1

 

14  DE FEVEREIRO  DE 2000

2ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 50º ANIVERSÁRIO DA LEGIÃO DA BOA VONTADE

 

Presidência: VANDERLEI MACRIS  e  EDIR SALES

 

Secretária: EDIR SALES

 

 

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido  a  Sra. Deputada Edir Sales para,  como      Secretária “ad hoc”,  proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª  SECRETÁRIA - EDIR SALES - PL - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Excelentíssimo. Sr. Milton Flávio, Deputado Estadual, neste ato, representando o Sr. Governador do Estado  Mario Covas; Exmo. Sr. Pedro Paiva, representando o Dr. Paiva Netto, seu pai, Presidente da Legião da Boa Vontade; Sr. Alziro Schnor, Assessor da Presidência da LBV; Sr. Professor Ricardo Mario Gonçalves; Sr. Major Sid Erlan de Alencar Júnior, representando o Comando Militar Sudeste e 2ª Região Militar da 2ª Divisão do Exército; Sra. Carmem Balhestero, Presidente da Fraternidade da Paz Universal; Sra. Miriam Monteiro Puccio, Presidente da Associação das Senhoras Evangélicas; Sr. João Batista do Vale, Diretor de Ensino da Federação Espírita do Estado de São Paulo; Sra. Yvonete Gonçalves, Monja Budista; Dr. Germano Augusto, Juiz do Trabalho e Editor do Jornal “Classe A”; Sr. Cassio Lopes, Presidente da Federação Umbandista e Cultos  Afro-brasileiros de Diadema; Sra. Antonieta Bacari, Gerente Administrativo da LBV de Campinas; Dr. Marco Antonio Bortz; Pai Jamil Rachid, Presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil; Sr. Ivan Clementino; Sr. José Fraga Neto, representando a Instituição Perfect Liberty; Pai Francelino de Shapanan, Coordenador Estadual do Instituto Nacional de Tradição Cultura Afro-brasileira; Sr. Cesar Romão; Dra. Silvia Costa; Sr. Joaldo S. Almeida, nobres Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação da nobre Deputada Edir Sales, com a finalidade de comemorar o 50º aniversário da Legião da Boa Vontade.

  Convido, neste momento, a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar.

* * *

  - É executado o Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - VANDERLEI MACRIS - PSDB - Senhoras e senhores, Srs. Deputados, antes de darmos continuidade aos nossos trabalhos, gostaria de deixar apenas uma mensagem como Presidente do Legislativo de São Paulo.

  Sinto-me honrado em abrir este Parlamento, hoje, a uma homenagem tão justa, importante e significativa para todos nós paulistas.

  Comemorar os 50 anos de existência da LBV é comemorar um pedaço importante da História do Brasil.  Comemorara os 50 anos da LBV  neste Parlamento, é fazer coro a frases tão importantes como todas as colocadas aqui, no coração da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que é o plenário desta Casa. Esta Presidência que fala em nome de 93 outros parlamentares, de 14 lideranças partidárias, sente-se honrada em poder estar presente em um momento como o de hoje, participando desta importante comemoração.

Quero dizer, ainda, que, até pessoalmente, tenho motivos para isto, porque tive a oportunidade de conhecer o fundador da entidade, Sr. Alziro Zarur. No momento do início de minha carreira política, em uma cidade do interior de São Paulo, Americana, com Dª Eugênia, que dirige os trabalhos da entidade, tive a oportunidade de receber esse, que foi o grande fundador da Legião da Boa Vontade. Quero deixar também os  agradecimentos e  os cumprimentos de todos nós ao grande homem que, na verdade, representa, como escritor, jornalista, radialista, compositor, José Paiva Neto, seu Diretor Presidente, que hoje faz-se aqui representar por seu filho.

Recebam todos as homenagens do Poder Legislativo de São Paulo, desta Casa democrática de leis que compõe-se de 94 parlamentares. Recebam esta homenagem justa que se faz aos 50 anos de Legião da Boa Vontade no Brasil.  (Palmas.)

Gostaria, neste momento, de passar a direção de nossos trabalhos à deputada que fez aprovar, por este plenário, este momento importante para o Parlamento paulista, a nobre Deputada Edir Sales, a quem passo a Presidência dos trabalhos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

  - Assume a Presidência a Sra. Edir Sales.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Eu, que já estava emocionada, acabei de ficar um pouquinho mais, até porque é uma responsabilidade muito grande estar hoje nesta Casa de leis, por conta de todos os Srs. Deputados que aprovaram a sessão solene de hoje. Agradeço aos meus nobres pares, inclusive em nome do nobre Deputado Milton  Flávio, que aqui se encontra, e do Presidente da Casa, o nobre Deputado Vanderlei Macris.

É uma emoção e uma responsabilidade muito grandes, mas, com certeza, Deus está presente, firme e forte, neste momento em que nos dá a oportunidade de estarmos reunidos, valorizando e reconhecendo um dos maiores trabalhos existentes,  em termos de assistência social, que é a LBV. E, como está escrito nas faixas, ‘a LBV é o Brasil que deu certo’. (Palmas.)

Gostaria de dizer que entrei com um  projeto nesta Casa instituindo o Dia do Ecumenismo Estadual. Sabemos que no dia 21 de outubro de 1989 o Presidente da LBV, Jornalista e Radialista José de Paiva Netto, edificou o marco de toda história deste ideal ao inaugurar o Templo da Boa Vontade. Ele singulariza o ideal de promover o ecumenismo sem restrições, tendo como supremo objetivo confraternizar homens e mulheres de todas as raças, filosofias e  credos, inclusive ateus.

  Com o surgimento do Templo da Boa Vontade a humanidade contemplou o resultado idealizador de homens e mulheres de boa vontade.

  De sua inauguração aos dias de hoje, calcula-se que mais de quatro milhões de peregrinos de todo mundo buscam a paz e harmonia na LBV. O templo é há vários anos consecutivos o monumento mais visitado em Brasília, segundo dados oficiais. Ao lado da construção piramidal Paiva Netto ergueu o parlamento mundial da fraternidade ecumênica, que ele mesmo define como a conciliação universal de todo o conhecimento humano e espiritual numa poderosa força a serviço do povo, ou seja, exteriorizar e globalizar aquilo que era considerado utópico, mas que foi comprovadamente exemplificado com elevado número e variadas origens.

  Por tudo isso esta Deputada, humildemente, vem a esta Casa pedir que seja instituído o Dia do Ecumenismo do Estado de São Paulo todo dia 21 de outubro. Se Deus quiser, em breve esse projeto será lei. (Palmas.)

  Esta Presidência gostaria de anunciar a presença da revista “RBV”; da Rede Mundial de Televisão; da Sra. Clara Faria, do jornal “A Rua”; do Dr. Germano Augusto, Juiz do Trabalho e Editor do jornal “Classe A”; do Sr. Francisco de Assis Xavier Monteiro, Diretor do jornal “Notícias", de Caconde; do Major Sid Erlan de Alencar Júnior, representando o Comando Militar do Sudeste, da 2ª Região Militar, da 2ª Divisão do Exército e da Sra. Carmem Balhestero.

  Neste momento vamos chamar o tão esperado Mestre-de-Cerimônias Paulo Figueiredo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO FIGUEIREDO - Ilustres governantes e parlamentares, senhoras e senhores adeptos e simpatizantes da Legião da Boa Vontade, boa-noite. Boa noite a todos os que estão presentes nesta solenidade que, com certeza, ficará marcada em nossos corações. Sim, porque estamos aqui reunidos para homenagear uma obra filantrópica que, em toda a sua existência, tem sido o maior estandarte da solidariedade em terras brasileiras.

  A Legião da Boa Vontade nasceu para amar e ser amada, como diz o seu Diretor-Presidente, José de Paiva Netto, à frente da instituição desde 1979. (Palmas.)

  A LBV comemora 50 anos e sua existência foi sempre marcada pela presença da espiritualidade.

  Para abrir, portanto, a solenidade desta noite, o Coral Infantil LBV, composto por crianças atendidas pela instituição, cantará a “Prece Ecumênica do Pai Nosso.”

 

* * *

  -É feita a apresentação do coral.

* * *

Os aplausos são dirigidos igualmente ao Regente do Coral meu amigo Nilton Duarte.

Originária do programa “Hora da Boa Vontade” que o saudoso Radialista Alziro Zarur, seu Presidente Fundador, criou a 4 de março de 1949, na Rádio Globo e oficialmente fundada em primeiro de janeiro de 1950, a LBV é uma sociedade civil beneficente, filantrópica, educacional e cultural. São, portanto, 50 anos de múltiplas realizações no campo da valorização humana e da expansão da espiritualidade ecumênica para a reeducação dos povos.

  O surgimento da LBV representou uma nova etapa no âmbito das relações sociais, que, então, passaram a receber a influência do ecumenismo total, a mais notável característica da instituição já à época do seu nascedouro.

  A campanha permanente da LBV contra a fome foi outro ponto relevante logo nos primeiros anos da Legião da Boa Vontade, que, por meio desse trabalho, perfilava-se, também, como entidade voltada para obras e serviços no âmbito da promoção humana e social, destinados às camadas mais carentes da população.

  A LBV reconhecida de utilidade pública pelo Governo Federal desde 1956 e pelo Governo do Estado de São Paulo desde 26 de Outubro de 1962, a LBV é atualmente a maior organização do gênero na América Latina e uma das mais atuantes em todo o mundo. (Palmas.)

  Vamos agora ao poema da fraternidade real, de Alziro Zarur, que define, de forma comovente, a ação caritativa da LBV:

“Legião da Boa Vontade:

sabeis, amigos, o que é?

Ideal de fraternidade

Dos que têm a grande fé.

Legião dos evangelistas

Que lutam com destemor,

E abraçam materialistas,

Distribuindo pão e amor.

Os legionários não têm

Preconceitos religiosos,

Pois a religião do bem

Une os homens caridosos.

Nem preconceitos sociais,

Nem preconceitos de cor:

São todos irmãos leais

Nesta religião do amor.

Cada um faz o que quer,

Em benefício de alguém;

E dá só o que puder,

E não dá, se nada tem.

Pois quem não tiver dinheiro

Há de ter o equivalente:

Um sorriso prazenteiro

Ao visitar um doente;

Ou uma velha roupinha,

Com uma palavra de fé,

A uma pobre criancinha

Abandonada à ralé;

Ou uma prece fervorosa

Por quem sofre, em solidão,

Uma doença insidiosa,

Que consome de aflição;

Ou uma carta carinhosa

Ao pobre irmão desgraçado

Que, numa hora borrascosa,

Foi à prisão condenado;

E muitas coisinhas mais

Que exigem boa vontade,

E que os legionários leais

Fazem pela humanidade.

Pois chegou a hora, amigos,

De esclarecer os ateus,

E de amar aos inimigos,

Elevando-os para Deus.

É chegada a hora final

Da fusão dos corações:

Unificação triunfal

De todas as religiões.

Deus é um só, não há mais deuses,

E uma só é a religião:

Damos, pois, nossos adeuses

Ao ódio e à separação.

Ideal de fraternidade

Dos que têm a grande fé,

Sabeis, amigos, o que é?

Legião da Boa Vontade.”

(Palmas.)

 

SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO FIGUEIREDO - Para emoldurar este clima tão bonito que se criou agora, o Coral Infantil da LBV, sob a regência de Nilton Duarte, cantará “Desarme o seu coração”.

 

* * *

-              É entoada a canção.

* * *

 

  O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO FIGUEIREDO - Paiva Netto preside a Legião da Boa Vontade há 20 anos, sendo que já possui 43 anos de militância na instituição. Sob sua liderança, alcançou crescimento vertiginoso, superior a 80 mil por cento.

  Em 1999, Paiva Netto fez da LBV a primeira entidade não-governamental do Brasil a conquistar, na organização das Nações Unidas (ONU) o status máximo (consultivo geral) no conselho econômico e social. A LBV atua na ONU desde 1994. (Palmas.)

  Paiva Netto é um dos escritores mais prestigiados do país. Com mais de 20 títulos editados, sua obra literária já superou um milhão de exemplares vendidos e foi traduzida para dezenas de idiomas.

  A LBV pratica a política de Deus - a política para o homem e seu espírito eterno - que respeita e eleva sempre as criaturas. Nada de preconceitos de raça, condição social, religião ou de filosofia. Essa postura reflete-se no âmbito da comunicação social da Legião da Boa Vontade.

  Além da coluna semanal “Mensagem da LBV”, veiculada em centenas de jornais brasileiros e estrangeiros, a Legião da Boa Vontade conta com uma extensa linha editorial, que inclui revistas, livros, publicações infantis, panfletos educativos e uma enorme gama de material destinado a informar e brindar os mantenedores da instituição.

Paiva Netto criou o Sistema LBV Mundial, o Sistema Jesus, que irradia, através de emissoras de rádio, via satélite, e pela Internet, uma programação dinâmica com música, esporte, notícia, mensagens ecumênicas, pregações do  Evangelho-Apocalipse de Jesus e preces de hora em hora, dedicadas ao conforto espiritual dos ouvintes.

  Há quase 20 anos, mantém programas na Rede Bandeirantes de Televisão, levando ao público informações sobre as mais recentes realizações da instituição em âmbito nacional e internacional.

  A recém criada Rede Mundial de Televisão - LBV TV - é mais um passo importante na difusão da espiritualidade ecumênica nos meios  de comunicação às massas.

  Sob a gestão de Paiva Netto, a Legião da Boa Vontade multiplicou  seus programas de promoção humana e social; ganhou alcance internacional, estabelecendo sucursais no Paraguai, Uruguai, Bolívia,  Argentina, estados Unidos e Portugal, além de possuir correspondentes em todo o mundo.

  No Brasil, a LBV fechou o ano de 1999 contabilizando mais de quatro milhões de atendimentos. A instituição sobrevive com a ajuda da população e de voluntários. Aliás,  recentemente,  seu trabalho recebeu os seguintes prêmios:

  Bem Eficiente (1998), que tem por objetivo reconhecer publicamente as entidades sociais que demonstram trabalho e desempenho nas suas áreas de atuação, dentro de uma estrutura profissional competente, e operando com custos administrativos reduzidos, transparência a seus doadores e auditoria externa.

  “As Maiores Equipes de Voluntários - 1999”,  concedidos pela Kanitz  & Associados, Empresa Especializada no Terceiro Setor.

  Sempre atenta aos graves problemas que atingem as populações menos favorecidas, a LBV, em parceria com a Rede Bandeirantes de Televisão, realizou a Campanha SOS Nordeste, que promoveu uma das maiores mobilizações solidárias já vistas no País.

  Há décadas a LBV forma os profissionais de amanhã. São muitos os cursos de capacitação para o mercado de trabalho disponíveis à população em seus centros comunitários.

  Por estar sempre junto ao povo, a cinqüentenária LBV, há muitos anos, trabalha pioneiramente pela paz nos estádios de futebol e demais praças de esportes. O criador da

Campanha “Esporte é Vida Não Violência”, Paiva Netto, já recebeu inúmeras homenagens pela iniciativa. Por dois anos consecutivos (1997 e 1998) foi eleito como a personalidade que mais tem incentivado a prática o esporte sem violência no País, recebendo das mãos do então presidente da FIFA, Dr. João Havelange, o troféu Nacional de Bola de ouro, o Oscar da Imprensa Esportiva.

  A Ronda da Caridade à Meia-Noite, programa pioneiro  da Legião da Boa Vontade, de amparo às comunidades carentes, existe desde 1962. O seu objetivo é complementar os programas educacionais da LBV, construindo para o aumento da auto-estima do ser humano, pela força da solidariedade, amenizando as conseqüências do desabrigo, da fome e do desamparo social .

A LBV tem proporcionado uma convivência saudável e revitalizante aos vovôs e vovós por ela amparados.  Possui lares de atendimento à terceira idade nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba.  (Palmas.)

  Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da criança e da futura mamãe, a Legião da Boa Vontade criou o Programa Cidadão-Bebê.  A meta principal é a educação, daí a ênfase nas palestras que são ministradas nas mais variadas áreas relacionadas à gravidez e à criança.  A futura mamãe recebe ainda, mensalmente, uma cesta de alimentos e, no final da gestação, um enxoval completo para ser filho que ela mesma ajuda a confeccionar. (Palmas.)

  O recém-lançado Programa Odontoteca é composto de consultório odontológico e brinquedoteca.  Presta atendimento por meio de unidades itinerantes, as quais se deslocam aos bairros periféricos e a regiões de extrema pobreza.  As unidades são instaladas em veículos ônibus devidamente adaptados e monitorados por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas social, médica, odontológica, pedagógica e recreativa. (Palmas.)

  Afirma Paiva Netto: “Enquanto não prevalecer o ensino eficaz por todos os de bom senso almejado, o Brasil padecerá como nação cativa das limitações que a si mesma se impõe.” (Palmas.)

  Com esse pensamento, criou a pedagogia do cidadão ecumênico, vigente nos centros de ensino da LBV, que prima por formar cérebro e coração.  Isto é, conciliando intelecto e sentimento, com as luzes da espiritualidade, contribui para a solução dos grandes conflitos humanos. (Palmas.)

  No ensino supletivo, o Telecurso 2000, fruto de uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a LBV também oferece excelente oportunidade para quem teve dificuldades para concluir os estudos quando era mais jovem.

  O Programa Brinquedoteca LBV - “Um coração aberto à criatividade” tem como  objetivo educar brincando.  Trata-se de espaço lúdico-pedagógico criado para a expressão da cultura e do lazer, fazendo prevalecer um dos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos da Criança.

  O Programa LBV - “Criança: Futuro no presente!” recebe crianças e pré-adolescentes entre sete e doze anos, regularmente matriculados em escolas públicas.  O objetivo é prover o bom desenvolvimento das potencialidades dos alunos, afastando-os dos perigos das ruas, no período extra-escolar.

  A espiritualidade nas empresas, proposta que vem ganhando espaço no âmbito do mercado de trabalho, sugere estratégias de relacionamento humano fundamentadsa na ética solidária. Trata-se de uma bandeira defendida pioneiramente pela LBV resgatando o pragmatismo da verdadeira religiosidade, que, de acordo com o escritor Paiva Netto, é inerente a todas as pessoas, inclusive os ateus, e exterioriza-se nas ações que promovem o bem, a vida e a dignidade do ser humano.

  Ouviremos agora a apresentação do número musical “Educação”.

 

* * *

- É feita a apresentação do número musical.

* * *

 

  Do ecumenismo total com que Zarur marcou os primórdios da Legião da Boa Vontade, desenvolveu-se, em escala mais avançada, o ecumenismo irrestrito, que se tornou a insígnia da Legião da Boa Vontade abrangendo, inclusive, o mundo espiritual.(Palmas.)

  Assim, a LBV acolhe a todos que a procuram em busca de uma palavra de conforto e de esclarecimento espiritual e se considera aliada de todos os movimentos religiosos e filosóficos que se dedicam ao ser humano na busca da espiritualidade ecumênica e da prática da caridade.

  Tenho agora o prazer de passar a palavra ao Sr. Professor Dr. Ricardo Mário Gonçalves, monge budista.

 

O SR. RICARDO MÁRIO GONÇALVES - (Entra Leitura)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO DE FIGUEIREDO - Com o mesmo carinho, vamos ouvir a palavra do escritor e conferencista Cesar Romão.

 

O SR. CESAR ROMÃO - Boa noite a todos. A LBV dá uma lição muito grande neste momento, porque ela não está reunindo pessoas. A LBV não está reunindo políticos, a LBV não está reunindo empresários. Ela está reunindo gente numa grande missão. Está formando aqui uma ligação, uma ligação de boa vontade, de pessoas envolvidas com a solidariedade.

  Na minha carreira de escritor, o que mais fazemos é viajar por este país. E, nessas viagens, sempre encontro o coração da LBV pulsando em cada cidade, em cada Estado.

  Vejo uma luz azul nesse coração que vocês têm na mão, cintilando em cada espaço deste país.

  Não há nada mais gratificante para alguém saber que a solidariedade existe no espaço que ela ocupa.

  Vou voltar cinco mil anos, quando o Rei Salomão, na época, já tinha problemas sociais. As pessoas diziam: “Rei Salomão, encontramos aqui uma criança que não tem pai, não tem mãe, foi abandonada na aldeia”. O Rei Salomão pensava e respondia, há cinco mil anos:          “Colocai esta criança no caminho reto e ela jamais se esquecerá, porque a mão que embala o berço é a que escreve os desígnios de uma nação.” José de Paiva Netto. (Palmas.) E escrito os desígnios desta Nação há 50 anos, devemos cultuar o país, tendo um trabalho com ele.

  Algumas pessoas dizem: “Puxa, Romão, você  sempre ligado à LBV e a LBV está  crescendo!

Mas é  claro que ela está crescendo. Como não crescer uma entidade  que educa? Como não crescer uma entidade que mata a fome? Como não crescer uma entidade que une pessoas em torno do amor? Como não crescer uma entidade que respeita os idosos deste país como o próprio país. (Manifestação nas galerias.)

A LBV não cresce por estar no caminho dos homens, ela cresce por estar no caminho de Deus! (Palmas.)

José de Paiva Netto, na minha visão é um anjo que quebrou as suas asas e caiu nesta Terra. Graças a Deus que foi no Brasil! (Manifestação nas galerias.)

A LBV segue centrada na mão de Deus, com certeza nunca afastará seus envolvidos da bênção.

Hoje, fica uma lição para nós, uma lição que José de Paiva Netto vem ensinando há 50 anos.

Muita gente diz: “Mas será que se eu entrar na LBV vou conseguir abraçar a Deus e ficar mais próximo dele?

Se você até agora acha que não conseguiu abraçar Deus, faça o que José de Paiva Netto vem ensinando nestes 50 anos, abrace a quem estiver do seu lado, será a mesma coisa! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO FIGUEIREDO - É importante informar a todos os nossos amigos que este nosso evento está sendo transmitido, aqui em São Paulo, pelas seguintes emissoras: Rádio Paulista, 560 kwz-AM, Rádio Mundial 1.150 kwz-AM, além de dezenas de outras emissoras em rede nacional e via “Internet”. Quer dizer, há muita gente tomando conhecimento da nossa festa. (Palmas.)

Agora, meus queridos amigos, gostaria de oferecer mais um presente muito bonito e de grande sensibilidade. Vou falar um pouquinho sobre o presente, antes de ele entrar em ação.

O Coral Ecumênico LBV foi criado na década de 70 pelo compositor e Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto. Reconhecido como um dos mais talentosos grupos musicais do Brasil, o Coral Ecumênico vem participando de diversos eventos no país e exterior, sendo convidado recentemente a cantar numa das solenidades das Nações Unidas. (Palmas.)

A versatilidade do Coral Ecumênico LBV é notável. Agora teremos o presente a que me referi há pouco.

Ouviremos o Coral Ecumênico interpretando, muito especialmente, a belíssima canção napolitana “Santa Lucia”.

             

* * *

- É executado o número musical.

* * *

 

O Coral Ecumênico LBV, sob a regência do Maestro Luzado Pereira, nos ofereceu este número musical tão bonito.

Qual a diferença de artistas como eles, de grande sensibilidade, e uma pessoa que não é artista? Acho que dá para resumir com simplicidade. Para um não-artista um bando de gaivotas brancas, voando, é apenas um bando de gaivotas brancas, voando. Para um artista, é um punhado de lenços brancos acenando a Deus. (Palmas.)

Símbolo maior do ecumenismo irrestrito, o Templo da Boa Vontade foi construído pelo Diretor-Presidente da LBV mundial e inaugurado em 21 de outubro de l989. Em pouco tempo tornou-se o monumento mais visitado da capital brasileira. Recebendo anualmente cerca de um milhão de peregrinos, segundo dados da Setur - Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Isso significa uma resposta de sucesso ao ecumenismo irrestrito praticado pela instituição. Aliás, motivos não faltam para explicar a crescente peregrinação ao templo da LBV.

Desde o início do projeto, capitaneado por Paiva Netto, a proposta era transformar o templo num ponto de encontro da espiritualidade superior, que deve brilhar na cultura, na arte, na filosofia, na política, na economia, na ciência, no esporte, na ecologia, enfim, em todos os segmentos da vida humana. (Palmas.)

O Templo da Boa Vontade já se transformou em parada obrigatória para gente do mundo inteiro, que está à procura de equilíbrio e confraternização, um roteiro ideal para quem está caminhando em direção ao verdadeiro renascimento espiritual.

Convidamos todos a acompanharem agora um vídeo onde poderão viver um pouco da ambiência desse monumento ecumênico universal.

 

* * *

- É feita a apresentação de vídeo sobre o Templo da Boa Vontade.     

 

* * *

 

  O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO FIGUEIREDO - Neste momento passo a palavra à nobre Deputada Edir Sales.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esta Presidência gostaria de encaminhar um ofício ao Sr. Presidente José Paiva Netto, através do seu filho, Pedro Paiva, cujo teor é o seguinte:

 “Sr. Presidente, quero em especial parabenizá-los pelas comemorações da passagem do ano 2000, no Templo Ecumênico, em Brasília. Ao constatarmos os relevantes serviços prestados pela LBV, através do templo ecumênico, à nossa sociedade, tomo a iniciativa de solicitar que iniciem o projeto de construção do Templo Ecumênico na cidade de São Paulo.(Palmas.)

 Ao encerrar esse ofício, coloco-me à sua disposição, para juntos implantarmos um projeto tão importante e aguardo o vosso contato.”

 Assinado pela nobre Deputada Edir Sales.(Palmas.)

  Neste momento esta Presidência concede a palavra ao Sr. Pedro Paiva, representando seu pai José de Paiva Netto. (Palmas.)

 

O SR. PEDRO PAIVA - Sra. Presidente, Srs. Deputados, ilustres convidados, líderes religiosos de  mentalidade aberta e ecumênica, legionários da boa vontade e cidadãos, toda sessão nesta Casa tem em sua abertura a seguinte frase: “Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.”

  É com muita alegria no coração e júbilo na alma que estou representando meu pai nesta Casa que há 163 anos faz história em São Paulo. Esta Casa sempre esteve muito próxima do povo e do cidadão e na sua história sempre esteve voltada aos interesses do Estado e de suas bandeiras.

  Mas como um fiel representante, não poderia me alongar em minha fala; trago uma página curta chamada “Manifesto da Boa Vontade”, uns pequenos tópicos desta página que hoje está na ONU. Luciano Alves Meira, em sessão solene na ONU, quando a Legião da Boa Vontade foi elevada ao grau de ONG e que representa o Brasil ao grau máximo de representação que uma ONG poderia ter, ele leu o “Manifesto da Boa Vontade”. É uma página longa, que nasceu na fundação da Pedra Fundamental do Parlamundi, ao Templo da Boa Vontade. Peguei alguns tópicos, poucos, mas que refletem o coração daqueles que nos unem neste momento. As palavras de José de Paiva Netto que, em suas obras, nos une neste momento.

“A Legião da Boa Vontade assumiu graves compromissos sociais desde que seu emérito e saudoso criador, Alziro Zarur, sob inspiração divina lançou na Terra, a partir da alma brasileira, as raízes desta instituição. A LBV quer uma sociedade em que todos os homens sejam realmente iguais em direito e cujos méritos sociais, por mais louvados e reconhecidos, não se tornem causa de prejuízo dos direitos e liberdades dos demais cidadãos.

Uma sociedade em que Deus e suas leis de amor e justiça inspirem responsabilidade à liberdade individual a fim de assegurar liberdade a todos. É a hora da união de todos quantos acreditam na regeneração do tecido social, tendo o espírito do homem como princípio. Quando o território não é defendido pelos bons, os maus fazem justa a vitória da justiça.

É este o grande momento das lideranças religiosas, políticas, empresariais, sindicais, comunitárias unirem-se, todas, enfim, pelo bem deste mundo extraordinário que está vendo cair, uma após outra, tantas fronteiras. Mas, que essa união transcenda os desgastados caminhos dos ajustes sociais dos sistemas, dos regimes, do que quer que seja, porque não há regime bom enquanto o Homem for mau: a ganância pelo poder tem subvertido o verdadeiro sentido de autoridade.” (Palmas.)

“Todos os dias, nos jornais, o Povo que superlota esta Casa, lê a respeito da busca de novos caminhos que lhe melhorem a vida; no entanto, persiste uma cultura de remendos cujas raízes podem ser pesquisadas desde os tempos mais antigos. A segurança econômica, social, religiosa, tão almejada no mundo contemporâneo, jamais poderá ser alcançada sem o princípio do respeito ao Ser Humano e seus valores espirituais.

O Povo brasileiro tem fé; por isso, jamais ficará descuidado de seus compromissos para com a Pátria. A profunda crise social, moral, espiritual e política que sacode todo o Planeta, o que é senão a maior de nossas oportunidades, disfarçada de infortúnio? Sempre dizemos que é nos momentos de crise que se forjam os grandes caracteres e surgem as mais poderosas nações. (Palmas.) Pois quando estamos com Deus, até a adversidade torna-se o melhor momento para criar. Dificuldade promove criatividade.”

A mensagem de um brasileiro que ama a sua Pátria: “ Ao Brasil antepõe-se um grande desafio e também um instrumento para vencê-lo. O desafio é o do momento histórico, das dificuldades que devemos superar. E o instrumento é a união das nossas forças, a começar pela coragem de olhar de frente e enfrentar os dramas causados pelas desigualdades crônicas que nos afligem desde a era colonial, como a vergonha da escravidão e a manutenção do analfabetismo das letras humanas e espirituais, de negros, mestiços e brancos pobres; pois que, quanto menos instruídos, mais escravos e afastados da verdadeira liberdade e esse instrumento é ainda força moral, força cívica e força da nossa fé na Criatura e no seu Criador, no Homem e em Deus. (Palmas.) É de si evidente que nenhuma nação será forte, se lhe faltar uma só dessas qualidades.

  A nossa LBV participa na dianteira desse processo de executar uma política de ensino (instrução e educação, não esquecida a espiritualidade), decisiva e corajosa, porque historicamente integra a lista de instituições que têm o saber como princípio e a pessoa humana e seu Espírito como meta. (Palmas.)

  A Democracia Religiosa que se opõe diametralmente a todos os fanatismos é a essência do Ecumenismo Irrestrito, tese da Legião da Boa Vontade, respeitada por todos os de mente aberta que não querem perder o foguete da História, pois o Ecumenismo Irrestrito é, antes de ser analisado como determinismo histórico, Determinismo Divino, questão de sobrevivência coletiva, portanto, irreversível. Ele singulariza a Fraternidade no seu sentido mais profundo e abrangente. Mais dia, menos dia, será adotado por todas as crenças, pois o Amor é a inteligência de Deus. Quem viver, verá! (Palmas.)

  Ao proclamar a Boa Vontade como ato da verdadeira Política, a LBV assume definitivamente a sua posição de vanguarda.

  Sem preconceitos ou fanatismos, urge promover a renovação das instituições envelhecidas pela ação vitalizante do Evangelho-Apocalipse do Cristo, compêndios eternos de Cultura Constitucional Divina em que Jesus, o maior educador de todos os tempos, infelizmente ainda pouco conhecido ou mal interpretado por muitos, estabeleceu nas Suas normas espirituais de governo. E a maior delas, verdadeiro princípio de salvação nacional e internacional, é o Seu Novo Mandamento que diz:” Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser conhecidos como meus discípulos. (Evangelho de Jesus, segundo João, 13:34 e 35)

  Novo mandamento de Jesus, Lei de Solidariedade Universal que exige decisão para ser mostrada com o seu efetivo valor civilizante. Pois pregar o Amor na hora em que todos se amam, é banal; apregoá-lo como solução política na hora do ódio é que justifica a existência humana na Terra. (Palmas.)

  É no Ensino (Educação e Instrução) que reside a grande meta a ser atingida, já! E vamos mais longe: somente a reeducação, até mesmo da própria educação, pode garantir-nos dias de prosperidade e Paz social.

Sem Educação e Instrução não há progresso. Todavia, educar e instruir não é somente ensinar a ler. Trata-se, acima de tudo, de iluminar com o Novo Mandamento de Jesus - Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Nisto reconhecerão todos que sois realmente meus discípulos - a inteligência para as funções harmônicas do Homem na Sociedade.

  Isto será conseguido quando a Criatura Humana souber ver, além do intelecto, com os olhos do Espírito.  

  Por isso ser o nosso lema, o lema da Legião da Boa Vontade, há tanto tempo: Educação e Cultura, Saúde e Trabalho com espiritualidade.

  Instruir sem educar o Espírito é diplomar bandidos. As reflexões nos conduzem à urgência da democratização do saber, da universalização do ensino.

  Cremos que com o esforço concentrado na Educação e na Instrução será possível criar uma grande Pátria e um mundo melhor. Até que o último de seus filhos tenha as condições mínimas para uma vida digna, o Brasil não poderá se considerar inteiramente independente, mas apenas escravo das limitações que a si mesmo se impõe e como está escrito no trono de Deus, em Brasília, todo dia é dia de renovar nosso destino.(Palmas.)

  A riqueza de um Povo, antes de se encontrar dentro dos cofres dos bancos, está nos corações e nos braços das pessoas.

  Que o Templo da Boa Vontade e o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o Parlamundi, sob as bênçãos de Deus, seja o instrumento ideal para a prática efetiva do amor ao próximo e a Legião da Boa Vontade alavanca para ajudar na transformação da mentalidade mundial e que no caso do Brasil, fazer com que o Brasil confie em si mesmo.

  Vamos nos dar as mãos, unir nossos corações, antes que seja tarde. Ou nos entendemos, respeitando-nos antes de tudo, ou este País tornar-se-á terra de ninguém, jamais deixando de ser a grande senzala, que nenhuma providência, por mais bem- intencionada que tenha sido, conseguiu derrubar até hoje.

  É hora de uma nova abolição, a da escravatura moral e espiritual de todos aqueles que habitam a Terra. A hora é realmente esta. (Palmas.)

Quando olhamos nos livros de história encontramos várias personalidades que com suas obras fizeram a história da humanidade. Na sua missão, caminharam para a frente. Hoje, nos servem de exemplo para a construção da humanidade. Muitos desistiram. Muitos ainda estão por vir, mas hoje, aqui na Pátria do Cruzeiro do Sul,  na nação do verde-amarelo, neste nosso Brasil que tanto amamos, existe um cidadão, existe um homem que por suas obras se fortalece em suas palavras. Existe um homem que se um dia vier a ser aclamado a levar uma nação ao crescimento, a levar uma nação para a frente, responderá sim. Por quê? Porque este homem faz parte daqueles que colocaram o seu nome na história.

(Palmas.) Este homem a quem me refiro, cidadão exemplar, cujas obras encontramos nos quatro cantos do Brasil onde há necessitados, é José de Paiva Netto. (Palmas.)

  Viva a Legião da Boa Vontade. Viva José de Paiva Netto. Viva  o Brasil, mas, acima de tudo, viva Jesus. (Palmas.)

 

  A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Tem a palavra o assessor da Presidência da LBV, Sr. Paulo Alziro Schnor.

 

O SR. PAULO ALZIRO SCHNOR - Meus amigos e meus irmãos, nobre Deputada Edir Sales, que saudamos, nobres Deputados desta Casa, autoridades militares e religiosas, personalidades, esta que é sabidamente a Casa do povo está, hoje, de forma especial, homenageando o próprio povo, autor desse  trabalho permanente, dessa obra chamada Legião da Boa Vontade.  Esse é um povo que realiza, que em todas as circunstâncias está presente, desenvolvendo cada vez mais essa atividade permanente de solidariedade.

  Neste instante, depois de ouvir palavras tão elevadas, a todos quero traduzir o sentimento que vai no coração desse mesmo povo, que é agradecer à nobre Deputada Edir Sales, dizendo a ela “muito obrigado pela sua iniciativa.”  (Palmas.)

  E a todos os nossos amigos aqui presentes, pessoas de todas as linhagens religiosas,  políticas e sociais, nosso agradecimento, porque acima de tudo está nosso amor pela nossa Pátria, pela realização de um mundo verdadeiramente ecumênico e fraterno.  Nossa gratidão também se traduz pelo fato de que toda essa comunidade se sente amparada nesta Casa do povo, quando aqui somos desafiados à edificação dentro da boa vontade, mas não somos deixados sozinhos, porque esta Casa se fez presente ao nosso lado para essa edificação.  (Palmas prolongadas.)

  Exatamente essa voz que aqui clama “queremos o templo em São Paulo”, nobre Deputada Edir, certamente irá se propagar por todo Estado, por todo País, pois é importante inaugurarmos esse espaço, para que todos possamos obedecer finalmente à ordem do Divino Mestre: “Buscai primeiramente o reino de Deus e sua justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas.”  (Palmas.)

  Em outras palavras, quero deixar aqui no coração de todos esse pensamento do nosso prezado irmão Paiva Netto: “A face de Deus é o amor.  Quanto mais amamos, mais se manifesta em nós essa divina face.  Que possamos reconhecer no nosso semelhante a face de Deus, a qual respeitamos e clamamos.  Deus está presente, e viva Jesus em nossos corações para sempre.  (Palmas.)

 

  O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO FIGUEIREDO - Muito bem, amigos, esta foi a palavra de Paulo Alziro Schor. 

Faz parte da obra musical criada pelo nosso irmão Paiva Netto um oratório belíssimo chamado “Mistério de Deus Revelado”.  Esse oratório ilustrou nossa festa de réveillon, na passagem para o ano 2000, agora em dezembro passado.  Faz parte do oratório “Mistério de Deus Revelado” a peça que vamos ouvir agora pela voz do Coral Ecumênico LBV, “Vejo a Luz de um Mundo Novo”, em homenagem a todos nós presentes.  (Palmas.)

 

* * *

-  É feita a apresentação da peça de oratório “Vejo a Luz de um Mundo Novo”,

pelo Coral  Ecumênico LBV.

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO FIGUEIREDO - Tivemos mais uma apresentação maravilhosa do Coral Ecumênico LBV.

A todos os nossos amigos, a todos nossos irmãos que aqui se encontram, em nome da Legião da Boa Vontade eu agradeço a sua presença e o seu apoio.

Passo a palavra a Exma. Sra. Edir Sales, Presidente desta sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL  - Dando continuidade a esta noite maravilhosa e inesquecível, a Presidência concede a palavra ao representante do Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Dr. Mário Covas, nobre Deputado Milton Flávio.

 

O SR. MILTON  FLÁVIO - Gostaria de saudar a nobre Deputada Edir Sales, que preside esta sessão solene em homenagem ao 50º aniversário da LBV; o Sr. Pedro Paiva, que representa nesta cerimônia o seu pai, o Dr. Paiva Neto, Presidente da LBV; o Sr. Alzir Schnor, Assessor da Presidência da LBV; saúdo todas as autoridades civis, militares e religiosas que aqui compareceram, aceitando o convite da Assembléia Legislativa, em nome dessa figura maravilhosa, nosso amigo e Professor Ricardo Mário Gonçalves; amigos; senhoras e senhores, as minhas primeiras palavras serão de agradecimento ao nosso Governador Mário Covas, que hoje nos homenageou permitindo que pudéssemos, nesta cerimônia importante, representá-lo e falar em seu nome.

Neste momento quero me reportar a três momentos especiais da minha história. Primeiro, o de garoto que freqüentava a igreja metodista e cantava no coral. Depois, sinto-me recompensado como Rotariano, uma entidade de representação mundial, que tem como lema dar de si, antes de pensar em si e finalmente o de poder reencontrar o meu amigo Luciano. Eu, que fui aluno do seu pai na Escola de Medicina de Botucatu, pude embalá-lo em meus braços e seguramente fui molhado por ele algumas vezes.

Durante muito tempo  (ENTRA LEITURA)

 

  A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL -  Para encerrar esta noite iluminada, esta noite que ficará para sempre na nossa memória e nos nossos corações, eu tinha feito um discurso com palavras muito bonitas que gostaria de repeti-las quatro, cinco, 10 vezes.

  Mas, no final, vamos mais uma vez ressaltar, relembrar o grande missionário Alziro Zarur e agraciar o Paiva Netto, que deu continuidade ao trabalho deste grande missionário. O grande líder Paiva Netto, jornalista como nós, conseguiu dar à LBV o posto de maior expressão humanista.

  A LBV é realmente modelo de promoção social, modelo de religiosidade maior.

  A LBV é realmente o grande retrato daquilo que o mestre dos mestres nos ensinou: a busca do amor, a busca do ser humano, a busca da ajuda mútua.

  Ao praticar o amor nada mais estamos fazendo senão seguir a palavra do Mestre dos Mestres, que não tinha, como nós temos hoje, uma tribuna, que não tinha a oportunidade que temos de usar o microfone, de ter um rádio e uma televisão à disposição. Ele simplesmente teve o amor como responsável pela verdadeira semeadura de tão lindas mensagens, que nos ensinam até hoje que devemos amar a Deus  sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

  É exatamente esse o ensinamento da LBV, é exatamente esse o ensinamento que não discrimina  raça, cor, credos religiosos nem posição social. É aquele que valoriza o ser humano acima de tudo.

  Ao longo desses 50 anos, a entidade LBV não apenas pregou os ensinamentos, mas principalmente aplicou-os; porque não adianta a teoria, o principal é a prática. (Palmas.)

  Permitam-me lembrar a letra daquela música que diz: “Não adianta ir para a igreja rezar e fazer coisas erradas lá fora”. Não adianta só rezar; o que adianta é colocar em prática; a prática e o exercício do bem,  e esse é o exemplo que temos tido, todos os dias, da LBV.

  São tão intensas as obras da Legião da Boa Vontade, que esta sessão solene é apenas um grãozinho de areia,  diante de tantas obras que a LBV vem realizando neste Brasil afora e também  em outros países.

  Por isso, senhoras e senhores, neste momento de paz maior, neste momento de união de pensamentos, neste momento de um plano espiritual maior, que toma conta deste recinto, gostaria de pedir a todos que levantem, e vamos rezar a oração do Pai.

Não podemos deixar de agradecer a Deus, nosso Pai, por esta oportunidade de estarmos aqui reunidos, em teu nome, Pai; por esta oportunidade de estarmos aqui com saúde plena, de mãos unidas e braços abertos para ajudar a todos os nossos irmãos. E esta oportunidade de agradecer a todos os voluntários, colaboradores e aos dois filhos do Sr. Paiva Netto que  estão, a toda a sua equipe que vem trabalhando unidos num só pensamento de amor e paz.

  Vamos agradecer a Deus este momento, rezando o Pai Nosso.

 

* * *

-              É feita a oração.

* * *

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência dá por encerrados os trabalhos, agradecendo  a presença de todos.

  Está encerrada a sessão.

 

* * *

-Encerra-se a sessão às 22 horas e 38 minutos.

 

* * *