09 DE MARÇO DE 2007

002ª SESSÃO SOLENE DO PERÍODO ADICIONAL PARA HOMENAGEAR OS “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA e TEREZINHA DA PAULINA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/03/2007 - Sessão 2ª S. SOLENE - PER. ADICIONAL  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA/TEREZINHA DA PAULINA

 

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada Rosmary Corrêa, com a finalidade de homenagear o Dia Internacional da Mulher. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - MARIA STELA PRADA

Esposa do Governador do Distrito 4610, fala sobre a importância dos trabalhos realizados pelo Rotary no mundo. Homenageia as rotarianas presentes na solenidade.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Presta homenagem a várias rotarianas.

 

004 - EMIRA GAZEL

Presidente da Comissão da Fundação Rotária, destaca o trabalho voluntário desenvolvido pela entidade voltado à melhoria da qualidade de vida dos mais carentes na comunidade. Homenageia a rotariana Maria Stela Prada.

 

005 - JOSÉ CARLOS CARDOSO

Comandante do 8º Distrito Naval, discorre sobre a importância da presença da mulher em todas as esferas de Poder.

 

006 - DIVA PRADO HORTA DE BARROS FONSECA

Esposa do Governador do Distrito 4430, diz do reconhecimento do trabalho do Rotary e das pessoas que fazem a instituição. Homenageia as mulheres que se destacaram em seu Distrito.

 

007 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Presta homenagem a várias rotarianas.

 

008 - NEUSA ANDRADE FERREIRA CARDOSO DE MELLO TUCUNDUVA

Fala em nome das homenageadas, destacando que a força da mulher está no amor.

 

009 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia número musical.

 

010 - MARIA SILVIA PASSOS MARTINS HAICK

Esposa do Governador do Distrito 4420, discorre sobre as virtudes da mulher dentre muitas, a dedicação em tudo que realiza. Presta homenagem às rotarianas.

 

011 - MARIA MAGNÓLIA GOMIDE PRETONI

Fala em nome das homenageadas do 4420, que agradece o reconhecimento ao trabalho realizado.

 

012 - MARIA LÚCIA MARCONDES CARVALHO VASCONCELOS

Secretária de Estado da Educação, diz da importância das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

 

013 - TEREZINHA DA PAULINA

Assume a Presidência.

 

014 - ROSMARY CORRÊA

Deputada Estadual, homenageia à Senhora Florinda Abud, do Rotary Club de Laranjal Paulista.

 

015 - MARIA REGINA GASPAR ANTUNES CHEDID

Presidente da Associação de Famílias de Rotarianas de São Paulo - Asfar, comenta o trabalho realizado por sua entidade. Homenageia as rotarianas e a Deputada Rosmary Corrêa.

 

016 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência. Presta homenagem a integrantes da Asfar - Associação de Famílias de Rotarianas de São Paulo.

 

017 - TEREZINHA DA PAULINA

Assume a Presidência.

 

018 - MARIA ALICE DE MELLO DO VAL

Fala em nome das homenageadas da Asfar. Destaca o trabalho da Associação.

 

019 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência.

 

020 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, tece comentários sobre os acontecimentos que deram origem as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Destaca o papel da mulher na sociedade.

 

021 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Faz entrega de troféu às integrantes do Coral da Asfar.

 

022 - PAULO EDUARDO DE BARROS FONSECA

Governador do Distrito 4430, comenta a importância das esposas nas ações rotárias.

 

023 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia número musical. Faz leitura de poema. Discorre sobre o seu trabalho como rotariana e como parlamentar. Agradece a presença de todos. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputada, com a finalidade de homenagear as mulheres no Dia Internacional da Mulher.

Nesta sessão solene serão homenageados os distritos rotários, as esposas dos governadores, as esposas dos presidentes de cada clube do distrito, a presidente e as ex-presidentes da Asfar, e as presidentes das Casas da Amizade.

Gostaríamos de agradecer a presença de todos que vieram abrilhantar a nossa sessão. Primeiro, porque aqui é a casa do povo, e segundo, porque nós, mulheres, desculpem-me os homens, estamos comemorando o nosso dia.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, regida pelo tenente-músico, Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a seus músicos presentes e em nome do Tenente-Músico, Ismael Alves de Oliveira, o nosso muito obrigado a vocês. Um salva de palmas a vocês, em sinal de agradecimento. (Palmas.)

Gostaria de nominar as autoridades presentes: Sra. Maria Stela Prada, esposa do Governador do Distrito 4610, uma das mentoras desta sessão solene; Sra. Diva Prado Horta de Barros Fonseca, esposa do Governador do Distrito 4430, também uma das mentoras da nossa sessão solene; Sra. Maria Sílvia Martins Haick, esposa do Governador do Distrito 4420, que também teve a idéia da realização da nossa sessão solene; Sra. Regina Chedid, Presidente da Associação de Famílias dos Rotarianos, que foi a primeira a ter a idéia de fazer esta sessão, e contou prontamente com a colaboração e o empenho de todas as esposas de todos os distritos da nossa área. Agradecemos muito a presença - é o bendito fruto entre as mulheres - do Almirante José Carlos Cardoso, comandante do 8º Distrito Naval, de São Paulo. Representando o Sr. Governador do Estado, Dr. José Serra, a nossa amiga, Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Dra. Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos. (Palmas.) Minhas queridas colegas, Deputada Terezinha da Paulina e Maria do Carmo Piunti, que prestigiam esta sessão. (Palmas.)

Neste momento, gostaria de passar a palavra a Maria Stela Prada, esposa do Governador do Distrito 4610, que vai falar em nome do distrito.

 

A SRA. MARIA STELA PRADA - Exa. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, demais autoridades já mencionadas pelo protocolo, minhas senhoras e meus senhores, muito especialmente a todas vocês, mulheres, do meu distrito.

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres dedicadas ao Rotary... E para que possamos melhor definir esta importância, teremos de em poucas palavras explicar para os presentes o que é e o que faz o Rotary no Mundo.

Rotary é uma organização internacional delicada à prestação de serviços humanitários. Os homens e as mulheres associados ao Rotary são líderes profissionais e empresários que dedicam-se a melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes, nas respectivas comunidades e no mundo. Os Rotary Clubs implementam grande variedade de projetos de prestação de serviços visando combater a pobreza, a fome, o analfabetismo, o uso de drogas e a poluição.

Serviços à juventude são enfatizados. Trabalhando com e pelos líderes de amanhã, o Rotary patrocina clubes de prestação de serviços para pessoas jovens e oferece programas de orientação profissional. Onde existe uma necessidade, Rotary encontra soluções. Apolíticos e não governamentais, os Rotary Clubs são autônomos e formulam soluções inovadoras para atender necessidades comunitárias.

Através de projetos de imunização infantil, postos de saúde, clínicas dentárias e sistemas de saneamento e água potável, rotarianos ajudam a melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes.

Rotarianos combatem o analfabetismo patrocinando programas que fortalecem a educação básica e profissionalizante, bem como o treinamento de professores.

Seja à frente de campanha internacional pela melhoria de saúde ou liderando campanhas de alfabetização, Rotary utiliza com sucesso os recursos e o know-how à sua disposição para produzir mudanças positivas.

Os rotarianos apóiam projetos internacionais através da Fundação Rotária, entidade criada em 1917 com o propósito de fazer o bem no mundo, cujas atividades são financiadas graças às contribuições dos rotarianos.

Subsídios humanitários da. Fundação Rotária financiam projetos que contam com o patrocínio de Rotary Clubs em pelo menos dois países nos setores de atendimento e suprimentos médicos, água potável alimentação, treinamento profissionalizante e educação - especialmente nos paises em desenvolvimento. Atualmente, mais de 200 subsídios da Fundação financiam as atividades de voluntários do Rotary em mais de 50 países.

Os programas de intercâmbio do Rotary incentivam o fluxo livre de idéias e oportunidades no exterior. Por intermédio do Rotary, jovens, estudantes e profissionais entram em contato com culturas e pessoas de outras nações e, ao regressar aos respectivos países, disseminam os conhecimentos adquiridos. Cerca de 8.000 alunos de segundo grau participam anualmente do programa de Intercâmbio de Jovens de curta ou longa duração.

As Bolsas Educacionais da Fundação Rotária são o maior programa de bolsas internacionais financiado por fundos privados do mundo.

A erradicação da poliomielite é uma das maiores prioridades do rotary, requerendo a imunização de todas as crianças menores de 5 anos de idade no mundo. Mais de um bilhão de crianças foram imunizadas contra a pólio desde 1985.

Rotary é o principal representante do setor privado nessa iniciativa internacional da área de saúde. Os parceiros do setor público incluem a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Fundado em 1905, o Rotary é a primeira organização de clubes dedicados à prestação de Serviços do mundo. Guiada pelo lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si", a organização batalha pelo alcance da verdade, justiça, melhores relações entre os povos e paz mundial.

Rotary congrega em 205 países cerca de 1.201.094 pessoas, em mais de 32.455 clubes. Rotarianos reúnem-se semanalmente para planejar atividades de prestação de serviços.

Enumeremos alguns dados importantes:

2 bilhões de crianças foram vacinadas contra a pólio no mundo; 5 bilhões de pessoas foram salvas da deficiência causada pela pólio; 1 milhão de mortes pela pólio foram evitadas; a taxa de mortalidade pelo sarampo diminuiu 50%.

Agora temos outros grandes desafios pela frente: os efeitos do analfabetismo são tão destrutivos quanto os de uma doença, com a diferença que não existe nenhum antibiótico ou vacina capaz de eliminar ou prevenir.

Outro desafio que também enfrentaremos: a cultura de guerra e não da paz gera conflitos inimagináveis. A Paz não seria a ausência de guerra no Mundo? Aí vemos outra batalha que o Rotary está assumindo, temos até as Bolsas pela Paz Mundial...

Desde a sua fundação, em 1905, até 1989, o Rotary foi um autêntico "Clube da Bolinha" .

Passados estes 84 anos, nós mulheres, independentemente de nosso estado civil, tivemos as portas abertas para nos associarmos, em plena igualdade de condições com os homens, isto é, desde que exerçamos uma profissão que nos qualifique para tanto.

A evolução da presença feminina em Rotary foi lenta, porém firme. Hoje, dentre um milhão e duzentos mil rotarianos do Planeta, 172.256 são do sexo feminino. No Brasil, a presença atuante de 8.171 rotarianas coloca nosso país em segundo lugar, superado apenas pelos Estados Unidos.

Dos 54 clubes que atualmente integram nosso Distrito, 11 deles têm na sua liderança mulheres Presidentas. Com estes dados provamos a inquestionável importância da presença feminina , dando sua inestimável colaboração à liderança rotária.

Neste dia em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher , vamos homenagear as mulheres do Distrito 4610 de Rotary Internacional que exerceram importante papel no Ano rotário 2006/2007.

Finalizamos afirmando que todos precisam conhecer nossos programas para nos apoiar. Mostremos o que fazemos, iluminemos nossos caminhos para que todos possam nos acompanhar. Meus agradecimentos e um bom dia a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência vai continuar nominando algumas autoridades: Vereadora Lenice Lemos, que representa neste ato, o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Antônio Carlos Rodrigues; Vereadora Sandra Takakura, da cidade de Tietê; Major Psicóloga, Maria Luíza Pigini Santiago Pereira, que representa neste ato o Exmo. Sr. Major-Brigadeiro-do-Ar, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Comandante do IV Comando Aéreo Regional, e na sua pessoa, quero agradecer a todas as nossas mulheres da Aeronáutica, que nos dão o prazer de suas presenças; Sra. Lidiarlete Castilho, representando o Sr. Secretário da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho; Sr. Ney Cardoso, representando o Deputado Estadual, Antonio Salim Curiati; Coronel PM Fátima Ramos Dutra, que hoje comanda o CAES, Centro de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar.

Queria que a comandante Fátima ficasse em pé para que todos pudessem vê-la, pois foi a primeira secretária da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, na gestão Geraldo Alckmin. E sabem por que ela teve que responder? Porque a nossa Constituição do Estado de São Paulo, quando fala na estrutura da Polícia Militar, diz: “que só poderão exercer os cargos de comandante da Polícia Militar e chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, os oficiais do quadro masculino da Polícia Militar”. Portanto, se houver coronel feminino, como é o caso da Fátima, não pode responder, pela nossa Constituição. Imaginem. E o Sr. Governador Geraldo Alckmin resolveu que iria colocar a Fátima para ser a chefe da Casa Militar, e ele teve que colocá-la respondendo, porque a nossa Constituição não permite que ela efetivamente ocupasse o cargo. (Palmas.)

Vejam, ainda, 08 de março de 2007, a nossa situação! Mas, enquanto Deputados desta Casa, já existe um projeto de emenda constitucional, alterando esse artigo da Constituição, dizendo que tantos os membros do quadro masculino quanto do quadro feminino da Polícia Militar poderão exercer esse cargo. Muito obrigada pela presença, Fátima.

Também quero agradecer as seguintes presenças: Coronel Ariomar Martins Gago, que representa o Comando Militar do Sudeste; Márcia Buccelli Salgado, Delegada de Polícia, que coordena as Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo; Maria Cristina Mariz Masagão, que representa neste ato o Sr. Secretário de Estado das Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo; Major PM Tânia Mara Lima, diretora de divisão de ensino; Deputada Estadual Ana Martins; Sra. Maria Lúcia Fuglini, Primeira-Dama de Laranjal Paulista; Sra. Jane Penteado, representando o Movimento Mulheres da Verdade; Evelina Forstan Marques, coordenadora da Casa de Apóio à Criança com Câncer, do ABC. No decorrer da sessão, citaremos outras autoridades.

Maria Stela, o microfone é seu para você poder fazer as suas homenagens.

 

A SRA. MARIA STELA PRADA - Eu tive uma missão um pouco difícil, porque ao saber que teria de escolher pessoas para serem homenageadas, confesso que fiquei profundamente preocupada, porque no nosso Distrito, o 4610, temos uma gama considerável de personalidades femininas que certamente fariam jus a essa consideração.

Diante disso, usei de um critério que achei justo. Vou agora homenagear três mulheres especiais que durante este Ano Rotário conseguiram, apesar dos inúmeros compromissos de ordem pessoal, dedicar a esta esposa de governador a sua inestimável colaboração. Em primeiro lugar gostaria que aqui viesse Maria Tereza de Barros Pimentel. (Palmas)

Eu destaco a presença desta leal e sempre amiga Maria Tereza de Barros Pimentel que aceitou, para minha alegria honra, ser minha conselheira pessoal neste Ano Rotário de 2006/2007.

Maria Tereza de Barros Pimentel é a atual Presidente da Afrosp, Associação Feminina do Rotary Club de São Paulo e também esposa do ilustre rotariano Eduardo de Barros Pimentel, Presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo.

Maria Tereza de Barros Pimentel sempre trabalhou junto à sociedade de senhoras de rotarianos. Ela começou em Campinas. Toda sua vida foi voltada para atividades comunitárias. Já foi vice-Presidente em 1962 e depois Presidente em 1963 da Associação de Senhoras dos Rotarinos de Campinas. Fundou várias casas de amizade e sempre se dedicou a trabalhos junto a asilos, creches, hospitais e orfanatos.

Maria Tereza de Barros Pimentel, é com imensa honra que entrego para você esta homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Que ela receba também as flores.

 

A SRA. MARIA TEREZA DE BARROS PIMENTEL - Esta homenagem estou dedicando a todas as senhoras. Todas têm o mesmo valor, pois todas trabalham bastante. Muito obrigada.

 

A SRA. MARIA STELA PRADA - Agora eu chamo a querida amiga Emira Gazel. Emira Gazel é esposa do Governador Marco Antonio Gazel. O Sr. Marco Antonio Gazel atualmente é Presidente da Comissão da Fundação Rotária.

Emira Gazel está exercendo a difícil função de ser a minha instrutora rotária feminina. Ela está sempre ao meu lado, seja me dando assessoria em assuntos rotários, seja, acima de tudo, como amiga e companheira. Ela é executiva da M.A. Gazel, onde atua na área administrativa e financeira. É com muita honra que entrego a você esta homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MARIA STELA PRADA - Chamo agora a Sra. Daniela da Costa.

Daniela é esposa do Governador Sizenando Affonso, nosso instrutor rotário distrital. Saliento que este cargo é exercido por pessoas de apurada cultura e grande capacidade.

A Daniela está exercendo a função, neste Ano Rotário, de minha secretária e também com muita dedicação colocando toda sua jovialidade à disposição dessa esposa de governador.

Ela é advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho, pela PUC. Acompanha todas as atividades em Rotary, seja no Rotary Club de São Paulo, seja no Distrito.

Daniela, é com muito prazer que presto esta homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agora vamos chamar as Presidentes da Casa da Amizade. A Maria Stela Prada vai fazer a entrega da homenagem.

Começamos com Débora Regina Cavamura, Casa da Amizade em Embu e esposa do Presidente do Rotary Club do Embu.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Valni Malandrini, da Associação Rotary de São Paulo Lapa e esposa do Presidente do Rotary Club São Paulo Lapa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Ângela Dorotéia Eti, Associação de Família de Rotarianos de São Paulo Jaguaré.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Dalva Maria Póla, Associação de Família de Rotarianos de Taboão da Serra.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A Regina vou deixar para ser homenageada aqui em cima, viu Maria Stela Prada.

Agora vamos chamar as esposas dos governadores assistentes: Bruna Bárbara Bianchi, Rotary Club de Santana do Parnaíba.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria Cecília Azevedo, Rotary Club São Paulo Memorial da América Latina.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria Virgínia Costa Gonçalves, Rotary Club São Paulo Pinheiros.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Sueli Franco, Rotary Club São Paulo Butantã.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Vânia Gioelli Ribeiro Dias, Rotary Club São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agora vamos chamar as esposas de Presidentes: Aparecida Guedes, Rotary Club de Juquitiba.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Dirley Flávia Fonseca Tavares, Rotary Club de Jabaquara.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Isabella Maria Jaloreto, Rotary Club de Pinheiros.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Madia Rosana Saba, Rotary Club de Santana do Parnaíba/Centro Histórico.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria das Graças Giardino, Rotary Club Perdizes.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria de Lourdes, Rotary Club São Paulo Oeste.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria do Carmo Camargo, Rotary Club São Paulo República.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria Elizabeth Torres, Rotary Club São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Maria Inês Camargo Consolmagno, Rotary Club Cotia/Granja Viana.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Marili Cecília Rodrigues Tanure Tricário, Rotary Club Jardim das Bandeiras.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Mylene Lopez Carpigiani, Rotary Club Alto de Pinheiros.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Paula Cristina Acirón Loureiro, Rotary Club de Caxingui.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Ruth Stefanelli Wagner Vallejo, Rotary Club Sumaré.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Vera Lúcia Malaman Belotto, Rotary Club de Taboão da Serra.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - E agora, dentro do Distrito 4610, as Presidentes dos Clubes: Adélia Edelma Antunes, Rotary Club São Paulo Bela Vista.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Carla Bimbo Lungov, Rotary Club São Paulo Jardim América.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Eunice Farias Rossoni, Rotary Club São Paulo Bom Retiro.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Iracy Sobral da Silva, Rotary Club São Paulo Campo Limpo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Margarete Maciel Cardoso, Rotary Club Cotia/Caucaia do Alto.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Marisa Castelli Chuery, Rotary Club São Paulo Barra Funda.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Neuza Regina Válio Gomes Garcia, Rotary Club de Barueri.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Yeda Mafra Bernardes Lenza, Rotary Club Brooklin.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência pergunta se alguma Presidente da Casa de Amizade, Esposa de Presidente, Esposa de Governador Assistente ou Presidente de Clube do 4610 não foi chamada. Se não foi chamada, por favor, levante-se para que a gente saiba. Alguém não recebeu?

Chamamos para receber a homenagem Ana Olga. Queira desculpar.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PREIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Acho que agora todas receberam.

Falará em nome do Distrito 4610, para um breve agradecimento, a Sra. Emira Gazel.

Quero também citar a presença da nossa querida Deputada Célia Leão.

 

A SRA. EMIRA GAZEL - Exma. Sra. Dra. Rose, e demais autoridades já enunciadas pelo protocolo. Deputada, parabéns pela sua iniciativa, pois são atos como este, que incentivam cada vez mais o trabalho da mulher.

Cada uma de nós que hoje está sendo homenageada, desenvolvendo trabalho voluntário voltado à melhoria da qualidade de vida dos mais carentes na comunidade em que está inserido o Rotary Clube ao qual pertencemos.

O trabalho desenvolvido como presidentas dos clubes, esposas de presidentes, esposas dos governadores assistentes, esposas dos governadores, presidentes das associações ou casas da amizade tem características próprias, porém visando sempre a mesma fmalidade.

Umas estão à frente dos trabalhos planejando as atividades, outras estão executando as tarefas planejadas, outras fornecendo subsídios, muitas vezes bastante teóricos, para que as metas sejam alcançadas dentro dos princípios de ética e moral que rege o Rotary. Mas para que essa grande orquestra de voluntárias esteja afinada, é preciso uma maestrina.

Maria Stela, se você não fosse a grande mulher que é, sempre disponível ao nosso chamado, alegre, cativante, ativa, decidida, incentívadora, um verdadeiro "furacão" como é conhecida pelos mais íntimos, o trabalho voluntário de suas comandadas não teria surtido efeito que tem. Você é a grande homenageada do dia. Todos estes troféus recebidos hoje também lhe pertencem.

Em nome de todas as homenageadas do Distrito 4610 gostaria que você aqui viesse para receber uma singela lembrança que marcará para sempre o maravilhoso trabalho que você desenvolveu durante o ano da governadoria do seu esposo, o governador Clovis Prada. Parabéns por você ser esta pessoa tão especial.

 

* * *

 

- É feita a entrega da lembrança à Sra. Maria Stela Prada.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Vou pedir agora que use a palavra, o nosso comandante do 8º Distrito Naval, Almirante José Carlos Cardoso, que faz questão de homenagear as mulheres no Dia Internacional das Mulheres.

 

O SR. JOSÉ CARLOS CARDOSO - Primeiramente quero agradecer o convite amável da nobre Deputada Rosmary Corrêa. Solicitei permissão para dirigir a palavra a todas as senhoras presentes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher porque preso a outros compromissos, terei de me ausentar e não poderia deixar de dar o testemunho de alguém que está na Marinha há algum tempo.

A Marinha foi pioneira ao receber a mulher nas Forças Armadas e gostaria de anunciar que num futuro próximo teremos a primeira almirante do Corpo Feminino.

Um outro registro que gostaria de fazer é que sou solidário a essa emenda constitucional, porque trabalhei com a Coronel Fátima nos últimos meses e fui testemunha da sua competência. Eu diria até que somente as mulheres coronéis é que poderiam ser chefes da Casa Militar. Digo isso diante da competência que vi, evidentemente, da Coronel Fátima. Talvez possa se avançar um pouco mais.

E a outra, eu gostaria de fazer um registro aqui. Entre os anos de 95 e 97, a Marinha me mandou exilado a Paris, onde fiquei como adido naval por dois anos e mantive um estreito contato com a Marinha francesa. Uma das coisas que me chamou a atenção, e até hoje eu guardo na lembrança, foi um estudo apresentado pela Marinha francesa sobre a oportunidade e a adequabilidade do embarque de mulheres em navios da Armada francesa. E esse estudo estabelecia o percentual ideal de mulheres embarcadas em cada navio. O ideal seria 16% de mulheres embarcadas.

Aquilo me chamou a atenção. Curiosamente, acabei sabendo o porquê dos 16%. O estudo completo dizia que não poderia ser menos de 5%, senão elas seriam engolidas a bordo. Elas não teriam realmente como sobreviver, elas seriam engolidas pelos homens. E acima de 23 elas tomariam conta do navio. Então, a proporção ideal seria os 16%.

Isso retrata e registra realmente a importância da mulher, e que hoje vemos na política internacional, já assumindo a Presidência do país, como no Chile, a primeira-ministra da Alemanha, e evidentemente é um caminho sem volta. Daqui a alguns anos, seremos dominados pelas mulheres. Ainda bem.

Tenho que me ausentar agora, eu tenho compromissos, o dia está um pouquinho complicado, mas deixo a minha saudação a todas as mulheres aqui presentes. Muito obrigado. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradeço ao Almirante José Carlos Cardoso, que gentilmente veio aqui para também trazer a sua homenagem às mulheres no Dia Internacional das Mulheres.

Gostaria de anunciar a presença de nosso Secretário de Estado de Ensino Superior, Secretário da Saúde, Secretário da Educação, diretor do Pérola Byington, amigo de todas as mulheres, meu querido Deputado e hoje Secretário, José Aristodemo Pinotti, que também nos dá o prazer da sua presença. (Palmas)

Neste momento passo a palavra para a Sra. Diva Barros Fonseca, esposa do Governador do Distrito 4430, para que ela faça as suas homenagens.

 

A SRA. DIVA PRADO HORTA DE BARROS FONSECA - Deputada Rosmary Corrêa, demais autoridades presentes, já anunciadas, Presidentas de clubes, cônjuges, convidadas, o Governador Paulo Eduardo e eu temos plena consciência da importância da mulher em nosso Distrito 4430 e a estamos valorizando cada vez mais, valorizando seu trabalho e sua presença em todos os eventos rotários.

O reconhecimento em Rotary é a única forma que temos para agradecer o muito que as pessoas fazem pela nossa instituição, o quanto elas se doam, inclusive acredito que seja o momento de tecer algumas considerações acerca da homenagem por meio do troféu que vocês estão recebendo. Essa obra de arte foi desenvolvida pelo artista plástico Rodrigo Bittencourt, de Mogi das Cruzes, apresentado a nós pela querida Mara. Ele simboliza a entrega da mulher a todos os seus ideais, a todos os seus projetos, a tudo a que ela se dispõe a fazer, e faz muito bem. Então, vocês têm agora o simbolismo dessa obra que vocês irão receber.

Iniciaremos prestando justas homenagens a três mulheres que muito fizeram, e fazem, pelo nosso Distrito, mulheres fortes, comprometidas com os ideais rotários e que tenho certeza são unanimidade em nosso Distrito em conduta moral e ética.

A primeira delas é Catharina Della Manna Fló, esposa do Governador do Distrito 4430, gestão 75/76, Lourenço Fló Jr., decano do nosso Colégio de Governadores, que nos deixou no ano passado, para cumprir sua missão no plano espiritual. Catharina, mulher forte, comprometida com os ideais de Paul Harris, é uma pessoa com a qual sempre podemos contar. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A segunda homenageada do nosso Distrito é Neuza Andrade Cardoso de Melo Tucunduva, esposa do Governador do nosso Distrito 4430, Ruy Cardoso de Melo Tucunduva, gestão 98/99, atual Instrutor Distrital do Paulo Chedid. Pessoa amiga, Neuza, carinhosa, companheira de todas as horas, a palavra certa no momento certo. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

Nossa terceira homenageada especial é Maria Regina Antunes Chedid, esposa do Governador do Distrito 4430, ano 95/96, Governador Paulo Chedid, e que neste ano rotário tão bem está conduzindo a Associação das Famílias de Rotarianos de São Paulo - ASFAR. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

Minhas amigas, é de suma importância fazer crescer a consciência de que a mulher assumiu o seu papel de profissional, e portanto deve tornar-se rotariana, dando legitimidade ao princípio da classificação e representatividade profissional em nossos Rotary Clubes.

Não menos importante é fazer que a mulher de rotariano tenha conhecimento rotário, esteja envolvida com os trabalhos do Rotary e participe deles com todo empenho.

Amigas do Distrito 4430, vocês são as mulheres que estão fazendo a diferença neste ano rotário em nosso Distrito. Vocês, juntamente com seus cônjuges, são as responsáveis pelo sucesso da gestão 2006/07, seja com a maciça participação em nossos seminários, demonstrando que querem conhecer cada vez mais os programas e metas de nosso Rotary Internacional e do Distrito, seja participando dos eventos promovidos pela Governadoria, fazendo que a energia fortalecida com a somatória de esforços fosse dirigida para objetivos comuns.

Vocês fazem a diferença nos seus clubes e em nosso Distrito, mostrando que a mulher se interessa cada vez mais pelo Rotary e quer trabalhar por seus ideais. A vocês, mulheres comprometidas e atuantes, e que fazem a diferença em nosso Distrito, todo o nosso agradecimento e reconhecimento. Muito obrigada. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Neste momento vou iniciar a chamada das Presidentes, esposas de Governadores, esposas de Presidentes, para que recebam também a sua lembrança, pela Sra. Diva.

- Esposa do Governador assistente da Área I - Samira Jacob Suaide Baccaro;

- Presidente do Rotary Club Vila Gomes Cardim - Cecília Guerra de Almeida;

- Representando a esposa do Presidente do Rotary Leste, Sueli Pimentel Colognese - Neli Fozati de Morais;

- Esposa do Presidente do Rotary Liberdade e Presidente da Asfarli - Associação das Famílias dos Rotarianos do Liberdade - Edith Horibe;

- Esposa do Presidente do Rotary Brás - Susete Martins Silva

- Representante do Presidente do Rotary Cambuci - Neide Gonçalves;

- Esposa do Governador assistente da Área II - Maria Cristina Brussolo;

- Esposa do Presidente do Rotary Água Rasa e Presidente do Gerar - Associação de Esposas de Rotarianos do Água Rasa - Carlota Ciarlaniello Soldaini;

- Esposa do Presidente do Rotary Vila Formosa e Presidente da Associação de Famílias de Rotarianos de Vila Formosa - Eliana Maria Ambrosio Saurin;

- Esposa do Presidente do Rotary Club Tatuapé e Presidente da Associação das Esposas dos Rotarianos do Tatuapé - Adelaide Rodrigues da Silva Ueta;

- Representante da esposa do Presidente do Rotary Piqueri Novas Gerações - Cristiane Brussolo Rios;

- Esposa do Presidente do Rotary Alto da Mooca - Sandra Kwast;

- Presidenta do Rotary Club Vila Alpina - Neusa Brombai Lopes Armesto;

- Esposa do Presidente do Rotary Mooca - Miriam Manzane Calvente;

-              Esposa do Presidente do Rotary São Miguel Paulista e Presidente da Casa da Amizade de São Miguel - Maura Vidal Ramos Chagas, rerepsentada por Maria das Graças Barbosa Muriani;

-              Esposa do Governador assistente da Área V - Agnea Aparecida da Silva Faria;

-              Presidenta do Rotary Mandaqui - Maria de Lourdes Schiavetti;

-              Esposa do Governador assistente da Área VI - Gislene Carvalho Torelli;

-              Presidente da Casa da Amizade de Vila Guilherme - Vera Lico;

-              Presidente do Rotary Santana - Virginia de Cássia Barbosa Laira;

-              Presidente do Rotary Freguesia do Ó - Vera Lúcia Penteado de Freitas Borges;

-              Esposa do Presidente do Rotary Norte - Gelse Mankel Rimoli Kock;

-              Esposa o Presidente do Rotary Noroeste - Dora Maira Leme do Prado Gerodetti;

-              Esposa do Governador assistente da Área VIII - Teresa Grigoletto Secco;

-              Esposa do Presidente do Rotary Guarulhos e Presidente da Casa de Amizadede Guarulhos - Sonia Regina Sobral de Godoy;

-              Esposa do Presidente do Rotary Guarulhos Sul e Presidente da Casa da Amizade de Guarulhos Sul - Maria Rosa de Almeida Longo;

-              Esposa do Presidente do Rotary Guarulhos Norte centenário e Presidente da Casa de Amizade de Guarulhos Norte Centenário - Márcia Cristina Buzin;

-              Esposa do Governador assistente da Área IX - Cacilda Soares da Costa;

-              Esposa do Presidente do Rotary de Mogi das Cruzes e Presidente da ASFAR de Mogi das Cruzes - Lya Alves Santana Bernardo;

-              Esposa do Presidente do Rotary de Mogi das Cruzes Norte - Patrícia Nóbrega;

-              Esposa do Presidente do Rotary de Mogi das Cruzes Oeste - Cleide Aparecida Fernandes Ferraz;

-              Esposa do Presidente do Rotary de Mogi das Cruzes Vila Suissa - Regina Helena Tavares Parison de Mello;

-              Presidente da Casa da Amizade de Mogi das Cruzes - Silvia Porto Razel;

-              Presidente da Associação de Famílias de Rotarianos de Suzano - Maria Ângela;

-              Esposa do Governador assistente da Área III - Conceição Aparecida Dias Parisi;

-              Rotary Club de Artur Alvim - Bete Ito;

-              Esposa do Presidente do Rotary Parada Inglesa - Leila Pedroso;

-              Esposa do Governador assistente - Jadir.

Peço àquelas que não foram chamadas que se apresentem para receber a homenagem. É tanta lista, tanta relação, que temos que certificar quem tinha chegado e quem não tinha chegado, e de repente nós podemos deixar de citar alguém.

Em nome do 4430, vai fazer os agradecimentos a nossa querida homenageada, Neuza Tucunduva.

 

A SRA. NEUZA TUCUNDUVA - Coube-me agradecer, em nome de Catharina Della Manna Fló, Maria Regina Antunes Chedid e de todas as presidentes aqui homenageadas, tanto dos Clubes como das Casas da Amizade, também as cônjuges e no meu próprio nome, a homenagem e honraria hoje aqui recebida.

Nesta semana em especial muito se tem falado e escrito sobre a mulher, sua força, sua garra, suas conquistas. As conquistas são profissionais, são conquistas das liberdades individuais, das liberdades sociais, sexuais, educacionais e outras tantas mais.

Entretanto, acredito que a maior força da mulher ainda está no amor, na capacidade que tem de amar, que a leva a superar os seus limites, conseguindo alcançar seus objetivos. Na maior parte das vezes com um lindo sorriso no rosto.

Terminando esta homenagem de agradecimento gostaria de dizer que o amor é o sinônimo de mulher.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero anunciar a presença do Sr. Clóvis Prada, Governador do Distrito 4610; Sr. Paulo Eduardo de Barros Fonseca, Governador do Distrito 4430; Sr. Marcelo Demério Haick, Governador do Distrito 4420. Agradeço muito a presença dos três Governadores que vieram engalanar nossa Sessão Solene.

Quero citar os nossos sempre Governadores pertencentes ao Colégio de Governadores: Ruy Cardoso de Mello Tucunduva, Governador do Distrito 4430, entre 1998 e 1999; Paulo Chedid, Governador do Distrito 4430; Sizenando Affonso, Governador do Distrito 4610, no período 91/92.

Quero agradecer ao Deputado Ricardo Castilho pela presença, à Sra. Flávia Cutulo, Diretora de Comunicações do Metrô e que representa o Secretário de Transportes Metropolitanos, ao Sr. José Luiz Portella; à Dra. Maria Helena Marques Braceiro Daneluzzi, neste ato representando o Excelentíssimo Senhor Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo, Procurador-Geral do Estado; à Sra. Gladys Abud Rodrigues, vice-Presidente da Confederação Women´s Club do Brasil; ao Sr. Newton Cavalieri, Diretor da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; à minha querida amiga Ivete, Presidente da Rede de Combate ao Câncer, de Itatiba.

Teremos agora a apresentação do Coral da Asfar - Associação de Famílias dos Rotarianos. Peço à nossa maestrina que anuncie as músicas que serão cantadas.

 

A SRA. ANA MARIA AGGIO - Bom dia a todos. Nós vamos apresentar “Cantoras da Asfar”, “Nas Penas do Tié”, uma música folclórica, “Canção do Mar” e, para terminar, a música que realmente vai homenagear a todas: “Mulher”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Na pessoa de Ana Maria Aggio, nossa maestrina, queremos agradecer pela belíssima apresentação.

Esta Presidência concede a palavra à Senhora Maria Silvia Passos Martins Haick, esposa do Governador do Distrito 4420, que prestará suas homenagens.

 

A SRA. MARIA SILVIA PASSOS MARTINS HAICK - Excelentíssima Deputada Rosmary Corrêa, demais autoridades civis e militares, Srs. Governadores de Distrito Clóvis Prada, Paulo Eduardo de Barros Fonseca, Marcelo Haick, queridos rotarianos e familiares, que tenhamos todos um iluminado dia. Sim, iluminado pelas virtudes femininas.

É dessas virtudes que eu gostaria de falar nesta comemoração. Todos sabemos que ser mulher nos dias de hoje significa aceitar um desafio, o das múltiplas tarefas, e ainda encará-lo como uma grande oportunidade de crescimento. Seja pessoal, ou de parentes próximos, ou ainda de desconhecidos.

Um crescimento que tem dinâmica própria, chamada dedicação. Quantas oportunidades de crescimento nos são oferecidas durante nossa vida? São tantas quantos os papéis que assumimos. Nesta data homenageamos, simbolicamente, através das mulheres aqui representadas, o desprendimento, a bravura das lutas feministas, a dedicação, o enxergar mais longe, o dinamismo, a capacidade intelectual e, acima de tudo, o dar de si.

Que maravilha o Distrito 4420 poder destacar Maria Magnólia Gomide Pretoni, rotariana do Rotary Clube São Paulo-Nove de Julho, esposa do ex-Diretor tesoureiro José Alfredo Pretoni, com tantos anos de trabalhos sociais; Cloris Hernandez, Presidente do Rotary Clube São Paulo-Ipiranga, genuinamente uma liderança feminina, e Evelina Forster Marques, esposa de rotariano que com muita doçura e coragem está à frente da administração do Projeto Crescer de Santo André, a Casa de Apoio às Crianças com Câncer do ABC.

Que dessa forma possamos nos sentir representadas na busca de muitos momentos felizes. Que tenhamos todos um mundo iluminado! Obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Enquanto a Silvia desce para fazer a entrega das homenagens, quero citar a presença do nosso Governador do Distrito 4430, Waldemar Lopes Armesto, e o próximo Governador do Distrito 4430, nosso companheiro Ronald D´Elia.

Aproveito para cumprimentar a Sra. Terezinha Favari, esposa do superintendente da Associação Comercial Distrital Santana.

 

A SRA. MARIA SILVIA PASSOS MARTINS HAICK - O Distrito 4420 destaca três mulheres de grande valor: Maria Magnólia Gomide Pretoni, sócia fundadora e primeira Presidente do Rotary Clube São Paulo 9 de Julho, professora de Letras, esposa de José Alfredo Pretoni, ex-Diretor tesoureiro de Rotary Internacional, ex-Curador da Fundação Rotária e, atualmente, Presidente da Associação Brasileira da The Rotary Foundation.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MARIA SILVIA PASSOS MARTINS HAICK - Com muito prazer apresento Clóris Hernandez, que é a presidente do Rotary Club de São Paulo - Ipiranga, professora de inglês e espanhol, tradutora, empresária no ramo de distribuição de utilidades domésticas, rotariana desde 2003, foi indicada presidente do clube com apenas 10 meses de clube e já está reeleita para a gestão 2007-2008. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MARIA SILVIA PASSOS MARTINS HAICK - Apresento Evelina Foster Marques, profissional competente, conduz com muita responsabilidade e amor a Casa de Apoio às Crianças com Câncer de Santo André, o Projeto Crescer. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Neste momento, para que a Maria Sílvia possa continuar com as suas homenagens, chamo as rotarianas do Distrito 4420: Ofélia Cinelli, Rotary Club de Diadema; Márcia Deus D’Eu, Rotary Club de Diadema; Fauzía Cristofi, Rotary Club de São Paulo - Sul; Lúcia Sauerbronn, esposa do presidente do Rotary Club de Santo André; Míriam dos Santos, esposa do presidente do Rotary Club de São Paulo - Anchieta; Liliane Moblicci, esposa do governador assistente Pérsio Moblicci, área III; Rosemary França, presidente do Rotary Club de Cubatão; Neusa Lacava, presidente do Rotary Club de São Caetano, Leste. (Pausa.) Cristina Nóbrega, Samira Chacur e a Ivete, todas do 4420.

Falará em nome das homenageadas do 4420, Maria Magnólia Pretoni.

 

A SRA. MARIA MAGNÓLIA PRETONI - É justo e necessário que agradeçamos em nome das mulheres do Distrito 4420, e em meu próprio, a distinção do reconhecimento a nós prestado, especialmente a Rosmary Corrêa, nossa representante maior nesta Casa do Povo.

Um aplauso carinhoso à Regina Chedid, nossa anfitriã. (Palmas). Também um aplauso a esse coral maravilhoso da ASPAR. (Palmas).

Não posso deixar de aqui aplaudir as três senhoras de governadores, Maria Sílvia, Maria Estela, e a Diva, que são realmente furacões do Bem. Obrigada, porque somos muito bem representadas por elas. (Palmas.)

Sem falta modéstia e parafraseando o nosso poeta maior: “Os homens que nos perdoem, mas a participação das mulheres é fundamental para um grande sucesso”.

Ela incentiva, ela administra, ela acarinha, ela agrega com sabedoria, inteligência, e fortalece sobremaneira o Rotary aqui e no mundo.

Obrigada em nome de todas essas mulheres maravilhosas. Aos homens que aqui vieram para nos aplaudir, tiramos o nosso chapéu. (Palmas).

Esse reconhecimento feito aqui, na Casa do Povo, realmente nos dá uma motivação maior para continuarmos a aprimorar a nossa dedicação aos que mais necessitam, aprimorando cada vez mais o nosso sucesso.

Um beijo a todos! Às mulheres aqui presentes, os meus parabéns por termos esta oportunidade por sermos reconhecidas pelo trabalho que desenvolvemos. Um dia aqui também estaremos para aplaudir os homens no Dia Internacional dos Homens. Obrigada! (Palmas).

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Fará uso da palavra neste momento, a nossa Secretária da Educação, Maria Lúcia. Como representante do Governador, ela seria a última a falar, mas como tem um compromisso, concedemos-lhe a palavra neste momento.

 

A SRA. MARIA LÚCIA MARCONDES CARVALHO VASCONCELOS - Bom dia a todos e a todas. Peço licença a nobre Deputada Rosmary Corrêa para dispensar o protocolo e não nomear todas as autoridades aqui presentes, mas que já foram nomeadas por ela.

Por que precisamos de um Dia Internacional da Mulher? Qual a importância desta data? A importância desta data é acordar a sociedade como um todo para papel da mulher, a importância da mulher.

É um momento para se homenagear, como hoje aqui se faz, homenagear esse exército de mulheres que fazem e que merecem todo o respeito da nossa sociedade. É um momento, portanto, de marcar a presença feminina na sociedade brasileira.

No entanto, é um momento também de se destacar algumas questões para as quais a nossa sociedade ainda não acordou e ainda não deu conta de resolver.

A cada quatro minutos, uma mulher brasileira é espancada por seu companheiro, ou marido. Isso são coisas para as quais temos que acordar e resolver. É para isso que temos o Dia Internacional da Mulher: para ganharmos espaço e dizermos que na nossa diversidade temos direitos iguais.

Agradeço a todas e deixo aqui principalmente o abraço e as homenagens do Governador José Serra. Muito obrigada. (Palmas).

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Terezinha da Paulina.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TEREZINHA DA PAULINA - PFL - Assomo à Presidência dos trabalhos para que a Deputada Rose faça uso da palavra, homenageando as mulheres que aqui estão.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA -PSDB - Amigas e amigos, eu apenas vou usar a palavra neste momento para fazer uma homenagem - esta é a minha homenagem especial - a uma rotariana, a uma mulher batalhadora, pela qual tenho uma admiração muito grande e que a grande maioria de vocês aqui não conhecem. Acredito que nenhuma de vocês.

Estou falando da minha amiga Florinda Abud Bataglin, que pertence ao Rotary de Laranjal Paulista, lá conhecida como Tia Florinda. Na realidade foi ela quem montou a Guarda Mirim de Laranjal. Praticamente não há na cidade de Laranjal nenhuma pessoa que não tenha sido aluno da Tia Florinda. Desde o empresário, desde o funcionário da prefeitura, os amigos, os funcionários das empresas foram alunos da Tia Florinda.

Lá em Laranjal, se alguém quer alguma coisa, quer saber como faz, ou como deixa fazer, bate na casa da Tia Florinda para conversar com ela. Ela tem um trabalho belíssimo no Rotary. Ela ajuda, é representante da rede feminina do Instituto do Combate ao Câncer lá em Laranjal, está sempre presente em todas as atividades, principalmente, as atividades sociais da região e é uma pessoa extremamente querida.

Conheci a D. Florinda há alguns anos e a partir de então, como costumo dizer, os nossos anjos da guarda se cruzaram. Fiz absoluta questão de, nesta festa de hoje do Dia Internacional da Mulher, homenagear alguém que a grande maioria de vocês não conhece, mas que a partir de agora a conhecerão.

Tenho a absoluta certeza que se trata de uma grande mulher, que merece o nosso respeito e a nossa admiração por tudo aquilo que já fez em prol dos laranjalenses, por aquela cidade maravilhosa. Sou Cidadã Laranjalense e tenho no fundo do nosso coração a nossa primeira-dama, que também está aqui, a quem agradeço pela presença.

Tia Florinda, por favor, aproxime-se daqui, porque faço questão de fazer esta homenagem do Dia Internacional da Mulher com uma mulher brilhante e maravilhosa que a senhora é! Receba, aqui, os nossos aplausos e o nosso carinho por tudo aquilo que a senhora faz! (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. FLORINDA ABUD BATAGLIN - Estou tão comovida, eu não merecia tudo isso que você me faz!

Muito obrigada por tudo, desde o dia em que te conheci. Vamos aplaudir: Viva o Dia Internacional das Mulheres! (Palmas).

 

A SRA. PRESIDENTE - TEREZINHA DA PAULINA - PFL - Concedo a palavra a Regina Chedid, presidente da Associação de Famílias de Rotarianas de São Paulo - Asfar.

 

A SRA. MARIA REGINA GASPAR ANTUNES CHEDID - Saúdo com respeito e admiração a Presidente desta solenidade de celebração do Dia Internacional da Mulher, a ilustre Deputada Rosmary Corrêa.

Em 1985, a delegada Rosmary Corrêa criou a Primeira Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, o que muito nos orgulha. Desde 1990, a Deputada Rosmary Corrêa vem representando com dignidade e brilho a mulher na política brasileira.

Hoje, a Deputada Rosmary muito nos honra ao receber a família rotária, representada pelos três Distritos de Rotary International que atuam na capital, e a nossa Associação das Famílias de Rotarianos de São Paulo, Asfar, para celebrarmos o Dia Internacional da Mulher.

Quero que a Rose e as três mulheres de governadores - Maria Stela, Diva, Sílvia - se levantem. Quero agradecer aos governadores essas mulheres fantásticas que estão aqui.

Estou emocionada! Nunca fico assim, mas estou muito emocionada por estar aqui.

Quero agradecer a essas três a oportunidade de, juntas, podermos estar comemorando este Dia Internacional da Mulher que, afinal, é o nosso dia. Uma salva de palmas a todas! Queria que todos, em pé, saudássemos essas mulheres, porque elas merecem! (Palmas).

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Rosmary Corrêa.

 

* * *

 

Quero saudar especialmente todas as presidentes Asfar aqui presentes. Quero que elas se levantem também, assim como um aplauso especial a todas presidentes. Algumas estão de jaleco vermelho, de uniforme. Quero que todas se levantem para que sejam reconhecidas. São mulheres que nos deram as mãos e nos mostraram o caminho para que pudéssemos estar aqui hoje. (Palmas). Muito obrigada a vocês todas!

Essas mulheres estão representadas aqui, hoje, pela Catharina Della Manna Fló. A Diva já falou também desse ícone, que não é do Distrito 4430. Esse ícone, essa mulher fantástica, exemplo de admiração de todas nós, é do Distrito 4461, antigo Distritão. Gostaria que a Catharina, com esforço, se levantasse um pouco, porque ela também merecer ser homenageada. (Palmas).

Quero saudar Mara Módulo, em nome de todas as esposas de governadores aqui presentes. No ano passado, a Mara não pôde comparecer, por motivos justificados, mas hoje está aqui. Ela é a mentora desse projeto de homenagear as mulheres aqui junto com a Rose. Obrigada, Mara, por toda a força. Você é ótima!(Palmas).

Quero homenagear as esposas dos presidentes presentes em nome de Sueli Pimentel Colognese, esposa do presidente do Rotary Club Leste, também uma mulher batalhadora. Obrigada, Sueli! (Palmas).

Enfim, saúdo todas as mulheres que emprestaram e emprestam seu trabalho, a sua inteligência, o seu tempo, à nossa Asfar, nesse tempo de existência. Não estaríamos aqui, se não fossem essas mulheres extraordinárias. Saúdo a cada presente, carinhosa e efusivamente.

Particularmente, saúdo a cada mulher que assumiu seu destino de transformar a nossa sociedade, como educadora do nosso futuro, como suporte das nossas famílias. Saúdo quem quer e trabalha por um mundo melhor, mais feliz e mais amigo. Com especial carinho saúdo a minha família em nome de Rute Antunes, minha mãe. (Palmas.)

Quero, também, seguindo o exemplo da Magnólia, saudar os homens em nome de um filho de Maria, que é meu filho Lucas Chedid, meu companheiro deste ano. Lucas, levante-se. Quero que todos o vejam. Acho você maravilhoso. Obrigada pela presença! (Palmas.)

Estou muito emocionada. Normalmente não fico assim. Hoje, estou emocionada.

O que nos reúne aqui, hoje e sempre? No que acreditamos que só é possível fazer em conjunto, que não é possível fazermos isoladamente? O que esperamos produzir, unindo-nos uns aos outros? A questão é: queremos transformar o mundo? Queremos transformar nosso País? Queremos ter orgulho de nossa cidade? Queremos ter razões para fazer deste um lugar melhor? Queremos participar de um processo por pessoas melhores?

Esta é a oportunidade de fazer o que é certo, quando ninguém, a não ser você mesma, pode se obrigar a isso. As pessoas são a essência da nossa organização. O nosso objetivo é tornar eficazes os pontos fortes dessas pessoas. O capital intelectual da nossa instituição é o recurso mais importante que temos. Esse capital não é distribuído por nenhuma tesouraria; esse capital não tem preço.

Somos motivadas por uma fé extraordinária: fé na justiça; fé na honestidade e na compaixão; fé na generosidade e na tolerância. O sucesso está na história compartilhada, na parceria dos ideais, nos sonhos comuns, no espírito de reunir e unir, no respeito pela individualidade em benefício da felicidade de todos. O sucesso está na alegre relação de confiança e aqui está a fantástica magia rotária. Estamos todas juntas. O segredo do sucesso é: reunir forças, juntar talentos, habilidades, recursos, vontade, disciplina, dedicação, determinação para alcançar nossos objetivos.

A hora é agregar. A hora é unir. A Asfar oferece esse abrigo, esse conforto; é compreensão e trabalho. Em nome da Asfar, Associação de Famílias de Rotarianos de São Paulo, que reúne esses três distritos maravilhosos, sinto-me feliz e honrada em poder homenagear mulheres que são modelos de dedicação, energia, inteligência e generosidade.

Agradeço a esses três distritos por termos mulheres como a Sílvia, a Diva e a Maristela e podermos homenagear essas fantásticas ex-presidentes da Asfar, que deram um ano de suas vidas e muito mais, porque continuam lá.

Gostaria de deixar um beijo grande para todos e aproveitar a ocasião para fazer uma propaganda.

Realizaremos o nosso bazar nos dias 23, 24 e 25 de abril, o Bazar das Mães, das 13 às 18 horas, na Asfar. Estamos tendo curso de Dança de Salão todas as terças-feiras - que já é um sucesso; vamos ter um curso de Bolo de Reis, de Pão da Amizade e também curso de velas, enfim, estamos desenvolvendo várias atividades e gostaríamos que todas participassem porque a Asfar é a nossa casa, é a casa de todas. Convido todas para que estejam lá conosco, prestigiando o nosso trabalho. Obrigada, Rose, por tudo! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Agora, a Regina vai fazer as suas homenagens.

 

A SRA. REGINA CHEDID - Catharina Fló é a nossa Presidente símbolo. Agora, homenagearemos todas as ex-presidentes da Asfar.

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Vamos começar. A Catarina já está aqui em cima.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Ivete Roberto Martins da Cruz, 1969 a 1970.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Samira Chacur, 1970 a 1971.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Em memória, Sra. Helena de Vasconcelos, que infelizmente já não se encontra entre nós. Receberá a homenagem a sua irmã, Anna Olga Benetek.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Eunice Farias Rossoni, 1976 a 1977.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Marisa Castelli Chuery, 1977 a 1978.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Fauzia Esper Christofi, 1979 a 1980.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Hebe Caiuby Ariani, 1980 a 1981.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Maria de Lourdes Croce, 1981 a 1982.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Maud Felippe Teixeira, 1982 a 1983.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Maria Alice de Mello do Val, 1984 a 1985.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Mirtes Hendriksen, 1985 a 1986.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Maria Luiza de São Thiago, 1988 a 1989.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Tereza Fazolin Mostaço, 1992 a 1993.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Neusa Armesto, 1994 a 1995.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Dina Amato, 1995 a 1996.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Avanny Capua Teppet, 1996 a 1997.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Ruth Cavinato, 2001 a 2002.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Célia Lagreca Acerbi, 2003 a 2004.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Evanir Greco Grimaldi, 2004 a 2005.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Sra. Vera Garcia Guimarães Leardini, 2005 a 2006.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Se deixamos de citar alguma ex-Presidente da ASFAR, por favor, que se apresente. (Pausa.)

 

A SRA. REGINA CHEDID - Agora, vamos chamar a nossa Presidente Rose.

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Regimentalmente, Regina, preciso que outro Deputado assuma a Presidência para eu poder descer. A Deputada Terezinha da Paulina vai assumir a Presidência.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Terezinha da Paulina.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. REGINA CHEDID - A Maria Alice Do Val vai falar em nome de todas as homenageadas da Asfar. Se houver outra encarnação, quero ser como a Maria Alice. Sou uma pessoa muito informal. Como “as furacões” aqui, também faço parte do time.

 

A SRA. MARIA ALICE DE MELLO DO VAL - Quero agradecer, em primeiro lugar, à Deputada Rose. Já nos conhecemos de outras datas. Certa feita ela deu-me um prêmio. Fizemos na associação um curso de voluntariado, capacitado no Hospital das Clínicas, para doentes de câncer e foi o Professor Pillegi quem nos paraninfou. Como a Dona Havanir, nossa Presidente, é um pouco teimosa e estava se sentindo mal na reunião, retirei-a de lá à força para levá-la ao meu médico. Esqueci que eu estava no Hospital das Clínicas e levei-a ao meu médico particular. Isso é que é comercial.

Foi citada aqui como a voluntária mais voluntariosa.

Agora, vamos falar a sério. Quero prestar uma homenagem, com esse troféu, a Adelina Gasparian, que fundou a associação em seis de julho de 1953. (Palmas.) Ela nunca poderia imaginar que hoje seria um dia tão conturbado, até para o Brasil, na política. Temos o Presidente da Alemanha, o Presidente dos Estados Unidos, o Papa está vindo. O Brasil vai para frente agora, se Deus quiser!

Vamos falar da associação.

Pediram para falar em nome do Conselho Consultivo Deliberativo, que é formado por todas as ex-Presidentes.

Como mulheres, recebemos um prêmio, um Oscar, pela nossa inteligência, pela nossa eficiência, pelo nosso trabalho, pelo nosso dinamismo. A estátua representa muito bem isso: ela tem muitos braços, haja vista que comportamos três distritos, com os quais nos damos muito bem. Há mulheres de idéias diferentes: loiras, morenas e ruivas; altas, baixas e magras. Cada uma com a sua personalidade e com suas idéias maravilhosas.

É uma glória representarmos o Conselho Consultivo Deliberativo. A Adelina merece a nossa homenagem especial pelo dia de hoje.

Ela fez em São Paulo, com o incentivo de Adalberto Bueno Neto, o que existia no Rio: criação de creches ou ajuda às creches existentes. Foram criadas creches e entidades assistenciais cadastradas de acordo com o momento.

Começamos com enxovais de bebê, depois fomos para fraldas de criança. Agora, fazemos faldas geriátricas. A nossa Presidente falou dos cursos que estamos oferecendo. Temos um curso de alfabetização de adultos - algo muito importante; temos curso de computação; o nosso bazar ajuda a sustentar a associação; o coral, que dá harmonia e sintonia à nossa associação.

Fazemos viagens bem gostosas e culturais pelo Brasil, organizadas com muito cuidado para ver a parte artística, a parte espiritual e a parte folclórica. Já fomos para os Estados Unidos e Europa. Fomos à Argentina diversas vezes porque é mais perto. Enfim, viajamos e trabalhamos.

Contamos com todas vocês. Precisamos do apoio de todas as senhoras dos presidentes dos clubes, das senhoras dos governadores, das Casas de Amizade, para fazermos uma parceria do bem.

Somos independentes, graças a Deus, mas precisamos de ajuda. Temos entidade própria, que foi comprada pela Emília Kremer. Temos um estatuto e um regimento interno. Estamos isentas pelo Municipal, Federal, Estadual.

No momento fazemos a prótese mamária porque, infelizmente, o número de mulheres acometidas pelo câncer é muito grande hoje em dia.

Ajudamos graciosamente o Hospital Pérola Byington e o Hospital das Clínicas. As próteses feitas na associação são feitas com amor e carinho. Temos, também, o nosso jornal, que conta as nossas atividades. Queremos que você nos ajude porque quanto mais ajuda recebermos, melhor.

Esta estatueta representa bem o nosso trabalho, porque tem muitas mãos para dar muitos abraços: abraço de agradecimento; abraço de felicitações; abraço na hora da tristeza; abraço na hora da alegria. Uma vez, li um poema que dizia que abraços são pequenas orações de fé, esperança e caridade.

Quero terminar este Dia da Mulher com todas nós, uma abraçando a outra, desejando o melhor, principalmente para a nossa ASFAR.

Vou cumprimentar a Presidente. Não posso cumprimentar a Deputada Rose, que está lá em cima. Então, mando um beijo. Já desceu? Ótimo! Uma vai abraçando a outra para fazermos uma corrente de amor, uma corrente de ajuda.

Só um exemplo: o São Paulo criou-nos; o São Paulo vai ajudar-nos, assim como todos os outros clubes, não é Teresa?

 

A SRA. Rosmary Corrêa - PSDB - Por favor, voltem aos seus lugares porque ainda temos um final.

 

A SRA. REGINA CHEDID - A Sra. Maria Alice fará a entrega do Troféu “Nosso Oscar 2006/2007” à nossa amiga e Deputada Rosmary. Em nome dessas mulheres maravilhosas, entregamos o nosso troféu.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. REGINA CHEDID - As meninas do Coral da Asfar podem se posicionar. Elas encantarão um pouco mais neste evento.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PSDB - Enquanto o coral se posiciona, peço a todas para se sentarem, pois passarei a palavra, neste momento, à Deputada Célia Leão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Rosmary Corrêa.

 

* * *

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sra. Presidente, Deputada Rosmary Corrêa, Rose, como carinhosamente esta Casa a chama, há 12 anos neste Parlamento, honrando com o seu trabalho com sua sensibilidade e compromisso com o povo do Estado de São Paulo, quero neste momento compartilhar da alegria de todos, desse coral maravilhoso, desta homenagem absolutamente justa que acontece no Parlamento de São Paulo às mulheres que fazem acontecer.

Foi-me perguntado, nesta semana, se eu era favorável ou contra o Dia Internacional da Mulher. Respondi o que desejava passar, com o sentimento mais puro e verdadeiro. Se não fosse o preço alto da morte das 129 mulheres americanas, em 1857, por causa de uma reivindicação justa em querer diminuir a carga horária, de 18 horas para 12 horas de trabalho, que era o mínimo que se podia esperar, mas que acabou culminando naquele crime bárbaro, poderíamos fazer do Dia Internacional da Mulher maiores festas. Mas contra fatos não há argumentos, e aquilo já aconteceu. Não temos como mudar aquela história lamentável e criminosa. Vamos fazer então do limão uma limonada, e aproveitar a dor, o sofrimento, o sangue e a tristeza de milhares de mulheres do mundo daquela época, que se somaram, com certeza, às avós, tias e mães daquelas mulheres, para que hoje as mulheres brasileiras, e de todo o planeta, possam ter um momento diferenciado.

Este momento está aqui, Deputada Rosmary Corrêa, na sua sensibilidade em fazer uma homenagem às pessoas que fizeram, fazem, e continuarão fazendo diferença.

Costumo dizer que Deus abençoa, sempre, tudo na nossa vida. E até perdoa coisas que nós não teríamos, talvez, a capacidade de perdoar. Mas Deus é Deus.

Costumo ainda dizer que as coisas não acontecem por acaso, Deputada Ana Martins. Vossa Excelência, assim como a Deputada Terezinha da Paulina e os Parlamentares desta Casa, sabem que as coisas acontecem pela ação da mão humana. Somos nós que podemos e devemos fazer mais ou menos, melhor ou pior.

Tenho certeza que, pelas homenagens que foram aqui prestadas, são vocês - que vão me permitir não chamá-las de senhoras só pela intimidade e proximidade - que têm feito essa diferença. O trabalho de cada uma, isolada e no grupo, no Rotary, na sua comunidade, na sua casa, na sua família e na sua igreja, tem transformado a sociedade. Não poderia sair hoje desta homenagem às mulheres sem me somar ao sentimento da Deputada Rosmary Corrêa, uma grande mulher, reconhecida por esta Casa e pelo meu e nosso partido, PSDB. Temos aqui uma grande companheira.

Quero encerrar as minhas palavras dizendo que os homens são muito importantes, extremamente importantes. Mas as mulheres são imprescindíveis porque elas são a dona da vida. Elas fazem a diferença. Com todo o respeito a todos os homens que aqui estão - é bom falar quando o homem está presente na questão da mulher -, quero dizer que já sabemos que somos ótimas. Mas eles precisam ouvir aqui para falar isso lá fora. É uma verdade. Mas também quero dizer que o homem é básico, que é o que precisamos na vida. Numa reunião como esta estão de ternos cinza, preto, marrom, aquela cor básica. As mulheres - olhando o plenário -, tirando hoje o nosso uniforme do Rotary, estão de cor-de-rosa, de azul, de laranja, e cabelinho arrumado, pois é a moldura de uma alma, é seu corpo também. Essa é a mulher brasileira, a mulher mundial.

Deputada Rosmary Corrêa, a sociedade será melhor a partir da participação das mulheres. A sociedade será diferente a partir da participação das mulheres. Nós não temos o direito de nos omitir. Temos a obrigação de sermos fortes mais do que já somos, sermos corajosas mais do que já somos, e sermos vitoriosas mais do que já temos conseguido ser ao longo desses milhares e milhares de anos.

Quero, portanto, sintetizar a luta, a força, a garra, a inteligência, a sensibilidade e a doação da mulher numa pessoa. Para mim, ao longo desses 12 anos, foi muito especial. Até quando a Deputada estava em outro partido, veio depois para o nosso partido. Aprendi a respeitá-la, a amá-la e a querer bem. Disse a ela e quero aqui repetir que a política é questão de tempo. Agora ela terá momento de reflexão e férias, que não aceito. Quero pedir a cada uma das mulheres do Rotary que na próxima campanha, na próxima eleição, reconduza novamente a Deputada Rosmary Corrêa a este Parlamento. Aqui é o lugar dela: lugar de mulher forte e vigorosa. E nós precisamos de uma mulher como ela.

Uma salva de palmas, em pé, para a Deputada Rosmary Corrêa. Eu não posso ficar em pé, mas vocês podem para agradecer a tudo que esta mulher fez por São Paulo, e, com certeza, vai continuar fazendo.

Rose, receba o nosso carinho, a nossa gratidão, a nossa homenagem, a nossa amizade. Obrigada por tudo que você fez. Esta homenagem é para você! Parabéns às mulheres maravilhosas, assim como é a Deputada Rose! Muito obrigada! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada, Deputada Célia Leão. Não era para falar dessas coisas. É que ela é minha amiga, uma pessoa maravilhosa, grande companheira, competente Deputada, que sempre admiramos e amamos de paixão. Muito obrigada!

Peço à Maria Sílvia, Regina, Maria Stela e Diva que entreguem, por favor, a meu pedido e por minha homenagem, este troféu às queridas coralistas do Coral da Asfar como sinal de agradecimento. Vocês merecem!

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. ANA MARIA AGGIO - Em nome do Coral, cumprimento todas as presentes, com carinho, desejando que vocês cantem conosco a música “Carinhoso”. Obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Já estamos caminhando para o fim. Enquanto o Coral recebe a homenagem, o Governador Paulo Eduardo de Barros Fonseca tem a palavra.

 

O SR. PAULO EDUARDO DE BARROS FONSECA - Sra. Presidente desta sessão, Deputada Estadual e companheira Rosmary Corrêa, agradeço a gentileza da quebra de protocolo. Não estava preparado para falar, mas trago, em meu nome e em nome do Governador Marcelo Raick e do Governador Clóvis Prada, o nosso reconhecimento ao trabalho das mulheres. Comentávamos a importância das esposas nas ações rotárias e nas nossas vidas. No momento da tristeza, são elas que nos levantam. No momento do desestímulo, são elas que nos encorajam. Enfim, são elas que nos dão força, trabalhando como trabalham fora de casa, dentro de casa e, no terceiro turno, na jornada rotária, pois as três têm atividades profissionais, atividades-mãe e exercem o trabalho rotário da maneira como fazem, tornando os três distritos de São Paulo cada vez mais fortes e, por isso, mais reconhecidos. Mais do que isso, ajudando na prestação de serviço e no cumprimento do objetivo do Rotary, que é estimular e fomentar o ideal de servir.

A Deputada Célia Leão tirou algumas palavras da minha boca: ‘talvez, hoje, o último ato como parlamentar da Deputada Rosmary Corrêa’. Em particular, eu acompanhei os 16 anos do seu mandato. Conheci Rosmary Corrêa, escrivã de Polícia; conheci Rosmary Corrêa, estudante de Direito; conheci Rosmary Corrêa, delegada de Polícia, correndo atrás de bandido na rua, subindo em cima do telhado para buscar marginal, trabalhando na sua profissão com todo afinco e amor, como fez nesta Casa. Perde o Parlamento paulista uma excelente Deputada, uma excelente pessoa, uma cidadã digna e uma excelente esposa. Ganhamos, nós, rotarianos, uma dedicação praticamente total da companheira Rosmary Corrêa.

Não vou pedir o voto como a Deputada Célia Leão. Precisamos refletir o que queremos para a nossa cidade, para a nossa comunidade. E Rosmary Corrêa sempre representou muito bem os votos que recebeu. Sou testemunha disso porque nesta Casa eu estive milhares de vezes, lutando pela categoria que faço parte, pela associação e pelo sindicato que represento. Sempre tive na Rose uma palavra amiga e sincera, se posso ou não encaminhar da maneira que vocês estão pedindo. É isso que esperamos dos parlamentares.

Infelizmente, o Parlamento perde, mas, felizmente, Rotary e a comunidade ganham com Rose atuando dentro do seu clube, e mais perto daquela comunidade que representa, Rotary Club São Paulo-Norte.

Em nome da Rose, homenageio todas as mulheres aqui presentes e todas as mulheres do mundo, pedindo a Deus que as abençoe sempre, e cada vez mais. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada. Agora vamos ouvir e cantar “Carinhoso” com o nosso coral.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada ao nosso coral.

Gostaria de encerrar a nossa Sessão Solene fazendo um profundo agradecimento a essas quatro mulheres maravilhosas: Maria Sílvia, Maristela, Diva e Regina Chedid. Graças a elas, tive a oportunidade de ter todas vocês aqui, nesta festa maravilhosa, para nos congraçar e participar deste momento tão gostoso e importante a todas as mulheres, nos valorizando e amando, sentindo que nós somos realmente importantes, e que merecemos a homenagem que cada uma de nós recebeu hoje.

Quero agradecer aos presidentes, aos maridos, aos governadores e aos ex-governadores, que aqui estão também prestigiando cada uma de vocês.

Como disse a Célia Leão, como disse o Paulo, não gostaria de falar neste assunto hoje. Além de toda a gratidão, falo da gratidão maior pelo fato de poder, neste último ato da Rose, como parlamentar nesta Assembléia, realizar esta maravilhosa Sessão Solene. Encerrou-se um ciclo na vida - as pessoas têm um ciclo na vida. De repente, aquele encerra e aí vamos ver o que está preparado lá no próximo caminho. Vamos continuar trabalhando, lutando e acreditando nas pessoas, no nosso Estado, no nosso País. Precisamos ter esperanças. E não é só acreditar, é arregaçar as mangas e trabalhar também para a construção de um futuro melhor.

Quero demais agradecer a todos vocês. Aqui vocês terão sempre uma grande amiga, independente de estar nesta Casa ou não, e eu já conclamo as esposas dos governadores, no próximo ano, independente de eu ser Deputada. Tenho certeza que Célia, ou qualquer outra companheira nossa, poderá aqui presidir uma Sessão Solene como esta. Devemos fazer um marco na vida dos distritos rotários estarmos aqui para poder fazer novamente esta comemoração.

Ontem, a Diva foi fazer uma palestra no clube. Quando ela chegou - nós nos reunimos ontem para fazer um teste de como seria a nossa sessão hoje -, contou que encerrou a sua palestra com uma poesia. Gostei tanto que pedi a ela que escrevesse a poesia, porque gostaria também de encerrar a nossa Sessão Solene com essa poesia. Tenho certeza que todos vão gostar.

Encerro esta Sessão Solene, lendo esse poema. Quero que todos prestem atenção para sentir como realmente nos identificamos com aquilo que vou dizer:

“No princípio, eu era a Eva, criada para a felicidade de Adão.

Em seguida, fui Maria, dando à luz aquele que nos traria a salvação.

Mas isso não bastou para que obtivesse a salvação.

Tempos depois, fui Amélia, a mulher de verdade que, para a sociedade, não tinha qualquer vaidade. Mas no fundo, no fundo, já queria igualdade.

Hoje, não sou só o esposo, ou a filha. Sou uma caminhoneira, taxista, piloto de avião, policial feminina, e até operária de construção.

Ao mundo, peço licença para atuar onde quiser. Meu sobrenome: competência. Meu nome: mulher.”

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

 

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 37 minutos.

 

* * *