1

05 DE MARÇO DE 2001

2ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 130 ANOS DE FUNDAÇÃO DO INSTITUTO MACKENZIE

 

Presidência: CALDINI CRESPO

 

Secretário: WADIH HELÚ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/03/2001 - Sessão 2ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: CALDINI CRESPO

 

COMEMORAÇÃO DOS 130 ANOS DE FUNDAÇÃO DO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE

001 - CALDINI CRESPO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia que a sessão foi convocada com a finalidade de comemorar os 130 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar.

 

002 - WADIH HELÚ

Saúda as autoridades presentes. Relembra a história da fundação do Instituto Presbiteriano Mackenzie e sua importância para a educação em São Paulo.

 

003 - MARIA DO CARMO PIUNTI

Soma-se às homenagens prestadas pelo orador anterior. Considera o Mackenzie motivo de orgulho para São Paulo.

 

004 - OSWALDO HENRIQUE HACK

Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, traça um histórico da filosofia educacional da Universidade e da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

005 - GUILHERMINO CUNHA

Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, saúda o Presidente da Sessão Solene, bem como as demais autoridades e personalidades presentes. Homenageia o Governador Mário Covas. Faz um retrospectivo histórico da instiutição e dos personagens ilustres que passaram por ela. Fala das finalidades e expansão atingidas pelo Mackenzie.

 

006 – Presidente CALDINI CRESPO

Anuncia número musical a ser executado pelo Coral do Mackenzie.

 

007 – Presidente CALDINI CRESPO

Registra presença do Sr. Raul Ribas, Vice-Prefeito de Araçariguama. Ressalta a importância da Universidade Mackenzie para o País. Agradece a todos os presentes pelo êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE – CALDINI CRESPO – PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido O Sr. Deputado Wadih Helú para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO – WADIH HELÚ – PPB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO – PFL – Sr. Professor Dr. Flávio de Fava de Morais, Diretor Executivo do Seade, representando, neste ato, o Dr. Geraldo Alckmin, Governador em exercício do Estado de São Paulo; Revmo. Sr. Guilhermino Cunha, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil; Sr. Dr. Cyro Aguiar, Diretor Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Magnífico Sr. Dr. Cláudio Lembo, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Sr. Dr. Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Sr. Professor Mário Fava, Diretor da Escola Americana e Colégio Mackenzie; Sra. Professora Vera Mendes, Diretora da Escola Tamboré; Reverendo Heldeman Heller, Capelão Universitário; Sra. Professora Maria Lúcia Vasconcelos, Coordenadora da Pós-graduação; Sr. Dr. Antônio Bonato, Diretor de Recursos Humanos; Sr. Dr. Wilson de Souza, Diretor Administrativo; Sr. Dr. Éber de Aquino, Chefe de Gabinete da Presidência; Sr. Eliel Emerly, Gerente de Comunicação Social do Instituto Mackenzie; Sr. Dr. Custódio Pereira, Diretor Financeiro; Srs. Diretores de unidades universitárias; Srs. Assistentes de diretores; Maestro Parcival Módulo, Regente do Coral Mackenzie; Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocado pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 130 anos de fundação do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Convido a todos os presentes, para de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

-          

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO – PFL - Tem a palavra o nobre Deputado Wadih Helú.

 

O SR. WADIH HELÚ – PPB - Sr. Presidente, Srs. Deputados, ilustre platéia que hoje comparece nesta homenagem que diz muito a São Paulo, saudando o Sr. Professor Dr. Dr. Flávio de Fava de Morais, Diretor Executivo do Seade, representando, neste ato, o Dr. Geraldo Alckmin, Governador em exercício do Estado de São Paulo; Revmo. Sr. Guilhermino Cunha, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil; Sr. Dr. Cyro Aguiar, Diretor Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Magnífico Sr. Dr. Cláudio Lembo, Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Sr. Dr. Oswaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Sra. Professora Vera Mendes, Diretora da Escola Tamboré; Reverendo Heldeman Heller, Capelão Universitário; Sra. Professora Maria Lúcia Vasconcelos, Coordenadora da Pós-graduação UPM; Sr. Dr. Antônio Bonato, Diretor de Recursos Humanos IPM; Sr. Dr. Wilson de Souza, Diretor Administrativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Sr. Dr. Éber de Aquino, Chefe de Gabinete da Presidência; Sr. Eliel Emerly, Gerente de Comunicação Social do Instituto Mackenzie; Sr. Dr. Custódio Pereira, Diretor Financeiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Srs. Diretores de unidades universitárias do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Srs. Assistentes de diretorias; Maestro Parcival Módulo, Regente do Coral do Mackenzie, nesta homenagem aos 130 anos do Mackenzie, a nós Deputados nesta Assembléia Legislativa, nos traz tantas alegrias. Nossos cumprimentos especiais ao nobre Deputado Caldini Crespo, autor do requerimento para que esta Assembléia Legislativa, que representa a população do nosso Estado, por prestar esta homenagem, recordando os 130 anos do Mackenzie, bem como os trabalhos e os serviços prestados nestes 130 anos.

Mackenzie é uma das coisas que marcam no campo da educação, no campo do exemplo cívico e do exemplo de como se forma o cidadão, um exemplo puramente familiar.

Se recordarmos nesta noite, valendo-nos do Mackenzie, e se imaginarmos aquele casal presbiteriano, os Chamberlain, que aqui aportaram em 1871, se pesquisarmos e compreendermos a importância da presença desse casal de educadores, numa época em que a cidade de São Paulo tinha apenas 30 mil habitantes, se imaginarmos uma cidade, Capital de um Estado, atrás da Serra do Mar, sem a magnitude e a majestade de uma São Paulo que foi crescendo, veremos que graças àqueles que imitando ou seguindo o exemplo do casal Chamberlain, começaram para cá imigrar, São Paulo de hoje é produto da fé desses pioneiros.

São 130 anos. Aquele casal abriu a sua primeira escola para educação primária, na Rua São José, e para os jovens que aqui se encontram, e para este não jovem, que também não conheceu a Rua São José, ela é a atual Rua Líbero Badaró. E lá o casal Chamberlain, com três alunos, deram início ao Instituto Presbiteriano Mackenzie, então denominada Escola Americana.

Numa São Paulo, que de 1870 para cá, foi crescendo mercê do chamado ciclo cafeeiro, quando São Paulo, tendo no Vale do Paraíba, o início da produção do café, viu transferir os chamados barões do café daquele século para a região de Campinas. E São Paulo começou a crescer.

Em 1870, contava com 30 mil habitantes; em 1880, com cerca de 60 mil habitantes; em 1890, já falávamos em 130 mil habitantes; no ano 1900, quando completou o século, São Paulo já tinha atingido 200 mil habitantes. E o Mackenzie também crescia.

Os senhores conhecem a história muito melhor do que nós, que não tivemos a ventura de cursarmos o Instituto Mackenzie, mas que temos o orgulho de dizer em alto e bom som, que nosso primo Salim Helou estudou no Mackenzie a quem também queremos prestar essa homenagem, hoje, com os seus 87 anos, mackenzista na década de 30, 40. Foi um elemento que admirávamos como admiramos hoje, mackenzista de quatro costados.

Mackenzie que adotou essa nomenclatura, graças a um cidadão americano, que deixou em seu testamento uma importância para incentivar a Escola Americana de então.

Neste breve relato, permitam-me fazer, como homenagem íntima de nós todos, que conhecemos o Mackenzie, sem ter tido o privilégio de estudar no Mackenzie, continuados da primitiva Escola Americana da Rua São José. Depois, mudou-se para a Rua Ipiranga, esquina com a Avenida São João, hoje Avenida Ipiranga, naquele tempo Rua Ipiranga. Mais tarde, foi para a escola de Engenharia então criada nos idos de 1896, final do século XIX, localizada à Rua Itambé, esquina com a Rua Maria Antônia, na chácara de Horácio Lane, seu grande benfeitos.

Faço este breve relato para verificar a importância que representou o Mackenzie quando criou a Escola de Engenharia numa cidade que apenas tinha uma faculdade: a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, criada em 1827, ao tempo do Imperador D. Pedro I. O segundo curso superior aqui foi o Mackenzie, que trouxe para cá, com seu pioneirismo, a Escola de Engenharia.

Vejam como o Mackenzie e a antiga Escola Americana estão intimamente ligados à formação cultural e universitária, iniciando na formação primária com a Cidade de São Paulo. Hoje, esta Grande São Paulo e São Paulo, que é dita como a terceira cidade do mundo, para nós não constitui mais orgulho, mas um ônus.

Na virada do século, naquele final do século XIX, o que representou para o crescimento de São Paulo a presença do Instituto Presbiteriano Mackenzie Esta homenagem se presta à Escola, e quero prosseguir falando aos senhores presentes, a todos os mackenzistas, que orgulhosamente se apresentam com sua jaqueta vermelha, que também tenho orgulho dela, porque dos meus dois filhos, Waldir cursou Direito e Cláudio fez a Engenharia no Mackenzie. Essa vinculação recebo como um presente dos deuses, pelo que representa o Mackenzie e o orgulho que os senhores devem ter de serem mackenzistas, como orgulho têm essas pessoas por nós citadas, que saúdo nas pessoas do Reverendo Guilhermino Cunha, do Reitor Cláudio Lembo e dos demais presentes.

São coisas que talvez - não sei como possam receber - entendam que seria um saudosismo? Não. É um reconhecimento a um Instituto que prestou e presta serviços inestimáveis nesse crescimento de São Paulo, uma São Paulo que já foi mais prosaica, uma São Paulo que tinha uma educação européia mercê dos homens que vieram do Primeiro Mundo, da América e de toda Europa, mas que hoje ainda, aqueles que conheceram um pouco desta Cidade de São Paulo, têm a obrigação de contarem aos senhores jovens que era uma cidade em que se dedicava, que se respeitava por demais a cultura, e que ser aluno do Mackenzie era motivo para que todos passassem a olha-lo de modo diferente, da mesma forma que hoje olhamos de forma diferente seus alunos porque é uma escola que merece o amor de nós todos: dos mais velhos aos jovens que lá cursam. Entendam que é uma faculdade que forma o cidadão; é uma faculdade que dá à nossa cidade, ao nosso Estado e ao nosso País homens dos mais brilhantes em todos os setores, e esta Assembléia não poderia silenciar. É uma Assembléia que acompanha os movimentos de São Paulo, do País, e que reconhece aqueles que só serviços restaram para a nossa Pátria.

Nestas breves palavras queremos mostrar o nosso sentimento, a nossa admiração às gerações que se sucederam na direção do Mackenzie e àqueles que puderam freqüentar e se formar pelo Mackenzie, como os senhores hoje têm esse privilégio. A Assembléia Legislativa hoje presta esta homenagem, em sessão solene, pelo respeito devido. Quero dizer orgulhosamente aos senhores diretores, que aqui se encontram, aos homens do Mackenzie, o nosso muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado ! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Antes de prosseguirmos, esta Presidência anuncia a presença do Sr. Edson José Marcuso, Prefeito Municipal de Boituva. (Palmas)

Tem a palavra a nobre Deputada Maria do Carmo Piunti, pelo PSDB.

 

A SRA. MARIA DO CARMO PIUNTI - PSDB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente, nobre Deputado Caldini Crespo, a quem quero cumprimentá-lo pela feliz iniciativa de pedir à Presidência desta Casa que convocasse esta sessão solene, para que pudéssemos deste Parlamento homenagear o Instituto Presbiteriano Mackenzie, Reverendíssimo Dr. Guilhermino Cunha, Presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil; prezado Dr. Ciro Aguiar, Diretor Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie; prezado Reverendo Oswaldo Raken, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Magnífico Reitor, Professor Doutor Cláudio Salvador Lembo, prezado Professor Flávio Fava de Morais, que, neste ato, representa o Governador do Estado em Exercício, Dr. Geraldo Alckmin, gostaria de cumprimentar também o corpo docente dessa Escola, cumprimentar todo o corpo administrativo e cumprimentar o corpo discente, na figura do Presidente do Diretório Central de Estudantes, do aluno Luiz Celso Sobral, que se encontra presente, outros Presidentes de diretórios acadêmicos e, na figura deles, cumprimento todos os alunos do Mackenzie.

Prezado colega Deputado Wadih Helú, infelizmente, V.Exa. tirou-me todo o discurso; falou tão bem a respeito da história do Mackenzie, que praticamente me deixou sem palavras.

Quero também, antes de iniciar o meu discurso, cumprimentar o Prefeito de Boituva, Edson Marcuso. Obrigada pela presença.

Gostaria apenas de relembrar alguns aspectos. Vossa Excelência colocou muito bem, Deputado Wadih Helú, quando em 1870 a cidade tinha apenas 30 mil habitantes, na sala de jantar do casal Chamberlain, nascia a Escola Americana, com apenas três alunos. Mas eu gostaria de destacar um dado importante: essa Escola nasceu porque, naquela época, culturalmente a cidade era dominada pela Academia de Direito e o ensino primário e secundário era controlado pela Igreja Católica, constitucionalmente ligada ao Império brasileiro, e o casal de missionários presbiterianos norte-americanos funda na sua sala de jantar uma classe com três alunos, mas que tinha como objetivo oferecer a possibilidade de escolarização àqueles alunos que eram rejeitados ou discriminados pelo sistema educacional da época, os filhos de protestantes, os republicanos, os abolicionistas e os ex-escravos.

É importante destacar-se essa condição do nascimento, a origem do Instituto Presbiteriano Mackenzie que, nesta data, volto a insistir, este Parlamento comemora os seus 130 anos de existência.

É com muita alegria, com muita satisfação que nós, da Assembléia Legislativa de São Paulo - talvez nesta oportunidade, nesta noite, por motivos que infelizmente neste momento tomam conta da cidade de São Paulo, outros Deputados não possam estar presentes mas tenho certeza de que muitos Deputados aqui gostariam de estar - queremos falar da importância dessa escola, do Instituto Presbiteriano Mackenzie, da Universidade Mackenzie, como tão bem discorreu o Deputado Wadih Helú, e que não tenho eu a verve deste Deputado para falar tão bem a respeito deste instituto. Mas gostaria de deixar claro que este Instituto Presbiteriano Mackenzie e, por conseguinte, a Universidade Mackenzie sempre se destacou por posturas arrojadas.

Gostaria de citar inclusive que estamos a apenas três dias de comemorar o Dia Internacional da Mulher, dia oito de março, e a Universidade Mackenzie foi a primeira universidade brasileira que teve uma mulher como reitora, a professora Ester de Figueiredo Ferraz. Mackenzistas importantes como Ives Gandra Martins, Lauro Ferraz e tantos outros, o Sr. Luiz Poças Leitão, que acho não está presente entre nós mas que é um mackenzista histórico e tem estado sempre presente nas lutas do Mackenzie. Gostaria de citar a importância que o Mackenzie tem, como bem disse o Deputado Wadih Helú, não preocupando-se apenas em formar tecnicamente os seus alunos, mas principalmente tendo como diretriz de suas ações formar civicamente os seus alunos.

Também posso dizer, Deputado Wadih Helú, que conheço um pouco da Universidade Mackenzie porque também tenho orgulho de lá ter um filho terminando de cursar a Faculdade de Direito, Lázaro Guilherme Piunti, que se encontra presente e que, além de cursar a Faculdade de Direito, teve a oportunidade de ser eleito por seus colegas alunos Presidente do Diretório Central de Estudantes, tendo exercido o seu mandato de dezembro de 99 a dezembro de 2000. Esse fato nos orgulha muito porque pôde ele não só cursar uma universidade, como bem o senhor discorreu, que forma os seus alunos civicamente e que nos dá orgulho de podermos lá ter um filho participando mas, principalmente, pôde participar da vida estudantil da sua escola, da sua universidade.

Não quero aqui me estender muito mais porque, como disse, não tenho eu a verve do Deputado Wadih Helú, mas não podia deixar de estar presente nesta sessão solene, de saudar mais uma vez o Deputado Caldini Crespo pela sua iniciativa de deixar aqui a minha saudação a todos aqueles que dirigem o do Instituto Mackenzie. Uma saudação especial ao seu magnífico reitor, Professor Cláudio Lembo, a quem conhecemos de tão longa data, de tantas lutas políticas e que dirige realmente com tanta magnitude a Universidade Mackenzie.

Portanto, gostaria de deixar aqui da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB, os meus cumprimentos a todos aqueles que dirigem o Instituto Presbiteriano Mackenzie e a Universidade Mackenzie, ao seu corpo docente - seus professores -, aos seus alunos, ao seu corpo administrativo e principalmente deixar uma saudação mais uma vez ao Deputado Caldini Crespo por essa feliz idéia. Realmente o Mackenzie nos dá orgulho, acrescenta muito a São Paulo, traz orgulho à cidade de São Paulo, aquela cidade que tinha 30 mil habitantes quando a Escola Mackenzie foi criada e que hoje, por incrível que pareça, todo o Instituto Mackenzie e a Universidade Mackenzie têm quase 22 mil alunos, ou seja, têm quase o mesmo número de alunos do que habitantes que tinha São Paulo quando a escola foi criada.

Portanto, estão de parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – CALDINI CRESPO – PFL – Neste momento, passamos a palavra ao Dr. Oswaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O SR. OSWALDO HENRIQUE RACK – Nobre Deputado Presidente desta Sessão Solene, Dr. Flávio Fava, representante do nosso vice-Governador em exercício, demais autoridades da Mesa, Sr. Reverendo Guilhermino Cunha, Dr. Cláudio Lembo, Dr. Ciro Aguiar, nobres Deputados que estão nos homenageando nesta noite, professores, corpo docente, corpo discente e corpo administrativo do nosso Mackenzie, a nossa palavra e o privilégio de usá-la neste instante é para lançar um pouquinho, no contexto histórico, a nossa filosofia educacional e o que representa para nós na história da Igreja Presbiteriana do Brasil mas, no contexto do protestantismo, o Mackenzie.

Na área educacional não podemos esquecer de que historicamente em l536 o Prof. João Calvino, um dos reformadores da Reforma Religiosa do Séc. XVI, que havia estudado na Universidade de Paris e foi para Genebra por motivos religiosos, ao chegar em Genebra modificou a cidade, fez novas propostas principalmente educacionais, criou a Academia de Genebra, hoje a famosa Universidade de Genebra, umas das primeiras da Europa.

No contexto protestante da Universidade de Genebra muitos mestres saíram para criar novas universidades na Europa, na Inglaterra, na Escócia e de lá saíram os peregrinos que vieram ocupar a Nova América, inundaram os Estados Unidos de universidades e colégios. A proposta da Reforma Protestante de João Calvino era a de que as escolas estivessem em todas as cidades, o povo fosse instruído, politizado como cidadãos participantes da vida pública. Por isso houve uma grande contribuição nesse setor.

Nos Estados Unidos puderam difundir essa idéia de maneira magnífica. Vamos encontrar grandes universidades norte-americanas como Harvard, Princeton, Pittsburg e outras muitas de origem presbiteriana calvinista. Lá se firmaram, e ainda se projetam nos dias de hoje, como universidades com essa linha educacional. E também a Universidade de Nova York, que inspirou a história do Mackenzie. De lá nossos missionários trouxeram a idéia, o chamado “Projeto Universidade” que era um sonho, mas que em l884, quando Horácio Leme assumiu substituindo Chamberlain, a Escola Americana, trouxe um projeto dos Estados Unidos, a Universidade Protestante, que mais tarde seria o Mackenzie College. E na idéia norte-americana o college incluía cursos superiores. Era diferente da idéia do colégio francês ou da Europa que só tinha o segundo grau. Infelizmente essa idéia não vingou na época de Horácio Leme, porque a conjuntura política e cultural do Brasil na época não permitia, não deu espaço tanto para o Movimento Positivista, que não queria que progredisse essa idéia, como também outros movimentos da época. As reformas de ensino no Brasil ficavam só no papel e não eram práticas. O Mackenzie não pôde realizar o seu sonho mas fundou a primeira escola de engenharia particular do Brasil, em l896. A partir daí começou sua caminhada que poderia ter sido mais rápida se na visão da cultura brasileira fosse possível. Mas a idéia de universidade só vai vingar realmente no Brasil, depois de muitas tentativas, com a USP - Universidade de São Paulo - e mais tarde com o Mackenzie. É em l952, depois de criar várias faculdades, que ela consegue seu “status” de universidade.

A nossa história tem algo importante para nós, porque acompanhou esse desenvolvimento do Brasil. Foi inserida na cultura brasileira e na história do Brasil em muitas reformas, em muitas propostas.

Hoje, nesse novo século, caminhamos firmes para comemorar nossos 50 anos de universidade no ano que vem. São 130 anos da história da escola americana, do Mackenzie College e agora do complexo educacional Instituto Presbiteriano Mackenzie, que alcança Brasília, Barueri, Tamboré, Alphaville e o nosso campus em São Paulo.

Queira Deus que ainda haja espaço para o nosso Mackenzie aqui no Brasil em outras áreas. A nossa filosofia educacional é abrir as portas. Embora seja uma entidade confessional com seus princípios bem definidos, ela não faz discriminação, ela não prega religião, procura formar o cidadão.

Recentemente criamos a disciplina Ética e Cidadania para todos os cursos da universidade a fim de que o jovem que lá entrar possa discutir princípios, filosofia de vida e integração na nossa sociedade.

Queremos ajudar a formar cidadãos que participem da nossa vida pública - como os senhores estão participando - e façam a história do nosso país. Esta é a finalidade da nossa universidade.

Quero agradecer ao Magnífico Reitor pelo privilégio que nos deu de poder falar em nome da nossa universidade. Orgulhamo-nos por isso, porque temos um alvo definido que é procurar deixar a marca Mackenzie na história do nosso Brasil.

Muito obrigado pela homenagem, Srs. Deputados. Sentimo-nos orgulhosos por poder fazer parte da história desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE – CALDINI CRESPO – PFL – Senhoras e senhores, neste momento temos a satisfação de conceder a palavra ao Sr. Reverendo Guilhermino Cunha, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

O SR. GUILHERMINO CUNHA – Exmo. Sr. Deputado Caldini Crespo, digno Presidente desta sessão solene, autor do projeto que homenageia o Instituto Presbiteriano Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie pelos seus 130 anos; queremos saudar o Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo e Presidente da Fundação Seade, que nesta solenidade representa o Sr. Governador em exercício Geraldo Alckmin, num momento grave e solene em que São Paulo em silêncio e reverência contempla um dos grandes estadistas que vai chegando ao ocaso da existência, mas que deixa uma marca positiva no coração de São Paulo e do Brasil.

Ao nosso querido Mário Covas, o carinho e a integração bonita dos três Poderes do Sistema Republicano. Que Deus o proteja e proteja sua família.

Quero saudar com muito carinho o Magnífico Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Dr. Cláudio Lembo, Presidente do PFL no Estado de São Paulo.

Quero cumprimentar o DD. Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Revdo. Oswaldo Henrique Hack, que tornou mais fácil a missão do Presidente do Supremo Concílio.

Quero saudar com intenso carinho a alta administração do Instituto Presbiteriano Mackenzie na pessoa do seu Diretor-Presidente Dr. Cyro Aguiar, assim saudando os demais diretores: Diretor de Finanças, Dr. Custódio; Diretor Administrativo, Dr. Wilson e Diretor de Recursos Humanos, Dr. Bonatto.

Quero saudar os diretores da Universidade Presbiteriana Mackenzie; o Presidente do Diretório Central e dos demais diretórios; os alunos; a Liga Atlética do Mackenzie aqui presente, envergando esse uniforme que foi de atletas da estatura de Oscar Schmidt; o Coral do Mackenzie, que vai nos edificar daqui a pouco e uma palavra de carinho ao Exmo. Prefeito de Boituva Dr. Edson José Marcusso.

Quero dizer ao Deputado Wadih Helú, do PPB, da gratidão da Igreja Presbiteriana do Brasil por sua palavra e por seu testemunho. A ilustre Deputada Maria do Carmo Piunti, falando em nome do PSDB, destacou com muito brilhantismo a contribuição do Mackenzie para a história da Educação de São Paulo.

Se formos olhar a história da Educação vamos ver que em 1890, quando tivemos a reforma do ensino no Caetano de Campos, o Poder Público foi buscar exatamente na escola americana a figura do Revdo. Dr. Wallace Line e da Educadora Profa. Márcia Brown para integrarem a comissão que haveria de contribuir para estruturar o ensino público nesta cidade e assim influenciar em todo o estado e em todo o país.

Foi exatamente fruto desta reforma que se criou a Escola Normal, em que não apenas seríamos normalistas, mas também educadores.

Já se referiram à mais que centenária Escola de Engenharia, a primeira escola particular de Engenharia do Brasil. Vale registrar que em 1896, quando vimos surgir a Escola de Engenharia, ela já começava a integrar na indústria, num treinamento prático, os seus alunos. Com isto ela formou uma elite de engenheiros que construiu São Paulo e o Brasil.

Ao lembrarmos também da Escola de Arquitetura - a primeira a ser criada no Brasil - vamos notando que quando se fala em Mackenzie, está-se falando em tradição e pioneirismo na Educação.

Se começarmos a olhar as personalidades de destaque nacional que passaram pelo Mackenzie haveremos de começar com a figura do grande jurista Rui Barbosa, assessor jurídico do Mackenzie na época do seu reconhecimento pelo Governo brasileiro, pois os diplomas da escola de engenharia eram emitidos pela Universidade de Nova York e foi graças a intervenção sábia e correta de Rui Barbosa que tivemos o reconhecimento dos diplomas da escola de engenharia e o Mackenzie mais uma vez dá o exemplo de parceria entre uma universidade brasileira e americana.

Se formos olhar vultos da história do Mackenzie, haveremos de lembrar do Professor Pandiá Calógeras, Presidente do Conselho Deliberativo, membro do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Dr. Armando Sales de Oliveira, irmão do ex-Presidente da República Campos Sales.

Se formos referir, mais uma vez a figura da Professora Ester de Figueiredo Ferraz, ex-ministra da Educação, que honra os quadros do Mackenzie. Mas não foi ela a única mulher reitora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Aqui está a Professora Dr. Aurora que por mais de 16 anos foi magnífica reitora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Palmas.)

E é nesta esteira de luz e personalidades que vão orlando a galeria da história desse estado e desse País, que precisamos colocar a figura de um atleta exemplar, Emerson Fittipaldi que tantas alegrias trouxe e ainda traz ao Brasil. Ele também envergou esta camisa vermelha que a nossa liga atlética está vestindo.

Se formos olhar na área do jornalismo, Bóris Casoy, jornalista provocante e competente mackenzista de sempre. E por que não chamar o nome de um outro atleta Oscar Schmidt, campeão mundial de basquetebol.

Quando pensamos nesses aspectos e nessas figuras, hoje trazemos para o presente e vamos ver as marcas da administração do atual magnífico reitor Cláudio Lembo.

Estamos hoje com 11 faculdades, com mais de 27 mil alunos, sete cursos reconhecidos pela Caps, cursos de pós-graduação stricto sensu e pelo Ministério da Educação somente em 1999 e no ano 2.000, graças à instrumentalidade deste grande educador.

Estamos olhando uma realidade de quem está expandindo a Universidade Mackenzie e levando-a para Barueri. Já estamos com dois cursos, caminhando para o terceiro e assim expandindo a presença do ensino.

Agora, elege-se a cidade do Rio de Janeiro como uma das capitais prioritárias para expandir a presença do Mackenzie, ali já está reformando um andar de mais de 600 metros2 no coração do Rio de Janeiro para começarmos alguns cursos de lato sensu, o Mackenzie está expandindo e marcando presença na antiga capital da República como está na atual capital da República em Brasília.

Mackenzie não somente honra São Paulo, mas o Brasil e glorifica a Deus.

Portanto Srs. Deputados, esta iniciativa e esta homenagem desta Casa de leis que é também a Casa do Povo, creio que ecoa o coração de todo paulista inteligente na proposta de homenagear o Mackenzie.

Hoje em todo o Instituto Presbiteriano Mackenzie, são 36 mil alunos, dois mil professores, 800 funcionários.

Dentro desta visão de tradição e pioneirismo na educação, para ser breve como a ocasião exige, quero destacar a visão que o Mackenzie tem em termos de educação e a visão é simples.

O Mackenzie é uma instituição educacional presbiteriana dedicada às ciências divinas e humanas e caracterizada pela busca contínua da excelência no ensino, na pesquisa e na formação integral do ser humano em um ambiente de fé cristã e evangélica reformada, calcada nas escrituras sagradas.

Que visão bonita: Ciências divinas e ciências humanas. O que fica por fora? Esse é o sentido de quem faz justiça ao conceito de universidade e a palavra que marca o Mackenzie é a palavra ensinar, que na sua etimologia é uma palavra composita, “insignare”, marcar por dentro, marcar a alma. É por isso que não temos ex-mackenzistas. Uma vez mackenzista, eternamente mackenzista. Isto é a marca desta instituição.

Sr. Presidente, Srs. Deputados, Estado de São Paulo, os valores éticos e os princípios morais do Mackenzie precisam ser lembrados nesta Casa. (Palmas.)

Na conduta pessoal o mackenzista prima pela dignidade, pelo caráter, pela integridade e cultiva uma mística chamada espírito mackenzista.

E no relacionamento interpessoal o mackenzista é marcado pela lealdade, pelo respeito mútuo, pela compreensão, pela honestidade e pela humildade, qualidades raras em nossos dias. Ser manso e humilde é ter virtudes de Jesus.

Ainda mais: no exercício da atividade profissional o mackenzista tem ética, competência, criatividade, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário que é a grande ênfase do marco legal do terceiro setor nesta República Federativa do Brasil.

No processo de decisão o Mackenzie, fiel ao espírito calvinista, busca sempre o consenso agir com justiça e verdade, igualdade de oportunidade para todos e eficiência e eficácia em tudo que faz. Estas são as marcas do Mackenzie no seu processo decisório.

E no relacionamento entre os órgãos colegiados, unidades de departamentos, o Mackenzie busca sempre o espírito de cooperação. Cooperar é operar com, é colaborar, é trabalhar junto. Espírito de equipe porque a união traz a força. Profissionalismo e uma comunicação clara e adequada.

Por fim, no relacionamento do Mackenzie com outras instituições, inclusive com o poder público, em parcerias inteligentes, saudáveis e com a iniciativa privada o Mackenzie prima pela responsabilidade, pela independência e transparência.

O que se faz no Mackenzie pode-se mostrar nesta Casa, ao Brasil, porque fazemos sob a proteção de Deus. Que Ele nos ilumine. Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – CALDINI CRESPO – PFL – Assistiremos agora, pelas vozes do Coral do Mackenzie, sob a regência do maestro Parcival Módulo, as músicas: “União, Simply Aleluia, Hinne Ma Tov e Hino do Mackenzie”.

                                                          

* * *

- São executadas as músicas. (Palmas.)

                                  

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Esta Presidência registra também com muita satisfação a presença entre nós do Sr. Raul Ribas, vice -Prefeito da cidade de Araçariguama. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, ilustres autoridades já mencionadas, este Presidente, em singelas palavras, gostaria de manifestar-se privilegiado pela iniciativa de requerer a realização desta sessão solene que se configura tão especial, cheia de carinho, brilhantismo, rememorando momentos do passado glorioso da nossa Instituição, o Instituto Mackenzie e da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Esta atitude, que constituiu um privilégio muito grande para mim, foi inspirada por um amigo de longa data, meu companheiro, Presidente e Reitor do Mackenzie, Cláudio Lembo, a quem desejo agradecer esta oportunidade que, pela sua inspiração, ele me permitiu. Cláudio Lembo tem na sua folha pessoal, no seu currículo de vida, uma passagem sempre brilhante em muitos momentos da nossa vida política, institucional, cultural, e todos nós sabemos disso.

Quero registrar, meu caro Presidente, Reitor Cláudio Lembo, esta oportunidade marcante que o senhor me concedeu.

Gostaria também de mencionar, redundando até, mas porque trata-se de informações importantes que precisamos sempre cultuar, que o Mackenzie, há muitos anos, desde sua fundação, considerando aquela época também, foi e é um centro de excelência, que serve de modelo para todas as outras instituições de ensino, instituições culturais da nação brasileira, conhecido e reconhecido internacionalmente, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, e, certamente, também motivo de orgulho da Igreja Presbiteriana.

A estatura intelectual das pessoas que se formaram nos bancos escolares, tal como vocês agora nesta geração certamente também consciente e orgulhosa da mesma condição, engrandecem o nosso País.

Estão de parabéns os alunos de hoje, a memória dos alunos do passado, tão bem lembrada pelo Reverendo Guilhermino Cunha, todos aqueles que colaboraram, mesmo indiretamente, como, por exemplo, os funcionários, os professores, os amigos do Mackenzie, para que essa instituição crescesse não só na lembrança, mas no coração de cada um de nós.

O Instituto Mackenzie, a universidade, traz na sua bagagem serviços relevantes prestados a toda nossa sociedade, e sempre mantendo fidelidade aos princípios morais e éticos da Igreja Presbiteriana.

Na condição de Presidente desta sessão solene, quero também lembrar a cada um dos amigos presentes que estamos hoje na maior Casa representativa da população do nosso Estado de São Paulo. Esta é a Casa do povo.

Nas manifestações dos Deputados aqui presentes, nesta manifestação minha também, gostaria que transcendesse a certeza de que é o povo do Estado de São Paulo, na pessoa desses seus representantes estão aqui reconhecendo o valor do Instituto Mackenzie, pedindo a Deus que inspire toda a sua existência, que continue iluminando, abençoando as mentalidades, a energia física de todos os seus professores e dirigentes, para que nos anos seguintes, nas décadas, nos séculos seguintes, o povo brasileiro possa continuar tendo o Instituto Mackenzie mais do que um centro de excelência, uma referência moral, ética da verdadeira cidadania que deve impulsionar uma nação rumo ao destino grandioso que a nossa nação já ocupa e que certamente terá muito a desfrutar.

Em nome de todo o povo do Estado de São Paulo que esta Casa representa, meus parabéns. Muito obrigado pela sua existência. Contem sempre com o nosso acompanhamento, o nosso apoio nos momentos de dificuldades que certamente existem, mas não serão mais do que o trampolim, a alavanca para conquistas ainda maiores do Instituto Mackenzie e da Igreja Presbiteriana do Brasil, que certamente haverão de brindar ao nosso povo brasileiro.

Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 36 minutos.

 

* * *