13 DE ABRIL DE 2007

001ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “50 ANOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - FOP”

 

Presidência: ROBERTO MORAIS

 

Secretário: DAVI ZAIA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 13/04/2007 - Sessão 1ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

COMEMORAÇÃO DOS "50 ANOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - FOP"

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 50 anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - DAVI ZAIA

Em nome do PPS, afirma que a Faculdade de Odontologia de Piracicaba é referência em sua área.

 

003 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a exibição de vídeo institucional.

 

004 - FRANCISCO HAITER NETO

Professor Doutor e diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, relembra o início das atividades do curso de Odontologia da então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, há 50 anos, pelas mãos do Prof. Liberalli de quem elogia o trabalho. Cita os demais diretores da instituição enaltece seu trabalho.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a execução de números musicais.

 

006 - FAUSTO BERZIN

Professor Doutor e presidente da Comissão dos 50 Anos da FOP, fala sobre as tentativas de criação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que foi finalmente aprovada por essa Casa em 1955.

 

007 - JOSÉ TADEU JORGE

Professor Doutor e Reitor da Unicamp, ressalta a importância da FOP em pesquisa, extensão universitária e assistência social. Cita sua filosofia de ensino e sua preocupação em atender à população local.

 

008 - Presidente ROBERTO MORAIS

Conduz a entrega de homenagens. Anuncia a execução de números musicais. Expressa seu orgulho em realizar esta sessão para comemorar o Jubileu de Ouro da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Relembra a trajetória da instituição e fala dos trabalhos prestados à ciência e a comunidade. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Davi Zaia para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - DAVI ZAIA - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Fazem parte da Mesa dos trabalhos desta noite: Sr. Prof. Dr. José Tadeu Jorge, magnífico reitor da Unicamp; Sr. Prof. Dr. Francisco Haiter Neto, diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba; Sr. Prof. Dr. Fausto Berzin, presidente da Comissão dos 50 anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba; Sra Profª. Dra. Teresa Dib, pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp; Sr. Marcelo de Castro Meneghim, diretor associado; Sr. Bento José Alves de Moraes, representando o Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; Sr. Prof. Dr. Antonio Roque Dechen, diretor da Esalq/USP de Piracicaba; Sr. Mário Alexandre Coelho Sinhoreti, coordenador dos cursos de Pós-Graduação da FOP/Unicamp; Sr. Prof. Luiz Valdrighi, ex-diretor da FOP; Sr. Dr. Edson Zenebra, presidente da APCD; Sra. Maria Lúcia Zarvos Varellis, representando o Dr. Emil Adib Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; tenente Samuel, representando o cel. PM Antonio, chefe da Assessoria Policial Militar da Alesp; Sr. Alexandre Curiati, representando o Deputado Antonio Salim Curiati.

Agradeço a presença de todos, em nome do casal, Sr. Nestor e Dona Marli, ela que é filha do Prof. Zeferino Vaz, que foi reitor da nossa Unicamp.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 50 anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Sargento Giovani.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, seus músicos presentes e em nome do 1º Sargento Giovani, o nosso muito obrigado.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado David Zaia, meu colega de parlamento, presidente do Partido Popular Socialista.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Sr. Presidente, magnífico reitor da Unicamp, diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, senhoras e senhores.

Assomo à tribuna para saudar este evento importante, os 50 anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, pela referência que se constitui na área do conhecimento, na área do saber, pela importância que se constitui dentro da Unicamp, pela história que faz em sua cidade, na área do conhecimento, além de ser uma referência na área do atendimento social e na preocupação com este atendimento social realizado na cidade.

Aproveito para parabenizar o nobre Deputado Roberto Morais, sempre atento a importantes questões nessa área do conhecimento e do saber da cidade de Piracicaba e região, e a todos os senhores professores que ao longo desses 50 anos fizeram dessa instituição, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, uma referência no cenário nacional na sua área de conhecimento.

Quero parabenizar a todos e desejar que a Faculdade continue cumprindo essa sua brilhante trajetória contribuindo para o engrandecimento da nossa Pátria e do nosso conhecimento. Parabenizo, portanto, a todos, especialmente ao Deputado Roberto Morais por esta sessão solene. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Teremos agora a apresentação de um vídeo institucional, mostrando um pouco mais da nossa querida Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Professor Doutor Francisco Haiter Neto, diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

 

O SR. FRANCISCO HAITER NETO - Excelentíssimo Senhor Deputado estadual Roberto Morais, líder do PPS, hoje presidindo esta sessão; Exmo Sr. Deputado Davi Zaia, Presidente Estadual do PPS; Professor Doutor José Tadeu Jorge, Magnífico Reitor da Unicamp; demais autoridades aqui presentes, senhoras e senhores, boa noite.

Há 50 anos, pelas mãos do Prof. Liberalli, teve início a atividades do curso de Odontologia da então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba. Não conheci pessoalmente o Professor Carlos Liberalli, mas posso entrever o quanto foi ímpar, pois suas idéias se destacam até hoje. A FOP teve a sorte de contar com uma constelação de inteligências realizadoras ao longo de sua história, e, também, com dirigentes extremamente capazes e conhecedores de seu oficio. Foram dez diretores que o sucederam. Permitam-me aqui nomeá-los um a um: o Prof. Dr. Plínio Alves de Moraes; Prof. Dr. José Merzel; Prof. Dr. Antonio Carlos Neder; Prof. Dr. Luiz Valdrighi; Prof Dr. Simonides Consani; Prof. Dr. Renato Roberto Biral; Prof. Dr. José Ranalli; Prof. Dr. Antonio Wilson Salum; Prof. Dr. Thales Rocha de Mattos Filho e agora por mim, Prof. Dr. Francisco Haiter Neto.

Cinqüenta anos para uma instituição de ensino universitário é muito pouco, conforme foi destacado pelo magnífico reitor no dia de ontem, porém a FOP já muito realizou sendo tão jovem e, com certeza, muito irá realizar. Os feitos dessa Faculdade têm seus reflexos em diversas direções na formação dos profissionais excelentes que a sociedade requer, seja em nível da graduação, pós-graduação ou extensão.

A FOP também se destaca na produção de congelamento novo e expressivo nas mais variadas áreas da Odontologia, conhecimento esse referendado por toda uma comunidade nacional e internacional, e, também, na prestação de serviços a comunidades, com uma vocação para assumir tarefas sociais relevantes para Piracicaba e região. É preciso lembrar que, mesmo em época de crise, a FOP nunca parou de crescer e é por isso que hoje, aos 50 anos, realmente é o que parece ser, aliás, é um orgulho de todos.

Em 1967, a FOP foi incorporada à recém criada Universidade Estadual de Campinas. Neste momento, não poderia aqui deixar de falar do Professor Zeferino Vaz. Eu não o conheci, mas, pelo que a historia nos conta, projetou uma Universidade inovadora, rompendo definitivamente com os procedimentos tradicionais estruturados em torno da cátedra. Para o Professor Zeferino Vaz, a Universidade deveria oferecer aos brasileiros um ensino superior de qualidade, dissociado das atividades de pesquisa, sendo essa realizada em sintonia com as necessidades do país, e percebidas através do diálogo continuo com a sociedade, incluindo as atividades de extensão. Essas são hoje as características da FOP, e nós nos orgulhamos de fazer parte da Universidade de maior destaque nacional.

A FOP inovou em muitas coisas ao longo desses anos. Ela procurou estar sempre à frente dos fatos de maneira prepositiva, avançando e abrindo caminhos. Seu currículo integrado desde o primeiro ano, fazendo com que os alunos tenham uma visão diferente da Odontologia, é uma das suas marcas.

Para finalizar, gostaria de tomar algumas palavras do Professor José Tadeu Jorge: “Não há desenvolvimento sem profissionais competentes; não há produção de riqueza sem conhecimento; não há cultura sem educação; não há qualidade de vida, sem cidadania; não há reforma que substitua a consciência”. Esta última é formada pelos valores maiores que a Faculdade cultiva e dissemina. Parabéns a FOP/Unicamp. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Teremos agora uma apresentação do Coral Vozes da Caterpillar, sob a regência de Malu Canto, com as músicas “Madrugada Piracicabana”, do Frei Marcelino de Angatuba, arranjo de Cíntia Pinotti, e “Eu quero Mocotó”, de Erlon Chaves, arranjo de Walter Jr.

 

* * *

 

-              São executadas as canções.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Parabéns ao Coral Vozes da Caterpillar, sob a regência de Malu Canto. Eles ainda se apresentam nesta Sessão Solene, nos 50 anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Esta Presidência concede a palavra ao Professor Doutor Fausto Berzin, presidente da Comissão dos 50 anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

 

O SR. FAUSTO BERZIN - Exmo Sr Deputado Roberto Morais, neste ato presidindo a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Magnífico Reitor da Unicamp, Professor Doutor José Tadeu Jorge, Exmo Sr Prof Dr Francisco Haiter, DD Diretor da FOP/Unicamp, demais autoridades presentes e representadas, meus senhores e minhas senhoras, me foi pedido que falasse um pouco sobre a relação da FOP e esta Assembléia. É com grande emoção que estamos aqui no Palácio Nove de Julho, que simboliza a saga dos paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932.

É muita emoção sabermos que atravessando essa avenida, naquele obelisco ali em frente, estão sepultados os heróis da saga dos paulistas. Olho e vejo esta bandeira paulista, e me lembro dos versos de Guilherme de Almeida, o príncipe dos poetas, o poeta desta Revolução: "Bandeira da minha terra, bandeira das treze listras, são treze lanças de guerra, cercando o chão dos paulistas..." E ainda me lembro de outro poema, em que ele fala: "Hás de voltar meu filho... e não voltaste, pelo bem do país que tanto amaste, tombou seu corpo, cessou sua vida".

Por que isso? Porque a história da FOP também se funde com essa epopéia paulista. Fundada a primeira Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba em 1904, funcionou na antiga casa de Prudente de Morais, primeiro presidente civil do Brasil, que iniciou a instalação da verdadeira democracia republicana em nosso país. Mas essa instituição de ensino foi fechada pela ditadura de Getúlio Vargas em um revanchismo à grande contribuição que Piracicaba deu à Revolução dos paulistas.

A comunidade piracicabana nunca se conformou com a perda de sua faculdade, que funcionou durante mais de 20 anos e formou grandes personagens da odontologia brasileira. Por isso, respondendo a essa agressão, solicitou ao Deputado Valentim Amaral que apresentasse um Projeto de lei instituindo novamente uma Faculdade de Odontologia em Piracicaba, o que o fez prontamente: o Projeto de lei nº 1260/50 foi apresentado à Assembléia Legislativa do Estado em 05/09/50, pelo Deputado Valentim Amaral, que dispunha em seu Artigo 1º:

"Fica criada como instituto autônomo, mas diretamente subordinada ao Reitor da Universidade de São Paulo, uma Faculdade de Farmácia e Odontologia em Piracicaba".

O Artigo 2º do referido Projeto estabelecia: "A lei orçamentária do exercício em que se der a instalação da Faculdade, ora criada, consignará dotações adequadas a atender às respectivas despesas".

Interessante lembrarmos que, na justificativa do Projeto de Lei nº 1260/50, o Deputado Valentim Amaral ponderava, entre outros argumentos: "No panorama municipal, Piracicaba se destaca, sem dúvida, como um dos centros estudantis de maior projeção do Estado, posição que obteve graças ao desenvolvimento soberbo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. O ensino de grau médio está representado por vários estabelecimentos, entre os quais - naquela época, isso era muito valioso - três escolas normais, quatro ginásios, uma escola de Comércio, com um grande movimento de alunos".

Encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, o projeto mereceu parecer exarado por H. Alcântara Silveira, assessor técnico, do qual extraímos: “Lembramos, ainda, que, havendo o Senhor Governador do Estado enviado a esta Casa o Projeto de Lei nº 894/50, que dispõe sobre a criação de vários estabelecimentos de ensino superior no ‘hinterland’ paulista e dele não constando a Faculdade de Farmácia e Odontologia em Piracicaba, quer nos parecer que tal escola seja desnecessária, uma vez que, para a elaboração daquele projeto, foi ouvida a Universidade de São Paulo". Com a rejeição do projeto, veio a decepção.

Em 1952, o médico e jornalista Losso Netto, em um coquetel no Clube Coronel Barbosa, convocou toda a sociedade piracicabana para que lutasse pela sua faculdade de odontologia. Em 1953, Piracicaba possuía uma plêiade de Deputados que imediatamente deram seu apoio à campanha: Francisco Carlos de Castro Neves, Valentim Amaral, Athiê Jorge Cury, Bento Dias Gonzaga e João Pacheco Chaves. Todos de grata lembrança.

Esse maciço apoio levou esta Assembléia a aprovar a Lei nº 2956, de 20 de janeiro de 1955, criando a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, lei que foi sancionada em 1956. Mas, para a instalação da Faculdade havia necessidade de uma dotação orçamentária. O Deputado Bento Dias Gonzaga conseguiu uma dotação de 5 milhões de cruzeiros para a instalação de nossa instituição de ensino. Ele é o Deputado-símbolo para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, pela ajuda que deu.

O Deputado Bento - Bentão, como era conhecido - adorava futebol, era um bom gourmet e tinha um grande coração. Aos dez anos, já tinha um time de futebol. Em Piracicaba, era muito difícil a molecada jogar futebol na rua, pois a prefeitura proibia, e havia um fiscal que confiscava a bola dos jogadores. As irmãs dos jogadores ficavam de tocaia, na esquina, para avisar o time quando aparecesse o fiscal da prefeitura aparecia.

Bentão, filho de família de políticos, levava consigo um queijo grande e um quilo de marmelada. Quando o fiscal chegava, eles faziam de conta que estavam fazendo piquenique. Parece alguém que conheço, retrata alguém que está ao meu lado.

Essa faculdade muito deve a esta Assembléia. Por isso, queremos fazer a declaração da nossa gratidão, do nosso amor, por esta Instituição. Felizmente, hoje, temos o nobre Deputado Roberto Morais para cuidar de nós, da Unicamp e de Piracicaba. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Professor Doutor José Tadeu Jorge, Magnífico Reitor da Unicamp.

 

O SR. JOSÉ TADEU JORGE - Excelentíssimo Deputado Roberto Morais, Excelentíssimo Deputado Davi Zaia, Dr. Francisco Haiter Neto, diretor da FOP, demais autoridades já nomeadas nesta sessão, senhoras e senhores presentes, estamos fazendo aqui hoje uma homenagem que precedeu à nossa universidade, Unicamp.

A Unicamp, o ano passado, comemorou 40 anos, e nossa FOP comemora, nesta oportunidade, 50 anos. Penso que não exagero ao dizer que a Unicamp copiou o modelo da FOP de uma maneira mais abrangente, de uma maneira a considerar todas as áreas do conhecimento, mas certamente o modelo que já era utilizado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Esse modelo fazia da atividade principal de uma faculdade ou universidade, que é a formação de recursos humanos de qualidade e competência, em todos os níveis, em algo que pudesse contribuir com a sociedade brasileira, para o desenvolvimento do País.

Para isso, era preciso agregar duas atividades qualificadoras desse objetivo de formar recursos humanos: pesquisa, com muita intensidade, extensão e assistência também em larga escala. Por que essas duas atividades qualificam a formação de recursos humanos de graduação, pós-graduação em todos os níveis a que a universidade e a faculdade se dedicam? Porque fazer pesquisa significa estar na ponta do conhecimento. Fazer pesquisa é produzir o conhecimento novo. E não há outra maneira de produzir o conhecimento novo que não seja atuar no limite daquilo que já é conhecido e avançar um pouco mais.

Para fazer isso os professores têm de estar muito atualizados, em sintonia com aquilo que há de mais moderno, mais atual na sua área de conhecimento. Se eles estão nessa situação, é exatamente esse conhecimento que vão transmitir aos estudantes. Portanto, vamos formar estudantes atualizados, que conhecem a ponta daquilo que é desenvolvido na sua área. Por isso serão bons profissionais. Deixar os estudantes mergulhados num ambiente de muita pesquisa significa incutir neles o valor da atualização do conhecimento; não podem deixar que o conhecimento evolua e eles fiquem para trás. Eles precisam acompanhar essa evolução do conhecimento. Se incutirmos isso nos nossos profissionais, formaremos melhor os nossos estudantes.

A outra atividade, a atividade de extensão e assistência, é aquela que permite ao professor e ao estudante o contato com a realidade profissional. Ter esse contato com a realidade profissional significa saber o que acontece na profissão. Isso serve para que o estudante, ainda nos bancos da universidade, possa atender melhor aquilo que é sua vocação e obter conhecimentos ainda mais adequados para a sua atuação depois de formado. E permite aos professores, ao tomar contato com a situação real da população, da sociedade, cumprir uma outra ação importante de uma universidade, em especial de instituições públicas, como o caso da Unicamp e da FOP, que é formular políticas públicas para que a sociedade se desenvolva, seja bem atendida e tenha boa qualidade de vida. Se fizermos isso, estaremos cumprindo na íntegra o papel social da universidade, da faculdade.

Essas ações caracterizaram o projeto do Professor Zeferino Vaz, ao implantar a Unicamp. Era tão à frente do tempo, tão moderno que se mantém atualíssimo hoje, muitos anos depois. Mas se olharmos a origem da FOP, essas questões, embora não organizadas como modelo como se tem hoje, estavam presentes desde antes do funcionamento da universidade. Portanto, a Unicamp consagra um modelo, que usa até hoje, algo presente na origem daquela sua faculdade, a mais antiga, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Ao longo dos anos a FOP formou milhares de profissionais na graduação, no mestrado, no doutorado, na especialização. Atualizou profissionalmente, através dos cursos de extensão, outros milhares. Essa atividade importante de produção do conhecimento novo também permitiu à FOP a publicação de milhares de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, tornando-se referência para outras instituições, tornando-se alicerce para outras pesquisas para gerar mais conhecimento.

Ao longo desses anos o atendimento à população realizado pela FOP também atinge números muito significativos, muito importantes não apenas para Piracicaba, mas para a região e até mesmo para as cidades mais distantes, que têm nas metodologias, nas técnicas utilizadas pelo FOP uma referência de qualidade para ser utilizada em outras cidades, outras regiões.

Enfim, por esse trabalho realizado pela FOP acredito que posso manifestar aqui, como já fiz em outras oportunidades, o orgulho da Unicamp em ter a FOP como uma das suas faculdades, uma das suas unidades de ensino e pesquisa, que tem grande destaque, grande consideração por parte dos pares, mesmo de outras instituições, outras universidades e de outras faculdades. Portanto, quero manifestar aqui, em nome da administração da Unicamp, os nossos parabéns a todos aqueles que construíram a FOP, que vivenciaram a FOP ao longo destes 50 anos colocando sempre uma contribuição adicional a essa construção inicial. E aqueles que continuam a fazer hoje da FOP essa referência, essa liderança na área de Odontologia.

Quero expressar aqui ao nobre Deputado Roberto Morais o nosso profundo agradecimento por esta solenidade, pelo reconhecimento do trabalho da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Se esta que é a Casa do Povo presta uma homenagem a uma faculdade pública, é porque estamos cumprindo os nossos objetivos. O nosso objetivo é a população, é a sociedade.

Tenho certeza de que esta solenidade servirá de enorme estímulo para que a FOP continue trabalhando pela qualidade de vida da sociedade paulista e brasileira. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. FRANCISCO HAITER NETO - Nobre Deputado Roberto Morais, gostaria de fazer a entrega de uma placa como uma singela homenagem. “A FOP agradece o Exmo. Deputado Estadual Roberto Morais por ter proposto e conduzido as homenagens ao cinqüentenário da FOP na Sessão Solene realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 13 de abril de 2007.”

Assinam a placa o Professor Doutor José Tadeu Jorge; Digníssimo Reitor Professor Doutor Fernando Ferreira Costa; Coordenador Geral da Universidade Professor Doutor Francisco Haiter Neto, diretor; Professor Doutor Marcelo de Castro Meneghin, Diretor Associado”. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Reitor, solicito que fique aqui porque a Assembléia Legislativa também faz uma homenagem aos 50 anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, com a entrega de uma lembrança desta Sessão Solene.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. FRANCISCO HAITER NETO - É uma placa bem pesada por sinal. “Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aos 50 Anos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Unicamp, Palácio Nove de Julho, abril, de 2007, Roberto Morais, Deputado estadual.” Muito obrigado.(Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Também agradeço a homenagem, que foi prestada a este Parlamento.

Teremos, agora, mais uma apresentação do Coral de Vozes da Caterpillar, sob a regência de Malu Canto, com as músicas “When I fall in love”, com arranjo de Antonio Velasco Polônio e “Pir”, do folclore piracicabano, arranjo de Bonassi e Petrini.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Roberto Morais - PPS - Parabéns ao Coral Vozes da Caterpillar e a todos os seus integrantes! E parabéns por homenagear o nosso querido time, que vai subir neste ano para a Série A2. Vamos chegar lá, de novo! (Palmas.)

Solicitar a presença da nossa querida Malu Canto. A Malu também será homenageada nesta sessão pelo professor Francisco Haiter. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MALU CANTO - Gostaria de agradecer por esta oportunidade maravilhosa de encontrar o pai da minha aluna, de Piracicaba, e encontrar aqui essas pessoas muito importantes, além da oportunidade de trazer o nosso Coral Caterpillar, prestando homenagem à Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Quem sabe, desejando que no ano que vem, numa possível homenagem aos 51 anos, estejamos com o Coral da FOP e não só com o da Caterpillar. Muito obrigada e boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Magnífico Reitor da Unicamp, Prof. Dr. José Tadeu Jorge; Prof. Dr. Francisco Haiter Neto, Diretor da Faculdade de Odontologia da cidade de Piracicaba; Prof. Dr. Fausto Berzin, Presidente da Comissão dos 50 anos da FOP; Profª Dra. Teresa Dib, Pró-Reitora de Pós-Graduação da Unicamp; Sr. Marcelo Castro Meneghim, Diretor Associado; Sr. Bento José Alves de Moraes, representando o Prefeito Barjas Negri; Prof. Dr. Antonio Roque Dechen, meu conterrâneo do bairro de Recreio, município de Charqueada, Diretor da Esalq/USP de Piracicaba; Sr. Mário Alexandre Coelho Sinhoreti, Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação da FOP/Unicamp; Sr. Luiz Valdrighi, ex-Diretor da FOP; Dr. Edson Zenebra, Presidente da APCD; Sra. Maria Lúcia Zarvos Verellis, representando Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia; Tenente Samuel, representando o Cel. Antonio, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia; Sr. Alexandre Curiati, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Dona Marli, filha do Prof. Zeferino Vaz, e seu esposo Nestor; Deputado Davi Zaia; senhoras e senhores, meus conterrâneos e meus amigos de Piracicaba, presentes desta sessão, é motivo de orgulho recebê-los neste Parlamento. Nós, pelo terceiro mandato seguido, continuaremos representando Piracicaba e região. É um prazer tê-los aqui conhecendo onde trabalhamos diariamente.

Homenageamos hoje, solenemente, o Jubileu de Ouro da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. São 50 anos de ensino, pesquisa, desenvolvimento e excelência em Odontologia. A nossa faculdade nasceu do sonho de homens que enxergavam o futuro e souberam agir de forma decisiva em seu tempo. Quando no distante ano de 1914 as lideranças sociais as lideranças sociais da nossa querida Piracicaba, no interior do histórico e emblemático Teatro Santo Estevão, no centro da cidade, fundaram a Escola de Farmácia e Odontologia "Washington Luiz", estavam iniciando uma das mais belas e bem sucedidas empreitadas do povo piracicabano.

Esta primeira escola funcionou por cerca de 20 anos até ser fechada por ordem do ditador Getúlio Vargas, após a revolução constitucionalista de 1932. Nestes primeiros anos de ensino formou diversos profissionais e, não por acaso, teve como uma de suas sedes a antiga casa de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil da República e o mais ilustre piracicabano a ocupar uma cadeira nesta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O sonho dos piracicabanos em conquistar sua faculdade de odontologia não foi esmorecido com este duro golpe da ditadura militar. As forças vivas de nossa cidade voltaram a se articular e reivindicar junto ao governo do estado a recriação de nossa faculdade.

Expoentes de nossa cidade tiveram importante participação nesta jornada, com especial destaque ao saudoso jornalista e médico Dr. Fortunato Losso Neto. Da organização desta luta vingou o embrião do Conselho Coordenador de Entidades Civis de Piracicaba, uma instituição das mais importantes e atuantes de nossa cidade.

No ano de 1954, por ordem do então Governador Lucas Nogueira Garcez, um dos mais honrados e competentes políticos de nosso Estado, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu o projeto de lei necessário à criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba. Em 20 de janeiro de 1955, a Lei 956 é então sancionada pelo então governador do Estado e o sonho começou a se concretizar.

Não podemos deixar de registrar nesta noite o esforço de cidadãos que se empenharam firmemente para a realização desta conquista como os ex-prefeitos de Piracicaba Dr. Samuel de Castro Neves, Luciano Guidotti, o ex-presidente da Câmara Municipal, Vereador José Domingues Androvandi, e o Deputado estadual de Piracicaba na época, Bento Dias Gonzaga.

Desde que iniciou seu funcionamento oficial em 4 de julho de 1957, a Faculdade de Odontologia é, para nós piracicabanos, motivo de orgulho e honra. Reconhecida mundialmente como uma instituição de ensino de excelência, leva e eleva o nome de nossa querida “Noiva da Colina”. Hoje a nossa Faculdade de Odontologia conta com 78 professores, 155 servidores e mais de mil alunos entre graduação, pós-graduação, especialização e cursos técnicos. Desenvolve ainda programas de atenção à saúde bucal para a população de baixa renda, que é um exemplo de ação de responsabilidade social a ser seguido por todas as instituições de ensino de nosso país. Aliás, aqui se louve a luta do Prof. Francisco Haiter e do nosso Reitor, Prof. Jorge, já que eles têm me cobrado. Estão apresentando um projeto para a ampliação desse prédio para que possamos alavancar recursos junto ao Governo do Estado.

O Parlamento Paulista sabe reconhecer homens e instituições de valor. E é por reconhecer na Faculdade de Odontologia de Piracicaba uma história digna e que muito honra o nosso Estado e, principalmente por sincera gratidão aos trabalhos prestados à ciência e a comunidade, é que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta noite, homenageia nesta solene mais uma importante e produtiva instituição de ensino do nosso país, nossa querida FOP.

Parabéns a todos os diretores, servidores, professores e alunos que, ao longo dos anos, souberam fazer desta faculdade um dos símbolos mais queridos e respeitados de Piracicaba. Parabéns à nossa FOP. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, aos funcionários da TV Assembléia pela brilhante cobertura, e a todos aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Mais uma vez, quero dizer que para nós é motivo de orgulho homenagear entidades, como a Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Temos feito isso nos oito anos, e agora continuaremos fazendo nesses quatro anos, representando o povo de Piracicaba e região no maior Parlamento deste País, que é o Palácio 9 de Julho.

Convido a todos para que participem de um coquetel de confraternização, e para uma visita à exposição fotográfica no Hall Monumental. Em nome de Deus, agradeço a todos. Boa noite e obrigado pela presença.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

-  Encerra-se a sessão às 21 horas e 50 minutos.

 

* * *