1

 

01 DE JANEIRO DE 2003

SESSÃO SOLENE DE POSSE DO GOVERNADOR

 

Presidência: WALTER FELDMAN

 

Secretários: HAMILTON PEREIRA E DORIVAL BRAGA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 01/01/2003 - Sessão 1ª S. SOLENE DE POSSE Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN

SESSÃO SOLENE DE POSSE DO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO E DO SENHOR VICE-GOVERNADOR

 

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene tem por finalidade dar posse ao Governador do Estado reeleito e ao vice-Governador eleito. Convida todos para, em pé, ouvirem o Hino Nacional. Presta homenagem ao Sr. Governador e ao Sr. vice-Governador. Convida o Sr. Geraldo Alckmin, Governador reeleito, a prestar o compromisso constitucional de posse.

 

002 - GERALDO ALCKMIN

Governador reeleito de São Paulo, presta o compromisso constitucional de posse.

 

003 - Presidente WALTER FELDMAN

Declara empossado no cargo de Governador do Estado de São Paulo o Sr. Geraldo Alckmin. Convida o Deputado Hamilton Pereira, 1° Secretário da Casa, para proceder à leitura do Termo de Posse.

 

004 - HAMILTON PEREIRA

Procede à leitura do Termo de Posse.

 

005 - Presidente WALTER FELDMAN

Convida o Sr. Governador e os demais membros da Mesa da Assembléia para assinatura do Termo de Posse. Convida o Sr. Cláudio Lembo, vice-Governador eleito, a prestar o compromisso constitucional de posse.

 

006 - CLÁUDIO LEMBO

Vice-Governador eleito, presta o compromisso constitucional de posse.

 

007 - Presidente WALTER FELDMAN

Declara empossado no cargo de vice-Governador do Estado de São Paulo o Sr. Cláudio Lembo. Convida o Deputado Dorival Braga, 2° Secretário da Mesa Diretora, para proceder à leitura do Termo de Posse.

 

008 - DORIVAL BRAGA

Procede à leitura do Termo de Posse.

 

009 - Presidente WALTER FELDMAN

Convida o Sr. vice-Governador e os demais membros da Mesa da Assembléia para assinatura do Termo de Posse.

 

010 - GERALDO ALCKMIN

Governador reeleito de São Paulo, fala dos avanços econômicos e sociais conquistados por São Paulo e pelo Brasil nos últimos 8 anos. Apresenta a forma como o governo atuará durante a gestão que ora se inicia.

 

011 - Presidente WALTER FELDMAN

Anuncia a execução de número musical. Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Senhoras e Senhores, adentra o plenário Sua Excelência, o Deputado Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Acompanham Sua Excelência os Exmos. Srs. Deputados Estaduais Hamilton Pereira e Dorival Braga, respectivamente 1º e 2º Secretários da Mesa Diretora desta Casa. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Esta Sessão Solene tem por finalidade dar posse ao Governador do Estado reeleito e ao vice-Governador eleito.

Suas Excelências já entregaram suas declarações de bens em observância ao Art. 46 da Constituição do Estado de São Paulo, encontrando-se Suas Excelências no salão nobre da Presidência. Designo a comissão de líderes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para conduzir Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo até o recinto deste plenário.

Quero anunciar também a presença de Maria Lúcia Alckmin, Presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar Elcita Ravelli, minha esposa, a Sra. Renéa Lembo, esposa do vice-Governador Cláudio Lembo. Em nome delas, nossa homenagem especial a todas as mulheres do Estado de São Paulo que dão uma enorme contribuição à construção do Estado paulista.

Quero cumprimentar com muito carinho S. Ema. Revma. Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Emérito de São Paulo, Exmo. Sr. Barjas Negri, Ministro de Estado da Saúde, futuro Secretário de Habitação do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição e senhora; Sr. Laudo Natel, ex-Governador do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Romeu Tuma, Senador da República; Exmo. Sr. vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, Comandante do 8º Distrito Naval; Exmo. Sr. Dr. João Carlos Saletti, Presidente do 2º Tribunal de Alçada Civil; Exmo. Sr. Dr. Luiz Antônio Guimarães Marrey, Procurador-Geral de Justiça; Exmo. Sr. Dr. Elival da Silva Ramos, Procurador-Geral do Estado; Sr. Andrea Matarazzo, Embaixador do Brasil na Itália; Exmo. Sr. Embaixador Jadiel Ferreira de Oliveira, chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo; Exmo. Sr. Dr. Mário Alves Lobo, Presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil; Exmo. Sr. Dr. José Renato Nalini, Presidente do Tribunal de Alçada Criminal; Sr. Prof. Dr. José Carlos de Souza Trindade, Magnífico Reitor da Universidade Júlio de Mesquita Filho, Unesp; Exmo. Sr. Dr. Alexandre de Moraes, Secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, em nome do qual cumprimento todos os Secretários de Estado presentes a esta cerimônia.

Quero ainda cumprimentar o Reverendo Dom Benedito dos Santos, Bispo auxiliar de São Paulo, representando S. Ema. Revma. Dom Cláudio Hummes, Cardeal Arcebispo de São Paulo; Coronel Ariomar Gago, representando o Comando Militar do Sudeste; Srs. membros do Corpo Consular e Srs. Deputados que, em seguida, citarei nominalmente.

Sras. e Srs., por força do Art. 20, inciso IV, XLIII, caput da Constituição do Estado, combinados com o Art. 28, caput da Constituição Federal, este Parlamento deverá dar posse hoje aos Srs. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, no cargo de Governador do Estado para mandato de quatro anos, e Cláudio Salvador Lembo, como vice-Governador no Estado de São Paulo. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero agradecer ao maestro e à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela contribuição que têm dado às nossas solenidades. Muito obrigado, Comandante Coronel Alberto, que tanto tem colaborado para a segurança pública do nosso Estado.

Sr. Governador e Sr. vice-Governador, não me cabe neste momento fazer discurso, mas apenas um cumprimento e homenagem. Discurso é de V.Exa., mas eu gostaria de dizer da nossa satisfação no aprimoramento das instituições democráticas por ocasião da posse do Governador e vice-Governador do Estado perante a Assembléia Legislativa de São Paulo.

Durante os oito anos que aqui estivemos, juntamente com nossos pares, pudemos acompanhar o seu estilo, a sua característica, o seu jeito de ser e, apesar das nossas relações até pessoais, partidárias e políticas, em nenhum momento foi lesada a relação de independência e harmonia entre os nossos poderes. Todos os projetos que por aqui passaram tiveram o debate das comissões, do Plenário, a justa e adequada posição nas relações entre situação e oposição.

Soubemos compreender o papel que a Assembléia poderia e deveria exercer na reconstrução do Estado de São Paulo, um Estado do qual hoje todos nos orgulhamos, constituindo um paradigma nacional, seja do ponto de vista da responsabilidade fiscal, seja da preocupação em recuperar integralmente nossa infra-estrutura para o desenvolvimento, visando oferecer melhor qualidade de vida para a população que aqui vive.

Nesses anos, pudemos compreender o seu estilo. E é nesse sentido que gostaria de citar três figuras. Uma delas seu pai, Geraldo José Rodrigues Alckmin, que lhe conduziu no caminho dos princípios e dos valores, que eu sei são estruturais no seu pensamento e na sua ação. Valores que o fazem, definitivamente, um homem público, intimamente ligado àquilo que é maior para nós que fazemos política: o interesse público.

Quero citar Mário Covas, de quem tanto temos orgulho, pela sua passagem na vida pública brasileira, na vida pública do Estado de São Paulo. Aquele que nos ensinou o rigor na administração e a postura que o homem público deve ter na sua coragem, na sua determinação, na sua vontade de fazer. Neste momento, na verdade, encerramos o mandato do Governador Mário Covas/Geraldo Alckmin. Inicia-se um novo momento.

E a terceira figura de quem quero falar é a figura de V. Exa., Governador Geraldo Alckmin. (Palmas) Sr. Governador, essa é a nossa militância. Em nome dela, quero cumprimentar o nobre Deputado José Aníbal, o nobre Deputado Edson Aparecido e o militante José Pólice Neto. Na figura desses três homens públicos, reconhecemos o papel do partido na democracia brasileira. E V. Exa. aqui não estaria se não fosse vinculado - de maneira orgânica e com a sensibilidade que tem - a um partido político.

Sr. Governador, para encerrar, quero citar V. Exa. quando me passou o cargo de Governador de São Paulo interino por quatro dias. Quando da sua volta, já na saída do seu gabinete, dizia da importância do homem público ser humilde, discreto, austero. Um homem público não deve buscar riqueza; deve, na verdade, construir a probidade do Estado, criar condições para que as instituições públicas e privadas possam se relacionar num fluxo adequado de contatos e dar a sua contribuição para o desenvolvimento e crescimento do nosso Estado. Sei da sua qualidade intrínseca de humildade, de seriedade e de respeito ao interesse público. Sei, também, do seu pensamento de origem. E é nesse sentido que me pareceu muito adequado, neste momento, citar o seu pronunciamento nesta Assembléia, como Deputado Estadual clamando por uma Constituinte, em 29 de setembro de 1983: “Devolva-se aos políticos a política; devolva-se aos brasileiros o direito de eleger o seu Presidente em eleições diretas; devolvam-se ao Legislativo suas legítimas prerrogativas; devolva-se à Nação o inalienável direito de estruturar o Estado, escolher o seu Governo, traçar os seus rumos e balizar as suas metas; devolva-se, enfim, o Brasil a todos os brasileiros.” (Palmas)

Não há nenhuma diferença do Deputado Estadual Geraldo Alckmin para o atual Governador Geraldo Alckmin. É uma linha contínua de coerência de postura em relação aos interesses públicos. E o Governador Geraldo Alckmin, então candidato a Prefeito, citava reiteradamente uma frase que me impressionava e que me balizava na compreensão do papel do homem público. Dizia ele: “Política não é ofício de amadores, mas arte e ciência do bem comum. Como ciência requer o estudo; como arte requer o dom.” V. Exa., Governador Geraldo Alckmin, tem a arte e a ciência e tem os olhos voltados para o futuro e para o bem comum. Sei que esse é o seu pensamento, a sua linha e a sua sina. E é essa sina que perseguiremos coletivamente.

Obrigado, Sr. Governador; obrigado vice-Governador. Viva o Estado de São Paulo! (Palmas)

Nos termos do Artigo 43 da Constituição do Estado, convido o Exmo. Sr. Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, Governador do Estado de São Paulo reeleito, para prestar o compromisso constitucional.

Convido todos a ficarem de pé.

 

O SR. GOVERNADOR - GERALDO ALCKMIN - Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e a do Estado e observar as leis. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Declaro empossado no cargo de Governador do Estado de São Paulo o Exmo. Sr. Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. (Palmas.)

Convido o Sr. 1º Secretário, nobre Deputado Hamilton Pereira, para proceder à leitura do Termo de Posse.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - “No primeiro dia do mês de janeiro de 2003, às 10 horas e 35 minutos, reunida a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em Sessão Solene, no Palácio 9 de Julho, sob a Presidência do Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, compareceu o Exmo. Sr. Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, proclamado Governador do Estado de São Paulo reeleito, para ser empossado no respectivo cargo de acordo com o disposto no Artigo 70, inciso IV, da Constituição do Estado. Por S. Exa. foi proferido o seguinte compromisso: ‘Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e a do Estado e observar as leis.’ O Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em seguida, declarou empossado no cargo de Governador do Estado de São Paulo o Exmo. Sr. Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. Para constar, eu, Auro Augusto Caliman, Secretário-Geral Parlamentar da Assembléia Legislativa, mandei lavrar este Termo que, assinado pelos Excelentíssimos Senhores membros da Mesa da Assembléia Legislativa e pelo empossado, vai por mim subscrito”. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência convida neste momento o Sr. Governador Geraldo Alckmin e os demais membros da Mesa da Assembléia para assinatura do Termo de Posse.

 

* * *

 

-  É feita a assinatura do Termo de Posse pelo Sr. Governador Geraldo Alckmin.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência convida neste momento o Exmo. Sr. Dr. Cláudio Salvador Lembo, eleito e proclamado vice-Governador do Estado de São Paulo para prestar o compromisso constitucional. (Palmas)

 

O SR. CLÁUDIO SALVADOR LEMBO - Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e a do Estado e observar as leis. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Declaro, portanto, empossado no cargo de vice-Governador do Estado de São Paulo o Exmo. Sr. Dr. Cláudio Salvador Lembo. (Palmas)

Convido o Sr. Deputado Dorival Braga, 2º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia, para proceder à leitura do Termo de Posse.

 

O SR. DORIVAL BRAGA - PTB - Sras. e Srs. Deputados e demais presentes, aproveitando esta oportunidade que o Presidente também me deu, quero agradecer a todos vocês, principalmente aos Deputados desta Casa e aqueles que estão chegando. Esses 10 anos em que aqui fiquei - no dia 15 de março encerro as minhas atividades - só me deram coisas boas, a grandeza desta Casa. Portanto, continuo sendo um fiel servidor desta Casa e a honrar o meu Governador.

Desta forma, então, temos aqui o Termo de Compromisso de Posse do vice-Governador do Estado de São Paulo, Sr. Cláudio Salvador Lembo.

“No primeiro dia do mês de janeiro de 2003, às 10 horas e 40 minutos, reunida a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene, no Palácio 9 de Julho, sob a Presidência do Sr. Deputado Walter Feldman, compareceu o Sr. Dr. Cláudio Salvador Lembo, eleito e proclamado vice-Governador do Estado de São Paulo, para ser empossado no respectivo cargo, de acordo com o disposto no artigo 20, inciso IV, da Constituição do Estado. Por S. Exa. foi então proferido o seguinte compromisso: ‘Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e a do Estado e observar as leis.’ O Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em seguida declarou empossado no cargo de vice-Governador do Estado de São Paulo, o Sr. Dr. Cláudio Salvador Lembo. Para constar, eu, Auro Augusto Caliman, Secretário-Geral Parlamentar da Assembléia Legislativa, mandei lavrar este Termo que, assinado pelos Senhores membros da Mesa da Assembléia Legislativa e pelo empossado, vai por mim subscrito.” (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência convida neste momento o Sr. vice-Governador Cláudio Lembo e os demais membros da Mesa da Assembléia para assinatura do Termo de Posse.

 

* * *

 

-  É feita a assinatura do Termo de Posse pelo Sr. vice-Governador Cláudio Lembo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência vai citar agora todos os Parlamentares presentes. Peço desculpas se faltar alguém e solicito que informem o nosso Cerimonial. Encontram-se presentes os seguintes Deputados Federais: Arnaldo Madeira, Aloysio Nunes, Paulo Kobayashi, Gilberto Kassab, José Aníbal e Chico Sardeli. (Palmas) Encontram-se presentes os seguintes Deputados Estaduais: Edson Aparecido, Carlão Camargo, Afanasio Jazadji, Alberto Turco Loco Hiar, Arnaldo Jardim, Ary Fossen, Campos Machado, Carlinhos Almeida, Carlos Braga, Célia Leão, Celino Cardoso, Donisete Braga, Dorival Braga, Duarte Nogueira, Edmur Mesquita, Edson Gomes, Geraldo Vinholi, Gilberto Nascimento, Hamilton Pereira, João Caramez, José Carlos Stangarlini, Luiz Gonzaga Vieira, Milton Vieira, Nabi Abi Chedid - quero, em nome dele, homenagear a todos os Deputados, nosso decano, há 40 anos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Palmas), Newton Brandão, Paschoal Thomeu, Pedro Tobias, José Augusto Ramos, Sidney Beraldo, Valdomiro Lopes, Vanderlei Macris, Vaz de Lima, Vanderlei Siraque, Wilson Morais. Obrigado a todos os Parlamentares presentes que dignificam ainda mais esta cerimônia de posse.

Neste momento quero, com muita satisfação, conceder a palavra ao Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

O SR. GOVERNADOR - GERALDO ALCKMIN - Deputado Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, Cláudio Lembo, vice-Governador do Estado de São Paulo, Desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Barjas Negri, Ministro de Estado da Saúde, Governador Laudo Natel, Dom Benedito dos Santos, Bispo auxiliar de São Paulo, representando o Cardeal Dom Cláudio Hummes, Srs. Deputados Federais, Estaduais, membros da Magistratura e do Ministério Público, autoridades militares, membros do Corpo Diplomático, Secretários de Estado, Prefeitos, vice-prefeitos, Srs. vereadores, companheiros do meu partido da coligação São Paulo em boas mãos, a melhor parte da minha família, que é a minha esposa, Maria Lúcia, meus filhos, Sofia, Geraldo e Thomás (Palmas), amigas e amigos, uma saudação também afetiva a essa dupla animada, composta pelo Chicão e pelo Avilásio (Palmas), ao Prefeito de Aparecida, José Louquinho, que veio com a cabeça colorida porque prometeu que pintaria o cabelo de azul e amarelo e que de “louquinho” não tem nada, pois é um bom administrador de Aparecida, um agradecimento às palavras generosas e afetivas do nosso querido Presidente e amigo, Deputado Walter Feldman. (Palmas)

Senhoras e senhores, tomo posse com humildade diante da grandeza de São Paulo. Tomo posse com o coração pequeno. Há exatos oito anos, em um primeiro dia de janeiro, ouvimos Mário Covas anunciar com estas palavras novos tempos para São Paulo. Concluída a jornada que resgatou a dignidade do nosso Estado, tomo posse com a mesma humildade, ou talvez, com humildade maior porque maior ainda se tornou a grandeza de São Paulo pelo empenho de Mário Covas (Palmas), pelo empenho deste Parlamento, mas sobretudo pelo empenho do povo paulista. Igualmente como Covas, tomo posse com o coração pequeno. Pequeno pela ausência de Mário Covas.

Senhoras e senhores, é um São Paulo mais forte que reencontramos hoje, e é um Brasil maior: um Brasil com uma economia estável, onde a tradição inflacionária cede lugar à cultura antiinflação, um Brasil com o mais alto saldo de sua balança comercial nos últimos 10 anos, um Brasil no qual avançaram significativamente os indicadores sociais, em particular os relativos à saúde e à escolaridade da população, o Brasil do respeito internacional, o Brasil da democracia consolidada, o Brasil do Presidente Fernando Henrique Cardoso. (Palmas.)

É a partir desta sólida base construída duramente por Mário Covas no Estado, e por Fernando Henrique no País, que os paulistas e brasileiros partem ao encontro do futuro. Nesse contexto, uma nova âncora macroeconômica se apresenta. A nova âncora agora está em um projeto claro para o desenvolvimento da nação, está em um projeto claro para o desenvolvimento do Estado, fundamentado no equilíbrio fiscal permanente e na identificação nítida da ação de ambos - que Nação e Estado devem promover - e das iniciativas que devem ser descartadas por já não cumprirem mais um papel prioritário para o bem-estar da sociedade: um projeto de desenvolvimento que seja, a um só tempo, um processo de crescimento econômico e de mudança social.

É uma grande honra voltar a esta Casa para assumir as responsabilidades que me foram confiadas pelo povo de São Paulo - grande honra e grande emoção. Foi ela uma das primeiras escolas que tive na formação de homem público. Aqui cheguei ainda muito jovem para exercer o mandato de quatro anos. Trazia como bagagem apenas a experiência de vereador e prefeito da minha cidade, além do meu diploma em Medicina.

Foi no convívio dos meus pares, foi no debate de idéias e projetos que ampliei meus conhecimentos sobre o nosso Estado. E aprendi a defender com mais intensidade os ideais de bem servir o povo. Da prática diária desta Assembléia retirei uma outra lição, a de que por mais acaloradas que sejam as discussões, elas devem sempre se manter em clima de mútuo respeito. Minha consideração pelo Legislativo cresceu ainda mais quando à frente do Executivo Estadual. Unimos nossos esforços em benefício de todos os paulistas, sem abdicar da fidelidade aos princípios doutrinários que me norteiam.

Aqui retorno, consciente de que o ato de governar não é militância política. É, isto sim, o exercício de uma função pública, e estas são práticas que não devem e nem podem se confundir. Vimos de um processo eleitoral sem precedentes, inimaginável até há poucos anos. A tranqüilidade com que transcorreram as eleições, e a participação nelas de cerca de 115 milhões de eleitores já seriam suficientes para colocar o Brasil entre as maiores democracias do mundo, não se destacassem ainda a maturidade e a transparência do processo de transição.

O fato representa uma conquista da sociedade brasileira que, rejeitando qualquer resquício de sectarismo, tem dado incontáveis demonstrações de respeito à diversidade de idéias, e ressaltado o seu anseio de romper com velhas práticas, sem que com isso sejam causados traumas que, muitas vezes, anulariam os resultados positivos da evolução.

Ampliada sua infra-estrutura, consolidada sua plataforma tecnológica, restaurada a credibilidade das suas instituições, São Paulo prepara-se novamente para o plantio, mais uma vez, fecundado pelo trabalho de seu povo, seu território, prepara-se para receber a semente que se multiplicará em frutos de desenvolvimento para todo o País. Porque mais que de usinas, rodovias, fábricas, a força de São Paulo vem do seu povo, gente que confia no poder transformador do trabalho.

A força de São Paulo vem da sua gente que trouxe dos quatro cantos do País, dos quatro cantos do mundo a certeza de vencer, oferecendo a seus filhos um futuro melhor. Por isso, São Paulo é a terra do trabalho. Por isso, São Paulo é sobretudo a terra da esperança. É preciso pois que o governante esteja atento ao rosto anônimo de quem precisa de soluções para a avaliar a urgência dos problemas. Este rosto está nas praças e nas ruas, está nos campos, nas oficinas, nos escritórios, está nas escolas, nos postos de saúde, está nas universidades. Está longe daqui, está aqui mesmo. É do silêncio dessas faces desconhecidas que nos falam as vozes mais eloqüentes. Não podemos ignorá-las.

Nós, paulistas, nos orgulhamos de ser um povo bandeirante, um povo que como antigos desbravadores, vai sempre em frente, e sempre vai à frente. As condições estão postas. Agora é dar um salto adiante, fazer de São Paulo melhor para que o Brasil seja maior ainda.

Os avanços nos ajustes estruturais obtidos, quer éticos no que diz respeito à governança pública, quer fiscais, estimulam a retomada do espírito empreendedor do Estado e o aprimoramento das ações sociais voltadas ao ataque frontal às desigualdades, pois a dimensão humana está no centro das nossas preocupações.

Servir às pessoas será o alfa e o ômega, o princípio e o fim da nossa administração que terá, como instrumentos de medida, a régua e o compasso da cidadania. O Governo atuará então em quatro esferas concêntricas. A do Governo Empreendedor, que promoverá investimentos públicos e incentivará investimentos privados, que estimulem o crescimento e a geração de emprego e de renda. A do Governo Educador, que universalizará os benefícios do conhecimento e das tecnologias da informação nestes tempos em que mais do que nunca assumiram um papel crucial na vida do indivíduo e das nações. A do Governo Solidário, que irá fortalecer e expandir a rede de proteção social aos que mais necessitam da presença do Estado. A do Governo Prestador de Serviços de qualidade, garantindo assim a sua eficiência, a eqüidade no seu acesso, a transparência da sua gestão. Eventual escassez orçamentária iremos compensar maximizando articulação de investimentos privados, utilizados como alavancas impulsionadoras da prosperidade. Sobre esses campos de atuação será escrito um novo capítulo da história do progresso paulista.

Não serão poucas as dificuldades, porém elas não nos intimidam. Como governo, temos a obrigação de superá-las e encontrar soluções. Fomos eleitos para isso. Para nós ser responsável significa também identificar os problemas com rapidez, atacá-los com vontade e vencê-los sem esmorecer.

Quanto aos falsos problemas, não gastaremos tinta com eles. Brasileiros de São Paulo, nosso estado e o Brasil têm um só destino, uma só vocação: consolidar o desenvolvimento. Para cumpri-los caminharemos sempre unidos, independentemente da particularidade das opiniões e assim a cada momento em que estiver em questão o interesse nacional. São Paulo não é somente parte do grande corpo que forma o Brasil; é o seu órgão mais vital. O progresso paulista circula, nutre, irriga o país como sangue das veias mesclando o destino do povo da nossa terra ao de todos os brasileiros.

São Paulo pode não ser a alma do Brasil, mas é a sua melhor síntese. São paulistas os que nasceram às bordas do Tietê e os que para cá vieram do sertão e das margens do São Francisco. São paulistas os que trouxeram do Rio o riso largo dos cariocas e os criados à sombra amiga dos pinheirais e das seringueiras. São paulistas os que vêm da fronteira, o corpo enregelado pelo Minuano, o coração ardente como o de todos os brasileiros.

Ser paulista não é ter nascido aqui ou ali. É uma maneira de enxergar o Brasil e de trabalhar por ele. É ter um sonho e compartilhá-lo com todos os brasileiros. O sonho de uma sociedade em que a ética não seja mais uma virtude, mas sim um atributo congênito como uma marca de nascença. O sonho de uma sociedade em que a justiça social não seja mais uma exigência, mas que reine inconteste entre todos os homens. É este o nosso sonho de São Paulo. É este o nosso sonho do Brasil.

Com o coração pequeno iniciei estas palavras. Pequeno pela ausência de Mário Covas. (Palmas.) Com o coração grande as concluo, com o coração grande pelas boas recordações de Mário Covas, com o coração grande, porque grande é o coração do povo paulista, com o coração grande, porque cheio de esperança no futuro, futuro que começa aqui, avante. Vamos a ele. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Queria cumprimentar também os deputados federais e estaduais eleitos neste último pleito e que não foram citados, mas que da mesma forma são bem-vindos. Não tive aqui na lista o Deputado Antônio Carlos Panunzio e portanto quero registrar sua presença.

Realizamos neste momento, Governador Geraldo Alckmin, uma cerimônia de posse que tem toda uma regra, toda uma ciência, uso adequado com arte e ciência da palavra, mas representando exatamente esta característica extraordinária do povo paulista, que agrega, incorpora todas as raças, todas as origens.

Vejo aqui muitos membros do Corpo Consular do Estado de São Paulo, representando seus países de origem. Praticamente todos os deputados estaduais e federais também têm suas origens em locais tão distantes e até porque aqui na Assembléia conseguimos construir um Conselho das Comunidades e Raízes e Culturas Estrangeiras para simbolizar o que significa São Paulo.

Gostaríamos, já dando por encerrado este ato, convidar o tenor Avi Burszteie, extraordinário tenor, para que ele simbolize com a sua canção, com a sua arte o que pensamos do Estado de São Paulo. Após o encerramento da canção, damos por encerrado este ato.

Convido a comissão que trouxe o Sr. Governador para que possa conduzi-lo na saída. Agradeço a presença de todos. Viva São Paulo! (Palmas.)

 

* * *

 

-              É executado um número musical.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 11 horas e 08 minutos.

 

* * *