06 DE MARÇO DE 2006

002ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR O “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/03/2006 - Sessão 2ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

HOMENAGEM AO "DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o "Dia Internacional da Mulher". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Solicita um minuto de silêncio, em memória do pai do Senhor Ary Sérgio Del-Fio Modolo, governador do Rotary Club Internacional.

 

002 - WILLIAM WOO

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, fala sobre as conquistas das mulheres e destaca o trabalho da Delegacia de Defesa da Mulher da qual a Deputada Rosmary Corrêa foi sua primeira delegada.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia número musical.

 

004 - EURÍDICE ORFEU ALVES DE SOUZA

Subchefe do Estado Maior da PM, fala de seus 23 anos na corporação na qual ocupa o terceiro lugar na hierarquia e recorda que a maioria das mulheres tem jornada dupla de trabalho.

 

005 - NEUZA ARMESTO

Esposa de Valdemar Lopes Armesto, do Rotary Clube, lê poema de autoria de seu marido em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

 

006 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Presta homenagem a grupo de mulheres integrantes do Rotary Internacional.

 

007 - OLGA MARTINEZ

Fala em nome das homenageadas. Cita o escritor Vitor Hugo e discorre sobre o papel da mulher no Rotary.

 

008 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Faz homenagem às rotarianas.

 

009 - YVONNE CAPUANO

Vice-Presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa e Escola - CIEE, agradece a homenagem e fala do resultado do trabalho das mulheres sempre com vistas ao futuro.

 

010 - NISE YAMAGUCHI

Presidente da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica de São Paulo, parabeniza o trabalho voluntário das mulheres. Discorre sobre as pesquisas de combate ao câncer.

 

011 - SARAH MUNHOZ

Professora da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, narra o trabalho que desenvolveu junto à comunidade primitiva no Peru.

 

012 - LUCI MENDONÇA

Diretora do jornal "Gazeta de São Mateus", apela para que se crie um movimento para que a violência contra a mulher seja punida com mais rigor.

 

013 - MARINA DA SILVA DESGUALDO

Presidente do Instituto de Solidariedade e coordenadora da Campanha do Agasalho da Polícia Civil, comenta o trabalho social que desenvolve na Polícia Civil e saúda a todas as mulheres homenageadas neste evento.

 

014 - JOSEPHINA SCARAMUZA

Veterana da Polícia Civil, recorda os caminhos dos integrantes da polícia ao longo de seus 91 anos e elogia o trabalho da Deputada Rosmary Corrêa.

 

015 - VALDEMAR LOPES ARMESTO

Governador 2001/2002 do Rotary Internacional, Distrito 4430, fala sobre a estrutura e a finalidade do Rotary. Lembra de várias campanhas realizadas pela entidade e a fundamental participação das mulheres na instituição.

 

016 - MARCO ANTONIO DESGUALDO

Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, diz da importância deste evento e elogia o trabalho desempenhado pelas mulheres.

 

017 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia número musical. Agradece a presença e a participação das mulheres e saúda as homenageadas. Tece comentários sobre a importância do trabalho que as mulheres realizam.

 

018 - MÁRCIA BUCELLI SALGADO

Delegada de polícia e dirigente do Setor Técnico de Apoio às Delegacias de Defesa da Mulher, informa que a Deputada Rosmary Corrêa é uma das cinco indicadas a receber prêmio "Berta Lutz", a ser entregue no dia 9 do corrente, no Senado Federal.

 

019 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Agradece a homenagem recebida e anuncia número musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Convidamos para presidir esta sessão solene a Ex.ma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa.

Convidamos também para compor a Mesa o Sr. Valdemar Lopes Armesto, Governador de 2001/2002 do Rotary Internacional do Distrito 4430, representando o Dr. Ary Sérgio Del-Fiol Módolo Governador 2005/2006. Acompanhando o Dr. Valdemar, sua esposa, Sra. Neusa Armesto. Convidamos também o Exmo. Sr. Evanir Ferreira Castilho, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo e também o Dr. Marco Antonio Desgualdo, Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Esta Presidência convida a todos para, em pé, ouvir e cantar o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência gostaria que todos permanecessem de pé mais um instante. Esta sessão solene de hoje tem o objetivo de fazer uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que está sendo feita pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo através desta Deputada, e pelo Rotary distrito 4430, na governadoria do nosso querido Ary Sérgio Del-Fiol Módolo. Algumas pessoas aqui podem estar estranhando, contamos aqui com a presença do nosso Governador 2001/2002 Valdemar Lopes Armesto, que está substituindo o nosso Governador Ary Sérgio Del-Fiol Módolo, infelizmente por um motivo muito triste. O pai do Governador Ary Sérgio Del-Fiol Módolo faleceu ontem e o enterro foi hoje. Portanto, gostaria que todos nós pudéssemos fazer um minuto de silêncio em homenagem ao pai do nosso querido amigo, Governador do Distrito 4430, Ary Sérgio Del-Fiol Módolo.

 

* * *

 

- É observado um minuto de silencio.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - E que de onde ele estiver possa receber nossas palmas carinhosas.(Palmas)

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, próximo dia 8 de março.

A Assembléia Legislativa e o distrito 4430 do Rotary Internacional irmanaram-se nessa homenagem, e muitas das nossas queridas e valorosas mulheres esposas dos presidentes dos clubes rotários do distrito 4430, Presidentes dos Clubes 4430, e outras mulheres valorosas que não são rotarianas, mas que no devido momento serão nominadas, receberão hoje a devida homenagem. Vamos, em primeiro lugar, agradecer a presença de todos, nos desculparmos pelo atraso da sessão. As pessoas sabem que nas minhas sessões solenes não é comum termos atraso, porém a chuva e o trânsito de hoje acabou fazendo com que muitas das homenageadas acabassem se atrasando e por esse motivo começamos com o atraso que os senhores e senhoras estão vendo, pelo qual nós já nos desculpamos. Mas tenho certeza que o brilho que a presença de todos vocês empresta a esta cerimônia, vai fazê-los esquecer este atraso, porque a partir de agora viveremos momentos solenes e de muita alegria, homenageando mulheres que representarão a todas as mulheres que se encontram aqui presentes.

Gostaria de aproveitar e agradecer ao nosso Maestro Tenente David da Cruz, que foi maestro da Banda da Polícia Militar e que gentilmente esteve aqui conosco para tocar o Hino Nacional Brasileiro. Solicito que pudéssemos dar uma salva de palmas a eles. (Palmas.)

Quero agradecer presenças honrosas, a Mesa principal composta como já disse, o nosso querido Governador Valdemar Lopes Armesto, sua esposa Neusa, que representam neste momento nosso Governador Ary Sérgio Del-Fiol Módolo e a Mara. Agradecer também a presença do meu querido amigo Evanir Fereira Castilho, que é Presidente do Tribunal de Justiça Militar, elista, Presidente do Elos Sul, e também do meu amigo colega e companheiro Dr. Marco Antonio Desgualdo, que é o nosso Delegado Geral de Polícia.

Peço licença aqui para nominar mais algumas autoridades que nos deram o prazer de suas presenças. Podemos deixar os aplausos de todos para o final, mas essa eu pediria que se levantasse para homenagearmos, que é a nossa Coronel Feminina PM Eurídice Orfeu Alves de Souza, que é subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cargo muito pouco ocupado por mulheres. (Palmas.) Na linha de comando é o terceiro. Temos Comandante Geral, subcomandante e a subchefe do Estado Maior. Então vejam a importância de termos uma mulher dentro de uma corporação de mais de cem mil homens e mulheres assumindo esse espaço. E quero dizer também a todas as nossas mulheres que conversando com o Governador Geraldo Alckmin recentemente, disse a ele da necessidade de ampliar um pouco o número de mulheres dentro do seu primeiro escalão. S. Exa. nos ouviu e disse que tem uma surpresa para nós, que espero que como todas as que vem dele possa ser uma boa surpresa para nós, e espero ver logo uma mulher ocupando um cargo no primeiro escalão.

Citaríamos Dr. Alberto Angerami, Delegado de Polícia e Diretor do DAP; Dr. Ruy Estanislau Silveira de Mello, Delegado de Policia Corregedor Geral de Polícia; Dr. Marco Antônio Martins Ribeiro de Campos, Delegado de Polícia Chefe da Assistência Policial Junto ao Gabinete do Secretário; Dr. Maurício José Lemos Freire, Delegado de Polícia Diretor da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” - Acadepol; Dra. Ana Paula Batista Ramalho Soares, neste ato representando o Dr. Antonio Chaves Martins Fontes, Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital - Decap; Dra. Rosemeire Monteiro, neste ato representando o Dr. Godofredo Bittencourt Filho, Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado - Deic; Marilene Batista dos Santos, representando o subprefeito de Itaquera, Sr. Laerte Leme; Ivete Cristina Medeiros Pinto de Oliveira, Presidente da Rede de Voluntárias do Combate ao Câncer de Itatiba, que nunca falta em nenhuma das nossas solenidades; a minha querida Cidinha, Presidente da Apae, de Itaquaquecetuba; minha querida amiga Florinda, que representa o Rotary Club de Laranjal Paulista, que veio de Laranjal, enfrentou esse trânsito todo para estar aqui conosco; Ana Carolina Fonseca, 1ª Tenente feminina cirurgiã-dentista, representando o comando do 8º Distrito Naval e as suas companheiras que estão aqui presentes; Dra. Vera Martins Serra Espuny Barreto, representando Dr. Fernando José Marques, procurador-geral de justiça; Dra. Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira, Juíza Assessora da Presidência do Tribunal de Justiça, representando o Presidente, Exmo. Desembargador Celso Luiz Limongi; Coronel Ariomar Martins Gago, neste ato representando o Sr. General do Exército, Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante Militar do Sudeste; Major Psicóloga Maria Luiza Pigini Santiago Pereira, representando o Major Brigadeiro-do-Ar, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Comandante do IV Comar; Dr. Luiz Carlos dos Santos, Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil de São Paulo; Idonildes Laura Magalhães, representando o Centro do Idoso de São Miguel; Dr. Celso Perioli, Coordenador da Superintendência Técnico-Científica; delegadas de polícia; plantonistas; policiais civis; Dr. Luiz Alberto de Souza Ferreira, Delegado da Seccional de Santo André; Dr. Reinaldo Corrêa, Delegado Titular da 6ª Seccional de Santo Amaro; Dr. Mário Jordão Toledo Leme, Delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia Seccional; Dr. José Martins Leal, Presidente do Sindicato de Delegados de Polícia de São Paulo; Subtenente Diva Ferreira da Silva, Presidente da Associação da Polícia Feminina do Estado de São Paulo; Dra. Irene Dias Luque, colega Delegada, neste ato representando a Deputada Federal Zulaiê Cobra Ribeiro; Dr. Sílvio Balangio Júnior, da Seccional de Osasco; agradeço, de todo coração, a presença das nossas mulheres da Associação das Mulheres da Cohab-I, que enfrentaram um grande trânsito para estar aqui conosco; Dr. Wagner Lombisani, da Seccional de Carapicuíba; Dr. Benedito Antonio Valencise e esposa, Delegado de Polícia de Ribeiro Preto; meu amigo Célio Rubin Faria, Diretor da revista “Reviver”; Dr. Cândido Spinola de Alvarenga Jr., Ouvidor do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo; minha amiga Kátia Bombonati, Assessora da Presidência da Nossa Caixa Nosso Banco; Sr. Fuad Sallun, Presidente do Conseg/Santa Cecília; Sra. Regina Rocha von Christian, Assessora da Primeira-Dama, Sra. Maria Lúcia Alckmin; peço à minha assessoria que conduza até aqui uma pessoa que faço questão que esteja sentada conosco, minha querida Dra. Josephina Scaramuza, grande baluarte da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Agradeço a todas as autoridades pela presença. (Palmas)

Neste momento passo a palavra ao nosso Vereador, vereador por São Paulo, William Woo, para a sua saudação às nossas mulheres neste Dia Internacional das Mulheres.

 

O SR. WILLIAM WOO - Ex.ma. Deputada Rosmary Corrêa, Presidente desta sessão solene, na pessoa de quem cumprimento toda a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, os seus 94 Deputados que representam o maior Parlamento estadual do país; cumprimento o meu chefe, Marco Antonio Desgualdo, Delegado Geral de Polícia, na pessoa de quem cumprimento todos os membros da Polícia Civil, em especial o Conselho da Polícia Civil; cumprimento a nossa Coronel Eurídice Orfeu Alves de Souza, Comandante da Polícia Militar e todos os membros da Polícia Militar aqui presentes; Dr. Evanir Ferreira Castilho, Presidente do Tribunal de Justiça Militar; representantes das Forças Armadas; cumprimento, na pessoa dos homenageados, Marina Desgualdo e Márcia Stockler, minha companheira do Rotary Clube da Liberdade e todas as senhoras aqui presentes, é uma grande alegria estarmos aqui hoje representando a Câmara Municipal de São Paulo, nesta homenagem solene ao Dia Internacional da Mulher. Nesta semana lembramos principalmente as vitórias das mulheres, não só no país, mas internacionalmente. Comparando anos de evolução, as mulheres conquistaram espaços diferentes até de outras classes raciais.

Ontem, voltando de Mogi das Cruzes, eu lia o livro “O Monge Executivo”. James Hunter fala, em um de seus parágrafos, que todos nós nascemos egoístas. Até os dois anos de idade, só pensamos em nós mesmos: choramos quando queremos colo, choramos quando queremos comer, gritamos quando queremos um brinquedo. Por natureza, somos seres humanos egoístas. Mas a mulher tem uma qualidade superior, que é poder gerar nossos filhos e dedicar o amor a toda a sociedade.

Parabéns a todas vocês, neste dia de comemoração, pelo espaço conquistado como representantes da família, como lideranças, pessoas da sociedade, empresárias, presidentes de ONGs e, principalmente, como políticas.

Em nome da Câmara Municipal de São Paulo, dos seus 55 vereadores, deixamos aqui os parabéns à Deputada Delegada Rose por esta iniciativa. Sou policial civil e sempre tive orgulho da nossa Delegada Rose. A Delegacia da Mulher no Estado de São Paulo é pioneira no país e no mundo. A violência contra a mulher existe no mundo todo, mas São Paulo foi a pioneira na criação de uma delegacia especializada para a mulher.

Como agente policial civil, é uma honra ver a Delegada Rose ocupando um cargo tão brilhante e dando-nos a oportunidade - companheiros do Rotary e a todos os policiais civis e militares - de participar da realização desta sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Como companheiro, todos nós almejamos presidir o nosso Clube. Hoje temos o Marcelo Stockler e a Rose pôde presidir o Rotary Clube Norte. O nosso muito obrigado. Parabéns a todas. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradeço ao William pela presença e pelas palavras gentis.

Enquanto o maestro Antenor se posiciona com o Coral, gostaria de nominar mais algumas presenças: Márcia Kitz, 2ª vice-Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo - BPW; meu querido amigo e companheiro Paulo Natanael Pereira de Souza, Presidente do CIEE nacional e CIEE São Paulo; Dra. Márcia Bucelli Salgado, Delegada de Polícia e dirigente do setor técnico de apoio às Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher; minha querida Professora Cristina Memberg, representando aqui a Escola Cantareira; minha querida Vera Martuci, nossa Presidente do Movimento Mulheres da Verdade; agradecemos a todos pela presença.

Agora o maestro Antenor fará o anúncio das músicas. Gostaria de agradecer também ao querido Professor Franz, pianista.

 

O SR. MAESTRO ANTENOR - Como primeira música, o Uirapuru.

 

* * *

 

- É executado número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de agradecer ao Maestro Antenor e ao Coral da Terceira Idade do Jardim São Paulo, que voltará para nos brindar com outras músicas.

Esta Presidência concede a palavra à Coronel PM Eurídice Orfeu Alves de Souza.

 

A SRA. EURÍDICE ORFEU ALVES DE SOUZA - Deputada Rosmary Corrêa, que preside este ato solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Dra. Evanir Castilho, Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Dr. Marco Antonio Desgualdo, Delegado-Geral da Polícia Civil, nas pessoas das quais cumprimento as demais autoridades civis e militares presentes, público que aqui compareceu, parece que nosso Governador escutou as palavras da Deputada Rosmary Corrêa e, pelo jeito, teremos surpresas nas próximas semanas e próximos meses.

Quero cumprimentar todas as mulheres presentes, muitas das quais foram minhas antecessoras. Tenho 23 anos na Polícia Militar, ingressei numa corporação quase que totalmente masculina. Hoje, depois de todos esses anos, ocupo o terceiro lugar na hierarquia de uma instituição que tem 93 mil pessoas, entre homens e mulheres.

Minhas colegas são mães, como eu, são avós, filhas, enfim, pessoas que trabalham, que estão diuturnamente nas ruas, 24 horas, zelando pela segurança da comunidade paulista.

Como acontece com todas nós, além do trabalho diário nas ruas, exercemos o papel de mães e de avós nas nossas casas. Somos, portanto, vitoriosas por produzirmos tanto e complementarmos o trabalho dos homens. Somos seres humanos com qualidades e defeitos e estamos aqui para produzir.

Agradeço pelas palavras dirigidas a mim há pouco e não poderia deixar de registrar o reconhecimento às treze primeiras mulheres que, em 1955, ousaram integrar uma corporação masculina - Dra. Ilda Macedo, nossa primeira comandante, faleceu o ano passado - e abriram o espaço que hoje ocupamos.

Além das vitórias, temos também algumas questões que devem ser sempre motivo de trabalho e reflexão, como a violência doméstica praticada por maridos, companheiros, que vitima a mulher diariamente. Isso não ocorre apenas nas classes mais baixas, mas em todas elas. Além disso, há a discriminação sofrida pela mulher no seu dia-a-dia profissional, quando concorre a cargos mais elevados.

Quero dizer que temos muitas vitórias, mas também muito trabalho pelo reconhecimento pleno de nossa competência e qualidades.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Neusa Armesto, esposa do nosso Governador Valdemar Lopes Armesto, que, neste momento, representa a Sra. Mara, esposa do Governador Ary Sérgio Del-Fiol Módolo.

 

A SRA. NEUSA ARMESTO - Deputada Rosmary Corrêa, autoridades presentes, senhoras e senhores, amigas presentes, inicialmente, quero confessar que não é fácil representar a Mara, mas também não posso negar que é uma honra homenagear todas as mulheres, entre as quais, as esposas do Distrito 4.430, que não vêm medindo esforços para melhorar a vida de sua comunidade.

Para homenageá-las, quero ler um poema que recebi do Valdemar, meu marido, por ocasião de um Dia da Mulher.

“Você, mãe, mulher, profissional e companheira,

você que, no brilho do olhar, mantém a esperança,

aquela sementinha mágica que sempre socorre,

salva, abranda e emociona, e ressuscita,

Você, do sexo forte,

que sempre foi chamada de sexo frágil,

Você, que, nos primeiros traços de mulher,

desenvolveu a beleza do ser.

Você, que desejou o príncipe encantado,

e, em segredo, ficou esperando alguém tão especial.

Você, que corou ao primeiro beijo

e jurou para si mesma que seria capaz de morrer por amor.

Você, que se entregou ao amor com a mesma garra e paixão

com que se entrega a tudo que faz,

Você, que, ao dar a vida, entregou a sua.

Você que segurou aquela mãozinha frágil pela primeira vez,

Você, que jurou novamente amar mais que o próprio amor,

Você que abriu os braços para receber o seu abraço,

aquele trôpego do pequeno ser que aprendeu a correr para

você.

Você, que beijou o primeiro dodói,

enxugou a primeira lágrima,

deu o primeiro colo.

Você que o abençoou pela primeira vez,

que o amparou na primeira queda,

chorou a primeira tristeza,

gargalhou a primeira vitória.

Você que colocou o primeiro uniforme,

engoliu em seco

e disfarçou uma lágrima em frente ao portão da escola.

Você, que ao sair para o trabalho,

deixou para trás mais que a metade da sua vida.

Você, que prega ser independente,

consciente e seguramente uma mulher moderna,

mas, que ao passar alguns segundos,

olha aquele rosto no porta-retrato,

então sente um aperto tão forte

e mais uma vez jura que não poderá agüentar de tanto amor.

Você agüenta, sim.

Agüenta sempre. Com a fortaleza que esconde por trás desse olhar

você sempre sabe encontrar a saída.

Passa um batom, confere o olhar

e parte mais uma vez para a luta.

Você que consegue ser num ser tantos seres.

Você sabe do amor e felicidade.

Que bom você ser assim,

com esse jeitinho tão frágil

e com essa força montanhosa dentro do coração.

Parabéns e que Deus nos abençoe

e ilumine para sempre os nossos caminhos."

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Peço à Neusa que permaneça aí embaixo, pois vamos iniciar as nossas homenagens.

Peço às nossas governadoras-assistentes que se postem aqui na frente, e na medida em que eu for lendo o nome das companheiras que serão homenageadas, elas entreguem o nosso troféu - uma mulher estilizada - que representa o nosso carinho e a nossa homenagem a todas vocês.

Vamos citar os nomes e as senhoras, independente de áreas, poderão fazer a entrega: Marília Garcês Meira; Maria Odete Saramango Marques; Luci Aceiro Poli; Zuleica Perini Alves de Siqueira; Ângela Maria Siorbaniello de Souza; Carmem Silvia Franco Furtado Reis; Maria Inês Molinari Sofia; Jocinéia Andrade Amaral; Sofia Takeda Uemura; Márcia Autora Andere de Mello; Patrícia Rodrigues Hong Nóbrega; Maria Cecília Garcia; Gentila Bisako Maria; Ana Luíza Ferreira Sink; Sandra Watanabe; Cibele Gonçalo Lipi; Yara Lopes Cardoso; Maria Aparecida Carvalho; Clara Maria de Souza Magalhães; Vera Lúcia Granja; Nazide Gomes da Silva de Souza;Vera Helena Pereira da Silva; Ana Maria de Toledo Rinaldi; Márcia Stockler; Helenilda Amorim Correa Pecili; Jovelina Silva de Jesus; Carolina dos Santos - do São Paulo Norte, ao qual pertenço; Maria das Dores Vispo; Vilma Hiedo Pecile; Tereza de Jesus Margiotti; Maria de Fátima Bonfim de Castro; Suiem Miranda; Mauricéia Simone Moreira dos Santos; Roseli Martins Cardoso Nascimento; Elizabeth Comino Aguiar; Anita González Esteves Gil; Maria Rosa Ceral; Maria de Fátima de Oliveira Moreira; Eliana Maria Ambrósio Saurin; Aída Iacobucci; Rosimeire Michelini; Inês Catarina Lopes Quicuta; Morgana FaroZuno; Márcia Corraine Cordeiro; Alice Takaki.

Peço às nossas presidentes do Mooca e Freguesia que também compareçam para receber a sua homenagem.

Alguma companheira não teve o nome citado?

Alguma companheira deixou de receber a sua homenagem?

Neste momento peço que todas as agraciadas fiquem de pé para receber as nossas homenagens através das nossas palmas. (Palmas.)

Falará em nome das nossas homenageadas do Rotary a nossa querida companheira Olga Martinez.

 

A SRA. OLGA MARTINEZ - Srs. Componentes da Mesa, autoridades presentes, senhoras e senhores.

Agradeço sensibilizada este honroso convite, para dirigir-me a tão distinta platéia. Creio que tal iniciativa deve-se ao fato de eu ter vivido várias etapas em Rotary; desde que meu esposo e eu participamos da fundação do Rotary Clube de São Paulo-Mooca, em 1968.

Há poucos anos convidaram-me para ser rotariana e agora, por um gesto enternecedor de meus companheiros, para assumir o cargo de presidente deste tão querido clube.

Hoje aqui festejamos o dia da mulher em Rotary.

Há alguns decênios essa instituição era constituída exclusivamente de homens. Na assembléia das esposas em Boca Ratón foi enfatizado que a esposa do rotariano deveria ser sempre apenas a sua sombra, sem jamais ofuscá-lo. Será? Na verdade,somos tudo, menos sombra. A maioria de nós, no entanto, continua na condição de esposas de rotarianos, do que tanto nos orgulhamos. Foi assim que construímos o papel fundamental da mulher em Rotary.

Em 1979, na qualidade de esposa do governador .do então distrito 461, tivemos o privilégio de sermos regiamente recebidos em 70 clubes. Não tenho dúvida ao afirmar que, de tudo o que vimos, o que mais nos impressionou foi a extraordinária participação das esposas dos rotarianos, em cada um dos projetos desenvolvidos pelos clubes.

Suavemente, sem imposições, algumas de nós também nos tornamos rotarianas, presidentes e governadoras. Só em nosso distrito temos 132 rotarianas, 7.627 no Brasil e 161.042, no mundo, conforme senso realizado em janeiro deste ano. “Dar de si antes de pensar em si” é o lema de Rotary e é exatamente o que a mulher faz. Dando tudo de si, sem jamais pensar em si, ela executa suas atividades dentro e fora do lar, sempre com o maior êxito. Muitas, profissionais liberais, empresárias e outros misteres, e outras, mais tradicionais, dedicando-se exclusivamente ao lar.

Ela foi cognominada “a Rainha do Lar”. Parece um contra-senso; rainha de tão pequeno reduto? Mas... quão sublime é essa missão. Ao lado do marido, organizar seu lar, cuidar da orientação dos filhos, educá-los, orientá-los em todos os sentidos, prepará-los para enfrentar a vida, torná-los pessoas úteis à sociedade e zelar sempre pela sua saúde.

Quando esposas de rotarianos elas se contagiam com as realizações da entidade a que seu esposo pertence e participam ativamente de tudo. Conceição, Irany, Maria José, Yara e tantas outras são prova inconteste do que acabo de afirmar.

Não posso deixar de citar aqui um nosso exemplo: Maria Magnólia Gomide Pretoni que, sempre ao lado do marido,o EDRI José Alfredo Pretoni, tornou-se rotariana e acaba de fundar o Rotary Clube de São Paulo-Nove de Julho, presidindo-o magistralmente.

Queridas amigas, está provado que em Rotary, como em outros setores da atividade humana, a mulher galgou o mesmo patamar dos homens. Sua capacidade, perseverança e dedicação são atributos que lhe conferem o direito de ingressar nas fileiras desta maravilhosa instituição.

Sem falsa modéstia ouso dizer que a mulher preencheu uma lacuna em Rotary, levando-lhe sua criatividade e amor.

Acompanho o desenrolar de Rotary há 38 anos. Tradicionalmente, a mulher estimula o marido, luta ao seu lado e está sempre presente onde a necessitam. Sem jamais ser sombra ela se tornou um astro de vida própria, colaborando para o maior brilho de Rotary na constelação rotária.

Assim disse Vitor Hugo:

“O homem é a mais elevadas das criaturas,

A mulher, o mais sublime dos ideais.

O homem é capaz de todos os heroísmos,

A mulher é capaz de todos os martírios.

O homem é um oceano

A mulher, um lago.

O oceano tem a pérola que adorna,

O lago, a poesia que deslumbra;

O homem está colocado onde termina a terra, a mulher,onde começa o céu.”

Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Parabéns, Olga. Você representa bem a história da mulher em Rotary. É aquela mulher que foi sempre a luz do seu marido. Não digo suporte, mas a luz do seu marido. E hoje continua o seu trabalho presidindo o clube rotário da Mooca com todo o brilhantismo.

Pedirei a gentileza da querida Neuza para fazer a próxima homenagem. A minha próxima homenageada é a querida Dra. Yvonne Capuano, que nasceu em São Paulo e formou-se na tradicional Escola Paulista de Medicina, em 64. Exerceu a profissão durante 18 anos em cargo de chefia no Hospital 9 de Julho, no SAME - Serviço de Assistência Médica, tendo publicado diversos trabalhos científicos em revistas e livros especializados no Brasil e no exterior. Afastou-se da carreira para assumir a direção da Clock, uma das maiores unidades metalúrgicas de São Paulo, dando prosseguimento a um trabalho de 40 anos de atividade familiar no setor. Permaneceu à frente da indústria de 82 a 93. Na condição de empresária, atua hoje à frente de inúmeras organizações. Preside também diversas entidades. Fruto de nove anos de pesquisa publicou: “De sonhos a utopias... Anita e Giuseppe Garibaldi”. Foi agraciada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo com o colar do centenário como melhor livro de história editado no ano.

Hoje a minha querida Yvonne é Presidente do Conselho Deliberativo da entidade Mulheres da Verdade que, com a sua pertinácia e a sua visão, acabou nos agrupando - todas nós do Movimento Mulheres da Verdade - para que pudéssemos formar o grupo. Continuamos até hoje agradecendo sob a sua batuta. É vice-presidente da diretoria do CIEE - Centro Integração Empresa-Escola. Mais do que tudo isso, é uma mulher que batalha, luta e sonha como todas nós, mulheres, com o dia em que possamos ser parceiras e ter os mesmos direitos e obrigações dos homens.

Yvonne, parabéns a você! A tribuna é sua para fazer o seu agradecimento. (Palmas.) Gostaria muito de estar embaixo abraçando pessoalmente cada uma de vocês, mas a formalidade da Presidência me impede disso. Portanto, sintam-se todas abraçadas.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. YVONNE CAPUANO - Fui pega de surpresa. Não preparei nada, estou falando com a minha emoção. Quero agradecer muito o privilégio de ter recebido este troféu. Agradeço a minha amiga, de coração, a grande Deputada e Delegada Rose, que tanto nos tem ajudado e batalhado por todas nós. Pertenço hoje ao Movimento das Mulheres da Verdade e tenho certeza de que vamos construir um movimento que fará com que todas nós nos orgulhemos do futuro. Estamos hoje homenageando as mulheres do passado, que foram as pioneiras e abriram as portas para que pudéssemos estar aqui. Estamos homenageando as mulheres do presente, que são todas vocês, e vamos nos adiantar e também homenagear as mulheres do futuro que, tenho certeza, estarão muito mais à frente porque já tiveram um trabalho preparado pelas pioneiras. A vocês todas o meu muito obrigado. O Movimento das Mulheres da Verdade vai orgulhar vocês daqui por diante. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero agora homenagear uma outra médica: a nossa querida Dra. Nise Hitomi Yamaguchi. A Dra. Nise é diretora do Instituto Avanços em Medicina, médica oncologista, editora-chefe da revista da Sociedade Brasileira de Cancerologia, médica oncologista e imunologista do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital das Clínicas. Eu não vou dizer tudo que consta no seu currículo. Quero apenas dizer que conheço Nise há algum tempo. Esta mulher realiza trabalhos principalmente na vida social, inclusive cultural, levando cultura e uma coisa gostosa às pessoas que tiveram ou têm problemas de câncer. Nise organiza todas as últimas sextas-feiras um sarau no Shopping Villa Lobos. Ela convida e leva, na maior parte das vezes, as suas pacientes, as pessoas que passaram por ela no tratamento do câncer. Mais do que isso, ela tem um trabalho social que pouca gente conhece. Além de atender em todos os consultórios, ainda existe um determinado local onde ela dá atendimento e orientações necessárias às pacientes carentes que não têm, muitas vezes, condição de pagar a consulta.

Esta é a nossa homenageada: Dra. Nise Yamaguchi. A tribuna é sua. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. NISE HITOMI YAMAGUCHI - Bom dia a todos. Deputada Rosmary Corrêa, meus queridos colegas da tribuna. Estou representando, através deste ato, a todas as mulheres anônimas que fazem do seu dia um dia de serviço. Quero dizer que tenho uma história com Rotary. Quando tinha 14 anos de idade, participei de um Campeonato de Matemática em Maringá, Gian Pero Monatti, para todo o Estado de Paraná. Foram três dias de provas para as quais me preparei durante um ano. E foi o meu passaporte para que saísse, depois de ter ganhado o campeonato, na página do jornal da cidade, e ir estudar em Curitiba. Depois em São Paulo onde fiz faculdade, na USP.

Que bom que vou poder expressar a minha gratidão ao trabalho que os rotarianos realizam, e alguns que eles nem imaginam. Através da minha profissão pude servir a tantas pessoas, trabalhar pela ciência e pela pesquisa no Brasil e no mundo, inclusive trabalhar para que as condições fossem melhores para os pacientes com câncer através do Napacan - Núcleo de Apoio a Pacientes com Câncer, do Nacan que a Deputada Rosmary Corrêa tanto auxilia; no combate ao tabagismo através da aprovação da Convenção Contra o Tabaco da Organização Mundial da Saúde, da ONU, e através de tantas atitudes possíveis pelos cargos que fomos ocupando.

Apenas posso ser muito grata por ter nascido mulher dentro de uma família japonesa, que tinha uma mãe chamada Tiseko, professora de português, e que escreveu na sua tese de mestrado todas as questões referentes à obra do infinito Guimarães Rosa. Pude ter, então, também do lado japonês, a luta - os samurais da família -, mas também toda a sensibilidade e arte através do piano, do ouvir à ópera, Mozart, Beethoven, e até o amor que tenho pela arte enquanto ciência. Sabemos hoje que o nosso cérebro entra numa outra dimensão quando temos a psiconeuroendocrinoimunologia atuante.

Encontrei outro dia a Dra. Yvonne na Ciesp. Encontrava-me com jovens porque iríamos organizar Fórum Mundial de Desenvolvimento do Jovem na Ação Social. Trabalhando também entre jovens, adultos, idosos e crianças, só posso me dizer muito feliz por estar aqui hoje. Recebo em nome de todas as mulheres que me antecederam no planeta, de todas as mulheres que me sucederão e, quiçá seja possível que todas possamos construir um mundo realmente melhor. Muito obrigada, Deputada Rosmary Corrêa, e a todos as rotarianas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada, Dra. Nise. Continuamos com a carreira médica: homenageamos Yvonne, que é médica, e Nise, que é também médica. Agora, quero homenagear uma enfermeira: a minha querida Sarah Munhoz, graduada pela Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo. Especializou-se em Enfermagem Obstetrícia, Administração de Serviços de Saúde na Saúde Pública. Foi enfermeira consultora em assuntos internacionais para o programa de saúde, inclusive poliomielite na equipe do Dr. Albert Sabin, no período de 89 a 91. Desenvolveu pela Organização Mundial de Saúde, como consultora programas de assistência à saúde a populações primitivas. Gostaria, quando ela subisse aqui, contasse em rápidas palavras a sua experiência numa população primitiva. É hoje enfermeira da Faculdade de Enfermagem no Hospital Israelita Albert Einstein, e na Unisa de Santo Amaro. É também professora convidada nos cursos de especialização de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Esta é a nossa querida Sarah Munhoz, que tem também brilhantes serviços prestados, que nos honra e nos orgulha muito enquanto mulher. Neste momento recebe a sua homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

Sarah, a tribuna é sua.

 

A SRA. SARAH MUNHOZ - Bom dia a todos. Agradeço a Deputada Rosmary pela gentileza e pela oportunidade de estar aqui, acima de tudo agradeço a oportunidade de estar aqui como mulher, como mulher representando a categoria das enfermeiras, que, aliás, por uma concessão, estamos abrindo um espaço para os homens. Questão assim, de abertura social, para que eles não reclamem muito do nosso potencial feminístico, essa coisa forte. Eles são bons, mas não tanto quanto nós, enfermeiras. (Palmas.) Enfermeiros é uma questão de concepção que demos. Assim como demos a eles concessão para serem nossos maridos, para serem nossos filhos. Homens, no nosso caso, é uma questão de concessão. E o senhor não me olhe com cara feia!

Fui trabalhar com a comunidade dos Zunzas, uma comunidade primitiva que fica no alto do Peru. Lá, eu era uma mulher um tanto quanto estranha, primeiro porque eles não usam roupas e eu usava roupa; segundo, porque eu tive de tirar a roupa e terceiro, porque eu tinha pêlo onde eles não tinham e alguns deles um pouquinho mais enrolados, outros menos. As pessoas olhavam e falavam “Que mulher estranha!” Os homens falavam: “A senhora é mulher, a senhora é homem ou a senhora está numa comunidade um tanto quanto descoordenada?” Disse-lhes: “Meu senhor, sou mulher e faço questão de estar aqui... - até então, só homens iam para a região - ... para fazer um trabalho comunitário.” Eles diziam: “Desde que a senhora não ensine as mulheres da nossa comunidade como ser mulher como a senhora.” Afinal de contas, andar num pássaro que tem asas e cospe fogo é algo muito esquisito. Para eles, andar de avião era algo estranho. Disse-lhes que não iria fazer nada disso.

Gente de Deus, saí de lá quase expulsa!

As mulheres já faziam o seu controle ginecológico; as mulheres sabiam o que era câncer de mama; as mulheres sabiam o que era ter filhos e cuidar de filhos; as mulheres sabiam a sua importância dentro do seu ambiente social e sabiam a sua importância na procriação e na continuidade da espécie, mesmo essa espécie sendo primitiva.

Esse trabalho foi muito importante. Ele teve essa importância registrada porque trabalhei com seres muito especiais, que são as mulheres.

Assim, sou grata a essas mulheres e grata a todas as mulheres com as quais já vivi, vivo e conviverei.

Garanto que estou tentando buscar, dentro da pesquisa do ensino, do gerenciamento e do cuidado, uma enfermeira de excelente qualidade para colocar no mercado.

Eu prometo, diante de todos, que as enfermeiras que passarem pelas minhas mãos darão a melhor assistência aos nossos maridos, às nossas famílias, aos nossos filhos e a todos aqueles que nos sucederão. Afinal de contas, somos mulheres e somos donas da geração e da perpetuação da espécie. Muito obrigada. (Palmas).

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta é a nossa Dra. Sarah.

Nossa próxima homenageada é uma mulher extremamente lutadora: Lucy Mendonça, Diretora do jornal “Gazeta de São Mateus”. Ela lutou e luta muito para conduzir esse jornal. Ela fundou o jornal em 1993 e agora, no aniversário do jornal, foi homenageada pelo Rotary de São Mateus, num jantar.

Ela sempre trabalhou muito e luta muito pelas necessidades do bairro e usa o seu jornal como veículo de comunicação, como a voz da população para mostrar as necessidades do bairro.

Esta mulher é uma brava mulher, que enfrenta muitas pressões, mas sabe se desvencilhar delas com toda categoria que só nós, mulheres, sabemos fazer. Parabéns, Lucy! (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A tribuna é sua.

 

A SRA. LUCY MENDONÇA - Bom-dia a todos, a todas as nossas amigas. Dra. Rose, muito obrigada pelo convite. A Dra. Márcia Salgado é uma grande amiga nossa. Foi Delegada da Delegacia da Mulher em São Mateus.

Já que estamos no Dia Internacional da Mulher comemorando esta data tão maravilhosa e marcante para todas nós, como jornalista quero fazer aqui um pedido: gostaria de pedir para a Deputada Rose, para a Casa e a todas nós que iniciássemos um movimento. Para a Delegacia da Mulher, a mulher quando apanha - eu não apanho, mas muitas apanham - vale uma cesta básica. Dra. Rose, valemos uma cesta básica.

Esta é a minha observação neste dia tão importante. Gostaria que esta Casa, juntamente com a Deputada Rose, que tanto luta pela mulher, iniciasse uma campanha para mudar essa lei, porque não merecemos valer simplesmente uma cesta básica quando apanhamos dos nossos maridos. Ele, ao agredir uma mulher, sabe que simplesmente vai pagar uma cesta básica e acabou. E a nossa alma? Como fica o sentimento da mulher que foi agredida? Muito obrigada. (Palmas).

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - É um assunto extremamente sério e a Lucy tem toda a razão. Infelizmente, hoje, bater na mulher custa uma cesta básica. Mas na hora certa, no momento certo, com certeza, vamos mudar isso.

A nossa última homenageada de hoje é a nossa querida Marina da Silva Desgualdo, esposa do nosso Delegado Geral de Polícia, Marco Antonio Desgualdo. Ela não está sendo homenageada apenas porque é a esposa do Dr. Marco Antonio Desgualdo. Ela está sendo homenageada pela sua capacidade, ela está sendo homenageada pelo seu trabalho social, pela sua história de vida como mãe, como esposa. Temos aqui muitos companheiros policiais e sabemos que se não houver dentro da sua casa aquela luz que entenda a sua ausência nos momentos mais importantes, que faça seus filhos entenderem a necessidade da sua ausência, esse homem jamais conseguirá desenvolver-se profissionalmente como ele gostaria.

Além disso, a Marina não quis ficar apenas como a esposa, essa luz que o Dr. Desgualdo tem na sua vida, na de seus filhos e agora, do neto. Mas ela tem o seu trabalho social, ela participa do Lar dos Idosos Vivência Feliz, uma casa de amparo aos idosos; do Lar Nossa Senhora da Conceição, também uma casa de idosos abandonados; do Instituto de Solidariedade, um grupo de 60 entidades da Região Metropolitana de São Paulo, que representam mais de 10 mil atendimentos, incluindo crianças e adolescentes; e dos Jovens Parceiros do Futuro do Fundo Social de Solidariedade.

É uma lutadora junto ao Fundo Social de Solidariedade pela Polícia Civil do Estado de São Paulo nas campanhas do agasalho, nas campanhas do alimento, em todas as campanhas que o Fundo Social de Solidariedade realiza.

Dentro da Polícia Civil, a Marina capitania todas as esposas, todas as mulheres, projetando cada vez mais o nome da Polícia Civil no tocante ao trabalho social que realiza.

Esta é a nossa Marina. Está é uma das mulheres que estão recebendo hoje a nossa homenagem. (Palmas).

Ela utilizará a tribuna primeiramente e depois receberá da Neuzinha o seu troféu.

 

A SRA. MARINA DA SILVA DESGUALDO - Na figura da Ex.ma. Deputada Rose, gostaria de cumprimentar todas as autoridades presentes. Dra. Rose, quero agradecê-la pela indicação de meu nome. Queira aceitar o meu abraço.

Saúdo também todas as mulheres aqui presentes, as homenageadas e aquelas que de alguma forma puderam contribuir com o nosso trabalho - e sei que têm muitas delas aqui.

Encerrando, quero partilhar esta homenagem com uma grande mulher, minha mestra: Dona Maria Lúcia Alckmin, que acreditou, confiou e nos incentivou na verdadeira busca da solidariedade. Muito obrigada. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero dizer que por mais que a nossa primeira-dama fizesse, se não tivesse uma pessoa com a índole, com a garra da Marina, com certeza a Polícia Civil não ocuparia esse lugar de destaque no trabalho social que é realizado pelo Fundo Social. Dentro do Fundo Social, a Polícia Civil sempre ocupa um lugar de destaque.

Peço desculpas a todas as homenageadas, mas sempre tem de ter um “hors-concours”, alguém que represente, alguém que na realidade, no seu nome, na sua pessoa, no seu trabalho, um pouco de cada uma de nós, mulheres. Alguém que começou muito jovem dentro da instituição Polícia Civil. Ela começou, aliás, menor de idade, porque eu soube que falsificou carteira de identidade, para poder entrar no serviço público, porque não tinha idade ainda para entrar. Mas, o crime já prescreveu. Não tem problema. Mas, ela falsificou a carteira de identidade para poder entrar na instituição.

Essa mulher deixou o seu nome dentro da instituição. Não há um delegado de Polícia, dos antigos, até os novos, que estão entrando agora, que não ouviram falar no seu trabalho, que não precisaram dela, que não bateram na sua porta, para que ela pudesse ajudá-los em alguma dificuldade em nível de pessoal, em nível de relações de trabalho, e ela sempre esteve presente.

Logo que eu entrei na Polícia Civil de São Paulo - e todos sabemos que, quando iniciamos um trabalho, começamos muito cheios de si, achamos que sabemos tudo, que somos os melhores do mundo - trabalhei com o Dr. Celso Teles, já falecido, no então Departamento Policial que agora não existe mais, mudou de nome, que era o Degran, e essa pessoa era nossa chefe de pessoal. E, na época, a Polícia estava fazendo indicações para contratação de novas pessoas, pela Lei 500, para trabalhar nos cargos administrativos.

Eu era garota de 22 anos de idade, toda cheia de si. O delegado com quem eu trabalhava, o diretor do Degran, pediu-me para coordenar tudo e levar as listas. Liguei para essa pessoa, dizendo: “Olha, sabe, estou lhe mandando isso aqui, e tal”. Ela não falou absolutamente nada. Mas, depois, logo em seguida, ela me mandou um recado: “Vai com calma. Você está começando agora. Procura saber direitinho como é que se deve conversar com as pessoas, e como é que deve se dirigir às pessoas”, de uma maneira extremamente diplomática, muito elegante, que me serviu de lição para o resto de minha vida, em qualquer contato que eu tenha que fazer, ou em qualquer situação que eu tenha que capitanear. Saber sempre como se dirigir, e a quem se dirigir. Ela talvez não saiba disso. Mas, essa lição me serviu, e vai me servir para o resto da minha vida, em tudo aquilo que eu venha a fazer.

Eu peço a todos para saudarmos, em pé, e o nosso Delegado Geral, Dr. Marco Antonio Desgualdo, oferecer o troféu à nossa querida Dra. Josephina Scaramuza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Tem a palavra a Sra. Josephina Scaramuza.

 

A SRA. JOSEPHINA SCARAMUZA - Agradeço à Dra. Rosmary Corrêa pelas palavras que me dirigiu.

Ela não dirigiu a esta senhora de 91 anos de idade. Ela dirigiu à uma mocinha, que, quando fez 16 anos, foi trabalhar na Guarda Civil de São Paulo, na Rua Brigadeiro Tobias, como auxiliar de dentista. E, desde então, eu nunca mais saí da Polícia Civil. Fiquei até aos 74 anos, quando fui aposentada por ter completado 70 anos de idade, mas, na realidade, eu tinha 74 anos.

Desde então, esses senhores todos, que começaram na Polícia Civil com 18 e 21 anos, aturam-me com delicadeza, com amizade, com compreensão. Não é fácil atravessar uma vida, desde 16 anos até 75 anos, vendo todos os dias eles cresceram, criarem filhos, escolherem as suas amadas, fazerem uma carreira brilhante, como é a da Polícia Civil, atravessando revoluções, golpes de estado, que se repetiam quase que anualmente naquela época em São Paulo, e ainda fizeram da Polícia de São Paulo uma das melhores do mundo.

A Dra. Rosmary Corrêa, aqui presente, é uma das primeiras delegadas de Polícia mulher, que eu tive o prazer de assinar o seu título de nomeação. Ela foi uma grande delgada, depois de ter sido uma grande escrivã e uma grande funcionária. (Palmas.)

Hoje, todos os senhores presentes, que dirigem a Polícia de São Paulo, mal sabem a preciosidade que têm na mão. É uma Polícia que é respeitada no Brasil inteiro. Ela só não é respeitada financeiramente. É a Polícia mais mal paga do Brasil, mas é a mais eficiente e melhor de todas. Dra. Rosmary Corrêa continue sempre amiga, bonita e vitoriosa. Obrigada a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Permitam-me citar mais algumas amigas presentes: Maria Aparecida de Laia, que não está representando ninguém, é nossa sempre presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina; Dra. Tallulah Kobayashi Carvalho, que representa a OAB, nossa amiga muito querida; Raquel Alessandrie da Libra, da Liga das Mulheres Eleitoras; Neusa Soares de Bairros Oliveira, diretora administrativa do Centro Comunitário Ludovico Pavoni; Coronel Nevoral Alves Bucheroni, supervisor geral da Coordenadoria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo; Sr. Marco Aurélio Gonçalves da Silva, chefe de gabinete, e representa neste momento o prefeito de Itaquaquecetuba, Armando Tavares Filho; minha querida Vera da Penha Rodrigues, Secretária Municipal de Cultura e membro da Comissão Pró-Delegacia da Mulher - Dr. Desgualdo é de Itaquaquecetuba e que as nossas queridas amigas choram todos os dias pela nossa delegacia; lá já tem casa, já tem tudo; só falta uma delegada -; Sr. Eliseu Miranda Caldeia, diretor de Departamento de Cultura; meu amigo, vereador Joaquim Mineiro, de Itaquaquecetuba; Edemilson Vicente, presidente do Atlético Clube Bandeirantes de Itaquaquecetuba; Carlos Lourenço, da Liga das Escolas de Samba; Dra. Evelise Nute Gonzaga, procuradora da Apae e membro da Comissão Pró-Delegacia da Mulher, e Dra. Valéria Guimarães Passos Marquione, advogada e membro da Comissão Pró-Delegacia da Mulher, de Itaquaquecetuba; Tatiana, nossa psicóloga, membro da Comissão Pró-Delegacia da Mulher; Cidinha, da Apae, que eu já citei, e que também é membro da Comissão Pró-Delegacia da Mulher, e várias amigas e amigos de Itaquaquecetuba.

Neste momento, passo a palavra ao nosso governador do Distrito 4430, de Rotary Internacional de 2001/2002, Valdemar Lopes Armesto.

 

O SR. VALDEMAR LOPES ARMESTO - Bom dia a todos vocês. Hoje, pela manhã, acordei e vi pela janela um dia nublado, um dia feio, um dia carregado. Mas, chegando aqui neste plenário, estou vendo um dia radiante, um dia iluminado pelo sorriso, pela simpatia, pela beleza de todos vocês.

Estou aqui, hoje, cara Deputada, excelentíssima presidente desta Sessão Solene, para cumprimentá-la. Quero cumprimentar também a excelentíssima coronel feminino, PM, Eurídice Orfeu Alves de Souza, em nome de quem cumprimento todas as autoridades civis e militares presentes, a Sra. Olga Célia Filomena Martinês, presidente do Rotary Club São Paulo Mooca, em nome de quem cumprimento todas as autoridades rotarianas presentes.

Senhoras e senhores, companheiros, estou na difícil missão de substituir o nosso governador Ary Sérgio Del-Fiol Módolo, que, com certeza, todos vocês preferem que ele estivesse falando a vocês, neste momento. Mas, estou muito honrado com esta missão e trago especialmente um abraço do governador Ary Sérgio Del-Fiol Módolo e da sua esposa Mara a todos vocês, pela homenagem por esse dia especial que está sendo comemorado.

Quero agradecer à Deputada Rosmary Corrêa, pela iniciativa de prestar esta homenagem a essas mulheres maravilhosas. E quero parabenizar todas as homenageadas de hoje, as esposas de presidentes de Rotary Clubs desta gestão 2005/2006: a Dra. Yvonne Capuano, Dra. Nise Yamagushi, Sra. Marina Desgualdo, Sra. Sarah Munhoz, Sra. Luci Mendonça e a Sra. Josephina Scaramuza.

Senhoras e senhores, companheiros, como já disse estou aqui hoje representando o Distrito 4430 do Rotary International. O Rotary é uma entidade, é uma organização de líderes de negócios e profissionais unidos no mundo inteiro com o propósito de prestar serviço à comunidade, de fomentar elevados padrões de ética e de trabalhar pela compreensão e pela paz mundial.

O Rotary foi fundado em 1905, portanto há 101 anos. E durante esse longo tempo de existência o Rotary só cresceu e se fortaleceu. Hoje ele está presente em 168 países com 32 mil unidades rotárias e um milhão e 200 mil rotarianos.

O Rotary executa trabalhos no mundo todo e em comunidades locais. Um desses trabalhos mundiais que o Rotary executa, que talvez os que não são rotarianos não tenham oportunidade de conhecer, é uma campanha denominada Campanha Polioplus. Em 1985 o Rotary em parceria com a ONU, com a Unicef, Organização Mundial de Saúde, assumiu um compromisso de erradicação daquela terrível doença, a poliomielite, ou paralisia infantil, no mundo todo. E isso começou efetivamente em 1986. Na época tínhamos mais de 350 mil casos dessa doença no mundo todo, sendo aproximadamente quatro mil óbitos causados por essa terrível doença. Hoje, graças aos esforços do Rotary que doa todas as vacinas no mundo todo, essa doença está sendo erradicada, e também ao trabalho de todos os rotarianos que coordenam, executam esse trabalho de logística realizado nesses países, principalmente naqueles que não têm uma estrutura pública de saúde. Apesar de todos os problemas o Brasil ainda tem uma excelente estrutura de saúde pública para esse tipo de vacinação, é exemplo anual para países como a Índia, Paquistão, com seus dias nacionais de imunização.

Então o Roraty está presente nesse trabalho maravilhoso. Até hoje a nossa entidade já investiu 500 milhões de dólares e conseguiu imunizar no mundo todo mais de dois bilhões de crianças. Esse é um trabalho executado em nível mundial.

Mas também executamos trabalhos extraordinários em comunidades locais. E nesses trabalhos, sem dúvida alguma, a presença, a atuação das mulheres é fundamental. Dona Olga mencionou aqui que em Rotary não havia a presença feminina, ou a possibilidade de a mulher ser rotariana. Isso graças a Deus já foi corrigido, mas na realidade a mulher esteve presente em Rotary desde o primeiro momento. E posso dizer a vocês que se o Rotary cresceu tanto e se tornou essa entidade extraordinária que é hoje, o fermento desse crescimento foi a solidariedade. E o cimento que mantém essa entidade forte, coesa, é o amor. E esses sentimentos, sem dúvida alguma, por excelência são manifestados pela mulher. Então elas sempre estiveram presentes nos trabalhos das casas de amizade, nas associações de famílias de rotarianos, e mesmo no apoio para os seus maridos, em todas as funções que eles exercem em Rotary. Estou em Rotary há 26 anos e aproveito para homenagear minha esposa Neusa Armesto, que também está em Rotary há 26 anos. Durante todos esses anos tive um apoio extraordinário dessa mulher e ela será a próxima presidente do nosso clube. Espero assim retribuir um pouco desse apoio que ela me deu durante todo esse período.

Mas, enfim, eu falava da casa da amizade. Cada clube, normalmente, possui uma entidade desse tipo que é mantida e administrada pelas esposas de rotarianos. Só para citar dois exemplos de trabalhos que executamos aqui em São Paulo, um deles é a Associação dos Voluntários do Hospital do Mandaqui, uma entidade fundada pelo Rotary Clube São Paulo/Norte e que hoje executa um trabalho maravilhoso de apoio àquele hospital, mantido e administrado principalmente por companheiras e esposas de companheiros do Rotary Clube de São Paulo/Norte. Outro trabalho extraordinário que podemos citar é executado pela Associação de Famílias de Rotarianos de São Paulo, cuja presidente temos a grata satisfação de ter aqui hoje presente, Vera Lúcia Guimarães Garcia Leardini. A ASFAR representa 36 clubes de Rotary na área metropolitana e dentre os diversos trabalhos que executa um deles merece destaque especial, que é a fabricação de próteses femininas para aquelas mulheres que fizeram mastectomia. Essas próteses são doadas para o Hospital das Clínicas, Santa Casa de São Paulo e Hospital Pérola Byington.

Todas essas casas de amizade, a Asfar, executam um trabalho extraordinário de apoio a asilos, creches, hospitais e outras entidades. Sem dúvida alguma o sucesso do Rotary em todos esses anos teve a participação da mulher através do seu trabalho realizado com amor e dedicação. A Dona Olga também mencionou esse fato, não nesses termos mas antigamente era muito comum dizermos que atrás de todo grande homem havia uma grande mulher. Hoje isso já foi superado; por enquanto dizemos que ao lado de todo grande homem há uma mulher. Daqui a pouco talvez diremos que à frente de todo grande homem há uma grande mulher. Nós, homens, precisamos tomar cuidado. (Palmas.)

Mas os homens presentes sabem, e vocês sabem também, porque isso está na nossa Bíblia, que Deus criou o homem primeiro, não a mulher. Agora, isso tem uma razão muito grande de ter acontecido: Deus, como grande artista deste universo, como é comum acontecer com as grandes obras artísticas, primeiro criou o rascunho e depois a verdadeira obra de arte. (Palmas.) Os homens que me perdoem, mas mesmo no Corão, o livro sagrado dos mulçumanos, há uma passagem que fala sobre essa questão do homem e da mulher, quem nasceu primeiro e como foi que aconteceu. E lá está escrito: a mulher nasceu da costela do homem, não da sua cabeça para ser superior, nem do seu pé para ser pisada. Nasceu de debaixo do braço para ser acolhida do lado do coração, para ser amada. (Palmas.) É isso que compete a todos nós do gênero masculino; devemos amar, compreender e valorizar cada vez mais essas mulheres maravilhosas que são todas vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradeço ao nosso Governador Valdemar Lopes Armesto e passo a palavra ao Delegado Geral de Polícia, Dr. Marco Antonio Desgualdo.

 

O SR. MARCO ANTONIO DESGUALDO - Excelentíssima Deputada Estadual Rosmary Corrêa, digna presidente desta sessão e proponente; Dra. Evanir Ferreira Castilho, Presidente do Tribunal de Justiça Militar; Sr. Valdemar Lopes Armesto, neste ato representando o Dr. Ary Sérgio Del-Fiol Módolo; Delfim Módolo, Governador do Rotary Internacional de São Paulo e sua esposa Mara Módolo; Dr. Celso Perioli, digno coordenador da Superintendência da Polícia Técnica-Científica; Dr. Luiz Carlos dos Santos, Delegado Geral de Polícia Adjunto, na pessoa de quem cumprimento todos os membros do Conselho da Polícia Civil presente; digna Coronel PM Euridice Orfeu, representando o Comandante Eliseu Éclair; Vereador William Woo, nosso companheiro e amigo, sempre presente; cumprimento também os representantes da Aeronáutica, Marinha e Exército; Tribunal de Justiça; Polícia Militar; Procuradoria de Justiça; OAB aqui presente; presidentes de associações; presidentes e esposas do Rotary Club; Dra.Yvonne Capuano, vice-Presidente do Conselho da Administração do SIR; Dra. Nise Yamagushi; Sarah Munhoz; Luci Mendonça; Marina Desgualdo, Presidente do Instituto de Solidariedade e minha esposa. Cumprimento todas as delegadas de polícia presentes, policiais civis, militares, senhoras, senhores; Josefina Scaramuzzi, minha querida Dra. Josefina, da Polícia Civil, faz parte da história da Polícia Civil. Ela nos representa, sempre faz questão de estar nas nossas solenidades. É bom sentir que uma mulher nunca abandonou aqueles que viu crescer dentro da polícia, como a nossa querida Rose.

É com imensa satisfação que estamos aqui. Gostaria de ressaltar a importância deste evento ser realizado nesta Casa de Leis, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, trazendo a oportunidade de homenagear a mulher brasileira, paulista, aquela que vem à frente, e realmente à frente de combate, porque é uma guerreira, uma amazona. Ela que faz com que consigamos muita coisa. É esse respaldo da mulher, da família, da luta para que consigamos o que é de melhor, fazer as coisas que fazemos com amor. Polícia, por exemplo, faz-se com amor, não com ódio.

Ouvi as palavras do nosso governador do Rotary. Meu primo, Domingos Desgualdo, foi também governador do Rotary; víamos o carinho entre seus membros e que faziam para a sociedade. O Rotary é um grande marco no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior.

Como foi dito aqui, as mulheres muitas vezes parecem frágeis, mas não são. A força espiritual é grande e faz com que as coisas andem e andem bem. Se não houvesse esse equilíbrio, essa harmonia, estaríamos perdidos. Não há mais como brecar isso. É natural a mulher hoje como administradora, como política. Ela vem surgindo nas Forças Armadas, na polícia. Vamos mandar a delegada para Itaquaquecetuba. (Manifestações nas galerias.)

Senão, na próxima vez vou ter que vir aqui com colete à prova de bala. Vou confidenciar uma coisa para vocês, a Rose falou para mim: “Desgualdo, pelo amor de Deus, não vá inventar aquela história do cheiro de pólvora no ar, aquelas coisas que eu falo”. Não, hoje realmente não é esse dia, é o dia de homenagem à mulher, ao perfume da mulher, àquela que faz fazermos polícia com amor. O que a minha mulher já sofreu, mas sempre manteve a família, quatro filhas e agora um neto, e sempre fazendo o bem, dando apoio para que conseguíssemos fazer o que gostamos de fazer, que é polícia. Muitas não entendem essa vida que levamos, mas recebemos o apoio necessário.

Rose, parabéns por sua iniciativa, parabéns às homenageadas, a todas vocês! Sem vocês, não seríamos nada. A mulher, em primeiro lugar. Se houver essa união, vocês conseguem muita coisa e a mudança que necessitamos em nosso País. Muito obrigado a todas vocês. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradecemos as palavras do nosso querido colega e amigo, Dr. Desgualdo.

Quero citar a presença da vereadora Cidinha, de Itaquaquecetuba; Vera Leardini, Presidente da Asfar; Maria Irene Mangini, da Associação das Voluntárias do Hospital do Mandaqui. Desculpem se esquecemos de falar de pessoas aqui presentes, procuramos citar todas, saibam que todas são autoridades.

Teremos a oportunidade de ouvir mais duas músicas do coral: “Prece ao Vento” e “Fascinação”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A sra. presidente - Rosmary Corrêa - PSDB - Agradeço ao maestro Antenor e ao Coral da 3ª Idade do Jardim São Paulo. Muito obrigada pela presença.

Quero dizer umas breves palavras aos meus amigos, às minhas amigas e às autoridades presentes.

Quando idealizamos fazer esta sessão solene do Dia Internacional da Mulher, em conjunto com o Distrito 4430 do Rotary Clube Internacional, achávamos que iríamos ter a presença de muitas mulheres e de muitos homens. E quero confessar que a presença excedeu as nossas expectativas, já que estamos numa segunda-feira, com chuva, com trânsito especialmente ruim porque é exatamente hoje, depois do Carnaval, que recomeçamos as nossas atividades. Agradeço de coração a todos que aqui estão.

Quero juntar-me às homenageadas dizendo da importância de cada uma de vocês.

Esposas de rotarianos homenageadas, gostaria que vocês entendessem e interiorizassem, cada vez mais, a importância da vida e do trabalho de vocês para que o Rotary, que os seus maridos presidem, e para que as suas famílias alcançassem sucesso e estivessem correndo nos trilhos.

Vocês são extremamente importantes, vocês são ótimas naquilo que fazem. Talvez vocês não percebam a importância do trabalho que cada uma realiza, mas saibam que as pessoas que estão de fora têm essa noção, sabem disso e lhes dão o valor e a importância que têm.

Queridas homenageadas - Marina, Sarah, Nise, Yvonne - todos os nossos amigos presentes tiveram oportunidade de saber o porquê da homenagem que receberam, de saber a maravilha de mulheres que vocês são e o orgulho que vocês nos dão.

Senhoras e senhores, as mulheres sabem o quanto são importantes. Gostaríamos que, a cada ano que passasse, os homens valorizassem suas mulheres e as mulheres com quem convivem no seu dia-a-dia, dando-lhes a sua importância e o seu valor.

Fiquei muito triste neste final de semana porque peguei todas as grandes revistas - Época, Veja, IstoÉ - e os jornais de grande circulação esperando encontrar algumas matérias que fizessem referência ao Dia Internacional da Mulher. Para minha surpresa, não vi uma matéria. Nada, não se falou absolutamente nada do Dia Internacional da Mulher.

Pode ser que no próximo final de semana isso venha a acontecer, mas não é comum. O normal é que se falasse antes do Dia Internacional da Mulher, que será na próxima quarta-feira. Não vi nada que falasse a respeito dos problemas que ainda temos, principalmente da violência doméstica, que é seriíssimo. A Luci falou que apanhar hoje dos maridos ou dos companheiros custa, para eles, uma cesta básica. Isso é o maior absurdo que podemos imaginar.

Existem mulheres que ainda lutam na área de Saúde para ter um atendimento dentro da sua especificidade enquanto mulheres porque somos diferentes, somos fisiologicamente diferentes e necessitamos de tratamento e atendimento diferenciados. Apesar de muita coisa ter sido feita - e o Hospital Pérola Byington é um exemplo disso - ainda temos grandes problemas nesse tipo de atendimento.

Na área da Educação, há uma coisa que tem de nos deixar felizes: hoje, as mulheres são as que mais se formam nas faculdades e universidades. Isso demonstra que a mulher aprendeu que ela tem de estudar, que ela tem de se formar, que a Educação é o passaporte para a cidadania e que ela só vai conseguir algum sucesso na vida quando se preparar. E isso é importante porque ela, realmente, está se preparando.

Na política, ainda temos pouquíssimas mulheres. Graças a Deus, na maioria dos escândalos que todos acompanhamos há alguns meses, o nome das mulheres não aparece. Isso, para nós, é uma grande alegria, é uma grande vitória. Sempre dizemos que a mulher é muito menos corruptível porque ela é muito mais cobrada em tudo o que faz.

Mas temos muito de comemorar, temos muito do que nos orgulhar por sermos mulheres. O simples fato de termos lotado esta Assembléia Legislativa hoje demonstra o quanto cada uma de nós tem se valorizado e valorizado a sua companheira. A presença dos nossos companheiros, dos homens, também dá essa demonstração. É importante que, cada vez mais, estejamos unidas, presentes, trabalhando, ultrapassando obstáculos porque dessa maneira, com certeza, vamos fazer com que num futuro próximo as mulheres e os homens sejam vistos da mesma forma, como parceiros, que é o que desejamos.

As mulheres não querem ser mais do que os homens. Elas querem apenas ser suas companheiras, trabalhar junto com eles para a construção de uma família melhor, de uma cidade melhor, de um estado melhor, de um país melhor e de um mundo melhor. E sabemos que somos capazes disso.

Que Deus abençoe cada uma de vocês. Que Deus dê, a cada uma de vocês, a garra, a persistência, a vontade e o desejo de ultrapassar todos os obstáculos. Quando, por algum motivo, sentirem-se tímidas ou incapazes de ultrapassar esses obstáculos, lembrem-se que tantas outras estão junto com vocês, ajudando-as e empurrando-as nos momentos de necessidade.

Que Deus nos ajude e nos permita alcançar o nosso objetivo, que não é outro se não termos a paz, o progresso. Que todos, homens e mulheres, cresçam juntos e façam desse crescimento a construção de um país melhor.

Parabéns a todas nós no Dia Internacional da Mulher! (Palmas.)

A Dra. Márcia, Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, pediu um minuto para dizer algumas palavras.

 

A SRA. MÁRCIA - Bom dia a todos. espero que me desculpem a interrupção, a quebra do protocolo, mas é por uma causa justa.

Há alguns meses, recebemos do Senado Federal, em diversas Delegacias da Mulher, um prospecto que tinha o propósito da indicação de uma mulher que tivesse se destacado.

Reunidas com as demais colegas, houvemos por bem indicar a Rose. Por quê? Porque ela foi a primeira Delegada na área da Delegacia da Mulher, aquela que nos ensinou como trabalhar nessa área e que, com certeza, é mestra para o Brasil e para o mundo.

Qual não foi a nossa surpresa quando recebemos a informação, no Serviço Técnico, que o nome da Rose, em todo o país, era um dos cinco indicados ao prêmio que ela deverá receber: Prêmio Berta Lutz. No dia nove, ela deverá recebê-lo na Mesa do Senado. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A sra. presidente - Rosmary Corrêa - PSDB - Esse prêmio, que também recebeu uma indicação da OAB São Paulo, divido com todas vocês porque todas estaremos premiadas neste dia.

A Cidinha, da Comissão da Delegacia da Mulher de Itaquaquecetuba, em nome das mulheres daquela cidade, irá homenagear esta Presidente com flores.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

Para finalizar esta sessão solene, vamos cantar a música “Maria, Maria”, com muita vontade.

Mais uma vez, agradeço a presença de todos. Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 45 minutos.

 

* * *