1

 

07 DE FEVEREIRO DE 2000

1ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO CULINARISTA”

 

Presidência: GERALDO VINHOLI

 

Secretário: PEDRO MORI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/02/2000 - Sessão 1ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: GERALDO VINHOLI

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DO CULINARISTA

001 - GERALDO VINHOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia que a sessão foi convocada para comemorar o "Dia do Culinarista". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - PEDRO MORI

Ressalta a importância do culinarista no cenário nacional.

 

003 - ZALLY QUEIROZ

Expressa a importância do profissional de culinária na sociedade. Anuncia que o Centro Universitário São Camilo, numa parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais de Culinaria, preparou um curso de extensão e aperfeiçoamento para os profissionais.

 

004 - PAULA CANAVÓ

Representando o Conselho Regional de Nutricionistas, parabeniza os profissionais culinaristas.

 

005 - ANTÔNIO NASCIMENTO

Presidente da Regional de Profissionais de Culinária do Pará, discorre sobre a importância dos profissionais de culinária.

 

006 - ANA MARIA RUIZ TOMAZONI

Evidencia a realização do curso de formação do profissional de culinária. Anuncia a realização da Feira de Indústria Brasileira da Alimentação - ABIA Food Service 2000 - no Expo - Center Norte.

 

007 - Presidente GERALDO VINHOLI

Agradece a todos os presentes. Expressa a importância dos profissionais culinaristas para o País. Justifica a ausência do Deputado Federal José Roberto Batochio. Cumprimenta o Presidente da Fundação Roberto Pasqualine. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Pedro Mori para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PEDRO MORI - PDT procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Quero registrar e agradecer a presença da Sra. Ana Maria Rui Estomazoni, Presidente Executiva da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária; Sra. Paula Canavó, vice-Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, representando a Sra. Dra. Joana Darc Mura, Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas; Sra. Zali Queirós, representando a Sra. Dra. Sandra Shemim Seabra da Silva, da Universidade São Camilo; Sr. Antônio Nascimento, Presidente da Regional de Profissionais de Culinária do Pará; Sra. Licínia de Campos, Diretora Financeira e do Patrimônio da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária; Sra. Marana Figlioulo, representando a Associação Cearense de Culinária; Sra. Elisabeth Heluy Rios, representante da Associação das Culinárias do Maranhão; Sra. Palmira Silva Onofre “Palmirinha”, do Programa Mulheres, da TV Gazeta e da Associação dos Culinaristas de Goiania; Sra. Noemia Munaretti, tesoureira da Associação Gaúcha de Culinaristas; Sra. Neusa Nunes de Barros, Presidente da Associação Pernambucana de Culinaristas; Sra. Patrícia Lomelino, representando a Associação de Culinaristas do Paraná; Sra. Terezinha Silva Pereira de Oliveira, Presidente da Associação de Culinaristas da Paraíba; Sra. Geralda Rodrigues de Oliveira, da Associação de Culinaristas do Rio de Janeiro; Sra. Nadir Assumpção Prado de Souza, representando Minas Gerais; Sra. Fátima Brandão, Presidente da Associação de Culinaristas de Goiânia; Sra. Geisa Bezerra de Melo Cavalcante, Presidente da Associação de Culinaristas do Rio Grande do Norte; Sra. Célia Queiroz, Presidente da Associação de Culinaristas da Bahia; Sra. Cecília Pastorello, Sra. Eloisa Ferreira Dias, Sra. Sonia Wooten, da Associação Paulista de Culinaristas; Sra. Regina Helena Pontin, representante da APAN -. Associação Paulista de Nutrição -; Sr. Lúcio Ricardo Maluf, Presidente da Fundação Alberto Pasqualini, fundação do Partido Democrático Trabalhista, PDT; Sra. Cleiva Issa, Presidente da Associação de Culinaristas do Rio Grande do Sul; Sra. Ulda Mandu, da Rede Globo, programa Mais Você; Sr. Arnaldo C. Furlanetto, assessor e representante do Exmo. Sr. Aurélio Nomura, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo.

Queremos agradecer também à família de Alcides Bareli e à família Guidini, aqui presentes.

Nobres deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, Geraldo Vinholi, com a finalidade de comemorar o Dia do Culinarista.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Mori, da bancada do Partido Democrático Trabalhista, PDT.

 

O SR. PEDRO MORI - PDT - Sr. Presidente, minhas senhoras e meus senhores, fugindo um pouco à formalidade, quero cumprimentar todos os homenageados, em especial o nobre Deputado Geraldo Vinholi, autor desta iniciativa extremamente importante.

Quero saudar os senhores porque entendo que os culinaristas de todo o país fazem parte de um grande problema hoje não só do Brasil mas do mundo, que é a saúde.

Hoje, estes profissionais ganham espaço no cenário nacional.

E, neste momento, com a atitude elogiável do nobre Deputado Geraldo Vinholi, meu companheiro de bancada, queremos prestar uma homenagem a estes profissionais.

O Deputado Geraldo Vinholi acompanhou o desenvolvimento do trabalho de vocês, como hoje fazem a televisão, o rádio, a imprensa, e vocês precisam ter este reconhecimento no maior Parlamento do mundo. A maior Assembléia Legislativa que existe no país é a do Estado de São Paulo. São Paulo é a estrutura do país, São Paulo é o Brasil, e saindo daqui esta homenagem aos senhores tenho certeza de que a cada dia ganharão o reforço que vocês precisam e o prestígio que vocês merecem.

Portanto, quero deixar as minhas simples palavras, as minhas homenagens, mas convivo na minha prefeitura com algumas pessoas como vocês que ajudam na alimentação da criança, ajudam na alimentação e no bem-estar do nosso povo.

Entendo que nenhum política pode sobrepor-se à política da saúde humana. E, só é possível ser saudável se vocês conseguirem preparar profissionais como vocês.

Portanto, eu fico envaidecido de fazer parte desta Casa, do nobre Deputado Geraldo Vinholi ser o meu líder nesta Casa, de ser o Deputado que teve a iniciativa de aprovar esta resolução. Deixo, em nome do meu partido, o PDT, as minhas homenagens.

Esperamos que isto seja lembrado todos os anos para que vocês possam estar no cenário estadual, no cenário nacional, mostrando que vocês têm um papel importante não só em São Paulo como em todo o nosso país.

Sabemos que existem ministérios de tudo quanto é espécie, secretarias de tudo quanto é espécie, portanto vocês têm uma profissão tão importante que é necessário que os governadores já pensem numa pasta para que vocês possam desenvolver o seu trabalho.

Não seríamos tão saudáveis, tão bem preparados, se não fosse o trabalho que vocês desenvolvem.

Os senhores mestres preparam os nossos pratos de acordo com a proteína que cada ser humano necessita; pois nem todos necessitam da mesma alimentação. Vi isso recentemente no Hospital Albert Einsten, com nutricionistas e culinárias perfeitas, preparando os pratos necessários a cada paciente. Então, em todos os momentos vocêsestão presentes.

Vê-se hoje na televisão, por exemplo, a divulgação de pratos gostosos; isso motiva estarmos aqui prestando esta homenagem.

Portanto, apresentamos aos senhores homenageados nosso reconhecimento do PDT, partido que em São Paulo vem crescendo gradativamente, e hoje, junto com vocês recebe esta homenagem do Deputado Geraldo Vinholi, líder do PDT.

Não só vocês que são os melhores foram homenageados, mas pelo fato de ser um Deputado filiado ao nosso partido, ficamos envaidecidos.

Quero aqui também saudar o Presidente e a Direção desta Casa por permitir este evento. Todos os 94 Srs. Deputados desta Casa tomaram conhecimento desta sessão solene, assinaram o livro e prestigiam vocês de qualquer forma. Independentemente de partido os Srs. Deputados têm conhecimento e estão prestigiando este evento. Por motivos outros estão ausentes, mas em homenagem a vocês represento aqui os Deputados desta Casa e o nosso partido, também em homenagem a esse ilustre companheiro Geraldo Vinholi.

Nossos cumprimentos a todos os profissionais de Culinária de São Paulo e de outros Estados, aqui presentes. Nossos agradecimentos por estarem aqui nesta segunda-feira, por terem deixados seus compromissos e enfrentado o trânsito, para virem aqui receber esta homenagem mais do que justa.

Um abraço a todos e um beijo no coração de cada um. Espero que vocês continuem trabalhando desta forma, que com certeza merecerão o reconhecimento não só de nós Deputados, mas de toda a sociedade brasileira.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Esta Presidência concede a palavra a Sra. Zally Queiroz, neste ato representando a Dra. Sandra Chemin Seabra da Silva, da Universidade São Camilo.

 

A SRA. ZALLY QUEIROZ - Sr. Presidente da Mesa e demais componentes, meus senhores e minhas senhoras, para nós, do Centro Universitário São Camilo, representando hoje a Profª Dra. Sandra Chemin, que não pôde comparecer, por motivo de força maior, é motivo de grande satisfação estarmos aqui participando desta homenagem aos profissionais de culinária.

Como já disse meu antecessor, a importância do profissional de culinária no cotidiano da nossa sociedade é cada vez maior; a sua presença na mídia, nas empresas, nos clubes e nas diferentes formas de associação mostra que é uma profissão que se torna realmente necessária para quem vive no mundo agitado, que caracteriza esta nossa sociedade moderna.

Exatamente pela importância deste profissional junto à mídia e à população, é que, numa parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária, o Centro Universitário São Camilo preparou um Curso de Extensão de Aperfeiçoamento para os Profissionais de Culinária, tendo como objetivo melhorar cada vez mais a atuação desse profissional tão necessário nos nossos dias. Esse curso tem uma carga horária de 240 horas, com 10 meses de duração. E, com certeza será prestigiado por vocês que estão lutando pelo desenvolvimento da sua profissão, pelo reconhecimento e valorização daqueles que atuam numa área tão importante da nossa vida.

Homenageamos neste momento não apenas a Associação Brasileira, mas todas as regionais, e colocamos a nossa atividade do Centro Universitário São Camilo à disposição para colaborar e ser parceira no crescimento do profissional de culinária.

Parabéns e uma boa-noite.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE GERALDO VINHOLI - PDT - Registro a presença da Sra. Glénys Silvestre, representando a Sra. Ana Maria Braga.

Tem a palavra a Sra. Paula Canavó, vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas.

 

A SRA. PAULA CANAVÓ - Boa noite Sr. Presidente e demais componentes, é com grande prazer que, nós do Conselho Regional de Nutricionistas, terceira região Mato Grosso e Paraná, agradecemos o convite para estar aqui. Parabenizamos os profissionais culinaristas e também estamos colocando a vontade que o Conselho Regional de Nutricionistas têm de estar trabalhando com profissionais culinaristas. Já conversamos com a Dra. Ana Maria e pretendemos dar continuidade aos trabalhos. Parabéns a todos e é com muito honra que represento o Conselho Regional de Nutricionistas. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE GERALDO VINHOLI - PDT - Tem a palavra o Sr. Antonio Nascimento, Presidente da Regional de Profissionais de Culinária do Pará.

 

O SR. ANTONIO NASCIMENTO - Exmo. Sr. Deputado Geraldo Vinholi, Presidente desta sessão, Exma. Sra. Paula Canavó, vice-presidente da Regional de Nutrição, Terceira Região São Paulo, Exma. Sra. Zally Queiroz, representando a Universidade São Camilo, nossa querida Ana Maria Ruiz Tomazoni, em nome de quem saúdo todas nossas colegas profissionais da culinária, é importante que nos façamos presente em todos esses momentos e tenhamos a consciência da importância que temos na sociedade. Acima de tudo temos diretrizes e metas a serem alcançadas na procura de um profissionalismo, para isso a luta da ABPC tem sido árdua e graças a Deus glorificada.

Estamos diante de uma universidade de renome nacional, que contribui com a criação deste curso de extensão aos profissionais culinaristas e alcancemos essa meta da profissionalização, quiçá tenhamos este curso espalhado em todo nosso País.

Agradeço a honra de ter sido convidado para este evento, representando meu estado e todos os profissionais que lá labutam. É muito importante que tenhamos esse reconhecimento no âmbito nacional. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE GERALDO VINHOLI - PDT - Tem a palavra a Sra. Ana Maria Ruiz Tomazoni.

 

A SRA. ANA MARIA RUIZ TOMAZONI - Boa-noite Sr. Presidente, nobre Deputado Geraldo Vinholi, senhoras e senhores e, em particular às nossas regionais. Estamos sentindo uma grande emoção. Queremos agradecer à Bahia por estar presente com duas representantes, às regionais do Rio Grande do Norte, Maranhão, Fortaleza, na presença de uma senhora profissional - perdoem-me as outras não serem citadas mas temos dentro da culinária uma grande mestra, Dona Neusa Barros, com 80 anos, que é um símbolo do Nordeste para engrandecer nosso nome como culinarista - nosso muito obrigada à regional do Recife, à regional do Paraíba, do Pará, do Rio de Janeiro, de São Paulo, nossa grande e próxima parceira, à regional do Paraná, de Goiás, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Essas regionais, com tantas horas de viagem nesse nosso Brasil, fizeram-se presentes hoje na Assembléia Legislativa para marcar o evento e marcar um pequeno caminhar. Ainda temos um grande caminho a trilhar de muita luta e de muito trabalhar.

É com grande emoção que estamos aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo graças ao nobre Deputado Geraldo Vinholi e a toda sua equipe que deu a retaguarda para que esse evento pudesse ocorrer.

Vamos comemorar anos de trabalho e luta com o empenho prioritário que é a realização de um curso de formação do profissional de culinária. Ele já é realidade no ano 2000. Esse é um primeiro passo para se galgar qualquer profissão. Estamos comemorando, neste momento, a fortificação da Associação Brasileira através de nossas regionais aqui presentes.

Não sei se os senhores sabem mas, nesse momento, está ocorrendo, na Expo-Center Norte, uma Feira da Indústria Brasileira da Alimentação, a ABIA Food Service 2000. Então, convido a todos aqui presentes para que compareçam lá e confiram esse trabalho maravilhosos. É uma equipe com cerca de 70 pessoas do Brasil trabalhando ativamente de terça à sexta-feira.

Estamos em um momento de transição muito importante à caminho dessa profissionalização. Nossa meta é direcionar a formação do culinarista com uma grade curricular básica a todo território nacional, como já foi lembrado pela nossa regional do Pará.

  Assim, com um reconhecimento, com código de ética, com um regimento interno, caminharemos em direção a um reconhecimento da profissão.

Gostaria de agradecer às empresas parceiras para que esse evento pudesse acontecer. Muito obrigado ao Conselho Regional de Nutrição, à Faculdade São Camilo, à Sakura, à Adocante Finn, à Carbonell, à Josapar, à Arroz Tio João, à Chocolates Lacta, à Claude Decor, por essas toalhas bonitas que estão decorando nossa festa, à Chocolates Harald, à Cica e Doriana, à Open Comunicações, à Ajinomoto, à União, à Superbom, que nos oferece o suco geladinho que iremos tomar daqui há pouco e à Predileto, com a farinha Rosa Branca com a qual foi feito o bolo que iremos desgustar.

Agradecemos a toda nossa diretoria pelo empenho e colaboração para que esse evento ocorresse. Que Deus continue nos abençoando para que possamos caminhar na direção certa. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Quero cumprimentar a todos os presentes, agradecer a presença da Sra. Ana Maria que tem tido contato conosco desde o começo de 99 quando, através da nossa jornalista, Sra. Ida, que está aqui presente propusemos o nove de dezembro como o “Dia do Culinarista” que já está na última comissão, a Comissão do Trabalho, já passou por todas as outras e foi aprovado e tenho certeza que vai passar nesta também. Depois, através da reunião de líderes, através de uma priorização que temos que fazer na votação da Casa precisaremos aprovar o dia nove de dezembro como o “Dia do Culinarista”.

Tenho que me desculpar com os senhores. Esta sessão estava prevista para o começo de dezembro mas, como no final do ano há muitos projetos a serem votados e os auditórios estão todos tomados, tivemos que alterar essa data. Apesar da cobrança da Sra. Ana Maria não tivemos condições de realizar esta sessão naquela oportunidade. Mas neste ano de 2000, de Deus quiser, vamos ter duas comemorações. Uma hoje, que foi do ano passado, e a deste ano, que faremos no final do ano.

Aprendi um pouco o que faz o culinarista. Os senhores sabem, melhor do que eu, da importância que tem isso no mundo moderno. O mundo se volta, hoje, para a atividade de turismo que é um alto negócio no mundo todo e no Brasil ainda pouco explorado. E o culinarista tem um papel fundamental até para trazer divisas para o nosso País.

Estive na semana passada no Nordeste, em Salvador, e notamos que é preciso muito o desenvolvimento dessa atividade . Gostaria de dizer que vamos trabalhar em conjunto com seu pessoal. O Governo da Bahia está para aprovar uma faculdade na Ilha de Itaparica para atender a formação de todos os segmentos voltados ao turismo do Nordeste.

Temos de fazer um trabalho para incluir também a formação de culinarista nessa faculdade quando for aprovada.

Temos hoje na Assembléia Legislativa um programa colocado pelo nosso Presidente Deputado Vanderlei Macris que acho que tem muito a ver também com tudo isso.

Ana Maria, gostaria de integrar mais a sua participação porque V.Sa. é de São Paulo e traduz o sentimento dessa profissão do Brasil todo. Nesta Casa temos o Fórum do Século XXI, onde estamos discutindo o futuro, o que queremos para o nosso Estado e para o nosso Brasil.

Eu e o Deputado Newton Brandão fazemos parte da organização do chamado terceiro setor, que são as organizações não governamentais e acho também que o trabalho de vocês se enquadra bem e que está numa fase onde já pedirei para que vocês integrem para que possamos saber o que queremos para a nossa sociedade. É o trabalho de um ano e meio e que está ocorrendo com todo o êxito. Tenho certeza que colocaremos aí não só a profissão de culinarista como colocaremos o sentimento de toda a sociedade de como queremos a nossa sociedade organizada para o futuro.

Quero justificar a ausência do nosso deputado federal, Dr. José Roberto Batochio, nosso convidado, nosso próximo orador e atual presidente do PDT no Estado de São Paulo. De última hora, ele foi chamado a Brasília e estará embarcando às 21 horas. Ele pediu-me que o desculpassem, mas que será o nosso porta-voz, inclusive, para propor em Brasília como autor da lei que possa regulamentar a profissão de culinarista. Ele é o nosso aliado e gostaria que estivesse presente porque é uma pessoa que já foi presidente da OAB do Estado de São Paulo e presidente da OAB do Brasil, e que se propõe a ajudar nessas causas importantes para a sociedade.

Quero cumprimentar aqui o presidente da Fundação Roberto Pasqualini que veio nos honrar com a sua presença e que tem também a incumbência da formação de políticos em todo o interior no Estado de São Paulo dentro da visão política e da ética que procuramos fazer na política moderna.

Essencialmente era isso que queria dizer aos senhores e senhoras, e dizer da minha alegria em poder estar presidindo esta sessão. Quero agradecer a cada um de vocês que vieram de longe. Como disse a Ana Maria, esta solenidade está coincidindo com a abertura da ABIA - Associação Brasileira de Indústrias Alimentícias - mas, a nossa luta continua não só na Assembléia e em toda a regulamentação das atividades que vocês tiverem em sua profissão.

Quero agradecer a todos senhores e as senhoras, aos técnicos e companheiros desta Assembléia Legislativa pela colaboração para o desenvolvimento de mais esta brilhante sessão solene .

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, e ao Deputado Pedro Mori que esteve presente aqui conosco como grande e combativo deputado desta Casa, e convido a todos para um coquetel no Salão dos Espelhos do Café dos Deputados.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 21 horas e 29 minutos.

 

* * *