http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

02 DE MARÇO DE 2012

003ª SESSÃO SOLENE EM homenagem A “FORÇA JOVEM DE SÃO PAULO”

 

Presidentes: GILMACI SANTOS e SEBASTIÃO SANTOS

 

RESUMO

001 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Gilmaci Santos, ora na condução dos trabalhos, para "Homenagear a Força Jovem de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a Força Jovem Brasileira.

 

002 - FERNANDO CAPEZ

Deputado Estadual, destaca as realizações obtidas pela Força Jovem do Estado de São Paulo. Enaltece a importância das sessões solenes realizadas por esta Casa. Fala sobre o trabalho realizado pelo Deputado Federal Antonio Bulhões. Relata participação em posse do Senador Marcelo Crivella como Ministro da Pesca e Agricultura.

 

003 - MILTON VIEIRA

Deputado Estadual, saúda os presentes. Comenta a posse do Senador Marcelo Crivella como Ministro da Pesca e Agricultura. Fala sobre as dificuldades para a organização deste evento. Relata sua participação em grupos semelhantes ao Força Jovem.

 

004 - SEBASTIÃO SANTOS

Deputado Estadual, saúda os presentes. Fala sobre o trabalho realizado pela Força Jovem de São Paulo. Destaca a ajuda prestada pelo grupo a vítimas de tragédias naturais.

 

005 - JOÃO BARBOSA

Ex-Deputado Estadual, recorda sua participação em grupo semelhante ao Força Jovem. Destaca o trabalho realizado pela organização. Lamenta o número de jovens mortos em decorrência do uso de drogas.

 

006 - SOUZA SANTOS

Vereador pelo município de São Paulo, demonstra orgulho por pertencer a Igreja Universal do Reino de Deus. Relata sua origem humilde. Parabeniza o trabalho realizado pelo pastor Jean Madeira, Presidente da Força Jovem no Estado de São Paulo.

 

007 - Presidente GILMACI SANTOS

Anuncia apresentação musical da Jovem Lays.

 

008 - VINICIUS CARVALHO

Presidente do PRB no Estado de São Paulo, destaca o trabalho realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus por meio da Força Jovem. Fala sobre a importância da juventude para o futuro do País. Parabeniza o Deputado Gilmaci Santos pela solenidade.

 

009 - AILSON

Pastor, faz agradecimentos gerais.

 

010 - ANTONIO BULHÕES

Deputado Federal, fala sobre as origens da Força Jovem. Destaca os trabalhos extra-igreja realizados pelo grupo. Cita trecho de pronunciamento do atual Ministro da Pesca e da Agricultura, Marcelo Crivella.

 

011 - Presidente GILMACI SANTOS

Lê a íntegra de moção de aplauso a ser entregue a líderes da Força Jovem.

 

012 - SEBASTIÃO SANTOS

Assume a Presidência. Anuncia a entrega de Moção de Aplauso, pelo Deputado Estadual Gilmaci Santos e pelo Deputado Federal Antonio Bulhões, aos líderes da Força Zona Norte/Centro; Zona Leste/Oeste; Zona Sul; ABC; e Interior/Baixada, ao som de apresentação musical da Jovem Lays.

 

013 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência.

 

014 - JEAN MADEIRA

Presidente da Força Jovem no Estado de São Paulo, comentou o surgimento da Força Jovem. Fala sobre os ideais do grupo. Parabeniza a Presidente Dilma Rousseff por escolher o Senador Marcelo Crivella como novo Ministro da Pesca e da Agricultura.

 

015 - SEBASTIÃO SANTOS

Assume a Presidência. Anuncia homenagem, com entrega de placa, pelo Deputado Gilmaci Santos ao Senhor Jean Madeira.

 

016 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência. Recorda seu passado no grupo jovem da Igreja Universal do Reino de Deus. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – GILMACI SANTOS  - PRB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata anterior.

Eu queria neste momento, para compor a Mesa comigo nesta sessão, aqui representando a IURD, chamar o Deputado federal Antonio Bulhões. (Palmas.)

Também queria convidar aqui à minha direita aquele que representa todos vocês, o nosso querido amigo Jean Madeira. (Palmas.)

Senhoras Deputadas, senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, por solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Força Jovem de São Paulo.

E convido neste momento para que todos fiquem de pé para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro sob os acordes da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Esta Presidência mais uma vez agradece a Polícia Militar que mais uma vez participa e colabora com esta Casa, muito obrigado. E reconhecendo sempre o trabalho da Polícia Militar que tem sido os nossos heróis aqui no Estado de São Paulo, heróis e heroínas, sempre colocando a sua vida à disposição da população do Estado de São Paulo, parabéns. Que Deus abençoe muito vocês. (Palmas.)

Eu queria neste momento aqui também anunciar e nominar algumas autoridades, companheiros, amigos que estão aqui também prestigiando também este evento. Quero aqui anunciar a presença do nosso amigo Deputado Sebastião Santos, também companheiro e amigo da Força Jovem. (Palmas.)

Esse que está chegando agora para também ser companheiro da Força Jovem, mas que é uma pessoa que a gente admira, é um procurador de Justiça, que eu costumo dizer que ele é o meu doutrinador. Todo aquele que faz Direito tem sempre que ler e estudar os livros do nobre Deputado Fernando Capez. (Palmas.)

Também ele que é também companheiro e amigo da Força Jovem, Deputado Milton Vieira. (Palmas.) Foi deputado nesta Casa, agora está em outra missão também para continuar junto com a gente, também amigo da Força Jovem lá de Guarulhos, Deputado João Barbosa. (Palmas.) Ele que já foi deputado federal, estava em Minas Gerais em uma missão, foi convocado e veio para São Paulo também para assumir a Presidência Estadual do PRB e falou também que é amigo da Força Jovem, senhor Vinícius Carvalho. (Palmas.) Ele também que chegou agora no nosso meio enturmando na política, e também assumindo a Presidência do PRB na capital, a Presidência da capital o nosso amigo Aildo Rodrigues Ferreira. Também amigo da Força Jovem. (Palmas.) Eu não sei se ele continua sendo, mas também está aqui, até então dizia que só ele era o amigo, nosso querido Vereador Souza Santos. (Palmas.)

Também queria aqui agradecer a presença e o prestígio, daquele que está sempre em todos os eventos que eu tenho participado da Força Jovem. Eu também tenho procurado ser amigo, e todos aqui têm participado e estado sempre juntos, ele é amigo da Força Jovem lá de Santo André, Bispo Ronaldo de Castro. (Palmas.) Também agradeço aqui a presença, da vereadora da cidade de Mairínque, e Presidente da Câmara, Geovana Souto, nossa amiga. (Palmas.) O nosso amigo Diego Madeira coordenador do Jovem Nota 10. (Palmas.) Eu queria também agradecer o Erik Rogério Teixeira, coordenador da Dose + Forte, já chegou o Erik? Cadê o Erik? O Erik disse que não quer mais saber disso, ele está no trânsito, daqui a pouco a gente fala com ele. (Palmas.)Eu gostaria de agradecer a presença e gostaria que subisse aqui representando todos vocês também, todos os coordenadores que viessem aqui com o seu cinturão o Giovanni, coordenador de esportes da Força Jovem. (Palmas.) Nosso campeão mundial de peso galo, por favor, Giovanni Andrade.

Também agradecer a presença do Major Bolognini, da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa, representando aqui o Comandante Geral, o coronel Álvaro Batista Camilo. (Palmas.) Acredito que se não fosse por ela ele não estaria também assim. Dizem que não atrás, mas ao lado de um grande homem tem que ter sempre uma grande mulher, mas agora o pessoal está dizendo que tem que ser à frente. Vamos lá, dona Vanessa Madeira, esposa do Jean Madeira. (Palmas.)

Daqui a pouco nós vamos nominar mais pessoas que estão presentes aqui com a gente. Agora vamos assistir um vídeo que fala um pouquinho da Força Jovem. Vamos assistir esse vídeo para depois iniciarmos as oratórias.

Antes do vídeo, eu queria anunciar que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no domingo próximo, às 21 horas, na TVA canal 66, e a NET canal 13. Repetindo domingo, às 21 horas, e está sendo transmitida agora ao vivo pela TV Web.

Vamos ver o vídeo então.

 

* * *

 

- É feita a exibição de um vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns Força Jovem, nunca para e sempre continua.

Agora eu queria chamar para fazer uso da palavra, ele que está chegando agora e falou que vai fazer parte, quer ser amigo também da Força Jovem. Não sei se vocês também vão aceitar ele. Ele tem compromisso, mas está aqui com a gente, já estivemos de manhã, saímos de casa às cinco horas da manhã, já estivemos em Brasília hoje na posse do novo ministro da Pesca, o Senador Marcelo Crivella. Estamos juntos o dia todo, e ele está aqui prestigiando. Deputado Fernando Capez, a tribuna é sua para dar a sua mensagem à Força Jovem. Sinta-se em casa, seja bem vindo a família Força Jovem! (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Boa noite. Meu querido colega Deputado Gilmaci Santos, a quem parabenizo por essa iniciativa de realizar uma sessão solene para homenagear o trabalho que o Pastor Jean Madeira, que eu passei a conhecer melhor olhando este vídeo. Confesso que ele tem realizado em prol da vida de milhares de jovens.

Deputado Gilmaci Santos, este é o plenário Juscelino Kubistchek, o plenário mais importante desta Casa Legislativa. Nessas cadeiras em que os jovens estão sentados os deputados se sentam nelas, foi votada a Constituição do Estado de São Paulo, e todas as leis do Estado de São Paulo são votadas e discutidas. Nessa tribuna é que se travam os debates sobre temas relevantes. Esta, portanto, não é uma sessão qualquer, esta é uma sessão solene, ela obedece uma rígida forma sacramental, e não pode ser realizada para qualquer finalidade. Só pode ser realizada para temas que tenham indiscutível repercussão pública e social.

Quando um deputado da estatura do Deputado Gilmaci Santos, querido por  todos nós, estimado, que faz um trabalho sério, correto, competente chama para a si dentre os deputados a autoria desta proposta, eu diria que este evento passa a ser duplamente prestigiado pelo seu conteúdo em si, por se tratar de uma sessão solene, e por ter sido proposta por um deputado como o Deputado Gilmaci Santos.

Eu quero cumprimentá-lo, quero cumprimentar o nosso querido deputado federal que faz um trabalho fantástico em Brasília, nosso Deputado Antonio Bulhões, que inclusive mediou certa vez um debate entre mim e o então Presidente da Ordem, atual, Luiz Flávio Borges D´Urso. Ele até achou que os ânimos iam se altercar, mas na verdade são apenas os debates, discussão de ideias. E desde aquela data, eu me recordo bem porque era Copa do Mundo de 2002, ia jogar Brasil x Inglaterra às duas da manhã e este debate se travou das 10 a meia-noite. Desde essa data eu venho acompanhando mais amiúde o trabalho do deputado federal do qual sou um admirador. Competência que V.Exa. tem, capacidade que V.Exa. tem é possível se adquirir, mas o carisma é inato. Esse carisma, essa empatia, essa sua capacidade de aglutinar pessoas em torno de si isso é um dom que Deus lhe deu. Então, use bem como tem usado e os meus parabéns, e um prazer estar aqui com você.

Quero cumprimentar os meus colegas de Assembleia que estão aqui, Deputado João Barbosa, Deputado Milton Vieira, meu querido Deputado Sebastião Santos, companheiros, colegas, Deputado João Barbosa não se encontra nesse mandato, mas foi um brilhante deputado no último mandato. Quero cumprimentar os nossos Presidentes do Diretório Municipal, senhor Aildo, e do Diretório Municipal, senhor Virgílio, assim como cumprimentar o Presidente do Diretório Nacional do PRB professor Marcos Pereira.

Hoje é um dia de festa para o partido, me honrou o convite de V.Exa., Deputado Gilmaci Santos, para irmos até Brasília para assistirmos a posse do Senador Marcelo Crivella como ministro da Pesca e Aqüicultura. Ali, a Presidente Dilma Roussef se emocionou, foi uma cerimônia muito bonita, e eu fiquei impressionado com as palavras do Senador Marcelo Crivella, seus ensinamentos. Muitas vezes Deus escolhe as pessoas não pela sua qualificação, não necessariamente Deus escolhe os mais qualificados, mas quando ele faz a escolha, ele qualifica os escolhidos. Que bonita esta frase. Que bonito este ensinamento, essa lição bíblica e como ela se ajusta ao trabalho que o senhor Jean Madeira vem fazendo. Não pare, continue esse trabalho. Que o jovem pare e diga não ao crack. Mas que esse trabalho não pare jamais. São pessoas como você que fazem a diferença. Cabe a nós, homens públicos, darmos condições para um trabalho como esse seja realizado. Prestigiar como o Deputado Gilmaci Santos o faz com essa sessão solene, mas nós temos que aplaudir, que agradecer, dar força, colocarmos à disposição para aquilo que humildemente pudermos fazer diante de tão grandioso trabalho. Parabéns! Que Deus o abençoe e o proteja, ilumine nesse trabalho maravilhoso.

Queria cumprimentar o nosso campeão, Campeão Mundial Super Galo, Giovanni Andrade. Você poderia levantar por gentileza? Queria que focasse se possível no nosso querido campeão. Está com o cinturão aqui? Esse tipo de coisa que trabalhos como esse fazem, o orgulho tem que ser levado para o Brasil inteiro. Nós temos que falar que nós temos um Campeão Mundial de Boxe forjado no trabalho da Força Jovem. Parabéns, vá em frente.

Queria finalmente cumprimentar a dona Yeda, 64 anos de trabalho na Assembleia Legislativa, um exemplo, porque mantém o seu espírito jovem. Numa sessão solene que eu presidi, ela estava tão ansiosa para participar que tropeçou e quebrou o fêmur. Ela estava aqui na enfermaria, e eu preocupado, mas ela disse: “Não foi nada.” Daí me disseram: “Vá e realize a sua sessão solene, porque nem chorar ela pode porque ela não quer deixar o senhor nervoso porque pode atrapalhar a realização dessa sessão.” Esse tipo de espírito vocês devem cultivar e cultuar. Olhar para o Pastor Jean Madeira e ver o trabalho que ele faz, olhar para dona Yeda, para os funcionários desta Casa que trabalham com tanto amor, e olhar para dentro de vocês e pensar, ninguém é melhor que você. Ninguém. As pessoas que atingiram os mais altos postos, atingiram porque confiaram em si mesmas, não se colocaram inferiores a ninguém. E é isso que vocês tem, e é nisso que o Pastor Jean Madeira trabalha para lembrar permanentemente vocês. São Tomás de Aquino e mais tarde John Lock lembraram que todos vêm ao mundo com a consciência zerada. Tudo que nós conseguirmos é pelo nosso esforço, é pelo nosso interesse, é pela nossa vontade. Que vocês num futuro muito próximo possam estar aqui ou em outros postos falando e ajudando as novas gerações como o Pastor Jean Madeira fez com vocês.

Que Deus abençoe a todos, parabéns por esse evento, e uma salva de palmas especial a Jean Madeira e ao Deputado Gilmaci Santos. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB – Obrigado, Deputado Fernando Capez. Obrigado pelas palavras, obrigado por sua participação aqui nesta sessão solene.

Eu queria agora chamar para também fazer uso da palavra e trazer a sua mensagem, ele que também é nosso deputado estadual, com certeza, eu acredito que sim, e também participou, na nossa época não era Força Jovem, mas Grupo Jovem, Deputado Milton Vieira. (Palmas.)

Estou vendo aqui algumas figurinhas que a gente já conhece, daqui a pouco, na medida do possível a gente vai nominando cada um de vocês aqui.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD – Sr. Presidente Deputado Gilmaci Santos, quero ser breve nas minhas palavras. Cumprimento aqui o Deputado Antonio Bulhões, pessoa que nós estimamos muito, tenho uma grande consideração pelo senhor. Pastor Jean Madeira, grande líder da Força Jovem do Brasil todo, meus companheiros Deputado Sebastião Santos, Vereador Souza Santos, Bispo Ronaldo, sempre Deputado João Barbosa, que futuramente será também vereador, o nosso campeão Giovanni, o Pastor Vinícius Carvalho, sempre deputado federal que hoje preside o PRB do Estado de São Paulo, e o Aildo preside o PRB no município. Quero cumprimentar a nossa Vereadora Geovana Souto, na qual cumprimento todas as mulheres, porque a mulher é a grande força, o jovem é a força, mas a mulher representa uma grande força no nosso país.

Eu queria expressar aqui a minha alegria e satisfação porque nós muitas vezes usamos essa tribuna para falar do cotidiano, dos problemas do nosso Estado, para cobrar do governo para que haja mais condições para o nosso povo paulista, para que haja mais segurança, educação, saúde. Mas hoje é um dia especial, porque quando nós falamos de jovens nós estamos falando do celeiro, não somente o celeiro do mundo de grandes profissionais, grandes políticos, grandes empresários, mas nós falamos aqui mais precisamente de grandes homens de Deus. E o homem de Deus também está inserido no empresariado, na política. Hoje pudemos ver uma cena emocionalmente que esperamos por tantos anos. Nós, que estamos principalmente na política, por muitos e muitos anos esperamos ocupar espaço dentro da política para que haja mais condições para o nosso povo, para a nossa população, não só no Estado de São Paulo, mas no Brasil todo: a posse do ministro, Senador Marcelo Crivella, que tomou posse como ministro no dia de hoje.

Então, quando nós olhamos cenas como essa, sabemos que muitos e muitos vão sair desse celeiro, que são vocês, jovens que estão fazendo a diferença. Jovens que não têm medo de ir onde está o viciado, de onde está a pessoa desesperada e ir lá falar com ela, dar uma palavra para ela.

Aproveito este momento para cobrar, porque isso aqui é um exemplo, Deputado Gilmaci Santos. Nós, como parlamentares, temos que aproveitar esse exemplo para chamar atenção do Governo do Estado, para chamar atenção dos Governos Municipais, Governo Federal para que haja mais incentivo, porque a gente sabe das dificuldades. Vocês não estão sozinhos, a Força Jovem tem representação dentro do Estado de São Paulo, aqui na Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal onde estão o Vereador Souza Santos, e o Bispo Atílio, vocês têm representação. Mas tudo é difícil, quando vocês fazer um evento, um movimento que é para ajudar a resgatar jovens, sabemos a dificuldade que é para realizar esse evento. Às vezes a gente liga o noticiário e vimos que é fácil para se organizar um evento onde os jovens estão se prostituindo, onde estão se drogando, bebendo a madrugada toda, caindo pela calçada. Nessa semana mesmo, não sei se era em Brasília, Goiânia, vi os jovens todos jogados na calçada, na lama, uma coisa assim desesperadora, que dá uma angústia no nosso coração.

Vemos movimentos como este, Pastor Jean Madeira, em que o senhor coloca o coração, que faz com tanto afinco, com tanto carinho. Vemos o carinho, o amor que o Pastor Jean Madeira tem pelo Força Jovem, por você que é uma alma, um ser humano. Então nós queremos aqui neste dia dizer que nos emociona muito, é uma satisfação, é prazeroso para nós que já estamos na estrada há tanto tempo. Eu me lembro que eu participei quando era Grupo Jovem, em 1989. Venho acompanhando. Eu cuidei do Grupo Jovem, cuidei de grupo de evangelização no Estado, cuidei de grupo de presídio, de asilo, de hospital, então eu sei a luta de vocês. Eu sei como é que funciona, Pastor Jean Madeira, porque nós passamos por essa fase também. Então vocês podem contar com a gente. Podem contar como bem colocou o Deputado Gilmaci Santos, que nós somos amigos do Força Jovem sim, porque sabemos que o trabalho que vocês fazem, a luta de vocês é uma luta relevante.

Então esse celeiro nós vamos fazer de tudo, de tudo. Vamos brigar aqui, nós vamos usar esta tribuna, nós vamos cobrar incentivos para vocês, nós vamos usar do nosso mandato, da nossa carteira, enfim, para que vocês possam ter o caminho livre.Pastor Jean Madeira, amanhã o senhor vai sair e vai vir outro em seu lugar, a gente sabe como funciona, mas nós vamos estar aqui dando condições para que vocês possam prosseguir e esse trabalho não pode parar nunca. Como diz aí o slogan “tire essa pedra do caminho.” Então para ou continua, pessoal?

Parabéns para vocês, parabéns Pastor Jean Madeira, parabéns Deputado Gilmaci Santos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB – Obrigado, Deputado e Pastor Milton Vieira, que Deus abençoe o senhor.

Eu queria antes de chamar o nosso próximo orador, saudar aqui duas pessoas que sei da trajetória: o senhor Luciano, da Força Jovem lá de Cotia. Fique de pé, Luciano! Conheço a história dele: Luciano é uma pessoa guerreira, um exemplo de fé, de perseverança, um exemplo que realmente quando você quer, você consegue. Que Deus te abençoe muito mais, Luciano! (Palmas.)

Faz tempo que não a via, mas ela todo dia me manda pelo menos umas 10 mensagens no Facebook, eu não sei mexer nisso, estou aprendendo: a Edna, lá de Mairínque. Também já conheço a história dela há muito tempo. (Palmas.)

Queria chamar agora para dar a sua mensagem nosso amigo Deputado Sebastião Santos, também amigo da Força Jovem lá de São José do Rio Preto, e de São Paulo também. Acredito que já foi do Grupo Jovem também.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB – Sr. Deputado estadual Gilmaci Santos, que abrilhanta essa Casa de Leis com essa sessão solene, homenageando a Força Jovem Brasil, esse grupo que se une nesse país em prol de um ideal que muitos deixam passar despercebido no nosso país e que eles investem.

Quero aqui saudar o Deputado federal Antonio Bulhões, que além de ser um jovem mostra também a sua força e garra porque hoje acordou bem madrugada e está aqui conosco prestigiando mais este evento. Ele é o nosso líder lá na Câmara dos Deputados e faz um belo trabalho.

Deputado estadual Milton Vieira, nosso amigo, nosso companheiro de Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por muitos anos. O ex-Deputado estadual e também vereador aqui pela cidade de São Paulo, Souza Santos. A Geovana Souto, Presidente da Câmara Municipal de Mairinque, quero saudar em nome dela todos os vereadores aqui presentes, todas as pessoas que são assessoras do Legislativo, do Executivo. Quero saudar em nome do doutor Vinícius Carvalho, da Presidência Estadual do PRB aqui de São Paulo. Quero saudar todos os Presidentes de partidos aqui presentes nesta solenidade. Quero saudar também o Major Bolognini, que representa a Assessoria da Polícia Militar aqui nesta Casa e coordena os trabalhos, a segurança dos parlamentares, a segurança das pessoas que aqui passam, e também pelos seus relevantes trabalhos exercidos no Estado de São Paulo.

Em nome do Giovanni Andrade quero saudar todas as pessoas que estão envolvidas de uma forma ou de outra, porque se tornar campeão mundial de boxe nesse mundo da forma se encontra hoje não é fácil. Nós temos visto que o boxe tem trazido nomes com excelência. Pessoas que vieram do nada, tiraram uma força de dentro de si para mostrar um ideal, e esse ideal tem realizado muito bem aqui o Giovanni mostrando para cada um de nós que não pode parar, tem que continuar. O campeão de boxe não pode parar de vencer, ele tem que sempre ser otimista, sempre dar o seu melhor. Parabéns a você, Giovanni, por ser um integrante da Força Jovem e dar esse exemplo para todos nós nesta noite.

Senhor Diego Madeira, coordenador Jovem Nota 10, jovem que realmente tem se mostrado. Quando ele passa a ter Jesus no seu coração, quando ele toma a decisão de mudar a trajetória da sua vida, ele passa a ter a convicção que ele é 10, que ele é uma pessoa de bem, que ele é uma pessoa prestigiada, que é uma pessoa que mostra a sua família, ou de melhor, que mostra no seu casamento a união, a vontade de estar junto da pessoa, que mostra um namoro íntegro, reto, que mostra como funcionário ser o melhor funcionário. Muito obrigado pela sua presença, senhor Diego Madeira, aqui nesta noite.

O Bispo Ronaldo Castro que também se faz presente, é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, e hoje está na cidade de Santo André. Nosso muito obrigado pela sua presença também.

E quero cumprimentar por último a pessoa que deixou de viver para si para viver um sonho que muitos tentaram neste país e não conseguiram, ou se conseguiram fizeram em partes: quero cumprimentar aqui o Pastor Jean Madeira. Quando assistimos esse vídeo, Pastor, que mostra 300 mil jovens recuperados, 300 mil jovens com uma dignidade sendo reconhecidos, otimistas, nós sabemos que para isso acontecer houve uma dedicação de manhã, tarde, noite. Ao assistir no vídeo, vimos o senhor fazendo programa na madrugada da meia noite a uma hora da manhã, e ali levando uma palavra de ânimo, uma palavra de esperança e uma palavra para quem está do outro lado da tela talvez com um revólver para realizar um assalto, para tirar a sua própria vida, para usar a droga, para fazer um ato contra a sociedade, mas o senhor faz muito bem levando uma palavra a esses que aqui estão e aos que estão por todo esse país.

Mas o que me traz nesta tribuna, Sr. Presidente, são alguns fatos acontecidos e que ficam na nossa lembrança, fatos como o empenho da Força Jovem Brasil no acidente com o avião da TAM aqui em Congonhas. Em poucos minutos ali estavam os jovens muito bem orientados para auxiliar os bombeiros que tentavam combater aquele incêndio, que tentavam salvar vidas, que davam o seu melhor naquele momento e que os senhores, alguns que aqui estão, coordenados pelo líder da Força Jovem levavam água, levavam leite, trocavam as suas roupas madrugada adentro, deram o seu melhor e contribuíram um pouquinho para aquelas pessoas que ali estavam sofrendo.

Lembro-me também do SOS Região Serrana do Rio de Janeiro. Nas madrugadas dos dias 14 e 15 de janeiro, centenas de voluntários da Força Jovem trabalharam incansavelmente na campanha SOS Região Serrana. Eles trabalharam por mais de 24 horas. Muitos dedicaram 48 horas recolhendo roupas, alimentos, água, materiais de limpeza, produtos de higiene, e lotavam caminhões. Esses caminhões rapidamente se deslocavam para ajudar aquelas pessoas que estavam passando por aquela situação tão difícil ali em Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Lembro-me de Santa Catarina que foi devastada por uma enchente, e novamente a Força Jovem se reúne, dá as mãos e deixa bem claro o grito: “Vamos continuar ajudando.” E naquele ano de 2008, o senhor muito ajudou ali as famílias que não tinham mais nada, dando do melhor, buscando doações, e sem medir esforços.

Em 18 de novembro de 2009, um fato com uma igreja co-irmã, a Igreja Renascer em Cristo, em que cai o teto da igreja, 400 pessoas no seu interior, e ali estava a Força Jovem Brasil formando um cordão humano, além de levar aquilo que era necessário para as pessoas que estavam tentando resgatar ali os feridos, muitos aqui contribuíram com os familiares dando uma palavra de ânimo, uma palavra de esperança e trazendo a sua solidariedade às pessoas.

Também recentemente neste ano a mobilização pelo Estado do Acre. Novamente a Força Jovem se une e os guerreiros se levantam em prol de ajudar a quem muitas vezes nunca ouviram falar, pessoas que muitas vezes nem os receberam, mas a Força Jovem estava recebendo a cada um dos moradores que passava por necessidades.

E o último evento que eu quero aqui ressaltar, foi no Parque Ecológico onde 70 mil jovens se reúnem levando outros que muitas vezes ainda são usuários do crack, usuários da maconha, usuários do oxi, pessoas em quem nem a família acredita mais, mas a Força Jovem estava lá acreditando neles, dedicando uma tarde de louvor, uma tarde de união, e palavras para mobilizar jovens que estão no fundo do poço, mas que com uma mão amiga tem a oportunidade de ser resgatado. E ali a palavra que entoada por todos os cantos era “Crack, tire essa pedra do seu caminho.”

Pastor Jean Madeira, esta sessão solene aqui nesta Casa de Leis apenas mostra um pouco da dedicação deste Estado pela causa, essa causa tão nobre que o senhor tem trazido. Esse ideal que o senhor tem levado a cada um desses jovens que aqui está, aqueles que não puderam estar aqui, mas que estarão unidos no mesmo ideal por esse Brasil.

E como o Deputado Milton Vieira falou, os governantes do nosso país precisam se alertar rapidamente de que o jovem precisa de escola, precisa de emprego, precisa de família. Ele precisa ser reconhecido nesse país como alguém que pode dar muito mais do que muitos já trouxeram a esse país.

Eu só posso dizer aqui: “Obrigado, Força Jovem Brasil, por esses mais de 20 anos nessa luta, e que essa luta se perdure não apenas com 300 mil jovens, mas com milhões e milhões de jovens que venham a ser resgatados nesses quatro cantos deste país.” Parabéns, Pastor Jean Madeira. Parabéns, Deputado Gilmaci Santos. Parabéns a vocês! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB – Obrigado, Deputado e Pastor Sebastião Santos.

Eu queria convidar também para sentar ao nosso lado e fazer parte da Mesa, ele que é o coordenador e o líder de São Paulo, o Pastor Railson. Cadê ele? Já foi embora? Deve estar resolvendo algum pepino por aí! (Palmas.) Diz o Souza que ele deve estar fazendo reunião com os regionais. Por favor.

Da mesma forma, convido o coordenador do TFTIM. Eu digo sempre que ele não é o BA é o BO, cadê o BA? Faça o favor, BA! Estava lá quietinho. Se o BA não participar não tem graça, não é verdade? BA, então, por favor. (Palmas.) Também queria agradecer aqui a presença do senhor Cesar Augusto, Presidente do Instituto Social Estuda Brasil, parceiro da Força Jovem.

Quero agora passar a palavra para ele fazer a sua saudação aqui também. Tenho certeza que ele quer fazer isso porque já foi deputado nesta Casa. Faça a sua saudação a Força Jovem. Eu vou te dar só meia hora, tá, João? Deputado João Barbosa, por favor. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO BARBOSA - Boa noite, galera! Está muito fraco, vou quebrar aqui o protocolo. O que é que vocês têm? O que vocês são? Com essa saudação eu quero cumprimentar aqui o Deputado Gilmaci Santos, Presidente desta sessão solene, o nosso bispo e deputado federal, e extensivo a todos os nossos convidados.

Eu quero deixar bem claro a todos e a todas que é com grande alegria e satisfação que nós estamos aqui nesta noite. E quando eu olho pra vocês eu me lembro com muitas saudades do meu irmão. Ele não teve a oportunidade que vocês tiveram e tem. Eu quero agradecer a Deus pela vida de vocês. Eu sei do trabalho que está sendo feito ao longo de muitos anos, faço parte do mesmo. Quando eu cheguei, eu tinha 22 anos e trabalhei no então Grupo Jovem. E digo a vocês, que é com grande alegria, e louvo a Deus pela vida do bispo Edir Macedo, que Deus engrandeça, enalteça a vida deste homem. Porque por mais que façamos por suas vidas, pelas vidas de tantos lá fora, tudo isso é pela vida deste homem, deste homem guerreiro, deste homem valente. Vocês vão ouvir falar desta palavra amanhã, depois de amanhã, se preparem para ouvir. Hoje ele colocou no blog, não sei se vocês já leram.

Eu gostaria que um dia vocês se lembrassem deste momento, que a Igreja Universal do Reino de Deus nos tirou e tirou vocês das humilhações deste mundo. Nós fizemos uma pesquisa: nesse país, os nossos jovens não viviam mais do que os 25 anos. A vida dos jovens estava fadadas até os 25 anos, era impossível viver mais de 25 anos. Fui até o Cemitério da Vila Formosa e cheguei contar mais de 18 cadáveres de jovens perfurados com tiro, droga, overdose e tudo mais.

Então só tenho a agradecer a Deus. Falo com muita alegria pelas suas vidas e com tristeza porque o meu irmão não teve a oportunidade que vocês têm. Lá fora tem muitos jovens que precisam de vocês. Que Deus abençoe todos vocês! Que Deus engrandeça a vida do Pastor Jean Madeira. Tenho certeza, Pastor Jean, que com esse espírito, com essa fé, com essa coragem, muitos vão nascer dessa sua atividade, dessa sua coragem. Que Deus abençoe a todos, muito obrigado. Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB – Obrigado, Deputado João Barbosa.

Ele falou que não queria falar porque ele é um ex amigo da Força Jovem, mas eu insisti, e vamos ouvir o Vereador Souza Santos. (Palmas.)

 

O SR. SOUZA SANTOS - O Deputado Gilmaci Santos é meu amigo. Boa noite, pessoal. Boa noite, gente!

Queria cumprimentar o Deputado Gilmaci Santos, meu grande amigo, e parabenizá-lo por essa iniciativa. Pastor Jean Madeira, eu não vou falar de você não, porque todo mundo já falou e você não está falando. Então queria cumprimentar o Bispo Antonio Bulhões, o Deputado Milton Vieira, Aildo, pessoas que compõem a Mesa dos trabalhos, a Vereadora de Mairinque Geovana Souto, nossos amigos do Carrão, que chegaram todos molhados.

Esse vidro que vocês estão vendo aí não é para enfeitar, isso aí nós encaramos muitos sindicalistas, outras pessoas que vinham aqui para apedrejar a gente. Podem ver que esse vidro é forte. Vocês não sabem o que nós encaramos, principalmente quando nós temos um propósito.

Cheguei a Igreja Universal, em 1990, doente, desenganado pelos médicos. Minha família toda tinha problemas: minha mãe desenganada pelos médicos; eu tinha uma irmã na vida fácil como se fala; meus irmãos eram bandidos, alguns traficantes. Somos sete irmãos em casa. Meu pai faleceu em 84 e nós ficamos órfãos. Então nós ouvimos falar que existia um Deus que podia mudar a nossa vida na Igreja Universal. Onde eu vou, onde nós vamos, eu não nego que sou do Igreja Universal do Reino de Deus. Bato no peito e digo: sou da igreja. E vamos até o fim da nossa vida.

Quem é jovem tem essa coragem, não nega a que veio, mas diga para que veio. Não é, Anderson? Ele é de Itaquera. O negão está aí na fé, firme, é assim que a gente tem que ser. Eu entrei na época no Grupo Jovem lá em São Mateus, na Avenida Mater Dei, 938, depois mudamos para a Mater Dei, 33 onde a sede se instalou. Moramos no Jardim Tietê, ali nos Machados, morei na vielinha que existe ali no Jardim Tietê. Conheço o sofrimento de todos, porque na minha casa o que tinha era muita droga e muita miséria. Porque  os males que assolavam a nossa família era um tanto bastante. No Grupo Jovem, cheguei com 20 e poucos anos na igreja, e um jovem me atendeu, um garotinho de 15 anos, digamos assim. O menino me atendeu, me deu uma palavra e eu havia estudado, havia conhecido algumas coisas na vida e pensava que sabia alguma coisa, mas aquele menino me disse: “Olha, aqui você vai mudar de vida.” E aconteceu.

Começamos então a frequentar a igreja, corrente de libertação na época, corrente da cura, eu estava doente e fomos curados em seguida. Meus irmãos foram para a igreja e eu passei a frequentar o Grupo Jovem. Daqui a pouco comecei a cuidar da tribo era Israel, Judá, Davi, etc., comecei a cuidar da tribo, a nossa tribo foi crescendo. Daqui a pouco passei a liderar o grupo da minha igreja lá na Mater Dei, em São Mateus. Depois fomos para a sede, passei a ser líder regional de São Mateus. Era Itaquera, Carrão, tudo nosso ali na época, e a gente cuidava daquele pessoal como líder regional do Grupo Jovem. Entramos para a obra como pastor auxiliar, o bispo colocou a gente também para cuidar do Grupo Jovem. Fui para Minas Gerais, lá fizemos um trabalho. Enfim, resumindo, eu devo tudo a Igreja Universal do Reino de Deus que o bispo Edir Macedo, a quem nós devemos a nossa vida abaixo de Deus. E ao Grupo Jovem, a Força Jovem que hoje está aqui. Eu tenho certeza que da mesma forma que Deus mudou, transformou a minha vida e a minha família, Ele transformará cada um de vocês. E Deus conta com vocês. Deus conta com cada um de nós, bata no peito e diga: “Eu sou cristão da Igreja Universal do Reino de Deus.”

Passei por esta Casa como deputado, estamos na Câmara Municipal como vereador honrando aquilo que Deus colocou nas nossas mãos. E vocês sabem do trabalho que eu tenho tido, das dificuldades que a gente tem para conseguir as questões do Grupo Jovem. O Pastor Jean Madeira sempre que me aciona, nós estamos lá à disposição. Eu atendo todos os dias no meu gabinete na Câmara Municipal. Mães que choram dizendo: “Vereador, eu preciso do seu apoio. Meu filho está drogado, está longe de casa, o que é que eu faço?” Nós ajudamos e arrumamos não rapidamente, mas a gente procura arrumar algo para que ele possa se libertar, se recuperar. E levamos à igreja, procuramos a igreja. Nós temos tido dificuldades para conseguir. Alguém falou do Parque Ecológico do Tietê que nós junto com a Prefeitura temos conseguido para poder viabilizar os eventos do Força Jovem Brasil. É um prazer enorme.

Quando o Jean Madeira chegou aqui em São Paulo logo em seguida já era a campanha de 2008, nesses quatro anos estamos aqui sempre juntos, um companheiro de primeira hora. E quero dizer para vocês que eu estou junto, nós estamos juntos para o que der e vier, e como diz o bispo Romualdo, para o que vier e der. A gente está junto a qualquer hora, em qualquer momento, vocês podem contar comigo porque nós estamos juntos.

O Pastor Jean Madeira está aí na guerra dele, no trabalho dele. É homem de fé, de luta, de garra, de garbo, com toda intrepidez, é um sujeito que tem, faz a coisa com paixão, e acredita no que faz. Uma vez um rapaz falou: “Olha, eu sei porque você é assim, porque você acredita no que faz.” O Pastor Jean faz o que faz porque ele acredita naquilo que faz. Isso é muito importante. Primeira coisa, você tem que acreditar naquilo que você faz, acreditar em você que vai dar certo. Está ali o Robson, meu amigo lá da João Dias, e que trabalhou conosco nessas campanhas.

Enfim, é um prazer poder vir aqui e dizer essas palavras e homenagear a Força Jovem Brasil numa sessão solene tão especial, tão importante. É tão importante para a minha vida. Eu não sei se para vocês, mas para a minha vida é muito importante vir aqui falar da Igreja Universal, falar do Grupo Jovem, da Força Jovem, falar que existe um Deus que muda e transforma qualquer vida, não importa o estado que esteja, Deus muda, Deus transforma. Uma boa noite, Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB – Parabéns, Vereador e Pastor Souza Santos, que a partir de agora está reintegrado na amizade da Força Jovem.

Vamos agora dar uma descontraída um pouquinho, porque essa Casa é uma Casa de Leis, então existe todo esse protocolo, essa formalidade. Mas daqui a pouco eu tenho certeza que o Jean vai perguntar se para ou continua.

Vamos ouvir uma canção com a Lays? Vamos lá? Vamos animar um pouquinho.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Graças a Deus! Daqui a pouco se vocês quiseram a Lays canta mais uma, o que vocês acham? Então, tá bom, vocês mandam aqui nesta noite.

O Pastor Jean Madeira além de ser o líder da Força Jovem no Brasil, ele assumiu também uma nova função sendo o Presidente do PRB Jovem, que é um partido. E na política hoje nada se faz, você não consegue se eleger, não consegue fazer nada se você não for filiado a um partido. Então, o partido político na nossa história do Brasil também é importante.

Por isso dará aqui a sua saudação aquele que chegou agora, que é lá das Minas Gerais, o Sr. Vinicius Carvalho. (Palmas.) Ele que é o Presidente do PRB do Estado de São Paulo. O Pastor Vinicius Carvalho também está aqui para nos ajudar.

Daqui a pouco, homenagearemos alguns dos senhores aqui nesta noite, eu prometo para vocês que nós terminamos antes da meia noite.

 

O SR. VINICÍUS CARVALHO - Eu pensava em terminar a meia noite e cinco de falar! Boa noite, gente!

Deputado Gilmaci Santos, Deputado Antonio Bulhões, Pastor Jean Madeira, Deputado Sebastião Santos, Deputado Milton Vieira, Vereador Souza Santos, o sempre Deputado João Barbosa, nosso amigo. Temos a Vereadora Geovana Souto, a dona Vanessa, esposa do Pastor Jean Madeira, e temos também aí o Aildo Ferreira que veio para essa missão que Deus está lhe confiando. Temos o PA e também o Pastor Ailson.

Gente, eu fico muito feliz, nós, que temos muitos anos de igreja, de vermos essa garra, essa vibração da Força Jovem Brasil que o Espírito Santo tem levantado nos tempos em que ao Jean Madeira foi confiada essa responsabilidade. Porque a Igreja Universal é isso: é determinação, é objetividade, é garra e é a conquista. Então, quando nós vemos o Movimento da Força Jovem Brasil em todos os estados, quando eu revi o Pastor Jean Madeira depois de alguns anos em Minas onde eu estava porque nós fomos enviados para Minas para fazermos um trabalho, quando o Espírito Santo achou por bem nos trazer para cá para poder ajudar no trabalho que está sendo desenvolvido aqui em São Paulo, e todas as vezes que nós fazemos algo que cremos ser para Deus de todo coração Deus honra a nossa fé, Deus honra o nosso trabalho. É por isso, Pastor Jean Madeira, Deputado Gilmaci Santos, que Deus tem honrado o trabalho de vocês. Porque onde Deus têm lhes colocado, vocês têm feito de todo o seu coração. E o resultado está aqui.

Quando vemos os jovens vibrarem quando você fala, quando você se expressa nós vemos o Espírito Santo agir e mover as águas para que haja um avivamento na Igreja Universal porque vocês são o futuro da Igreja Universal. Nós começamos agora, mas é da geração que sairão pastores, esposas de pastores, sairão profissionais cheios do Espírito Santo para ocupar esse lugar que hoje ocupamos na política e não ficaremos pra sempre. Porque Deus tem um chamado para todos nós no tempo D’Ele, e não no tempo que nós achamos. Mas de uma coisa estejam certos: tudo que lhes for confiado, tudo, não importa o que seja, seja a coisa mais simples aos olhos do homem, faça de todo o seu coração, porque Deus vai te honrar e vai te exaltar diante dos homens.

Nós não temos hábito na Igreja Universal de valorizarmos ou de elogiarmos as atitudes das pessoas que fazem com afinco. Nós não guardamos isso, elogio no nosso coração, mas todos nós gostamos ou gostaríamos que aquilo que nós fazemos de todo o nosso coração tivesse um reconhecimento, pelo menos aquela palavra: “Arrebentou, vai em frente.” Então, Pastor Jean Madeira, vá em frente. Porque o trabalho que Deus tem te confiado tem arrebentado e muito mais fará por esses jovens em nome do Senhor Jesus.

Essa homenagem foi proposta pelo Deputado Gilmaci Santos, ela é uma homenagem muito válida pelo trabalho que vocês estão desenvolvendo junto a esses jovens não só daqui, mas de todo país. Que Deus te abençoe sobremaneira, e onde você for pode ter certeza o nome do Senhor Jesus vai ser glorificado através da sua vitória. Que Deus abençoe a Força Jovem!

 Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB – Deus o abençoe.

Já estamos encerrando aqui essa fase de falas, mas eu estava conversando com o Pastor Jean Madeira de que agora a gente não pode deixar de ouvir. Ele virá aqui falar representando todos os líderes das regionais, todos os líderes de tribos, cada jovem, presidentes, os coordenadores. Então, vamos chamar uma pessoa que vai falar em nome de todos que é o Pastor Ailson. (Palmas.) Bem escolhido, não foi, pessoal? Ele foi tirado lá de trás da malhada agora! Ele está perguntando: o que vou falar? Rapaz, está demorando, o pessoal quer ir embora. Fique à vontade, você fala o que tiver no seu coração. (Palmas.)

 

O SR. AILSON - Bom, não estava preparado para isso pessoal. (Palmas.) Mas eu quero apenas agradecer a todos vocês pelo trabalho, pelo esforço de cada um de vocês os regionais, os líderes de tribos, os líderes de igreja, o desempenho de cada um de vocês. E homenagear e agradecer o Pastor Jean Madeira que idealizou todo esse trabalho. E graças ao Espírito Santo que tem usado ele na Força Jovem e tem sido, e vai arrebentar. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Arrebentou! Graças a Deus! É que ele pensa que é só para os outros, Pastor Jean Madeira, ele está se preparando também.

Agora vamos ouvir ele que está aqui hoje, não somente como deputado federal, mas ele está como bispo da igreja e representando aqui a Igreja Universal do Reino de Deus, a liderança da Igreja Universal do Reino de Deus, o Bispo Antonio Bulhões. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO BULHÕES - Boa noite, pessoal! Como representante da Igreja Universal do Reino de Deus e não na figura de um parlamentar, eu quero fugir um pouco do protocolo e cumprimentar na pessoa do Deputado Gilmaci Santos todos os demais que compõem a Mesa, todos os nossos convidados, todos os assessores que prepararam esta festa e agora fazem parte dos bastidores, mas que têm a sua importância vital para esta sessão solene que presta uma justa homenagem a Força Jovem Brasil, especificamente a Força Jovem aqui de São Paulo.

Sem querer ser fastidioso, mas fazendo um breve relato, todas as vezes que os antigos se referem a Força Jovem, eles se remetem ao antigo Grupo Jovem. Eu como cheguei dois anos após a fundação da igreja no ano de 79, com 11 anos de idade, mas me converti aos 13 anos, e dali pra frente a minha relação interna como membro do Grupo Jovem, e externamente como pastor da igreja e sendo responsável pelos grupos da igreja, então ali também estava o Grupo Jovem.

Com o advento dessa mutação Grupo Jovem para Força Jovem, idealizado pelo Jean Madeira, um pastor da nossa igreja, na verdade o que aconteceu? Eu poderia resumir da seguinte maneira: o Grupo Jovem que tinha sua ação restrita aos limites do templo, das paredes da igreja, transpassou esse limite. A Força Jovem quando surgiu, quando foi idealizada, foi estabelecida e assim passou a ter atividades, passou a atuar extra igreja. E por isso nós vemos tantos movimentos sociais, tantas atividades que fogem do padrão de um grupo jovem, de um movimento jovem, principalmente movimento jovem evangélico.

Por isso nós sabemos que quando nós olhamos para trás nós vemos que ao longo desses tantos anos, Jean Madeira, muito foi feito. Nós poderíamos até com um certo contentamento nos alegrarmos pelo que já foi consumado, o que já foi realizado. Só que o nosso espírito não nos permite esse contentamento, porque nós olhamos para frente. Até porque nós estamos falando de jovens, e o jovem não olha para trás. O jovem tem os seus olhos fitos adiante, e nós sabemos que diante dos nossos olhos ainda há muito o que se fazer. Por isso nós não podemos deixar que cada dia da nossa vida, arregaçar as nossas mangas e ir fundo no trabalho que nos é proposto.

E o diferencial da Força Jovem, um outro diferencial além do territorial que o Grupo Jovem atuava nos limites da igreja com uma bandinha, com um culto, uma atividade peculiar e singela, e com o advento do Força Jovem passou a ter esse trabalho gigantesco. Outra diferença que o Grupo Jovem do qual eu fiz parte, a maioria de vocês também fizeram parte, esse grupo buscava tarefas de acordo com a sua capacidade.

A Força Jovem, esse grupo Força Jovem, a entidade Força Jovem mudou essa visão. A Força Jovem pede a Deus capacidade para enfrentar e assumir toda e qualquer tarefa que seja proposta a vocês. Nós temos acompanhado isso, vocês não escolhem desafios, porque vocês são. E o mais importante, o que vocês têm? Por essa razão hoje Deus vê vocês como esse elemento primordial que constitui a Igreja Universal do Reino de Deus. Falo como representante da mesma, alguém que Deus busca capacitar para fazer com que toda e qualquer tarefa a vocês delegada através dos dirigentes, dos cabeças de tribos, daqueles que estão à frente do Jovem Nota 10, do Se Liga 16, do “Crack, tire essa pedra do seu caminho”, todos os demais, Deus tem capacitado vocês para toda e qualquer tarefa que no final será bem desempenhada e toda honra e toda glória será dada a quem? Ao Senhor Jesus.

Pego emprestado do discurso de posse do Senador Marcelo Crivella no Ministério da Pesca e Aqüicultura, em que diz uma coisa importantíssima. Ele citou uma frase, e termino com essa frase, uma frase do bispo Edir Macedo: “Quem pensa no próximo, quem pensa no povo, pensa como Deus.” Toda e qualquer dificuldade não chega aos pés dessa dificuldade, alguém pensar no próximo. Nós pensamos no próximo. Nós pensamos como Deus. Nós fazemos isso e nós podemos todas as coisas. Deus abençoe a Força Jovem, e Deus abençoe o Pastor Jean Madeira. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Gostaria de convidar, chamar aqui neste momento o Deputado Sebastião Santos para assumir esta Presidência. Se você me permitir, Pastor Jean Madeira, eu vou descer até os senhores agora. Nós vamos entregar aqui uma Moção de Aplauso a cada líder regional, e representando não só ele que está recebendo, mas representando a sua região e a cada igreja da sua região.

E nessa Moção de Aplauso está escrito: “Moção de Aplauso e Agradecimento. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo confere esta Moção de Aplauso ao trabalho de excelência do Grupo Força de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados destacando-se dentro às atividades a luta permanente contra as drogas através da campanha “Crack, tire essa pedra do seu caminho.”

Esse trabalho é essencial e tem alcançado não somente a população do Estado de São Paulo, mas de todo território nacional. Destacamos a imensa dedicação, abnegação e sacrifício de todos os membros do Grupo Força Jovem. Parabéns. E nós vamos entregar isso a cada líder. (Palmas.)

Deputado Sebastião, assuma a Presidência, por favor. São muitos os homenageados e para nós irmos um pouco mais rápido, eu vou convidar o bispo Antonio para entregar comigo essa Moção aos senhores.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Sebastião Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Neste momento o Deputado Gilmaci Santos irá homenagear os líderes da Força Jovem São Paulo aqui de São Paulo.

Eu gostaria de chamar aqui para receber essas homenagens os líderes da Força Jovem que representam a Zona Norte, Centro e Zona Norte por gentileza.

 Os líderes da Zona Sul e regionais podem vir receber, por gentileza. Zona Oeste, por favor, podem vir receber a homenagem. Todos os líderes regionais aqui da Força Jovem São Paulo, por gentileza, podem vir receber as homenagens das mãos do Bispo Antonio Bulhões e também Deputado Gilmaci Santos.

Enquanto isso nós vamos aqui continuar ouvindo a canção do Grupo Jovem Lay’s.

Os representantes de cada região e os coordenadores do projeto, por gentileza, venham aqui também receber as homenagens das mãos dos nossos parlamentares.

 

* * *

 

- É feita a entrega de Moção de Aplauso.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

- Assume a Presidente o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Eu queria comunicar e avisar vocês que de repente alguns não receberam e esta semana estaremos ainda enviando essa homenagem para cada igreja, cada líder de igreja. Vai chegar nas suas mãos nessa semana. Quem sabe até terça-feira eu possa estar lá no Brás ou na João Dias para entregar aos senhores.

Talvez até vou me permitir quebrar o protocolo, essa formalidade, e perguntar para vocês assim de uma forma bem tranquila, nós estamos encerrando a nossa sessão solene, para ou continua? Mas por que devemos continuar?

Eu gostaria então neste momento de chamar para fazer uso da palavra, para usar a tribuna, para ficar à vontade, para passar a sua mensagem o nosso querido Pastor Jean Madeira. A tribuna é sua. (Palmas.)

 

O SR. JEAN MADEIRA - A verdade tem que ser dita. Mas antes de eu falar dessa verdade, eu quero agradecer ao Deputado Gilmaci Santos, ao Deputado e Bispo Antonio Bulhões, a todos os amigos da Força Jovem que essa é a pura realidade. Não é demagogia, mas todos esses homens que aqui se apresentaram de uma maneira ou de outra têm aplicado a sua vida e têm nos ajudado. É como nós costumamos dizer: “Sozinho eu chego mais rápido, mas juntos e graças a Ele e graças a todos vocês estamos chegando mais longe, cada vez mais longe.”

A Força Jovem Brasil nasceu de um sonho. Não é à toa que o nosso slogan é: “er jovem é nunca deixar de sonhar.” E o sonho da juventude brasileira está cada dia mais se tornando realidade, graças a Deus, graças às autoridades competentes que aqui estão, Vereador Souza Santos,  o Bispo Atílio que não pôde estar conosco, mas todos aqueles que têm nos ajudado, e a cada um de vocês moças, rapazes, homens, mulheres. A cada um de vocês que tem acreditado no seu sonho e tem acreditado nessa proposta que a Igreja Universal do Reino de Deus trouxe para poder mudar a vida de milhares de jovens.

Só que chegou a hora de nós pararmos de cuidar apenas de milhares de jovens, porque são mais de 54 milhões que existem no nosso Brasil e precisam de assistência, que precisam de apoio, precisam que a gente não venha em hipótese alguma parar. Porque quando eu paro, quando você para, as drogas continuam. Por isso que a cada dia os obstáculos surgirem diante de vocês, e infelizmente eles surgem, é inevitável. As dificuldades vêm para todos, independente do credo religioso, independente do grau de escolaridade, da raça, da posição social. Lutas todos nós devemos passar, até mesmo Jesus disse que “no mundo tereis aflições.” Mas ele disse também “tende bom ânimo.” Porque ele venceu o mundo, venceu tudo. E nós somos jovens, temos força e podemos sim vencer todos os obstáculos.

Está aí o crack que é uma pedra que está no caminho de milhares de pessoas, mas a Força Jovem está conseguindo dizer “Crack, tire essa pedra do seu caminho.” A Força Jovem está conseguindo driblar o crack e nocauteá-lo. O empenho de cada líder que se encontra aqui, vocês representam milhares de jovens em todo território nacional. Jovens do Sudeste, Nordeste, do Norte, do Centro, do Sul, jovens que acreditam que possam ter uma vida melhor, jovens que acreditam que pode ter um novo rumo na vida, um novo norte, eles precisam de nós. Eles precisam que vocês sejam 12x8, um jovem equilibrado, um jovem consciente, um jovem que luta pelos seus objetivos e pelo objetivo do nosso país.

A cada dia mais vamos avançar. A cada dia mais vamos quebrar e bater recordes. A cada dia mais vamos aplicar a força que temos, o vigor que há em nós, a juventude que nós temos para formar uma grande corrente do bem com um único objetivo, salvar vidas. Hoje aqui vocês têm nos ajudado a liderar esse trabalho em todo Brasil, mas um dia chegaram até nós, até a igreja, até esse trabalho com suas vidas destruídas. Por exemplo, quem aqui é um ex- usuário de drogas, levante as mãos, balance bem forte. Filme, por favor. Olhem só o que a Igreja Universal e a Força Jovem Brasil têm feito! Balancem os braços, fiquem com as mãos erguidas, quem era usuário de drogas? Lícita ou ilícita? Porque existem as drogas que são comercializadas, e essas vão matando a longo prazo. Quem aqui já tentou tirar a própria vida? Quem não tinha rumo nessa vida? Quem era um caso perdido, diga “eu”! Nós éramos considerados um caso perdido, cara! Quem olhava para gente não via futuro. Mas alguém acreditou em você. O herói dos heróis, o nosso Cristo que nós cremos e a ele temos dado a nossa vida. Quando estava na cruz ele olhou para você, ele viu você e por você não desistiu. No momento que você pensar em desistir, na hora que vier os obstáculos dizendo “pare”, o que você diz? Exatamente. Porque quanto mais você diz “pare ou continua”, você continua, e você vai além.

Ontem eu recebi um telefonema de um líder da Força Jovem de Atibaia que, infelizmente, teve uma fatalidade na sua casa, na sua família: a sua esposa aos 31 anos de idade por erro médico veio a falecer. Na mesa da cirurgia, antes de morrer, a última coisa que ela disse para ele foi: “Neguinho, não para, continua.” Entenderam? (Palmas.) Ela disse cara, não para, continua.

E essa é a Força Jovem Brasil que em meio a tantas lutas e dificuldades aonde muitas vezes muitas pessoas não acreditavam em você, e quantos não acreditavam também nesse trabalho. Mas porque você Ivanildo, porque você Clodonara, Alexandre, porque vocês todos que estão aqui, Erik, Diego, Giovanni, Nori, você Robson, todos, todos, Pastor Irinaldo, Laís, todos vocês, vocês acreditaram. Vocês lutaram pelos sonhos, e têm lutado pelos sonhos da juventude. A Força Jovem não vai parar, não vai parar.

Eu quero parabenizar aqui a Presidenta da República Dilma Roussef porque de uma forma inteligente, sabiamente, e creio eu que instruída por Deus, escolheu o nosso querido Senador Marcelo Crivella para ocupar um posto que com certeza vai colocar na mesa de cada cidadão brasileiro a proteína branca. Isso é a prova que quando Deus, e eu creio que Deus está olhando para a Presidenta Dilma, iluminando os pensamentos dela, escolheu esse homem para poder fazer a mudança que vai fazer nesse Ministério. Então também quero agradecer a Presidenta pela escolha que fez, e porque também está olhando para a Força Jovem Brasil com as nossas campanhas.

O Bispo e Deputado Antonio Bulhões sabe muito bem que cerca de quatro bilhões já foram destinados para a Campanha de Combate ao Crack e as Drogas. E eu quero colocar aqui, Deputado e Bispo Antonio Bulhões, aos deputados aqui do Estado, aos vereadores aqui presentes, a todos que nos acompanham, nós queremos colocar a força de 300 mil jovens para poder unir as ações dos governos federal, estadual e municipal para continuar transformando o sonho, não apenas desses 300 mil jovens, mas desses mais de 54 milhões do nosso país.

E mais uma vez eu digo, “sozinho eu chego rápido, mas juntos com a Força Jovem e o Brasil chegaremos mais longe.” E é por isso que a cada dia mais nós não vamos parar, nós vamos em frente transformando sonhos em realidade.

 Parabéns a cada um de vocês. Vamos em frente porque ser jovem é nunca deixar de sonhar. Que Deus abençoe a Força Jovem Brasil, que Deus abençoe o nosso Brasil, e que Deus nos dê força para que possamos ir em frente. Viva o Nosso Senhor Jesus que mudou a nossa vida, mudou a nossa história, e com certeza unidos vamos mudar esse Brasil. Para ou continua? Que Deus abençoe todos vocês! Muito obrigado, Deputado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Peço ao Pastor Jean Madeira que permaneça na tribuna. Solicito mais uma vez que ao Deputado e Pastor Sebastião Santos que assuma a Presidência.

Eu tenho que entregar algo ao Pastor Jean Madeira, homenageando toda Força Jovem do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Sebastião Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Enquanto o senhor entrega, vamos cantar. Então, vamos cantar, manda ver, Lay’s!

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Essa placa que entregamos aqui para o Pastor Jean Madeira é uma homenagem a toda Força Jovem, e diz o seguinte: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo presta essa justa homenagem a Força Jovem São Paulo pelos relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo em prol da recuperação e reinserção e reconquista da cidadania de jovens.”

Amigo, sozinho o Brasil pode até chegar, mas juntos com a Força Jovem com certeza chegaremos mais longe. Conte sempre com o nosso apoio, não pare, continue sempre. (Palmas.)

 

O SR. JEAN MADEIRA - Jesus é o nosso Rei, ele é o herói dos heróis! Nós vamos em frente.

Deputado e a todos os presentes, quero agradecer o carinho em nome desses 300 mil jovens que a Força Jovem compõe e agradecer a minha esposa, porque todas as lágrimas que nós temos derramado, porque não é fácil, ela também chora com a gente. A minha família, a minha filha que está ali, Amanda, meu irmão Diego que está aqui, a todos que compõem essa família, valorize os teus pais. Para muitos a família se tornou uma instituição falida, mas na Força Jovem Brasil aprendemos a cumprir um dos mandamentos que é honrar o pai e a mãe. E quando eu valorizo o pai, quando você valoriza o pai e a sua mãe, os nossos pais, então nós cumprimos o mandamento e somos mais felizes e vivemos mais. Deus abençoe a cada um de vocês e a família de todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Pastor Jean Madeira, eu queria, antes de encerrar esta sessão solene, só avisar que ali na entrada do Hall toda a estrutura está montada para um show, vamos dizer assim, do Resgate Som. Está montado aí na saída, eles vão estar lá tocando pra vocês.

Eu queria aqui agradecer os funcionários da Assembleia Legislativa, agradecer os funcionários do meu gabinete, do gabinete do Deputado Sebastião Santos que nos ajudaram.

E dizer só uma coisinha pra vocês antes de encerrar, eu também como todos aqui que falaram cheguei na igreja em 1987. Como todos senhores e senhoras aqui presentes com a vida destruída, naquela época um pouquinho novinho também. Participamos também do Grupo Jovem e hoje estamos aqui na obra de Deus há 24 anos, fazendo essa obra porque um dia nós começamos também, fizemos parte da Força Jovem. Força Jovem que naquela época já formava homens de Deus, e continua formando até hoje.

Então, parabéns, Força Jovem! Que Deus abençoe a cada um de vocês a cada dia, e que Deus continue abençoando a vida do Pastor Jean Madeira!

Está encerrada a sessão. Vão com Deus, e que Deus os abençoe!(Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 23 minutos.

 

* * *