26 DE FEVEREIRO DE 2010

002ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DAS FILHAS DE JÓ”

 

Presidente: BRUNO COVAS

 

RESUMO

001 - BRUNO COVAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente Sessão Solene fora convocada pelo Deputado Barros Munhoz, a pedido do Deputado Bruno Covas, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia das Filhas de Jó. Convida todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ISABELA GOMES DO COUTO

Dá explicações sobre as simbologias da organização. Comenta que a Ordem Internacional das Filhas de Jó prepara moças para atividades domésticas, cívicas, patrióticas, financeiras, religiosas, fraternais e sociais. Relata que a Ordem é uma mistura de diversão, fraternidade, igualdade, união, respeito e conscientização.

 

003 - Presidente BRUNO COVAS

Anuncia apresentação de vídeo institucional.

 

004 - MONICA TERUKO SATO

Enaltece a Sra. Milena Cristina do Couto e ao Deputado Bruno Covas pela criação do Dia Estadual das Filhas de Jó. Relata a importância desse ato para a organização. Comenta sobre as responsabilidades com a Ordem e a sociedade.

 

005 - FABIANA DE LUNA

Membro de Maior Idade, conta de sua experiência na instituição e relata sobre os graus de evolução por que passa uma ingressante na Ordem. Fala dos valores transmitidos a cada geração e da preparação para a vida profissional. Parabeniza os Membros de Maioridade pelos exemplos à sociedade.

 

006 - GILMAR ALBINO DE AMPARO

Guardião do Bethel, saúda Miguel Elieser Sabino, Pastor guardião associado do Bethel Damasco, de Santos. Comenta o papel da mulher enquanto líder na sociedade. Lê trecho da cerimônia de posse usado na Ordem. Cita grandes conquistas e personalidades femininas na história mundial. Enseja que as meninas possam estimular o exercício da cidadania, dignificar a justiça, a verdade, a caridade e a beneficência.

 

007 - MILENA CRISTINA DO COUTO

Guardiã de Bethel, tece considerações sobre a luta feminina por melhores condições de trabalho e por uma sociedade justa e igualitária. Comenta conquistas como a Lei Maria da Penha. Apresenta reivindicações de políticas públicas estaduais que contemplem gênero, raça e etnia. Defende a criação de delegacias especializadas na defesa da mulher em todos os municípios do Estado.

 

008 - CAMILA BOTOSSI

Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo, fala que a escolha do dia das Filhas de Jó em 09/03 é uma homenagem a fundadora, Senhora Ethel 'I'. Wead Mick, criadora da Ordem nos Estados Unidos. Comenta sobre valores morais, éticos e religiosos defendidos pela Ordem. Enaltece a atuação da organização em campanhas educacionais, humanitárias e filantrópicas. Afirma que a instituição forma mulheres de opinião e atuantes na sociedade.

 

009 - Presidente BRUNO COVAS

Presta homenagem de Honra ao Mérito a Cleber de Moura Delalibera.

 

010 - CLÓVIS MESSIAS

Representando o Sr. Alexandre José Tabarini Schiavinatto, relata a responsabilidade da instituição em prol da mulher, jovem, idosa, ou madura dos novos tempos. Cita o companheirismo, a filantropia, o trabalho cultural e social da Ordem com as demais Ordens Paramaçônicas. Afirma que a data, marcada na história deste Estado, é para relembrar os compromissos com a força da mulher na sociedade.

 

011 - ANA FLÁVIA VARNIER

Presta homenagem a Cleber de Moura Delalibera, tio Maçom, e Milena Cristina do Couto, a Filha de Jó mais antiga Estado. Tece comentários cobre as qualidades dos homenageados e fala de sua gratidão por tê-los conhecido.

 

012 - Presidente BRUNO COVAS

Presta homenagem a Milena Cristina do Couto.

 

013 - MILENA CRISTINA DO COUTO

Guardiã Bethel, agradece a homenagem.

 

014 - ALEXANDRE JOSÉ TABARINI SCHIAVINATTO

Supremo Deputado Assistente para o Estado de São Paulo, comenta o desenvolvimento da Ordem nos últimos 11 anos. Recorda experiências pessoais na criação e evolução da Ordem em São José do Rio Preto. Fala da luta por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Enseja que a instituição possa ser levada a quem ainda não teve oportunidade de conhecê-la.

 

015 - Presidente BRUNO COVAS

Conta estória ilustrativa sobre o desenvolvimento espiritual e moral. Dá ciência da Lei 13.838 que institui o Dia das Filhas de Jó. Afirma que o Parlamento paulista é um instrumento para a construção de uma sociedade melhor. Informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia no dia 28/03 às 21h30. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Bruno Covas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Para compor a mesa convido o Sr. Alexandre José Tabarini Schiavinatto, supremo Deputado Assistente para o Estado de São Paulo; Sra. Camila Botossi, Miss Filhas de Jó do Estado de São Paulo.

Agradeço a presença das seguintes autoridades: Sr. Paulo Carneiro, representando o grão-mestre do Gop, Grande Oriente Paulista, José Maria Dias Neto; Sr. Aparecido Antônio de Oliveira, grande secretário das entidades paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo; Sr. José Aparecido Montagnana, representando o grão-mestre estadual do Gop, Benedito Marques Ballouk Filho; Sr. Carlos Alberto Diniz Junqueira, vice-prefeito de Jaborandi; Sr. Milton Gigliotti, guardião secretário do Bethel de Olímpia; Vereador Lucas Machado, da Cidade de Tupã; Sr. Marcel Lourenção, diretor da Juventude da Prefeitura de Tupã; Sr. Gilmar Albino de Amparo, guardião de Bethel; Sra. Milena Cristina do Couto, guardiã de Bethel; Sra. Monica Teruko Sato; Sra. Isabela Gomes do Couto; Sra. Fabiana de Luna, membro de maior idade; Sr. Felipe Napoleão Pertinhez, da Cidade de Jaú, representando a Ordem DeMolay.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia das Filhas de Jó.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Isabela Gomes do Couto.

 

A SRA. ISABELA GOMES DO COUTO - Boa-noite a todos.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma organização para meninas de herança com idade entre 10 e 20 anos, cujo objetivo é reunir moças para o aperfeiçoamento moral e espiritual, inspirar o desejo pelo conhecimento, ensinar o amor a Deus, País, Bandeira e ao Lar, respeitar os Pais, os mais velhos e reverenciar as Escrituras Sagradas. A Ordem Internacional das Filhas de Jó é democrática e fiel em seus propósitos, preparando moças para atividades domésticas, cívicas, patrióticas, de negócios, religiosas, fraternais e sociais.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é a única organização para moças que requer de seus membros um parentesco com mestre maçom. Partindo-se do princípio de que a Ordem Internacional das Filhas de Jó, não é parte da fraternidade maçônica, este pré-requisito nos une estreitamente com a maçonaria. Nossa Ordem é construída sobre o Livro de Jó, o qual nos ensina que ao longo de nossas vidas, encontraremos provações e atribulações as quais deverão ser superadas. Nossas reuniões são realizadas num "Bethel", uma palavra que significa "lugar sagrado".

O emblema de nossa Ordem é o triângulo, símbolo de fartura e perfeição. A Pomba branca simboliza pureza e nos lembra paz, reconhecimento e aprovação divina. Também representa a primeira filha de Jó, Jemina. A Urna de Incenso representa um coração puro, repleto de fé, amor e devoção a Deus. A fragrância do incenso sendo levada para o céu simboliza a prece de gratidão por nossas bênçãos. Ela também representa a segunda Filha de Jó, chamada Kézia. A Cornucópia da Fartura é símbolo do triunfo da fé e nos recorda a terceira Filha de Jó, chamada Keren Happouck. O lírio do Vale é à flor de nossa Ordem e é um símbolo de humildade, pureza e de uma vida límpida.

A Bandeira das Filhas de Jó compõe-se de nossas cores: a cor púrpura representa os mais altos ideais de vida. E, o branco representa pureza. O triângulo é a insígnia de nossa Ordem, com as três filhas de Jó segurando o emblema de cada uma das três épocas. A Bandeira do Bethel representa todos os princípios básicos da Ordem das Filhas de Jó.

Os símbolos são muito antigos e são conhecidos e compreendidos mesmo antes da construção das pirâmides. A Ordem Internacional das Filhas de Jó usa os símbolos encontrados nas páginas da Bíblia Sagrada para transmitir aos seus membros as virtudes pelas quais deverão se esforçar. Os membros de nossa Ordem são facilmente reconhecidos por suas vestes brancas, algumas com toques de roxo real, porém a maioria das pessoas não conhece seu significado. A veste possui um profundo significado para todas as Filhas de Jó, por todas as maravilhosas lições ocultas em suas dobras.

A veste é usada não somente por ser um traje feminino no tempo de Jó, mas também por ser símbolo das qualidades dos altos ideais que uma Filha de Jó deve almejar. Ela é branca, e o branco em todas as eras tem sido considerado um emblema de pureza, uma qualidade a ser admirada e desejada em uma mulher.

A gola é um círculo contínuo. Não existe início nem fim, e nenhum lugar onde ela possa ser partida. Ela é indicativa da vida eterna. Os drapeados representam as muitas amigas que fazemos em nossa Ordem. Assim como os drapeados de nossas vestes, as amigas em nossa Ordem se unem ao nosso redor e nos ajudam a modelar nossas vidas.

O cordão é uma coleção de partes minuciosas, nos ensinado que na união de propósito está a força. O cordão pende na gola e esta seguro por três torções, ele nos mostra que a vida eterna é construída sobre as virtudes da Fé, Esperança, Honra e Amor. As torções são também símbolos da atitude de prece, o que nos recorda que nosso Pai Celestial observa todas nós. O cordão envolve o corpo, ele é como as mãos dos amigos e os braços dos maçons que nos envolvem, nos dando sua herança e força. O cordão é amarrado na cintura em um nó quadrado, nos ensinando a enfrentar a vida com retidão para o futuro sucesso. Quando no lugar correto, o cordão forma um triângulo sobre a veste, o emblema de nossa Ordem.

Antigamente os monges mais velhos amarravam sinos nas extremidades das cordas dos seus hábitos. Os sinos soavam suavemente, conforme eles andavam nos vilarejos anunciando a sua chegada e convocando as pessoas para orarem. Os pingentes no fim de nossos cordões têm a forma de sinos. Quando usamos nossas vestes, chamamos atenção para o fato de que somos Filhas de Jó e nossas atitudes devem sempre refletir as ações das mais justas da Terra.

A manga da veste forma um quadrado, nos relembrando que devemos sempre virar em esquinas quadradas e caminhar com passos retos. Ela simboliza que através de nossas vidas deveremos ser sempre honestas e retas. Nossa veste está a três polegadas do chão, referindo-se a um dos mais perfeitos números, como refletido nas três épocas de nossa Cerimônia; as três Filhas de Jó, a Santa Trindade, os três amigos de Jó vindos do Oriente; e o terceiro grau pelo qual aquele homem especial que nos deu sua herança, tomou-se um Mestre Maçom. Quando usamos nossas vestes, somos lembradas que somos todas filhas de um só Deus, todas são iguais no aspecto de status social e econômico.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma mistura de diversão, fraternidade, igualdade, união, respeito, amadurecimento e conscientização. Nosso propósito é viver de forma a sermos reconhecidas como as verdadeiras Filhas de Jó, as mais justas de toda a terra. Cada membro possui um orgulho especial por nossa Ordem, pois nós somos a prova viva de que para ser uma família não é preciso ter conta sanguínea, basta ter um pouco mais de sintonia.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Assistiremos agora a um vídeo institucional das Filhas de Jó.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra a Sra. Monica Teruko Sato.

 

A SRA. MONICA TERUKO SATO - Boa noite a todos.

Do que mais necessita uma pessoa com vontade? Ou uma pessoa com potencial? E do que necessita uma sociedade que deseja evoluir? Muitas vezes a resposta para estas perguntas é apenas uma: Oportunidade.

É em meio deste tema que se concretizou este dia. Devido ao esforço e vontade das pessoas que pensam em um futuro melhor.

Devido à fé, o trabalho e carinho de pessoas como Milena Cristina do Couto, que conseguiu, com esforço e dedicação, um contato com um Deputado para ser apresentado o projeto de lei na Assembleia Legislativa criando o Dia Estadual das Filhas de Jó.

Este dia é uma recompensa de paciência e muito trabalho, concretizado graças à oportunidade de pessoas como o Deputado Bruno Covas, que levou adiante o projeto, com muita boa vontade, e aos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo, que votaram a favor pela instituição desta data solene para nós.

Mas não podemos esquecer aqueles que sempre se dedicam à Ordem. As Filhas de Jó e Conselhos Guardiões do Estado de São Paulo, sem os quais não haveria a Ordem Internacional das Filhas de Jó. Também aos tios Maçons que nos apóiam.

E como somos uma família, devemos agradecer a presença de todos. Ao Alexandre Schiavinatto (nosso querido Tio Alcoro) pelo apoio, trabalho e dedicação na ordem através desses anos. Que entrou em contato com os Bethéis do Estado, para que várias Filhas de Jó se fizessem presentes há alguns meses atrás, quando o Deputado Bruno Covas anunciou que havia apresentado o projeto, criando o Dia Estadual das Filhas de Jó.

Este dia representa a recompensa por nosso trabalho, pelo trabalho de cada pessoa que já passou por cada Bethel do Estado de São Paulo-, mas também nos lembra de que nossos deveres e nossa responsabilidade com a Ordem Internacional das Filhas de Jó e com a sociedade agora se tornam maiores ainda.

A luz de uma vela, nenhuma sombra reside. Que este dia possa brilhar em nossos corações e ser a lembrança de que cada um aqui carrega uma chama, para que nosso juramento e quem somos, nunca se apaguem. Que como a caridade, possa se espalhar e iluminar a todos.

"A oportunidade para os grandes atos pode nunca chegar, mas a oportunidade para as boas ações se renova dia a dia." (Frederick William Faber)

E também gostaria de deixar a disposição desta Assembleia o trabalho das Filhas de Jó do Estado de São Paulo, será uma honra podermos ajudá-los quando for preciso. Obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Fabiana de Luna, membro de Maior Idade.

 

A SRA. FABIANA DE LUNA - Ilustre Deputado Estadual Bruno Covas, em nome de quem cumprimento todas as autoridades parlamentares e maçônicas presentes; querido Tio Alcoro, nosso Supremo Deputado Assistente para o Estado de São Paulo, em nome de quem cumprimento todas as autoridades da Ordem Internacional das Filhas de Jó e membros de Conselho e Guardião; minhas queridas irmãs Filhas de Jó; primos da Ordem DeMolay e caros convidados, meu nome

Meu nome é Fabiana, tenho 26 anos e sou um Membro de Maioridade da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

Uma menina, quando inicia na Ordem, permanece ativa dos 10 aos 20 anos de idade, e neste período, recebe ensinamentos e participa de atividades que engrandecem o seu caráter e a faz crescer em diversos aspectos: o moral, social, e também o espiritual. Após este período ela se torna um Membro de Maioridade, um marco da passagem da vida juvenil para a vida adulta.

Ensinamentos como amizade, honra, verdade, caridade e amor são os pilares da Ordem Internacional das Filhas de Jó, o que faz de seus membros pessoas especiais, seguras e mais preparadas para a vida.

Quando uma Filha atinge o grau de Maioridade, novos desafios lhes são apresentados pelo mundo: Faculdade, a vida profissional, casamento, filhos... e é o momento de colocar em prática as lições aprendidas através da família e ao longo dos anos de carinho e conforto da Ordem.

Saber liderar pessoas e projetos dentro da empresa, Ser responsável pela vida de outra pessoa, ensinar as primeiras letras a uma criança, lutar pelos direitos de um cidadão, organizar o tempo e dar conta de trabalhar, cuidar dos filhos e da casa, saber respeitar as diferenças, governar uma cidade, um estado, e mesmo um país, ser detentora de habilidades que tornam esta mulher uma mulher mais forte, e ainda assim, doce e formosa.

Num país onde podemos sentir, pela primeira vez, que estamos rumo ao desenvolvimento, ao crescimento, mas que ainda se encontra inundado por líderes que, a cada geração, continuam a exibir falhas morais para com seus liderados, a existência da Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma ferramenta de doutrina, e por que não dizer também esperança, que transmite valores através das gerações, às futuras herdeiras do país não mais em desenvolvimento, mas sim desenvolvido, o Brasil!

Boas filhas, boas irmãs boas esposas, boas mães... e mais... boas engenheiras, professoras, médicas, advogadas, pesquisadoras e tantas outras profissões.

Uma menina que tenha passado sua juventude em meio às atividades de nossa Ordem se sente muito mais preparada para a vida, confiante, e detentora de ensinamentos preciosos que a tornam especiais em nosso Estado, nosso País, e no mundo!

Apesar de deixar de ser um membro oficialmente ativo na Ordem, ao atingir 20 anos, suas responsabilidades não terminam por aí... Tenho acumulado experiências ao longo dos anos na Ordem, o Membro de Maioridade se torna ponto de referência e espelho para as Filhas mais jovens, colaborando com o aprendizado, compartilhamento de informações, auxiliando nas atividades e apoiando o Conselho Guardião do Bethel.

A Ordem alimenta as Filhas de Jó, lhe dá suporte, contribuindo com os ensinamentos familiares, ela lança desafios! E um dia esta Filha adulta volta ao seu Bethel, carregada da bagagem que a vida lhe proporcionou, e então, sua experiência, carinho e amor à Ordem se tornam combustível para suas pequenas irmãs, que estão ainda no começo da estrada. E o ciclo, continua!

Parabéns, Filhas de Jó! Parabéns, Membros de Maioridade, por acreditarem na Ordem e serem exemplos para nossa sociedade!

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência quer anunciar e agradecer a presença da Sra. Geane Fátima Silva Alcântara, Guardiã do Bethel Stella Solaris de São José do Rio Pardo; Sra. Rosângela Berti, Vereadora de São José do Rio Pardo e Conselheira do Bethel Stella Solaris.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Gilmar Albino de Amparo, guardião de Bethel.

 

O SR. GILMAR ALBINO DE AMPARO - Inicio minha fala saudando o ilustre Deputado estadual irmão Bruno Covas, nosso estimado anfitrião. Ao saudá-lo, considero saudados todos os maçons espalhados pelo universo. Saúdo as autoridades, os parlamentares, o irmão Alexandre Schiavinatto, conhecido como Alcoro, supremo Deputado Assistente da Ordem Internacional das Filhas de Jó para o Estado de São Paulo, todos os membros de conselhos guardiões, honoráveis rainhas, princesas, meninas, convidadas. Faço uma saudação especial ao nosso irmão Miguel Elieser Sabino, do Bethel Damasco, de Santos. Esse querido irmão não pôde desfrutar deste momento porque se encontra hospitalizado. Rogo ao Pai celestial que o ilumine e guarde sempre.

Boa noite para todos!

Coube-me a honra de, em nome dos Conselhos Guardiões dos Bethéis do Estado de São Paulo, proferir estas palavras sobre o papel da mulher enquanto líder na sociedade.

Primeiramente, registro o fato de encontrar, neste evento, rostos de membros dos Conselhos Guardiões há muito conhecidos e poucos novos. A renovação não tem sido nosso ponto mais forte, fazendo com que nossa instituição cresça contando com a dedicação e abnegação de poucos.

Não reclamamos. Nossa felicidade está diretamente atrelada à alegria do convívio com nossas meninas, que com muita justiça são homenageadas nesta noite.

É delas que passo a falar agora.

Meninas, vocês ouviram muitas vezes o trecho da cerimônia de posse que passo a ler agora:

“A jovem eleita para o cargo de honorável rainha deve ser generosa de caráter, bondosa, tolerante e possuidora de habilidade para presidir as reuniões de forma justa e harmoniosa. Sua conversa deve ser agradável e inspiradora. Seu gosto pela literatura, ciência e artes deve influenciar o pensamento das demais no sentido de buscarem sempre as mais dignas e puras coisas da vida. Aceitar com atenção e cortesia os conselhos dos pais e guardiões. Ter consideração para com todos, procurar sempre fazer o bem, colaborando para a felicidade do próximo, pois assim agindo, sua própria vida será beneficiada, a beleza de sua juventude feminina melhor será observada por todos e a prece de todos que a amam será “que o pai celestial a guie e oriente neste serviço baseado no amor”.

Embora isso seja dito apenas para a honorável rainha que está sendo empossada, essas palavras devem tocar fundo no coração de todas.

Nem todas conseguem assumir o cargo mas, em determinado momento de suas vidas, todas terão que se comportar como honorável rainha e, para tanto, contam com a proteção divina e com essa receita de vida, pautada no amor, na ética e na moral ilibada que caracterizam pessoas de bem.

Assim se forma uma mulher.

A história mostra que, apesar do preconceito e das restrições impostas à atuação da mulher na sociedade, bem como no mercado de trabalho, muitas ganharam destaque mundial, a ponto de dirigir nações, ministérios, grandes empresas etc.

Não vou citar nomes, para não cometer injustiças.

É importante frisar que no próximo dia 08/03 será comemorado o Centenário do Dia Internacional da Mulher, instituído numa conferência na Dinamarca, em 1910, apesar de ter sua data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) somente em 1975.

Eis alguns marcos das conquistas das mulheres na história

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 - surge na Rússia, na Cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - na Alemanha, Louise Otto cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - no Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 - na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de medicina.

1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 - criada na Rússia uma universidade feminina

1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

No Brasil, o voto feminino foi instituído em 24/02/1932. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo.

O fato é que todas as nossas meninas têm plenas condições de cumprir o papel que lhes for destinado na sociedade, se se propuserem a seguir ditames como:

Promover o bem estar da pátria e da humanidade.

Obedecer às leis democráticas do país;

Estimular o exercício da cidadania; dignificar a justiça e a verdade; praticar a caridade e a beneficência.

Trabalhar pela felicidade do gênero humano até conseguir sua emancipação progressiva e pacífica.

Tarefa fácil?

Não... Mas perfeitamente exequível para quem aceitou os ensinamentos e entendeu o real significado de ser uma verdadeira filha de Jó.

E uma novidade: haverá vagas para todas!

Então, boa sorte!

Sejam felizes.

Ah! E quanto aos membros dos Conselhos Guardiões? A nós, restará o orgulho de termos feito parte de tudo isso.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - A Presidência concede a palavra à Sra. Milena Cristina do Couto, guardiã de Bethel.

 

A SRA. MILENA CRISTINA DO COUTO - Estimado Deputado Bruno Covas, autor do projeto que institui o Dia das Filhas de Jó no Estado de São Paulo; caríssimas irmãs de Ordem e membros de Conselhos Guardiões, membros da sociedade civil, organizada, e demais presentes.

Aprendemos que, de acordo com a terceira Lei de Newton, toda ação corresponde a uma reação. Pois bem... a ação formalizada nesta noite é o reconhecimento da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Como reação tem-se a responsabilidade advinda deste reconhecimento através de um dia só nosso no calendário de nosso Estado.

Mais do que nunca devemos estar conscientes e engajadas numa luta feminina já bastante antiga por melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna e sociedades repletas de justiça e igualdade.

Um dos principais avanços durante anos de luta foi que as mulheres conseguiram fazer com que a violência de gênero fosse visível, com o surgimento de leis contra elas, mas o cumprimento prático destas regulações ainda esbarra em problemas. Como exemplo, temos a Lei Maria da Penha, sancionada no Brasil em 2006, que aumenta o rigor das punições da agressão contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

Apesar das várias declarações e afirmações em apoio aos direitos da mulher, a desigualdade permanece generalizada e, em muitas culturas, profundamente arraigada; às vezes as próprias mulheres apóiam situações negativas, acreditando que estão protegendo seus filhos e elas mesmas.

Não podemos permitir que este tipo de pensamento perdure. A sociedade como um todo precisa se organizar, se humanizar e perseguir o ideal do fim da violência. Temos vivido de esperanças e de utopia com relação a isto. As ações devem começar pela educação e assistência às vítimas.

Assim, aproveitamos a oportunidade para apresentar reivindicações para que tenhamos avanços na defesa da mulher, como: a Criação da Secretaria Especial de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres; Formulação de políticas públicas estaduais que contemplem gênero, raça e etnia; Criação de inúmeras Casas de Amparo para as Mulheres Vítimas de Violência no Estado que proporcionem fazer para crianças, e escolarização e profissionalização das mulheres; formulação de parcerias com os poderes públicos estaduais e seus órgãos, e a sociedade civil organizada; capacitação dos policiais e funcionários que realizam o atendimento às mulheres vítimas de violências; divulgação da Lei Maria da Penha em todos os municípios, através de audiências a serem organizadas por suas respectivas Câmaras de Vereadores; Criação de Delegacias Especializadas na Defesa da Mulher em todos os municípios do Estado de São Paulo; busca de maior celeridade no andamento dos processos de mulheres vítimas de violências; e conclamar as mulheres e organizações sociais para coibir a violência doméstica.

Vale lembrar que as mulheres não mais precisam de proteção. Precisam sim ter seus direitos respeitados, sendo justamente o que se requer neste momento.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - A Presidência concede a palavra à Sra. Camila Botossi, Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo.

 

A SRA. CAMILA BOTOSSI - Exmo. Sr. Deputado Bruno Covas, na pessoa de quem cumprimento todos os senhores deputados desta Casa, guardiãs e guardiões associados, Conselho Guardião das Filhas de Jó, Filhas de Jó, convidas, convidados, senhoras e senhores, boa-noite.

Senhoras e Senhores, a escolha do dia 09 de março para o dia estadual das Filhas de Jó no Estado de São Paulo é uma homenagem a nossa grande fundadora, a Senhora Ethel 'I'. Wead Mick, carinhosamente conhecida por todas as integrantes de nossa ordem como Mãe Mick. Este dia retrata a data de seu nascimento (09-03-1881), por isso, todos os Bethéis, tanto do Estado de São Paulo, como do mundo todo consideram este dia, muito especial.

Ethel T. Wead Mick é uma mulher muito importante para todas as Filhas de Jó, pois foi ela que deu início a essa magnífica ordem criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omahá no estado de Nebraska, Estados Unidos.

O tempo passou e com isso, os valores, comportamentos e costumes mudaram mas, as belas lições e propósitos de nossa ordem permanecem vivas e intactas alimentando uma chama que não se apaga, fortalecendo cada vez mais nossos grandes propósitos, tais como: permanecer firme diante dos problemas que vislumbramos ao longo de nossas vidas: de estar atenta às necessidades do próximo, de desenvolver o lado brilhante e precioso de nossa beleza interior; de lutar por nossos sonhos, mas, com a consciência de que há muito trabalho a ser feito; de que o caminho a ser trilhado não é fácil; de olhar o mundo com os olhos cheios de ternura, de amar com o coração aberto, de acreditar na beleza da vida, no milagre da criação; na captura do amor; nas maravilhas do universo e principalmente na existência da dignidade humana, aprimoramento do caráter através do desenvolvimento espiritual, moral, intelectual e de liderança, entender e praticar a tolerância religiosa, sempre reverenciando nosso Pai Celestial; respeitar e ser leal à bandeira de nosso país: e principalmente respeitar e amar aos pais, aos mais velhos ao seu lar e sua família.

Hoje em dia, o papel desempenhado pelas Filhas de Jó perante nossa sociedade, são inúmeros, e com certeza ele faz toda a diferença. Essas jovens batalham sempre por uma sociedade mais justa, igualitária e fraternal, por isso, estão sempre prontas ajudar o próximo ao promoverem diversas campanhas educacionais,. humanitárias e também campanhas ligadas à área da saúde, como por exemplo: a da medula óssea, hepatite B, câncer de útero, assim como muitas outras, também promovem inúmeras filantropias, tais como: arrecadação de alimentos, agasalhos, cobertores, brinquedos que são distribuídos para hospitais, creches, asilos, pessoas carentes e necessitadas.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó além de ter a finalidade de preparar líderes que sejam capazes de enfrentar grandes desafios, também é uma instituição que forma mulheres de opinião e que se tornam cada vez mais ativas em nossa sociedade.

Nós, Filhas de Jó, temos verdadeiro orgulho de pertencer a esta magnífica ordem, que de alguma maneira, tem contribuído com a realização de um mundo melhor.

Por fim, rogamos ao nosso Pai Celestial que nos abençoe, a fim de que tenhamos paz, saúde, sabedoria e força para prosseguirmos com altivez em nossos misteres. Muito obrigada!

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência gostaria, nesse momento, de prestar duas homenagens. Pediria a colaboração do Alexandre José Tabarini Schiavinatto e solicitar que faça a entrega de uma homenagem de Honra ao Mérito ao Irmão e amigo Cleber de Moura Delalibera, que não pode estar presente, razão pela qual chamo o irmão Clóvis Messias para receber em seu lugar.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. CLÓVIS MESSIAS - Senhoras e senhores, passo a ler uma mensagem enviada pelo Irmão Alexandre José Tabarini Schiavinatto.

“Boa noite!

Ao Irmão e Amigo, hoje Presidente desta Solene Deputado Bruno Covas, autoridades civis, militares e filiadas à Ordem Maçônica.

Minhas Primas e Amigas Filhas de Jó de todo o Estado de SP, Boa Noite!

Por fatores contra minha vontade, não pude estar presente hoje neste sonho, esse sonho que sonhamos juntos, alcançar o reconhecimento público dessa Casa do Povo.

Me lembro que junto com a Milena, pude rascunhar, para encaminhar junto ao Sr.Clóvis Messias, o pedido ao Deputado Bruno Covas, que além de aceitar de pronto, ficou orgulhoso de ser nosso porta-voz nesse objetivo. Ele que é um verdadeiro maçom independente em quesito queiram avaliar.

Hoje é um dia de comemoração e compromisso, pois além do compromisso vem a responsabilidade que cada Filha de Jó, terá em continuar de modo crescente e austero, o trabalho em prol da jovem mulher, a idosa, ou a madura e independente dos novos tempos. Realizando aquilo que vocês têm de melhor, o trabalho e carinho em prol do próximo! É o olhar de Deus delicado e dedicado!

Soube há poucos minutos que seria homenageado nesta noite, no entanto não me sinto merecedor para tal, e digo o porquê, pois é dever reconhecer o trabalho de vocês, dentro e fora do templo. A filantropia, o trabalho cultural e social, além do companheirismo com as demais Ordens Paramaçônicas. Vocês são o máximo!

Agradeço o carinho de cada prima, amiga aqui nesta noite, e digo com o peito cheio, que agora temos uma data marcada na história deste Estado, para relembrar os compromissos com o presente da comunidade feminina, com a força na mulher na sociedade que é abraçada pelas Filhas de Jó.

Meu eterno agradecimento, carinho e amor. E como sempre, contem comigo naquilo que for preciso, pois esse é apenas o primeiro passo, para a conquista que as Filhas de Jó merecem na sociedade paulista.

Atenciosamente,

Cleber de Moura Delalibera

Fã das Filhas de Jó

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Antes de chamar a nossa segunda homenageada, queria solicitar à Ana Flávia Varnier que lesse um texto dirigido à nossa homenageada.

 

A SRA. ANA VARNIER - Excelentíssimo Sr. Deputado Bruno Covas, proponente desta Solene e autor do Dia das Filhas de Jó; Excelentíssimas autoridades aqui presentes ou representadas, Irmãs e tios das Filhas de Jó, Senhoras e Senhores presentes, boa-noite!

É com muita emoção que estou aqui, em nome de todos os membros das Filhas de Jó do Estado de São Paulo, para prestar uma singela homenagem a duas pessoas que se empenharam para que a nossa ordem fosse mais reconhecida em todo o Estado. Peço para que se levantem: Cleber de Moura Delalibera, tio Maçom, e Milena Cristina do Couto, a Filha de Jó mais antiga do nosso Estado.

As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de dividir suas vidas. Elas são honestas nas atitudes, são sinceras e compassivas, e sempre dão por certo que o amor é parte de tudo. As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de se doar, que se permitem os prazeres de estar próximas aos outros e importar-se com a felicidade deles. As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida bela.

É bom saber que temos essas pessoas em nossa vida, nas quais podemos confiar. Pessoas que nos apóiam e nos acolhem com tanto carinho e as chamamos de amigos. Somos gratas a Deus por termos conhecido pessoas boas, de corações abertos e firmes, como vocês.

Queremos lhes agradecer por tudo que fizeram para que esse dia se realizasse. Em especial por estarem ao nosso lado, participando de nossas experiências, apoiando-nos e incentivando-nos a prosseguir. A nossa vitória foi conquistada através da união. Saiba que nós também queremos fazer por vocês tudo o que for possível. Disponham sempre da nossa amizade sincera.

Essa homenagem foi feita para lhes mostrar o quanto vocês são importantes para cada uma de nós. Obrigada por todo carinho e dedicação que nos foram direcionados. Tenham certeza de que sempre farão parte da nossa história. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Queria então neste momento prestar uma homenagem a Milena Cristina do Couto.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. MILENA CRISTINA DO COUTO - Ordem Internacional das Filhas de Jó, Oriente de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil. As unidades de Bethel do Estado de São Paulo, Brasil, da Ordem Internacional das Filhas de Jó, juntamente com o Deputado Estadual Bruno Covas, conferem esse diploma de honra ao mérito a Milena Cristina do Couto, em reconhecimento ao trabalho realizado e ao grande empenho que possibilitou a Ordem Internacional das Filhas de Jó do Estado de São Paulo tornarem-se reconhecidas.

São Paulo, 26 de fevereiro de 2010. Alexandre José Tabarini Schiavinatto, Supremo Deputado Assistente da Ordem das Filhas de Jó para o Estado de São Paulo e Bruno Covas, Deputado Estadual. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Alexandre José Tabarini Schiavinatto, Supremo Deputado Assistente para o Estado de São Paulo.

 

O SR. ALEXANDRE JOSÉ TABARINI SCHIAVINATTO - Excelentíssimo Deputado Estadual Bruno Covas, em nome do qual saúdo todas as autoridades presentes; Filhas de Jó; membros de Conselhos Guardiões; convidados, cumpre a mim falar sobre o desenvolvimento da Ordem nesses 11 anos dentro do Estado de São Paulo e também sobre a importância da Ordem na formação das Filhas de Jó e como isso tornaria a sociedade melhor.

Em meados do ano de 1997, eu já era um Mestre Maçom, e pela primeira vez, através da internet, eu tomei conhecimento da existência de uma ordem paramaçônica para meninas denominada Ordem Internacional das Filhas de Jó.

Em junho de 1998, em plena Copa do Mundo, pela primeira vez eu pisei em um Bethel (que nome dado ao lugar onde as Filhas de Jó se reúnem, a palavra Bethel significa lugar sagrado), na cidade de Caxias do Sul; e foi paixão à primeira vista pelo trabalho realizado por elas. Voltei de Caxias do Sul bastante feliz, por haver conhecido tão bela Ordem, mas ao mesmo tempo triste, porque no meu Estado a Ordem ainda não existia.

Na época, eu que sou nascido e criado em São José do Rio Preto, havia mudado para a cidade de Campinas, por motivos de trabalho. Como eu não estava em minha cidade, por mais que eu desejasse que a Ordem viesse a existir no meu Estado e na minha cidade, não podia fazer muita coisa; porém, como escreveu Paulo Coelho, quando você deseja muito uma coisa, o Universo conspira a seu favor. Na mesma época, sem que eu tivesse conhecimento, um maçom de São José do Rio Preto, de nome Oscar Gonçales Sancho, juntamente com outros corajosos irmãos maçons dos Graus Filosóficos e com valorosas cunhadas, estavam trazendo a Ordem Internacional das Filhas de Jó para o Estado de São Paulo e mais precisamente para São José do Rio Preto.

Com certeza não deve ter sido uma tarefa nada fácil, pois tratava-se de trazer uma Ordem desconhecida, uma ordem para meninas .... e infelizmente, a nossa sociedade ainda é um pouco machista hoje em dia, que diria então há onze anos atrás? Com certeza não devem ter sido poucos os nãos que eles ouviram, os obstáculos que eles tiveram de enfrentar, mas os obstáculos foram superados, e no dia 19 de dezembro de 1998, foi instituído pelo Bethel 1 Rio de Janeiro, o Bethel 1 São José do Rio Preto; e eu tive o prazer de participar da reunião de instituição, mesmo ainda morando e trabalhando em Campinas.

Em maio de 1999, eu pedi demissão do Banco do Brasil e em junho já estava de volta a São José do Rio Preto, em um novo emprego, uma nova Loja Maçônica e também abraçando uma nova causa, a Ordem Internacional das Filhas de Jó; pois antes de ir morar e trabalhar em Campinas, eu trabalhava com a Ordem DeMolay; mas quando retornei, achei que as Filhas de Jó precisavam de um apoio maior naquele momento.

Quando eu entrei para o Conselho do Bethel 1 São José do Rio Preto, a Ordem Internacional já havia crescido no estado, com a instituição do Bethel 2 de Assis, 4 de General Salgado e 5 de Olímpia. Após o meu retorno o Bethel 1 São José do Rio Preto instituiu o Bethel 3 de Ibitinga, e os Bethéis 6 e 7, ambos na cidade de Santos. Cabe aqui uma breve explicação, a numeração de cada Bethel é dada de acordo com a expedição de sua Carta Constitutiva e não pela data de instituição.

Então a Ordem Internacional das Filhas de Jó começou uma nova caminhada, os Bethéis filhos do Bethel 1 São José do Rio Preto começaram a gerar os seus próprios filhos, o Bethel 6 de Santos instituiu os Bethéis 8 de Campos do Jordão e 9 de Campinas, o Bethel 2 de Assis instituiu o Bethel 10 de Mogi das Cruzes e 13 de Tupã; o Bethel 3 de Ibitinga instituiu os Bethéis 12 de Jaú e UD de Itápolis. E agora os Bethéis netos do Bethel São José do Rio Preto estão dando à luz a terceira geração de Bethéis no Estado de São Paulo .... o Bethel 10 de Mogi das Cruzes instituiu o Bethel 14 da Cidade de São Paulo; o Bethel 9 de Campinas instituiu o Bethel 15 Piracicaba e UD São José do Rio Pardo, e o Bethel 8 de Campos do Jordão o Bethel UD de Pindamonhangaba. Cabe explicar que Bethel UD é aquele que ainda não recebeu a sua Carta Constitutiva definitiva e juntamente o seu número. O Bethel 11 da Cidade de São Paulo foi instituído pelo Bethel de Ubá/MG. Atualmente temos Bethéis funcionando no Estado de São Paulo, esperamos e cremos que a instituição do Dia Estadual das Filhas de Jó possa ser um marco para que a Ordem Internacional das Filhas de Jó cresça ainda mais a partir de agora, com o apoio da Maçonaria através das três potências regulares e também da Ordem Internacional Estrela do Oriente; que foi a responsável nos Estados Unidos pela criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó no ano de 1920, e que com certeza aqui no Brasil, e no Estado de São Paulo, há de trabalhar também para o seu fortalecimento e sua expansão.

Nestes onze anos em que a Ordem Internacional das Filhas de Jó existe no Estado de São Paulo, foram realizados vários Congressos de Bethéis, contando com a participação de Filhas de Jó de todos os bethéis paulistas e também de Filhas de Jó de Bethéis de outros estados. O 1º Congresso foi realizado em São José do Rio Preto, em 2000, o segundo em 2001, na Cidade de Assis; o terceiro em 2002 novamente em São José do Rio Preto; o quarto no ano de 2003 na cidade de Santos (através do Bethel 6); o quinto em 2006 na cidade de Ibitinga, famosa pelos seus bordados, em 2008 o quinto congresso, novamente na cidade Santos (agora através do Bethel 7); no ano de 2009 o sexto congresso na cidade de Campinas; agora em 2010 a sede do sétimo congresso será na cidade de Tupã.

Um dos objetivos da Ordem Internacional das Filhas de Jó é preparar as meninas que passam pela Ordem para que se tornem pessoas de destaque naquilo que escolherem realizar na vida; cultivar nelas a responsabilidade, o apreço por realizar bem as tarefas que lhes são destinadas, o espírito de liderança e de formadoras de opinião; pois este mundo está precisando muito de bons líderes, bons formadores de opiniões, pois infelizmente a nossa juventude anda um pouco perdida; e valores como bondade, lealdade, amizade, gratidão, amor à família, respeito aos idosos, patriotismo e tantos outros foram deixados um pouco de lado.

É necessária e urgente a luta por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária, onde todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades, ou onde pelo menos todas as pessoas tenham oportunidades de crescer, de terem perspectivas de um amanhã melhor, de um mundo melhor.

As Filhas de Jó fazem parte desta luta; pois cada menina que passa por um Bethel, tem em seu coração a semente desta sociedade que todos nós queremos ver um dia, sem violência, sem corrupção, sem ganância, sem ódio, sem maldade. Trabalhar com estas meninas fez com que eu me tornasse um ser humano mais feliz, mais completo, mais realizado; por isso eu conclamo mais uma vez a todos os presentes, que levem a Ordem Internacional das Filhas de Jó a quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-la; que incentivem as meninas de 10 anos completos a 20 anos incompletos e com qualquer grau de parentesco maçônico a iniciarem nos Bethéis existentes e a formarem novos Bethéis dentro do nosso Estado.

Parabéns! Obrigado, meninas, pela instituição do Dia Estadual das Filhas de Jó!!!

Que o Grande Arquiteto do Universo abençoe e proteja a todos nós!!!

Meninas, agradeço a vocês porque a instituição deste Dia é graças ao trabalho de vocês que estão aqui, ao trabalho daquelas que não puderam vir e também de todas aquelas que antecederam vocês, que hoje já são membros de uma unidade, como a Milena, como a Débora, como a Fabiana. Tudo isso que está acontecendo é graças a vocês.

Que o Grande Arquiteto do Universo abençoe e proteja a todos nós. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Irmãos, cunhadas, sobrinhas, sobrinhos, havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. Porém ela não conseguia conciliar tudo isso. O trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo, e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.

Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos;

Se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido. E, assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.

Até que um dia seu pai, um homem muito sábio, deu-lhe um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo.

E disse à jovem:

Filha, esta flor vai ajudá-la muito mais do que você imagina! Você terá apenas de regá-la e podá-la de vez em quando, às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.

A jovem ficou muito emocionada, afinal, a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava à casa, olhava a flor, e ela ainda estava lá, não mostrava sinal de fraqueza ou morte, apenas estava lá, linda, perfumada. Então, ela passava direto.

Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou à casa e levou um susto! Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas pétalas caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito e contou ao pai o que havia acontecido. Seu pai, então, respondeu:

Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era a única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que Deus lhe deu, mas você tem de aprender a regá-los, podá-los e dar-lhes atenção, pois, assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada e se esqueceu de cuidar dela.

Senhoras e Senhores, amigas e amigos, podemos nos preparar para a vida com estudos e exercícios físicos, mas as verdadeiras belezas da vida só podem ser conquistadas com a construção do nosso caráter através do desenvolvimento espiritual e moral, objetivo das Filhas de Jó.

E esse é o diferencial de vocês, minhas sobrinhas. Por isso merecem o Dia das Filhas de Jó, instituído pela Lei nº 13.838, de 01/12/2009. Em vocês são depositadas as esperanças de um futuro melhor.

Afirmo isso, pois a Ordem Internacional das Filhas de Jó é pautada por grandes valores para toda a humanidade: inocência, piedade, modéstia, retidão, honestidade, lealdade e compaixão.

Esses valores nos inspiram o desejo pelo conhecimento, o amor a Deus, a lealdade ao nosso país e o respeito aos pais e aos mais velhos.

Como visto, os ensinamentos deixados pela Mãe Mick, fundadora da Ordem das Filhas de Jó são, sem dúvida alguma, essenciais para construirmos uma sociedade melhor, mais justa e mais humana.

No Estado de São Paulo, desde o primeiro Bethel em São José do Rio Preto, os trabalhos desenvolvidos naturalmente vão surtindo efeito na sociedade.

Prova disso é a presença de todas vocês aqui hoje, reunidas em harmonia em prol da sociedade.

Mas ainda há muito a ser feito e conto com vocês para apresentarmos os projetos de lei que vocês poderão elaborar. Essa é nossa função no Parlamento: servir de instrumento na construção de uma sociedade cada vez melhor!

O Parlamento paulista é a Casa do Povo de São Paulo. Aqui estão os seus 94 representantes.

A finalidade dessa Sessão Solene não é apenas de homenageá-las, é também aprender com todos vocês.

Participem, fiscalizem, cobrem, exerçam os valores e princípios cultivados no Bethel, fazendo Política com “P” maiúsculo!

Esta Presidência informa a todos que esta sessão será transmitida no próximo domingo, dia 28, às 21horas e 30 minutos pela TV Assembleia.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece aos responsáveis pela organização deste evento: Cleber Delalibera, Milena Cristina do Couto, Alexandre Schiavinatto, funcionários da Casa, especialmente à Dona Yeda e à minha equipe.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 37 minutos.

 

* * *