29 DE FEVEREIRO DE 2008

003ª SESSÃO SOLENE COM A finalidade de HOMENAGEAR “O MÁRTIR RAFIK HARIRI, PRIMEIRO-MINISTRO DO LÍBANO”

 

Presidência: SIMÃO PEDRO

 

 

RESUMO

001 - SIMÃO PEDRO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de "Homenagear o Mártir Rafik al Hariri, Primeiro-Ministro do Líbano". Convida todos para, de pé, ouvirem os Hinos nacionais do Líbano e Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

002 - HOUSSAM AL BOUSTANI

Procede à leitura de trechos do Alcorão.

 

003 - SAID MOURAD

Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Comenta audiência que teve com a Consulesa dos Estados Unidos, que esteve no Brasil para analisar o propósito do seu trabalho como parlamentar.

 

004 - LUIZ MARINHO

Ministro de Estado da Previdência Social, representando o Presidente da República, saúda os presentes. Parabeniza o Deputado Simão Pedro pela iniciativa de homenagear o mártir Rafik Hariri e toda comunidade libanesa. Afirma que a comunidade libanesa ajudou, ajuda e ajudará no desenvolvimento do nosso País.

 

005 - ALFREDO COTAIT

Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, representando o Sr. Prefeito, saúda o Presidente da Assembléia, em nome do Deputado Simão Pedro, que preside esta sessão, bem como as autoridades presentes. Ao citar Rafik Hariri, lembra de suas mensagens de otimismo, desenvolvimento, liderança e vontade de que o Brasil e o Líbano estivessem cada vez mais próximos. Fala da aproximação entre o Presidente Lula e o ex-Primeiro-Ministro Rafik Hariri, facilitando a retirada dos brasileiros do Líbano.

 

006 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal e representante da Câmara dos Deputados, cumprimenta os presentes. Comenta ocasião em que conheceu Rafik Hariri, em visita ao Brasil. Fala do trabalho de recuperação do Líbano feito por Hariri, que foi acompanhado pelo mundo todo.

 

007 - Presidente SIMÃO PEDRO

Anuncia a exibição de vídeo sobre Rafik Hariri e o Líbano.

 

008 - JOSEPH SAYAH

Cônsul Geral do Líbano e Decano do Corpo Consular em São Paulo, agradece pelo acolhimento deste evento. Comenta como foi a passagem do terceiro aniversário da morte de Rafik Hariri no Líbano.

 

009 - SUHEIL YAMOUT

Presidente do Instituto Futuro, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre a luta do povo libanês pela independência, soberania e liberdade do país. Agradece ao povo brasileiro pela atenção com os problemas do povo libanês.

 

010 - GEORGE BKASSINI

Agradece ao convite para participar desta sessão solene. Lembra Rafik Hariri como uma pessoa aberta e moderada, uma ponte entre o Oriente e o Ocidente. Afirma que aqueles que assassinaram Rafik Hariri são os mesmos que ordenaram o fechamento do parlamento e impediram a eleição do presidente da república do Líbano. Conclama os libaneses a priorizarem o seu país, para preservar a existência e o significado do Líbano.

 

011 - MOHAMED AL KADRI

Representando a Associação Islâmica de São Paulo, cumprimenta os presentes. Afirma que, após a morte de Rafik Hariri, abraçou duas causas: acabar com as diferenças entre as religiões no Líbano e  buscar a democratização e o resgate da identidade do povo libanês.

 

012 - Presidente SIMÃO PEDRO

Fala de sua honra em prestar pela segunda vez esta homenagem a Rafik Hariri. Comenta a amizade entre o homenageado e o Presidente Lula, bem como o programa do governo federal de estabelecer relações diplomáticas e comerciais com vários países. Afirma que o PT respeita a autonomia dos povos e dos países. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Boa-noite a todos. Sejam bem-vindos à Assembléia Legislativa de São Paulo.

A Presidência passa a anunciar a composição da Mesa desta sessão solene, solicitando que ela seja recebida com uma calorosa salva de palmas: Sra. Farida Jaidi, Embaixadora do Reino de Marrocos (Palmas.); Sr. George Bkassini, editor chefe do jornal Al  Mustaqbal (Palmas.); Sr. Luiz Marinho, Ministro de Estado da Previdência Social (Palmas.); Sr. Joseph Sayah, Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, decano dos cônsules árabes de São Paulo e mais estados (Palmas.); Sr. Suheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o mártir Rafik al Hariri, Primeiro-Ministro do Líbano.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirem os Hinos nacionais do Líbano e Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Tenente Músico PM Clébio de Azevedo.

 

* * *

-  São executados os hinos nacionais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e concede a palavra ao Xeique Houssam al Boustani, que fará a leitura do Alcorão.

 

* * *

 

- É feita a leitura do Alcorão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Anuncio agora as honrosas presenças dos Deputados da Câmara Federal Arnaldo Faria de Sá e Paulo Teixeira. Obrigado pela presença. (Palmas.)

Concedo a palavra ao nobre Deputado Said Mourad, líder do Partido Social Cristão – PSC.

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - (S. Exa. faz uma saudação em árabe.)

Em primeiro lugar quero cumprimentar o Presidente desta Sessão Solene, meu amigo Deputado Simão Pedro; o Presidente do Instituto Futuro meu amigo também Suheil Yamout, o nobre Deputado federal Arnaldo Faria de Sá, em cujo nome cumprimento todos os parlamentares presentes; Xeique Mohamad Al Moghrabi, em cujo nome cumprimento todas as autoridades religiosas aqui presentes; o Sr. Cônsul Geral do Líbano, Joseph Sayah, em cujo nome cumprimento todas as autoridades diplomáticas presentes, minhas senhoras e meus senhores, demais autoridades, muito boa-noite, sejam bem-vindos a esta Casa do povo, Casa de leis que é o maior parlamento do Brasil, em âmbito estadual, e onde se concentra a maior comunidade libanesa do mundo.

Em primeiro lugar quero cumprimentar o meu colega Simão Pedro pela brilhante iniciativa. Você tomou a frente, e eu gostei. Você sabe que somos do mesmo time, não importa quem faz o gol. Para a comunidade é um prazer alguém de fora tomar a frente, ser o artilheiro nesse time. É uma honra para nós tê-lo conosco. Quisera houvesse mais deputados. Parabéns pela iniciativa. (Palmas.)

Meus amigos, quero ser breve e objetivo no meu pronunciamento como sempre fui. Alguns anos atrás, recebi uma ligação da Consulesa dos Estados Unidos, Ms. Brooks, pedindo uma audiência comigo. Fiquei, no mínimo, pasmo com essa atitude, porque geralmente tentamos falar com o pessoal dos Estados Unidos e não conseguimos. Ela ligou no meu gabinete, pedindo uma audiência comigo, em meu gabinete. De pronto, retornei a ligação, pedi que se marcasse a audiência, e ela foi recebida no meu gabinete uns três anos atrás. Ela veio acompanhada de um homem que, não tenho dúvidas, era alguém da CIA, que fazia parte do consulado, que se identificou por nome, mas não pelo que fazia.

O que ela veio fazer aqui na Assembléia, no meu gabinete? Ela veio analisar qual a intenção do meu trabalho, o propósito do meu mandato nesta Casa. E eu fui muito claro, muito transparente e  muito objetivo com ela, como sempre sou. Ela me mostrou algumas fotos da mesquita em que estavam vários Xeiques da Maronita, da Antioquina, dos Druzos, todos unidos. Isso impressiona e assusta os americanos. Como podiam estar todos juntos na revista, que é do nosso amigo, a revista Chams? Como estávamos todos unidos na mesquita? Como os árabes conseguem estar unidos? Porque é isso que assusta o imperialismo decadente americano: a nossa união. (Palmas.) Disse a ela: O nosso Hino do Líbano começa assim (expressão em árabe). Quando São Paulo joga contra o Corinthians, cada um torce para um time. Mas quando o Brasil joga contra o Uruguai ou contra a Argentina, todos os palmeirenses, são-paulinos, corinthianos, santistas, se unem contra o mal que vem de fora.

E assim que devemos nos unir. Não sei e não quero saber o que é divisão. Só quero saber o que é somatória. Fiz questão de visitar o túmulo de Hariri, dois anos atrás, quando fui ao Líbano. E, no ano passado, quando levei minha esposa, a primeira coisa que fizemos foi ler o que estava escrito no túmulo dele, porque foi um grande líder, um homem que queria unir o Líbano.

O Líbano é muita história para pouca geografia. E só interessa aos americanos nos desunir.

Estarei sempre presente para poder somar. Em todos eventos de somatória, podem contar com meu prestígio. Prestigiarei o evento, estarei presente para somar, nunca para dividir.

Quero aqui tocar o coração de cada um de vocês quanto a isso, porque a nossa desunião só interessa a esse imperialismo decadente norte-americano. (Expressão em árabe)

Muito obrigado a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero saudar  a presença do Sr. Walid Minkara, Cônsul do Líbano, em São Paulo; Sr. Mohamad Abdoun, Cônsul Honorário do Paquistão; Sr. Mustapha Abdouni, Cônsul Honorário da Jordânia.

Vou conceder a palavra ao Sr. Luiz Marinho, Ministro de Estado da Previdência Social, neste ato representando o Presidente da República Federativa do Brasil, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O SR. LUIZ MARINHO - Boa-noite a todas as companheiras e todos os companheiros aqui presentes. Quero cumprimentar as autoridades, o nossos deputados, a Mesa, na pessoa do meu querido irmão, amigo e companheiro, Simão Pedro, nosso deputado estadual aqui, que foi o proponente desta sessão, pelo segundo ano consecutivo, em homenagem à comunidade libanesa, e a esse grande homem que, infelizmente, não pôde continuar liderando a luta desta comunidade, este grande herói, Hariri.

Quero rapidamente dizer algumas palavras à comunidade, em nome do Presidente Lula, deixar um forte abraço a cada um de vocês. (Palmas.) O Presidente Lula tem um grande carinho pela comunidade. Na visita que fez ao Líbano, inclusive, brincava com o presidente libanês dizendo ele tinha maior comunidade libanesa sob a sua presidência do que o presidente do Líbano, na medida em que a comunidade libanesa no Brasil é maior do que a população do Líbano.

Para nós é motivo de muita alegria e felicidade ter a comunidade libanesa trabalhando em sintonia com o nosso País, com a nossa população, essa mistura de raças que forma a sociedade brasileira. Certamente a comunidade libanesa ajudou, ajuda e ajudará no desenvolvimento do nosso País. Desenvolvimento esse que vive um bom momento. O Brasil, felizmente, está no caminho correto. O crescimento com distribuição de renda de forma sustentável. Pela primeira vez na sua história, na semana passada, anunciou-se que o Brasil passa a ser credor e não devedor do comércio internacional. Isso é motivo de muita felicidade, creio que para todos nós que vivemos nesse grande País.

No dia de hoje, ao telefone com o Presidente Lula, com o Ministro da Fazenda, com o Ministro do Planejamento, com o Ministro do Trabalho, felizmente podemos anunciar que a partir de 1º de março deste ano, assim como está estabelecido na política de valorização de salário-mínimo. O salário-mínimo será de R$ 415, portanto a partir de amanhã, e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter assinado a poucos minutos, quando chegou de uma viagem a medida provisória para fazer valer aqui no Brasil o novo salário-mínimo, arredondando, portanto, indo além do que está estabelecido na política de valorização do poder de compra do salário-mínimo, levando com que isto provoque um processo de distribuição de renda no país. Maior renda, maior distribuição de renda, mais mercados de consumo, mais produção, portanto mais sustentabilidade na economia brasileira, para que o país possa continuar crescendo.

Esse é o objetivo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o objetivo do nosso Governo, creio que seja o objetivo de todos os brasileiros e brasileiras que convivem aqui no nosso País.

Nobre Deputado Simão Pedro, vim, nessa agenda apertada, trazer, em nome do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em meu próprio, um forte abraço a toda comunidade, prestar esta homenagem, participar desta homenagem, e que creio que é mais do que merecida.

Portanto, quero parabenizá-lo pela iniciativa, parabenizar a Assembléia Legislativa paulista por ter aprovado o requerimento, e participar, portanto, desta solenidade, em homenagem ao Mártir Rafik Hariri e também a toda comunidade libanesa.

Quero cumprimentar nosso escritor, que participa desta solenidade no dia de hoje e desta forma me despedir de vocês. Um forte abraço. Fiquem com Deus, e vamos continuar a luta pela construção de um grande país brasileiro, mas torcer cada vez para a construção da unidade e da paz mundial, que creio que seria importante para todos os povos do mundo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Ministro Luiz Marinho. Fique à vontade, pois sabemos que precisa cumprir uma agenda bastante extensa.

Esta Presidência quer convidar a sentar-se conosco, o Sr. Suheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro, anunciar e agradecer a presença do Sr. Jorge Antonio Cônsul Geral da Republica do Haiti, agradecer muito a presença, também, do sempre Deputado Estadual e Federal, Sr. Jamil Murad, Dr. Valéry Mkrtoumyan, Cônsul Geral da Armênia em São Paulo.

Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Alfredo Cotait, Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, neste ato representando o Sr. Prefeito.

 

O SR. ALFREDO COTAIT - Boa noite a todos e a todas.  Primeiramente, uma saudação muito especial do Presidente desta sessão solene, nobre Deputado Simão Pedro. Se formos nominar todos aqui presentes, vamos ficar até a madrugada, mas gostaria de fazer uma saudação em nome de algumas pessoas, que representariam a saudação a todos da nossa comunidade. A pessoa do Sr. Cônsul Geral do Líbano, Joseph Sayah, e na pessoa do Sr. Suheil Yamout, que é o Presidente do Instituto Futuro.

Meus amigos, quero, também, fazer uma referência à Embaixadora do Reino de Marrocos, a Sra. Farida Jaidi.

Senhoras e senhores, vejo aqui a presença de muitos senhores e senhoras, minha sempre embaixatriz Aida El Khoury, estive a pouco também com a Siham Harati, são todos pessoas muito queridas, da nossa comunidade libano-brasileira.

Mas hoje, estamos aqui para comemorar, ou celebrar a lembrança da morte, faz já três anos, do nosso querido Rafik Hariri, e prefiro falar da vida, dos momentos em que estivemos com ele, dos momentos que ele esteve aqui em São Paulo, visitando nossa cidade, e dando esta alegria a todos nós em poder conhecê-lo.

  Lembrar, também, da forma carinhosa com que ele nos recebeu no Líbano. Lembrar sempre suas mensagens de otimismo, de desenvolvimento, de liderança e de vontade de que o Brasil e o Líbano estivessem cada vez mais próximos, mensagens que para mim foram inesquecíveis.

Com ele tive reuniões, nas quais tive momentos de grande aprendizado. Era mais que um líder. Representava o símbolo de uma nação, que hoje carece de uma liderança e que nos traz uma dor no coração de assistir o que estamos passando lá no Líbano. Nós, brasileiros, que temos no coração a raiz do Líbano estamos hoje sentindo realmente muita tristeza por tudo isso que está hoje acontecendo no Líbano.

Queria aqui também lembrar da oportunidade que tivemos de aproximação entre o nosso Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-Ministro Rafik Hariri, uma amizade que se tornou muito grande entre eles, facilitando a retirada dos brasileiros do Líbano. O Brasil não se furtou em fazer uma ação imediata sob o comando do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do nosso chanceler Celso Amorim.

Portanto, meus amigos, este momento é para relembrarmos a memória de um grande homem, Rafik Hariri, palavras de lembrança carinhosa a alguém que representou muito, muito mesmo para o Líbano, e que deixou amigos aqui no Brasil.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero anunciar e agradecer as presenças do Dr. Elias Miguel Haddad, vice-Presidente da Fiesp, neste ato representando o Dr. Paulo Skaf, presidente daquela instituição; Dr. Hilton Peña, cônsul do Reino do Marrocos; Sr. Raul Tarek Kajuri, diretor da revista “Chamas”; Srs. Walter Roisin e Cláudio Henrique, representando o Deputado Federal Ricardo Izar; Sra. Siham Harati, presidente do Conselho Feminino Mundial; Sr. Dr. Eduardo Felício Elias, presidente da FEARAB/São Paulo; Sr. Joseph Bsaibes, vice-presidente da Sociedade Maronita de Beneficência; Sr. Ali Ismail, presidente da Sociedade Beneficente Mulçumana/ Vila São José; Sr. Bassem Kassem, da Sociedade Beneficente Mulçumana da Vila São José.

Neste momento passo a palavra ao Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, aqui representando a Câmara dos Deputados. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Deputado Simão Pedro, Presidente desta solenidade; Deputado Said Mourad; Deputado Paulo Teixeira; Ministro Luiz Marinho; Alfredo Cotait, Secretário de Relações Internacionais; Joseph Sayah, Cônsul Geral do Líbano; Suheil Yamout, presidente do Instituto do Futuro; editor do jornal, George Bkassini; embaixadora de Marrocos, Farida Jaidi; é com alegria que estamos aqui nesta cerimônia para lembrar a figura marcante de Rafik Hariri.

Tive o prazer de conhecê-lo quando esteve no Brasil para inaugurar uma praça do Aeroporto de Congonhas, que levou o nome de Hussam Eddine Hariri. Depois estivemos juntos com o filho Said Hariri para inaugurar a Praça dos Libaneses que tem a estátua de Hariri.

É triste lembrarmos de momentos como esse porque sabíamos que Hariri poderia ter completado a reconstrução do Líbano. O trabalho que desenvolveu naquele momento de recuperação do Líbano era acompanhado por todos no mundo, particularmente por nós aqui no Brasil, porque aqui se encontra a maior colônia libanesa.

Tenho certeza de que os libaneses não acreditam ainda no que aconteceu e prestarmos uma homenagem a Hariri é pouco diante de tudo o que fez por toda a comunidade. Mais de 40 mil jovens se formaram pelo empenho, pela dedicação e pela determinação de Hariri.

Muitos libaneses mascates que vieram para cá apenas com a expectativa e com a esperança de futuro continuam mascateando até hoje a paz do Líbano. E tenho certeza de que, pensando em Hariri, buscaremos a paz do Líbano.

Fique em paz, Hariri. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Teremos agora a exibição de um vídeo sobre o mártir Rafik Hariri e o Líbano.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esta Presidência convida o Exmo. Sr. Joseph Sayah, Cônsul Geral do Líbano e Decano do Corpo Consular em São Paulo.

 

O SR. JOSEPH SAYAH - Exmas. Autoridades, Senhoras e Senhores, gostaria de agradecer a esta Assembléia Legislativa, representada pelo deputado Simão Pedro, por acolher este evento, no terceiro ano do assassinato de nosso ex-Primeiro-Ministro Rafik Hariri.

O aniversário deste ano foi comemorado no Líbano em um momento de dissensão, mas não de divisão. Um momento de discordância doméstica, mas não de conflito nacional. Apesar disto, posso afirmar que o Líbano está cansado. O povo libanês está cansado. Cansado de funerais, de preparar e ouvir homenagens póstumas, e de estar em permanente luto. Cansado de agressões externas contra sua soberania. Por anos ele sentiu o abandono. Deixem que eu fale uma coisa, ser abandonado pelo mundo é muito ruim, mas ser abandonado por Deus é bem pior, e os libaneses, por pouco, não se sentiram abandonados por Deus.

Nos últimos trinta e cinco anos, o Líbano tem vivido as conseqüências do conflito regional que refletiu em sua estrutura política e demográfica, tornando-a uma arena onde os atores regionais e internacionais lutam entre si em território libanês, usando o povo libanês, sacrificando vidas libanesas, destruindo cidades e bairros libaneses, e sobretudo a mesma estrutura do estado libanês, e dessa forma quase pondo fim ao belo e pacífico país que um dia foi conhecido como o paraíso do Oriente.

O assassinato do Primeiro-Ministro Hariri e todos os outros mártires foi mais uma tentativa de dominar a nação, mas representou, ao contrário, um despertar que fez o povo libanês se levantar para exigir suas vidas de volta, e seu país também, dizendo basta.

Sim, exigimos saber quem assassinou nosso primeiro-ministro, e por que. Queremos saber quem tem praticado terrorismo contra o povo libanês. É nosso direito sabê-lo, e é obrigação da comunidade internacional nos ajudar a conhecê-lo. O tribunal internacional deve ser, e será um foro de justiça, e não um meio de vingança. Deverá ser uma mensagem mundial a que possa se interessar, que o Líbano é um estado soberano, independente e livre, e que assim permanecerá. Uma mensagem de que o Líbano, que pagou um alto preço pelas guerras dos outros, não deverá agora pagar outro preço por sua própria paz.

O Primeiro-Ministro Hariri foi um homem de visão que transcendeu as fronteiras do Líbano e se tornou um símbolo de patriotismo e sacrifício. E eu espero que, como libaneses, honremos sempre esse símbolo, seguindo seu exemplo.

Senhoras e Senhores, em nome do Líbano, todo Líbano, muito obrigado e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero ainda agradecer a presença do Sr. Ahmad Ali Saif, Presidente do Centro Islâmico, Sr. Ely Hakme, Presidente da União Mundial Libanesa, Sr. Abdul Nasser El Rafei, Presidente da União Nacional da Entidades Islâmicas, Sr. Michel Zahr, Presidente da Associação Cultural Kataeb, Sr. Joseph Francis, ex-Secretário-Geral da União Cultural Libanesa Mundial, Sr. Elie Awad, Presidente da Associação Cultural Líbano-Brasileira, Xeique Fahd Alameddine, da Seita Drusa; Xeique Mohamad Al Moghrabi, SBM; Sr. Nasser Hakim, Presidente da Câmara de Comércio Latino-Americano; Sr. Guilherme Mattar, representando a Câmara de Comércio Brasil-Líbano; Sr. Waldemar Hette, representando o Deputado Antonio Salim Curiati.

Queremos agradecer ainda a presença do Sr. Edgard Khattar Samaha, Sociedade Maronita de Beneficência, Presidente do Grande Conselho; Dom Edgard Madi, Arcebispo Maronita do Brasil; Sr. Paulo Nishikawa, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, neste ato, representando o Prefeito de São Bernardo do Campo; Sr. Celso Jardim, um amigo de São João da Boa Vista, Assessoria e Consultoria de Comunicação; Sra. Siham Harati, Presidente do Conselho Feminino Mundial; Sr. Décio Ambrósio, da Assessoria Tributária DA.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Suheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro.

 

O SR. SUHEIL YAMOUT - Senhoras e Senhores, em primeiro lugar, tenho a honra de saudar as autoridades e convidados presentes, em nome do Presidente da maioria parlamentar libanesa, Xeique Saad Al Hariri, e agradecer vossa presença em nome dele.

Neste terceiro ano do assassinato do Presidente Rafik Hariri, ex-primeiro-ministro libanês, o Líbano permanece lutando pela independência, pela soberania e liberdade.

Quem matou Rafik Al Hariri tentou acabar com a justiça para que o extremismo dominasse o país, tentando acabar com o projeto de democracia no mundo árabe. Tentaram acabar com o desenvolvimento econômico para que slogans mentirosos dos governos de inteligência continuem a dominar os países da região.

Mas a manifestação de mais de um milhão e meio de libaneses, pelos três anos da morte de Rafik Al Hariri, realizada em Beirute no dia 14 de fevereiro, provou o fracasso deles e a insistência do povo libanês em continuar o caminho da independência e da liberdade. Nada vai parar isso, por mais altos que sejam os sacrifícios e nesse ponto reside a importância do projeto de Rafik Hariri.

E por que o Tribunal Internacional de Justiça?

Os governos de inteligência que estão dominando a região árabe há mais de meio século estão cometendo os piores crimes em nome do Arabismo. Utilizam-se de todos os meios para manter os povos dominados, com o pretexto de trabalhar pela liberdade da Palestina, mas no fundo planejam perpetuar-se no poder. Oprimem os povos, deixando-os sem perspectivas futuras. E o mais estranho é que todos estes crimes passam sem uma investigação justa e sem um poder judiciário independente, porque este poder e todos os meios de investigação e julgamento estão sujeitos aos ditadores do poder.

E depois de vários assassinatos no Líbano, desde 1976, que não foram investigados nem acompanhados e os culpados punidos, até o assassinato do Primeiro-Ministro Rafik Hariri em fevereiro de 2005. Os assassinos pensaram que esse crime iria passar em branco, mas o povo libanês reagiu, pediu justiça e uma investigação justa para saber a verdade. A ONU passou a acompanhar o caso com critério a fim de nos ajudar a conhecer os verdadeiros criminosos, que estão por trás deste e de muitos outros crimes.

É a primeira vez que toda a sociedade árabe e mundial está unida para dar um basta e mostrar para os criminosos que a hora da justiça chegou!

As sucessivas mudanças de data estão impedindo a eleição de um novo presidente da república, para dificultar os trabalhos do Tribunal Internacional.

Então, vamos levantar a bandeira do Líbano, vamos defender o Líbano e a sua independência!

Nós, membros do "Taiar Al Mustaqbal", queremos a união de todos os libaneses pela Pátria!

Queremos a eleição imediata de um novo presidente forte, independente para um Líbano livre e soberano!

E, finalmente, quero em meu nome, do Xeique Saad Al Hariri e do povo libanês, agradecer a todo povo e governo brasileiro e toda Assembléia Legislativa de São Paulo, pela atenção com os problemas do povo libanês, especialmente o Deputado Simão Pedro.

Viva o Brasil! Viva o Líbano!

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero anunciar a presença do meu amigo Mohamad Laila, vice-Presidente do Instituto Futuro, que nos ajudou neste ato; Sr. Mohamed Said Mourad, representando a Executiva do Partido Verde; Sr. Mohamad Saada, presidente da Associação Islâmica da Cidade de Mogi das Cruzes; Sr. Bouchaib Safir, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Marrocos.

Convido para fazer uso da palavra o Sr. George Bkassini, editor chefe do Jornal Al Mustaqbal, no Líbano, com a tradução do Sr. Décio Ambrósio.

 

O SR. GEORGE BKASSINI - (pronunciamento em língua estrangeira)

 

O SR. DÉCIO AMBRÓSIO - Farei a tradução do discurso do escritor George Bkassini para a língua portuguesa:

“Sinto-me imensamente feliz por estar entre os senhores atendendo a um convite generoso, ao qual agradeço, da Assembléia Legislativa de São Paulo e do Instituto Futuro. É muito doloroso para minha alma presenciar um parlamento brasileiro abrir seus espaços para o lançamento de um livro sobre Rafik Al Hariri, enquanto o parlamento libanês permanece fechado para obstruir o tribunal internacional que julgaria seus assassinos. É também doloroso para mim ver o representante do Excelentíssimo Presidente do Brasil participar desta cerimônia, enquanto nós, libaneses, não conseguimos eleger o Presidente do Líbano.

Honoráveis presentes

Três anos se passaram desde o assassinato do presidente mártir Rafik Al Hariri e até hoje permanece ocupando as manchetes do mundo e preocupando as pessoas. Os brasileiros lembram-se dele exatamente como os libaneses e os árabes, um homem aberto e moderado, um homem da construção e do desenvolvimento, uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, atravessando as seitas, as fronteiras e os continentes. Ele é o precursor dos projetos e o idealizador dos grandes sonhos. Quando um sonho lhe vinha, procurava realizá-lo e quando por algum motivo não conseguia, procurava outro sonho. Os libaneses pensaram que somente eles o tinham perdido, antes de verem que as faixas negras ocupavam as emissoras de todo o mundo, até o Brasil. Este mundo que o lembra a cada ano, a cada fevereiro e todos os dias, sem se esquecerem das mãos cegas que o dinamitaram com toneladas de ódio, o seu corpo no centro de Beirute.

Estimados presentes

Três anos passaram do assassinato do mártir Rafik Al Hariri e o crime ainda permanece. E aqueles que assassinaram Rafik Al Hariri na praça São Jorge são os mesmos que ordenaram o fechamento do parlamento e impediram a eleição do presidente da república do Líbano, são os mesmos que sabotaram o diálogo nacional e frustram as iniciativas árabes. E estas atitudes não são estranhas ao regime que tem matado horrorizado e plantado as barreiras entre os libaneses.  O mais estranho ainda é a aceitação de alguns libaneses de se submeterem aos desejos contrários aos interesses do Líbano. Alguns que eram resistentes contra a ocupação israelense, com o apoio de todos os libaneses, transformaram-se nos ocupantes do centro da capital Beirute e em opositores aos interesses dos libaneses, sua economia e seus sonhos. O mais estranho é que estes passaram de defensores da soberania e da independência para ocuparem a posição de vigilantes nas portas da hegemonia.

Esta hegemonia, senhores, não só matou Rafik Al Hariri, porém está atuando, desde o seu martírio e através de alguns libaneses, matando todas as realizações de Rafik Al Hariri no centro de Beirute, e a impedir o Líbano de praticar a democracia, até mesmo na eleição do presidente da república. E ao que parece, esta hegemonia está ainda perseguindo Rafik Al Hariri na sua insistência em escolher um novo presidente da república desde a prorrogação do infeliz presidente.

Queridos, esta hegemonia permanece insistindo, todos os dias, em matar os sonhos de Rafik Al Hariri e de todos os libaneses, através do bloqueio do progresso do Líbano e da sua estabilidade, através da matança do regime democrático libanês. E qual regime democrático pode viver sem um parlamento? Lembrando que estamos nas dependências de um parlamento. Como os deputados podem trabalhar se a sede do parlamento está fechada? E eles estão impedidos de exercer seus deveres de legislar e acompanhar os assuntos do país e de sua gente?  E qual o sistema democrático que pode persistir sem um presidente da república? Alguém pode imaginar um gigante como o Brasil sem um presidente da república? E qual o regime democrático que pode permanecer quando as decisões da guerra e da paz estão nas mãos de partes estrangeiras que modelam estas decisões conforme seus interesses em primeiro lugar?

E quanto a vocês, libaneses, não se esqueçam do lema: Líbano primeiro, exatamente como o brasileiro pensa: o Brasil primeiro. Exatamente como sucede em todos os países livres e independentes do mundo. Não se esquecem deste lema, que o grande mártir do Líbano trabalhava para realizar e que o Xeique Saad Rafik Al Hariri e todos os grupos de 14 de março procuram realizar com sucesso, apoiados por vocês no Brasil e em todas as partes do mundo.  Não esquecem que a bandeira levantada por Saad Al Hariri não foi por vingança ao assassinato do mártir Rafik Al Hariri, mas por vocês, por todos os libaneses, pelo Líbano, pelo cedro do Líbano, pelo mar do Líbano, para que vocês possam voltar um dia de cabeça erguida, exatamente como estão de cabeça erguida aqui no Brasil. O trabalho de Saad Al Hariri é para que o Líbano volte a ser a pátria das liberdades e da tolerância, a pátria dos árabes e do arabismo, a pátria dos árabes que amam o Líbano e abraçam o Líbano, os honoráveis árabes, os verdadeiros homens. E não aqueles pseudo-homens que fazem da terra do Líbano um campo para a corrupção, os assassinatos e o terrorismo.

Meus queridos, e queridos de Rafik Al Hariri, no Líbano existe um ditado popular que os cidadãos repetem de vez em quando: "Se você quiser saber o que tem no Líbano, você tem que conhecer o que tem no Brasil". E isso é verdade. E se quisermos conhecer o que temos no Líbano de potencialidades e capacidades, deveríamos conhecer o que temos na comunidade libanesa de potencialidades e capacidades, que seriam mais efetivas do que as encontradas no Líbano, se fossem bem organizadas em prol do Líbano. Ó libaneses, não esquecem: o Líbano primeiro, e lembrem-se sempre de que o Líbano precisa de vocês todos os dias e que o mártir Rafik Al Hariri está precisando de vocês hoje, e todos os dias, para preservar a existência e o significado do Líbano. Não se esquecem nunca de que qualquer hegemonia não conseguirá nos submeter, se permanecermos unidos. E todos os tubarões do regime sírio não conseguirão submeter o Líbano, não conseguirão nunca. E apesar de termos perdido o mártir Rafik Al Hariri, todos nós, juntos, poderíamos realizar seus sonhos.

Viva o Brasil! Viva o Líbano!”

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Sr. Décio Ambrósio, pela colaboração.

Quero conceder a palavra a um grande amigo, que foi quem me aproximou da comunidade libanesa, da comunidade muçulmana, e que trabalhou muito durante os atos que foram feitos aqui no ano passado, na ocasião em que Israel atacou o Líbano, quando fizemos um ato de protesto.

Depois, no segundo aniversário do assassinato de Rafik Al Hariri, fizemos um ato solene neste Parlamento e hoje estamos realizando esta sessão solene do parlamento paulista.

Convido o meu amigo, Mohamed Al Kadri, da Associação Islâmica de São Paulo, para que faça uma rápida saudação, já agradecendo todo o seu trabalho, todo seu empenho e  colaboração. (Palmas.)

 

O SR. MOHAMED AL KADRI - Boa-noite a todas as autoridades aqui presentes, boa-noite a todos, primeiro quero agradecer a todo pessoal do Cerimonial, a dona Yeda, a todo pessoal que colaborou neste evento, pessoas que trabalham no gabinete do Deputado Simão Pedro, o Roberto, o Edgar e agradecer a todos do Instituto que se envolveram diretamente para efetivar este evento.

Estamos mais uma vez nesta Casa do povo, onde todos nós podemos manifestar nossos pensamentos. Quero dizer que quando perdemos o mártir Rafik Hariri, na nossa mente ficou um pensamento dele que é crucial e que eu abracei como uma causa de vida. Primeiro, que era acabar com essas diferenças entre as religiões; segundo, o processo de democratização e o resgate da identidade do povo libanês, que ao longo dos anos ficou perdido. Essas duas causas, dentre tantas, foram as que me marcou e que eu as abracei.

Quero agradecer ao Deputado Simão Pedro, que, na verdade, virou um irmão nosso. Realmente abriu as portas para fazermos várias parcerias e vários eventos. Quero dar a ele de presente um símbolo, que é o símbolo do Líbano e que hoje representa um irmão da comunidade libanesa aqui no Brasil. (Palmas.)

Passo a você este símbolo que, para nós, tem um valor imenso. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero agradecer ainda a presença do Sr. Haissam Al Masri, presidente do Lar Druzo; Sr. Joseph Sayah, Cônsul Geral do Líbano em São Paulo e decano dos Cônsules Árabes de São Paulo e demais estados; Sr. Suheil Yamout, presidente do Instituto Futuro; Sr; George Bkassini, chefe editor do jornal Al Mustaqbal no Líbano; Sr. Mohamad Laila, vice-presidente do Instituto Futuro; meu colega de Parlamento, Deputado Said Mourad.

Sras e Srs. Deputados, senhoras e senhores, quero, para encerrar, dizer que me senti muito honrado por esta oportunidade de pela segunda vez prestar esta homenagem ao mártir Rafik Hariri.

Além dessa relação construída com a comunidade através do meu amigo Mohamad, a nossa admiração pelo ex-Primeiro-Ministro Hafik Hariri que se deu também pela amizade muito profunda construída pelo Presidente Lula, que para nós, do PT, é uma honra muito grande tê-lo como presidente desta imensa nação e por ver que ele está transformando o nosso Brasil aos poucos, dando oportunidade às pessoas, que não tiveram oportunidade, de conquistar pelo seu trabalho uma condição melhor de cidadania e de vida.

Umas das tarefas que assumimos, desde o nosso programa de governo, foi não só estabelecer uma relação apenas com um país, como era o projeto do governo anterior quando a prioridade máxima era as relações com os Estados Unidos da América. O Presidente Lula abriu o Brasil para estabelecer relações diplomáticas e comerciais com a África, Oriente Médio, Rússia, Europa e, evidentemente, com os Estados Unidos, dando um passo muito grande em relações internacionais e hoje ele é considerado um grande líder mundial.

Quando o Rafik Hariri veio aqui e quando o Presidente Lula esteve no Líbano, isso nos orgulhou muito e chamou a nossa atenção nesse país e no que estava ocorrendo lá com a reconstrução, com a construção da democracia e paz. Rafik Hariri para nós representa um líder democrático, um líder construtor, um homem de visão, homem de paz.

Sempre tivemos pelo Partido dos Trabalhadores, a escola que fomos formados, um respeito muito grande pela autonomia dos povos, pela autonomia dos mais diversos países desse mundo. Sempre ficamos aqui na torcida e os representantes aqui da comunidade libanesa no Brasil podem contar com esforço do nosso partido, esforço do nosso país para contribuir com a construção da paz, da felicidade, e da democracia no Líbano.

Viva Rafik Hariri! Viva o Líbano! Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para uma confraternização no  Hall Monumental, também para o lançamento do livro do nosso convidado especial.

Muito obrigado. Boa-noite a todos!

Está encerrada a sessão .

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 13 minutos.

 

* * *