25 DE FEVEREIRO DE 2008

002ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS "25 ANOS DA TELEVISÃO PRINCESA D’OESTE DE CAMPINAS - TVB"

 

Presidência: VAZ DE LIMA e CÉLIA LEÃO

 

 

RESUMO

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada Célia Leão, com a finalidade de comemorar os "25 Anos da Televisão Princesa D’Oeste de Campinas - TVB". Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente VAZ DE LIMA

Deputado Estadual pelo PSDB, anuncia a apresentação de um vídeo institucional.

 

003 - JONAS DONIZETTE

Deputado Estadual pelo PSB, saúda autoridades presentes. Ressalta a importância da regionalização da TV. Comenta que o sucesso da comunicação  se dá pela interação com a comunidade. Tece elogios à Sra. Cláudia Rei e ao Sr. Helton Pimenta, membros da TVB. Cumprimenta a emissora pelos seus 25 anos de existência.   

 

004 - DAVI ZAIA

Deputado Estadual pelo PPS, discorre sobre a importância da TVB, pela força e pelo espaço que ocupa hoje a sua programação. Parabeniza a Deputada Célia Leão pela iniciativa de homenagear a TVB pelos seus 25 anos.

 

005 - ALDO DEMARCHI

Deputado Estadual pelo DEM, cita frase do saudoso Ulysses Guimarães, que dizia que o cidadão não vive no estado ou no país, mas no município. Fala da importância do cidadão comum de saber o que acontece na sua região.

 

006 - Presidente VAZ DE LIMA

Embasa seu pronunciamento em citação de Tolstoi. Faz entrega de placa comemorativa ao superintendente da TVB pelos 25 anos de existência da emissora.

 

007 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual pelo PSDB, assume a Presidência. Anuncia e agradece a presença de autoridades. Orgulha-se de presidir evento que homenageia a segunda emissora da região de Campinas.

 

008 - MÁRCIO FRANÇA

Deputado Federal pelo PSB, comenta que atualmente trabalhar com dignidade na área de jornalismo é algo escasso e parabeniza a TVB por fazê-lo dignamente, pelos seus 25 anos de existência e pelo respeito com que tratam a população. 

 

009 - Presidente CÉLIA LEÃO

Destaca o conceito dado pelo Deputado Jonas Donizette de que a mídia deve ser feita com responsabilidade e com verdade, do contrário, a maior prejudicada será a própria sociedade. Justifica ausência de deputados.

 

010 - RODRIGO MAIA

Prefeito do município de Monte-Mor, representa o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. Afirma que existe interatividade entre a TVB e sua região. Enfatiza a importância dos cidadãos daquela região de poderem externar a seus administradores seu descontentamento, suas dificuldades e aflições através da televisão.

 

011 - Presidente CÉLIA LEÃO

Exalta o trabalho dos Senhores Helton Pimenta e Paulo Zimmermann.

 

012 - CLÁUDIA REI

Superintendente da TVB, agradece a homenagem prestada à Televisão Princesa D’Oeste de Campinas pela Alesp e, em especial, pela Deputada Célia Leão. Comenta que a TVB só cresceu porque desenvolveu um trabalho calcado na credibilidade, coerente com a verdade e com princípios éticos.

 

013 - Presidente CÉLIA LEÃO

Faz a entrega de flores à Sra. Cláudia Rei. Ressalta a importância da ação humana e a responsabilidade dos meios de comunicação. Fala do processo de globalização. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Aqui, sentados à mesa principal, a Sra. Cláudia Rei, superintendente da TVB; o prefeito de Monte-Mor e vice-presidente da Região Metropolitana de Campinas, Sr. Rodrigo Maia; o diretor comercial da TVB, Paulo Zimmermann; e o jornalista e apresentador da TVB, Helton Pimenta. Estão presentes à solenidade os deputados Aldo Demarchi, Davi Zaia, Jonas Donizette, e a Deputada Célia Leão, proponente desta Sessão Solene, que prontamente foi apoiada pelos demais deputados da região de Campinas, da Baixada, e por todos os deputados desta Casa.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação da nobre Deputada Célia Leão, com a finalidade de prestar uma homenagem pela Comemoração dos 25 anos da Televisão Princesa D’Oeste, de Campinas, TVB.

 Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Ismael Alves de Oliveira.

Antes de conceder a palavra aos nobres deputados representantes da região metropolitana de Campinas, assistiremos a exibição de um vídeo institucional.

 

 

 

* * *

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Muitos deputados não puderam estar presentes e fizeram questão de justificar suas ausências por escrito. Vale a pena dizer que o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, embora seja deputado está agora na Secretaria, não pôde estar presente e nos mandou uma mensagem; o Deputado Federal, Presidente da Associação Comercial de Campinas, Guilherme Campos, do DEM, Vereador Carlão Chiminazzo, Líder do Bloco PDT-DEM, e os Deputados Paulo Barbosa, Feliciano Filho, Maria Lúcia Prandi, Barros Munhoz, Ana Perugini, Antonio Mentor, Roberto Morais, Estevam Galvão, Rafael Silva e Bruno Covas, justificaram as suas ausências, deixando um abraço à direção da TVB e recomendações para que tudo caminhasse bem nesta Sessão Solene.

  Passarei a palavra ao nobre Deputado Jonas Donizette.

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o Presidente Vaz de Lima que preside esta Sessão Solene, que é amigo de todos nós e que foi conduzido à Presidência com 92 votos dos 94 Deputados desta Casa. A votação para o cargo de Presidente já mostra o bom relacionamento que ele goza com todos os deputados, e o mais importante é que cultiva isso sentado nesta cadeira da Presidência. Cumprimento também a Sra. Claudia, Diretora Geral da TVB; o Sr. Paulo, Diretor da área Comercial; o Prefeito Rodrigo; o amigo Helton Pimenta e demais componentes da Mesa.

Quero cumprimentar os prefeitos presentes nesta solenidade comemorativa da TVB: Prefeito Angelo Perugini, da cidade de Hortolândia; Prefeito Marcos José da Silva, município de Valinhos; Prefeito José Roberto Fumack, da cidade de Itatiba; Prefeito Dermeral Nevoeiro, da cidade de Rio Claro, e certamente muitos outros prefeitos mandaram mensagens ou representantes.

Cumprimento o Deputado Davi Zaia, Deputado Aldo Demarchi, e nossa amiga, companheira, Deputada Célia Leão, a quem cumprimento duplamente pela sensibilidade da iniciativa de registrar esse momento.

O requerimento para a realização dessa sessão partiu da Deputada Célia Leão.

Deputada de vários mandatos nesta Casa, defendi sua candidatura à prefeita, fomos companheiros, temos longa história juntos e a Célia ainda continua me ensinando muito no dia-a-dia da política.

Sr. Presidente, Srs. Deputados, senhores convidados, cumprimentar também os senhores, empresariado, amigos da TVB, os amigos de fisionomia conhecida que participaram do vídeo promocional que foi mostrado, e amigos que estão do outro lado, atrás das câmeras, cumprindo funções técnicas, e pela minha origem, com o passar do tempo, desenvolvi um relacionamento de amizade com muitos deles.

Sr. Presidente, quero saudar a TVB e dizer que 25 anos podem num primeiro momento não parecer tanto tempo. Mas, a história da TV no Brasil não tem mais de 50 anos, e a regionalização da TV começou justamente nessa época, nesse período em que nascia a Televisão Princesa D’Oeste, que por conseqüência tem um nome alusivo à cidade de Campinas, e foi nessa época, porque quando nasceu a TV, já nasceu com as grandes redes de televisão.

Com o passar do tempo, começou a se perceber a importância de se regionalizar, regionalizar a informação, os eventos, e nessa época nascia a Televisão Princesa D’Oeste.  E pudemos observar também que houve uma troca de rede de televisão, começou com a TV Record, passou pela Manchete e hoje retransmite a programação do SBT.

  Não tenho dados mais concretos, mas acredito que a TVB, das empresas de comunicação regional, talvez seja a que mais dedique tempo da sua programação aos programas de nível regional.

  Talvez esteja aí o segredo da TVB. Ela sabe falar a linguagem de uma região, e agora transmitindo para a região de Campinas e para a região da Baixada Santista.

Vou além. É uma emissora que investiu na tecnologia. Hoje, tem equipamentos de ponta, mas não perdeu a simplicidade de comunicar, porque, se existe um segredo para haver sucesso na comunicação, é a interação da comunidade, interagir com as pessoas e ser simples naquilo que faz. Quem quer inventar muita história na comunicação, acaba não obtendo o resultado que espera.

Essa presença maciça hoje aqui, na Casa do povo paulista, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com muitos deputados da região presentes e tantos outros que enviaram mensagens de saudação para a TVB mostra a importância dessa emissora.

Gostaria de fazer outro relato que é sobre a figura da Cláudia. E eu disse a sua irmã, da sua simplicidade, do seu jeito carinhoso, que certamente é uma executiva de muito sucesso, mas que conserva o bom hábito das relações pessoais. Você, além de ser uma pessoa admirada profissionalmente, se tornou uma pessoa querida também. Muito do sucesso que a TVB tem hoje, tem a sua mão na direção da empresa.

 E não diminuindo a importância de tantas outras pessoas que fazem parte dessa programação de sucesso, temos aqui na mesa também um companheiro, o Helton Pimenta, que é uma pessoa que além do prestígio da TVB, certamente muitos de nós estamos aqui hoje pelo seu prestígio, que você conquistou também pelo seu trabalho sério, respeitoso, e o seu programa que permite que nós possamos no dia-a-dia, deputados, prefeitos, prestar contas para a população daquilo que fazemos.

O nosso Presidente Vaz de Lima tem feito um trabalho muito positivo no sentido da nossa interação com a comunidade em termos de comunicação, que está em vias de ser concretizada uma fundação, que vai permitir que nós possamos num futuro breve, ter uma TV aberta.

Hoje, nós temos a TV em canal fechado, o presidente também dinamizou a parte da comunicação pela Web, mas certamente esse instrumento da TV aberta vai consagrar o seu mandato à frente desta Casa, no que diz respeito à transparência, à comunicação com a população, que é uma obrigação do homem público.

Mas, enquanto isso não acontece, nós precisamos muito desse espaço. Certamente na figura do Helton, nós temos de maneira respeitosa por parte do mandatário e por parte dos telespectadores, a oportunidade também de passar um pouquinho do trabalho que fazemos.

Hoje, nesta data, eu gostaria, de forma singela, mas com muito carinho realmente, com muita emoção, cumprimentar a TVB, pelos seus 25 anos, por essa data significativa, e cumprimentar essa família porque percebo uma integração muito gostosa, uma parte muito saudável entre as pessoas que compõem a TVB. Uma empresa, seja ela de comunicação ou de qualquer outro ramo, é importante que tenha a parte tecnológica, é importante que fique atualizada com o seu tempo, mas é importante que ela tenha gente de valor, e certamente as senhoras e os senhores são essas pessoas de valor que fazem esse sucesso que a TVB faz por merecer. Muito grato. Boa-noite a todos! (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Agradeço ao Deputado Jonas Donizette pelas gentis palavras.

            Tem a palavra o nobre Deputado Davi Zaia.

            Enquanto S. Exa. vai à tribuna, quero lembrar ao Deputado Jonas Donizette que a sessão está na TV UEB, que tem seis canais. Na terça-feira, amanhã, por exemplo, quando seis plenários estiverem funcionando, os seis estarão na TV UEB. Agora, como compartilhamos com as câmaras municipais, este é o horário dela. Portanto, não temos isso passando na TV, mas está na Web. Quem sabe no próximo ano, quando estivermos aqui para este evento ou outro ou no segundo semestre para homenagear algo de Campinas ou da região, já tenhamos aqui um painel multimídia. Aí, alguém lá de Campinas vai poder falar e vamos poder interagir aqui. Esse é um projeto.

 

            O SR. DAVI ZAIA - PPS - Boa-noite a todos. São as vantagens da tecnologia bem aplicada na comunicação.

            Quero saudar o Presidente Vaz de Lima, por esse intenso trabalho que faz, além de dirigir esta Casa, preocupado sempre com a transparência e a possibilidade de que os cidadãos possam acompanhar os nossos trabalhos aqui com bastante transparência. Quero cumprimentar a Claudia Reis, superintendente da TVB; o Paulo Zimmermann, diretor comercial da TVB; o Rodrigo Maia na figura de quem eu quero saudar os prefeitos da região aqui presentes, e o Helton Pimenta, apresentador da TVB, na figura de quem quero saudar todos os apresentadores, funcionários, técnicos, jornalistas, aqueles que fazem no dia-a-dia essa bonita história da TVB, que completa seus 25 anos  e é o marco para a nossa região de Campinas e agora também para a região da Baixada Santista.

Neste mundo globalizado que a gente vive, onde tudo parece que se unifica numa única vontade, numa única imagem é importante esse trabalho da TVB, resgatando - o Deputado Jonas disse bem, aqui - o espaço para programações regionais, e é disso que vem a força da TVB, a força e o espaço que ela ocupa hoje na sua programação.

Vivemos na região em que podemos ter na TVB esse espaço para receber as programações culturais, os eventos, as manifestações da população, o espaço para discutir a nossa região, falar da política, falar das nossas atividades, da indústria, do comércio, da riqueza que é a região Metropolitana de Campinas.

Temos, portanto, que estar aqui, hoje, nesta Sessão Solene que homenageia a TVB para agradecer esse espaço que temos. Então, quero cumprimentar o Deputado Jonas Donizette, o Deputado Aldo Demarchi e a Deputada Célia Leão que teve a feliz idéia de propor, através de um requerimento, esta homenagem, homenagem mais que merecida pela TVB pelo trabalho que faz aqui nesta Casa que representa o povo de São Paulo. Parabéns à Deputada Célia Leão pela iniciativa.

Nós nos sentimos aqui muito felizes de poder estar aqui festejando junto com todos aqueles que têm a felicidade de participar da construção desses 25 anos da TVB. Todos nós, da Baixada Santista e da região Metropolitana de Campinas, temos na TVB esse importante instrumento de comunicação, de debate, de veiculação da nossa cultura e da nossa arte.

Quero parabenizar a todos e dizer da satisfação de estar aqui. Muito obrigado. Boa-noite. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Muito obrigado, Deputado Davi Zaia.

            Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi.

            Não sei se todos perceberam, é cada um de um partido: PSB, PPS, agora o DEM, e a Deputada Célia Leão do PSDB.

 

            O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Excelentíssimo Presidente da nossa Casa, Deputado Vaz de Lima, que tem dado uma demonstração de competência ao dirigir os trabalhos desta Casa nesta Legislatura, gostaria de, na pessoa da Cláudia, do Paulo, do Helton cumprimentar a família TVB, e nas pessoas do prefeito Rodrigo e do prefeito do Rio Claro quero saudar todos os prefeitos que vêm abrilhantar esta solenidade em comemoração aos 25 anos da TVB. 

Quero registrar, nesta minha fala, uma frase do meu conterrâneo, o saudoso político Ulisses Guimarães, que dizia que o cidadão não vive no estado, no país, mas no município.

Eu acho que é uma frase que se encaixa perfeitamente para a solenidade desta noite porque a TVB leva ao cidadão comum aquilo que acontece na sua cidade, aquilo que acontece na sua região. É muito difícil uma emissora que tenha uma produção tão variada como tem a TVB. Ela dá com isso uma satisfação àqueles que são seus ouvintes, principalmente o cidadão comum, porque ali ele tem as notícias do seu município, ele tem as notícias da sua região.

A TVB começou em Campinas e estendeu o seu trabalho até a Baixada Santista. Aqui quero dar um testemunho pessoal da abrangência da TVB.

Quando você nos convida para participar do Notícias em Debate, a gente verifica a audiência do programa pelos telefonemas que são recebidos. As pessoas que vão ao seu programa, especialmente os homens públicos - prefeitos, vereadores, presidentes de Câmaras - programa que você conduz com muita eficiência e competência, têm ali um canal para interagir com os seus eleitores, com aqueles que confiaram o seu voto para representá-los.

  Eu não poderia deixar de estar aqui nesta noite prestigiando uma instituição da qual me orgulho.

Cumprimento a minha colega Deputada Célia Leão pela felicidade de requerer na noite de hoje este plenário para que todos nós dividíssemos esta alegria com a Família TVB. Foi muito feliz o meu colega Deputado Jonas Donizette, de Campinas, homem de comunicação que é, ao falar da importância desse canal de televisão. Da mesma forma o Deputado Davi Zaia.

Quero cumprimentar os diretores, os funcionários, os colaboradores, enfim, aqueles que fazem o sucesso da comunicação regional.

  Parabéns à TVB nesta Bodas de Prata. Quero dizer da minha felicidade por ter sido convidado a participar desta festividade.

  Parabéns a todos.

 

  O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Eu gostaria muito de ficar com os senhores aqui, no entanto estou com outro compromisso e preciso me retirar. Pena para mim. Vou convidar a Deputada Célia Leão para assumir a Presidência da sessão e dar seqüência aos trabalhos.

Enquanto a Deputada Célia Leão se dirige para cá, quero comunicar a presença do Deputado Federal Márcio França conosco na noite de hoje.

Quero me associar às palavras dos meus colegas. Tenho absoluta convicção de que esse trabalho das redes regionais atende o interesse da sociedade.

Já que o Deputado Aldo Demarchi citou Ulysses Guimarães, eu vou citar Tolstoi. Quero dizer que quem quer ser universal precisa primeiro cantar a sua aldeia e as emissoras locais, as emissoras regionais, dão sentido a isso. Ser global não é apenas estar “linkado”, não é apenas estar “online” com o mundo como um todo. Ser global é, antes de tudo, saber o que está acontecendo na sua quadra, saber o que está acontecendo no seu bairro, o que está acontecendo na sua cidade, o que está acontecendo na sua região para só a partir daí a gente poder se interessar com o que está acontecendo com o restante do mundo.

Quero com estas simples palavras deixar a minha homenagem à TVB. Vou me retirar, mas antes quero passar a Presidência à Deputada Célia Leão e aproveitar esta saída para entregar, em nome da Assembléia Legislativa, uma placa comemorativa dos 25 anos ao Superintendente da TVB. É uma homenagem desta Casa à TVB e ao seu trabalho profícuo, positivo, especialmente porque tem se preocupado com pessoas, pessoas que querem e precisam saber o que acontece ao seu derredor.

  Boa-noite a todos. Muito obrigado. Parabéns. (Palmas.) 

 

* * *

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

  - Assume a Presidência a Sra. Célia Leão.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Quero agradecer a presença de todos e dizer da nossa alegria por o Presidente Vaz de Lima estar conosco até agora, mais de nove horas. Ele já havia nos informado sobre as dificuldades da sua agenda, e nós deputados temos realmente uma vida atribulada com compromissos, trabalho. O presidente representa uma instituição como esta, com 93 parlamentares, 94 com ele, e sabemos das suas dificuldades para estar aqui numa segunda-feira à noite, dia em que ele normalmente abre a agenda para poder atender eventos fora da Assembléia. É uma gentileza ímpar, mas na verdade não nos surpreende porque o nobre Deputado Vaz de Lima é dessas pessoas que cumprem sua tarefa, sua missão com competência, maestria e sobretudo com respeito à sociedade e àqueles que a representam. Agradecemos ao Sr. Presidente Vaz de Lima cuja presença enriquece sobremaneira este evento.

         Assumir a Presidência desta sessão é para mim e certamente para os deputados presentes é motivo de muita honra. Deveríamos estar acostumados ao mecanismo do dia-a-dia e até com o microfone que precisamos usar para falar, mas confesso que para mim é momento de muita emoção.

  O nobre Deputado Márcio França terá outras oportunidades de assistir ao vídeo institucional que a TVB Princesa D’Oeste de Campinas trouxe para que toda a sociedade presente pudesse conhecer a história resumida dos 25 anos da sua caminhada que é muito interessante. Começou simples e pequena, como tudo assim começa, até a própria vida, e hoje é a segunda emissora na nossa região e tem recebido por parte da sociedade o aplauso merecido. Por isso a realização desta sessão, hoje, para homenagear os 25 anos da TVB. Estamos muito felizes com a presença de todos e rapidamente vamos registrar e agradecer. O nobre Deputado Vaz de Lima não o fez de propósito, para ficar para o final do evento.

Registramos com muita honra a presença do prefeito de Rio Claro, Dr. Demerval Nevoeiro; do prefeito de Hortolândia, Dr. Ângelo Perugini; Dr. José Roberto Fumach, prefeito de Itatiba e presidente do Consórcio PCJ; Dr. Marcos José da Silva, prefeito de Valinhos: Dr. Julio César de Andrade, Secretário de Segurança do Município de Monte Mor; Vereador de Amparo, representando a Câmara, Luis Oscar Vitale Jacob; Vereador Gil Lorezon, de Vinhedo, representando o Prefeito Kalu; vereador Clayton Roberto Machado, de Valinhos, representando a Câmara daquele município; Secretário de Comunicação, Sr. Celso de Oliveira, representando o prefeito de Sumaré José Antônio Bacchim; Sr. Jânio Ramos, diretor administrativo da TVB; Sr. Ricardo Louzada, gerente técnico da TVB; meu queridíssimo Eduardo Martini, um dos apresentadores da TVB; Deputada Ana Perugini, aqui representada pelo José Carlos Tavares de Lyra, seu jornalista e assessor.

Agora vamos passar a palavra ao nobre Deputado Márcio França. Sabemos que segunda-feira é dia de viagem dos parlamentares para o Congresso Nacional, ou na madrugada de terça-feira, e V. Exa. disse que viajaria amanhã para hoje poder estar conosco nesta noite.

    

O SR. MÁRCIO FRANÇA - Boa-noite a todos. Sra. Presidente, Deputada Célia Leão, amiga de muitos anos, em seu nome quero cumprimentar todos os deputados, pedindo licença para cumprimentar de maneira especial meu colega de partido, Deputado Jonas Donizette, que nos honra por sermos da mesma agremiação. Tenho muito orgulho de sua atuação aqui, na Assembléia Legislativa, assim como todos os nossos deputados. Quero cumprimentar a direção e todas as pessoas que trabalham na TVB, em nome da Cláudia, nossa amiga, pessoa que aprendi a gostar e conviver ao longo desses anos.

A TV da Baixada está situada em São Vicente, cidade em que tive o privilégio de ser prefeito durante alguns anos.

Essas sessões solenes marcam momentos importantes na existência de uma pessoa ou instituição.

A empresa de educação, que pertence à minha mulher, no ano passado, completou 25 anos. Sabemos que ao longo de tanto tempo muitas histórias acontecem. Não assisti ao vídeo, mas sei das dificuldades para conseguir vencer etapa por etapa. A concorrência é sempre muito grande.

Mas fiz questão de estar presente, não só pelo convite da Deputada e pela homenagem, mas porque acho que um detalhe na atuação de vocês para mim é muito caro. Acho que isso distingue o comportamento das pessoas, pelo menos no meu conceito.

Os veículos de comunicação, principalmente as TVs, são concessões públicas, pertencem ao povo brasileiro, e ele outorga isso através de normas a algumas empresas.

Poucas, no entanto, como vocês merecem meu respeito pela forma digna como vocês conduzem esse trabalho.

Acho que isso é suficiente para que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, representando toda a população, cumprimente e homenageie todos vocês. Nesta área de atividade a dignidade é algo escasso. Há muita dificuldade em trabalhar com jornalismo de maneira digna, permitindo que as pessoas apresentem suas versões, ao invés de transformar a própria idéia numa verdade, para que o telespectador possa saber qual é a verdade.

Vocês fazem isso de maneira muito digna, muito decente. Testemunho isso ao longo desses anos que convivemos na minha cidade e quero cumprimentá-los, porque mais importante do que fazer 25 anos de existência é fazer isso com dignidade e o respeito da população. E a Assembléia está homenageando as pessoas que conseguem fazer das suas profissões uma tarefa correta, decente, o que é possível em qualquer área de atividade. Vocês demonstram e praticam isso. Isso é tão difícil que merece a homenagem que a Deputada Célia Leão se lembrou de fazer a vocês.

Parabéns! Boa sorte! Que Deus abençoe todos os funcionários que trabalham com vocês. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Quero fazer alguns registros importantes. Temos nesta Casa, neste plenário, onde ficam os parlamentares, mais do que quantidade, nós temos hoje representatividade. Não foram poucas as pessoas que entraram em contato conosco, por e-mail, por telefone, no gabinete, na própria Presidência, justificando a ausência. Mas quero registrar alguns ofícios e cartas carinhosas que nos chegaram. Uma delas da Câmara Municipal de Campinas, através do Vereador Carlão Chiminazzo; do Deputado Federal Guilherme Campos, de Campinas, que também nos telefonou; do Deputado Rafael Silva, do município de Ribeirão Preto; do Líder do DEM, Deputado Estevam Galvão, que também nos telefonou; do nosso Secretário de Gestão Pública, Deputado Sidney Beraldo; do Deputado Paulo Barbosa, de Santos; do Deputado Feliciano Filho, de quem assistimos ao vídeo, uma pessoa integrada diretamente à TV; da Deputada Maria Lúcia Prandi, do município de Santos; do Deputado Barros Munhoz, que é Líder do Governo nesta Casa e também nos telefonou nesta tarde; do Deputado Rogério Nogueira, que também telefonou; do Deputado Roberto Morais, que nos enviou um ofício. Estão presentes conosco os Deputados Aldo Demarchi, Jonas Donizette e Davi Zaia. E queria, respeitando carinhosamente cada parlamentar que não está, justificou e tinha compromisso ao qual não poderia faltar, mas quero aqui rapidamente falar do Deputado Davi Zaia que é uma pessoa aqui na Casa chegando recentemente, como ele disse outro dia agora em março dia 15 fará um ano do seu trabalho, mas a impressão que temos é de que ele está aqui há muitos anos, tal o seu vigor, tal é sua tarefa, que tem cumprido aqui com muita responsabilidade, e nos traz um momento diferenciado nesta noite.

            Deputado Davi Zaia que é de todo o Estado, mas que acaba tendo na região de Campinas, e no município de Campinas também, uma atuação muito forte.

            Quero agradecer também a presença do Deputado Aldo Demarchi, que compartilha conosco momentos de lutas, momentos de dificuldades, mas também momentos de vitória.

            Aprendi ao longo desses anos com o Deputado Aldo Demarchi, um carinho, uma amizade muito grande. Muitas vezes brinco com o Deputado que às vezes esqueço a data do meu casamento, mas o cinco de maio que é a data do casamento dele eu não esqueço. Fico sempre muito feliz de ver que vai assim como a vida pública, a vida pessoal também muito bem organizada. Obrigada pela presença.

            Uma palavra final, e aqui sintetizando na presença de todos os Deputados, o Deputado Jonas Donizette, que tenho por V. Exa., que chamo de amigo Jonas, além de um carinho, um respeito muito grande, Deputado Jonas que sintetizou na sua fala, Deputado Marcio França não teve o privilégio de ouvi-lo, mas sintetizou a expressão da verdade do que significa uma mídia, do que significa uma televisão, do que significa a imprensa hoje no Brasil. E o papel de quem faz com seriedade, porque é muito diferente de quem, lamentavelmente, usa desse expediente para, de forma direta, às vezes indireta, atrapalhar a vida do cidadão.

            Quando a informação não chega com verdade, com responsabilidade, quem acaba sendo prejudicada é a própria sociedade. O Deputado Jonas, que é da imprensa, que é da mídia, que cresceu e fez a sua vida nisso, e a Assembléia Legislativa, a vida pública é reflexo do seu trabalho na televisão e no rádio em Campinas, quem é de lá sabe, te várias qualidades. Mas uma delas que quero ressaltar é a sua lealdade. Isso na vida púbica não tem preço. Portanto, tinha que registrar aqui.

            Por que estou fazendo esse parêntese no Deputado Jonas Donizette? Permita-me, não combinamos, mas vou tomar a liberdade de falar, depois V. Exa. me dá a bronca, ele te uma cirurgia nada séria, coisa natural de uma hérnia que aparece em quem trabalha muito, e ele amanhã às sete horas da manhã estará se internando em Campinas, com anestesia geral para fazer essa cirurgia, e são quase 10  horas da noite, e ele ainda está aqui. Portanto, tenho muito a agradecer a Vossa Excelência.

         Quero mesmo que rapidamente, pedir licença aos presentes, a sessão ainda tem alguns minutos a mais, e vamos ouvir pessoas que representam a festa desta noite, mas queria pedir licença para não ler tudo, mas ler alguns parágrafos, de dois ofícios que sintetiza dezenas daqueles que recebemos justificando a ausência.

  Mas dois deles que, pela dificuldade de estar aqui. Deputado Antonio Mentor, com a voz trêmula, hoje à tarde, disse que já estava com sua agenda absolutamente programada para esta noite, Deputado Antonio Mentor que é de Americana, e que fazia questão de estar presente. Mas sábado agora, lamentavelmente, chegando de viagem num trabalho desses que faz fora como todos nós, seu motorista, que mais do que motorista é um amigo pessoal de tantos anos de luta no seu partido, que é o partido dos trabalhadores, foi buscá-lo no aeroporto, e lamentavelmente no aeroporto passou mal e não teve tempo nem de ser socorrido, tal foi a violência do mal estar, e ele acabou falecendo. Um homem muito jovem, 44 anos. E com isso o Deputado Antonio Mentor ficou muito abalado e não tinha condições de estar aqui, mas teve o carinho de nos remeter um ofício, que faço questão de ler.

São Paulo, 25 de fevereiro de 2008.

Excelentíssima Senhora Deputada Célia Leão, é com muita alegria que parabenizo Vossa Excelência pela brilhante iniciativa de propor esta Sessão Solene com a finalidade de homenagear a Televisão Estrela d'Oeste de Campinas, a TVB, pela comemoração dos seus 25 anos de serviços prestados para toda a Região Metropolitana de Campinas e municípios circunvizinhos.

É muito justa esta homenagem a esta Emissora afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão - SBT.  A TVB de Campinas é hoje uma das maiores emissoras do Brasil com grande capacidade de programação regional e uma equipe de profissionais que cobre 48 municípios e perto de 4,5 milhões de habitantes.

Parabenizo também a toda direção da TVB e seus profissionais por esta justa homenagem à Televisão Estrela d'Oeste de Campinas e pelo trabalho que valoriza a nossa região.

Atenciosamente,

Deputado Antonio Mentor

E me permita também não ler todo esse outro ofício, mas fazer alguns parágrafos, porque a Deputada teve um carinho especial também, não que os outros não tivessem, mas ela acabou brincando comigo. Eu disse, Deputada a senhora vai estar lá. E ela me disse “eu gostaria, mas estou pegando o avião para Brasília, não tenho como mudar essa programação de trabalho”. E eu disse “Bom Deputada, mas seu marido vai estar”. E ela respondeu “Deputada desculpa, mas a agenda do Prefeito eu mal conheço. Não sei nem por onde ele anda”. De qualquer forma o Prefeito Ângelo Perugini está aqui.

            E a Deputada, minha querida Cláudia Rei, faz um carinho especial a nossa propositura, que é inerente à pessoa dela, ser delicada e carinhosa, e no fim diz o seguinte: “Tenho o prazer de estender meus cumprimentos a você Célia Leão, pela decisão de promover essa sessão, pela qual realça a trajetória da TV no interior do Estado de São Paulo, e também a essa mulher, igualmente inteligente e empreendedora, que é a Dra. Cláudia Rei, Superintendente da V Brasil, que de modo sereno e carinhoso, muito bem dirige e administra a história de sucesso de uma rede de comunicação, formada ainda por emissoras de rádio.

            Em nome da prestação de serviços, como uma das mais relevantes atribuições desse órgão de imprensa, tão reconhecido e prestigiado pela sociedade brasileira, desejo vida longa à TV Brasil, e a todos os seus representantes, saúde, paz, felicidade.

            Obrigada pela oportunidade, Saudações e um forte abraço, Deputada Ana Perugini.

Penso que nessas duas pessoas que pincei aqui para fazer a leitura rápida dos ofícios homenageamos todos aqueles que também gostariam de estar presentes homenageando a TVB na pessoa da sua superintendente, Dra. Cláudia Rei, e Dr. Paulo, que aqui representa todos os diretores.

  Pediria uma salva de palmas a essas pessoas que não estão por inteiro, mas parte do coração, certamente, está aqui conosco. (Palmas.)

  Meu papel aqui é só registrar, agradecer, tentando fazer da melhor forma possível para depois o Presidente não puxar a minha orelha. Mas gostaria de registrar aqui a presença do Dr. Azis José Elias, diretor superintendente da rede Nova Brasil FM; do nosso queridíssimo André Camarão, diretor de jornalismo da TVB; do nosso querido Nei Cardoso, que aqui representa o decano desta Casa, Deputado Antonio Salim Curiati. O nobre Deputado, que somado ao mandato de prefeito desta Capital, em outros momentos da história de São Paulo e do Brasil, somado a seu mandato de deputado federal, constituinte se não estiver equivocada, está cumprindo agora o seu décimo mandato nesta Casa. É por parte de todos os 93 deputados, inclusive o Sr. Presidente e a Mesa diretora, não o mais respeitado somente mas o mais querido porque tem sido nosso mestre.

  Bem, por certo estou deixando de nominar pessoas porque não é um Plenário comum em que muitas pessoas vêm apenas para estar presente, aplaudir, mas um Plenário em que todos são líderes. Não consigo visualizar aqui um grupo de mesa em que não haja pessoas líderes. Aliás, queria também aqui agradecer a presença da Nanquim, uma empresa importante da nossa cidade de Campinas. Enfim, é muito difícil porque todos aqui são muito importantes.

         Mas eu queria, para finalizar esta sessão, passar a palavra ainda a essas pessoas que fazem a TVB viver, acontecer. Sem vocês - permita-me chamá-los por vocês - o jornalismo, os apresentadores, o programa com as crianças, a informação, o debate, a cobrança, enfim tudo aquilo que assistimos na nossa região sem vocês isso não aconteceria.

Então chamo vocês de corpo mas, obviamente, nenhum corpo sobrevive sem alma. E essa alma está aqui em cima na Mesa diretora dos trabalhos.

  Mas, antes de passar a palavra à Dra. Cláudia, gostaria também, com muita honra aqui representando nossos prefeitos - e tenho certeza de que representa com grande magnitude o Prefeito Marcos, o Prefeito Fumach e o Prefeito Perugini -, de passar a palavra ao Prefeito Rodrigo Maia, que além de prefeito do município de Monte Mor, que faz parte da nossa região, é também o vice-Presidente da região metropolitana, aqui representando então a nossa região metropolitana de Campinas.

 

  O SR. RODRIGO MAIA - Nobre Deputada Célia Leão que preside esta importante sessão solene, funcionários e colaboradores da TVBrasil, cumprimento-os em nome de Cláudia Rei, do Paulo e do Helton Pimenta, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, tenho a importante missão de representar o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, aqui os Prefeitos Marcos, Fumach e Perugini. O Presidente não pôde estar presente, Prefeito José Onério, de Indaiatuba, devido a uma viagem ao exterior. E cabe-nos aqui registrar o nosso contentamento de contar com a TVBrasil em Campinas, e agora também na Baixada Santista.

  Quero dizer que há interatividade da TVBrasil com a nossa região, com os municípios que administramos, que vivemos, mostrando as nossas dificuldades, interação de importância grandiosa. Quero dizer que muitas vezes os cidadãos aflitos com as nossas dificuldades na administração utilizam a TV para externar seu descontentamento, suas dificuldades, suas aflições para mostrar a toda a região. Admito que às vezes ficamos um tanto bravo mas é de uma importância muito grande porque é nesses momentos que podemos avaliar o trabalho dos nossos assessores, dos nossos secretários, da nossa equipe. É nesse momento que temos a verdade dita pelas pessoas porque muitas vezes os assessores e os secretários dizem coisas bonitas, muitas vezes as pessoas ficam com uma certa vergonha de dizer ao prefeito os problemas. Mas às vezes há um corajoso que chama a TV e mostra para todo o mundo. É aí que temos mais coragem ainda de trabalhar e de resolver os problemas, buscar soluções.

  E não só por isso, mas pelo trabalho social que a TVB exerce para a nossa região, um trabalho esportivo, em todos os segmentos. Para nós é muito gratificante poder contribuir e participar dessa festividade.

  Torcemos para que a TVB possa completar outros tantos 25 anos pela frente.

  Sucesso a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, prefeito Rodrigo Maia. Receba essa salva de palmas, que também é dirigida a todos os demais prefeitos nesta noite.

  Passamos a nomear a Nanquim, uma das empresas importantes da nossa região de Campinas, representada pelo Sr. Luís Antonio e a Sra. Dra. Denise. Muito obrigada pela presença.

  Gostaríamos que todos aproveitassem nesta noite o microfone, porque esta sessão fica registrada nos Anais da Casa. Dezenas de anos se passarão, mas a história não passará. Aquilo que é escrito, que é feito, que o homem constrói, fica. Mas, de fato não é possível, pelo tempo, passar a palavra a todos.

  Gostaria de registrar o trabalho, o empenho, a dedicação do Dr. Paulo Zimmermann, que tem feito essa interatividade Campinas e região, Baixada, um homem que não tem sossego, no bom sentido, fazendo a TV crescer. Ele declinou do momento da sua fala, mas eu poderia dizer aqui que palavras convencem e o exemplo arrasta. Às vezes não é preciso falar para demonstrar o trabalho que é realizado. Muito obrigada, Dr. Paulo. Receba o nosso carinho e admiração.

  Tento visualizar se não estou deixando alguém sem ser mencionado. Às vezes fico com essa preocupação. Perdoem-me se estou falhando. Assessoria, por favor, me ajude, porque gostaria de registrar todos.

  Fico muito feliz de ver aqui no plenário, já foram declinados, mas só para fazer coro com o que significa um Parlamento. Os vereadores da nossa região, cuja representação ultrapassa a região metropolitana de Campinas, têm um papel importantíssimo. O que o prefeito Rodrigo Maia disse é uma grande verdade. Quem tem vida pública, homem ou mulher, tem obrigação de dar retorno e satisfação à sociedade, a todo e qualquer tempo. Quem assume mandato eletivo, e estou falando para uma platéia que entende isso em verso e prosa, no momento em que toma posse, com o diploma, com os milhares de votos que lhe foram outorgados pela fé e esperança, confiança da população, daquele momento em diante - vou usar uma palavra porque tenho família também - por um lado é uma alegria, mas por outro lamentavelmente nós deixamos a nossa vida privada literalmente de lado, e quase sem ter direito a tê-la.

Quem tem vida pública, e todos aqui têm e sabem do que estou dizendo, e é a mídia, a imprensa, no caso aqui a TV, que quando tem essa responsabilidade com a sociedade, se algum interlocutor não consegue fazer, alguém do povo, a imprensa o faz. E faz cobrando de vereadores, de parlamentares, de executivos, e ninguém mais, com tanta propriedade, com tanta veemência, e muitas vezes, ou sempre, com tanta coragem o faz sempre com muito respeito, que é a pessoa do Helton Pimenta.

  Quantas vezes no seu programa algum prefeito, que não vai ao programa quando convidado, por diversas razões, ou um Deputado - estadual ou federal - Jonas está balançando a cabeça porque sabe disso, Helton Pimenta ao vivo, em cores, não tem nada organizado, sobre o que vai falar, isso ou aquilo, ele cobra na televisão.

  Mas esse é o papel exatamente da imprensa: cobrar a presença. E quando lá presente está, cobrar as ações.

  Quero fazer um registro de público. Um dos programas para o qual somos convidados, os Deputados da região, entramos no estúdio, e o programa é ao vivo, por isso digo que é uma TV de verdade, uma TV literalmente de verdade. Não dá tempo, lá fora, de fazermos um bom conchavo, de dizer: o que vocês vão perguntar, como é que vai ser? Chega um bolinho de perguntas, e você separa - essa vai, essa não vai. Essa chance, nós que somos convidados, não temos nenhuma. Nenhuma.

Tenho que fazer aqui este registro porque é um registro verdadeiro. As perguntas que nos chegam, sejam quais forem, temos o direito, em 5 segundos, de responder com verdade, olhando no vídeo e no rosto do telespectador.

Esses são os apresentadores da TVB. Helton Pimenta, que também declinou da sua palavra nesta noite, é um desses apresentadores que aqui resume o que é a TVB na sua programação.

Pediria, tanto ao Dr. Paulo quanto ao Helton Pimenta, uma salva de palmas, agradecendo aqui por tudo que vocês têm feito. (Palmas.)

Quero ainda registrar a presença do empresário Gustavo, da nossa região, Secretário de Santo Antonio de Posse. Foi vereador de Jaguariúna. Muito obrigada. É um jovem valoroso da nossa região.

Passo a palavra à Dra. Cláudia Rei, que com certeza nesta noite fará a diferença da TVB, antes e depois dos 25 anos.

 

A SRA. CLÁUDIA REI - Muito obrigada. Exma. Deputada Célia Leão, que aqui representa o nosso Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Deputado Vaz de Lima; Exmos. integrantes desta Casa; Exmo. Sr. Rodrigo Maia, vice-Presidente da RMC, em nome de quem cumprimento todos os prefeitos da região metropolitana de Campinas aqui presentes; Exmo. Sr. Deputado Federal Márcio França; demais autoridades presentes; Paulo Zimmermann, em nome de quem cumprimento todos os funcionários da TVB; Helton Pimenta, em nome de quem cumprimento todos os apresentadores artistas da Casa.

   Exmo.  Sr. Presidente da Assembléia Legislativa de SP Deputado Vaz de Lima, Exmos.  Srs. Integrantes desta Casa, Exmos.  Srs. Rodrigo Maia, vice-presidente da NMC, Prefeitos e demais autoridades presentes, senhoras e senhores, estamos muito honrados com a homenagem prestada por esta Casa à TVB - Televisão Princesa D'Oeste de Campinas, em razão da data em que completa 25 anos de serviços prestados. Agradecemos a Assembléia Legislativa, em nome de seu presidente Deputado Vaz de Lima e em especial a deputada Célia Leão, autora da proposta, que resultou nessa honraria.

A TVB escreveu uma página importante na história da radiodifusão de Campinas e Região. Ao longo desses 25 anos, a TVB cresceu, se modernizou e construiu uma programação regional forte, próxima do cotidiano e do universo de seus telespectadores. A TVB desenvolveu um trabalho calcado sobretudo na credibilidade: foi uma TV combativa, coerente com a verdade e com os princípios éticos.

Todo esse trabalho foi possível porque a TVB faz parte de um grupo empresarial forte, que realiza um trabalho sério e profissional: o grupo Sol Invest. Seu acionista, Dr. Orestes Quércia é um empreendedor, um, radiodifusor, um grande empresário. Os acionistas da TVB, Dra. Alaíde e Dr. Orestes Quércia, oferecem à sua equipe condições de trabalho, liberdade de criação e incentivo, em cada novo projeto, em cada nova tarefa e a eles, em primeiro lugar, deve ser dedicada essa conquista.

Construir uma programação diária, é uma tarefa que exige talento, determinação e perseverança, e nesses quesitos, nossa equipe não poupou esforços.  Uma empresa somente alcança sucesso, com uma equipe de profissionais competente, bem entrosada e envolvida com os ideais da empresa. Assim, merecem os cumprimentos os funcionários, colaboradores, apresentadores, nossos artistas, enfim todos aqueles, que, com seu talento e dedicação, fazem a programação da TVB.

Comemoramos o nosso aniversário, enaltecendo nossa parceria com o SBT. São 17 anos de parceria comercial, e de muito respeito.  A TVB se orgulha de carregar a bandeira da segunda maior rede de TV do Brasil.

Importante, ainda, lembrar e agradecer aos parceiros comerciais, agências de publicidade, autoridades, e sobretudo o telespectador que faz a TVB forte e moderna a cada dia.

Completamos 25 anos.  Nesse caminho, a TVB voltou-se para a regionalização de sua programação, promoveu eventos, fez investimentos em pessoal e em tecnologia e partiu para a interligação de suas emissoras.  Hoje, juntas TVB Campinas e Santos abrangem 60 municípios, e 6,5 milhões de habitantes. Emissoras interligadas em uma rota de microondas bidirecional, trafegando seu sinal por um estúdio auxiliar em SP, o estúdio TVB/SP. É vice-líder de audiência na Região. Sua filosofia de trabalho pauta-se, sempre, no fomento de atividades culturais, esportivas, sociais e econômicas, em conjunto com a comunidade onde atuamos.

Completamos 25 anos. Com excelentes perspectivas de renovação e crescimento.

Nova sede, com ampliação do estúdio em 3x, instalações novas e modernas, que abrigarão a TVB a partir deste ano, integrando em um único prédio, TVB. Jornal DCI, Portal Panorama Brasil, Rádio Central e Rede Nova Brasil FM, fortalecendo o nosso Grupo de Comunicação.                     

Modernização dos equipamentos com aquisição de novas tecnologias para a TV Digital - serão investidos mais de nove mil em equipamentos digitais até 2010, investimentos que já tiveram início no ano passado.

Novos programas em sua grade oferecendo lazer e entretenimento de qualidade ao telespectador.

E, pesquisa regular de audiência - a confiança e a certeza nos projetos que vem realizando e nos planos futuros deram tranqüilidade a TVB para ousar e tomar uma atitude inédita ao se tornar a primeira emissora fora de uma capital brasileira a fazer medição diária de sua audiência, contratada através do IBOPE.

Completamos 25 anos com a certeza do dever cumprido, mas sempre atentos para as oportunidades que nos permitam, a cada dia, nos inserirmos no cotidiano das pessoas e dos municípios, isto porque sabemos da responsabilidade que temos enquanto um veículo de comunicação:

- de formar e incluir valores na sociedade;

- defender os direitos dos cidadãos;

- de acompanhar e cobrir importantes acontecimentos da Região.

Sabemos da responsabilidade que temos como veículo de comunicação, em estar prestando serviço contínuo e eficiente à comunidade.

Muito obrigado!

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, Dra. Cláudia Rei, a quem chamamos carinhosamente “rainha”. A TV é princesa, e toda princesa tem uma rainha que cuida, educa e orienta.

À nossa rainha, Dra. Cláudia Rei, entrego um buquê com muito amor, carinho e respeito. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a entrega das flores.

* * *

 

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos, antes de encerrar esta sessão solene, demonstrar nossa alegria, pois, hoje, neste Parlamento, ficará registrada a merecida homenagem a uma TV regional, pelo seu brilhante trabalho.

Estou na Presidência, porque o Sr. Presidente não poderia ficar até o final. Disse a ele que eu queria estar junto com os meus pares, com todos os deputados que aqui justificaram. Aliás, quero fazer justiça, o Deputado Bruno Covas, além de justificar por escrito, também telefonou. Disse ao Deputado Aldo Demarchi, ao Deputado Davi Zaia, ao Deputado Jonas Donizette que não fui eu quem solicitou esta sessão, mas nós, a Assembléia solicitou e particularmente os parlamentares da região de Campinas. Não é uma propositura minha, é uma propositura nossa porque o sentimento desses parlamentares é igual ao meu no sentido de agradecer e de homenagear quem de fato merece. Só estou aqui em cima por ordem regimental, senão estaria sentada nos bancos do plenário com muita honra.

Dra. Cláudia, tenho uma máxima na minha vida, o dia-a-dia vai nos ensinando e temos obrigação de aprender. Ao longo da minha trajetória aprendi que Deus é perfeito e ele, na sua grandeza, abençoa tudo sempre, até perdoa coisas que nós, humanos, por nossa incapacidade de compreensão, provavelmente não temos essa capacidade do perdão. Somos humanos. Mas costumo dizer que Deus não faz nada sozinho. Poderia talvez fazê-lo na sua grandeza, mas Deus reparte com seus seis bilhões e 500 milhões de habitantes vivos hoje no planeta Terra - muitos já se foram, talvez dez vezes mais do que hoje vivem no planeta. Quando ele reparte sua obrigação, ele nos diz que é a ação da mão humana que faz, é a ação da mão humana que constrói, que pode fazer mais ou fazer menos, que pode fazer melhor ou fazer pior. As coisas por si só não acontecem. As coisas não caminham se não tiver uma ação de inteligência, de coração, de determinação, de vontade e ação concreta.

É nesse sentido que quero encerrar esta Sessão Solene dizendo que o que não faltou, não falta e por certo não faltará é a ação da TVB. O ser humano só chegou aonde chegou, desde os primórdios da sua existência, pela possibilidade da comunicação. Claro que os animais irracionais, é provado pela ciência e pesquisa, também se comunicam, as baleias, as formigas, as abelhas, enfim, mas a nossa capacidade de comunicação é bastante diferente e muito mais avançada, segundo os estudos de inteligência e de QI. O homem só chegou aonde chegou pela comunicação. Temos que primar por esta comunicação, defendê-la e, mais do que isso, respeitar. O mundo não se globalizou por acaso. A globalização não foi imposta por lei, não é algo escrito num papel, mas são as possibilidades técnicas, tecnológicas, de mídia que fizeram com que hoje o mundo todo se relacionasse. O rádio é importantíssimo, 78% dos brasileiros ouvem rádio. Lutamos para que a sociedade brasileira tenha um costume maior e melhor de leitura, independente de jornal ou não, mas vamos chegando lá devagarzinho. Mas a televisão não pede licença para entrar na nossa vida. Hoje podemos ver dos lares mais abastados aos mais simples existe um aparelho de TV, e ali vivem a alegria, a vitória, ou mora o perigo. Isso é uma verdade.

A imprensa não é o quarto poder, como ouvimos por aí. A imprensa é o primeiro poder, pois ela pode enaltecer, ajudar e salvar uma sociedade, mas muitas vezes de forma errada, equivocada ou criminosa ela pode fazer grandes estragos nessa mesma sociedade.

É por isso que queria dizer da alegria dos 94 deputados presentes, estamos muito agradecidos pelo papel da TVB não só na região de Campinas, mas nos 50 municípios. Cinco milhões de telespectadores têm o privilégio de aprender todos os dias.

Quando Cora Coralina disse “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, deve ter pensado na TVB. É esse o espírito que vocês colocam em prática. No mais, o nosso muito obrigado. Esta Casa está à disposição para atendê-los naquilo que for necessário. Nós da região e do Estado estamos ávidos a sermos, a qualquer momento, convidados para lá cumprirmos a nossa obrigação de conversar com a sociedade e dar satisfação do que acontece dentro do parlamento.

Teremos um coquetel oferecido carinhosamente pela TVB após esta sessão. Muito obrigada, uma salva de palmas a todos e particularmente à TVB pelos seus 25 anos.

Estão encerrados os nossos trabalhos.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 22 horas.

* * *