato vence hoje, fazia menção aos trabalhos deste Deputado, então, aproveito o ensejo hoje, quando expira o nosso mandato, para uma rápida prestação de contas, pois acho que é dever de cada mandatário, em qualquer nível, expor o que realizamos nesse período, e estou formalizando.

Entreguei ao Presidente e ao 2º Secretário um balanço das atividades da 1ª Secretaria, e farei o mesmo com o Presidente que for eleito hoje aqui, com o meu líder, o futuro 1º Secretário, porque eu acho importante que os trabalhos tenham continuidade dentro, naturalmente, do feitio de cada um.

As atribuições que me couberam nesse período eram de gerir a área financeira e de recursos humanos. Quero dizer, Sr. Presidente, que essas são atribuições pelos usos e costumes, já que em nosso Regimento só estão definidas as atribuições do Presidente, e cabe a ao 1º Secretário, pelo Regimento, apenas fazer a leitura da Ata. Nesse sentido, nós estamos deixando um projeto de reestruturação institucional que foi feito por um grupo de funcionários da Casa em caráter voluntário. É um trabalho muito meticuloso e muito competente que a próxima Mesa, se assim entender, poderá dar continuidade.

Esse projeto define as funções, inclusive da Mesa, para que não fique apenas nos usos e costumes; propõe uma gestão por processos e objetivos, por ser uma gestão moderna; propõe a criação de um órgão central de planejamento; e, também, uma Controladoria Geral, a par da estrutura hoje existente.

Nós procuramos também manter uma relação democrática com as entidades representativas do funcionalismo da Casa. Isso resultou em acordos salariais que sempre propiciaram reajuste acima da inflação do período; instituímos na Mesa também, Sr. Presidente e Sr. 2º Secretário, o auxilio-saúde. Enfim, na área de finanças também uma série de mecanismos e controles para modernizar e agilizar a gestão.

Tudo isso pode ser consultado pelos Deputados, no balanço que nós estamos apresentando, inclusive em meio digital.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a confiança que todos os Deputados depositaram em nós, como integrante da Mesa; a minha bancada que nesse período sempre acompanhou o nosso trabalho, sempre ajudou e que também depositou confiança em nosso trabalho.

Eu quero fazer um registro particular aqui, pois tive a oportunidade de conviver com o 2º Secretário, do DEM, e com o Presidente, do PSDB, mas em nenhuma das nossas decisões houve decisão por dois votos a um, mas foram sempre decisões por consenso, unânimes, depois de debates em que muitas vezes as discordâncias afloravam. Eu acho que esse clima de consenso foi propiciado em grande medida porque além do temperamento do Aldo, houve a condução do Presidente Barros Munhoz, um Presidente democrático que cumpriu todos os compromissos que estabeleceu quando houve a sua eleição.

Para mim foi uma experiência muito gratificante ter convivido esses dois anos tanto com o Aldo Demarchi quanto com o Presidente Barros Munhoz. Eu diria até, Presidente, que no futuro, depois que se auferirem as eleições presidenciais do ano que vem, que nós teríamos a responsabilidade de implantar no País um grande clima de concórdia, de união nacional em defesa de um projeto de crescimento contínuo do nosso País, em que a oposição naturalmente, continuasse a se manifestar, porque é regra dos regimes democráticos a existência da oposição, da liberdade de expressão e pensamento, pela qual nós lutamos e queremos alargá-la cada vez mais com a democratização nos meios de comunicação. Mas eu acho que esse exemplo de convivência democrática, de concórdia, de consenso entre diferentes, poderia se estender para outras esferas do nosso País.

Deixo aqui, então, de público, o meu agradecimento ao Aldo Demarchi, ao Deputado Barros Munhoz, que foi meu colega de faculdade que quanto mais o tempo passa cresce mais a minha admiração por ele. Quero agradecer a todos os Deputados e Deputadas, em particular a nossa Bancada, pela confiança e apoio. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi, 2º Secretário desta Casa.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - SEM REVISÃO DO ORADOR - Quero cumprimentar o Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, a imprensa, os familiares dos deputados e aos parlamentares aqui presentes. Devo cumprimentar também aos prefeitos, que prestigiam esta Sessão Preparatória, os vereadores, externar aqui a minha satisfação e alegria de ter participado desta Mesa, juntamente com o Presidente Barros Munhoz e o nosso colega, 1º Secretário, Deputado Rui Falcão.

Dizer que esse período que tivemos à frente da direção da Casa, como bem disse o Deputado Rui Falcão, houve uma gestão harmônica. E aqui quero cumprimentar os nossos colaboradores, os funcionários desta Casa que também, de uma forma muito harmônica, nos ajudaram bastante, para cumprirmos essa tarefa.

Da Parte da 2ª Secretaria, nós demos praticamente uma remodelação, um banho de loja na parte física da Assembleia Legislativa. E aqui, quero agradecer à compreensão a todos os pares, aqueles que muitas vezes queriam que nós tomássemos alguma medida para resolver o seu problema local em seus gabinetes, e muitas vezes não conseguimos fazer. Agradecer a tolerância, a compreensão, e se não fizemos mais é porque realmente tínhamos limitações para isso.

Infelizmente a 2ª Secretaria sai com uma frustração muito grande de não poder ter renovado a frota da Casa, por questões de tempo de análise do edital. Estamos com uma frota que está dando uma despesa enorme aos cofres públicos pela manutenção. Mas tenho certeza de que a próxima Mesa fará essa renovação, porque deixamos os projetos prontos.

Temos aí mais dois ou três projetos concretizados para que a próxima Mesa possa fazer o melhoramento final da nossa Casa.

Agradecer imensamente, mais uma vez, meus dois pares, Barros Munhoz e o Rui Falcão, pela tolerância e compreensão. Eu aprendi muito nessa minha vida pública, como prefeito da minha cidade, como vereador e passando aqui como Deputado no 5º mandato, devo dizer que foi uma experiência gratificante. E desejo àqueles que serão conduzidos para administrar, nesses próximos anos a Casa, tenham também sucesso. Agradeço a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, muito rapidamente digo que não vou fazer uma prestação de contas até porque a nossa assessoria, muito competentemente, elaborou essa revista, e é uma prestação de contas muito maior, não só do que a Mesa fez nesses últimos anos, mas o que a Casa fez, o que cada Deputado é, no que ele acredita e pelo que ele batalha. Acho que essa é uma publicação que resume o que eu aqui falaria.

Então, quero me limitar a dizer que entrego a Casa com a consciência tranquila do dever cumprido. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, à felicidade de ter dirigido a Assembleia Legislativa de São Paulo por quatro anos. É raro isso acontecer; pelo menos foi o que o Sérgio, o nosso querido historiador levantou há mais de um século que alguém não preside a Assembleia duas vezes seguida. Em todos os 177 anos de vida da Assembleia apenas cinco Deputados ocuparam o cargo de Presidente por mais de quatro anos.

Então, é uma felicidade, uma honra, um orgulho, e quero agradecer a Deus, com disse, e agradecer a esses companheiros extraordinários. Na primeira gestão, o Carlinhos Almeida, que foi um extraordinário 1º Secretário, grande companheiro. E agora nessa gestão, esse político que admiro, esse amigo; eu considero o Rui Falcão mais do que uma pessoa que eu admiro, um político exemplar; eu o considero um verdadeiro amigo: Rui Falcão, nosso 1º Secretário, que merece, realmente, os cumprimentos da Assembleia Legislativa, e esse também, grande amigo, Aldo Demarchi, que já conhecia de longa data, desde Rio Claro, a sua Rio Claro, que já conhecia da sua atividade parlamentar, e que também, durante quatro anos, convivi como disse o Rui Falcão, nunca assinamos um ato, dentro de milhares e milhares de atos que assinamos, uma decisão, uma resolução, um projeto de resolução, enfim, nada, nada, nada, que contivesse apenas duas assinaturas, num verdadeiro exemplo de que a democracia é possível, de que os contrários podem se entender quando colocam acima de suas divergências o interesse público, o interesse maior da Casa, como foi o nosso caso.

Então eu agradeço a eles, foi uma convivência feliz, só engrandeceu em mim o amor pela democracia. Quero agradecer a todos os Deputados desta Casa, sem nenhuma exceção. Quero pedir desculpas pelos excessos, pelos meus exageros, pelos meus destemperos. A vida, infelizmente, judiou um pouco de mim, deu-me mais do que eu sonhava, mas também me fez às vezes muito irascível, muito difícil de conviver. Então, peço, sinceramente, desculpas a todos aqueles que eu machuquei, a todos aqueles que eu ofendi, a todos aqueles com quem eu me desentendi; mas agradeço a todos; foi uma oportunidade fantástica, especialmente ao meu primeiro vice-Presidente, Deputado Celso Giglio, especialmente ao Deputado Jooji Hato, que durante a maior parte de tempo conduziu os trabalhos desta Casa no Pequeno Expediente, no Grande Expediente, e muitas vezes ao longo desses últimos dois anos.

Quero agradecer também sinceramente, e não apenas por ato formal, e de mero cumprimento de dever, aos colaboradores da Assembleia Legislativa, aqui os mais próximos como Rodrigo Del Nero, o Rodriguinho querido, meu Chefe de Gabinete, o nosso querido Marcelo, da SGP, Secretaria Geral Parlamentar, que cuida de todo funcionamento da parte legislativa da Casa, o nosso querido Coronel Pinhata, da parte administrativa, e tantos outros, inclusive o Sandro Pio, que é meu velho companheiro, meu Sancho Pança de muitos e muitos anos - ele só é magro, não se assemelha ao Sancho Pança fisicamente - as minhas secretárias que me aturaram o tempo todo, e o espetacular, o conhecido, respeitado e querido Candinho, que sempre procurou servir a todos os Deputados.

Agradeço a todos os servidores, mas quero aqui fazer um comentário: o servidor público no Brasil é injustiçado, tanto quanto nós políticos somos injustiçados; há um verdadeiro preconceito. E saio da Presidente da Assembleia Legislativa com a minha crença no serviço público reforçada, e com a minha crença e a minha admiração pelo servidor público reforçada. A Assembleia Legislativa tem um quadro de colaboradores que é o seu grande patrimônio. Obrigado e parabéns colaboradores da Assembleia Legislativa.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, não posso deixar de fazer uma exceção. Eu teria que agradecer nominalmente todos os Deputados que ainda não citei; eu citei apenas quatro deles; teria que citar os demais 89. Mas, quero agradecer a todos na pessoa de um Deputado que, realmente, mais do que colega, mais do que amigo, é irmão, alguém que nos momentos mais difíceis que eu passei ao longo dos últimos anos sempre me deu apoio, sempre me deu suporte, a sua palavra de incentivo, de solidariedade. Eu sei que falo não só em meu nome; sei que esse é o sentimento da Casa em relação a ele. Muito obrigado meu querido amigo, meu irmão, Deputado Campos Machado. Muito obrigado.

Meus amigos, o Regimento, como todos nós sabemos, precisa continuar a ser modificado. Houve uma comissão que fez um brilhante trabalho, por sinal o Deputado Rui Falcão dela participou. Lembro-me que o Deputado Jonas Donizette também participou, também participaram a Deputada Maria Lúcia Amary, e o Deputado José Bittencourt, enfim, muitos companheiros fizeram mudanças fantásticas no Regimento Interno, que permitiram à Casa funcionar melhor; mas ele ainda é muito anacrônico em muitas coisas. Tenho impressão que a eleição da nossa Mesa só não perde para o conclave de Papa, porque é muito burocrática; ela precisa ser modificada. Disse-me o Coronel Ferrarini, que toda eleição alguém fala isso, que precisa modificar, e depois nos esquecemos. Vou assumir um compromisso com a Casa. Não vamos nos esquecer, porque não tem sentido quando há um só candidato todos os 94 votarem nominalmente no candidato indicado. Mas é o que diz o Regimento. Vou até ler, porque também o Regimento me manda ler esse trecho.

“Art. 5º - A eleição dos membros da Mesa e dos substitutos, bem como o preenchimento de qualquer vaga, será feita por maioria absoluta de votos.

Parágrafo único - Não sendo obtida maioria absoluta por qualquer dos candidatos, será eleito, em segundo escrutínio, por maioria relativa, um dos dois mais votados no primeiro. Em caso de empate, considerar-se-á eleito o mais idoso. Proclamada e empossada a Mesa pelo Presidente, encerrar-se-á a sessão. (4)

Artigo 6º - A eleição dos membros da Mesa, ou o preenchimento de qualquer vaga, observará as seguintes exigências e formalidades: (3 e 64)

II - votação e apuração, para cada cargo, separadamente, na ordem estabelecida no artigo 10 e seu § 1º do Regimento Interno;

Artigo 7º - Na apuração da eleição observar-se-á o seguinte processo:

II - os Secretários farão os devidos assentamentos, proclamando em voz alta, à medida que se forem verificando, os resultados da apuração.

Parágrafo único - O Presidente convidará dois Parlamentares de Partidos diferentes para acompanhar, junto à Mesa, os trabalhos de apuração.”

Minha gente, vou contrariar Manuel Bandeira, não vou para Pasárgada, até porque eu aqui também sou feliz. Vou ficar aqui e vou fazer como dizia Fernando Pessoa: “Aqueles que perguntam para onde vou, não sei. Eu vou continuar navegando, porque viver não é preciso, navegar é preciso.”

Muito obrigado a todos; Deus abençoe todos os deputados. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu gostaria de entender qual vai ser o procedimento aqui no processo de votação, e ao mesmo tempo já me antecipar, propondo que haja um debate mínimo aqui entre as candidaturas postas, pelo menos a Presidente, porque é importante. Aqui é a Casa do debate, é o Parlamento Paulista; é importante que cada candidato à Presidência da Assembleia Legislativa tenha no mínimo 15 minutos para debater, apresentar suas propostas, para que possamos debater principalmente a questão da falta de autonomia e de independência da Assembleia Legislativa. Temos que resolver essa questão que a Assembleia não pode continuar sendo apenas um departamento do Palácio dos Bandeirantes.

Embora não conste do Regimento, V. Exa. foi muito preciso, dizendo que temos que reformular o Regimento. Portanto deixo essa proposta para o próximo grupo que fará a reforma do Regimento: para que haja previsão de debate antes da votação.

Vossa Excelência falou que há uma candidatura, mas na verdade são duas. Há a do Deputado Samuel Moreira e a nossa do PSOL, que está sendo colocada para fazer esse debate.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Pois não, nobre Deputado Carlos Giannazi. Realmente acho que até cabe a mudança do Regimento nesse sentido, mas realmente nesta oportunidade não cabe. E quando eu falei uma candidatura, quis dizer quando há apenas uma é que acho que não deve haver votação nominal.

Tem a palavra o nobre Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB – PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, V. Exa. já respondeu ao Deputado Giannazi, sendo que não cabe nenhuma discussão nessa ordem. Tenho certeza de que a Casa aplaude uma vez mais V. Exa. nessa sábia decisão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Muito obrigado. Peço a todas as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que tomem assento nos seus lugares. A disposição das mesas na tarde de hoje está se dando por ordem alfabética para facilitar o processo de votação.

Esta Presidência pede a todos os Srs. Deputados, as Sras. Deputadas que observem o painel eletrônico da Casa, onde constam os nomes dos 94 parlamentares que participarão do processo de eleição, lembrando a todos que são nove cargos a serem preenchidos. Solicito que as pessoas que não possuem mandato parlamentar se retirem do plenário nesse momento, pois daremos início ao processo de eleição da Mesa Efetiva e da Mesa Substituta. Para tanto, informo que no termos do Art. 5º do Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa e dos substitutos será feita por maioria absoluta, ou seja, será eleito aquele que alcançar 48 votos.

A eleição se dará por processo nominal e aberto. Para eleição de cada cargo da Mesa, o deputado será chamado por ordem alfabética e anunciará num dos microfones de aparte o nome do seu candidato. Eleito o Presidente, eleger-se-á o 1º Secretário, depois o 2º Secretário e, em seguida, o 1º vice-Presidente, o 2º vice-Presidente, o 3º vice-Presidente, o 4º vice-Presidente, o 3º Secretário e o 4º Secretário, nessa ordem.

Por isso, nos termos do Regimento Interno, convido o nobre Deputado Rui Falcão para auxiliar a Mesa na eleição de hoje; e também o nobre Deputado Aldo Demarchi.

Esta Presidência vai chamar oralmente cada parlamentar, que deverá se dirigir a um dos microfones de aparte para proferir o nome do deputado escolhido como Presidente da Assembleia Legislativa.

Esta chamada, como disse, será feita em ordem alfabética. Ao final da primeira chamada, se ainda algum deputado não houver proferido seu voto, esta Presidência irá providenciar a segunda chamada para que possamos, antes de proclamar o resultado, ter a tranquilidade de que todos os deputados puderam participar do processo de votação.

No momento em que se iniciar o processo de votação, as bancadas que têm nome a indicar para o cargo de Presidente poderão fazer a indicação nominal do deputado, pelo microfone de apartes. A partir das indicações, esta Presidência começa a chamada oral, em ordem alfabética dos Srs. Parlamentares.

A Presidência convida os nobres Deputados Alex Manente e Luciano Batista para acompanharem os trabalhos junto ao 1º e 2º Secretários.

Vamos iniciar a eleição para o cargo de Presidente.

Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - A Liderança do PSOL indica meu nome, Carlos Giannazi, para a Presidência da Assembleia Legislativa.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Registrada a indicação do nobre Deputado, candidato a Presidente, Carlos Giannazi.

Tem a palavra o Líder do PSDB, nobre Deputado Carlos Bezerra Jr.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Antes de mais nada, gostaria de cumprimentá-lo, assim como toda a Mesa Diretora pelo trabalho realizado nos últimos anos, e para informar que a Bancada do PSDB, após discussões internas nos últimos dias, por unanimidade escolheu o nome do Deputado Samuel Moreira para então indicá-lo ao cargo de Presidente da Assembleia Legislativa. Esse também é um entendimento da esmagadora maioria dos Líderes desta Casa. Sinto-me muito honrado em indicar o nome do companheiro Samuel Moreira para Presidente da Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Registrada a manifestação de nobre Líder do PSDB, Deputado Carlos Bezerra Jr.

Neste momento, vamos fazer então a chamada nominal de cada parlamentar, por ordem alfabética.

Peço atenção a essa ordem. O parlamentar irá se dirigir ao microfone de apartes e anunciar o nome de seu candidato a Presidente. A partir desse anúncio, o 1º Secretário registra o voto e anuncia a quantidade de votos do candidato indicado a cada manifestação de voto.

Passamos então a nossa eleição. Peço aos dez primeiros parlamentares que tomem atenção à lista alfabética e já se posicionem próximos do microfone de apartes. Esta Presidência solicita ao nobre 1º Secretário que faça a chamada para a votação.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Samuel Moreira, um voto. Deputado Adriano Diogo.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Presidente Barros Munhoz, como não temos nenhuma oportunidade de nos manifestar nessa votação, queria dizer que sua Presidência e sua Mesa foram impecáveis. Criaram a Comissão da Verdade e mantiveram a Comissão dos Direitos Humanos com toda a dignidade, e aprovaram o fim do trabalho escravo do Deputado Carlos Alberto Bezerra, nesta Assembleia. Sinto-me representado.

E para fugir desse maniqueísmo, que partidos, divisões políticas contrárias não podem votar em Presidentes, não há parâmetro na história desta Casa do que a coragem de V. Exa., como estadista, como pessoa de haver criado a Comissão da Verdade no âmbito da Assembleia Legislativa. Muito obrigado. Nesse mesmo sentido, acredito que o Deputado Samuel Moreira terá como base os mesmos princípios, para que não passemos a vergonha que a Câmara Federal passa hoje, mantendo a Comissão de Direitos Humanos com a sua autonomia e a Comissão da Verdade com plena liberdade. Por isso, voto em Samuel Moreira. Muito obrigado.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, dois votos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Registro a manifestação de Vossa Excelência. Muito obrigado.

Esta Presidência pediria que os Srs. Deputados já se aproximassem do microfone, pela ordem alfabética, para o processo ser um pouco mais ágil.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Alcides Amazonas.

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Com a expectativa de termos mais democracia nesta Casa, voto em Samuel Moreira, para a Presidência da Casa.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, três votos. Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Sr. Presidente, voto em Samuel Moreira para Presidente.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, quatro votos. Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Em respeito à proporcionalidade desta Casa, e também à composição plural da Mesa, como tivemos neste biênio, votamos em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, cinco votos. Deputado Alex Manente.

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Voto no Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, seis votos. Deputado Alexandre da Farmácia.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Sr. Presidente, meu voto é para o nobre Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, sete votos. Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Sr. Presidente, voto no Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, oito votos. Deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Deputado Barros Munhoz, parabéns. Muito obrigada por tudo. Para Presidente, Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, nove votos. Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Consignar o meu voto para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 10 votos. Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto para Presidente, Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 11 votos. Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Voto no Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, doze votos. Deputado Antonio Mentor.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Sr. Presidente, esta Casa dá mais uma demonstração de respeito à democracia, votando aberto, como em todas as demais votações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma referência para todo o Brasil. Meu voto é do Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 13 votos. Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Com entusiasmo, Sr. Presidente, registro o meu voto no nobre Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 14 votos. Deputado Baleia Rossi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Voto no Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 15 votos. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Voto no Deputado Samuel Moreira, para Presidente.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 16 votos. Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Voto no Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 17 votos. Deputado Beto Trícoli.

 

O SR. BETO TRÍCOLI - PV - Cumprimentando os membros da Mesa que deixa os trabalhos, na pessoa do nosso querido Presidente Barros Munhoz, meu voto é Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 18 votos. Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo, Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 19 votos. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Meu voto vai para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 20 votos. Deputado Carlos Bezerra Jr.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Meu voto é do Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 21 votos. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Voto no Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 22 votos. Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Meu voto é pela autonomia e pela independência da Assembleia Legislativa em relação ao Executivo estadual. Voto em Carlos Giannazi, pela Liderança do PSOL.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Carlos Giannazi, um voto. Deputado Carlos Neder.

 

O SR. CARLOS NEDER - PT - Respeitando a candidatura do amigo Carlos Giannazi, sigo orientação do PT, pela proporcionalidade, votando em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 23 votos. Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 24 votos. Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Presidente Barros Munhoz, sai da Presidência um grande líder, reconhecido por todos nós, por São Paulo e pelo Brasil, mas também para nossa alegria e tranquilidade entra um grande líder. O meu voto vai para o grande amigo e Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 25 votos. Deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Quero parabenizar a Mesa Diretora que hoje deixa os trabalhos da Assembleia e votar no amigo Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 26 votos. Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Meu voto é para o Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 27 votos. Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Presidente, o meu voto é para o Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 28 votos. Deputado Dilador Borges.

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 29 votos. Deputado Dilmo dos Santos.

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Sr. Presidente, o meu voto vai para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 30 votos. Deputado Edinho Silva.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Sr. Presidente, primeiramente a minha saudação a V. Exa., à condução dos trabalhos desta Casa, em seu nome, em nome do Presidente nacional do meu partido, Deputado Rui Falcão, saudar a todos os integrantes da Mesa. No respeito à democracia, à proporcionalidade, acompanhando a decisão da Bancada do meu partido, voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 31 votos. Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado Rui Falcão, minha admiração, Deputado Aldo Demarchi, meu respeito, meu Presidente Barros Munhoz, obrigado por todos os ensinamentos. Minha eterna gratidão ao nosso novo líder, Presidente Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 32 votos. Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Sr. Presidente, quero cumprimentá-lo, Deputado Rui Falcão, e o meu querido companheiro, 1º Secretário. Quero parabenizá-los pelo trabalho de quatro anos nesta Casa. Esta Casa passou a ser mais respeitada pelo trabalho que os Srs. fizeram. Parabéns. Meu voto é para o Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 33 votos. Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Presidente, o meu voto é para o Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 34 votos. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Eu voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 35 votos. Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Sr. Presidente, quero cumprimentá-lo pela serenidade, equilíbrio, competência e, muitas vezes, pela muita coragem. Quero cumprimentar também o Deputado Rui Falcão e o nosso 2º Secretário Aldo Demarchi. Voto em Samuel Moreira com louvor.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 36 votos. Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PEN - Não só pela proporcionalidade, mas também pelo seu desempenho de respeito e amizade pelos Deputados desta Casa, acredito que ele fará tudo isso novamente enquanto Presidente. Meu voto é para o Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 37 votos. Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meu voto é para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 38 votos. Deputado Francisco Campos Tito.

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT - Sr. Presidente, o meu voto é para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 39 votos. Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Sr. Secretário, Sr. Presidente, voto para Presidente Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 40 votos. Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Meu voto é para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 41 votos. Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sr. Presidente, o meu voto também é para o Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 42 votos. Deputado Gilson de Souza.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Sr. Presidente, 1º Secretário da Casa, Rui Falcão, Aldo Demarchi, quero agradecer carinhosamente a essa Mesa que vai deixar saudade aqui na Assembleia, tenho certeza. Eu estava pensando aqui e vou dizer de coração, viu, Samuel, meu voto é para V.Exa., Samuel. Um abraço.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 43 votos. Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - As nossas congratulações, Deputado Barros Munhoz, nosso Presidente, 1º Secretário Rui Falcão, e demais membros da Mesa que ora deixa a direção dos trabalhos nesta Casa. Sr. Presidente, nosso voto vai, conforme definição de nossa Bancada, para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 44 votos. Deputado Helio Nishimoto.

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Primeiramente, gostaria de cumprimentar V. Exa., Deputado Barros Munhoz, os membros da Mesa Diretora e a assessoria da Presidência. Para Presidente no próximo biênio, quero registrar o nosso voto, com muita alegria, ao grande Líder, Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 45 votos. Deputada Heroilma Soares.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - Sr. Presidente, o meu voto é para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 46 votos. Deputado Isac Reis.

 

O SR. ISAC REIS - PT - Sr. Presidente, em primeiro lugar, quero parabenizar os componentes da Mesa, que está concluindo seu trabalho neste primeiro biênio. Acompanhando a determinação do meu partido, firmada em várias discussões, meu voto é para Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 47 votos. Deputado Itamar Borges.

 

O sr. Itamar Borges - PMDB - Presidente Barros Munhoz, ao mesmo tempo em que cumprimento V. Exa. e toda a Mesa pela gestão histórica e exemplar, voto em Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 48 votos. (Palmas.) Deputado João Caramez.

 

O SR. João Caramez - PSDB - Sr. Presidente, Sr. 1º Secretário, depois de tanta euforia, voto em Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 49 votos. Deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Sr. Presidente, em que pese nossa diferença política conjuntural, tenho a dizer que V. Exa. foi democrático e, por muitas vezes, conseguiu manter a sobrevivência, o ar necessário à política, equilibrando as forças e garantindo o espaço da oposição. Isso não é pouca coisa.

Já mencionei isso em outro momento no PT, para o Deputado Rui Falcão, e volto a repetir a Vossa Excelência. Em muitos momentos, V. Exa. enfrentou questões difíceis e, como falamos no interior, teve que manter o carneiro vivo, sem deixar a onça morrer de fome. Isso não é pouco, como na Comissão da Verdade, na CPI do Trabalho Escravo, entre outras coisas já ditas.

Em nome da democracia e da luta da esquerda, quero agradecer pela compreensão, pela dinâmica e grandiosa política que V. Exa. tem. Em nome da orientação política do meu partido, em que pese o meu respeito e a minha admiração pelo Deputado Carlos Giannazi, em nome da política real e da composição de forças, voto no Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 50 votos. Deputado Jooji Hato.

 

O SR. Jooji Hato - PMDB - Presidente Barros Munhoz, quero agradecer pelas suas palavras, pela deferência. Vim da Câmara Municipal de São Paulo, depois de 28 anos naquela Casa. Agradeço a Deus por poder estar junto com essa douta Mesa, o Deputado Rui Falcão, o Deputado Aldo Demarchi e outros companheiros.

Vossa Excelência, caro Deputado Barros Munhoz, foi um dos melhores Presidentes, com muita coragem, dignidade, trabalho incansável. O meu voto é para o nobre Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 51 votos. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. Jorge Caruso - PMDB - Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 52 votos. Deputado José Bittencourt.

 

O SR. José Bittencourt - PSD - Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 53 votos. Deputado José Zico Prado.

 

O SR. José Zico Prado - PT - Voto em Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 54 votos. Deputado Leandro KLB.

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 55 votos. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Sr. Presidente, agradeço a Vossa Excelência e a toda Mesa; agradeço a esta Casa pela democracia. Deputado Samuel Moreira é o meu voto, em nome da Bancada do PCdoB.

 

O SR. Rui Falcão - PT - Deputado Samuel Moreira, 56 votos. Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Quero votar no meu amigo, Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 57 votos. Deputado Luiz Carlos Gondim. (Ausente.) Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Meu voto: Samuel Moreira, Sr. Presidente.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 58 votos. Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Eu também voto no Samuel Moreira, Sr. Presidente.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 59 votos. Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Meu voto vai para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 60 votos. Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Por decisão da bancada do Partido dos Trabalhadores, Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 61 votos. Deputado Marcos Neves.

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Voto para Presidente no Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 62 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Para Presidente, Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 63 votos. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Sr. Presidente, companheiro Barros Munhoz, voto no companheiro e amigo Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 64 votos. Deputado Milton Leite.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 65 votos. Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Sr. Presidente, voto no meu amigo, Deputado Samuel Moreira, e aproveito para fazer um apelo ao novo Presidente já eleito, para que ele, como V. Exa. fez, aqui cumprimentando também a Mesa que deixa os trabalhos, saia em defesa, que não se intimide com os demais Poderes e saia em defesa desta Casa, dos Parlamentares, do voto popular que cada um tem representado aqui dentro. Porque nos últimos tempos nós temos visto os demais Poderes tentando lixar esta Casa, lixar a representação que nós temos aqui dentro. Então, Deputado Samuel Moreira, que Deus abençoe o senhor nesse trabalho como maquinista dessa locomotiva, mas que o senhor olhe para cada Deputado, olhe para cada voto que cada Deputado teve aqui dentro através da população que representamos e nos dê força. Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 66 votos. Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Manifestando a decisão do PDT, Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 67 votos. Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Agradecendo a gestão comandada por Barros Munhoz e registrando nossa confiança, votamos em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 68 votos. Deputado Orlando Morando.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Sr. Presidente, da mesma forma como fizeram outros Parlamentares, quero cumprimentar V. Exa. e toda a Mesa pela condução brilhante que tiveram ao longo desses quatro anos e declarar o meu voto para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 69 votos. Deputado Osvaldo Verginio.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Sr. Presidente, Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 70 votos. Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Presidente, como Deputado e Presidente Estadual do PSDB, voto Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 71 votos. Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Samuel Moreira para Presidente.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 72 votos. Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Sr. Presidente Barros Munhoz, Secretários Rui Falcão e Aldo Demarchi, nesta oportunidade quero parabenizá-los pela condução dos trabalhos durante esse período todo e agradecer, em nome das centrais dos trabalhadores, a atenção que V. Exas. sempre tiveram com todos nós, trabalhadores. Quero declarar meu voto ao grande líder e amigo, Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 73 votos. Deputada Regina Gonçalves.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Sr. Presidente, gostaria, em primeiro lugar, na pessoa de V. Exa., de parabenizar a Mesa Diretora, que está se retirando nesse momento, pelo brilhante trabalho e pela forma como conduziu a Casa. Quero consignar o meu voto ao Deputado e amigo Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 74 votos. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Sr. Presidente, V. Exa. é uma só voz nesta Casa pelo seu brilhante trabalho. Parabéns a toda essa Mesa Diretora que nos deu a honra de este Parlamento ter voz como exemplo no Brasil. Quero declarar o meu voto ao Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 75 votos. Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 76 votos. Deputado Roberto Engler.

 

O SR. ROBERTO ENGLER - PSDB - Cumprimentando a Mesa Diretora que encerra os seus trabalhos, voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 77 votos. Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Cumprimentando a Mesa Diretora - Deputado Barros, Deputado Rui, Deputado Aldo - por ter realizado um excelente trabalho, o nosso voto é para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 78 votos. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Sr. Presidente, Deputado Barros Munhoz, Deputado Rui Falcão, Deputado Aldo Demarchi e todos que compõem a Mesa Diretora da Casa, gostaria de cumprimentá-los pelo trabalho. O senhor, Sr. Presidente, pelos quatro anos - eu convivo com o senhor há dois anos - e sabemos da sua forma de conduzir os trabalhos, da sua sempre transparência pública e pela luta em defesa de nós, parlamentares. Sabemos, como já foi dito, de outros Poderes que tentam minimizar esta Casa, que é onde se concentra o desejo da população e de ver renovação e mudança. Gostaria de cumprimentá-lo pela sua saída. Tenho certeza que Deus lhe dará outras missões e funções grandes pelo nosso Estado.

Registro o meu voto para o Deputado Samuel Moreira, que enfrentou, como Líder do Governo, grandes desafios nesta Casa. Mas ele tem uma característica importante: é sereno e equilibrado. Ele fará um grande trabalho, independente do tamanho das bancadas representadas pelos partidos. Há partidos com mais de 20 deputados, e, como o meu, PSC, tem apenas um deputado, mas estou certo de que os deputados serão tratados de forma igualitária, representando os seus eleitores. Esta Casa terá muito a ganhar com isso. Parabéns.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 79 votos. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Quero cumprimentar a Mesa Diretora, o Deputado Barros Munhoz pelo seu trabalho, e também os Deputados Rui Falcão e Aldo Demarchi. Vocês deixaram um nome nesta Assembleia Legislativa, com uma Mesa Diretora que orgulhou o Estado de São Paulo pelos trabalhos, e também pelos projetos importantes que votamos. Quero desejar muita sorte ao Deputado Samuel Moreira, a quem darei o meu voto, para que desenvolva um excelente trabalho com o mesmo profissionalismo. Nós temos só a ganhar. O meu voto é para o Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 80 votos. Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Eu voto no meu amigo Deputado Samuel Moreira, com muita honra.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 81 votos. Deputado Rui Falcão.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 82 votos. Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 83 votos. Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Quero votar em prol do meu amigo, Deputado Samuel Moreira, que fará uma brilhante gestão nos próximos dois anos.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 84 votos. Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Antes de consignar o meu voto, eu, que faço parte desta Mesa que tantos elogios tem recebido, quero me deslocar da posição de 4ª Secretária para me centrar nos senhores, Deputado Barros Munhoz, Deputado Rui Falcão, Deputado Aldo Demarchi e outros que compõem a Mesa. Esta gestão foi carimbada com ares de democracia muito positivos. A Comissão da Verdade e também a Procuradoria da Mulher, da qual sou a primeira procuradora no Estado de São Paulo. Tenho certeza que este incentivo - principalmente essa posição - deverá ocorrer para a próxima Mesa de trabalhos da nossa Casa. Somente na continuidade - já que a Comissão da Verdade está instalada - na instalação da Procuradoria da Mulher.

Meus parabéns aos senhores. Parece que estou fazendo elogio próprio, mas me coloquei separadamente. Sinto falta de uma mulher nesta condição de trabalho hoje - e já fui chamada atenção por funcionários da nossa televisão -, mas desejo aos Srs. Deputados toda sorte, principalmente todo aperfeiçoamento e radicalização da democracia. E o meu voto é para Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 85 votos. Deputado Ulysses Tassinari.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 86 votos. Deputada Vanessa Damo.

 

A SRA. VANESSA DAMO - PMDB - Sr. Presidente, para que seja um bom homem público, é necessário ter palavra, honra, saber ouvir as pessoas e tratar a todos com justiça e bondade. É por isso que eu, com muita certeza, deposito o meu voto hoje para o meu grande amigo, Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 87 votos. Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Sr. Presidente, Deputado Barros Munhoz, a vida é constituída de diversas fases. A fase que hoje se encerra para V. Exa., para a Mesa, já foi uma fase pela qual eu passei. Um peso sai das nossas costas, dever cumprido, e muito bem, V. Exa. e a Mesa demonstraram a todo momento.

Dentro deste quadro, além de votar no Deputado Samuel Moreira, espero que ele tenha o mesmo êxito que V. Exa. teve como nosso Presidente.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 88 votos. Deputado Welson Gasparini, o último votante.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Presidente Barros Munhoz, Deputados Rui Falcão, Aldo Demarchi, quero dar parabéns pela maneira como conduziram esta Casa. Estou aqui há dois anos e vi com grande satisfação o comportamento e a maneira como esta Mesa dirigiu a Casa durante este período. Barros Munhoz, já o conhecia desde prefeitos municipais quando fomos. Tenho em V. Exa. uma admiração muito grande. Parabéns. Que no novo caminho que vai certamente trilhar Deus o abençoe, e que tenha sempre bastante sucesso. O meu voto é para Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 89 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Segunda chamada, encerrada a primeira, esta Presidência vai iniciar a chamada dos deputados que não responderam à primeira chamada: Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Eu voto em Samuel Moreira.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 90 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.)

Esta Presidência, neste momento, pede à Secretaria dos nossos trabalhos que faça a contagem dos votos.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Samuel Moreira, 90 votos; Deputado Carlos Giannazi, um voto; e três ausentes. Portanto, eleito o Deputado Samuel Moreira com 90 votos. (Palmas.)

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo, mais do que amigo, meu irmão Presidente Barros Munhoz, um homem de história e só muda a história quem tem história; um homem de caráter - e dizia um uruguaio que o caráter de um homem é o seu destino; um homem que soube conviver com rosas e espinhos, que sabe que a dor dos espinhos é suavizada pelo perfume que vem das pétalas.

Barros Munhoz, ex-Prefeito de Itapira, ex-Deputado Estadual, líder da minha bancada, candidato a governador em 94, ex-Ministro da Agricultura e pela primeira vez na história desta Assembleia, Presidente por dois mandatos consecutivos.

Barros Munhoz presidiu esta Casa com coragem, com dignidade, com respeito.

Assim que anunciada a sua primeira candidatura, os inimigos, os abutres que só aparecem de quando em quando, surgiram. E Barros Munhoz enfrentou os inimigos.

Veio a segunda eleição e Barros Munhoz enfrentou novamente os inimigos.

Hoje, ele deixa a Presidência desta Casa, mas deixa um legado, deixa uma história, deixa a maneira democrática de agir.

Quando eu dizia da tribuna - e alguns brincavam comigo - um dos maiores Presidentes que esta Casa teve até hoje, eu tinha razão.

Um homem de família, um homem correto, um homem sério, um homem injustiçado, que soube fazer da injustiça o caminho para a justiça. É por isso que nesta tarde o reverenciamos.

Eu quero tomar o trem da saudade para lembrar que há 30 ou 40 anos, conta a nossa história, o Deputado Martins Cardoso, se não me engano, saudando um deputado cassado injustamente pela ditadura, pediu que todos ficassem de pé para aplaudir um homem. E eu peço que todos os deputados fiquem de pé, que toda a galeria fique de pé para saudar este homem de coragem, este homem de bem.

Vamos saudar um Presidente que entrou para a história desta Casa, você meu amigo, meu irmão Barros Munhoz.

Que Deus lhe proteja. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Não é fácil conter a emoção.

Eu quero fazer uma brincadeira, mas que registra uma coisa muito séria e muito verdadeira.

Na semana em que foi eleito o primeiro Papa da América Latina, a Assembleia Legislativa de São Paulo escolhe o primeiro deputado do Vale do Ribeira para ser Presidente. (Palmas.) É uma feliz coincidência.

Samuel Moreira, além de tudo o que é, representa esta região tão querida, tão importante do nosso Estado: o Vale do Ribeira.

Com muita honra declaro eleito o Deputado Samuel Moreira para exercer a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no biênio 2013/2015.

Assim, neste momento chamo o nobre Deputado Samuel Moreira para assumir a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Boa tarde a todos.

Quero inicialmente saudar o ex-Presidente desta Casa Deputado Barros Munhoz, um presidente democrata, um deputado aguerrido, defensor do Parlamento, defensor do mandato de cada deputado.

Ao Barros, um amigo e companheiro de bancada, que junto com os demais membros da Mesa - que nomino na pessoa dos Deputados Rui Falcão e Aldo Demarchi - completam o seu mandato neste dia, quero parabenizar pelos avanços promovidos para esta Casa, para esta Instituição.

Quero saudar o Secretário Edson Aparecido, Secretário da Casa Civil do Governador Geraldo Alckmin, o governador que me concedeu a honra e a confiança de ser Líder do seu Governo nesta Casa por dois anos.

Quero saudar a minha família, quero saudar a todos os deputados e amigos, prefeitos, vereadores, lideranças que estão conosco nesta Casa.

Senhoras e senhores, é com grande emoção e enorme sentido de responsabilidade que agradeço a cada um de vocês, nobres deputadas e deputados, o voto de confiança que acabo de receber.

Quero agradecer também ao PSDB, meu partido, por me apoiar pela unanimidade de seus membros para dar início a esta caminhada.

Agradeço ainda às legendas desta Casa que me apoiaram e permitiram, com serenidade e transparência, a eleição à Presidência da Assembleia Legislativa e a construção de uma proposta a ser ainda apreciada por este Plenário de composição de uma Mesa Diretora plural e representativa.

Ao falar aos senhores, é ao povo de São Paulo que me dirijo.

São Paulo vive os desafios do nosso tempo, num mundo complexo, de mudanças intensas, aceleradas e radicais, onde parte da população se mostra desinteressada do processo político.

Entretanto, a Assembleia Legislativa não está à margem da vida dos milhões de paulistas, nem tem papel secundário em nossa sociedade.

O esforço de cada deputado ajudou a viabilizar investimentos em todas as áreas por todo o território paulista.

Em sua história recente, o Poder Legislativo tem sido fundamental para a modernização do nosso Estado ao propor debater e aperfeiçoar a leis que melhoram a vida do povo de São Paulo, por exemplo, a Lei Antifumo, que reduziu em até 80% a poluição em locais fechados, gerando grandes benefícios à Saúde pública; a lei que combate o consumo de álcool para menores de 18 anos; a Lei que combate o trabalho escravo; a Lei da Ficha Limpa Estadual; a lei que institui a comissão da verdade; a lei da criação do piso salarial regional; a lei de mudanças climáticas; a lei da criação das regiões metropolitanas; a lei da instituição da Previdência complementar, evitando a falência do sistema previdenciário do estado e tantas outras leis.

Assumo o compromisso de fortalecer uma agenda legislativa, já pautada nesta Casa pelos Deputados, sintonizada com os principais temas que preocupam os paulistas, por exemplo, a segurança, a epidemia representada pelo crack, a preservação do meio ambiente, a política de direitos humanos, a mobilidade urbana, a Saúde e a Educação.

Esse é dos caminhos para afirmação da importância e necessidade do nosso trabalho perante a sociedade e, faz parte deste trabalho buscar uma convivência mais harmônica e transparente com os demais Poderes e instituições do Estado.

Nesse sentido, é importante sempre superar os eventuais conflitos que possam minar nossas relações com esses parceiros do trabalho, que realizados em beneficio da população de São Paulo.

Para atingir esses objetivos assumo também o compromisso de ser compreensivo e firme; de atuar com autoridade, transparência, rigor orçamentário sem casuísmos, respeitando Constituição e o Regimento da Casa.

Assumo o compromisso de atuar respeitando os Deputados, sejam da oposição sejam da situação, na democracia todos têm relevante papel institucional. Serei o Presidente de todos os Deputados e Deputadas.

No desempenho da Presidência vou defender a nossa Casa, vou continuar a luta para ampliar o Poder de legislar do Estado. No Brasil de hoje tudo tende a se concentrar na União. Isso é ruim para a democracia, paro o pacto federativo, para a Nação que queremos construir.

No Plano Nacional, São Paulo é sub-representado no Poder decisório do Brasileiro. O Pacto Federativo está em discussão nos dias atuais e precisamos ter uma posição a seu respeito.

Na medida do possível vou me empenhar para colocar a Assembleia Legislativa dentro desse tema nacionais, numa agenda de reflexão e de atuação.

Democracia se consolidar se preserva com instituições fortes, com regras claras, a serem cumpridas por todos. Esse é um grande desafio para todos nós.

Senhoras e senhores, a história ensina que em diversos momentos, o povo e os políticos paulistas, nunca abriram mão de suas responsabilidades e dos seus desafios.

 Vamos honrar essa tradição de espírito público, ética, senso de justiça e de muito trabalho.

Senhoras e senhores, muito obrigado.

(Palmas.)

Vamos dar início à eleição do 1º Secretário da Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para o biênio 2013/2015. Neste momento está aberta a indicação para o cargo de 1º Secretário.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Sr. Presidente, primeiramente quero parabenizá-lo, em nome da Bancada do PT, pela eleição à Presidência.

Esperamos e desejamos que V. Exa. tenha um bom mandato, conduzido esta Casa com democracia, com respeito às diversas opiniões da oposição e das minorias, na condução da Mesa, com o trabalho no plenário, nas comissões, enfim, nos diferentes aspectos em que esta Casa realiza os trabalhos.

Da mesma maneira quero parabenizar o ex-Presidente Barros Munhoz que realizou um excelente trabalho. Que soube respeitar a nossa Bancada, soube respeitar a oposição, conduziu muito bem a Assembleia Legislativa ao longo desses dois anos, e como falei inicialmente, respeitando a proporcionalidade.

Dessa forma, queremos indicar o nosso companheiro Enio Tatto, Deputado desta Casa há três mandatos, com uma larga experiência, um forte compromisso político-partidário, com experiência também administrativa. Ele, que já foi líder da nossa Bancada por mais de uma ocasião para que ele possa, se esta Casa assim decidir, ocupar a vaga de 1º Secretário, que está ocupada hoje pelo nosso presidente, o Deputado Estadual Rui Falcão, que também soube conduzir muito bem, como 1º Secretário, com muita tranquilidade, com serenidade e com responsabilidade.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Está registrada, portanto, a candidatura do Deputado Enio Tatto.

Esta Presidência solicita ao 1º Secretário Rui Falcão que faça a chamada para votação.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Meu voto vai para o Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, um voto. Deputado Adriano Diogo.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, dois votos. Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Alcides Amazonas.

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, três votos. Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. Aldo Demarchi - DEM - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, quatro votos. Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, cinco votos. Deputado Alex Manente.

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, seis votos. Alexandre da Farmácia.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, sete votos. Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, oito votos. Deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, nove votos. Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, dez votos. Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, onze votos. Deputado Antonio Mentor.

 

O SR. Antonio Mentor - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, doze votos. Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. Antonio Salim Curiati - PP - Com muita satisfação, voto no nobre Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, treze votos. Deputado Baleia Rossi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, quatorze votos. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. Barros Munhoz - PSDB - Com muita satisfação, voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, quinze votos. Deputada Beth Sahão.

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Vou votar no meu companheiro, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Enio Tatto, 16 votos. Como vota o Deputado Beto Trícoli?

 

O SR. BETO TRÍCOLI - PV - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Enio Tatto 17 votos. Como vota o Deputado Campos Machado?

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputado Enio Tatto 18 votos. Como vota o Deputado Carlão Pignatari?

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 19 votos. Como vota o Deputado Carlos Bezerra Jr.?

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Deputado Enio Tatto 20 votos. Como vota o Deputado Carlos Cezar?

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 21 votos. Como vota o Deputado Carlos Giannazi. Ausente. Como vota o Deputado Carlos Neder?

 

O SR. CARLOS NEDER - PT - Cumprimentando o atual Secretário Rui Falcão, voto no Deputado Enio Tatto, e que o estudo que foi mencionado aqui seja dada ampla publicidade e que a nova Mesa Diretora leve adiante as propostas apresentadas pelo atual Secretário.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 22 votos. Como vota o Deputado Cauê Macris?

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Enio Tatto 23 votos. Como vota a Deputada Célia Leão?

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Presidente Samuel Moreira, parabenizando V. Exa., com alegria do coração, não só meu mas de todos, pelo licença antes de declinar meu voto, só para reproduzir o que já ouvi nesta Casa e fora dela, no Estado de São Paulo e fora dele, sobre a pessoa do Deputado Rui Falcão. Grandes líderes, homens e mulheres, já me repassaram o sentimento de que não é só deles, de que o Deputado Rui Falcão é uma das mentes brilhantes que temos no Brasil; e quero aqui fazer coro com isso, parabenizar V. Exa. por toda a sua condução. Dizer também do Deputado Enio Tatto, que ao longo dos anos que estamos nesta Casa, aprendi a respeitá-lo, aprendi a amá-lo, com as diferenças ou divergências político-partidárias, mas alguém, que tenho certeza, honrará a função que nós, agora, a ele delegamos, também com o meu voto. Meu voto vai para o Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 24 votos. Como vota o Deputado Celino Cardoso?

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Deputado Enio Tatto

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 25 votos. Como vota o Deputado Celso Giglio?

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Presidente Samuel Moreira, quero registrar o meu voto para um adversário no campo das ideias, mas uma pessoa que respeito muito pela sua postura, pela sua firmeza, que é o meu amigo Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 26 votos. Como vota o Deputado Chico Sardelli?

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Parabéns ao mais novo eleito Presidente desta Casa, Deputado Samuel Moreira; que Deus o abençoe. Para 1º Secretário, voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 27 votos. Deputado. Como vota o Deputado Dilador Borges?

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 28 votos. Como vota o Deputado Dilmo dos Santos?

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Voto no meu amigo Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 29 votos. Como vota o Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Meu voto vai para esse grande Líder, orgulho do Partido dos Trabalhadores, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 30 votos. Como vota o Deputado Edinho Silva?

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Primeiramente minha saudação ao novo Presidente, Deputado Samuel Moreira; parabéns pela sua eleição. Que V. Exa. possa conduzir os rumos desta Casa no espírito democrático, de diálogo, que tem constituído o seu perfil. Minha saudação ao 1º Secretário que deixa esta Mesa, Deputado Rui Falcão, a nossa maior liderança, Presidente do Partido dos Trabalhadores. Um dirigente que é referência para todos nós do PT e fora do Partido dos Trabalhadores, o Deputado Rui Falcão sabe o quanto ele é importante para a construção do nosso projeto. O Deputado Rui Falcão foi um 1º Secretário que honrou a nossa Bancada do Partido dos Trabalhadores. O meu voto é para o Deputado Enio Tatto, essa grande liderança também, liderança construtora do nosso projeto, defensora dos interesses do povo de São Paulo. E é com muita honra que a nossa bancada indicou, e nesse momento, portanto, voto no Deputado Enio Tatto para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 31votos. Como vota o Deputado Edmir Chedid?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Sr. Presidente, para consignar meu voto para o meu querido amigo, Deputado Enio Tatto. Nós temos uma história aqui dentro da Assembleia Legislativa há muito tempo, e tenho certeza de que ele vai dar continuidade ao grande trabalho que o Deputado Rui Falcão fez. Por isso consigno meu voto ao Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 32 votos. Como vota o Deputado Edson Ferrarini?

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 33 votos. Como vota o Deputado Enio Tatto?

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 34 votos. Como vota o Deputado Estevam Galvão?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Sr. Presidente, quero cumprimentar o PT pela indicação; voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 35 votos. Como vota o Deputado Feliciano Filho?

 

O SR. FELICIANO FILHO - PEN - Pela seriedade, pela amizade e, principalmente pela competência - fiquei muito feliz pela indicação - voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 36 votos. Como vota o Deputado Fernando Capez?

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meu voto vai para o Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 37 votos. Como vota o Deputado Francisco Tito?

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT- Sr. Presidente, parabéns pela eleição. Deputado Rui Falcão, obrigado pelo trabalho desempenhado. O meu voto vai para o Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 38 votos. Como vota o Deputado Geraldo Cruz?

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Quero cumprimentar o Deputado Samuel Moreira pela brilhante votação, desejar muito boa sorte na condução dos trabalhos desta Casa. Meu voto para 1º Secretário da Mesa Diretora vai para o Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 39 votos. Como vota o Deputado Gerson Bittencourt?

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Primeiramente quero cumprimentar o nosso novo Presidente, e desejar-lhe boa sorte na condução desta Casa nos próximos dois anos. Quero cumprimentar, também, o Secretário que deixa o cargo, nosso companheiro, dirigente, Deputado Estadual Rui Falcão, aquele que aprendi a admirar lá nos meus 18 anos, quando participava das reuniões do Partido dos Trabalhadores, e já tínhamos o Deputado Rui Falcão como a grande referência. Quero aqui declarar meu voto ao amigo, companheiro de muitos anos, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 40 votos. Como vota o Deputado Gilmaci Santos?

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sr. Presidente Samuel Moreira, quero também parabenizá-lo e desejar sucesso nessa nova jornada. Tenho certeza de que a Assembleia Legislativa estará bem representada e bem conduzida. Quero consignar meu voto ao Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 41 votos. Como vota o Deputado Gilson de Souza?

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 42 votos. Como vota o Deputado Hamilton Pereira?

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, nobre Deputado Samuel Moreira, primeiro quero parabenizá-lo pela eleição, desejo-lhe uma feliz gestão à frente da Presidência da Assembleia Legislativa. Vossa Excelência terá oportunidade de contar ao seu lado com um grande parceiro, uma pessoa extremamente competente, e grande amigo nosso, que além de ter todas as qualidades e competência para dirigir a 1ª Secretaria, é um grande torcedor do Grêmio Portoalegrense e do glorioso Santos Futebol Clube, como este Deputado; meu voto, portanto, vai para o Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto 43 votos. Como vota o Deputado Hélio Nishimoto?

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Voto no Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 44 votos. Deputada Heroilma Soares.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 45 votos. Deputado Isac Reis.

 

O SR. ISAC REIS - PT - Em primeiro lugar, quero parabenizar o novo Presidente, Samuel Moreira, e desejar toda a sorte do mundo. Parabenizar também meu companheiro, que é orgulho do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, que nesse primeiro biênio ocupou essa 1ª Secretaria. E ouso dizer que esta Casa não poderia escolher melhor nome para suceder o brilhante Deputado Rui Falcão, um amigo, um companheiro, um batalhador pela democracia, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Obrigado, Deputado Isac. Deputado Enio Tatto, 46 votos. Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 47 votos. Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 48 votos. (Palmas.) Deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 49 votos. Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 50 votos. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 51 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 52 votos. Deputado Leandro KLB.

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 53 votos. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 54 votos. Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 55 votos. Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 56 votos. Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Gostaria de parabenizar o Secretário Rui Falcão, presidente do nosso partido, pelo trabalho desenvolvido na 1ª Secretaria. Gostaria também de saudar o novo Presidente, Deputado Samuel Moreira. E declaro nosso voto ao nosso Líder, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Obrigado, Deputado. Deputado Enio Tatto, 57 votos. Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Também quero parabenizar por esse biênio nosso Líder, Deputado Rui Falcão, e também o Deputado Samuel Moreira por mais esse desafio. E com muito orgulho voto em nosso companheiro, nosso amigo, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 58 votos. Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 59 votos. Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 60 votos. Deputado Marcos Neves.

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 61 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 62 votos. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 63 votos. Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 64 votos. Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 65 votos. Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, em primeiro lugar boa sorte e parabéns. Há exatos seis anos, chegava a esta Casa, e naquele momento o deputado que mais me auxiliou, ensinou-me e apoiou-me, muito embora não fosse do meu partido, foi o Deputado Enio Tatto. Então, com toda a convicção e na certeza de que está em ótimas mãos a 1ª Secretaria, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 66 votos. Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Cumprimento o Deputado Rui Falcão pelo excelente trabalho desempenhado e reiterando a confiança no nosso Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 67 votos. Deputado Orlando Morando.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 68 votos. Deputado Osvaldo Verginio.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 69 votos. Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Gostaria de cumprimentar e desejar muito sucesso ao Deputado Samuel Moreira e toda a equipe. Meu voto é para o grande Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 70 votos. Deputada Regina Gonçalves.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 71 votos. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 72 votos. Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PV - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 73 votos. Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 74 votos. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Deputado Enio Tatto, companheiro, grande amigo.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 75 votos. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 76 votos. Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 77 votos. Deputado Rui Falcão.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 78 votos. Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 79 votos. Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 80 votos. Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Aproveito a oportunidade para cumprimentar o Presidente Samuel Moreira, recém eleito, com votos de que construamos cada vez mais uma democracia radical nesta Casa. Dirijo também a palavra ao querido Deputado Rui Falcão, que é uma inspiração na condução dos trabalhos políticos deste País, e não seria diferente nesta bancada.

Meu voto vai para o nosso companheiro querido, grande articulador, Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Obrigado, Deputada Telma de Souza. Deputado Enio Tatto, 81 votos. Deputado Ulysses Tassinari.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 82 votos. Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Presidente Samuel Moreira, desejo êxito a Vossa Excelência. Sai um amigo meu de há mais de 50 anos, competente, Rui Falcão, desde a época de Monte Aprazível, onde nós estudávamos. Entra um grande amigo, orgulho da Bancada do PT e grande membro da Comissão de Finanças. Voto em Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Obrigado, Deputado Vitor Sapienza. Deputado Enio Tatto, 83 votos. Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Rui Falcão, parabéns pela maneia como conduziu a 1ª Secretaria. Voto com muito prazer em Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 84 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrada a primeira chamada de votação. Esta Presidência inicia agora a segunda chamada dos Deputados que não responderam na primeira chamada. Neste momento, peço ao Secretário que faça a segunda chamada.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Seguindo orientação do meu partido, com grata satisfação, voto no Deputado Enio Tatto para a 1ª Secretaria,

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 85 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Engler.

 

O SR. ROBERTO ENGLER - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Enio Tatto, 86 votos. Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.)

Sr. Presidente, está concluída a segunda chamada. Deputado Enio Tatto, 86 votos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrado o processo de votação do novo 1º Secretário. Esta Presidência registra 86 votos para o Deputado Enio Tatto. Portanto, declaro eleito o Deputado Enio Tatto, para exercer a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no biênio 2013/2015.

Neste momento chamo o nobre Deputado Enio Tatto para que assuma a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Concedo neste momento a palavra do Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente eleito, Deputado Samuel Moreira, conte com este Deputado em todos os trabalhos nesta Casa. Sr. Deputado Barros Munhoz, que nos últimos anos nos honrou muito como Presidente desta Casa, Sr. Deputado Rui Falcão, Presidente nacional do meu partido, e portanto meu Presidente, a quem terei o desafio de substituir na 1ª Secretaria desta Casa, é um orgulho muito grande ser companheiro de bancada, e um desafio muito grande substituí-lo. Sr. Deputado Edinho Silva, companheiro de bancada e Presidente estadual do PT.

Srs. líderes, faço questão de nomear todos: Samuel Moreira, eleito Presidente, ex-Líder do Governo; Carlos Bezerra, Líder do PSDB; Alencar Santana Braga, meu Líder do PT; Campos Machado, Líder do PTB; Estevam Galvão, Líder do DEM; Antonio Salim Curiati, Líder do PP; André do Prado, Líder do PR; Carlos Cezar, Líder do PSB; Alex Manente, Líder do PPS; Vanessa Damo, Líder do PMDB; Olímpio Gomes, Líder do PDT; Regina Gonçalves, Líder do PV; Rodrigo Moraes, Líder do PSC; Gilmaci Santos, Líder do PRB; Leci Brandão, Líder do PCdoB; e o meu líder, Líder da Minoria, Deputado Adriano Diogo.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vereadores presentes, funcionários da Assembleia Legislativa, amigos, Sras., Srs. telespectadores da TV Assembleia e todos os que nos honram neste momento, saúdo e agradeço a minha família aqui presente, pela paciência, compreensão e amor. Obrigado, Yolanda, minhas filhas Karla, Carmem e meu filho Carlos Tatto. Saúdo também, não poderia ser diferente, a minha mãe Inês Tatto, que ontem completou 86 anos, que não está aqui presente, mas tenho a certeza de que está assistindo. Obrigado, mãe, pela sua dedicação, seu carinho, sua coragem, sua determinação e seu exemplo. Agradeço as companheiras e os companheiros de Bancada do Partido dos Trabalhadores que me confiaram a missão de representá-los na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Espero corresponder às expectativas e à confiança que em mim depositaram. Agradeço e reconheço os esforços que todos temos feito no sentido de melhorar e fortalecer o Legislativo paulista.

É importante citar a firme condução desta Casa pelo nosso Presidente Barros Munhoz, bem como os avanços proporcionados pela 1ª Secretaria, sob a direção do Deputado Rui Falcão, e pela 2ª Secretaria, dirigida pelo Deputado Aldo Demarchi. Cito também o compromisso, a dedicação e a disposição dos demais membros da Mesa, dos Vice-Presidentes, Deputados Celso Giglio, Roque Barbiere, Jooji Hato e Rafael Silva, e dos demais Secretários, 3º Secretário, Deputado Reinaldo Alguz, 4ª Secretária, Deputada e companheira de partido, Telma de Souza. Todos nesta Casa somos gratos a vocês.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tenho a firme convicção de que a gestão desta Mesa que inicia hoje pautará suas ações pela defesa dos valores democráticos, fortalecendo dia após dia o papel insubstituível do Parlamento que, evidentemente, não se pode resumir à mera produção legislativa. Assegurar as prerrogativas de fiscalização dos atos do Executivo é, sem dúvida, dever de todos nós. Mais do que isso: é a melhor maneira de ratificar o sistema democrático que confere ao Legislativo essa prerrogativa.

Porém, isso só não é suficiente, sobretudo no mundo complexo e globalizado em que vivemos, onde os acontecimentos se sucedem com uma enorme rapidez, exigindo de nós uma capacidade quase que infinita de compreensão das necessidades da população. Assim, assegurar a participação da sociedade, bem como a disponibilização de instrumentos modernos de transparência, é premissa que deve estar presente em nosso cotidiano. Creio que esta é a melhor maneira de valorizar e fortalecer o Legislativo, proporcionando, inclusive, o reconhecimento pela sociedade dos trabalhos dos Parlamentares.

No plano interno, é de fundamental importância dar continuidade ao trabalho de qualificação e valorização do quadro técnico, das servidoras, dos servidores que dão suporte às atividades legislativas, assegurando as condições adequadas de trabalho, bem como mecanismos de formação permanente e remuneração justa. É imprescindível assegurar a adequada infraestrutura para o bom desempenho dos mandatos, tanto nas atividades internas como em eventos externos, como, por exemplo, as audiências públicas.

Dentre os grandes desafios que estão colocados para todos nós, está o de melhorar a comunicação entre a Casa, os Deputados e a sociedade. Esse objetivo só será alcançado à medida que avancemos na democratização dos meios de comunicação de que dispomos, como a TV Assembleia, o nosso site na Internet e o Diário Oficial.

Por fim, Sr. Presidente Srs. Deputados, lembro que o Brasil tem avançado significativamente nos últimos anos. Até há pouco tempo, era impensável termos uma mulher na Presidência da República. Hoje, temos a Presidente Dilma. Também parecia remota a possibilidade de erradicarmos a miséria extrema do País. Pois bem, temos visto que esses avanços são possíveis graças à capacidade de mobilização e, sobretudo, à vontade política. Para mim, essa é uma demonstração clara do quanto a ação política é transformadora.

Por isso, quero encerrar reafirmando minha crença na política como meio de concretizar os legítimos anseios da sociedade, como instrumento de transformação e de justiça social.

Muito obrigado a todos vocês! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Samuel Moreira - PSDB - Neste momento, anunciamos a eleição da 2ª Secretaria da Mesa.

Pergunto se há algum candidato a 2º Secretário da Mesa.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Sr. Presidente, em nome do Democratas, quero indicar para a 2ª Secretaria o nosso grande ilustre amigo, Deputado Edmir Chedid.

 

O Sr. Presidente - Samuel Moreira - PSDB - Está registrada, portanto, a candidatura do Deputado Edmir Chedid. Passamos, então, à nossa eleição.

Esta Presidência solicita ao nobre 1º Secretário que faça a chamada para a votação do cargo em eleição do 2º Secretário.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Meu voto vai para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, um voto. Deputado Adriano Diogo.

 

O SR. Adriano Diogo - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, dois votos. Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Alcides Amazonas.

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, três votos. Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. Aldo Demarchi - DEM - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, quatro votos. Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Voto em Edmir Chedid. Parabéns ao nosso Secretário Enio Tatto.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Obrigado. Deputado Edmir Chedid, cinco votos. Deputado Alex Manente.

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, seis votos. Deputado Alexandre da Farmácia.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, sete votos. Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, oito votos. Deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, nove votos. Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. Analice Fernandes - PSDB - Meu voto vai para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, dez votos. Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto em Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, 11 votos. Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, 12 votos. Deputado Antonio Mentor.

 

O SR. Antonio Mentor - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, 13 votos. Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. Antonio Salim Curiati - PP - Com muita satisfação, voto no nobre Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, 14 votos. Deputado Baleia Rossi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, 15 votos. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. Barros Munhoz - PSDB - Com satisfação, voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edmir Chedid, 16 votos. Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - Vou votar no Deputado Edmir Chedid, nosso querido 1º Secretário, Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 17 votos. Deputado Beto Trícoli. (Ausente.) Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo, meu irmão, Edmir.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 18 votos. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 19 votos. Deputado Carlos Bezerra.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 20 votos. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 21 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder.

 

O SR. CARLOS NEDER - PT - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 22 votos. Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 23 votos. Deputada Célia Leão.

 

A SRA. DEPUTADA CÉLIA LEÃO - PSDB - Presidente, quero antes de declarar meu voto mais uma vez agradecer ao Deputado Aldo Demarchi por toda sua história, seu trabalho, sua seriedade e amizade com todos aqui da Casa. E dizer que meu voto vai para alguém que é da nossa região, que conhecemos há muito tempo, em quem confiamos e de quem, sobretudo, gostamos, nosso voto vai para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 24 votos. Deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 25 votos. Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 26 votos. Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Meu voto vai para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 27 votos. Deputado Dilador Borges.

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 28 votos. Deputado Dilmo dos Santos.

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 29 votos. Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS- PSB - Para votar Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 30 votos. Deputado Edinho Silva.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 31 votos. Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Para votar em um grande amigo, Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 32 votos. Deputado Edmir Chedid. Como vota o Deputado Edmir Chedid?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Nobre Deputado, 1º Secretário Enio Tatto, eu voto Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 33 votos. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Voto em Edmir Chedid. Edmir Chedid, 34 votos. Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Com louvor, Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 35 votos. Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PEN - Voto em Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 36 votos. Como vota, Deputado Fernando Capez?

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 37 votos. Deputado Francisco Tito.

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 38 votos. Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Senhor Secretário, meu companheiro Enio Tatto, quero parabenizá-lo pela votação e desejar muito boa sorte à frente da 1ª Secretaria. Meu voto para 2º Secretário é Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Obrigado. Deputado Edmir Chedid, 39 votos. Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Meu voto é para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 40 votos. Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 41 votos. Deputado Gilson de Souza.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Eu voto no Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 42 votos. Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 43 votos. Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 44 votos. Deputada Heroilma Soares.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 45 votos. Deputado Isac Reis.

 

O SR. ISAC REIS - PT - Primeiro, quero cumprimentar o Deputado Enio Tatto pela votação. O meu voto é para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Obrigado. Deputado Edmir Chedid, 46 votos. Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Voto em Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 47 votos. Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 48 votos. (Palmas.). Deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 49 votos. Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - O meu voto é para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 50 votos. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 51 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Voto para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 52 votos. Deputado Leandro KLB.

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 53 votos. Deputada Leci Brandão. (Ausente.) Deputado Luciano Batista. (Ausente.) Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 54 votos. Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 55 votos. Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Consigno o meu voto para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 56 votos. Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 57 votos. Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 58 votos. Deputado Marcos Neves.

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 59 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 60 votos. Deputado Mauro Bragato. (Ausente.) Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 61 votos. Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 62 votos. Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Cumprimentando o Deputado Aldo Demarchi pelo excelente trabalho que desenvolveu, e agradecendo, votamos com muita honra para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 63 votos. Deputado Orlando Morando.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Sr. Presidente, gostaria de alertar, de interesse da Casa pelo número dos nobres pares, que seria bom que mobilize os Srs. Deputados para que a votação continue. Podemos correr o risco de não haver quorum. Todos têm de estar presentes para que possamos prosseguir.

Com bastante alegria, registro o meu voto para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 64 votos. Deputado Osvaldo Verginio.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 65 votos. Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Eu voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 66 votos. Deputada Regina Gonçalves.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 67 votos. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 68 votos. Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Voto no Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 69 votos. Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Voto no Deputado Edmir Chedid, um dos primeiros amigos que fiz quando cheguei a esta Casa. Tem o meu voto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 70 votos. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Gostaria de registrar o meu voto para o Deputado Edmir Chedid, um grande companheiro e amigo que respeito muito. Quando precisamos de um auxílio nesta Casa ele sempre nos ajudou. Ele me recebeu de braços abertos lá em Bragança. É um grande amigo e quero deixar registrado o meu voto para o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 71 votos. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 72 votos. Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 73 votos. Deputado Rui Falcão.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 74 votos. Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 75 votos. Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 76 votos. Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 77 votos. Deputado Ulysses Tassinari.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 78 votos. Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 79 votos. Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, desejo cumprimentar Aldo Demarchi, nosso colega, pela maneira inteligente e a sua capacidade no exercício da importante missão. Voto com muito prazer no Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 80 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrada a primeira chamada, passamos à segunda chamada.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Beto Trícoli. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Antes de dar o meu voto, quero agradecer ao Deputado Aldo Demarchi pela forma carinhosa e atenciosa com que o senhor sempre me tratou. Voto no Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 81 votos. Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Voto para o meu amigo de Bragança Paulista, Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 82 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid, 83 votos. Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrado o processo de votação para o novo 2º Secretário, esta Presidência registra 83 votos para o Deputado Edmir Chedid. Portanto, declaro eleito o Deputado Edmir Chedid para exercer a 2ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Biênio 2013/2015.

Neste momento, chamo o nobre Deputado Edmir Chedid para que assuma a 2ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Quero cumprimentar o Sr. Presidente Deputado Samuel Moreira, o Sr. 1º Secretário Deputado Enio Tatto, quero cumprimentar o meu Líder Deputado Estevam Galvão e agradecer pela indicação, quero agradecer o Líder Campos Machado pelo apoio e pela forma como ajudou a conduzir este processo democrático na Casa, em seu nome cumprimento todos os líderes, deputados e deputadas, em especial a Deputada Célia Leão, que é um exemplo para todos nós.

Eu estou no quinto mandato de deputado, participo da décima eleição desta Casa e tenho a Deputada Célia Leão como um norte para todos nós, ela que tem um mandato a mais na Casa.

Sr. Presidente, estou muito honrado em ocupar a 2ª Secretaria, agradeço a votação de todos os colegas deputados e junto com V. Exa. e o Deputado Enio Tatto quero dar prosseguimento ao grande trabalho que fez a Mesa do Deputado Barros Munhoz, Rui Falcão e Aldo Demarchi, que fez um trabalho importantíssimo durantes os quatro anos na 2ª Secretaria.

Sr. Presidente, estou muito honrado porque justamente hoje, 15 de março, faz 50 anos que um Abi Chedid tem um assento ininterrupto nesta Casa. O meu tio Nabi Chedid ocupou o mandato por 10 anos e eu estou no quinto, então são 50 anos de Parlamento paulista e me sinto muito honrado porque sou deputado Ficha Limpa, o Deputado Nabi também foi Ficha Limpa e quero fazer, junto com V. Exa., Sr. Presidente, um trabalho próspero para que os deputados - eu sei que é o seu pensamento - tenham mais condições de trabalho, os servidores da Casa possam ser cada vez mais reconhecidos e o Parlamento paulista possa continuar fazendo o grande trabalho que faz.

Quero agradecer o meu pai. Sei que está na Casa, sei que ele está feliz, ele que sempre torce por mim e veio representar toda minha família.

Muito obrigado, meu pai. Um beijo no seu coração.

Sucesso a esta nova Mesa Diretora. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Parabéns, Edmir Chedid.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, conversando com os colegas sinto que todos pensam a mesma coisa, mas parece que o Regimento não permite. Julgo que haja um contrassenso nesse processo.

Se temos um só candidato para o cargo, a votação é aberta e ninguém é contra, ter de fazer a chamada dos 94 deputados pode parecer um contrassenso nosso.

Se não houver solução para o momento, que na reforma do Regimento isto seja corrigido, porque quem estiver vendo a TV Alesp pode imaginar: mas o que os deputados estão fazendo se há apenas um candidato?

Levanto esta questão para que a Mesa a ser eleita hoje resolva esta situação na reforma do Regimento Interno.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Em que pese a sugestão de V. Exa. nós vamos ter de continuar cumprindo o Regimento, mas fica acolhida a sua sugestão para análise futura.

Para, então, fazermos uma votação mais célere eu pediria que o deputado chegasse com antecedência ao microfone para registrar o seu voto quando chamado.

Vamos à eleição do 1º vice-Presidente.

Alguma bancada indica o candidato?

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Sr. Presidente, a Bancada do Partido Verde indica o nobre do Deputado Chico Sardelli com o apoio das demais lideranças.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Está registrada a candidatura do Deputado Chico Sardelli para a 1ª vice-Presidência.

Passemos então à eleição. Esta Presidência solicita que o 1º Secretário proceda à chamada para votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Como vota o Deputado Adilson Rossi?

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, um voto. Como vota o Deputado Adriano Diogo?

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, dois votos. Como vota o Deputado Afonso Lobato? (Ausente.) Como vota o Deputado Alcides Amazonas?

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, três votos. Como vota o Deputado Aldo Demarchi?

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, quatro votos. Como vota o Deputado Alencar Santana Braga?

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, cinco votos. Como vota o Deputado Alex Manente?

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, seis votos. Como vota o Deputado Alexandre da Farmácia?

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, sete votos. Como vota a Deputada Ana do Carmo?

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, oito votos. Como vota a Deputada Ana Perugini?

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, nove votos. Como vota a Deputada Analice Fernandes?

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 10 votos. Como vota o Deputado André do Prado?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 11 votos. Como vota o Deputado André Soares?

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 12 votos. Como vota o Deputado Antonio Mentor?

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 13 votos. Como vota o Deputado Antonio Salim Curiati?

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 14 votos. Como vota o Deputado Baleia Rossi?

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 15 votos. Como vota o Deputado Barros Munhoz? (Ausente.) Como vota a Deputada Beth Sahão?

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 16 votos. Como vota o Deputado Beto Trícoli? (Ausente.) Como vota o Deputado Campos Machado?

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 17 votos. Como vota o Deputado Carlão Pignatari?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 18 votos. Como vota o Deputado Carlos Bezerra Jr.?

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 19 votos. Como vota o Deputado Carlos Cezar?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 20 votos. Como vota o Deputado Carlos Giannazi? (Ausente.) Como vota o Deputado Carlos Neder? (Ausente.) Como vota o Deputado Cauê Macris?

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 21 votos. Como vota a Deputada Célia Leão?

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Quero agradecer o nobre Deputado Aldo Demarchi pelo carinho e trabalho e deixar o nosso voto consignado ao Deputado Chico Sardelli.

Quero dizer ao Deputado que é da nossa região - eu não quero me estender, mas tenho de falar isso - que ele já teve cem mil votos, teve a minha lágrima quando não foi eleito embora com mais de cem mil votos na nossa região para Deputado Federal, mas que a sociedade da nossa região reconheceu seu talento, e portanto hoje é uma grande liderança.

Meu voto vai para o Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Chico Sardelli, 22 votos. Como vota o Deputado Celino Cardoso?

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT – Deputado Chico Sardelli, 23 votos. Como vota o Deputado Celso Giglio?

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 24 votos. Como vota o Deputado Chico Sardelli?

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 25 votos. Como vota o Deputado Dilador Borges?

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 26 votos. Como vota o Deputado Dilmo Santos?

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 27 votos. Como vota o Deputado ED Thomas?

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 28 votos. Como vota o Deputado Edinho Silva?

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 29 votos. Como vota o Deputado Edmir Chedid?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Voto no Deputado, amigo e companheiro Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 30 votos. Como vota o Deputado Edson Ferrarini?

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 31 votos. Como vota o Deputado Enio Tatto?

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 32 votos. Como vota o Deputado Estevam Galvão?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Com muita honra voto no meu amigo Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 33 votos. Como vota o Deputado Feliciano Filho? (Ausente.) Como vota o Deputado Fernando Capez?

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 34 votos. Como vota o Deputado Francisco Tito?

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 35 votos. Como vota o Deputado Geraldo Cruz?

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 36 votos. Como vota o Deputado Gerson Bittencourt?

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 37 votos. Como vota o Deputado Gilmaci Santos? (Ausente.) Como vota o Deputado Gilson de Souza?

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 38 votos. Como vota o Deputado Hamilton Pereira?

 

O SR. HAILTON PEREIRA - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 39 votos. Como vota o Deputado Hélio Nishimoto?

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 40 votos. Como vota a Deputada Heroilma Soares?

 

A SRA. HEROIMA SOARES - PTB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 41 votos. Como vota o Deputado Isac Reis?

 

O SR. ISAC REIS - PT - Cumprindo determinação da Bancada do Partido dos Trabalhadores voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 42 votos. Como vota o Deputado Itamar Borges?

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 43 votos. Como vota o Deputado João Caramez?

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 44 votos. Como vota o Deputado João Paulo Rillo?

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 45 votos. Como vota o Deputado Jooji Hato?

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Pela Assembleia e pelo Esporte, voto no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 46 votos. Como vota o Deputado Jorge Caruso?

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 47 votos. Como vota o Deputado José Bittencourt? (Ausente.) Como vota o Deputado José Zico Prado?

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 48 votos. Como vota o Deputado Leandro KLB?

 

O SR. LEANDO KLB - PSD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 49 votos. Como vota a Deputada Leci Brandão?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 50 votos. Como vota o Deputado Luciano Batista?

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 51 votos. Como vota o Deputado Luiz Carlos Gondim?

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 52 votos. Como vota o Deputado Luiz Cláudio Marcolino?

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 53 votos. Como vota o Deputado Luiz Moura? (Ausente.) Como vota o Deputado Marco Aurélio?

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 54 votos. Como vota o Deputado Marcos Martins?

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

 O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 55 votos. Como vota o Deputado Marcos Neves?

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 56 votos. Como vota o Deputado Marcos Zerbini? (Ausente.) Como vota a Deputada Maria Lúcia Amary?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 57 votos. Como vota o Deputado Mauro Bragato?

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 58 votos. Como vota o Deputado Milton Leite Filho?

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 59 votos. Como vota o Deputado Milton Vieira?

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 60 votos. Como vota o Deputado Olímpio Gomes? (Ausente.) Como vota o Deputado Orlando Bolçone?

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 61 votos. Como vota o Deputado Orlando Morando?

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 62 votos. Como vota o Deputado Osvaldo Vergínio?

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 63 votos. Como vota o Deputado Pedro Tobias? (Ausente.) Como vota o Deputado Rafael Silva? (Ausente.) Como vota o Deputado Ramalho da Construção?

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 64 votos. Como vota a Deputada Regina Gonçalves?

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 65 votos. Como vota o Deputado Reinaldo Alguz?

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 66 votos. Como vota a Deputada Rita Passos?

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 67 votos. Como vota o Deputado Roberto Engler?

 

O SR. ROBERTO ENGLER – PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 68 votos. Como vota o Deputado Roberto Massafera? (Ausente.) Como vota o Deputado Roberto Morais?

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Voto no Deputado Chico Sardelli. Quero agradecer inclusive a presença dele hoje de manhã na posse do Prefeito do PPS lá de Capivari, grande amigo, irmão, Rodrigo Proença. Parabéns Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 69 votos. Como vota o Deputado Rodrigo Moraes?

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 70 votos. Como vota o Deputado Rogério Nogueira?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 71 votos. Como vota o Deputado Roque Barbiere?

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 72 votos. Como vota o Deputado Rui Falcão?

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 73 votos. Como vota o Deputado Samuel Moreira?

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 74 votos. Como vota o Deputado Sebastião Santos? (Ausente.) Como vota a Deputada Telma de Souza?

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 75 votos. Como vota o Deputado Ulysses Tassinari?

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 76 votos. Como vota a Deputada Vanessa Damo? (Ausente.) Como vota o Deputado Vitor Sapienza?

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 77 votos. Como vota o Deputado Welson Gasparini?

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 78 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrada a primeira chamada, passaremos à segunda chamada.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Como vota o Deputado Barros Munhoz?

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Voto com muita satisfação no Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 79 votos. Como vota o Deputado Beto Trícoli?

 

O SR. BETO TRÍPOLI - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 80 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Deputados Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 81 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli, 82 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, encerrado o processo de votação para o 1º vice-Presidente, registro 82 votos para o Deputado Chico Sardelli. De acordo com o resultado, proclamo eleito e declaro empossado para a 1ª vice-Presidência da Assembleia Legislativa o nobre Deputado Chico Sardelli, no biênio 2013/2015. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente Samuel Moreira, confesso que hoje é um dia muito importante da minha vida. Dentro do Parlamento, são quatro mandatos e a primeira oportunidade efetiva de participar dos trabalhos da Mesa. Deposito em V. Exa. a nossa confiança, da mesma forma que depositamos no Deputado Barros Munhoz. Parabenizo meu querido amigo Deputado Enio Tatto, Deputado Alex Manente, Deputado Edmir Chedid, em nome da minha Líder Regina Gonçalves, pela confiança do Partido Verde. Tenho certeza de que o Parlamento Paulista é muito bem respeitado por todos os líderes e por todos os parlamentares que aqui estão, pessoas que aprendi admirar, a conviver, a amar no exercício da minha profissão. Um abraço especial também aos meus dois conterrâneos, Deputado Antonio Mentor e Deputado Cauê Macris. Obrigado pelo apoio, pela força. Não medirei esforços para representar o Parlamento Paulista. Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Parabéns, Deputado Chico Sardelli.

Antes de iniciar a eleição do 2º vice-Presidente, queria registrar a presença do Secretário de Energia e Deputado Federal, José Aníbal.

Passamos então à eleição do 2º vice-Presidente.

Pediria que as lideranças indicassem candidatos para a 2ª vice-Presidência.

Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra Jr.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Sr. Presidente, em nome da Bancada do PSDB, queremos fazer a indicação do Deputado, que muito honra nossa bancada, combativo, inteligente, Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Registrada a candidatura do nobre Deputado Fernando Capez.

Passamos então à eleição. Esta Presidência solicita ao 1º Secretário que faça a chamada para a votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, um voto. Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Alcides Amazonas.

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, dois votos. Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, três votos. Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, quatro votos. Deputado Alex Manente.

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, cinco votos. Deputado Alexandre da Farmácia.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, seis votos. Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, sete votos. Deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, oito votos. Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, nove votos. Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, dez votos. Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 11 votos. Deputado Antonio Mentor. (Ausente.) Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Com satisfação, muito orgulho voto no brilhante parlamentar Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 12 votos. Deputado Baleia Rossi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 13 votos. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 14 votos. Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 15 votos. Deputado Beto Trícoli.

 

O SR. BETO TRÍCOLI - PV - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 16 votos. Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 17 votos. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 18 votos. Deputado Carlos Bezerra Jr.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 19 votos. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 20 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Meu voto é para meu grande amigo, Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 21 votos. Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Presidente Samuel, para declinar nosso voto para um grande amigo, companheiro, alguém competente, sério, que tem história na vida pública e, portanto, vai ajudar muito nos trabalhos desta Casa. Voto em meu amigo, Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 22 votos. Deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 23 votos. Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 24 votos. Deputado Chico Sardelli. (Ausente.) Deputado Dilador Borges.

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 25 votos. Deputado Dilmo dos Santos.

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 26 votos. Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 27 votos. Deputado Edinho Silva.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 28 votos. Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Fernando Capez, brilhante deputado.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 29 votos. Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Voto no amigo e brilhante Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 30 votos. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 31 votos. Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Merecidamente, Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 32 votos. Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meu voto vai para Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 33 votos. Deputado Francisco Campos Tito.

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 34 votos. Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 35 votos. Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Fernando Capez

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 36 votos. Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Gilson de Souza.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 37 votos. Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 38 votos. Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Meu voto vai para o grande amigo, Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 39 votos. Deputada Heroilma.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - Meu voto vai para o Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 40 votos. Deputado Isac Reis. (Ausente.) Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Voto no Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 41 votos. Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sr. Presidente, antes de declarar meu voto, gostaria de enaltecer o espírito público e o seu total desprendimento, desse homem que possibilitou a composição harmoniosa dessa Mesa que, sem sombra de dúvida, trará grandes e frutíferos resultados para todos nós. Meu voto vai para Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 42 votos. Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Meu voto, Sr. Presidente, é para o combativo e corajoso Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 43 votos. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 44 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 45 votos. Deputado Leandro KLB.

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 46 votos. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 47 votos. Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Meu amigo, Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 48 votos. Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Voto no Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 49 votos. Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 50 votos. Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Voto em Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 51 votos. Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCOS AURÉLIO - PT - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 52 votos. Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 53 votos. Deputado Marcos Neves.

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 54 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 55 votos. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 56 votos. Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 57 votos. Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 58 votos. Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Fernando Capez, 59 votos. Deputado Orlando Morando.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Meu voto para 2º Vice-Presidente é para o Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 60 votos. Deputado Osvaldo Verginio.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 61 votos. Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Meu amigo, meu vizinho, grande Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 62 votos. Deputada Regina Gonçalves.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 63 votos. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 64 votos. Deputada Rita Passos.

 

A SRA. DEPUTADA RITA PASSOS - PSD - Para votar no Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 65 votos. Deputado Roberto Engler.

 

O SR. ROBERTO ENGLER - PSDB - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 66 votos. Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Eu voto no Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 67 votos. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Eu voto no meu amigo Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 68 votos. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 69 votos. Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 70 votos. Deputado Rui Falcão.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 71 votos. Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 72 votos. Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Eu voto no Deputado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 73 votos. Deputado Ulysses Tassinari.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Voto no Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 74 votos. Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 75 votos. Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, voto no Fernando Capez, com muito prazer.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 76 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrada a primeira chamada, passamos então à segunda chamada, Sr. Secretário.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Antonio Mentor. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Presidente, o meu voto vai para esse grande Parlamentar, grande paulista, chamado Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 77 votos. Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Fernando Capez.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez, 78 votos. Deputado Isac Reis. (Ausente.) João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Olimpio Gomes. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Está encerrado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrado o processo da segunda chamada para a votação da 2º Vice-Presidente, registro 78 votos para o Deputado Fernando Capez.

Portanto, declaro eleito o Deputado Fernando Capez para exercer o cargo de 2º vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no biênio 2013/2015.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Meu querido amigo, Deputado, Presidente Samuel Moreira da Silva Junior, quero manifestar a minha gratidão aos meus colegas, companheiros de Assembleia Legislativa, que aqui vieram, votaram; àqueles que a mim dirigiram palavras de carinho, de amizade, de estima; a V. Exa., Presidente desta Casa e um dos principais condutores desse processo; ao Líder da nossa bancada, Deputado Carlos Bezerra Jr.; à Deputada Regina, do PV; ao Deputado Chico Sardelli, do PV.

Atendendo ao princípio da proporcionalidade, à democracia, à necessidade de que todos os partidos estejam representados adequadamente na Mesa desta Casa, foi feita uma composição correta e inteligente.

Sr. Presidente, conte sempre com o trabalho deste Deputado, com a nossa lealdade, com o nosso companheirismo. Por fim, deixo um beijo especial à Deputada Maria Lúcia Amary e ao Deputado Roberto Engler, que, com toda legitimidade, postularam com muitos méritos também a possibilidade de estarem aqui nesta 2ª vice-Presidência.

 

O Sr. Presidente - Samuel Moreira - PSDB - Parabéns, Deputado Fernando Capez. Dando sequência, vamos à eleição do 3º vice-Presidente.

Sras. Deputadas, há algum candidato a 3º vice-Presidente?

 

O SR. Campos Machado - PTB - Sr. Presidente, indico o Deputado Edson Ferrarini.

 

O Sr. Presidente - Samuel Moreira - PSDB - Registrada, portanto, a candidatura do Deputado Edson Ferrarini.

Gostaria de chamar o Deputado Carlão Pignatari para nos auxiliar no lugar do Deputado Alex Manente. Obrigado, Deputado Alex Manente, que nos auxiliou nas votações anteriores.

Esta Presidência solicita ao nobre 1º Secretário que faça a chamada para a votação ao cargo de 3º vice-Presidente.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Meu voto vai para o Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, um voto. Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Alcides Amazonas. (Ausente.) Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Voto no Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, dois votos. Deputado Alex Manente.

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Voto em Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, três votos. Deputado Alexandre da Farmácia.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Sr. Presidente, o meu voto é para o nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, quatro votos. Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Meu voto é para Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, cinco votos. Deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, seis votos. Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Meu voto é para o Coronel Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, sete votos. Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Vou votar no Coronel Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, oito votos. Deputado Antonio Mentor.

 

O SR. Antonio Mentor - PT - Meu voto é no Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Edson Ferrarini, nove votos. Deputado Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Com satisfação, voto no nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Dez votos, Deputado Edson Ferrarini. Deputado Baleia Rossi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - Voto no Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Onze votos, Deputado Edson Ferrarini. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Voto com muita satisfação nesse Deputado de tanto tempo de atuação na Casa. Sempre com muita competência, com muita honradez e com muita dignidade, Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Doze votos, Deputado Edson Ferrarini. Deputada Beth Sahão.

 

A SRA BETH SAHÃO - PT - Deputado Edson Ferrarini, Sr. Secretário.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 13 votos. Deputado Beto Trícoli.

 

O SR. BETO TRÍCOLI - PV - Nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 14 votos. Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo e meu leal companheiro, Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Quinze votos, Deputado Edson Ferrarini. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Dezesseis votos, Deputado Edson Ferrarini. Deputado Carlos Bezerra.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 17 votos. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Meu voto é para o Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Dezoito votos, Deputado Edson Ferrarini. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Eu voto no Deputado Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 19 votos. Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Presidente, quero declinar meu voto ao nobre Deputado Edson Ferrarini, e já o faço nesse momento, mas quero junto com o voto também registrar nos anais desta Casa que o Coronel Ferrarini é um desses homens que representam São Paulo e o Brasil. Que, como diz o bom mineiro, faz gosto a gente participar da política. Sério, competente, honesto, destemido e determinado. A Assembleia Legislativa precisa de homens como o Coronel Ferrarini e o meu voto vai com muita honra, com muita alegria, e com aplauso também.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 20 votos. Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - É com muita alegria, muita alegria mesmo, que eu quero registrar o meu voto nesse meu amigo, Deputado Edson Ferrarini. O Coronel foi meu colega, meu amigo, na minha primeira eleição como Deputado Estadual, nos idos de 91 e 92, e durante todo esse tempo ele só demonstrou uma enorme grandeza como Deputado e como homem público.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Edson Ferrarini, 21 votos. Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Meu voto vai para este grande Parlamentar, Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 22 votos. Deputado Dilador Borges.

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 23 votos. Deputado Dilmo dos Santos.

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Meu voto vai para o nosso mestre, Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 24 votos. Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado trabalhador, Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 25 votos. Deputado Edinho Silva.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 26 votos. Deputado Edmir Chedid. (Ausente.) Deputado Edson Ferrarini, como vota?

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Eu voto Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 27 votos. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. Enio Tatto - pt - Voto em Edson Ferrarini. Edson Ferrarini, 28 votos. Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Homem de tantas lutas e glórias no exercício do seu trabalho como policial militar, hoje Deputado, Coronel Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 29 votos. Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Eu vou votar nesse grande Deputado do PTB, Coronel Edson Ferrarini. Legítimo representante dessa grande corporação, a Polícia Militar.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 30 votos. Deputado Francisco Campos Tito.

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 31 votos. Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 32 votos. Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 33 votos. Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Gilson de Souza.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 34 votos. Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Voto no Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 35 votos. Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Voto no grande Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 36 votos. Deputada Heroilma Soares.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - O meu voto é para o Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 37 votos. Deputado Isac Reis. (Ausente.) Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 38 votos. Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 39 votos. Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Voto no corajoso e combativo Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 40 votos. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 41 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Voto no Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 42 votos. Deputado Leandro KLB.

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 43 votos. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Com muito respeito, voto no Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 44 votos. Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Meu amigo, coronel e comandante Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 45 votos. Deputado Luiz Carlos Gondim. (Ausente.) Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 46 votos. Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 47 votos. Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 48 votos. (Palmas.) Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 49 votos. Deputado Marcos Neves.

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 50 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 51 votos. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 52 votos. Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 53 votos. Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 54 votos. Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 55 votos. Deputado Orlando Morando.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Quero registrar o meu voto para o Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 56 votos. Deputado Osvaldo Vergínio.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Quero votar numa pessoa que me recebeu muito bem nesta Casa: meu amigo e coronel, Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 57 votos. Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Pelo seu grande trabalho prestado na prevenção das drogas e dependência química, eu voto no grande Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 58 votos. Deputada Regina Gonçalves.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - O meu voto é para o nosso querido Deputado Edson Ferrarini, que é sempre generoso e carinhoso com todos os pares desta Assembleia Legislativa. Um grande abraço.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 59 votos. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - O meu voto é para o Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 60 votos. Deputada Rita Passos. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Voto no nosso querido Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 61 votos. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Registro o meu voto para o Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 62 votos. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 63 votos. Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Para o meu amigo e companheiro de partido, Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 64 votos. Deputado Rui Falcão.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 65 votos. Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 66 votos. Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 67 votos. Deputado Ulysses Tassinari.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Voto no Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 68 votos. Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 69 votos. Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Voto no Deputado Edson Ferrarini, deputado que honra, sem dúvida, esta Casa.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 70 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Passamos, então, para a segunda chamada: Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Alcides Amazonas.

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Deputado Edson Ferrarini.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Chico Sardelli.

 

* * *

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 71 votos. Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Voto para o nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 72 votos. Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Isac Reis. (Ausente.) Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado Luiz Carlos Gondim. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Ferrarini, 73 votos. Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.)

Está encerrada a votação, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrado o processo de votação da 3ª vice-Presidência, registramos 73 votos para o Deputado Edson Ferrarini. (Palmas.) Portanto, declaro eleito o Deputado Edson Ferrarini para exercer a 3ª vice-Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Biênio 2013/2015.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente Deputado Samuel Moreira, V. Exa. inicia uma caminhada nova nesta Casa e com a responsabilidade de suceder o grande Presidente Barros Munhoz. A Mesa que está sendo eleita pode contar com o apoio e o trabalho deste Deputado.

Quero agradecer ao Líder do meu partido Deputado Campos Machado como à bancada pela confiança neste Deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Parabéns, Edson Ferrarini.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Presidente, quero me penitenciar de uma falha grave.

Nos agradecimentos que fiz, deixei de citar muita gente, teria de ficar uma hora e meia agradecendo, mas duas pessoas eu tinha a obrigação de agradecer porque são duas pessoas que a Casa inteira respeita e estima muito: o Raí e o Toninho, os dois copeiros da Presidência. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Passemos então à eleição da 4ª vice-Presidência.

Pergunto às bancadas se têm candidato?

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - A Bancada do PMDB indica o Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Fica registrada a candidatura do Deputado Jooji Hato.

Façamos a eleição.

Esta Presidência solicita ao 1º Secretário que proceda à chamada para votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Como vota o Deputado Adilson Rossi?

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, um voto. Como vota o Deputado Adriano Diogo? (Ausente.) Como vota o Deputado Afonso Lobato? (Ausente.) Como vota o Deputado Alcides Amazonas?

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, dois votos. Como vota o Deputado Aldo Demarchi? Ausente. Como vota o Deputado Alencar Santana Braga?

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, três votos. Como vota o Deputado Alex Manente?

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, quatro votos. Como vota o Deputado Alexandre da Farmácia?

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, cinco votos. Como vota a Deputada Ana do Carmo?

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, seis votos. Como vota a Deputada Ana Perugini?

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, sete votos. Como vota a Deputada Analice Fernandes? (Ausente.) Como vota o Deputado André do Prado?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, oito votos. Como vota o Deputado André Soares?

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, nove votos. Como vota o Deputado Antonio Mentor?

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 10 votos. Como vota o Deputado Antonio Salim Curiati?

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 11 votos. Como vota o Deputado Baleia Rossi?

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 12 votos. Como vota o Deputado Barros Munhoz?

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 13 votos. Como vota a Deputada Beth Sahão?

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 14 votos. Como vota o Deputado Beto Trícoli? (Ausente.) Como vota o Deputado Campos Machado?

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 15 votos. Como vota o Deputado Carlão Pignatari?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 16 votos. Como vota o Deputado Carlos Bezerra Jr.?

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 17 votos. Como vota o Deputado Carlos Cezar?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 18 votos. Como vota o Deputado Carlos Giannazi? (Ausente.) Como vota o Deputado Carlos Neder? (Ausente.) Como vota o Deputado Cauê Macris?

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 19 votos. Como vota a Deputada Célia Leão?

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente, quero consignar o meu voto para o Deputado Jooji Hato, que tem história na Capital de muitos mandatos, que tem seu filho hoje vereador na Capital, portanto um homem que conhece de política e faz política com competência e seriedade. E agora já conhecido e reconhecido no Estado de São Paulo.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 20 votos. Como vota o Deputado Celino Cardoso? (Ausente.) Como vota o Deputado Celso Giglio?

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 21 votos. Como vota o Deputado Chico Sardelli?

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 22 votos. Como vota o Deputado Dilador Borges?

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 23 votos. Como vota o Deputado Dilmo dos Santos?

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 24 votos. Como vota o Deputado Ed Thomas?

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 25 votos. Como vota o Deputado Edinho Silva?

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 26 votos. Como vota o Deputado Edmir Chedid?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 27 votos. Como vota o Deputado Edson Ferrarini?

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 28 votos. Como vota o Deputado Enio Tatto?

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 29 votos. Como vota o Deputado Estevam Galvão?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 30 votos. Como vota o Deputado Feliciano Filho? (Ausente.) Como vota o Deputado Fernando Capez?

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 31 votos. Como vota o Deputado Francisco Campos Tito?

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 32 votos. Como vota o Deputado Geraldo Cruz?

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 33 votos. Como vota o Deputado Gerson Bittencourt? (Ausente.) Como vota ao Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Como vota o Deputado Gilson de Souza?

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 34 votos. Como vota o Deputado Hamilton Pereira?

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 35 votos. Como vota o Deputado Hélio Nishimoto?

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 36 votos. Como vota a Deputada Heroilma Soares?

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 37 votos. Como vota o Deputado Isac Reis? (Ausente.) Como vota o Deputado Itamar Borges?

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 38 votos. Como vota o Deputado João Caramez?

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 39 votos. Como vota o Deputado João Paulo Rillo? (Ausente.) Como vota o Deputado Jooji Hato?

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 40 votos. Como vota o Deputado Jorge Caruso?

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 41 votos. Como vota o Deputado José Bittencourt? (Ausente.) Como vota o Deputado José Zico Prado?

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 42 votos. Como vota o Deputado Leandro KLB?

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 43 votos. Como vota a Deputada Leci Brandão?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Voto no Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Como vota o Deputado Luciano Batista? (Ausente.) Como vota o Deputado Luiz Carlos Gondim? (Ausente.) Como vota o Deputado Luiz Cláudio Marcolino?

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 45 votos. Como vota o Deputado Luiz Moura? (Ausente.) Como vota o Deputado Marco Aurélio?

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 46 votos. Como vota o Deputado Marcos Martins?

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 47 votos. Como vota o Deputado Marcos Neves?

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 48 votos. Como vota o Deputado Marcos Zerbini? (Ausente.) Como vota a Deputada Maria Lúcia Amary?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato 49 votos. Como vota o Deputado Mauro Bragato?

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 50 votos. Como vota o Deputado Milton Leite Filho? (Ausente.) Como vota o Deputado Milton Vieira?

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 51 votos. Como vota o Deputado Olímpio Gomes? (Ausente.) Como vota o Deputado Orlando Bolçone?

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato 52 votos. Como vota o Deputado Orlando Morando?

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 53 votos. Como vota o Deputado Osvaldo Vergínio?

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 54 votos. Como vota o Deputado Pedro Tobias? (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Como vota o Deputado Ramalho da Construção?

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 55 votos. Como vota a Deputada Regina Gonçalves?

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 56 votos. Como vota o Deputado Reinaldo Alguz?

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato 57 votos. Como vota a Deputada Rita Passos?

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 58 votos. Como vota o Deputado Roberto Engler? (Ausente.) Como vota o Deputado Roberto Massafera? (Ausente.) Como vota o Deputado Roberto Morais?

 

O SR. ROBERTO MORAIS – PPS - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 59 votos. Como vota o Deputado Rodrigo Moraes? (Ausente.) Como vota o Deputado Rogério Nogueira?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 60 votos. Como vota o Deputado Roque Barbiere?

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Jooji Hato.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Chico Sardelli.

 

* * *

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 61 votos. Como vota o Deputado Rui Falcão?

 

O SR. RUI FALCÃO – PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 62 votos. Como vota o Deputado Samuel Moreira? (Ausente.) Como vota o Deputado Sebastião Santos? (Ausente.) Como vota a Deputada Telma de Souza?

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 63 votos. Como vota o Deputado Ulysses Tassinari?

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 64 votos. Como vota a Deputada Vanessa Damo? (Ausente.) Como vota o Deputado Vitor Sapienza?

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 65 votos. Como vota o Deputado Welson Gasparini?

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 66 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Encerrada a primeira chamada. Esta Presidência vai proceder à segunda chamada dos Deputados que não responderam à primeira chamada.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Como vota o Deputado Beto Trícoli?

 

O SR. BETO TRÍPOLI - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 67 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Como vota o Deputado Gerson Bittencourt?

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 68 votos. Como vota o Deputado Luiz Carlos Gondim?

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 69 votos. Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Isac Reis. (Ausente.) Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Como vota o Deputado Luciano Batista?

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 70 votos. Deputado Luiz Moura. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Milton Leite Filho. (Ausente.) Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Rodrigo Moraes. (Ausente.) Como vota o Deputado Samuel Moreira?

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato, 71 votos. Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Está encerrada a votação, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrado o processo de votação do novo 4º vice-Presidente, esta Presidência registra 71 votos, para o Deputado Jooji Hato. Portanto, declaro eleito o Deputado Jooji Hato para exercer a 4ª vice-Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no biênio 2013/2015.

Passamos então, para a eleição do 3º Secretário.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente, com muita alegria quero transmitir a esta Casa a decisão unânime da Bancada do PSB, a indicação do meu grande amigo, irmão, companheiro de todas as horas, Deputado Adilson Rossi para o cargo de 3º Secretário.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Portanto, está registrada a candidatura do Deputado Adilson Rossi. Passamos então, para a nossa eleição. Esta Presidência solicita ao Sr. 1º Secretário que faça a chamada para a votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Como vota o Deputado Adilson Rossi?

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Voto no Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, um voto. Como vota o Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Como vota o Deputado Alcides Amazonas?

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, dois votos. Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Como vota o Deputado Alencar Santana?

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, três votos. Como vota o Deputado Alex Manente?

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, quatro votos. Como vota o Deputado Alexandre da Farmácia?

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, cinco votos. Como vota a Deputada Ana do Carmo?

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, seis votos. Como vota a Deputada Ana Perugini?

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, sete votos. Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Como vota o Deputado André do Prado?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto no companheiro, Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, oito votos. Deputado André Soares. (Ausente.) Como vota o Deputado Antonio Mentor?

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, nove votos. Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, dez votos. Deputado Baleia Rossi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 11 votos. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Com muita satisfação, Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 12 votos. Deputado Baleia Rossi. (Ausente.)  Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 13 votos. Deputado Beto Trícoli.

 

O SR. BETO TRÍCOLI - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 14 votos. Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 15 votos. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 16 votos. Deputado Carlos Bezerra Jr.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 17 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 18 votos. Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 19 votos. Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Com muito carinho e alegria, Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 20 votos. Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Com muita satisfação, Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 21 votos. Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 22 votos. Deputado Dilador Borges.

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 23 votos. Deputado Dilmo dos Santos.

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 24 votos. Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Com carinho e respeito, Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 25 votos. Deputado Edinho Silva.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 26 votos. Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 27 votos. Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Meu amigo, Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 28 votos. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 29 votos. Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 30 votos. Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 31 votos. Deputado Francisco Campos Tito.

 

O SR. FRANCISCO CAMPOS TITO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 32 votos. Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 33 votos. Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 34 votos. Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Gilson de Souza. (Ausente.) Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 35 votos. Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 36 votos. Deputada Heroilma Soares.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 37 votos. Deputado Isac Reis. (Ausente.) Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 38 votos. Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 39 votos. Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Deputado Adilson Rossi, inclusive pela segurança.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 40 votos. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 41 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 42 votos. Deputado Leandro KLB.

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 43 votos. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 44 votos. Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 45 votos. Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 46 votos. Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 47 votos. Deputado Luiz Moura. (Ausente.) Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 48 votos. (Palmas.) Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 49 votos. Deputado Marcos Neves.

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 50 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 51 votos. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 52 votos. Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 53 votos. Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Meu amigo, Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 54 votos. Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 55 votos. Deputado Orlando Morando.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 56 votos. Deputado Osvaldo Vergínio.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 57 votos. Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 58 votos. Deputada Regina Gonçalves.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 59 votos. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 60 votos. Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi, 61 votos. Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Para votar no Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 62 votos. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Sr. Secretário, eu não poderia deixar de registrar o meu voto para o meu amigo, companheiro, uma pessoa que aprendi a admirar. Conheço os familiares, sei da sua conduta e o quanto ele é merecedor dessa honra. É Deus que o honra hoje. Meu voto é para o Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 63 votos. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 64 votos. Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Meu amigo, cantor, Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 65 votos. Deputado Rui Falcão.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 66 votos. Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 67 votos. Deputado Sebastião dos Santos. (Ausente.) Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Voto no Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 68 votos. Deputado Ulysses Tassinari.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 69 votos. Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 70 votos. Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 71 votos. Passamos à segunda chamada. Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 72 votos. Deputado Gilson de Souza.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 73 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Isaac Reis. (Ausente.) Deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 74 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Adilson Rossi.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Adilson Rossi, 75 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrado o processo de votação para o novo 3º Secretário. Esta Presidência registra 75 votos para o Deputado Adilson Rossi. Declaro eleito o Deputado Adilson Rossi para exercer a 3ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no biênio de 2013-2015. (Palmas.)

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Nobre Presidente Samuel Moreira, gostaria de deixar consignada aqui a minha gratidão a todos os meus pares, que me deram este voto de confiança. Agradeço ao Líder do meu partido, meu irmão, meu amigo Deputado Carlos Cezar, e a todos os Deputados do PSB, por depositar em mim essa confiança de poder representar o PSB na Mesa desta tão importante Casa.

Prometo, Sr. Presidente, dar aqui a minha parcela de contribuição naquilo que for necessário. Vossa Excelência pode contar sempre com este soldado desse grande exército que é a Assembleia Legislativa do nosso Estado.

Muito obrigado a todos. Que Deus abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Parabéns, Deputado Adilson Rossi.

Passamos à eleição da 4ª Secretaria. Pergunto ao Plenário, para a 4ª Secretaria.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - A Bancada do PT indica nosso companheiro, Deputado já experiente nesta Casa, muito atuante, presente, atual Presidente da Comissão de Saúde, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Está registrada a candidatura do Deputado Marcos Martins, para a 4ª Secretaria. A Presidência solicita ao 1º Secretário que faça a chamada para a votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Como vota o Deputado Adilson Rossi?

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Meu voto vai para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, um voto. Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Alcides Amazonas.

 

O SR. ALCIDES AMAZONAS - PCdoB - Voto Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, dois votos. Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, três votos. Deputado Alex Manente. (Ausente.) Deputado Alexandre da Farmácia.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, quatro votos. Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, cinco votos. Deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Companheiro Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, seis votos. Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, sete votos. Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, oito votos. Deputado Antonio Mentor.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Com uma alegria animal, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, nove votos. Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP- Com satisfação, nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 10 votos. Deputado Baleia Rossi.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 11 votos. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Com satisfação, voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 12 votos. Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Nosso querido companheiro Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 13 votos. Deputado Beto Trícoli.

 

O SR. BETO TRÍCOLI - PV - Meu voto é Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 14 votos. Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 15 votos. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Com muito prazer, vou votar no Deputado Marcos Martins, Presidente da Comissão de Saúde, pelo grande trabalho que ele fez nesse biênio.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 16 votos. Deputado Carlos Bezerra Jr.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Meu voto é do Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 17 votos. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - O meu voto é para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 18 votos. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 19 votos. Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente, quero consignar o meu voto para o Deputado Marcos Martins. Voto com convicção para alguém que tem uma luta séria em defesa da saúde e da vida das pessoas. Conquistou a mim e, certamente, conquistou muitos deputados na aprovação do seu projeto. Portanto, com muita alegria, meu voto vai para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 20 votos. Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 21 votos. Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 22 votos. Deputado Dilador Borges.

 

O SR. DILADOR BORGES - PSDB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 23 votos. Deputado Dilmo dos Santos.

 

O SR. DILMO DOS SANTOS - PV - O meu voto é para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 24 votos. Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputado Edinho Silva.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Sr. Presidente Samuel Moreira, votamos no Deputado Marcos Martins, essa liderança do nosso partido, companheiro que tem uma bela história à frente do Partido dos Trabalhadores.

Quero manifestar que o nome do companheiro Marcos Martins foi tirado por unanimidade na Bancada do PT por tudo o que ele representa, pela sua história.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 25 votos. Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. Edmir Chedid - DEM - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 26 votos. Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. Edson Ferrarini - PTB - Com muito prazer, voto no Deputado Marcos Martins, meu amigo.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 27 votos. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 28 votos. Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 29 votos. Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Voto no meu amigo, Deputado Marcos Martins, em cuja homenagem faço esse voto no microfone que tradicionalmente o Partido dos Trabalhadores usa para suas manifestações.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 30 votos. Deputado Francisco Campos Tito.

 

O sr. Francisco campos Tito - pt - Voto no meu amigo, companheiro de partido, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 31 votos. Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Voto no companheiro Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 32 votos. Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. GERSON BITTENCOURT - PT - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 33 votos. Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Gilson de Souza.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Voto em Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 34 votos. Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. Hamilton Pereira - PT - Voto neste combativo companheiro, sempre presente na Assembleia Legislativa, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 35 votos. Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - Voto no Deputado e amigo Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 36 votos. Deputada Heroilma Soares.

 

A SRA. HEROILMA SOARES - PTB - O meu voto é para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 37 votos. Deputado Isac Reis. (Ausente.) Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Voto no nosso Presidente da Comissão de Saúde, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 38 votos. Deputado João Caramez.

 

O SR. João Caramez - PSDB - Voto em Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 39 votos. Deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Voto no meu grande companheiro Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 40 votos. Deputado Jooji Hato.

 

O SR. Jooji Hato - PMDB - O meu voto é para o Deputado Marcos Martins, nosso Presidente da Comissão de Saúde e um dos maiores combatentes do produto amianto, que causa câncer. Parabéns.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 41 votos. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. Jorge Caruso - PMDB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 42 votos. Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado José Zico Prado.

 

O SR. José Zico Prado - PT - Voto no nosso companheiro Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 43 votos. Deputado Leandro KLB.

 

O SR. LEANDRO KLB - PSD - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 44 votos. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Voto, com muito orgulho, no meu nobre amigo e um grande Deputado da Comissão de Saúde, Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 45 votos. Deputado Luciano Batista.

 

O SR. LUCIANO BATISTA - PSB - Voto no companheiro Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 46 votos. Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. Luiz Carlos Gondim - PPS - Voto no meu amigo, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 47 votos. Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. Luiz Claudio Marcolino - PT - Numa indicação muito justa para a 4ª Secretaria, voto no Deputado Marcos Martins, Presidente da Comissão de Saúde. Ele fez um belíssimo trabalho nesses dois últimos anos, sendo também uma grande liderança da Cidade de Osasco.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 48 votos. (Palmas.) Deputado Luiz Moura.

 

O SR. LUIZ MOURA - PT - Voto no nosso grande companheiro, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 49 votos. Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Voto no companheiro, Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 50 votos. Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Marcos Martins - PT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 51 votos. Deputado Marcos Neves.

 

O SR. MARCOS NEVES - PSB - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 52 votos. Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. Maria Lúcia Amary - PSDB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 53 votos. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. Mauro Bragato - PSDB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 54 votos. Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 55 votos. Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Voto no Deputado Marcos Martins. Aproveito a oportunidade em que a Mesa Diretora da Assembleia está eleita para cumprimentar todos os que foram eleitos neste dia. Acima de tudo, quero cumprimentar esta Casa pela transparência e forma democrática que vivemos no dia de hoje. Que Deus abençoe todos os trabalhos desta Mesa pelos próximos dois anos. Êxito no que fizerem em prol desta Casa. Obrigado.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 56 votos. Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Com muita honra, voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 57 votos. Deputado Orlando Morando.

 

O SR. Orlando Morando - PSDB - Quero registrar o meu voto para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 58 votos. Deputado Osvaldo Vergínio.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 59 votos. Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Pela sua luta, inclusive, em defesa dos trabalhadores nesse movimento que fizemos na Av. Paulista, voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 60 votos. Deputada Regina Gonçalves.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - Quero consignar o meu voto para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 61 votos. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - O meu voto vai para o Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 62 votos. Deputada Rita Passos.

 

A SRA. Rita Passos - PSD - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 63 votos. Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. Roberto Morais - PPS - Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Deputado Marcos Martins, 64 votos. Deputado Rodrigo Moraes. (Ausente.) Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - PDT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 65 votos. Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 66 votos. Deputado Rui Falcão.

 

O SR. RUI FALCÃO - PT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 67 votos. Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 68 votos. Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - No ano retrasado, quando fui guindada à posição de 4ª Secretária desta Casa, com muito honra, quis, dentro da bancada do PT, a generosidade de colocar em meu nome a possibilidade de eu fazer a disputa. E quem abriu mão para que pudesse ser a candidata àquela época foi o meu querido Marcos Martins. Temos uma profunda admiração pela sua generosidade, impetuosidade, garra e competência, principalmente o trabalho que você faz lá na Comissão da Saúde. Eu me sinto muito honrada de você ser aquele que me sucede na Mesa desta Casa. Muito obrigada. Voto no Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 69 votos. Deputado Ulysses Tassinari.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - Voto Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 70 votos. Deputada Vanessa Damo. (Ausente.) Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 71 votos. Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Voto em Marcos Martins.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins, 72 votos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Faremos, então, a segunda chamada.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adriano Diogo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputado Alex Manente. (Ausente.) Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Isac Reis. (Ausente.) Deputado José Bittencourt. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputado Olímpio Gomes. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Rodrigo Moraes. (Ausente.) Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputada Vanessa Damo. (Ausente.)

Encerrada a votação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Encerrado o processo de votação do novo 4º Secretário, esta Presidência registra 72 votos para o Deputado Marcos Martins. Declaro eleito o Deputado Marcos Martins para exercer a 4ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Biênio 2013/2015.

Estão eleitos os membros da Mesa Diretora e seus substitutos. Passo a palavra ao nobre Deputado Marcos Martins, e também ao Deputado Jooji Hato, que não teve a oportunidade de falar na sua eleição.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar, em nome do Deputado Barros Munhoz, à Mesa anterior, e também à Mesa empossada com os meus colegas, que já foram proclamados e eleitos. Agradeço o voto de cada um dos Deputados e Deputadas que permaneceram até agora para podermos concluir este processo de forma democrática e aberta.

Agradeço muito à bancada do Partido dos Trabalhadores que tenho a honra de fazer parte, em nome do nosso Líder, Deputado Alencar Santana. Grande abraço a todos e muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Com a palavra o Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - PARA COMUNICAÇÃO - Caríssimo Presidente, Deputado Samuel Moreira, não poderia deixar de agradecer o voto de cada um dos deputados que confiaram na participação do meu partido, PMDB. Falo em nome do Deputado e Presidente do PMDB Regional, Deputado Baleia Rossi, do Deputado Caruso, da Deputada Vanessa Damo, e também do nosso Líder, Deputado Itamar Borges. Quero agradecer ao nosso querido Presidente Barros Munhoz, com quem tive a honra de compor a Mesa. Foi um grande Presidente, digno, probo, corajoso e democrático que ajudou muito esta Casa. Espero que esta douta Mesa desta Casa, o maior Poder Legislativo deste país, com o meu caríssimo Deputado Samuel Moreira e os companheiros eleitos, fará uma belíssima gestão, ajudando em muito esta Casa, este Estado e este país.

Parabéns a todos os deputados. A nossa eterna gratidão. (Palmas.) Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, agradecemos aos Líderes, Deputado Carlos Bezerra, Deputado Alencar Santana, Deputado Campos Machado, Deputado Estevam Galvão, Deputado Antonio Salim Curiati, Deputado André do Prado, Deputado Carlos Cezar, Deputado Alex Manente, Deputada Vanessa Damo, Deputado Olímpio Gomes, Deputada Regina Gonçalves, Deputado Rodrigo Moraes, Deputado Carlos Giannazi, Deputado Gilmaci Santos, Deputada Rita Passos, Deputada Leci Brandão, Deputado Adriano Diogo, e ao nosso ex-Presidente Barros Munhoz e a toda Mesa Diretora. Nós agradecemos a todos os Deputados e as Deputadas pela convivência, pelo dia de hoje e pelos dias que virão.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda da 5ª Sessão Solene a realizar-se na segunda-feira, às 10 horas, para comemorar os 30 anos da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 17 minutos.

 

* * *