08 DE FEVEREIRO DE 2008

001ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE COMEMORAR O “DIA DO APOSENTADO”

 

Presidência: WALDIR AGNELLO

 

 

RESUMO

001 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Campos Machado com a finalidade de comemorar o Dia do Aposentado. Anuncia as autoridades presentes. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional, pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, saúda autoridades presentes. Lamenta a situação difícil vivida pelos aposentados devido à inflação. Comenta o descumprimento do Estatuto do Idoso. Solicita a implementação da Delegacia de Proteção do Idoso no estado. Parabeniza aposentados e pensionistas.

 

003 - BENEDITO MARCÍLIO

Presidente da Confederação dos Aposentados e Pensionistas, homenageia o Deputado Campos Machado, por sua luta pelos aposentados. Comenta as atividades realizadas na Semana do Aposentado. Cita a organização da frente parlamentar em defesa da categoria. Lembra o reajuste de 3,36% previsto no orçamento da União e o capítulo especial da Previdência na Carta Federal. Informa o superávit de mais de 70 bilhões na seguridade e repudia o pagamento de juros. Pede apoio dos parlamentares na luta pelos aposentados e pensionistas no Congresso Nacional. Discorre sobre a necessidade urgente de reajuste salarial para a categoria. Exalta o Deputado Arnaldo Faria de Sá, pelo empenho pela categoria.     

 

004 - WARLEY MARTINS GONZALES

Presidente da Fadesp, comenta a necessidade dos aposentados de voltar às ruas, na busca de seus direitos.

 

005 - JOSÉ AURELIANO RIBEIRO DE VASCONCELOS

Presidente da União dos Aposentados e Pensionistas, congratula-se com autoridades presentes. Enfatiza a importância do Deputado Campos Machado, para a homologação do Estatuto do Idoso na Assembléia Legislativa de São Paulo. Destaca projetos de lei em benefício da categoria. Associa-se às palavras do Sr. Warley Martins Gonzales, reafirmando a necessidade dos aposentados de voltar às ruas para reivindicar seus direitos.

 

006 - PAULO FRANGE

Vereador em São Paulo, saúda o Deputado Waldir Agnello pela condução dos trabalhos na Assembléia Legislativa e cumprimenta demais autoridades presentes. Agradece ao Deputado Campos Machado, por estar sempre em defesa da categoria, na luta pelo cumprimento de seus direitos. Comenta o fato do aposentado ter agora que voltar à ativa, em decorrência de perdas salariais e desemprego em suas famílias. Cobra reajuste proporcional para os ativos e inativos. Lembra as conquistas da Petrobras e a participação dos aposentados nesse processo.

 

007 - EDSON FERRARINI

Deputado estadual, cumprimenta autoridades presentes. Como coronel aposentado da Polícia Militar, sabe das dificuldades por que passa a categoria. Apoia as reivindicações dos aposentados e pensionistas. Enaltece o orgulho de se envelhecer com dignidade.

 

008 - CLAURY ALVES DA SILVA

Secretário de Estado de Esportes e Turismo, ressalta o objetivo maior de sua Secretaria de trabalhar em prol do idoso. Cita os Jogos do Idoso de 2007, que contaram com a participação de mais de 20 mil atletas. Cita programas de turismo, lazer e iniciação esportiva voltados para o idoso. Comenta previsões do Seade sobre o aumento do número de idosos no Brasil.

 

009 - CAMPOS MACHADO

Deputado estadual, saúda autoridades presentes. Fala do compromisso do PTB, no Congresso Nacional, através do Deputado Arnaldo Faria de Sá, de lutar pelos direitos dos aposentados. Afirma que os aposentados são sobreviventes injustiçados, usados e descartados nas eleições.

 

010 - Presidente WALDIR AGNELLO

Comenta que os aposentados devem servir de exemplo aos jovens, por sua organização e pela garra com que lutam por suas causas. Faz citação bíblica. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão. 

   

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Queremos, com muita satisfação e alegria, anunciar o nome de algumas ilustres pessoas que nos honram com suas presenças. O Sr. Secretário de Esportes de São Paulo Claury Alves da Silva, representando o Sr. Governador do Estado de São Paulo, Dr. José Serra. Seja bem-vindo ao nosso meio. Com muita alegria, recebemos este grande lutador pela causa dos aposentados, que está à minha esquerda, o nobre Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. Seja bem-vindo. Está conosco também o Sr. Benedito Marcílio, presidente da Cobap - Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas; o Desembargador, Dr. César Lacerda, que está também à minha esquerda, representando neste ato o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi. Está conosco também o Sr. Warley Martins Gonzales, presidente da Fadesp - Federação de Associação e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo; Sr. José Aureliano Ribeiro de Vasconcelos, presidente da União dos Aposentados e Pensionistas da Cidade de Osasco; Sr. Octaviano Pereira dos Santos, presidente da UAPO e vice-presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo; Sr. Cícero de Freitas.

Peço ao plenário para que saúde todas essas autoridades com uma salva de palmas. (Palmas.)

Sras e Srs. Deputados aqui presentes, vereadores, Sras. e Srs., esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo à solicitação do Deputado Campos Machado, que, com a finalidade de comemorar o Dia do Aposentado, que foi comemorado no dia 24 de janeiro, requereu a esta Casa legislativa esta Sessão Solene.

Nesta oportunidade, convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do tenente Azevedo.

 * * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

                                                * * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Esta Presidência, em nome dos demais Deputados e Deputadas desta Casa, agradece à Banda da Polícia Militar na pessoa do tenente Cléber de Azevedo. Obrigado pela presteza com que os senhores têm feito o trabalho enaltecendo esta cerimônia.

Esta Presidência gostaria de destacar que está aqui presente também o vereador, Dr. Paulo Frange, da Cidade de São Paulo, e líder do PTB na Câmara Municipal da nossa cidade. Seja bem-vindo, vereador! Está conosco também o Sr. Isaías Rossi, representando o presidente do PTB Esporte e Saúde, Dr. Jorge Roberto Pagura. Está conosco o Sr. Luiz Flaviano Furtado, Coordenador da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Também honra-nos com sua presença o Sr. Antonio Alves da Silva, Secretário-geral da Fapesp; o Sr. Milton Serafim, Presidente do Diretório Municipal do PTB de Vinhedo. Temos ainda a satisfação de receber o Pastor Lucas Nery, 1º vice-Presidente da Diretoria Executiva Nacional; o Sr. José Pedrozo, Vereador da cidade de Cosmópolis; o Sr. Francisco Delgado Moreno, Presidente da Associação dos Aposentados de Várzea Paulista. Insistimos que se houver algum representante de alguma classe que se manifeste a um dos nossos assistentes, pois fazemos questão de registrar a presença.

Está conosco também o Líder do PTB nesta Casa Deputado Estadual Dr. Campos Machado, o proponente desta sessão solene a quem damos também as boas-vindas. O Deputado Campos Machado tem lutado muito pela causa dos aposentados. Oportunamente ele terá a palavra.

Nós gostaríamos de ouvir a manifestação do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, uma pessoa muito honrada e que no Congresso Nacional tem representado de forma distinta, de forma digna, a causa dos aposentados e também as questões de grande relevância do nosso Estado e do nosso País.

Vamos ouvir a palavra do nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Presidente desta sessão Deputado Waldir Agnello; Deputado Campos Machado, proponente desta sessão; Dr. Claury, representando o Sr. Governador; Dr. Lacerda, representando o presidente do Tribunal de Justiça; Sr. Benedito Marcílio, Presidente da Cobap; em nome do Valeia quero cumprimentar todas as federações, todas as entidades de São Paulo; quero cumprimentar também o Deputado Hélio César Rosas, que está entre nós, o momento é um pouco triste para os aposentados e pensionistas, que não têm nada para comemorar. Sabemos das dificuldades que enfrentam. O Marcílio sabe como tem sido difícil.

É uma alegria, uma satisfação retornar à Assembléia Legislativa, mas gostaria de aqui poder comemorar aquele que é o anseio de todo aposentado, de todo pensionista: a recuperação das perdas acumuladas ao longo do tempo. Quero deixar claro que não é apenas por parte deste Governo. Isso já vem de governos anteriores. Pelos cálculos que a Cobap faz, em alguns casos essas perdas chegam a 70, 80 por cento. A situação vivida pelo aposentado e pensionista é muito mais difícil em razão da inflação. A inflação pesa muito mais para o aposentado. A despesa de medicamentos é muito maior, a despesa com planos de saúde é muito maior, enfim, a situação é extremamente difícil. O Governo diz que não tem dinheiro para poder fazer face a esse reajuste, mas a imprensa mostra o escândalo dos cartões corporativos. Para os cartões corporativos e outros gastos o Governo tem dinheiro, mas para fazer face ao pagamento dos aposentados e pensionistas é a mesma ladainha de sempre: não tem recursos. Sabemos que o que tem levado a Previdência Social a deixar a situação dos aposentados cada vez mais degradada é o fato dela bancar benefícios assistenciais. Benefícios assistenciais quem tem de bancar é o Tesouro, não a Previdência. Aí a Previdência vem com essa repetição de todos os anos “não tem recursos para pagar o aposentado e o pensionista.” O Estatuto do Idoso está em vigor desde 2004 e continuamente é desrespeitado, por isso estamos cobrando das autoridades estaduais a implantação das delegacias de proteção ao idoso o mais rapidamente possível. Já existe um decreto assinado desde o ano passado, mas até agora não tivemos a sua implementação. Precisamos disto porque tivemos o anúncio nesta semana de uma aposentada que foi barbaramente agredida depois de ter sido roubada. Parece, ainda não está comprovado, que um próprio neto teria feito isso. Temos acompanhado os vários boletins de ocorrência de agressão a idosos e vemos, lamentavelmente, que sempre alguém da própria família está envolvido. Isso não pode continuar. É dignidade humana respeitar as pessoas de idade, é dignidade humana valorizar essas pessoas que trabalharam durante um longo tempo e hoje estão abandonadas à própria sorte, não só pelo Governo, mas pelo Congresso, pelo Legislativo, por todos nós que temos a responsabilidade de valorizar essas pessoas, até porque os mais jovens precisam aprender uma lição simples e fácil: um dia eles também serão velhos. Portanto, têm de respeitar os idosos.

Quero cumprimentar a Assembléia Legislativa de São Paulo, o Deputado Campos Machado por ter proposto esta sessão, mas precisamos muito mais. O aposentado não quer homenagem. O aposentado quer o reconhecimento da justa paga da sua aposentadoria e da sua pensão.

Parabéns aos aposentados e pensionistas de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Ouvimos a manifestação do nobre Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, grande militante da causa dos aposentados. Agradecemos pela sua presença conosco nesta manhã.

Para também fazer a sua manifestação, convidamos o Sr. Benedito Marcílio, Presidente da Confederação dos Aposentados e Pensionistas.

 

O SR. BENEDITO MARCÍLIO - Sr. Presidente desta sessão solene na nossa Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; meu amigo e companheiro deputado guerreiro no Congresso Nacional das causas dos aposentados, Arnaldo Faria de Sá. Neste dia rendemos nossas homenagens ao bravo companheiro. Também ao nosso querido desembargador aqui representando o Poder Judiciário. Meu amigo e companheiro de partido Campos Machado, também guerreiro na luta pelas nobres causas aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e Sr. Secretário de Esportes. Saúdo também todos os companheiros da Mesa, as autoridades presentes; companheiro Warley, presidente da nossa Federação do Estado de São Paulo; companheiro Otaviano, presidente da Associação da UAPO de Osasco; Ribeiro, presidente da Associação dos Aposentados dos Transportes de São Paulo e demais companheiros e companheiras aposentados, pensionistas e idosos, hoje é mais um dia importante para os aposentados e pensionistas do nosso País. Estamos dando seqüência às atividades do Dia Nacional dos Aposentados instituído pela Lei 6.926 no Congresso Nacional. A Semana dos Aposentados foi uma semana de batalha permanente, realizada pelas nossas entidades, pelas nossas federações, as associações filiadas, os movimentos de ruas e vamos prosseguir nessa luta porque essa luta é permanente. Inclusive já traçamos nossa bandeira de luta para este ano, os encaminhamentos que deveremos desenvolver junto ao Congresso Nacional, aos nossos representantes deputados e senadores, inclusive com projetos de suma importância para o segmento dos 25 milhões de aposentados e pensionistas. E tenho certeza absoluta de que continuaremos contando com o trabalho do nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá e de vários outros através da organização da Frente Parlamentar. Em relevantes serviços prestados e conquistas essa Frente Parlamentar foi um fator importante.

Esperamos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, do estado que é o carro-chefe da economia deste País, que da mesma forma que abriu as portas para este Ato possamos contar com a participação política do nobre Deputado Campos Machado e dos demais pares desta Casa nessa luta em busca do direito que sabemos poder conquistar via Congresso Nacional. Neste ano de 2008 já está tramitando no Congresso Nacional, pelo Orçamento da União, o reajuste previsto para os aposentados - 3,36 por cento. Para o Salário Mínimo 7,5, que é o INPC mais o PIB. Nosso Salário Mínimo está defasado, realmente, em mais de 200%, e sendo reajustado a conta-gotas. Sabe-se lá quantos anos deveremos passar na espera do salário mínimo constitucional que atenda às necessidades básicas de uma família como habitação, saúde, alimentação, transporte, lazer e previdência. Verificamos que a seguridade social, com muita sabedoria dos nossos parlamentares constituintes e com a luta permanente do nosso segmento conseguiu pela primeira vez na história da nossa Constituição um capítulo especial. Os nobres constituintes sabiam o que iríamos passar pela frente com a falta de política de emprego, que encontraríamos dificuldades financeiras na seguridade para atender a área da saúde pública, para atender a área da previdência e assistência social e criaram mecanismos de recursos que hoje o superávit da seguridade ultrapassa 70 bilhões de reais, recursos esses que não estão sendo aplicados para atender e socorrer a saúde pública sucateada, falida, em que o aposentado necessita ter convênio médico, plano de saúde para não morrer em porta de hospital. Medicamentos, também. Sabemos que há medicamentos de uso contínuo de distribuição gratuita, mas ainda está muito distante de atender a demanda e a necessidade da categoria. Tudo isso é pauta do Movimento Nacional dos Aposentados. Recursos existem. Nos anos de 2005 e 2006 o próprio Tribunal de Contas da União recomendou ao Presidente, em documento, que aplicasse o superávit de 93 bilhões de reais para socorrer a Saúde pública, para atender aos aposentados que estão com as aposentadorias defasadas em mais de 70% e também para atender a área social. Mas os recursos saíram para o superávit primário e pagamentos de juros. No primeiro semestre de 2007 foram retirados da seguridade 53 bilhões de reais para pagamentos de juros.

Por tudo isso, quero encerrar agradecendo por estarmos aqui, na casa do povo, agradecendo de coração ao nobre Deputado Campos Machado, meu camarada, meu amigo. Graças à iniciativa desse companheiro, e com os segmentos que seguem esta grande liderança, estamos conduzindo a nossa marcha e vamos seguir neste caminho junto com este guerreiro, Arnaldo Faria de Sá. Precisaríamos ter muitos Arnaldos Faria de Sá no Congresso Nacional.

Neste momento, quero agradecer a presença dos nobres companheiros aposentados, pensionistas e idosos, as lideranças de aposentados, entre eles o Warley Martins, da Federação.

Agradeço de coração, emocionado. E vamos seguir nossa caminhada em busca dos nossos direitos. Não estamos pedindo nada que não seja de direito. O que está faltando é vontade política do governo em atender as reivindicações dos aposentados.

Esperamos que 2008 seja o ano de conquista de direitos que foram tirados dos aposentados. Até hoje não foram corrigidas essas grandes injustiças cometidas com os 25 milhões de aposentados, pensionistas e idosos.

Um abraço para todos vocês. Salve o dia Nacional do aposentado! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Parabenizamos o Sr. Benedito Marcílio pelas suas belas palavras.

Gostaríamos de anunciar as seguintes presenças: Sr. Henrique Marek Simon, assessor técnico da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, e também da Coordenadoria de Esportes e Lazer; Sr. Hélio César Rosas, ex-deputado estadual e federal; Sr. Sérgio Osicram, representante da Maçonaria, Grande Oriente do Brasil; Sr. José Robson da Cunha, vice-presidente regional da Fenatest; Sr. Ney Cardoso, representando a Associação dos Aposentados das Assembléias Legislativas; Sra. Sueli Mendes dos Santos, representante da Associação dos aposentados de Fernandópolis; e Vali Ferreira de Jesus, 1º vice-presidente da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo. São todos muito bem-vindos.

Gostaríamos de anunciar o próximo orador, para que faça as suas considerações, Sr. Warley Martins Gonzales, que é presidente da Fadesp, Federação de Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo.

 

O SR. WARLEY MARTINS GONZALES - Bom-dia a todos os presentes. Em nome do nosso companheiro Benedito Marcílio, cumprimento a Mesa. Há pouco ouvimos as palavras do nosso querido Deputado Arnaldo Faria, que sempre defende a nossa categoria.

Deputado, se nós aposentados e pensionistas não formos novamente para as ruas, não vamos conseguir nada. Não adianta virmos aqui provar alguma coisa para os nossos deputados e não fazermos nada. Temos que ir para as ruas. Lançamos na Federação que os “caras enrugadas” vão voltar às ruas. Vamos voltar às ruas para defender os nossos direitos. Nós pagamos e temos direito, mas temos que reivindicar.

Também quero agradecer à Associação de Santo André que está presente em massa, bem como aos companheiros das demais associações que estão aqui.

Companheiros, não adianta virmos aqui, ficarmos escutando e não fazermos nada. Não adianta culparmos os governantes se nada fizermos a respeito.

            Recentemente, eu e o Benedito Marcílio, da COBAP, nos sentamos à mesa com o Governo, que nos disse o seguinte: “Ah, os aposentados estão contentes; não tem movimento. Quem não faz movimento é porque está contente”. Portanto companheiros, vamos para as ruas. Somos aposentados, mas ainda temos força. Temos ainda o ânimo de ir para o movimento de rua. 

Eu, enquanto Presidente da Federação, digo que a maior luta nossa é de levar o aposentado para as ruas e defender os nossos direitos. São muitas as nossas perdas salariais. Estamos com mais de setenta por cento de perda salarial, Sr. Deputado. É uma coisa impressionante. Agora, com o aumento que houve no salário mínimo, com o nosso aumento, teremos, novamente, uma perda superior a quatro por cento. Mais de 300 mil aposentados e pensionistas passam a ganhar salário mínimo; isso é um absurdo! Não podemos deixar que isso aconteça.

Temos que ir para as ruas. Temos que defender o que é nosso. Vamos para os bailes? Vamos sim aos bailes. Mas vamos às ruas, porque se não lutarmos, não vamos ter aquele miserável sete reais para entrarmos num baile, para dançarmos, para nos divertir.

Temos que voltar à rua. É o único movimento nosso. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Dando continuidade às manifestações dos representantes desta causa, queremos anunciar, com muita satisfação, para fazer a sua palavra aqui, o Sr. Aureliano Ribeiro de Vasconcelos, Presidente da União dos Aposentados e Pensionistas.

Enquanto o próximo orador se encaminha à tribuna, com muita alegria anunciamos a presença do ex-Deputado Estadual - uma vez Deputado, sempre Deputado - Sr. Gustavo Corte, que nos honra com sua presença, e também, do Sr. Hélio Geraldo da Silva, tesoureiro da UAPEM, União dos Aposentados e Pensionistas, de Marília. Tem a palavra, o Sr. José Aureliano Ribeiro de Vasconcelos.

 

O SR. JOSÉ AURELIANO RIBEIRO DE VASCONCELOS - Bom dia meus amigos, bom dia às autoridades presentes, dentre os quais muitos são meus conhecidos, o Deputado Arnaldo de Sá, por exemplo, vejo também o Vereador, políticos que estão na batalha juntamente com os aposentados.

Acho que o evento de hoje está muito rico em representação de autoridades. Devemos aproveitar bastante desse fato. Temos pouca gente. Mas não adianta colocarmos a culpa nessas poucas pessoas que temos aqui. Vamos pôr a culpa na liderança. Há pouca gente por culpa da liderança. Aliás, estou culpando a liderança só para termos um responsável por ter pouca gente neste evento. Esse tipo de evento tem que ser programado com alguma antecedência, para que cheguemos aqui e aproveitemos essa representação de autoridade, para dessa forma, darmos mais conteúdo ao nosso trabalho, a nossa luta.

Claro que o pessoal aqui presente, nós que aqui estamos, representamos os aposentados. Quem está aqui, veio para colher o que for dito aqui, e levar aos demais aposentados.

Mas meus companheiros, o que queria também salientar aqui para as autoridades presentes, é que precisamos fazer muita coisa que ainda está pendente, e dependemos deles. Temos aqui o Estatuto do Idoso. O Estatuto do Idoso está aí. Ele existe, já está ficando velho, e aqui mesmo, nobre Deputado Campos Machado, a quem aprendi admirar, batalhando para que organizemos os aposentados de São Paulo, temos também que homologar o Estatuto do Idoso aqui na Assembléia Legislativa. Portanto, vamos precisar muito de V. Exa. para fazer esse trabalho aqui nesta Casa, para que o Estatuto do Idoso comece a funcionar no Estado de São Paulo; não é verdade Arnaldo. Tem muita coisa pendente.

O estatuto é muito rico, mas vai ficando igual a todas as leis que são feitas nesse país e que vão ficando para trás, e precisamos fazer com que esse estatuto esteja na ordem do dia dos aposentados em todos os lugares.

Falei que tem pouca gente presente, mas viemos de Aparecida do Norte com muita gente, foi uma coisa muito rica, um evento muito especial, e naquele evento, também quero cumprimentar o companheiro Benedito Marcílio, ele teve a felicidade de soltar um material que acho muito rico. E todos os aposentados, esses que estão aqui, por exemplo, viu Benedito Marcílio, deveriam ter isso no bolso. Aqui tem um projeto que é para batalharmos durante todo esse ano de 2008, que são os projetos de lei, inclusive tem um de autoria do Deputado Arnaldo Faria de Sá, que é o Projeto de lei nº 190, que é preciso batalhar.

Temos aqui o Projeto de lei nº 313, temos o Projeto de lei nº 190, que é do Deputado Arnaldo de Sá, temos aqui o Projeto de lei nº 58. Temos todos esses projetos de lei que é para batalharmos, e falando em todos os lugares que formos, que é para formar uma corrente. A hora que formarmos essa corrente, que necessitamos para recuperar a nossa perda salarial, podemos lotar Brasília no dia em que isso estiver na pauta.

Podemos lotar Brasília, podemos fazer várias passeatas aqui em São Paulo. Já foi falado aqui, acho que foi o Warley Martins Gonzales que falou, aposentado tem que ir para a rua. Governo só respeita quem cobra. Não é preciso que o Governo venha aqui e dizer “vá para a rua, vão para a rua cobrar de mim que eu cedo”. Não precisa ninguém falar isso. Se já sabemos que isso é preciso. Então vamos para a rua companheiro. Vamos forçar essa liderança a trazer os aposentados às ruas. E cada vez que viermos aqui, temos que encher esta Casa e fazer com que sejamos respeitados e reconhecidos pelo que somos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Felizmente são muitas as autoridades que temos presentes nesta manhã, queremos anunciar mais algumas dessas pessoas. Sr. Daniel da Silva, presidente do Diretório do PTB de Santo Amaro; Sr. Celso Silvino, presidente do PTB Inter-religioso de São Paulo; Sra. Maria Luiza, presidente da Associação da Ação Social de Ermelino Matarazzo da zona leste; e o Sr. Edson Silva, presidente da Ação Reviver Diamante da Vida, da zona leste também. São todos muito bem-vindos.

Gostaríamos de ouvir agora uma manifestação do nobre Vereador Paulo Frange, grande defensor da causa dos aposentados, que neste momento falará em nome de todos os vereadores do Estado de São Paulo.

 

O SR. PAULO FRANGE - Inicialmente quero saudar o Presidente desta sessão, Deputado Waldir Agnello. Vossa Excelência tem conduzido os trabalhos desta Casa como um maestro. Sou um assíduo telespectador da TV Assembléia e esta é a oportunidade que tenho para cumprimentá-lo pela forma dedicada, educada, pela imparcialidade que V. Exa. tem na condução dos trabalhos.

Quero saudar o representante do Governador José Serra, nosso Secretário de Esportes Claury Alves da Silva, essa figura que vem conduzindo tão bem essa Secretaria, dando-lhe um ritmo absolutamente diferente. Os ecos de seu trabalho já caminham pelo interior de São Paulo, pela Grande São Paulo. Parabéns, Claury, você representa o PTB da melhor forma possível.

Meu querido Benedito Marcílio; não poderia deixar de saudar em seu nome todas as instituições presentes, todos os representantes presentes, todos de altíssima qualidade. Este é um momento importantíssimo para lembrar que essa causa tem aqui representações de grande qualidade. Os aposentados precisam parar este País. Mas como, se eles já estão aposentados? Vocês não têm a força dos funcionários do Metrô, dos funcionários do transporte, dos funcionários da Saúde, porque se eles pararem o País inteiro entra em colapso. Mas vocês têm a inteligência, a experiência do grisalho na cabeça, a história vivida duramente para com inteligência, usando a responsabilidade daqueles que os representam, trabalhar o processo da busca da justiça pelos aposentados. Portanto esta é a arma poderosa de vocês: experiência e inteligência, mais a representatividade com qualidade que estamos vendo aqui.

E temos na composição da Mesa César Lacerda, representando o grande Desembargador Valim do Tribunal de Justiça, que com certeza está aqui não só observando, mas também levando a experiência dos que me antecederam.

Têm vocês representantes lá em Brasília. O Deputado Arnaldo Faria de Sá é o homem que representa toda essa causa há muitos anos, discutindo, debatendo e defendendo a mesma causa. Por isso ganhou a fama de homem brigador, que endurece quando a causa é justa. Vossa Excelência tem o respeito de toda a coletividade petebista, tem a experiência para conduzir essa causa e o respeito de todos os parlamentares que, mesmo discordando de suas idéias, o respeita porque V. Exa. tem lutado por uma causa que atinge a todos, inclusive dentro de suas próprias casas. Quem aqui não tem um aposentado em casa? Quem aqui não tem um aposentado em casa que não diz “o Arnaldo vai tentar resolver isso em Brasília para nós”? E é lá a nossa embaixada.

Parabéns, Arnaldo. Sentimos um orgulho enorme por tê-lo lá.

Aqui no Estado de São Paulo e pulverizando as idéias pelo Brasil afora temos o Deputado Campos Machado, nosso líder do PTB, nosso condutor dessa máquina que cada vez mais percorre trilhos pelo Brasil; não só leva idéias, mas busca constituir as associações por todo País, planta sementes aqui e acolá, mas faz lei, escreve, cobra e está presente em todos os momentos em que a causa vem à tona.

Deputado Campos Machado, falo em nome dos aposentados que represento no meu consultório. Falo agora como médico cardiologista que vive com os aposentados todos os dias. Tudo mudou, Deputado. Mudei muito; 30 anos de cardiologia e não esperava que agora tivesse de atender aos sábados porque o aposentado não pode mais vir durante a semana. Têm de vir aos sábados porque voltaram a trabalhar devido à perda salarial. O desemprego de pessoas da família fez com que voltassem a trabalhar. Parte de suas aposentadorias hoje banca contas de filhos desempregados, filhas que se separaram do marido, de netos que não conseguiram o primeiro emprego e o plano de saúde dos familiares. Voltaram a trabalhar, a fazer bico. Por isso, depois de 30 anos passei a atender aos sábados no consultório. Há pouco tempo abrimos um dia no domingo para observar o que acontecia. Lotou a clínica com pacientes da cardiologia com senhores de 65, 75 anos que estão trabalhando.

Mas temos de dar a mão à palmatória. O Deputado Faria de Sá não está no Congresso desde ontem, mas há muito tempo. Este País passou por uma segunda guerra. Já tínhamos a aposentadoria, graças a Deus, temos isso para contar para todos. Nasceu lá com o PTB, na década de 30. A história do PTB está grampeada, marcada, com tudo isso.

Mas passamos por guerra. Passamos pelo início da industrialização. Ninguém falava em aposentado. Era um país de jovens trabalhando. E agora, não. Quando começaram a aparecer as aposentadorias em crescente, tivemos a turbulência da ditadura. Tivemos que ficar calados e não cobrar nada. Saímos dela há pouco tempo. Vieram as crises econômicas mundiais. O país teve hiperinflação.

Tivemos de tudo neste país, e agora as coisas começam a caminhar. Agora, sim, é possível cobrar os nossos direitos. Estamos no horário certo, no momento certo, com as pessoas certas. Temos que cobrar. Não podemos permitir que haja dois tipos de reajustes, para quem trabalha e para quem construiu neste país. Não podemos permitir. Todo dia é uma notícia.

Agora é o 11º maior produtor de petróleo do mundo, o Brasil, auto-suficiente. E quem é que construiu essa Petrobras? Os aposentados da Petrobras. Devem ficar olhando essa história e dizendo: “Meu Deus, dois milhões de barris de petróleo por dia, e lá atrás trabalhamos tanto para isso, e, agora, o que eu recebo não dá para viver”.

Portanto, em nome dessa causa, em nome das injustiças, em nome de tudo isso que nós vivemos e sabemos, porque temos dentro de casa. Aqui, para ocupar esta tribuna, ninguém tem que ser especialista. Qualquer um de vocês contaria a mesma história. Ela está conosco, dentro da nossa casa, e, portanto, nós sabemos como conduzir. Temos representantes e nós temos que contar com essa representação.

Não poderia deixar aqui, antes de encerrar, de saudar nosso Coronel Ferrarini, esse símbolo do PTB que conquistou o coração, trouxe para dentro de Casa, e está aqui sempre ao lado de causas nobres. Eu não tenho dúvidas de que veio hoje só para isso, Ferrarini. Não tenho a menor dúvida de que você está aqui só por isso.

Quero me despedir, Deputado Campos Machado, dos meus companheiros de cabelos grisalhos, dizendo que temos uma fé muito grande no PTB, nessa causa, porque nasceu lá atrás com o PTB essa história, e temos que levar essa história adiante. Contamos com você, grande condutor desse enorme trem, essa dificuldade toda, de todos os problemas que nós colocamos dentro desses vagões, mas vamos levá-lo juntos. O senhor, o meu Deputado e meu amigo, tem a responsabilidade de conduzir o PTB junto com os aposentados, para que essa injustiça seja corrigida a cada minuto. Nós não podemos esperar mais. Quando tínhamos que esperar, é porque havia turbulência, e nós esperamos. Agora é a hora da correção. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Nós gostaríamos de convidar o nobre Deputado Coronel Ferrarini para fazer a sua manifestação.

Enquanto ele se aproxima da tribuna, anunciamos a presença do Sr. José de Andrade, Presidente do PTB de Rio Pequeno; o Sr. Marco Aurélio Nunes, Presidente da ATADE; da Dra. Tânia Bueno, Coordenadora-geral da Vigilância Sanitária da cidade de Jundiaí; o Sr. Gabriel Zaninello, Chefe de gabinete do Deputado Federal Frank Aguiar; a Sra. Maria de Lourdes Santos Silva, Presidente do PTB da Freguesia do Ó; o Dr. Wagner Hildebrand Júnior, representando o Presidente do PTB de Campinas; o Sr. Josias dos Santos, vereador de Itararé; o Prof. Carlos Barros, Presidente da ATRAMPESP, Associação Trabalhista de Mestres e Professores do Estado de São Paulo.

Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Bom-dia, Sr. Presidente. Bom-dia a todas as senhoras e senhores. Hoje realmente é uma homenagem justa e importantíssima. É um momento solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, atendendo solicitação do líder, Deputado Campos Machado, um homem que trouxe essa preocupação com o aposentado para o PTB, que é um partido que tem história, e está sempre de mãos dadas com os aposentados.

Gostaria de cumprimentar o Deputado Waldir Agnello, Presidente desta Sessão Solene; o sempre Deputado Claury Alves da Silva, hoje Secretário dos Esportes; o Desembargador César Lacerda, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Sr. Benedito Marcílio, Presidente da COBAP - Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas; o vereador Paulo Frange, que falou com o coração, com a alma, como se nós estivéssemos abraçando cada um dos senhores e falando no seu ouvido: “Vocês merecem o mais profundo respeito, podem crer; nós que estamos aqui na Assembléia lutamos por vocês”.

Gostaria de agradecer também e cumprimentar esse fantástico Deputado Arnaldo Faria de Sá, nosso amigo, um homem cuja bandeira é a luta pelos aposentados.

Estou aqui, não sei se como Deputado ou como aposentado. Eu também sou um aposentado da Polícia Militar, como o Coronel Flaviano, que está ali. Sou um aposentado. Eu também, como os senhores, sinto na pele a dificuldade, a injustiça, porque aquele que está na ativa tem um salário, tem o aumento, e o aposentado não tem o mesmo aumento. Essa distorção vem de algum tempo para cá.

Mas nós estamos nos irmanando. Nós estamos nos dando as mãos. Esta Sessão Solene foi solicitada pelo Deputado Campos Machado, esse brigador, esse Presidente estadual do PTB, o líder da bancada, mas trouxemos todos os senhores e todas as entidades. Quero saudá-los e dizer que nós estamos de mãos dadas com cada uma das senhoras e senhores.

Ser velho, envelhecer, é ter ajudado Deus, por mais tempo a melhorar o mundo. Foi isso que nós fizemos. Já tivemos cabelo e nossos cabelos embranqueceram. Embranqueceram com dignidade, com nosso trabalho. Cada ruga no nosso rosto é uma noite mal dormida, cuidando de um filho.

Ser aposentado é motivo de orgulho. Às vezes, a pessoa reclama por ter envelhecido. Temos duas opções: uma é envelhecer, e a segunda é péssima. Só envelhece quem vive. Nós estamos aqui ajudando Deus a melhorar o mundo.

Estou aqui, porque esta sessão foi solicitada pelo meu amigo Campos Machado, amigo de todos nós, e, com certeza, todos os senhores aqui presentes vieram para dizer: o aposentado merece respeito.

A todos os senhores o meu abraço fraterno.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Dando prosseguimento às manifestações de pessoas que fazem questão de dizer aos senhores, aposentados e pensionistas, o quanto são importantes, o Sr. Governador pediu que o Secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Dr. Claury Alves da Silva, o representasse nesta sessão.

Com a palavra o Secretário de Esportes, Dr. Claury Alves da Silva.

 

O SR. CLAURY ALVES DA SILVA - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Waldir Agnello, Sr. Desembargador Dr. César Lacerda, neste ato, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Antonio Vallim Bellochi, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, grande defensor da causa dos aposentados, Deputado Campos Machado, que possibilita esta mobilização em homenagem ao Dia Nacional dos Aposentados, Vereador Paulo Frange, Deputado Edson Ferrarini, Dr. Benedito Marcílio, Presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas, oradores que nos antecederam, presidentes de entidades, participantes deste evento, em primeiro lugar, quero trazer a homenagem do Governador José Serra.

Desde o início do mandato, recebemos a orientação de adotar políticas públicas voltadas para a “melhor idade”, para o idoso. É nesse sentido que temos trabalhado com toda nossa equipe - temos aqui uma boa parte da equipe da Secretaria de Esporte Lazer e Turismo. As propostas estão em andamento, algumas já sendo efetivadas, para garantir, dentro das possibilidades, as atividades que visam melhor qualidade de vida ao idoso.

Podemos citar os Jogos do Idoso, um grande sucesso, pois, a cada ano, precisamos aumentar sua estrutura. No ano passado, tivemos mais de 20 mil idosos atletas com mais de 60 anos, que participaram ativamente, dando, a todos os jovens atletas, um grande exemplo de vitalidade, de como envelhecer com qualidade, mostrando a todos como agir com cidadania.

Temos programas na área de turismo, de lazer e atividades de iniciação esportiva, mesmo para aqueles que nunca freqüentaram academia ou tiveram oportunidade de praticar atividades físicas. Estamos dando essa oportunidade, fornecendo inclusive o transporte.

Como sabemos, a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado, e a previsão da Fundação Seade é que, dentro de 20 anos, estaremos nos igualando com países do Primeiro Mundo. Assim, é preciso criar políticas públicas para o idoso, o que significa um grande desafio. Não tenham dúvidas de que o Governo precisa adotar medidas para toda a sociedade, desde a mais tenra idade até o mais idoso.

Graças a essa mobilização, graças a pessoas, como o Deputado Campos Machado, que, nas suas atividades parlamentares e profissionais, tem se mostrado um grande defensor dos aposentados, é que estamos hoje aqui reunidos. Todos os presentes - autoridades e convidados pelas diversas entidades - estão aqui porque acreditam na causa de valorização dos aposentados e pensionistas.

Quero cumprimentar o Deputado Campos Machado, Deputado Arnaldo Faria de Sá, grande defensor da causa dos aposentados na Câmara dos Deputados, o Presidente desta sessão, Deputado Waldir Agnello, e dizer que estamos sempre atentos, sempre acompanhando, sempre juntos nesta grande mobilização. É preciso sim ir às ruas, é preciso se mobilizar, mas é preciso também eventos como este, na Casa do Povo, para aqueles que acreditam na causa, que precisam da causa como uma bandeira da sua família, sua sociedade, sua cidade. É preciso que possamos fazer essas reuniões. Estamos aqui nos mobilizando graças a essa grande convocação para comemorarmos o Dia Nacional do Aposentado. Parabéns a todos, vida longa a todos, com muita energia. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos a atuação do Secretário Claury, que tem feito com muito denodo e diligência a representação dos interesses da população na área do esporte, do lazer e do turismo.

Vamos ouvir a tão esperada e almejada manifestação daquele parlamentar, aquele homem simples, humilde, trabalhador, lutador por diversas causas, entre essas a causa dos aposentados. Essa pessoa poderia estar hoje presidindo esta sessão. De acordo com o Regimento desta Casa quem solicita a Sessão Solene tem o direito de presidi-la. Mas na sua humildade ele abriu mão e pediu para que este deputado fizesse a condução dos trabalhos. Muito obrigado. No seu campo de trabalho alcançou a marca de ser nesta legislatura o deputado estadual mais votado do Brasil. No seu trabalho galgou a posição de Secretário Nacional do PTB, presidente do PTB do Estado de São Paulo e também líder do PTB nesta Casa de Leis. Mobilizou diversas autoridades e diversos departamentos do PTB, haja vista a grande representação dos diretórios petebistas que temos aqui, a representação na Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, através do Vereador Dr. Paulo Frange, da representação na Câmara dos Deputados, através do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. Estou me referindo ao Deputado Campos Machado, para quem peço uma salva de palmas, recebendo com alegria que ele sempre nos recebe em todos os momentos que precisamos. Tem a palavra o nobre Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo, mais que amigo, meu irmão, Deputado Waldir Agnello, vice-Presidente desta Casa, a quem fiz esse pedido para que presidisse esta sessão, ele que tem um amor ao aposentado, não acredito que nada neste mundo possa existir sem amor. Foi em nome do amor que eu lhe pedi, meu Presidente, que presidisse esta sessão. Meu caro Secretário, também meu irmão, sempre deputado Claury, que representa aqui o nosso Governador Serra, tenho impressão de que o nosso governador pegou toda a relação de secretários, olhou um por um e escolheu aquele que podia representá-lo, podia transmitir sua palavra a esta Casa, que não fugisse do confronto, que dissesse aquilo que o Governo pensa. Governador Serra, tenho certeza de que V. Exa. acertou na escolha do homem que o representou.

Meu guerreiro, meu guerrilheiro, sou suspeito para falar do Deputado Arnaldo Faria de Sá. Suspeitíssimo. Mesmo há três meses, cometido com uma doença, internado no InCor, deitado numa cama cheio de aparelhos, ele só tinha uma preocupação: “Não deixe de realizar a homenagem ao Dia do Aposentado. Dêem assistência ao Benedito Marcílio.” Por isso eu o saúdo general dos aposentados, meu amigo e meu irmão, Deputado Arnaldo Faria de Sá.

Meu sempre deputado federal, Presidente Benedito Marcílio. Eu não o conhecia pessoalmente. Conhecia o professor Euclides, que está aqui em Santo André. Eu lhe disse: “Sr. Euclides, eu queria conhecer o líder dos aposentados, um homem que pudesse encarnar a alma do aposentado, que não vendesse sua entidade, que não negociasse os direitos da entidade com o governo, que não fosse fraco, que não se omitisse, que não andasse de quatro quando a luta se aproximasse. Alguém que tivesse os cabelos brancos, enevoados pelo tempo, alguém que fosse digno, alguém que tivesse caráter, pois caráter é o destino de um homem.” O Euclides me apresentou um homem que ele me dizia ter sido deputado federal. Qual não foi minha surpresa ao conhecer o grande Benedito Marcílio. Pensei que fosse encontrar um homem forte, de um metro e 90 de altura. Costas largas, forte. Vejo um homem franzino, mas logo percebi: o corpo é pequeno, mas o coração é grande e o caráter maior ainda. Daquele dia em diante passei a acreditar na luta do aposentado. Fiz o convite para que o presidente assumisse essa luta. Não de maneira que fosse o partido político que fosse usar o aposentado, mas o aposentado que fosse usar o partido político.

Meu caro Deputado Edson Ferrarini, meu amigo que acabou de deixar o plenário; meu caro César Lacerda que representa o meu grande amigo Bellocchi, do Tribunal de Justiça; meu irmão Paulo Frange; saúdo Warley e Vasconcelos e, em seus nomes, saúdo os demais diretores sindicais. Gostaria de cumprimentar uma pessoa especial. Fique de pé, Dona Yeda. Esta senhora está nesta Casa há 60 anos. Há pouco, ela me dizia: “Veja lá, Deputado, o que fala no seu discurso, porque eu sou aposentada. O senhor tem a fama de cumprir a palavra e veja lá o que vai falar porque vou passar a acompanhar os seus passos de hoje em diante.” Esta senhora é aposentada e trabalha nesta Assembléia. Ela se aposentou e aqui ficou, é a primeira que chega e a última que sai desta Casa. O tempo a fez arcar um pouco, tem um corpo arcado, mas a dignidade em pé. É o meu cumprimento, Dona Yeda, pelo seu carinho, pelo seu respeito, pela sua dignidade. (Palmas.)

Eu estou nesta Casa há quase 20 anos e há 18 anos lidero a Bancada do PTB nesta Assembléia. Em apenas duas oportunidades eu pedi à Mesa que realizasse sessões solenes. Apenas duas vezes. A primeira vez, em outubro passado, para homenagear o Dia do Advogado, advogado que sou. E a segunda vez foi esta, do Dia do Aposentado.

Quando vinha para cá comecei a meditar e a refletir. O que teria me levado, eu que sou meio avesso a sessões solenes, a solicitar à Presidência desta Casa a realização desta sessão para homenagear o Dia do Aposentado? Depois de meditar, cheguei a uma conclusão: o trabalhador de hoje é o aposentado de amanhã. Eu não sou aposentado, mas Deus queira que eu possa me aposentar um dia. Um poeta chamado Byron disse que os jovens de hoje serão os anciões de amanhã. Os anciões de hoje foram jovens ontem. O tempo chega para todos.

Depois, comecei a imaginar, meu irmão Arnaldo Faria de Sá, que o aposentado neste país não é apenas aquela pessoa que deixa o serviço público ou a empresa privada. O aposentado neste país é, antes de tudo, um sobrevivente, um náufrago, um guerreiro, um injustiçado. Em época de eleições, todos os políticos defendem o aposentado, nenhum é contra. Passadas as eleições, o aposentado é seringa descartável, é guardanapo que se usa após uma refeição ligeira e joga fora. Quatro anos depois, lá estão de novo defendendo os 25 milhões de aposentados, sabendo que eles nada fizeram.

Se nada fizeram, nada plantaram, como podem colher? Diz o ditado popular: “Manuel, se não tens abelhas como queres colher o mel?” Se nada fez, se nenhum projeto apresentou, se a nenhuma reunião foi, como pode falar em nome do aposentado? É preciso que tenhamos sempre em mente que sonhos não envelhecem, e o sonho do aposentado não pode envelhecer. E não vai envelhecer enquanto existirem homens, como por exemplo, o Deputado Arnaldo Faria de Sá, o Presidente Benedito Marcílio, homens que lutam e persistem, que são sonhadores. E eu não acredito em homens que não sabem sonhar. O meu amigo Marcílio entregou-me uma carta que ele e seus companheiros levaram ao nosso Presidente Lula. E me dizia que depois de tantos anos de combate é que a luta estava começando.

Vejam senhores e senhoras a grandeza do Presidente desta entidade, do líder da classe. Um homem que já deveria estar na sua casa cuidando de seus netos, mas eu não posso permitir que homens como o nosso Presidente Marcílio queiram ficar em casa. O seu lugar é aqui, é na rua, no seu sindicato, na sua entidade, na sua associação. Aqui, neste contingente de pessoas não muito grande em quantidade, mas grande em qualidade, esse povo acredita em você, nas suas mãos firmes, na sua condução, na sua seriedade, no seu horizonte de vida, porque sabe muito bem que o velho Gonçalves Dias estava correto quando dizia que a vida é um combate, que aos fracos abate e aos fortes e bravos só faz exaltar. O senhor é um bravo, e precisa continuar nesta luta.

O Deputado Arnaldo Faria de Sá é um parceiro da categoria. Quando o conheci, ele já falava em aposentado. Estamos juntos há vinte anos, e há vinte anos, eu peço a ele que vá à televisão e fale uma mensagem do partido, a mensagem que ele leva, ainda que contrariando o presidente, é apenas falar na luta da sua vida e a do aposentado.

Senhoras e senhores aposentados, estamos assumindo um compromisso, não eleitoral, nem político, mas de fazer com que o nosso partido em Brasília, liderado pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá - e já falo como líder nacional do partido - não nos decepcione, que não nos deixem sozinhos.

O nosso partido, cobrem-me, por favor, liderado pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá. Pobre do Marcílio. A partir de agora, jamais deixará o aposentado só. (Palmas.)

Terminando, deixo uma mensagem de apenas quatro, cinco, palavras: aposentar-se do trabalho, sim; aposentar-se da vida, jamais.

Peço para reverenciarmos dois homens de bem, para através do nosso entusiasmo, incutir-lhes no peito e na alma a garra e a dedicação. Vamos de pé, meus irmãos, aplaudir Arnaldo Faria de Sá e Benedito Marcílio. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - O Deputado Campos Machado fala  não só com a razão, mas também com o coração.

Registrarmos a presença do Sr. Miguel Rizzo, Presidente do Movimento Cívico do Butantã; Sr. Ney Cardoso, assessor, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. Chiquinho Leite, Presidente do Diretório Zonal do PTB, de Pirituba.

Aviso importante: o Sr. Otaviano convida a todos os presentes para o ato público, em favor da luta dos aposentados, apoiada pela Associação dos Aposentados de Osasco e pela Federação dos Aposentados, dia 25 de março, na cidade de Osasco, às 10 horas. Mais detalhes, pelo telefone: 3682-9895.

Gostaria de não ser uma pessoa tola, ingênua, em acrescentar qualquer palavra àquilo que já foi dito.

Percebemos que as pessoas que se manifestaram, falaram com muito amor, com muito carinho, com muita reverência à causa dos aposentados.

Poucas são as sessões em que eu posso dizer isso. Já presidi várias, mas sinto no ar o amor invadindo esse lugar.

Sinto que a presença de vocês me mostra que ainda não sou um aposentado, mas serei um dia - algo muito importante de ser observado: que eu preciso, que a sociedade precisa se espelhar em pessoas como vocês, que se organizam, que dão parte do seu tempo em prol de uma causa, que estão mostrando, me permitam, para jovens, como eu, que enquanto houver vida, há esperança.

Não podemos jamais, nos espelharmos em pessoas que não têm esse senso de vida que vocês estão demonstrando hoje.

Permitam-me fazer uma referência à Bíblia Sagrada. No compêndio bíblico há uma citação que diz que digno é o trabalhador do seu salário.

Vocês, que já passaram por diversos momentos, onde tiveram que semear, é justo agora que tenham o que colher.

No entanto, vocês precisam se mobilizar, lutar, para que aquilo que é direito de vocês, lhes seja garantidos.

Eu me espelho nessa luta e digo humildemente que aquilo que eu puder fazer não só como parlamentar, mas principalmente como cidadão, estou engajado nessa causa com vocês e com os demais colegas que aqui se manifestaram.

Deus garante que através dessa citação bíblica, que aquilo que o homem plantar, ele haverá de colher. 

Se você está plantando amor, você vai colher amor. Mas, se você estiver plantando ódio, você vai colher o ódio. Se você estiver plantando vento, você vai colher tempestade. Mas, se você estiver plantando a amizade, você vai colher muitos amigos. 

Desejo a todos vocês aquilo que é muito precioso para todos nós, indubitavelmente, que é a paz, a saúde e a vida. Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

                                                      * * *

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 50 minutos.

                                                      * * *