02 DE MARÇO DE 2007

001ª SESSÃO SOLENE DO PERÍODO ADICIONAL PARA HOMENAGEAR OS “MAESTROS DOS CORPOS ESTÁVEIS DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA e EDMUR MESQUITA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 02/03/2007 - Sessão 1ª S. SOLENE - PER. ADICIONAL  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/EDMUR MESQUITA

 

HOMENAGEM AOS "MAESTROS DOS CORPOS ESTÁVEIS DA SECRETARIA DO ESTADO DA CULTURA"

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocou esta sessão solene, a pedido do Deputado Edmur Mesquita, com a finalidade de homenagear os "Maestros dos Corpos Estáveis da Secretaria do Estado da Cultura". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pelo coral do Projeto Guri.

 

002 - EDMUR MESQUITA

Assume a Presidência. Cumprimenta o Presidente Rodrigo Garcia e as autoridades presentes.

 

003 - JOÃO SAYAD

Secretário de Estado da Cultura, cita a riqueza e a complexidade das atividades culturais do Brasil e elogia o talento e a dedicação dos músicos e maestros e o Coral do Projeto Guri.

 

004 - Presidente EDMUR MESQUITA

Conduz a entrega de homenagens. Discorre a sua trajetória em breve mandato na Secretaria da Cultura. Elogia o Projeto Guri.

 

005 - MARCOS MENDONÇA

Presidente da Fundação Padre Anchieta, fala de sua satisfação de conviver com os homenageados no tempo em que foi Secretário da Cultura, quando criou nova estrutura para o setor. Valoriza o cenário musical brasileiro. Destacou o trabalho do Deputado Edmur Mesquita, quando secretário-adjunto da Secretaria da Cultura.

 

006 - Presidente EDMUR MESQUITA

Anuncia a execução de número musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Boa noite a todos. Sejam bem-vindos ao Parlamento de São Paulo.

Esta Presidência quer registrar a presença do Deputado Edmur Mesquita, autor desta homenagem, desta sessão solene; do Secretário de Estado da Cultura, Dr. João Sayad, e de todos que nesta noite de sexta-feira vêm participar desta sessão solene na Assembléia de São Paulo.

Esta sessão foi convocada a pedido do Deputado Edmur Mesquita e tem a finalidade de homenagear os “Maestros dos Corpos Estáveis da Secretaria de Estado da Cultura”.

Convido a todos para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo Coral do Projeto Guri, do Pólo Júlio Prestes, regido pela Maestrina Silmara Fernandes de Oliveira.

 

* * *

 

-              É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - A Presidência agradece e cumprimenta o Coral do Projeto Guri.

Neste momento passamos a Presidência dos nossos trabalhos ao Deputado Edmur Mesquita, Deputado com quem tive a oportunidade de conviver por muitos e muitos anos nesta Casa como colega de trabalho, sei da sua história na defesa da arte e da Cultura do nosso Estado e teve a feliz iniciativa de prestar esta homenagem aos maestros dos corpos estáveis da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Por isso, Edmur, o seu lugar é este, ou seja, presidir esta Sessão Solene e prestar esta homenagem em nome de todos os Deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Edmur Mesquita.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Quero, inicialmente, cumprimentar, de forma muito fraternal, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Rodrigo Garcia, que, jovem, assumiu a condução do Parlamento paulista, dignificando-o, em função de sua postura. O Deputado Rodrigo Garcia é um político com qualidades e predicados incomuns e enobrece a todo o povo do Estado de São Paulo ao presidir nosso Parlamento.

Quero cumprimentar o Secretário de Estado da Cultura, Ministro João Sayad, todos os homenageados, os presentes, os queridos e estimados integrantes do Projeto Guri, e população que aqui se encontra para acompanhar esta Sessão Solene.

Esta Presidência concede a palavra ao Excelentíssimo Doutor João Sayad, Secretário de Estado da Cultura.

 

O SR. JOÃO SAYAD - Deputado Edmur Mesquita, que preside esta sessão, minhas senhores, meus senhores, Srs. Maestros Abel Rocha, Antonio Carlos Neves Campos, Cyro Pereira, Érica Hindrikson, Fábio Prado, João Maurício Galindo, Naomi Munakata, Mônica Giardini, Nibaldo Araneda, Roberto Sion, Professora Elizabeth Parro, Dr. Clodoaldo Medina, o Brasil é um País surpreendente, pois nos surpreende com farturas, opulências, generosidades, que, nos momentos de dificuldade, não reconhecemos ou esquecemos. Não conseguimos prestar atenção, face às outras coisas que nos afligem.

Eu, como recém-chegado Secretário da Cultura, surpreendi-me ao prestar atenção na variedade, complexidade e generosidade de ofertas de atividades culturais no Estado de São Paulo. Como cidadãos paulistanos e paulistas, estamos sempre reclamando do trânsito, preocupados com a violência, angustiados com a pobreza, que contrasta com tanta riqueza, que não prestamos atenção nas coisas boas que temos.

A riqueza da atividade cultural no Estado e na cidade é surpreendente. Dentre as atividades culturais e artísticas, sobressai-se a atividade musical. Os maestros que aqui citei são encarregados de um corpo musical, seja coral ou orquestra. É uma fartura, uma riqueza, que temos no Estado de que podemos usufruir, da qual me orgulho, da mesma forma como todos os senhores, acredito. Também nos orgulhamos e nos emocionamos ao ouvir o Coral do Projeto Guri cantando aqui o Hino Nacional.

Vim aqui hoje, nesta sexta-feira de trânsito difícil, nesta sexta-feira em que todos nós gostaríamos de chegar mais cedo em casa, depois de uma semana atribulada, em nome do Governo do Estado - coloco nossa voz junto com a voz da Assembléia Legislativa, com a iniciativa do Deputado Edmur Mesquita - trazer nosso muito obrigado, nossa gratidão, aos senhores maestros, por dedicarem seu talento, seu esforço, a essa atividade maravilhosa, tão importante para todos nós.

O Governo do Estado não podia deixar de estar aqui hoje para se associar à homenagem que a Assembléia Legislativa está prestando. Agradecemos a Deus o talento que lhes foi dado, e agradecemos pessoalmente, a cada um dos senhores, pela dedicação aos nossos corpos musicais. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Após as palavras do Secretário João Sayad daremos início às homenagens aos nossos maestros. Vou fazer uma pequena referência a cada um deles. É importante que todos tenhamos um conhecimento mínimo a respeito do desempenho e da atividade profissional que cada um desenvolve a favor da música popular e da música erudita no Estado de São Paulo.

O mestre em regência de ópera em seus 20 anos de carreira já atuou como regente, diretor musical em diversas óperas, balés e concertos sinfônicos à frente das mais importantes orquestras do país. Desde 2004 ocupa o cargo de diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. As nossas homenagens ao Maestro Abel Rocha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABEL ROCHA - Toda vez que vejo alguém receber uma placa de prata me dá uma enorme curiosidade para saber o que está escrito. Vou dividir essa minha curiosidade com vocês.

“Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ao Maestro Abel Rocha pelos relevantes serviços prestados em nome da arte e da cultura. São Paulo, 02 de março de 2007.”

Realmente fico muito grato com essa homenagem. Feita em minha pessoa, recebo-a como um conjunto de outros profissionais que atuam em nome da cultura de São Paulo, no meu caso específico, a Banda Sinfônica do Estado.

Muitíssimo obrigado em nome de todos os integrantes da Banda. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Desde 1984 ocupa o cargo de diretor artístico do Conservatório Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí. Concluiu sua formação nos Estados Unidos. Como arranjador, escreve para diversas orquestras e como maestro realiza trabalhos com inúmeros músicos. Recentemente gravou três CDs com o compositor Toquinho, atuando como arranjador, pianista e maestro. Gostaria de chamar o Maestro Antônio Carlos Neves Campos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANTÔNIO CARLOS NEVES CAMPOS - Gostaria de agradecer a homenagem e dizer que o mérito não é só meu. O mérito é de uma escola que tem 53 anos de idade, mais de três mil alunos, com a dedicação de vários professores e funcionários. Isto é de todos nós! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - É diretor executivo do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Administrador de empresas e mestre em administração cultural pela The City University de Londres. Foi Gerente de Produção e Eventos da Fundação Memorial da América Latina, Diretor Administrativo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Gerente de Programação e Marketing do Teatro Alfa, Clodoaldo Medina. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. CLODOALDO MEDINA - Tenho uma péssima notícia a lhes dar: ainda não sou maestro. Queria agradecer ao nosso querido Deputado Edmur pela iniciativa que tocou muito a todos do Centro Tom Jobim. Temos muito orgulho do trabalho que executamos para a cultura em nosso país, as viagens que fazemos pelo interior, os concertos que fazemos em todos os teatros e nos arrabaldes da cidade carregando essa bandeira que é a música de concerto, e que é tão importante que continue viva para a população do nosso país. Quero dividir este prêmio não apenas com todos os nossos maestros, mas com todos os nossos alunos, profissionais das escolas ligadas ao Centro Tom Jobim. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Compositor, regente, arranjador e pianista, foi um dos primeiros convidados a realizar o Projeto Jazz Sinfônica. Diretor de orquestra dos festivais da TV Record, trabalhou por 24 anos na emissora, em programas como "O Fino da Bossa", com Elis Regina e Jair Rodrigues. Atuou também como professor da Unicamp por 10 anos. É considerado um dos mais importantes nomes da música instrumental brasileira. Quero chamar essa lenda viva da arte, da música do nosso país, Maestro Cyro Pereira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. CYRO PEREIRA - Quero agradecer aos Srs. Deputados e à Assembléia Legislativa pela honra desta placa. E a honra não é só minha, a honra é de todos os meus músicos que trabalham comigo, porque sem eles não tem maestro e sem maestro eles não existiriam. Portanto, é um corpo só. Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Diretora executiva do Projeto Guri, já ocupou cargos como o de Secretária de Governo e de Comunicação Social do Município de Osasco, e Assessora de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura. Em dezembro de 2003 recebeu a Comenda Cavaleiro e o Diploma de Admissão do Projeto Guri na Ordem do Mérito Cultural, outorgada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Quero homenagear, portanto, Elizabeth Parro. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ELIZABETH PARRO - Gostaria também de agradecer ao meu amigo Deputado Edmur Mesquita e dividir essa homenagem com todos os maestros, músicos e toda a equipe do Projeto Guri. Ele foi o grande incentivador desse projeto, assim, divido essa homenagem com ele também. Obrigada. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Maestrina assistente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e professora do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Em 1997 foi vencedora do 1º Concurso de Regência de Orquestra da Sinfônica do Chile. Já atuou como convidada frente à Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Filarmônica da Avon e de orquestras na Venezuela e Paraguai. Nossa homenageada, estimada Maestrina Erica Hindrikson. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA.ERICA HINDRIKSON - Queria em breves palavra apenas agradecer ao Deputado Edmur Mesquita e à Assembléia Legislativa pela singela e delicada lembrança. Também quero agradecer à Banda Sinfônica do Estado, sem a qual eu não estaria aqui esta noite, e ao nosso diretor Clodoaldo Medina, que é quem comanda esse carro forte de uma maneira muito firme, de uma maneira que tem rendido muitos frutos a todo o estado. Muito obrigada. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Maestro assistente da Orquestra Jazz Sinfônica. Trompetista, tocou nas Orquestras Sinfônicas do Estado de São Paulo, de Campinas e na Jazz Sinfônica, onde produz vários arranjos. Gostaria de chamar o maestro Fábio Prado. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. FÁBIO PRADO - Quero agradecer ao Deputado Edmur, cumprimentar o nosso Secretário João Sayad, o nosso pessoal todo da ULM. Gosto sempre dizer nos nossos concertos que nós, músicos, temos uma tarefa muito complicada, porque não tem como ser medida monetariamente, materialmente. Somos, na verdade, mercadores de emoções, e o nosso papel é sempre tratar do espírito das pessoas. Espero que continuemos tendo todo esse apoio que temos hoje em dia para continuar levando isso para todo mundo. Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica, atuou na OSESP e na Orquestra de Câmara de Heidelberg, na Alemanha. Violista de formação, foi o único brasileiro no "Primeiro Curso Latino-Americano para Jovens Regentes de Orquestras", em 1990, quando foi convidado para reger a Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho. Nossa homenagem ao talentoso maestro João Maurício Galindo. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO MAURÍCIO GALINDO - Já que todo mundo falou, falo também. Duas coisas: faço minhas as palavras do Maestro Neves, que lembrou de todo o Conservatório de Tatuí, toda aquela imensa equipe. Lembro-me que ouvi dizer que quem vê uma orquestra sinfônica no palco deve imaginar que aquilo é como um transatlântico, imagina quantas pessoas estão ali para fazer aquilo caminhar. Não são só os músicos, não é só o maestro. Então, quero estender esse prêmio a todos aqueles que ajudam esse trabalho em todas as orquestras.

Também quero agradecer pela existência de pessoas sensíveis como o Deputado Edmur e o Secretário Sayad, que entendem que música e a arte não são perfumaria, mas são importantes para a vida humana. Obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - À frente do Coro da OSESP desde 1995, é também coordenadora do Coral Jovem do Estado. Formou-se em composição e regência e, a convite do Governo Japonês, aperfeiçoou-se em regência na Universidade de Tóquio.

Foi regente assistente do Coral Paulistano e regente convidada da Camerata Antiqua, de Curitiba. Leciona na Faculdade de Artes Alcântara Machado e na Escola Municipal de Música. A homenageada é a Maestrina Naomi Munakata. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. NAOMI MUNAKATA - Muito obrigada pela homenagem. Também quero agradecer aos meus coralistas. Para reger um coral, o regente, sozinho, não faz nada. Agradeço, também, pelo apoio que o Clodoaldo e a nossa coordenadora Aida Machado nos dão para trabalharmos com o Coral do Estado, que é um coral jovem, em formação. Muito obrigada, Secretário. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Desde 1993, ocupa o cargo de regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. É mestra em Musicologia pela USP, já lecionou na Universidade Mackenzie e no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Atuou em festivais, como os de Campos de Jordão, Curitiba e da Bachakademie, em Sttutgard. Refiro-me à Maestrina Mônica Giardini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MÔNICA GIARDINI - Primeiramente, quero pedir desculpas pela minha gripe e agradecer muito. Quero estender esta homenagem, com muito carinho, a todos os maestros que trabalham com bandas de formações no Brasil inteiro, que é um trabalho lindo, mas difícil.

Temos maestros muito bons por aí, também trabalhando com bandas sinfônicas. A todos eles, estendo esta homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Regente do Coral Jovem do Estado, atua também no Coral Sinfônico do Estado de São Paulo. Bacharel em música pela UNESP, aprimorou-se nos festivais de Londrina, Curitiba e Campos de Jordão e em cursos de regência com Samuel Kerr, Naomi Munakata e Martin Schmidt. Quero homenagear, neste momento, o Maestro Nibaldo Araneda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. NIBALDO ARANEDA - Gostaria de agradecer à Assembléia por esta oportunidade. Fico muito contente de ouvir vozes jovens na Assembléia e mostrar como as vozes são o primeiro instrumento da humanidade.

Tenho a felicidade de sempre encontrar jovens cantando em meu coro, jovens com talento. A própria Silmara, que regeu o coro do Projeto Guri, já passou pelas minhas mãos.

Aproveito a oportunidade para lembrar disto: a educação musical pode sempre começar pelas vozes. Portanto, gostaria de estender esse prêmio a todos os corais que existem nesta Cidade. São muitos coros: de escolas, de igrejas, de empresas, dos quais saem esses talentos que acabam parando em minhas mãos e, depois, no coro da Naomi Munakata. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Filarmônica de Calgary, no Canadá. Rege as Filarmônicas de Nova York, Los Angeles, Londres, Oslo e Israel, as Orquestras da Filadélfia, a National de Lyon e Royal National Scottish, entre outras.

Representando o Maestro Roberto Minczuk, vou chamar aquele que é cúmplice do Clodoaldo Medina, Luís Avelima, para representar o nosso querido Roberto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. LUÍS AVELIMA - Conversei com o Maestro Roberto Minczuk e ele mandou um recadinho. Ele adorou a homenagem, mas vive nessas viagens todas pelo mundo e foi impossível estar aqui. Recebam o abraço dele. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Diretor artístico e regente titular da OSESP. Estudou para regente com Hans Swarowsky, em Viena, e com Leonard Bernstein, em Tanglewood. Foi diretor dos teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na Europa, dirigiu os teatros São Carlos, de Lisboa; Sankt Galien, na Suíça; Massimo, em Palermo; e a ópera de Bordeaux. Foi também regente residente na ópera de Viena.

Em 1996 conduziu o II Guarany, de Carlos Gomes, na ópera de Washington, com Plácido Domingos no papel de Peri. Desde que assumiu a OSESP, em 1997, tem colecionado importantes conquistas para a Orquestra. Quero chamar a representante do nosso genial Maestro John Neschling. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. NAOMI MUNAKATA - Em nome da OSESP e do Maestro João Neschling, muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Quero prestar nossas homenagens, com enorme alegria e profunda admiração pelo trabalho realizado a favor da arte e da Cultura para o Estado de São Paulo e para o Brasil, ao Presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Desde 1998 é Regente Titular da Orquestra Jovem Tom Jobim. Estudou análise de composição com Damiano Cozzela e Olivier Toni. Compositor e Arranjador, um dos mais respeitados nomes da música instrumental brasileira. Nossas homenagens ao Maestro Roberto Sion. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO SION - Muito obrigado. Quero dividir esta homenagem - já que tive o prazer de reencontrá-lo aqui - com essa figura notável que é Marcos Mendonça, com essa figura notável. Na realidade, ele, juntamente com a antiga Diretora da nossa escola, Sra. Akiko, durante dois anos lutaram para a criação dessa maravilhosa orquestra. E continua muito bem. Portanto, quero dividir esta homenagem com ele, principalmente, e com todos os meus colegas. A todos, o meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Caríssimo Secretário João Sayad; caríssimo amigo Presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça; estimados maestros; integrantes do Projeto Guri; familiares e amigos de todos os nossos homenageados

É com grande emoção que tenho diante de mim alguns dos maestros e regentes mais respeitados do planeta e, quando digo isso, não exagero. Premiados, aclamados, ovacionados por toda parte, inclusive em países da Europa que foram o berço das grandes orquestras, esses artistas acumulam um talento valioso, que é patrimônio de todos nós.

Na minha longa trajetória pelos caminhos da Cultura, pude conhecê-los e acompanhar a luta de cada um para manter viva a música clássica e popular em nosso país e a dignidade dos corpos estáveis no Estado de São Paulo. Com a criatividade e capacidade de inovação, típica dos brasileiros, esse grupo incorporou a nossa diversidade musical a um repertório tradicional. Soube conquistar admiradores em todos os segmentos da sociedade e formar platéias de todas as idades.

Hoje, as orquestras e corais estatais mesclam programações exclusivas com apresentações gratuitas, abertas ao público, e das duas maneiras o sucesso é extraordinário. Gostaria de fazer uma menção especial ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim que, além de administrar as orquestras e coros estatais, coordena todas as iniciativas nas áreas de formação e difusão musical, inclusive o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.

Também merece destaque o Projeto Guri, que oferece ensino de instrumentos e voz a jovens de comunidades carentes e internos em unidades da Febem. O projeto, criado em 1995, está implantado na maioria das cidades do Estado de São Paulo.

Quero fazer um parêntesis especial e revelar a saudade de alguém que foi um grande estadista e, ao lado do Secretário Marcos Mendonça, aqui presente, um grande incentivador do Projeto Guri. Estou referindo-me ao Governador Mário Covas. Por fim, cito com alegria o Conservatório de Tatuí, a mais conceituada escola de música da América Latina, freqüentada por 3.500 alunos brasileiros, europeus, norte-americanos e japoneses.

Poder estar perto e algumas vezes atuando neste setor me trouxe uma larga e rica experiência. Dela tirei todos os argumentos para a homenagem que presto aqui, durante o breve mandato que me trouxe de volta 'à Assembléia Legislativa.

Em nome do povo paulista,, gostaria de agradecer a Abel Rocha , Antonio Carlos Neves Campos, Clodoaldo Medina, Cyro Pereira, Elizabeth Parro, Érica Hindrikson, Fabio Prado, João Maurício Galindo, John Neschling, Mônica Giardini, Naomi Munakata, Nibaldo Araneda, Roberto Minczuk e Roberto Sion. Agradeço a presença de todos.

Tem a palavra o Presidente da Fundação Padre Anchieta, Secretário Marcos Mendonça.

 

O SR. MARCOS MENDONÇA - Boa noite! Prezado amigo, Deputado Edmur Mesquita, meus amigos, é muito emocionante viver este momento com vocês, pessoas com quem tive a satisfação e o prazer de conviver durante anos na Secretaria de Cultura, pessoas que deram tudo de si para que pudéssemos estar construindo um novo modelo de cultura no Estado de São Paulo e no Brasil. Vocês contribuíram decisivamente para que pudéssemos ter hoje essa estrutura, que é a Secretaria de Estado da Cultura, que apresenta na sua parte musical esse elenco fantástico e maravilhoso, que o Deputado Edmur Mesquita acaba de citar, pessoas incríveis que transformaram o cenário da música brasileira nos seus mais diversos aspectos, que deram a perspectiva a milhares e milhares de jovens através do Projeto Guri, através das orquestras jovens, de entrarem nesse mundo mágico, nesse mundo de sonhos.

Fico muito feliz e emocionado de estar vivendo este momento aqui com V. Exa., nobre Deputado Edmur Mesquita, que sempre participou junto comigo na Secretaria na elaboração, no pensamento, no planejamento e na realização desses projetos, e que, depois, como Secretário adjunto também deu continuidade a esse trabalho. Agora, vejo V. Exa., com seu imenso coração, fazendo esta homenagem a pessoas que realmente são merecedores de todo nosso crédito, todo nosso reconhecimento, porque eles mudaram o panorama da música no Brasil. Parabéns a vocês todos! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Antes de encerrarmos esta solenidade e de agradecer a presença de todos, quero convidá-los para a apresentação de número musical do grupo Projeto Guri, sob a regência da maestrina Silmara Fernandes de Oliveira.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMUR MESQUITA - PSDB - Esta Presidência agradece profundamente à maestrina Silmara Fernandes de Oliveira, ao tecladista Fausto, e aos integrantes deste pólo do Projeto Guri. Esta sessão não é marcada tão somente por ser uma solenidade com aspectos formais, mas também emocionais, porque não há quem não se comova com esse exemplo que temos recebido por intermédio de maestros e diretores tão importantes para a vida cultural do Estado de São Paulo e do Brasil. Sendo assim, ao concluir, quero convidar a todos para um coquetel.

Quero agradecer a presença de todos vocês, e dizer que me senti profundamente honrado, pelo fato de ter tido esse privilégio ao cumprir com esse mandato da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e por homenagear figuras tão ilustres, que fazem parte das nossas vidas, que modificam a vida das pessoas e que dão também muito sentido à vida de milhares de paulistanos, de paulistas e de brasileiros. Por isso, viva a cultura do Estado de São Paulo! (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *