http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

28 DE MARÇO DE 2011

003ª SESSÃO SOLENE PARA “PRESTAR TRIBUTO À ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS E AO JURISTA, ADVOGADO E PROFESSOR DR. IVES GANDRA DA SILVA MARTINS”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara esta sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, com o intuito de "Prestar Tributo à Academia Paulista de Letras e ao Jurista, Advogado e Professor Dr. Ives Gandra da Silva Martins". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a relevância desta homenagem e parabeniza o Deputado Fernando Capez pela iniciativa.

 

002 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência. Enaltece o homenageado e enfatiza a importância da presente sessão.

 

003 - VITOR SAPIENZA

Deputado Estadual, agradece aos presentes. Relembra sua amizade com o homenageado. Rememora a posição contrária do Dr. Ives Gandra da Silva Martins em relação à reforma tributária em âmbito federal que foi debatida nesta Casa em ocasião anterior.

 

004 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, cumprimenta a todos. Elogia a erudição e sensibilidade do homenageado. Parabeniza o Deputado Fernando Capez pela iniciativa de convocar esta sessão solene. Elogia a conduta de Fernando Capez como jurista e parlamentar.

 

005 - RUY ALTENFELDER SILVA

Presidente do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, enaltece o homenageado como jurista e poeta. Considera ética a conduta do Dr. Ives Gandra da Silva Martins. Cumprimenta o homenageado pelas contribuições à Constituição Federal de 1988. Ressalta a importância da Constituição para o estabelecimento de um Estado Democrático de Direito.

 

006 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Realiza breve histórico da Academia Paulista de Letras.

 

007 - ANTONIO PENTEADO MENDONÇA

Presidente da Academia Paulista de Letras, faz agradecimentos gerais. Informa as realizações e projetos culturais da Academia. Relata encontro com o Presidente da Academia Brasileira de Letras e dá conhecimento de seminários que ambas as instituições realizarão em conjunto. Considera que estas conquistas tiveram início na gestão do homenageado e o congratula por tais feitos.

 

008 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Convida a todos para ouvir a apresentação de Paulo Paschoal, Violinista da Osesp, com o Trio Brasil, que apresenta as músicas "Noturno", de Chopin, e "Melodie", de Gluck. Agradece a todos e presta homenagens.

 

009 - IVES GANDRA DA SILVA MARTINS

Jurista, Advogado e Professor, agradece aos presentes e à iniciativa do Deputado Fernando Capez. Relembra de suas realizações na área jurídica. Reflete acerca de sua luta para estabelecer o Direito como um elemento de estabilidade social. Tece considerações sobre a democracia e os direitos fundamentais. Define-se como parlamentarista, pois acredita que o Poder Legislativo é a representação máxima da democracia. Faz agradecimentos, em especial a sua esposa.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Realiza homenagem, com a entrega da "Medalha Dr. Ives Gandra da Silva Martins", instituída pela Resolução nº 15, de 2011, às autoridades anunciadas. Homenageia ainda, com a entrega de certificados de "Honra ao Mérito" a demais agraciados. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e senhores, muito boa-noite. Esta Sessão Solene foi convocada com a finalidade de prestar tributo à Academia Paulista de Letras e ao Jurista, Advogado e Professor Dr. Ives Gandra da Silva Martins.

Para compor a Mesa, convidamos Dr. Ives Gandra da Silva Martins, Dr. Antonio Penteado Mendonça, Presidente da Academia Paulista de Letras, Desembargador José Renato Nalini, representando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Ruy Altenfelder Silva, Presidente do CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola.

Senhoras e Senhores, convido a todos para, de pé, ouvirmos o Toque de Continência, reservado ao Chefe do Poder Legislativo, Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 
O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

 Com muita alegria, cumprimento o Dr. José Renato Nalini, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Ruy Altenfelder Silva, Presidente do Centro de Integração Empresa-Escola, Dr. Antonio Penteado Mendonça, Presidente da Academia Paulista de Letras e Dr. Ives Gandra da Silva Martins, homenageado desta noite.

Esta Presidência saúda o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo, Dr. Marcos Costa, Sr. Geraldo Mantovani, Subprefeito de Pinheiros, representando o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, Dr. Alencar Burti, que hoje passou a Presidência da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo ao Dr. Rogério Amato, demais autoridades presentes, e os nobres Deputados Fernando Capez, autor da propositura que originou esta Sessão Solene, e Vitor Sapienza.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência, atendendo solicitação do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de prestar tributo à Academia Paulista de Letras e ao Jurista, Advogado e Professor Dr. Ives Gandra da Silva Martins.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM David Serino Fernandes da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e comunica o recebimento de um ofício com o seguinte teor: “Exmo. Sr. Dr. Fernando Capez, nobre Deputado Estadual. Sr. Deputado, cumprimentando-o, venho, por intermédio do presente, agradecer-lhe o honroso convite enviado, desejando sucesso ao evento. Justifico minha ausência em razão de compromissos anteriormente assumidos, salientando, outrossim, que o Conselho Superior do Ministério Público se fará representar pelo Conselheiro Dr. Álvaro Augusto Fonseca de Arruda. Na oportunidade, apresento a V. Exa. protestos de elevada estima.”

Minhas senhoras e meus senhores, é praxe nesta Casa de Leis que a Sessão Solene seja presidida pelo autor do requerimento da sua realização. Por esse motivo, passarei a Presidência ao nobre Deputado Fernando Capez.

Antes, porém, quero dizer que fiz absoluta questão de, como Presidente efetivo da Casa, estar presente para, em primeiro lugar, cumprimentar o Deputado Fernando Capez, brilhante parlamentar, que começa seu segundo mandato. Durante seu primeiro mandato nesta Casa, destacou-se como um dos mais brilhantes e atuantes deputados de São Paulo. Jurista, político novo em todos os sentidos, inclusive nos ideais de bem servir à população de São Paulo e de exercer com dignidade seu mandato.

Caro colega, quero dizer que a iniciativa de V. Exa. foi extremamente oportuna e feliz. Homenagear Ives Gandra da Silva Martins não é apenas homenagear o advogado, o intelectual, o erudito, mas também um modelo de cidadão, um modelo de pessoa.

Estou muito honrado em poder participar, ainda que por poucos minutos, desta Sessão Solene e me associar a esta homenagem proposta pelo Deputado Fernando Capez e apoiada pelos 94 deputados da Assembleia Legislativa. Parabéns, Dr. Ives, o senhor é um exemplo para todos nós.

Quero dizer ainda da satisfação em homenagear o Dr. Antonio Penteado Mendonça e, na sua pessoa, todos os membros da nossa querida Academia Paulista de Letras. Sou suspeito para falar sobre o Dr. Antonio Penteado Mendonça, porque sou seu ouvinte e aprendo permanentemente com ele. Brilhante advogado, brilhante expositor, brilhante homem de seguros e um intelectual da nossa querida Academia Paulista de Letras.

Reitero os cumprimentos a todas as autoridades e, com muita satisfação e orgulho, passo a Presidência desta Sessão Solene, que homenageia a Academia Paulista de Letras e o Dr. Ives Gandra da Silva Martins, ao nobre Deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Como bem ressaltou o Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, esta não é uma sessão comum, mas uma Sessão Solene. Por conseguinte, possui rígida forma sacramental. Não se pode convocar uma sessão solene para qualquer finalidade, e somente o Chefe do Poder Legislativo Estadual está autorizado pelo Regimento Interno, pela Constituição, a fazer a convocação, e só o faz mediante a aprovação do Colégio que reúne todos os líderes desta Casa.

Também não é comum que o Presidente da Casa venha pessoalmente proceder à abertura de uma sessão solene. É praxe que o deputado solicitante faça a abertura, a composição da Mesa e dê andamento aos trabalhos. Esta, portanto, Professor Ives Gandra, Dr. Penteado, é uma sessão duplamente solene, pois sai do que é normal até mesmo para as sessões rigidamente realizadas.

Hoje, temos um reforço. Está presente um ex-Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual já no seu sétimo mandato, Deputado Vitor Sapienza, um dos deputados mais influentes da Casa.

Antes de continuar a nossa sessão, queremos dar conhecimento das correspondências enviadas pelas autoridades com seus cumprimentos, que, posteriormente, serão entregues aos homenageados.

“Compromissos assumidos anteriormente, impedem-me de aceitar o gentil convite para participar da Sessão Solene que prestará tributo à Academia Paulista de Letras e ao Professor Dr. Ives Gandra da Silva Martins. Atenciosamente, Ministro Ricardo Lewandowski.”

“Impossibilitada de aceitar o convite, cumprimento-o pela oportuna iniciativa de promover o reconhecimento a dois dos maiores símbolos da cultura jurídica do País. Ministra Ellen Gracie Northfleet, Supremo Tribunal Federal.”

Enviaram correspondência também o Ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional da Justiça, Ministro José Antonio Dias Toffoli, Supremo Tribunal Federal, Ministro Teori Albino Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça, Ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Massami Uyeda, do Superior Tribunal de Justiça; Deputado Estevam Galvão, Líder dos Democratas, Sr. Afonso Macchione Neto, Prefeito do Município de Catanduva, Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Sra. Lu Alckmin, Presidente do Fundo Social de Solidariedade; Professor João Grandino Rodas, Senador Bernardo Cabral, Ministro Luis Felipe Salomão, Dr. Roque Citadini, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Paulo Alexandre Barbosa, Secretário do Estado de Desenvolvimento Social, Vereadores Paulo Frange, Claudinho de Souza, Eliseu Gabriel, Chico Macena; Dr. Fúlvio Julião Biazzi, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Professor Doutor Marcelo José Ladeira Mauad, Diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Dr. Omar Zigai, Presidente da 180ª Subsecção da OAB, Dr. Antonio Carlos da Ponte, Procurador de Justiça, Secretário do Conselho Superior do Ministério Público.

Quero cumprimentar o Ministro do Superior Tribunal Militar Flávio Bierrenbach, que muito nos honra com sua presença, o Desembargador do Tribunal Regional Federal Fausto de Sanctis, uma augusta presença que muito honra esta sessão e esta Casa.

A Presidência concede a palavra ao nosso querido Deputado Estadual e ex-Presidente da Casa Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Quero iniciar saudando o Sr. Presidente desta sessão, Deputado Fernando Capez, meu particular amigo, Sr. Desembargador José Renato Nalini, representando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Ruy Altenfelder Silva, Presidente do CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, Dr. Antonio Penteado Mendonça, Presidente da Academia Paulista de Letras, meu particular amigo Dr. Ives Gandra da Silva Martins, Sra. Ruth Vidal da Silva Martins, sua esposa, senhores e senhoras presentes.

Parece que foi ontem, há 40 e poucos anos, que eu, na qualidade de Delegado Tributário, recebia alguns mandados de segurança. Lembro bem que me dirigi ao chefe de gabinete e perguntei quem estava assinando. A resposta foi: “Ele, Ives.” Eu dizia ao meu pessoal: “Tem chumbo grosso por aí.”

O tempo foi passando. De adversários respeitosos, sempre mantendo a cordialidade própria de pessoas educadas, fomos estreitando uma amizade. Ao longo do tempo, fui Presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, posteriormente, Presidente da Assembleia. Em todos os debates que envolviam tributos, eu me fazia representar e indicar Dr. Ives Gandra da Silva Martins.

Lembro-me bem dele, de Clóvis Panzarini, de Nakano. Foram grandes embates nesta Casa. Em determinada ocasião, foi proposta uma reforma tributária que trazia grandes prejuízos ao Estado de São Paulo. Houve muita discussão e, graças aos debates efetuados nesta Casa com a presença do meu hoje grande amigo Dr. Ives Gandra da Silva Martins, essa medida que seria tomada no âmbito federal foi inviabilizada.

O bom político não se pode alongar mais do que o necessário. Mas não posso deixar de cumprimentar, com um “toquezinho” de inveja, meu colega Fernando Capez pela brilhante iniciativa de homenagear nosso grande amigo Dr. Ives Gandra.

Brinco, em alguns momentos, dizendo que Deus é um grande gozador, pois se vale de um palmeirense fanático para homenagear um são-paulino fanático, por meio da iniciativa de um corintiano fanático.

Parabéns, Dr. Ives Gandra. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos anunciar a presença em nossa sessão dos Desembargadores José Roberto Neves Amorim, Paulo Dias de Moura Ribeiro, Álvaro Lazzarini.

Também presentes o Presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Marcos da Costa, Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Dr. Arystóbulo de Oliveira Freitas, Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Dra. Ivette Senise Ferreira, Presidente da CAASP, Dr. Fábio Romeu Canton Filho.

Da minha querida instituição, Ministério Público, estão presentes Dr. Francisco Stella Júnior, Subprocurador-Geral de Justiça, representando Dr. Fernando Grella Vieira, Procurador-Geral de Justiça, Dr. Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, representando o Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Nelson Gonzaga de Oliveira, Corregedor-Geral do Ministério Público.

A Presidência concede a palavra à Deputada Célia Leão, que fez questão de aqui comparecer para prestar sua homenagem à Academia Paulista de Letras e ao Professor Ives Gandra.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Fernando Capez, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, assessorias presentes, quero saudar, de forma especial, todas as senhoras e senhores, doutoras e doutores, familiares do Dr. Ives Gandra da Silva Martins e dizer que este plenário e nossas galerias se enchem de alegria, glória e honra ao fazer uma sessão solene tão diferenciada nesta noite.

Quero dizer a todas V. Exas., que assim devem ser chamadas, homens e mulheres de cultura ilibada, homens e mulheres estudiosos do Direito e de outras áreas, que agradeço, em nome desta Casa, esta homenagem. A história da Assembleia vai se dividir em antes desta homenagem e depois dela.

Vim aqui por causa de dois grandes homens. Este, falado agora em verso e prosa, o professor e mestre de todos nós, Professor Doutor Ives Gandra da Silva Martins. Reconhecemos seu talento e aplaudimos sua obstinação. Durante toda sua vida sempre foi preocupado com a sociedade, sua cultura.

Professor, quem passou pelo Direito neste País e não bebeu da sua sabedoria na literatura e nos livros não aprendeu o Direito. É preciso passar pela sua competência e sensibilidade.

Permita-me dizer, professor, que, com a mesma emoção, o mesmo entusiasmo, vim rápido do meu gabinete para vê-lo e tentar fazer uso da palavra, a convite do Deputado Fernando Capez.

O segundo grande homem pelo qual vim aqui é o nobre Deputado Fernando Capez. São Paulo ganha muito em ter neste Parlamento um grande senhor, professor e doutor, não apenas na sua área, mas também nesta Casa. Mais uma vez, com sua sensibilidade, convidou a parte seleta da nossa sociedade para aqui comparecer.

Esta é uma noite de festa decorrente do trabalho destes grandes homens: Deputado Fernando Capez, que, para nossa alegria, também é da Bancada do PSDB, e teve a sensibilidade de convocar esta sessão, e Dr. Ives Gandra da Silva Martins, esse grande homem, que está recebendo esta justa homenagem.

Nutro pelo Deputado Fernando Capez, assim como os demais deputados desta Casa, sem distinção de partido político ou coloração partidária, um grande respeito, pois ele é o nosso professor. Nada nesta Casa vem para ser debatido e deliberado neste plenário se a parte jurídica não passar pelo crivo do Professor Doutor Fernando Capez. Falo isso independente da amizade e carinho que tenho por ele. Falo isso por ser a pura verdade.

Quero que cada um dos professores e doutores, ao saírem daqui hoje, tenham a certeza de que esta Casa está muito bem representada pela presença deste grande homem.

Quero deixar, para encerrar, a frase de uma pequena e notável grande mulher, Cora Coralina: “Feliz é aquele homem que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Quando Cora Coralina disse essas palavras, certamente pensou em duas figuras: meu Deputado Fernando Capez e o mestre de todos nós, Dr. Ives Gandra da Silva Martins. Esta Casa está honradíssima. Muitos homens importantes já passaram por aqui, mas, sem sombra de dúvida, o senhor fecha o livro de diamante com chave de ouro.

Parabéns. Uma salva de palmas a São Paulo, ao Brasil, por ter homens como este que está sendo homenageado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos agradecer as palavras carinhosas da Deputada Célia Leão, que se deslocou até aqui para fazer esse pronunciamento homenageando Ives Gandra da Silva Martins, Antonio Penteado Mendonça e, com ele, a Academia Paulista de Letras.

Sou eternamente grato pelas palavras estimuladoras da querida amiga, Deputada Célia Leão.

Convoquei inúmeras sessões solenes, por meio da Presidência, ao longo do meu primeiro mandato, mas nenhuma com tantas personalidades. Dentre elas, quero anunciar a presença do Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, Presidente-Executivo do CIEE e Presidente da Academia Brasileira de História, Dra. Ana Maria Martins, da Academia Paulista de Letras, Dr. Fábio Lucas, meu querido Professor Paulo José da Costa Júnior. Como esquecer as memoráveis aulas sobre “aberratio ictus” e “aberratio delicti, sua tese de livre docência pela Universidade de Roma? Obrigado por tantos ensinamentos, querido Paulo José da Costa Júnior, grande penalista, professor de todos nós.

A Presidência concede a palavra ao eminente Presidente do Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Professor Ruy Altenfelder Silva.

 

O SR. RUY ALTENFELDER SILVA - Boa-noite a todos. Quero saudar o Deputado Fernando Capez, pela iniciativa de homenagear um homem completo, Ives Gandra da Silva Martins. Marido exemplar, pai exemplar, amigo exemplar, professor competente, professor emérito do Centro de Integração Empresa-Escola, cujo Conselho tenho a honra de presidir. Um dos mais competentes poetas e escritores que conheço e jurista completo.

Ives Gandra da Silva Martins, a quem tenho o orgulho de suceder na Presidência da Academia Paulista de Letras Jurídicas, honra a cidadania pelos exemplos de retidão, caráter, competência e procedimentos éticos.

Hoje é um dia, meu caro Ives, em que você, com certeza, está extremamente feliz. Primeiro, pela iniciativa do Deputado Fernando Capez, para que a sociedade o reverencie e lhe agradeça por tudo que tem feito em benefício da cidadania.

Feliz também, Ives, pela presença da sua querida esposa, dona Ruth, a quem você não cansa de demonstrar seu amor. Feliz, também, pela presença dos seus amigos. E feliz pelo centésimo gol de Rogério Ceni, ontem à tarde. Sei que você vibrou.

Meu caro Ives, você é um constitucionalista, um grande tributarista, mas se diz sempre um escravo da Constituição. Na minha opinião, você é um dos maiores intérpretes das Constituições brasileiras. Você contribuiu muito para a elaboração da Constituição de 1988 e vem contribuindo ainda com suas críticas construtivas para o aperfeiçoamento do nosso sistema constitucional.

Por isso, quero invocar aqui a lição do patrono da cadeira que ocupo na nossa Academia Paulista de Letras Jurídicas, o saudoso Professor José Horácio Meirelles Teixeira, que está sendo reeditado no seu livro. Ele nos ensina que, se a Constituição é lei fundamental suprema - as leis, decretos, regulamentos, portarias, etc. -, devem necessariamente com ela conformar-se. Não poderão contrariá-la nem explícita, nem implicitamente. Só a Constituição não conhece norma jurídica que lhe seja superior. Daí, dizer-se que a Constituição é uma forma de produção originária, de produção do Direito, pois que nela se estabelecem as normas fundamentais de um sistema jurídico.

Citando o Professor José Horácio Meirelles Teixeira, homenageio Ives Gandra da Silva Martins, que, a todo instante, com coragem, determinação e independência, tem tecido críticas construtivas para o aperfeiçoamento da nossa Constituição. Portanto, o Estado democrático de direito.

Por isso, Ives, o Centro de Integração Empresa-Escola, do qual você é professor emérito, a Academia Paulista de Letras Jurídicas, da qual você é nosso chanceler, prestam também a você nesta noite as nossas homenagens e nosso agradecimento por tudo que tem feito por todos nós.

Parabéns, Ives Gandra da Silva Martins. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos informar que esta Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, às 21 horas e 30 minutos. Durante a semana, a TV Assembleia tem média de 200 mil espectadores; nos finais de semana, essa audiência aumenta.

Anunciamos a presença do Professor Damásio de Jesus, meu querido professor, eminente penalista, Dr. Leonardo Placucci, Reitor da UniSant’Anna, Exmo. Dr. Mário Luiz Sarrubbo, Promotor de Justiça, Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Dr. Antonio José da Costa, membro do Conselho Superior da Fundação São Paulo, representando Dr. Eduardo Barros Pimentel, Exmo. Dr. Márcio Fernando Elias Rosa, Subprocurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, um dos maiores administrativistas do País.

Cumprimentamos também o Sr. Fernando Cesar Miranda, representando o Sindidança, Dr. Rodrigo Cury Bicalho, representando o Presidente do Secovi, Sr. João Crestana, Sra. Alice Teixeira Ferreira, Diretora Científica do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, Sra. Dalva Cristofoletti, representando o Rotary 4610 e APM, Associação Paulista de Municípios.

Esta Sessão Solene pretende conceder a Medalha Ives Gandra da Silva Martins ao próprio, a razão de sua existência, à Academia Paulista de Letras, representada pelo Dr. Antonio Penteado Mendonça e a algumas autoridades que se destacaram no setor público e em diversos setores da sociedade.

Sendo esta uma sessão solene, é evidente que a honraria necessita de base legal e jurídica. Ela foi criada pelo Projeto de resolução nº 15, de 2011, que contém o seguinte texto:

 “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:

Art. 1º - é instituída a Medalha Ives Gandra da Silva Martins a ser conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo às personalidades que se destacaram no universo jurídico e político, contribuindo com o fortalecimento das instituições democráticas.

Art. 2º - a medalha de que trata o artigo anterior terá a inscrição: ‘Medalha Ives Gandra da Silva Martins conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo’. Será acompanhada do respectivo diploma.

Parágrafo Único – O modelo da medalha e do diploma será definido por ato da Mesa. A medalha será concedida pelo Presidente da Assembleia Legislativa, mediante proposta apresentada por deputado desta Casa. A entrega da medalha ora instituída somente poderá ser efetuada em sessão solene da Assembleia Legislativa.

Art. 4º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.”

Estamos aqui, portanto, concedendo uma justa honraria, por intermédio da qual, sempre, com muito critério, serão homenageadas inúmeras outras personalidades importantes ao longo desta vida legislativa.

Se me permite, Dr. Ives Gandra, quero dizer que observo a presença de algumas pessoas que deverão, em uma sessão solene oportuna, receber esta honraria pela sua importância.

Antes de passarmos ao próximo orador, farei um breve histórico da Academia Paulista de Letras.

Fundada em 27 de novembro de 1909, pelo Dr. Joaquim José de Carvalho, Secretário-Geral e fundador da cadeira nº 4, a APL é constituída por 40 cadeiras, seguindo o modelo de Academia Francesa, fundada em 1634.

Os imortais são escolhidos através de um processo de inscrição dos interessados, que “não precisam ser graduados, apenas serem paulistas e terem obras publicadas”.

Uma vez eleito, o acadêmico integra a Academia até sua morte, quando a cadeira é disponibilizada para novos membros.

Cada cadeira da instituição possui um patrono escolhido pelos fundadores e herdado pelos membros posteriores. O decano, membro mais antigo da Academia, é Paulo Bonfim, poeta e ocupante da cadeira 39.

A Academia é uma instituição cultural privada. O prédio-sede foi uma doação do Governo Federal, e a APL ocupa três andares. Os nove restantes são alugados pela Secretaria de Educação de São Paulo, e a arrecadação do aluguel é o que mantém a instituição.

Uma vez por semana, às quintas-feiras, o grupo reúne-se para discutir assuntos de interesse de todos e previstos nas finalidades da APL, eventos, temas culturais e a administração da própria Academia. A reunião é coordenada pelo Presidente, Secretários e Tesoureiros, que compõem a Diretoria.

A Academia possui um símbolo inspirado em um verso de Olavo Bilac, a “Última Flor do Lácio”. O emblema que é chamado de Eglantina representa a língua portuguesa, fazendo referência à sua origem latina. A rosa tem cinco pétalas, assemelhando-se a uma flor de Lis.

Sua biblioteca possui perto de 100 mil obras que podem ser consultadas pela população, desde que o interessado registre o motivo da pesquisa. Há também um acervo de obras raras, voltado exclusivamente aos acadêmicos. Entre as raridades, estão cartas pessoais de D. Pedro, manuscritos de D. Pedro II, quando ele tinha quatro anos, e a primeira edição de Padre Antônio Vieira, datada de 1688, cujo poema fui obrigado a recitar na minha primeira visita a essa Academia. O mais antigo da coleção é o Código Civil e Criminal Italiano, de 1561.

Esse acervo possui o maior número de obras camonianas em idiomas como português, francês, inglês e alemão.

Dentro do projeto de abertura para a população, a Academia pretende brevemente digitalizar sua biblioteca.

A Presidência concede a palavra ao primeiro homenageado, o representante da Academia Paulista de Letras, Professor Doutor Antonio Penteado Mendonça.

 

O SR. ANTONIO PENTEADO MENDONÇA – Sr. Presidente desta sessão, Deputado Fernando Capez, meu queridíssimo amigo antecessor, guru e mais uma série de coisas, Ives Gandra da Silva Martins, Dr. José Renato Nalini, também meu antecessor e queridíssimo amigo, guru, professor e outras coisas, Dr. Ruy Martins Altenfelder Silva, Presidente do CIEE, também meu Presidente, guru, amigo e uma série de outras coisas, minha queridíssima Ana Maria Martins, Secretária da Academia Paulista de Letras, na pessoa de quem saúdo as mulheres presentes, meu Professor Paulo José da Costa, amigo do meu pai – fico emocionado ao vê-lo aqui -, portanto, amigo de duas gerações, como ele faz questão de dizer, na pessoa de quem saúdo os demais presentes, minhas senhoras e meus senhores, não sou Presidente da Academia Paulista de Letras, mas estou como tal.

Tenho o privilégio de, em estando Presidente da Academia Paulista de Letras, continuar uma obra que teve seu primeiro momento na Presidência de Ives Gandra da Silva Martins. Até ali, a Academia Paulista de Letras vivia uma fase mais fechada, mais introspectiva. Ives Gandra propôs e a Academia, por imensa maioria, aceitou o desafio de sair do Largo do Arouche e se integrar, participando ativamente da vida da sociedade brasileira, principalmente por meio do que ela tem de melhor, sua expertise em cultura e educação, disponibilizando essa capacidade de interação com a sociedade, principalmente com a rede pública de ensino do Estado de São Paulo, onde nossa queridíssima Ana Maria Martins já conduziu com enorme sucesso o Prêmio e o Programa Escritor na Escola.

Este ano, o Prêmio Escritor na Escola pretende atingir um universo de 150 mil alunos da rede pública. Para uma Academia que, há três gestões, estava fechada em suas salas, discutindo as questões de literatura, é um passo muito grande.

Além disso, a Academia firmou um convênio, já em pleno vigor, com o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, que congrega mais de 3.500 clubes e 10 milhões de associados. Também está em andamento um concurso de obras literárias.

Aproveito também para dar uma grande notícia. O nosso mais novo acadêmico, Maurício de Souza, conseguiu com sua editora a permissão de ter em todas as revistas com sua assinatura duas páginas à disposição da Academia Paulista de Letras, para que sejam desenvolvidos projetos culturais. Pasmem, são quatro milhões de revistas por semana.

Esse projeto tem tal importância que a Unesco, ao ter conhecimento, pediu a Maurício de Souza que solicitasse à Academia Paulista de Letras, que muito honrada concordou, inteira participação como apoiadora.

Esses são alguns projetos já estruturados e em andamento que a Academia Paulista de Letras vai desenvolvendo e pretende desenvolver.

Trago uma notícia inédita: na quinta-feira passada, tive o privilégio de, estando Presidente da Academia Paulista de Letras, ser recebido pelo Presidente da Academia Brasileira de Letras e, depois, participar da sessão no Rio de Janeiro.

O resultado prático disso é que a Academia Paulista de Letras e a Academia Brasileira de Letras pretendem fazer uma série de seminários em São Paulo, no Rio de Janeiro e, eventualmente, em Brasília, para, com seus integrantes, discutir problemas que afetam a cultura e a educação brasileira.

Contamos com o apoio do CIEE para que a intenção das duas Academias se transforme – graças à imensa eficiência do Centro de Integração Empresa-Escola – em realidade, e que essa realidade possa repercutir e auxiliar a cultura e educação brasileira.

Minhas senhoras e meus senhores, tudo que falei tem um começo, e esse começo se deu com a gestão de Ives Gandra da Silva Martins à frente da Academia Paulista de Letras. Tem uma continuação, e essa continuação se deu na gestão de José Renato Nalini, por dois mandatos à frente da Academia Paulista de Letras.

Em outras palavras, estou aproveitando do trabalho desses dois grandes homens para receber um pouco dos louros que não são meus, mas da Academia Paulista de Letras.

Por isso, Ives, Nalini, meu muito obrigado. Agradeço também a todos os senhores e ao Deputado Fernando Capez pela homenagem que faz a uma instituição mais do que centenária, que, ao longo desse tempo, vem prestando relevantes serviços à cultura brasileira, especialmente à sociedade paulista. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos anunciar a presença do eminente Desembargador Sebastião Luiz Amorim, ex-Presidente da Apamagis, Associação dos Magistrados do Brasil, aqui representando o Presidente dessa entidade, Desembargador Henrique Nelson Calandra.

Anunciamos também a presença do Desembargador Ney Prado, Presidente da Academia Internacional de Direito e Economia, o sempre Deputado Edson Alves da Silva, representando o Presidente do Complexo Educacional da FMU, Edvaldo Alves da Silva, o eminente Professor Antonio Carbonari Neto, Presidente da Anhanguera Educacional, Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Antonio Salim Curiati – um deputado com dez mandatos nesta Casa -, Professor Doutor Ricardo Castilho, Diretor-Presidente da Escola Paulista de Direito, Pós-Doutor pela Federal de Santa Catarina.

Antes de passarmos a palavra ao nosso homenageado, Ives Gandra da Silva Martins, razão de ser desta sessão, porque ele é a própria medalha, e antes de iniciarmos a entrega dessas medalhas e comendas, vamos passar a um ponto alto desta sessão.

Seremos brindados com a apresentação dos músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, gentilmente cedidos para esta Sessão Solene. O Trio Brasil se apresentará com os músicos Paulo Paschoal, violinista, Renato de Sá, celista, e Sin Ae Lee, pianista, que tocarão Noturno de Chopin e Melodie de Glock.

 

* * *

 

- São executados os números musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Incumbiu-me o Sr. Governador Geraldo Alckmin de agradecer o convite para participar da Sessão Solene em tributo à Academia Paulista de Letras e ao jurista, advogado e Professor Dr. Ives Gandra da Silva Martins. Impossibilitado de comparecer, o Governador envia cumprimentos, parabenizando os organizadores e participantes pela iniciativa.

Sr. Deputado, impossibilitado de comparecer ao evento de hoje, por diversos compromissos em Brasília, inclusive por substituir hoje, às 21 horas, a Presidente Dilma Rousseff, que viaja a Portugal, peço transmitir ao eminente Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz, às Sras. Deputadas e Srs. Deputados, às senhoras e senhores presentes a esta solenidade, os meus mais entusiasmados votos de aplauso, pela iniciativa de V. Exa. de prestar uma homenagem à advocacia paulista, à Academia Paulista de Letras e ao nosso jurista Ives Gandra da Silva Martins. Como V. Exa. bem o sabe, ao longo de minha vida pública, tenho batalhado na vanguarda da defesa do advogado e de suas inamovíveis prerrogativas, propugnando sua indispensabilidade à administração da Justiça, o que se concretizou no Art. 133 de nossa Carta Magna. Melhor maneira de homenagear a advocacia não há que entregando a Medalha Ives Gandra da Silva Martins ao seu criador. Congratulo-me com a advocacia paulista e com a Academia Paulista de Letras pela justa homenagem que recebem e associo-me à comemoração que se presta às entidades. Aproveito o ensejo para, na pessoa do jurista e Professor Ives Gandra da Silva Martins, homenagear também todos os laureados desta noite. Ao Exmo. Deputado Fernando Capez, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Michel Temer, vice-Presidente da República do Brasil.”

Estão também presentes o Exmo. Desembargador Laércio Lacombe, ex-Presidente do Tribunal Regional Federal, Dr. Pedro Jorge Medeiros, Presidente da Comissão de Estudos Tributários do Brasil do Estado do Ceará, Exmo. Dr. Aniello Aufiero e Dra. Denize Aufiero, Diretores do Centro Preparatório Aufiero, do Amazonas; Dr. Antonio Joaquim Freixo, Diretor do Banif, Dr. Rodrigo Junqueira - aqui os estudantes também têm seu espaço garantido -, representando o Centro Acadêmico 22 de Agosto da PUC-São Paulo e o Deputado Welson Gasparini; Dr. Márcio Bico, Presidente do DCE da Unip e Diretor Jurídico da UNE, Sra. Joelma de Souza Jorge, representando o Vereador Quito Formiga, Professor Doutor Antonio Carlos Gomes da Silva, representando o Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Sr. Affonso Renato Meira, Dr. Maurício Granadeiro Guimarães, representando o Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Dr. Cláudio Perón Ferraz, Dra. Maria Genny Catureghi, representando Edman Althman, Diretor-Geral das Faculdades Integradas Rio Branco, advogado José de Oliveira Messina, Presidente do Colégio Dante Alighieri.

Queremos ainda registrar a presença do Dr. Laerte Marzagão, eminente delegado de Polícia, um dos mais talentosos professores de Direito Penal da Universidade Paulista.

Ives Gandra da Silva Martins, advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1958. Especialista em Direito Tributário e Ciência das Finanças pela mesma Faculdade, doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, professor titular de Direito Constitucional em 1990 na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e professor emérito da instituição no mesmo ano.

É professor emérito das Universidades Unifieo, Unip, UniFMU, do CIEE do Estado de São Paulo e das Escolas de Comando e Estado Maior do Exército e Superior de Guerra. É professor honorário das Universidades San Martin de Porres (Peru) e Austral (Argentina). É doutor honoris causa pela Universidade de Craiova na Romênia. É conselheiro nato e ex-Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e Presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomércio.

Pertence a 30 Academias, dentre as quais a Paulista de Letras, que presidiu, a Brasileira de Letras Jurídicas, a Brasileira de Filosofia, a Internacional de Cultura Portuguesa.

Tem mais de 70 livros publicados individualmente, mais de 250 em co-autoria sobre direito, literatura, filosofia, sociologia, política, música e economia. Seus textos foram publicados nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Bahamas, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Peru, Portugal, Romênia, Rússia, Taiwan e França.

Recebeu inúmeras condecorações, entre as quais o Colar do Mérito Judiciário dos Tribunais de Justiça de São Paulo e Rio de Janeiro e do Tribunal de Contas da União.

Essa é a pessoa que a Assembleia Legislativa de São Paulo elegeu, por unanimidade, para dar nome a esta honraria que será entregue nesta data a pessoas que se destacaram nos mais variados setores da sociedade brasileira.

Representando aqui os 94 deputados do Poder Legislativo Estadual Paulista, tenho a honra de solicitar que o Dr. Ives Gandra se dirija à tribuna principal, o parlatório, que só pode ser usado por deputados, mas que hoje fica pequeno diante da magnitude de Vossa Excelência. Com a palavra, Dr. Ives Gandra da Silva Martins.

 

O SR. IVES GANDRA DA SILVA MARTINS – Excelentíssimo Deputado, eminente jurista, Fernando Capez, a quem devo esta sensibilizante homenagem, é extremamente difícil manter a serenidade e o raciocínio para dizer alguma coisa, quando vejo tantos amigos e ouço as palavras ditas por alguns deles.

Gostaria de homenagear a todos na figura do Deputado Fernando Capez, que propôs esta medalha. O meu coração se sente de tal forma tocado que as palavras não saem com a facilidade que eu gostaria.

Quero dizer que, quando se chega aos 76 anos, depois de uma vida de luta na advocacia e na busca de caminhos próprios dentro de uma sociedade, utilizando-se apenas do Direito, receber esta homenagem é quase a certeza de que não foi uma luta inútil; não que eu mereça a homenagem, mas sim pelo fato de muitos estarem aqui porque acreditam na luta por um país melhor.

Deputado Fernando Capez, quero agradecer as palavras de V. Exa., do Deputado Barros Munhoz, com quem tenho uma longa amizade – fizemos, durante muitos anos, programas juntos de televisão -, do Deputado Vitor Sapienza, que me fez a saudação lembrando os tempos em que, com menos paixão, defendíamos nossas agremiações, Palmeiras, Corinthians, São Paulo. Ainda hoje me ligava Ana Maria, Ligia Fagundes Teles, para comemorar o centésimo gol do Rogério, e eu dizia que o Direito tem o condão de unir as mais variadas correntes, permitindo que a amizade possa ser consolidada através das divergências.

Deputado Fernando Capez, meu querido amigo, meu mestre em Direito Penal, raramente se encontra um parlamentar com um livro – seu Curso de Direito – na 18ª edição pela Editora Saraiva. Meu caro Deputado Fernando, essa medalha com meu nome, para mim e para as entidades, demonstra a importância do Direito como um instrumento de paz e harmonia.

Quando a Deputada Célia Leão falou, fiquei comovido, pois é uma velha e querida amiga, também uma lutadora que admiro profundamente, uma espécie de Madre Teresa dos parlamentares, tanto é o bem que procura fazer, e tem servido de exemplo para todos.

Entendo que a grande luta para aquilo que todos nós procuramos é a luta pelo Direito como um elemento de estabilidade social. Quando se diz que o operador de Direito é vocacionado para a profissão de magistrado ou advogado, membro do Ministério Público, delegado, administrador público, não se percebe que o Direito é muito mais que a profissão que cada um exerce.

O Direito é uma vocação para a união da sociedade. O homem vive em função das regras que estabelece para a convivência social. Todos sabemos perfeitamente que a Constituição, embora represente o Estatuto Supremo de uma Nação, significa muito mais, pois representa a vontade da sociedade de ter uma organização capaz de lhe dar aquilo que se procura: a paz e a ordem; a felicidade como uma busca permanente da sociedade em nível de convivência.

Um grande filósofo, John Rawls, com quem não concordo com todas as teorias, tem, em alguns momentos, uma lucidez extraordinária ao perceber o que é a realidade moderna. Ele dizia que as verdadeiras sociedades democráticas existem em função daquilo que se chama consenso por justaposição. Dizia, principalmente no livro “Democracia e Liberdade” - uma espécie de resposta a “Uma Teoria da Justiça”, que recebeu muitas críticas - que as teorias abrangentes por excelência não são democráticas. Todas as teorias que buscam impor uma determinada maneira de ser de convivência, sem perceber que essa convivência tem que existir, fundamentalmente, em representação, em respeito aos que pensam diferentemente, levam ao totalitarismo e à tentativa de assimilar a sociedade à maneira de ser de cada um que a tem, sem que se compreenda as divergências inerentes a todos nós.

Dizia ele que toda democracia depende fundamentalmente de teorias menos abrangentes, teorias em que se busca a melhor solução dentro do Direito, mas soluções que passam, de início, pelo respeito às posições que os demais têm.

É evidente que a democracia se lastreia, e se alicerça, e se fundamenta principalmente na convivência de todos aqueles que buscam o mesmo ideal, o ideal de justiça. Mas cada um faz essa busca conforme sua perspectiva. É nesse particular que só teremos a certeza de poder viver um estado democrático no momento em que se perceber a existência de duas grandes vertentes no Direito.

A primeira delas é que há direitos fundamentais que o Estado não pode criar. A função do Estado é apenas respeitar. São direitos naturais que tivemos definitivamente consagrados em nível de Direito positivo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Há outros direitos que cabe à sociedade procurar, de acordo com as especificidades, com os costumes, com a maneira de ser de cada sociedade. É a forma de encontrar a solução mais abrangente de convivência social, em que se busca no Estado Democrático de Direito - fundamentalmente paz e ordem -, respeitando os direitos fundamentais que a sociedade não cria, mas que nascem com cada ser humano.

É por essa razão que me comove, sobremaneira, esta homenagem. É muito agradável ouvir Ruy Altenfelder, Antonio Penteado Mendonça, falarem a respeito dessa luta pelo direito, a função dos Parlamentos.

Desde os bancos acadêmicos, fui parlamentarista, porque estou convencido que a verdadeira representação popular se encontra nas Casas Legislativas. Não temos nas Casas Legislativas, como no Executivo, a maioria de um pensamento da sociedade. Muitas vezes, nem a maioria, porque, sempre que ocorre o segundo turno, aquele que é eleito não está representando a maioria da sociedade. Nos Parlamentos, não.

No Executivo, só existe situação. Nos Parlamentos, existe a situação e a oposição, e a sociedade pode se fazer representar pelo debate amplo. Foi por essa razão que, antes do Ato Institucional nº 2, presidia um partido único, o partido parlamentarista do Brasil à época, Partido Libertador, por indicação do Deputado Raul Pilla – um dos mais brilhantes e dignos deputados da história brasileira - e do Senador Mendes de Sá.

Desde os bancos escolares, fui defensor do parlamentarismo e da importância dos Parlamentos. Portanto, receber, da Casa Legislativa do meu Estado, esta homenagem me sensibiliza sobremaneira, principalmente vindo de quem vem: Fernando Capez. Desde seus primeiros passos como membro do Ministério Público até se tornar um dos mais brilhantes parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, vislumbrei esse talento, muito bem realçado por todos que vieram a esta tribuna, principalmente por este exemplo que é Célia Leão.

Extremamente comovido pela presença de todos os senhores, de todos aqueles que me homenagearam, gostaria de dizer algumas palavras para aquela a quem namoro há 58 anos. Sem ela, estou absolutamente convencido, eu não seria nada. Começamos a namorar no cursinho, quando nos preparávamos para entrar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e aquele namoro foi patrocinado por Guilherme de Almeida.

 Aproveito para fazer uma confidência a todos meus amigos. Ao receber um prêmio por uma pequena história para o Estado de São Paulo, no IV Centenário da Cidade de São Paulo, pelas mãos de Guilherme de Almeida, perguntei se ele poderia me receber, porque eu gostaria de lhe mostrar algumas poesias de minha autoria. Ele, com a maior alegria, disse que me receberia com prazer.

No dia seguinte, fui ao seu escritório, na Rua Barão de Itapetininga. Nasceu então uma grande amizade, inclusive, Saulo Ramos conta sobre nossos encontros no livro “Código da Vida”.

Propus ao eminente, antigo “Príncipe dos Poetas Brasileiros” – hoje, é Paulo Bonfim, o “Príncipe dos Poetas Brasileiros” – levar alguns dos meus colegas que estavam estudando Guilherme de Almeida para o vestibular. Como ele concordou, no dia seguinte, levei meus colegas e, pela primeira vez, pude falar com a minha mulher, da Rua São Bento até a Rua Barão de Itapetininga, onde se localizava o escritório de Guilherme de Almeida. Eu não conseguia me aproximar dela no cursinho. Essa conversa fez com que começássemos a sentir a possibilidade de haver alguma coisa mais importante entre nós.

No dia 20 de dezembro, fomos a uma Bienal juntos. No dia 24 de dezembro de 1953, às três horas da tarde, comecei a namorar essa menina que, até hoje, é a paixão de minha vida e que recebe todos os meus versos, que não são poucos. Diariamente, recebo dela o conforto para continuar essa luta pelo direito e cidadania.

Meu querido Fernando Capez, neste momento de grande emoção - quando vejo queridíssimos amigos -, não poderia deixar de homenagear a minha namorada, mãe dos meus seis filhos, aquela que permite que minha vida, nos momentos de alegria e dificuldade, seja sempre serena, porque dá a estabilidade que eu gostaria que todos os casais tivessem. Isso faz com que, depois de 58 anos de namoro, eu ainda a considere minha jovem namorada, aquela que conquistou meu coração e, continuará até minha morte, a ser o símbolo do verdadeiro amor. Muito obrigado a todos por esta homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Queremos anunciar a presença do Dr. Cássio Mesquita Barros, Professor da USP, Titular de Direito do Trabalho, Titular da Cadeira nº 23 da Academia Paulista de Letras de São Paulo, Dr. João Clímaco Penna Trindade, Presidente da Associação dos Procuradores Autárquicos de São Paulo, associação ao lado da qual tanto lutamos no mandato anterior.

Anunciamos ainda a presença da Exma. Promotora de Justiça Criminal da Comarca de Guarulhos, Dra. Valéria Capez - nossa “autoridade máxima do lar” -, que aqui representa também seus colegas promotores.

Chegamos ao momento maior desta sessão, a razão principal de ser, a entrega das homenagens e da Medalha Ives Gandra da Silva Martins.

Antes de dar sequência à sessão, quero falar um pouco de dona Yeda – 67 anos de dedicação à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Dona Yeda, em uma das minhas sessões solenes no mandato anterior, estava afobada, porque as coisas não estavam saindo como ela queria, tropeçou e teve uma fratura no fêmur. Ela foi encaminhada ao Departamento Médico para receber os primeiros socorros. Eu me dirigi até lá para saber como ela estava, mas pediram que eu me retirasse, porque, enquanto eu lá estivesse, ela não poderia extravasar sua dor nem soltar as primeiras lágrimas, preocupada comigo, para que eu não perdesse a concentração na sessão que se iniciaria. Ela é o símbolo da dedicação e eficiência dos funcionários desta Casa, em especial dos que integram o competente Cerimonial.

Disse a Dona Yeda que gostaria de ir até o parlatório para fazer a entrega das medalhas e homenagens, mas o Art. 10, §2º, do Regimento Interno, diz que nenhum membro da Mesa deixará a cadeira sem que esteja presente, no ato, o substituto. Perguntei a ela o que faria. Segundo ela, bastava eu interpretar que, indo até lá, a cadeira e a mesa se transportariam para aquele local. Com essa interpretação, ficou resolvida a questão. Afinal de contas, não são os senhores os juristas?

Procederemos, então, à entrega das homenagens em um local de destaque.

A Medalha Ives Gandra da Silva Martins será entregue aos homenageados e instituições que aqui se fazem representar. Posteriormente, entregaremos os certificados a personalidades de destaque. Queremos dizer que, posteriormente, serão realizadas outras sessões solenes para dar continuidade à entrega dos certificados a tantas outras autoridades que se fazem merecedoras.

Solicito à nossa assessoria que traga até a tribuna principal o símbolo maior desta medalha, Professor Ives Gandra da Silva Martins, para ser o primeiro a recebê-la e, posteriormente, nos ajudar para a entrega das demais condecorações.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Entregaremos também ao Dr. Ives uma placa de prata, com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene, presta esta homenagem ao Dr. Ives Gandra da Silva Martins pelo reconhecimento ao seu trabalho em prol do Direito e da Justiça. Fervoroso defensor dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, sempre atuou de modo exemplar e contundente em momentos importantes da vida política nacional, contribuindo para o fortalecimento das instituições deste País, como um baluarte na defesa do Estado Democrático de Direito. Fernando Capez, Deputado Estadual, 28 de março de 2011.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Conforme anunciado pelos termos da Resolução, a medalha tem a imagem do Professor Ives Gandra da Silva Martins, com a inscrição “Medalha Dr. Ives Gandra da Silva Martins” em redor.

Convidamos agora Dr. Antonio Penteado Mendonça, Presidente da Academia Paulista de Letras, também homenageada nesta Sessão Solene, para receber a Medalha Ives Gandra da Silva Martins.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Dr. Antonio Penteado Mendonça, receberá também, em nome da Academia Paulista de Letras, uma placa de prata com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene, presta esta homenagem à Academia Paulista de Letras, na pessoa de seu Presidente, Dr. Antonio Penteado Mendonça, pelo reconhecimento ao trabalho mais do que centenário da Instituição em prol da preservação e difusão da cultura paulista no País e no exterior. Fernando Capez, Deputado Estadual, 28 de março de 2011.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Assembleia Legislativa de São Paulo presta homenagem ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo na pessoa de seu Presidente, Exmo. Sr. Desembargador Dr. José Roberto Bedran, que nos enviou um ofício, fazendo-se representar pelo Desembargador José Renato Nalini, também membro da Academia Paulista de Letras.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Assembleia Legislativa presta também homenagem a outra instituição do Estado de São Paulo, imprescindível ao estado democrático: Ministério Público do Estado de São Paulo. O Exmo. Procurador-Geral de Justiça Dr. Fernando Grella Vieira, que está presidindo o Conselho dos Procuradores-Gerais em Minas Gerais, está aqui representado pelo Dr. Francisco Stella Júnior, Subprocurador-Geral de Justiça, que recebe a comenda em nome dessa Instituição.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Em seguida, a Assembleia Legislativa presta homenagem ao CIEE, na pessoa do seu ilustre Presidente, Dr. Ruy Altenfelder Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A homenagem que prestaremos agora se estende aos mais de 300 mil advogados do Estado de São Paulo, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo. O eminente Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, Presidente da OAB, está sendo representado aqui pelo Presidente em exercício, Dr. Marcos da Costa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convidamos para receber a homenagem o Presidente do Complexo Educacional da FMU, Faculdades Metropolitanas Unidas, Professor Edevaldo Alves da Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - No campo das instituições de ensino, convidamos o Professor Antonio Carbonari Netto, Presidente da Anhanguera Educacional, a maior universidade do país, para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convidamos o fundador do primeiro curso preparatório para concursos na área jurídica do país, jurista Professor, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Salerno, Damásio de Jesus, representando o Curso Damásio de Jesus e a Faculdade Damásio de Jesus.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos prestar uma homenagem à Faculdade de Direito pela qual sou formado – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – e, para isso, convidamos Dra. Ivette Senise Ferreira, eminente Professora titular de Direito Penal da USP, que hoje ocupa a Presidência do Instituto dos Advogados de São Paulo, mas está aqui hoje na qualidade de primeira mulher Diretora da Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 180 anos.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Dessa forma, prestamos uma homenagem a todas as mulheres advogadas e a todas as juristas deste País.

As duas medalhas remanescentes serão entregues posteriormente ao Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que não pôde comparecer, e ao Exmo. Sr. vice-Presidente da República, Michel Temer.

Passaremos agora à entrega dos certificados e destaques, chamando inicialmente o eminente Professor Márcio Fernando Elias Rosa, Subprocurador-Geral da Justiça, Gestão de Ministério Público do Estado de São Paulo, representando a diretoria-geral do Ministério Público.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convidamos o Exmo. Sr. Nelson Gonzaga de Oliveira, Corregedor-Geral do Ministério Público para receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Para receber sua homenagem, convidamos o Exmo. Sr. Mário Luiz Sarrubbo, Promotor de Justiça, Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Representando os órgãos superiores colegiados da instituição Ministério Público, convidamos Dr. José de Arruda de Silveira Filho, para receber o certificado em nome do Dr. Álvaro Augusto Fonseca de Arruda.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora Dr. Fábio Romeu Canton Filho, Presidente da CAASP, grande jurista e eminente penalista.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convidamos Dr. Arystóbulo de Oliveira Freitas, Presidente da AASP, Associação dos Advogados de São Paulo, para receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Vamos homenagear agora a Associação Paulista dos Magistrados, cujo Presidente é o Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, representado aqui pelo ex-Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, da Associação Paulista dos Magistrados, o eminente Desembargador Sebastião Luiz Amorim. Além de grande civilista, autor de obras jurídicas, é também, como me confidenciava nosso querido Ives Gandra, notório poeta.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Como destaque da sociedade civil, quero convidar, em primeiro lugar, o Presidente do Conselho Mundial das Comunidades Luso-Brasileiras, o eminente advogado Antonio de Almeida e Silva, que foi deputado em Portugal, portanto nosso colega. Antonio de Almeida e Silva, figura maiúscula da advocacia e da comunidade luso-brasileira.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convidamos agora três religiosos que se destacaram em atividades que demonstram solidariedade para com o ser humano, pessoas necessitadas, e que nos ensinam com sua simplicidade. Da Paróquia do Santíssimo Sacramento, Padre Aparecido Silva, que faz um trabalho de grande destaque na área de atendimento social.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convidamos agora, para receber o seu certificado, o estimado Monsenhor Tarcísio Justino Loro, que atende, por meio de uma entidade, a crianças vítimas de violência, abandono, que lá encontram o amor que não tiveram em seus lares.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Hoje, quando se fala sobre um dos maiores flagelos deste século, a questão das drogas é sempre lembrada. Jovens estão perdendo suas vidas dragados pelo tráfico. Quando se fala na verdadeira guerra que se deve travar contra as drogas, lembramos que a primeira batalha é aquela travada dentro da mente do jovem.

Conheci o trabalho deste religioso, que foi levar a palavra do Evangelho onde havia jovens no auge de desfrutar os prazeres da vida. Ele, junto àqueles que praticavam surfe no litoral, que estavam mais próximos a esse tipo de influência, construiu uma igreja, congregando 40 mil fiéis, que, durante os cultos, celebram e agradecem a Deus. Muitos que estavam definitivamente perdidos para as drogas foram recuperados pela força que exerce a fé.

Convido o apóstolo Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, da Igreja Bola de Neve, para receber esta homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Após a entrega dessas homenagens, vamos dar continuidade à nossa sessão.

“Caminhe placidamente entre o rumor e a pressa e lembre-se de que a paz talvez se encontre no silêncio. Seja cordial com todos, sem inclinar-se além do necessário. Diga sua verdade serena e claramente, ouça os outros. Mesmo os tediosos e ignorantes. Eles também têm sua história a contar. Evite as pessoas ruidosas e agressivas, pois elas irritam o espírito.

Se você se compara aos outros, poderá tornar-se frívolo e amargo, pois sempre haverá pessoas maiores ou menores do que você. Desfrute de seus planos e, sobretudo, de suas realizações. Permaneça interessado em sua carreira, embora ela possa ser até humilde. É algo que realmente é seu, pertence a você na sorte variável dos tempos.

Use cautela em seus negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas. Todavia, não fique cego ante qualquer virtude onde houver, pois muitas pessoas lutam por altos ideais, fazendo a vida ser cheia de heroísmo. Seja você mesmo, principalmente. Não simule afeição. Nem seja descrente acerca do amor, pois ele é perene como a relva, mesmo perante tanta aridez e desencantos.

Receba naturalmente a sabedoria dos anos e, com liberalidade, as coisas da juventude. Alimente a força do espírito para se defender de desventuras inesperadas. Não se aflija com a imaginação, pois muitos temores nascem do cansaço e da solidão. Além de manter salutar disciplina, seja terno consigo mesmo.

Você é filho do Universo. Não menos que o sol, as estrelas e as árvores. Você tem o pleno direito de estar aqui. Claro ou não, sem dúvida, o Universo está sempre se expandindo. Fique dentro desse Universo, em paz com Deus, seja qual for sua concepção acerca dele.

Na confusão rumorosa da vida, permaneça em paz com sua alma. Com todas as suas falsidades, monotonias e sonhos frustrados, este ainda é um belíssimo mundo. Tenha sempre cautela, lute incessantemente para ser feliz.”

Texto encontrado na antiga Igreja de Saint Paul, em Baltimore, Estados Unidos, datado de 1662 e traduzido em 1982.

Esta sessão não poderia ser encerrada sem uma referência ao Livro Maior, porque sei que dele V. Exa. sempre buscou a principal inspiração para reger todos os atos de sua vida.

Em um ato de conciliação, até mesmo entre todos, já que o Deputado Vitor Sapienza se referiu aos diferentes clubes, encerro com um trecho da Primeira Epístola que São Paulo encaminhou aos coríntios. No capítulo 13, ele diz que os três dons mais importantes da pessoa humana são a fé, a esperança e o amor.

Se São Paulo tivesse de destacar um desses dons, certamente, destacaria o amor. O amor pela carreira, o amor pelo Direito, pela família, pela esposa, o amor supremo a Deus. O amor que orientou e inspirou a realização desta Sessão Solene.

Antes de encerrar nossa sessão, quero fazer um agradecimento especial à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo pela belíssima execução.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Assembleia Legislativa, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 36 minutos.

 

* * *