21 DE FEVEREIRO DE 2005

001ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “CENTENÁRIO DO ROTARY INTERNACIONAL”

 

Presidência: SIDNEY BERALDO

 

Secretário: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 21/02/2005 - Sessão 1ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO

 

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO ROTARY INTERNACIONAL

001 - Presidente  SIDNEY BERALDO

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocou esta sessão, com a finalidade de comemorar o Centenário do Rotary Internacional. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ROSMARY CORRÊA

Deputada Estadual, fala sobre a criação do Dia Internacional do Rotary e cita as ações da entidade em prol da comunidade.

 

003 - PAULO DE TARSO MUNIZ

Governador do Distrito 4430 do Rotary Internacional, narra os fatos históricos desde a fundação do Rotary e os programas de ajuda humanitária como a erradicação da poliomielite e a concessão de bolsas de estudo. É apresentado também um vídeo sobre o Rotary Club. Entrega o Sino do Centenário ao Presidente Sidney Beraldo.

 

004 - Presidente SIDNEY BERALDO

Fala sobre o reconhecimento internacional do trabalho feito pelo Rotary, seja na área da saúde ou da educação. Agradece a todos que colaboram com esta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Rosmary Corrêa para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB -Esta Presidência, tem a honra de saudar as autoridades aqui presentes: Sr. Paulo de Tarso Muniz, Governador do Distrito 4430 do Rotary Internacional para o exercício rotário 2004-2005; Sr. Paulo Roberto de Campos Castro, Governador do Distrito 4610 do Rotary Internacional para o exercício rotário 2004-2005; Sr. Altimar Augusto Fernandes, Governador do Distrito 4420 do Rotary Internacional para o exercício rotário 2004-2005; Sr. Nahid Chicani, Presidente da Comissão Multidistrital para as comemorações do Centenário do Rotary Internacional na cidade de São Paulo e ex-Governador do Distrito 4610, de 2001 a 2002; ex-Deputado Estadual Lívio Giosa, membro da Comissão do Centenário do Rotary Clube - São Paulo; Deputada Estadual Rosmary Corrêa.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada com a finalidade de homenagear o centenário do Rotary Internacional.

Convido a todos os presentes para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a Banda do Maestro PM Tenente Klébio de Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar e concede a palavra à nobre Deputada Rosmary Corrêa, que tão bem representa o Rotary nesta Casa, uma batalhadora, uma lutadora. Muito me honra ser a nobre Deputada Rosmary da minha Bancada.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PSDB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente, nobre Deputado Sidney Beraldo, companheiro e amigo, Governador Paulo de Tarso Muniz, governador do Distrito 4430, ao qual pertenço, Governador Paulo Roberto de Campos Castro, do Distrito 4610, Governador Altimar Augusto Fernandes, do Distrito 4420, ex-Governador Narrishi Kani, Presidente da Comissão Multidistrital para as comemorações do centenário, ex-Deputado Lívio Giosa, companheiros, companheiras, em primeiro lugar eu gostaria de dizer que hoje é uma noite extremamente importante na minha vida de cidadã e de Deputada, pois no plenário desta Casa, ao qual compareço há 14 anos - já estou em meu quarto mandato - posso ver e participar da comemoração dos 100 anos do Rotary, comemoração essa institucionalizada através de um projeto de lei de minha autoria, aprovado e sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin. A o ano passado não tínhamos institucionalizado o Dia do Rotary Internacional. Para nossa satisfação, para minha satisfação e agradecendo muito ao Sr. Governador, desde o final do ano passado podemos comemorar hoje, de maneira oficial, os 100 anos de Rotary aqui neste plenário.

É bem verdade que ainda sou nova em Rotary - tenho apenas cinco anos -, comparado com alguns companheiros aqui presentes, com 15, 20 anos. Sinto-me até uma recém-nascida em Rotary, mas uma recém-nascida com muita vontade de servir, e é isso que tenho procurado fazer, como rotariana do Rotary Club São Paulo Norte, e hoje na sua presidência, na gestão 2004/2005.

O Rotary foi formado 100 anos, através da perspicácia e da inteligência de Paul Harris, que junto com alguns amigos começou esse trabalho maravilhoso que temos o dever e a obrigação de continuar.

Nós, que pertencemos ao Rotary, somos líderes em nossa profissão. E como líderes, temos também a grande responsabilidade de construir um futuro melhor para as pessoas que nos cercam, de construir uma vida mais digna para a comunidade que nos cerca.

Poucas pessoas sabem aquilatar o que significa Rotary. Quando se fala e se louva tanto o terceiro setor, muitas pessoas sequer imaginam que Rotary era terceiro setor muitos e muitos anos, de uma maneira anônima. Imaginem, companheiros e companheiras, quantos rotarianos no Brasil, na cidade e no Estado de São Paulo, anonimamente realizam trabalhos maravilhosos em prol das populações mais carentes. Poucas pessoas sabem que Rotary é responsável praticamente pela erradicação da poliomielite no mundo. Muitas vezes vejo com indignação na televisão falarem sobre a erradicação da poliomielite, sem que em nenhum momento citem o trabalho do Rotary. E todos nós que somos rotarianos sabemos a importância fundamental que Rotary teve para que isso acontecesse. E ainda hoje Rotary luta para acabar com o pouco que resta dessa doença, que é a poliomielite.

No Brasil, nos estados, nas cidades, nós continuamos fazendo nosso trabalho, orientando jovens na escolha das profissões, fazendo trabalhos junto à comunidade, para dar um pouco mais de dignidade de vida para as pessoas.

Quero que me permitam, companheiros e companheiras, lembrar aqui um projeto para mim muito especial, e que muitos dos que estão aqui presentes conhecem, que é o Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania, realizado quatro anos, caminhando para o seu quinto ano. Esse projeto atendeu em média 10 mil pessoas por ano de trabalho. Foram realizados exames para diagnóstico de catarata, prevenção de câncer de mama, câncer de pele, câncer bucal, além de orientações jurídicas e psicológicas, e ainda ajudou pessoas a tirarem documentos, numa demonstração de cidadania.

Lembro-me muito bem do nosso primeiro Rotary em ação pela Saúde, quando tive o prazer de ver homens sisudos, empresários, homens de negócios, chorando quando uma senhorinha de idade chegava até ele naquele dia do atendimento e dizia: ‘meu filho, muito obrigado. Vou rezar para que Deus lhe proteja muito na sua vida por tudo que está fazendo por mim.’ Quantas vezes ouvimos esse tipo de frase vindas da boca de pessoas que nos agradeciam de maneira tão emocionada pelo trabalho que fazíamos.

É sempre importante dizer que o Rotary não faz filantropia. O Rotary é um clube que ajuda as pessoas a se organizar, que ajuda a sociedade a reivindicar, que pode muitas vezes até dar o peixe, mas o Rotary quer principalmente ensinar a pescar, quer ensinar as pessoas a andarem com suas próprias pernas. É isso que fazemos. E poucas pessoas sabem do nosso trabalho.

Nesta noite, nesta comemoração, na minha Casa, na nossa Casa, nos nossos 100 anos de Rotary quero abraçar todos os companheiros, parabenizando todos nesta comemoração dos nossos 100 anos. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Tem a palavra o Sr. Paulo de Tarso Muniz, Governador do Rotary Internacional.

 

O SR. PAULO DE TARSO MUNIZ - Nobre Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, meus pares, companheiro Paulo Roberto de Campos Castro, Governador do Distrito 4610, e companheiro Altimar Augusto Fernandes, Governador do Distrito 4420. Companheiro Nahid Chicani, Presidente da Comissão Multidistrital para Celebração do Centenário do Rotary em São Pauto e Governador do Distrito 4610 de Rotary Internacional no ano rotário 2001-2002.·Demais autoridades presentes, Senhoras, Senhores, Companheiras e Companheiros

          Estamos a dois dias da data do centenário de fundação do Rotary Internacional, e neste momento tão especial, não nos resta outra alternativa a não ser falar de nossa organização. Afinal o que é o Rotary Internacional? O Rotary Internacional é a associação de todos os Rotary Clubes do mundo.

Cada Rotary Club é composto por líderes de negócios e profissionais de ambos os sexos. Os rotarianos prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

          Tudo começou na região centro-leste do continente norte-americano, onde encontramos os grandes lagos. O que está mais ao sul é conhecido como lago Michigan, às margens do qual está a cidade de Chicago. Aqui, em 23 de fevereiro de 1.905, nasceu o Rotary Internacional. Fruto do encontro de 4 amigos de profissões diferentes, um advogado, um comerciante de carvão, um engenheiro de minas e um comerciante de roupas. O idealizador da nossa instituição foi um jovem advogado de 35 anos - Paul Percy Harris.

          Os fundadores estavam voltados para os contatos social e profissional, mas após 2 a nos tudo mudou quando o Rotary criou o seu primeiro projeto voltado para a comunidade. Instalou um banheiro público em uma movimentada rua do centro de Chicago. Marco em nossa história - naquele momento os rotarianos descobriram o seu potencial para servir. Com a base no tripé: social, profissional e serviço comunitário passou o Rotary a crescer rapidamente.

Em 1910, tornou-se internacional com a abertura do primeiro clube em Winnipeg no Canadá. Em 1911 chegou à Europa com a abertura de clubes em Dublin e Londres.

Hoje, está presente em 166 países e conta com mais de 1.200.000 rotarianos, distribuídos por cerca de 32.000 clubes. Poucos são os países que ainda não possuem um clube de Rotary.

O trabalho do Rotary reflete um século de bons serviços, que só foram possíveis pela participação de seus associados, que identificam as necessidades das comunidades onde estão inseridos e através de seus esforços pessoais e de contribuições de companheiros e de parceiros conseguem suprir aquelas carências.

Para que o trabalho dos rotarianos produzisse os resultados almejados, em 1917 criou-se um fundo de dotações que se tornaria a Fundação Rotária. No inicio as contribuições eram pouco significativas. Mas, após a morte de Paul Percy Harris em janeiro de 1947, aos 78 anos, inspirados pela maneira simples de viver do idealizador do Rotary e em sua memória, os rotarianos trabalharam para a rápida evolução da Fundação Rotária com contribuições significativas.

É através da Fundação - seu braço financeiro - que o Rotary financia os programas humanitários que realiza no mundo. Poderíamos falar durante toda esta noite sobre estes programas e estaríamos tocando apenas em uma pequena fração do trabalho que foi e está sendo realizado.

De grande destaque é um programa iniciado em 1985, como conseqüência do envolvimento prévio do Rotary na área de saúde pública. percebendo-se da aproximação de seu centenário, que aconteceria dentro de 20 anos, o Rotary International comprometeu-se a dar um presente a todas as crianças do mundo, na data em que estivesse comemorando o seu primeiro século de existência.

A tarefa, uma missão quase impossível, trabalho para 20 anos, uma parceria com a Organização Mundial da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para as Crianças, o Unicef, e outros, era: eliminar a poliomielite da face do planeta Terra (Estava criado o programa Pólio Plus).

São as gotas que salvam. O número de casos de poliomielite, reduziu-se de 300.000 por ano, em 1988, para menos de 1000 em 2004. Em muitas regiões do planeta a tarefa não é simples. Até o final de 2005 o Rotary terá investido mais de 600 milhões de dólares no programa Pólio Plus, sendo o maior parceiro não governamental no investimento realizado para a erradicação da poliomielite, responsável sozinho por um quarto do total de fundos aplicados no programa.

Nos últimos 20 anos, o programa imunizou mais de 2 bilhões de crianças. Mais de 1.000.000 de voluntários do Rotary se dedicaram aos dias nacionais de imunização. Rotarianos esperam o fim da poliomielite no ano do centenário - nosso presente de aniversário para o mundo.

Os programas da Fundação Rotária não se resumem ao Programa PólioPlus, muitos outros são realizados, e de 1936 até 2001 a Fundação Rotária já despendeu quase 1,2 bilhão de dólares na concretização de todos os programas que patrocina.

Mais de 200.000 jovens já participaram do Programa de Intercâmbio Internacional. Neste ano do centenário os Distritos da Capital estarão ultrapassando a marca dos 100 jovens embarcados para os programas de um ano nas casas de famílias estrangeiras e, recebendo igual número de embaixadores de outras nações, como chamamos estes jovens. O intercâmbio é realizado com os mais variados países, sendo que recebemos recentemente a primeira jovem do Timor Leste.

Acima de 42.000 “jovens profissionais” participaram do Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudo no exterior e cerca de 80 milhões de dólares foram empregados para financiar este Intercâmbio.

Já foram concedidas 34.000 bolsas educacionais de nível universitário, e recentemente foram criadas as Bolsas “Pró Paz” para a resolução de conflitos, com cursos especialmente preparados, ministrados em 7 universidades escolhidas ao redor do mundo.

Foram realizados 16.000 Programas de Subsídios Equivalentes, dotações de verbas oriundas de parcerias entre dois clubes de diferentes nações e a Fundação Rotária, outorgadas a projetos humanitários internacionais, dos quais nosso país é participante ativo.

Além dos programas da Fundação Rotária, os Rotary clubes no Brasil se dedicam a muitos outros programas executados no âmbito de suas comunidades, com recursos próprios ou em parceria com forças da comunidade.

Voltemos pois nossas atenções para o nosso país. O Brasil teve o seu primeiro clube em 1922, no Rio de Janeiro e, em 1924, o segundo em São Paulo, o Rotary Club de São Paulo.

Somos cerca de 52.000 associados, distribuídos em aproximadamente 2.300 clubes, sendo que nosso país e o terceiro em número de clubes e o quinto em número de associados no mundo rotário.

Paul Harris esteve no Estado de São Paulo em abril de 1936 e visitou o eixo Santos São Paulo, indo até Campinas.

Paul e sua esposa Jean desembarcaram no porto de Santos e foram recebidos por numerosa comitiva de rotarianos e personalidades. Na cidade de São Paulo, plantou uma árvore na Praça da República, em local defronte à Av. Vieira de Carvalho. Jantou com rotarianos no Hotel Therminus, onde discursou.

Nestes 100 anos de existência, nosso país deu 3 presidentes ao Rotary Internacional. O primeiro foi o paulistano Armando de Arruda Pereira, que também foi prefeito desta cidade de 1951 a 1953. O segundo foi o carioca Ernesto Imbassahy de Mello, e o terceiro foi o santista Paulo Viriato Correa da Costa, que para manifestar a preocupação do Rotary com a ecologia já no final dos anos 80, cunhou a frase sempre lembrada: "Preserve o Planeta Terra"

Falar do trabalho do Rotary é falar de um século de serviços dedicados à humanidade e à promoção da paz e da boa vontade entre os homens. Um século de serviços, augurando um novo século de sucessos.

Companheiras, companheiros e autoridades presentes, pela certeza das causas em que acreditamos, vislumbramos um futuro promissor para as próximas gerações, fazendo com que o "ano do centenário", seja mágico, um marco histórico, uma oportunidade imperdível, onde juntos poderemos dizer: “Celebremos Rotary”. Muito Obrigado.(Palmas)

Gostaria de convidar o Governador Altimar Augusto Fernandes e o Governador Paulo Roberto de Campos Castro, o primeiro, do Distrito 4420, o segundo, do Distrito 4610, para fazerem a entrega do Sino do Centenário ao Ilustríssimo Presidente desta Casa Legislativa, Deputado Sidney Beraldo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do Sino do Centenário.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - A realização desta sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em comemoração ao primeiro centenário do Rotary Internacional em muito honra esta Casa. Hoje celebramos aqui a história vitoriosa de uma das instituições mais reconhecidas em todo o mundo.

O Rotary Internacional congrega hoje mais de 1 milhão e 200 mil pessoas ao redor do mundo, em 166 países, inclusive o Brasil, onde existem 2.284 clubes, com mais de 50 mil associados.

O lema rotário “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, revela o padrão ético que norteia as atividades do Rotary e é, em grande medida, uma resposta precisa àqueles que possam se questionar sobre as razões para o sucesso da instituição. Esta história é fruto do esforço dos rotarianos em ajudar a estabelecer a paz no mundo e em oferecer, em nível global, serviços humanitários.

Vou mencionar aqui dois fatos que ilustram bem a dimensão e importância do Rotary para o mundo. Foi uma conferência patrocinada pela instituição, em Londres, em 1943, que inspirou a criação da Unesco, efetivada pela Organização das Nações Unidas três anos mais tarde.

Outra ação de grande relevância do Rotary é o programa Polioplus, uma abrangente campanha, lançada em 1985, cujo objetivo é a erradicação da poliomielite do planeta até o final deste ano. Esse programa é desenvolvido com a cooperação de governos nacionais e agências não-governamentais como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta exemplar cooperação entre entidades públicas e privadas na luta contra a doença se dá em nível mundial, já há 20 anos. O Polioplus ajuda programas de erradicação da poliomielite oferecendo vacinas, vigilância e mobilização social. As ações desenvolvidas são financiadas pela contribuição voluntária de rotarianos de todo o mundo.

Este é apenas um exemplo do que esta instituição centenária é capaz. Os rotarianos implementam, através dos Rotary Clubs espalhados pelo mundo, um grande número de projetos comunitários que procuram sanar muitos dos problemas críticos da atualidade, tais como a violência, o uso de drogas, a AIDS, a fome, o analfabetismo e a destruição do meio ambiente.

Outro aspecto a se louvar é a natureza democrática do Rotary, integrado por pessoas que procuram melhorar a qualidade de vida local e mundialmente, por meio da prestação de serviços voluntários. Os Rotary Clubs são entidades sem orientação político-partidária ou religiosa, abertos a pessoas de todas as culturas, raças e credos.

Por tudo isso, o Rotary merece todo o nosso respeito, elogios e congratulações, neste momento em que completa 100 anos. Não é exagero afirmar que o mundo hoje seria muito melhor se pudéssemos contar com mais entidades com a determinação, a integridade ética e a responsabilidade social que tem o Rotary Internacional. Muito obrigado a todos.

Antes de dar por encerrada a sessão gostaria, como Presidente desta Casa, de agradecer muito a presença de todos vocês. É uma honra para nós da Assembléia Legislativa de São Paulo termos a oportunidade de participar destas comemorações. Sabemos que são muitas: de cem anos de Rotary, e 82 anos de Rotary no Brasil.

Muito obrigado pelo trabalho que todos vocês desenvolvem. Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que a contribuição dada por essa entidade para melhorar a qualidade de vida da nossa população, reduzindo as desigualdades, é enorme. Muito obrigado pela oportunidade de estarmos aqui hoje nesta noite.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 11 minutos.

 

* * *